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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
ENSINO-APRENDIZAGEM DE ELETRICIDADE PARA ALUNOS COM DEFICÊNCIA VISUAL
PEDRO ARLY DE ABREU PAULA
DISSERTAÇÃO
23/10/2020

A pesquisa ressalta algumas dificuldades encontradas pelos professores para ministrar aulas de física aos alunos com deficiência visual. Para solucionar tais dificuldades, abordam-se metodologias que possam auxiliar os docentes a minimizar os entraves relacionados ao processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo foi fortalecer nas aulas de física a aprendizagem significativa através da construção de maquetes adaptadas para deficientes visuais. Estas, por sua vez, foram desenvolvidas visando promover uma discussão voltada para o ensino de física. Na maquete é abordado corrente elétrica em condutores. Em um outro momento, trabalha-se com cálculo da resistência de um resistor e suas associações, bem como a representação do efeito Hall. A metodologia da pesquisa foi realizada por meio de pesquisa-ação que influenciou bastante a aplicação do produto educacional, considerando que houve reflexões entre prática e pesquisa. Para aplicar essa metodologia, foram selecionadas duas turmas da escola de ensino médio de Pacoti-CE: uma de 2ª série que tem um aluno deficiência visual e outra de 3ª série. Algumas práticas foram realizadas apenas com o deficiente visual. Com os resultados obtidos através dos questionários e avaliações, verificou-se que os objetivos foram alcançados, valendo ressaltar que os alunos (deficiente visual e videntes) descreveram que essa metodologia torna as aulas mais interessantes e fáceis de entender.

Ensino de física. Aprendizagem significativa. Deficiência visual.
The research highlights some difficulties found by teachers to teach physics classes to visually impaired students. To solve these difficulties, methodologies that can help teachers minimize the obstacles related to the teaching-learning process are addressed. In this sense, the objective was to strengthen meaningful learning in physics classes by building models adapted for the visually impaired. These, in turn, were developed in order to promote a discussion aimed at teaching physics. The electrical current in conductors is covered in the model. In another moment, work is done with calculating the resistance of a resistor and its associations, as well as the representation of the Hall effect. The research methodology was carried out through action research that greatly influenced the application of the educational product, considering that there were reflections between practice and research. To apply this methodology, two classes from Pacoti-CE high school were selected: a 2nd grade that has a visually impaired student and another 3rd grade. Some practices were performed only with the visually impaired. With the results obtained through the questionnaires and evaluations, it was found that the objectives were achieved, it is worth mentioning that the students (visually impaired and visionaries) described that this methodology makes the classes more interesting and easier to understand.
Physics teaching. Meaningful learning. Visual impairment.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃODEPEDROARLYDEABREUPAULA.pdf

Contexto

ENSINO DE FISICA
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Banca Examinadora

GILBERTO DANTAS SARAIVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GILBERTO DANTAS SARAIVA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
INSTRUÇÃO-APRENDIZAGEM DE ELETRICIDADE PARA ALUNOS COM DEFICÊNCIA VISUAL TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
MANUAL DE EXPERIMENTOS DE ELETRICIDADE PARA ALUNOS COM DEFICIÊCIA VISUAL TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
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