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Ficha de Avaliação de Programas Acadêmicos

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)
ENGENHARIA QUÍMICA (42001013058P7)
ACADÊMICO
ENGENHARIAS II
ENGENHARIA QUÍMICA
Avaliação Quadrienal 2021
02/09/2022

Cursos

Notas por Ano
Nome Nível Situação 1996 1998 2001 2004 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2017 2022
ENGENHARIA QUÍMICA Mestrado EM FUNCIONAMENTO C 3 4 5 5 5 5 5 5 5 5 5 6 6
ENGENHARIA QUÍMICA Doutorado EM FUNCIONAMENTO - - - 3 5 5 5 5 5 5 5 5 6 6
QUESITOS
QUESITOS

1 - PROGRAMA

Itens de Avaliação Peso Avaliação
1.1. Articulação, aderência e atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e estrutura curricular, bem como a infraestrutura disponível, em relação aos objetivos, missão e modalidade do programa. 35.0 Muito Bom
1.2 Perfil do corpo docente, e sua compatibilidade e adequação à Proposta do Programa. 35.0 Muito Bom
1.3. Planejamento estratégico do programa, considerando também articulações com o planejamento estratégico da instituição, com vistas à gestão do seu desenvolvimento futuro, adequação e melhorias da infraestrutura e melhor formação de seus alunos, vinculada à produção intelectual – bibliográfica, técnica e/ou artística. 15.0 Muito Bom
1.4. Os processos, procedimentos e resultados da autoavaliação do programa, com foco na formação discente e produção intelectual. 15.0 Muito Bom

Avaliação
Conceito da Comissão Muito Bom
Apreciação da Avaliação:
O PPG-EQ da UFRGS apresentou no quesito 1 um conceito Muito Bom para a área. Possui coerência entre as linhas de pesquisa e os projetos em andamento. A estrutura curricular possui 04 disciplinas fundamentais e várias eletivas, com 45 horas cada, com respectivas ementas e bibliografia. A infraestrutura física foi ampliada 2019, com recursos básicos para ensino, área para discentes e docentes. Possui biblioteca atualizada com website, repositório institucional e acesso ao portal de periódicos CAPES. A infraestrutura laboratorial inclui: Fluidodinâmica Computacional; Controle e Otimização de Processos; Separação por Membranas e Operações Unitárias; Processamento de Polímeros; Reatores; Biotecnologia; Estudos em Couro e Meio Ambiente; Processos Catalíticos e Central Analítica. Participam do Programa 17 docentes permanentes e 02 colaboradores, sendo 88% pesquisadores em produtividade do CNPq, a maioria do Departamento de Engenharia Química, mas com alguns docentes de outras unidades, como do Instituto Tecnologia de Alimentos, de Química e de Matemática. Os docentes estão bem distribuídos com relação ao tempo de titulação e número de orientações. A distribuição de disciplinas e orientações é bem equilibrada, porém com 03 professores sem registro de mestrado e doutorado concluído no relatório de 2020 e mais 03 professores com registro de grande número de dissertações e teses concluídas. Todos os professores são de dedicação exclusiva à Universidade. O Programa relatou recente aprovação dos critérios de credenciamento e descredenciamento de docentes. No período avaliado houve pequenas mudanças no corpo docente. Não há detalhamento de critérios que buscam a renovação do corpo docente. Quanto ao planejamentoo estratégico, o Programa busca manter e fortalecer parcerias com empresas do setor petroquímico, metal mecânico, de alimentos e coureiro calçadista. Está alinhado com o plano estratégico da Universidade e da Escola de Engenharia, com a missão de formar recursos humanos, com uma cultura de excelência, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade e interação com os setores produtivos públicos e privados. Quanto à autoavaliação, o Programa recebe avaliações dos alunos sobre os cursos e professores para identificar pontos de melhoria. Procura manter equilibrado o número de alunos orientados por docente. Desde 2019 realiza reuniões semestrais de acompanhamento dos alunos, a partir da conclusão do segundo semestre de ingresso do aluno (conclusão das disciplinas) até a defesa. A proposta não contemplou o detalhamento das diretrizes e instrumentos para o seu planejamento estratégico com relação à gestão, infraestrutura e produção intelectual, nem o detalhamento da implantação das ações que estão sendo feitas para seu desenvolvimento futuro, apresentando o estágio atual e quais metas deseja alcançar com relação à infraestrutura e produção do conhecimento que que contemplem os desafios internacionais. Na avaliação dos resultados foi relatado que houve uma progressiva evolução da produção científica com uma maior participação de todos os docentes permanentes junto aos discentes.

2 - FORMAÇÃO

Itens de Avaliação Peso Avaliação
2.1. Qualidade e adequação das teses, dissertações ou equivalente em relação às áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa. 30.0 Muito Bom
2.2. Qualidade da produção intelectual de discentes e egressos 25.0 Bom
2.3. Destino, atuação e avaliação dos egressos do programa em relação à formação recebida. 10.0 Muito Bom
2.4. Qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual do corpo docente no programa 25.0 Muito Bom
2.5 Qualidade e envolvimento do corpo docente em relação às atividades de formação no programa. 10.0 Muito Bom

Avaliação
Conceito da Comissão Muito Bom
Apreciação da Avaliação:
O índice de dissertações concluídas foi considerado Muito Bom para a área. Os índices de publicação de artigos com discentes apresentaram conceito Bom para a área. Sobre os destaques das melhores teses/dissertações, foi reportado trabalho que buscou tratar um resíduo industrial, mas sem comprovar aplicação dos resultados na indústria ou parcerias geradas com a indústria decorrentes deste estudo. Sobre os artigos científicos destacados, seria importante indicar os títulos dos trabalhos, seus fatores de impacto ou percentil na área, qualis, citações dos artigos e link DOI. Um ponto importante foi a descrição de 05 trabalhos que receberam prêmios nacionais e internacionais, indicando o reconhecimento da qualidade dos trabalhos. Há acompanhamento dos egressos, buscando incentivar o contato regular entre orientador e egresso; convidar egressos como espectadores e palestrantes nos seminários semestrais para acompanhamento de trabalhos de mestrado e doutorado; incentivar parcerias. Dos egressos cuja ocupação atual é conhecida, 25 % atuam em empresas de engenharia ou industrial e 37 % em instituições de ensino e pesquisa. O programa continua consolidando sua característica de desenvolvimento de pesquisas aplicadas e teóricas voltadas ao setor industrial. Um ponto importante foi o aumento do índice h dos docentes, bem como o número de bolsas produtividade CNPq de 88% dos docentes. Outro ponto importante foram os prêmios obtidos pela produção docente no período. As publicações científicas de destaque estão bem distribuídas entre as áreas e docentes. A qualidade e envolvimento do corpo docente foi muito boa em relação às 4 atividades (orientações em andamento + aulas PG + participação em projetos + publicações em periódicos), e participação nas atividades de graduação.

3 - IMPACTO NA SOCIEDADE

Itens de Avaliação Peso Avaliação
3.1. Impacto e caráter inovador da produção intelectual em função da natureza do programa. 30.0 Bom
3.2. Impacto econômico, social e cultural do programa. 30.0 Muito Bom
3.3. Internacionalização, inserção (local, regional, nacional) e visibilidade do programa 40.0 Muito Bom

Avaliação
Conceito da Comissão Muito Bom
Apreciação da Avaliação:
O programa apresentou conceito Bom com relação ao caráter inovador e patentes. Os índices H foram considerados Muito Bom. O programa apresentou ações institucionais que buscam a promoção de parcerias com empresas regionais, empreendedorismo e start-ups, economia circular, entre outros. Com relação ao impacto econômico, social e cultural, e inserção (local, regional, nacional), o programa tem recebido alunos de várias cidades do Estado e buscado parcerias com indústrias da região, com foco no aproveitamento de resíduos industriais. As ações de internacionalização estão alinhadas com o programa da UFRGS que contempla oito temas estratégicos para o desenvolvimento econômico e social das nações, incluindo alguns objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Alguns discentes participaram de programa de có-tutela com Universidades na França, EUA, Portugal, Nova Zelândia, Espanha e Alemanha. Também possui projeto de internacionalização PRINT/CAPES.
QUALIDADE DE DADOS DO COLETA
QUALIDADE DE DADOS DO COLETA
Quesitos de Avaliação Peso Avaliação
1 - PROGRAMA 100.0 Muito Bom
2 - FORMAÇÃO 100.0 Muito Bom
3 - IMPACTO NA SOCIEDADE 100.0 Muito Bom

Avaliação
Conceito da Comissão Muito Bom
Apreciação da Avaliação:
O programa apresentou informações de maneira bem adequada para levantamento dos dados. Algumas observações podem ser reforçadas para melhorar a apresentação dos dados, sendo que o Programa já informou os dados de maneira adequada. As informações devem ser sucintas, sem, contudo, deixar de informar dados importantes para os itens de avaliação. É importante relatar se os alunos possuem acesso adequado e viável aos equipamentos da Universidade para realizar sua pesquisa. Na autoavaliação e planejamento estratégico, seria importante contemplar o detalhamento das diretrizes e instrumentos para o seu planejamento estratégico, apresentando o estágio atual e quais metas deseja alcançar com relação à gestão, e melhoria da infraestrutura, formação de discentes, produção intelectual e inclusão de desafios internacionais. Um resumo dos resultados do quadriênio pode ser apresentado na plataforma Sucupira no último ano do período. Quando especificar os destaques, deve-se dar o máximo de informações, como por exemplo no artigo indicar o Qualis, fator de impacto, número de citações, link DOI, etc. As parcerias com empresas decorrentes da pesquisa ficam melhor visualizadas quando podem ser detalhadas e comprovadas por meio de convênio, contrato e/ou declarações das empresas. Nas informações declaratórias, sempre que possível, deve colocar o website da comprovação da informação, mesmo que seja um documento postado no google-derive ou outro sítio de armazenamento em nuvem.
NOTA FINAL
NOTA FINAL
Quesitos de Avaliação Peso Avaliação
1 - PROGRAMA 100.0 Muito Bom
2 - FORMAÇÃO 100.0 Muito Bom
3 - IMPACTO NA SOCIEDADE 100.0 Muito Bom

Avaliação
Nota 6

Justificativa da Avaliação:
O PPG-EQ da UFRGS apresentou no quesito 1 um conceito Muito Bom para a área, que envolve plena coerência entre as linhas de pesquisa e os projetos; estrutura curricular bem adequada e infraestrutura laboratorial ampla para dar suporte à pesquisa. O corpo docente é de alto nível com 88% de pesquisadores produtividade CNPq. O planejamento estratégico é bem estruturado, buscando fortalecer parcerias com indústrias e melhorar formação de recursos humanos, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade e setor produtivo público e privado. Quanto à autoavaliação, o Programa realiza reuniões semestrais de acompanhamento das pesquisas dos alunos, que representa uma ferramenta muito eficiente para melhoria da qualidade da pesquisa e dos alunos formados. O índice de dissertações concluídas foi considerado Muito Bom para a área. Os índices de publicação de artigos com discentes apresentaram conceito Bom para a área. Há acompanhamento dos egressos, buscando incentivar o contato regular entre orientador e egresso. Um ponto importante foi o aumento do índice h dos docentes, bem como o número de bolsas produtividade CNPq. Outro ponto importante foram os prêmios obtidos pela produção docente e discente no período. As publicações científicas de destaque estão bem distribuídas entre as áreas e docentes. A qualidade e envolvimento do corpo docente foi muito boa em relação às 4 atividades do programa, bem como nas atividades de graduação. O programa apresentou desempenho bom a muito bom em indicadores de internacionalização e de inserção (local, regional, nacional e internacional), assim como nas ações de divulgação e transparência das atividades e da atuação do Programa. Esse desempenho foi resultado de convênios internacionais como o PRINT/CAPES e teses em có-tutela com universidades estrangeiras, bem como de parcerias com indústrias da região. Apesar de atender os requisitos mínimos da CAPES para estar habilitado à promoção de nota final, considerando os critérios de itens e subitens da ficha de avaliação e a avaliação global da área, este Programa se posicionou na faixa entre os PPGs recomendados para a nota 6, não apresentando justificativas para sua promoção.
QUESITOS DE EXCELÊNCIA
QUESITOS DE EXCELÊNCIA

Atribuição de notas 6 e 7

Itens de Avaliação Peso Avaliação
Descrever as caraterísticas de excelência do PPG em relação ao Quesito 2 (Formação), em que a área deve apresentar clara distinção dos demais programas que receberam nota 5, considerando os indicadores de excelência de formação e produção intelectual da área e o nível de desempenho superior; e para o Quesito 3 (Impacto), apresentar notória demonstração de excelência nos indicadores qualitativos de impacto da produção intelectual; clara liderança, inserção e reconhecimento no cenário nacional e demonstrar padrão de atuação internacional, sem prejuízo de outras que as áreas julgarem pertinentes. - Bom

Avaliação
Conceito da Comissão Bom

Apreciação da Avaliação:
Para a atribuição das notas 6 e 7 foram considerados os quesitos de excelência acadêmica, analisados pelos indicadores considerados em toda a avaliação, e foram analisados especificamente o impacto acadêmico do programa, sua eficiência na captação de recursos, sua inserção internacional, e sua visibilidade e representatividade (entendida como a liderança de seus docentes no cenário nacional e internacional). O impacto acadêmico foi analisado por meio de aspectos como o número de docentes com bolsa de produtividade (total e de nível 1), o número de teses e dissertações defendidas no programa, o número de publicações dos docentes do programa, o número de publicações totais qualificadas de discentes e egressos, e o número de patentes depositadas por docentes do programa. Esses dados foram ponderados pelo número de docentes do programa; além disso, foram analisados parâmetros ligados ao número de citações obtidas pela produção dos docentes do programa, mensuradas por parâmetros como o índice h. A inserção internacional foi analisada pelo cômputo de missões de longa duração por docentes, de convênios de intercâmbio formais, e a realização de doutorados sanduíche por discentes do programa. Foi dada ênfase especial ao fato de o programa também atrair docentes e discentes do exterior para a realização de pesquisas. No que diz respeito à captação de recursos, avaliou-se o valor total obtido pelo programa com agências de fomento e empresas (calculado em relação ao corpo docente permanente), bem como o número de projetos de grande porte (montante total acima de R$ 5.000.000,00) e de médio porte (montante total entre R$ 1.000.000,00 e R$ 5.000.000,00). Finalmente, a visibilidade e representatividade do programa foi analisada por meio da atuação de seus docentes como membros de corpos editoriais de periódicos internacionais, como coordenadores e presidentes em órgãos e colegiados de abrangência nacional e internacional (órgãos de fomento, conselhos e associações de classe, comitês científicos e organizadores de eventos), e como palestrantes convidados em eventos importantes na área. Este programa se destaca com muito bom no impacto acadêmico (incluindo docentes com bolsa de produtividade, número de teses e dissertações defendidas, publicações qualificadas de discentes e egressos e índices h); e Bom na inserção internacional (missões de longa duração por docentes, convênios formais, doutorados sanduíche e atração de docentes e discentes do exterior).
COMPLEMENTOS
COMPLEMENTOS
Apreciações ou sugestões complementares sobre a situação ou desempenho do programa.

Recomendações da Comissão ao Programa.

A CAPES deve promover visita de consultores ao Programa?
Não

A Comissão recomenda mudança de área de avaliação?
Não

A Comissão recomenda a mudança de modalidade do programa?
Não

A Comissão recomenda a fusão com outro Programa?
Não

NOTA/PARECER CTC
NOTA/PARECER CTC

Parecer Final

Avaliação
Nota 6
Justificativa da Avaliação:
O CTC-ES, em sua 215ª reunião, aprova as recomendações elaboradas pela comissão de Área ratificando a nota por ela sugerida, referente à avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu no quadriênio 2017-2020.
MEMBROS DA COMISSÃO
MEMBROS DA COMISSÃO

Comissão da Avaliação

Nome Instituição
REINALDO GIUDICI (Coordenador de Área) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
LUIZ ANTONIO PESSAN (Coordenador Adjunto de Programas Acadêmicos) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
DIANA CRISTINA SILVA DE AZEVEDO (Coordenador de Programas Profissionais) UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
ADEMIR JOSE ZATTERA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
ALBERTO COLLI BADINO JUNIOR UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
AMIR ZACARIAS MESQUITA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
CARLOS ALBERTO ZEITUNI INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES
CARLOS ARTHUR FERREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
CESAR EDIL DA COSTA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
CLAUDIO DARIVA UNIVERSIDADE TIRADENTES
DERVAL DOS SANTOS ROSA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
EVERALDO SILVINO DOS SANTOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
FERNANDA DE CASTILHOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
FERNANDO ROBERTO DE ANDRADE LIMA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
HOSIBERTO BATISTA DE SANTANA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
HUGO RICARDO ZSCHOMMLER SANDIM UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
JOAO INACIO SOLETTI UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
JOSE GERALDO DE ANDRADE PACHECO FILHO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
JULIANO MARINI UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
LUCIO CARDOZO FILHO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
LUIS ANTONIO PINHEIRO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
LUIS MARCELO MARQUES TAVARES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
LUIZ FERNANDO DE LIMA LUZ JUNIOR UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
LUIZ ROGERIO PINHO DE ANDRADE LIMA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
MARCELO MARTINS SECKLER UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
MARCIA WALQUIRIA DE CARVALHO DEZOTTI UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
MARCIO LUIS LYRA PAREDES UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
MARCOS ANTONIO DE SOUZA BARROZO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
MARCOS LOPES DIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
MARISA MASUMI BEPPU UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
MAURO ANTONIO DA SILVA SA RAVAGNANI UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
OSVALDO CHIAVONE FILHO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
PEDRO DE ALCANTARA PESSOA FILHO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
RAFAEL DE PELEGRINI SOARES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
ROBERTO BRAGA FIGUEIREDO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
RODRIGO DE LEMOS PERONI UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
ROSA MALENA FERNANDES LIMA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
TOMAS JEFERSON ALVES DE MELO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
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