• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
A quantização de energia e a radiação do corpo negro : o uso de simulações sob a perspectiva da aprendizagem significativa de Ausubel no ensino médio
BRUNO ANDRADE SEPULVEDA
DISSERTAÇÃO
26/08/2016

O rápido avanço tecnológico que a sociedade vem desfrutando nas últimas décadas, em muito é decorrente da aplicabilidade de conceitos da chamada Física Moderna e Contemporânea (FMC). Essa íntima relação da FMC com o desenvolvimento tecnológico é facilmente reconhecida pelos estudantes no Ensino Médio. Apesar disto, abrangem essa relação, os conteúdos que, muitas vezes, não são contemplados na práxis pedagógica dos professores, e prova disso é a grande defasagem entre a física da sala de aula e aquela associada à realidade dos recursos tecnológicos acessíveis aos estudantes e, também, desenvolvida nos centros de pesquisa. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo validar uma Sequência Didática (SD) que contemple o uso da simulação computacional blackbody-spectrum, disponível no repositório de objetos de aprendizagem PhET, para a inserção da ideia da quantização da energia através do conceito da radiação do corpo negro. Esta SD será fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (1980) e aplicada ao longo da pesquisa com os alunos do 3º ano da Escola Estadual Sara Violeta de Mello Kértesz, localizada no Subúrbio Ferroviário do município de Salvador - BA.

Ensino de Física;Sequência Didática;Física Moderna e Contemporânea;Radiação do Corpo Negro;Aprendizagem Significativa
The rapid technological advances that society has enjoyed in recent decades, much is due to the applicability of the concepts called Modern and Contemporary Physics (FMC). This intimate relationship with FMC technology development is easily recognized by students in high school. Despite this, cover this relationship, the contents that are often not included in the pedagogical practice of teachers and proof of this is the large gap between the physical classroom and that associated with the reality of accessible technology resources to students and, also developed in research centers. Thus, this study aims to validate a Didactic Sequence (SD) that contemplates the use of blackbody-spectrum computer simulation, available in the repository PhET learning objects to the inclusion of the idea of energy quantization by radiation concept blackbody. This SD is based on the Meaningful Learning Theory of David Ausubel (1980) and applied throughout the research with students of the 3rd year of the State School Sara Violeta de Mello Kertesz, located in the suburb of Salvador municipality Rail - BA.
Physical Education;Didactic sequence;Modern and Contemporary Physics;Radiation Black Body;Meaningful Learning
Único
61
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
-

Banca Examinadora

ERNANDO SILVA FERREIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GABRIELA RIBEIRO PEIXOTO REZENDE PINTO Docente - PERMANENTE
ERNANDO SILVA FERREIRA Docente - PERMANENTE
JOAO DE AZEVEDO CARDEAL Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer