• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
“PEPPER’S GHOST”: COMO ENSINAR/APRENDER CONCEITOS DE FÍSICA ATRAVÉS DE UMA SIMPLES ILUSÃO DE ÓPTICA
GILVAN CHAVES FILHO
DISSERTAÇÃO
31/07/2020

O uso de uma ilusão de óptica presente em truques de teatro do século XIX pode ser uma excelente ferramenta no ensino de Física. Neste trabalho, temos como objetivo ensinar conteúdos de Física tais como as leis da reflexão, corrente elétrica, diferença de potencial, resistência e resistividade. Isto é realizado através da montagem e estudo de uma ilusão de óptica conhecida como “Fantasma de Pepper” ou “Monga, a Mulher Macaco”, através de aulas práticas e contextualizadas, contendo experimentos simples, imagens e vídeos. Ao utilizar este processo, desejamos desenvolver, segundo Ausubel e Novak, os subsunçores necessários para que o aluno consiga ter uma aprendizagem significativa dos fenômenos físicos presentes neste aparato. Toda esta proposta de atividades está contida em dois cadernos didáticos: o caderno do professor e o caderno do aluno. Neste material estamos visando não só a aprendizagem de conceitos de Física, mas também a contextualização histórica e cultural envolvendo o surgimento da atual holografia. Os dois cadernos foram aplicados em uma turma de segundo ano do Ensino Médio no Colégio Agrícola Augusto Ribas, localizado na cidade de Ponta Grossa – PR, nos meses de setembro e outubro de 2019. Para a avaliação da aprendizagem dos alunos, foram aplicados questionários e produzidos mapas mentais. A análise qualitativa deste material foi realizada através de nuvens de palavras e gráficos de similitude gerados pelo software IRAMUTEQ

Fantasma de Pepper Monga Leis da reflexão Resistividade Ausubel
The use of an optical illusion present in 19th century theater tricks can be an excellent tool in the teaching of Physics. In this work, we aim to teach Physics content such as the laws of reflection, electric current, potential difference, resistance and resistivity. This is accomplished through the assembly and study of an optical illusion known as "Pepper’s Ghost" or "Monga, the Monkey Woman", through practical and contextualized classes, containing simple experiments, images and videos. When using this process, we wish to develop, according to Ausubel and Novak, the necessary subunits for the student to have a significant learning of the physical phenomena present in this apparatus. This whole proposal of activities is contained in two didactic notebooks: the teacher's notebook and the student's notebook. In this material we are aiming not only at learning Physics concepts, but also at the historical and cultural contextualization involving the emergence of the current holography. The two notebooks were applied to a second-year high school class at Colégio Agrícola Augusto Ribas, located in the city of Ponta Grossa - PR, in the months of September and October 2019. To assess students' learning, questionnaires and mind maps were produced. The qualitative analysis of this material was carried out using word clouds and similarity graphics generated by the IRAMUTEQ software.
Pepper's Ghost Monga Reflection laws Resistivity Ausubel
1
197
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
-

Banca Examinadora

LUIZ ANTONIO BASTOS BERNARDES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LUIZ ANTONIO BASTOS BERNARDES Docente - PERMANENTE
MARCELO EMILIO Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
COMO ENSINAR/APRENDER CONCEITOS DE FÍSICA ATRAVÉS DE UMA SIMPLES ILUSÃO DE ÓPTICA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer