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Ficha de Avaliação de Programas Acadêmicos

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)
ENGENHARIA CIVIL (42002010020P0)
ACADÊMICO
ENGENHARIAS I
ENGENHARIA CIVIL
Avaliação Quadrienal 2021
02/09/2022

Cursos

Notas por Ano
Nome Nível Situação 1996 1998 2001 2004 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2017 2022
ENGENHARIA CIVIL Mestrado EM FUNCIONAMENTO C 3 3 3 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4
Engenharia Civil Doutorado EM FUNCIONAMENTO - - - - - - - - - - 4 4 4 4
QUESITOS
QUESITOS

1 - PROGRAMA

Itens de Avaliação Peso Avaliação
1.1. Articulação, aderência e atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e estrutura curricular, bem como a infraestrutura disponível, em relação aos objetivos, missão e modalidade do programa. 35.0 Muito Bom
1.2 Perfil do corpo docente, e sua compatibilidade e adequação à Proposta do Programa. 35.0 Muito Bom
1.3. Planejamento estratégico do programa, considerando também articulações com o planejamento estratégico da instituição, com vistas à gestão do seu desenvolvimento futuro, adequação e melhorias da infraestrutura e melhor formação de seus alunos, vinculada à produção intelectual – bibliográfica, técnica e/ou artística. 15.0 Bom
1.4. Os processos, procedimentos e resultados da autoavaliação do programa, com foco na formação discente e produção intelectual. 15.0 Muito Bom

Avaliação
Conceito da Comissão Muito Bom
Apreciação da Avaliação:
As linhas de pesquisa apresentam coerência e articulação com a área de concentração. A estrutura curricular foi ajustada ao longo do quadriênio e é adequada para a formação dos discentes, considerando os objetivos do programa. As ementas refletem os avanços recentes dos docentes, entretanto, cabendo, todavia, em alguns casos, a atualização da bibliografia. Os projetos apresentam aderência às linhas de pesquisa e à área de concentração, mas há desequilíbrio entre elas. O perfil dos egressos possui aderência às áreas de concentração e aos objetivos do programa observando-se, todavia, um certo desequilíbrio na produção discente entre as linhas de pesquisa. As disciplinas ministradas pelo corpo docente apresentam aderência aos objetivos do programa. A infraestrutura laboratorial recebeu melhorias no período. O corpo docente é adequado à área de concentração, carecendo, contudo de ajuste da carga horária dos DP dedicada ao PPG, considerando que a dedicação descrita no relatório não atende às exigências da área de avaliação. O programa possui metodologias para credenciamento de docentes, mas os critérios de descredenciamento são vagos. Recomenda-se que sejam mais bem estabelecidos. O planejamento estratégico não define claramente os prazos para implementação das metas e de que forma os resultados serão avaliados. O PPG tem intensificado e formalizado seu processo de autoavaliação desde 2019. Procurou alinhar o planejamento e estratégias com diretrizes da CAPES na área de Engenharias 1, bem com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e demais metas institucionais. Apresenta, em seu relatório, pontos forte e fragilidades e ações de mitigação. Recomenda-se que o processo de autoavaliação seja mais detalhado, de maneira a permitir melhor entendimento de como o diagnóstico e as especificações de ações são realizadas.

2 - FORMAÇÃO

Itens de Avaliação Peso Avaliação
2.1. Qualidade e adequação das teses, dissertações ou equivalente em relação às áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa. 20.0 Muito Bom
2.2. Qualidade da produção intelectual de discentes e egressos 25.0 Bom
2.3. Destino, atuação e avaliação dos egressos do programa em relação à formação recebida. 10.0 Bom
2.4. Qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual do corpo docente no programa 30.0 Regular
2.5 Qualidade e envolvimento do corpo docente em relação às atividades de formação no programa. 15.0 Muito Bom

Avaliação
Conceito da Comissão Bom
Apreciação da Avaliação:
Neste quesito, cabe destacar a qualidade da produção intelectual discente e egressos cujos indicadores são positivos. Recomenda-se, portanto, manter e mesmo aprimorar essas atividades e que resultem em artigos publicados em periódicos qualificados (Qualis A e B), principalmente no estrato A. De igual forma, a publicação de artigos em Anais de eventos científicos e participação na realização de produtos técnicos/tecnológicos. Além disso, as premiações do programa indicam o reconhecimento de suas atividades. Os egressos do programa apresentam moderada atuação destacada quer no âmbito acadêmico, quer no âmbito profissional, com maior inserção local e regional, e pontualmente atuação nacional. Alguns dos destaques apontados pelo programa estão cursando o doutorado em instituições nacionais de prestígio, uma parte já são professores efetivos de instituições da região do programa. Não há evidência da atuação de egressos em nível que contemple o caráter internacional do programa Os indicadores dos itens relativos à qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual do corpo docente do programa são apenas regulares, resultado da baixa presença em publicações qualificadas e/ou na geração de produtos técnicos e tecnológicos, e, merecem especial atenção e esforço no sentido do aumento da quantidade de artigos publicados em periódicos científicos em geral, e mais especificamente nos classificados nos estratos superiores Qualis (A1-A4), de todos e década um dos docentes, sinalizado pelo indicador PQD_4AB. A maioria dos docentes permanentes do programa orientaram mestrado e doutorado defendidos no quadriênio. O programa apresenta boa simetria na distribuição das orientações e nota-se uma deficiência do programa na quantidade de defesas por docente (com certa assimetria observada no quadriênio). No que se refere à integração com a graduação, observa-se que, no quadriênio, os docentes apresentaram elevada atividade de orientação de alunos de graduação. O programa desenvolve uma séria de iniciativas inovadas de ensino e aprendizagem multi-estratégicas. Boa parte do corpo docente permanentes do programa está envolvidos em projetos com financiamento, com projetos enquadrados dentro das linhas de atuação do programa, essencialmente financiamentos nacionais.

3 - IMPACTO NA SOCIEDADE

Itens de Avaliação Peso Avaliação
3.1. Impacto e caráter inovador da produção intelectual em função da natureza do programa. 40.0 Muito Bom
3.2. Impacto econômico, social e cultural do programa. 30.0 Muito Bom
3.3. Internacionalização, inserção (local, regional, nacional) e visibilidade do programa 30.0 Muito Bom

Avaliação
Conceito da Comissão Muito Bom
Apreciação da Avaliação:
O impacto e o caráter inovador da produção intelectual do programa no que se refere ao avanço do conhecimento da área, seja em seus aspectos básicos ou aplicados, considerando os impactos científico e tecnológico associados, tendo em conta a missão, a natureza e a abrangência local, regional e nacional do Programa é muito bom. O programa apresenta evidências muito boas de impacto econômico, social e cultural, incluindo projeto que culminou em patente, auxílio ao DNIT em programa de Implantação e Monitoramento dos Segmentos Experimentais em âmbito nacional, software open-source para simulação 3D em acústica de salas, publicação de livro, projeto de Extensão Tecnológica e Prestação de Serviços Técnicos Especializados, entre outros. Foram estabelecidos pelo Programa convênios e acordos de cooperação com diferentes instituições estrangeiras, enviados docentes e discentes para visitas técnicas e estágios e cooperação direta em pesquisas. Um exemplo citado é o Projeto Institucional de Internacionalização da UFSM – CAPES/PrInt. Também receberam no Programa alunos e pesquisadores estrangeiros. No quesito relativo à Inserção (local, regional, nacional) do Programa são citadas ações de inserção social pela sua influência na formação de recursos humanos qualificados, e atividades em diversos organismos estaduais e federais. Como exemplo, a participação de docentes em Comitês de bacia da região central do Estado do Rio Grande do Sul. A visibilidade do programa relativa à exposição externa foi considerada muito boa. São apresentados: organização de seminário, de workshop, de eventos, cursos ministrados, coorientação em outros programas, participação ativa em eventos nacionais e internacionais, participação em programas de mídias tradicionais, premiações e participação em comitês técnicos de normas ABNT. Possui um site bem estruturado, em cinco idiomas.
QUALIDADE DE DADOS DO COLETA
QUALIDADE DE DADOS DO COLETA
Quesitos de Avaliação Peso Avaliação
1 - PROGRAMA 100.0 Bom
2 - FORMAÇÃO 100.0 Bom
3 - IMPACTO NA SOCIEDADE 100.0 Bom

Avaliação
Conceito da Comissão Bom
Apreciação da Avaliação:
O texto, em geral, é bem escrito. Entretanto, as informações não são encontradas de forma clara e direta.
NOTA FINAL
NOTA FINAL
Quesitos de Avaliação Peso Avaliação
1 - PROGRAMA 100.0 Muito Bom
2 - FORMAÇÃO 100.0 Bom
3 - IMPACTO NA SOCIEDADE 100.0 Muito Bom

Avaliação
Nota 4

Justificativa da Avaliação:
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil se apresenta bem estruturado e com produtos que revelam impacto positivo na sociedade, elementos que serão muito importantes para fomentar o necessário incremento da produção intelectual do PPG e o habilitar a alcançar novos patamares. Os conceitos obtidos nos quesitos MB-B-MB, sinalizam essa possibilidade. Em face da avaliação presente, recomenda-se atribuir a nota 4 (QUATRO).
COMPLEMENTOS
COMPLEMENTOS
Apreciações ou sugestões complementares sobre a situação ou desempenho do programa.

Recomendações da Comissão ao Programa.

A CAPES deve promover visita de consultores ao Programa?
Não

A Comissão recomenda mudança de área de avaliação?
Não

A Comissão recomenda a mudança de modalidade do programa?
Não

A Comissão recomenda a fusão com outro Programa?
Não

NOTA/PARECER CTC
NOTA/PARECER CTC

Parecer Final

Avaliação
Nota 4
Justificativa da Avaliação:
O CTC-ES, em sua 215ª reunião, aprova as recomendações elaboradas pela Comissão de Área ratificando a nota por ela sugerida, referente à avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu no quadriênio 2017-2020.
MEMBROS DA COMISSÃO
MEMBROS DA COMISSÃO

Comissão da Avaliação

Nome Instituição
ROMULO DANTE ORRICO FILHO (Coordenador de Área) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
VLADIMIR CARAMORI BORGES DE SOUZA (Coordenador Adjunto de Programas Acadêmicos) UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
RICARDO ANDRE FIOROTTI PEIXOTO (Coordenador de Programas Profissionais) UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
ADRIANA GOULART DOS SANTOS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ALEXANDRA RODRIGUES FINOTTI UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
ALEXANDRE ABRAHAO CURY UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
ANA PAULA BORTOLETO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
ANA PAULA KIRCHHEIM UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
ANDRE LUIS BRASIL CAVALCANTE UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
ANIBAL DA FONSECA SANTIAGO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
ANISIO BRASILEIRO DE FREITAS DOURADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
AUGUSTO CESAR DA SILVA BEZERRA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
BEN HUR DE ALBUQUERQUE E SILVA INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA
BRENO PINHEIRO JACOB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
BRUNO VIEIRA BERTONCINI UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CLAUDIO DE SOUZA KAZMIERCZAK UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
DANIELE MAIA BILA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
EDUARDO TOLEDO DE LIMA JUNIOR UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
ESEQUIEL FERNANDES TEIXEIRA MESQUITA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
FRANCISCO THIAGO SACRAMENTO ARAGAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
IANA ALEXANDRA ALVES RUFINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
JOAO ADRIANO ROSSIGNOLO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
JOSE REYNALDO ANSELMO SETTI UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - CAMPUS SÃO CARLOS
JOSE TADEU BALBO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
JULIO GOMES UNIVERSIDADE POSITIVO
LAFAYETTE DANTAS DA LUZ UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
LAURA SILVIA BAHIENSE DA SILVA LEITE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
LEONARDO GONCALVES PEDROTI UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
LUDMILSON ABRITTA MENDES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
MIRIAM CRISTINA SANTOS AMARAL MORAVIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
NADIA CAZARIM DA SILVA FORTI PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
PAULO ROBERTO LOPES LIMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
PAULO ROGERIO NOVAK UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS PATO BRANCO
RUTINEIA TASSI UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
SAVIA GAVAZZA DOS SANTOS PESSOA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

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