• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Ficha de Avaliação de Programas Acadêmicos

UNIVERSIDADE SALVADOR (UNIFACS)
DESENVOLVIMENTO REGIONAL E URBANO (28013018001P0)
ACADÊMICO
PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA
PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Avaliação Quadrienal 2021
02/09/2022

Cursos

Notas por Ano
Nome Nível Situação 1998 2001 2004 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2017 2022
DESENVOLVIMENTO REGIONAL E URBANO Mestrado EM FUNCIONAMENTO 4 3 4 4 4 4 4 4 4 4 4 3 4
DESENVOLVIMENTO REGIONAL E URBANO Doutorado EM FUNCIONAMENTO - - 4 4 4 4 4 4 4 4 4 3 4
QUESITOS
QUESITOS

1 - PROGRAMA

Itens de Avaliação Peso Avaliação
1.1. Articulação, aderência e atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e estrutura curricular, bem como a infraestrutura disponível, em relação aos objetivos, missão e modalidade do programa. 35.0 Muito Bom
1.2 Perfil do corpo docente, e sua compatibilidade e adequação à Proposta do Programa. 45.0 Muito Bom
1.3. Planejamento estratégico do programa, considerando também articulações com o planejamento estratégico da instituição, com vistas à gestão do seu desenvolvimento futuro, adequação e melhorias da infraestrutura e melhor formação de seus alunos, vinculada à produção intelectual – bibliográfica, técnica e/ou artística. 10.0 Muito Bom
1.4. Os processos, procedimentos e resultados da autoavaliação do programa, com foco na formação discente e produção intelectual. 10.0 Regular

Avaliação
Conceito da Comissão Muito Bom
Apreciação da Avaliação:
O Programa teve sua nota rebaixada na última quadrienal (de 4,0 para 3,0) e recebeu visita de representantes da área da CAPES em 2018. O Programa passou por uma reestruturação em 2015 que definiu uma única área de concentração, duas linhas de pesquisa, tendo oito grupos de pesquisa cadastrados no CNPq. A bibliografia das disciplinas é relativamente atualizada. Houve variação na composição do corpo docente no quadriênio, que foi devidamente justificada. As informações sobre a infraestrutura mostram que há condições de trabalho adequadas. O perfil do corpo docente atende aos critérios da Área de PLURD, com diversidade de formações e perfil multidisciplinar. Faltam informações explícitas sobre atuações dos docentes em outros PPGs. O Programa desenvolveu Plano Estratégico em 2018 estabelecendo metas para o quadriênio com ênfase nos aspectos de fragilidade apontados na avaliação da CAPES. O planejamento do Programa demonstra relação com o planejamento institucional da IES. O relato apresenta o diagnóstico dos aspectos positivos e negativos do PPG e as metas a serem atingidas e a discussão sobre o seu cumprimento. O processo de autoavaliação ainda está em consolidação. É estruturado pela IES, através da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade, incluindo pesquisa de satisfação voltada a discentes e egressos e reuniões anuais de acompanhamento do Plano, com participação de representação discente. Não ocorre ainda a presença de avaliadores externos no processo de autoavaliação.

2 - FORMAÇÃO

Itens de Avaliação Peso Avaliação
2.1. Qualidade e adequação das teses, dissertações ou equivalente em relação às áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa. 15.0 Regular
2.2. Qualidade da produção intelectual de discentes e egressos 15.0 Bom
2.3. Destino, atuação e avaliação dos egressos do programa em relação à formação recebida. 10.0 Bom
2.4. Qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual do corpo docente no programa 50.0 Bom
2.5 Qualidade e envolvimento do corpo docente em relação às atividades de formação no programa. 10.0 Regular

Avaliação
Conceito da Comissão Bom
Apreciação da Avaliação:
A maioria das teses e dissertações demonstra vinculação às linhas de pesquisa e ao foco do Programa. No entanto, verifica-se que a linha de pesquisa Desenvolvimento e Políticas Regionais inclui uma grande diversidade de temáticas dos TCCs, algumas com pouca aderência à área PLURD. Quanto aos egressos do PPG, as informações se referem a pesquisa on-line e revelam grande quantidade de vínculos profissionais na docência, em instituições de ensino públicas e privadas. Não consta informação objetiva sobre a distribuição geográfica dos egressos e nem sobre a aderência da atuação profissional com a formação recebida. O corpo docente tem formação interdisciplinar, atuando em ensino, pesquisa e extensão. A produção intelectual do corpo docente avançou com relação à quadrienal anterior, atingindo um bom patamar de intensidade e qualidade. No entanto, deve-se ressaltar que a produção destacada dos docentes no ciclo avaliativo inclui diversas produções pouco aderentes à área PLURD. Outro aspecto é que a distribuição das orientações das dissertações e teses defendidas está extremamente concentrada em alguns docentes. Houve alteração de 1/3 do corpo docente ao longo do quadriênio, justificado por duas aposentadorias, um falecimento e uma mudança de Universidade. Neste quadriênio, o Programa atingiu um percentual de 50% dos docentes com pós-doutorado. Não há menção a bolsas de produtividade em pesquisa.

3 - IMPACTO NA SOCIEDADE

Itens de Avaliação Peso Avaliação
3.1. Impacto e caráter inovador da produção intelectual em função da natureza do programa. 20.0 Bom
3.2. Impacto econômico, social e cultural do programa. 30.0 Regular
3.3. Internacionalização, inserção (local, regional, nacional) e visibilidade do programa 50.0 Bom

Avaliação
Conceito da Comissão Bom
Apreciação da Avaliação:
No que concerne ao impacto e caráter inovador da produção intelectual do Programa constata-se a grande diversidade das temáticas publicadas, em alguns casos, pouco aderentes à área PLURD. A produção selecionada demostra maior difusão regional e menor no nível internacional. Constatam-se ações que demonstram preocupação socioambiental e com a desigualdade social. Não há menção a políticas de ações afirmativas para ingresso no Programa. No que se refere à internacionalização, existem parcerias com universidades de Portugal e Espanha. Há menção a dois estágios de pós-doutorado de docentes no exterior, realização de alguns colóquios e palestras internacionais e algumas publicações docentes em inglês. O plano estratégico do Programa define como meta a intensificação da internacionalização com instituições lusófonas. A proposta evidencia que o envolvimento do PPDRU é mais focado em sua realidade local e regional. A página web do PPDRU, constatam-se informações adequadas, no entanto, a página está disponível apenas em Português.
QUALIDADE DE DADOS DO COLETA
QUALIDADE DE DADOS DO COLETA
Quesitos de Avaliação Peso Avaliação
1 - PROGRAMA 100.0 Regular
2 - FORMAÇÃO 100.0 Regular
3 - IMPACTO NA SOCIEDADE 100.0 Bom

Avaliação
Conceito da Comissão Regular
Apreciação da Avaliação:
O documento com a proposta do Programa está organizado, é bastante descritivo e detalhado, no entanto, falta maior sistematização das informações. Algumas tabelas ou quadros melhorariam muito a clareza e a objetividade do documento.
NOTA FINAL
NOTA FINAL
Quesitos de Avaliação Peso Avaliação
1 - PROGRAMA 100.0 Muito Bom
2 - FORMAÇÃO 100.0 Bom
3 - IMPACTO NA SOCIEDADE 100.0 Bom

Avaliação
Nota 4

Justificativa da Avaliação:
O PPDRU teve o rebaixamento de sua nota na avaliação quadrienal 2017, o que colocou em risco o oferecimento do curso de Doutorado. O Programa relata ações que buscaram melhoria de qualidade. A produção intelectual de docentes, discentes e egressos de fato se ampliou neste quadriênio. No entanto, cabe destacar uma fragilidade em relação à aderência de algumas produções (artigos, patentes, TCCs) com a área de PLURD. Outra fragilidade diz respeito às orientações de TCCs estarem muito concentradas em poucos professores. O processo de autoavaliação deve ganhar mais consistência e contribuir mais efetivamente para sanar esses problemas apontados. A despeito desses pontos, os indicadores garantem o retorno do ppg ao conceito 4 nesse ciclo avaliativo.
COMPLEMENTOS
COMPLEMENTOS
Apreciações ou sugestões complementares sobre a situação ou desempenho do programa.

Recomendações da Comissão ao Programa.

Recomenda-se atenção com as atividades de pesquisa e produção intelectual do Programa, buscando maior convergência com a área de PLURD.
A CAPES deve promover visita de consultores ao Programa?
Sim

Justificativa

O Programa tem doutorado e está atualmente com nota 3,0, o que é uma situação crítica. Nesta quadrienal está subindo de nota (de 3,0 para 4,0), no entanto foram detectadas algumas fragilidades importantes que justificam a visita para evitar oscilações a cada quadrienal. Um ponto relevante é a pouca aderência de algumas produções à área PLURD. Isso precisa ser esclarecido junto ao grupo para que os trabalhos sejam ajustados ao foco da área durante o próximo quadriênio.


A Comissão recomenda mudança de área de avaliação?
Não

A Comissão recomenda a mudança de modalidade do programa?
Não

A Comissão recomenda a fusão com outro Programa?
Não

NOTA/PARECER CTC
NOTA/PARECER CTC

Parecer Final

Avaliação
Nota 4
Justificativa da Avaliação:
O CTC-ES, em sua 216ª reunião, aprova as recomendações elaboradas pela comissão de Área ratificando a nota por ela sugerida, referente à avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu no quadriênio 2017-2020.
MEMBROS DA COMISSÃO
MEMBROS DA COMISSÃO

Comissão da Avaliação

Nome Instituição
CLOVIS ULTRAMARI (Coordenador de Área) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
RICARDO OJIMA (Coordenador Adjunto de Programas Acadêmicos) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
WALDECY RODRIGUES (Coordenador de Programas Profissionais) UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
AMARILIS LUCIA CASTELI FIGUEIREDO GALLARDO UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
CLARICE MARASCHIN UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
CLOVIS REIS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
EDUARDO SHIMODA UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES
JANDIR FERRERA DE LIMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
JEFERSON DE CASTRO VIEIRA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
JULIETA MARIA DE VASCONCELOS LEITE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
LUCIANA CORREIA ALVES UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
MARCELA BARBOSA DE MORAES UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
MAURILIO DE ABREU MONTEIRO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ
MONICA APARECIDA DA ROCHA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
PAULO NASCIMENTO NETO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
SANDRO LUIZ BAZZANELLA UNIVERSIDADE DO CONTESTADO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer