1 - PROGRAMA
Itens de Avaliação |
Peso |
Avaliação |
1.1. Articulação, aderência e atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e estrutura curricular, bem como a infraestrutura disponível, em relação aos objetivos, missão e modalidade do programa. |
35.0
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Muito Bom |
1.2 Perfil do corpo docente, e sua compatibilidade e adequação à Proposta do Programa. |
35.0
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Muito Bom |
1.3. Planejamento estratégico do programa, considerando também articulações com o planejamento estratégico da instituição, com vistas à gestão do seu desenvolvimento futuro, adequação e melhorias da infraestrutura e melhor formação de seus alunos, vinculada à produção intelectual – bibliográfica, técnica e/ou artística. |
15.0
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Muito Bom |
1.4. Os processos, procedimentos e resultados da autoavaliação do programa, com foco na formação discente e produção intelectual. |
15.0
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Muito Bom |
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Avaliação |
Conceito da Comissão |
Muito Bom |
A Comissão atribuiu o conceito MUITO BOM ao quesito I – Programa, com o mesmo conceito nos seus quatro itens.
[1.1] Os objetivos do mestrado e do doutorado acadêmico são consonantes com o documento da área e com a busca pelo posicionamento do Brasil como produtor de conhecimento sobre design em nível de excelência, segundo padrões internacionais. O esforço de embasar as duas linhas de pesquisa nas três linhas que compunham a antiga área D&A, do PPGAU, demonstra a clareza e a coerência com os objetivos do Programa. O regulamento do programa foi alterado em 2018 para simplificar procedimentos de integralização e para agilizar a passagem do mestrado para o doutorado. A estrutura curricular apresenta diversidade, contudo o novo regulamento entrará em vigor a partir de 2021.
Constatou-se que há no corpo docente do PPGDg inserção clara em projetos de pesquisa, seja como coordenação seja como participante. Os projetos possuem aderência explícita entre às áreas de concentração e linhas de pesquisa. Verificou-se a atualização constante e adequação da infraestrutura da FAUUSP para o desenvolvimento das atividades de pesquisa do PPG Design, bem como de sua divulgação, com suporte aos docentes e discentes em diferentes instâncias, cobrindo todas as especificidades dos trabalhos em andamento, e as importantes parcerias interinstitucionais.
[1.2] Observou-se o atendimento as exigências quanto ao perfil do corpo docente e sua compatibilidade e adequação à proposta do programa. Há aderência com a área e a linha de pesquisa, com todos os docentes vinculados a projeto de pesquisa como coordenadores ou participantes. Duas docentes permanentes são Bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Há diversidade de formações, o que está coerente com a definição de Design adotada pelo Programa, que demanda, na contemporaneidade, abordagens interdisciplinares para a geração de conhecimento. Há também afinidade com a trajetória no ensino e na pesquisa em Design pela participação do corpo docente no curso de graduação em design da FAUSP, implantado em 2006. Os critérios para credenciamento e recredenciamento são claros e estão disponíveis no site do Programa, no link de acesso ao Regulamento da pós-graduação. O Programa atende integralmente as exigências de percentual de docentes permanentes e colaboradores, sendo 14 docentes permanentes e 02 colaboradores.
[1.3] Observou-se que as ações de planejamento estratégico se alinham ao Plano de Desenvolvimento Institucional da USP e ao Projeto Acadêmico da FAUUSP, apresentando coerência e efetividade. Constatou-se que as ações são condizentes com as novas orientações da CAPES pela ampliação no Regulamento dos tipos de produção intelectual. O planejamento teve por objetivo principal consolidar a identidade das linhas de pesquisa do Programa e obter reconhecimento da excelência da produção intelectual realizada pelo corpo docente e discente. O plano prevê melhorias na infraestrutura de apoio. Contudo, há dificuldade para coleta de dados, o que está relacionado ao trabalho administrativo geral da universidade e a composição de equipes de funcionários das secretarias. A diminuição do número de funcionários e a não recomposição por meio de concursos públicos têm provocado dificuldades no apoio administrativo. A vasta produção intelectual de docentes e discentes, a participação em eventos e premiações, a contribuição em questões culturais, de desenvolvimento, de disseminação dos resultados e de proposição de novas pesquisas, têm sido altamente reconhecidas, apresentando coerência e efetividade nas atividades de formação. Há estratégias claras para o fomento a relações com outras instituições que resultam em apoio a ações de internacionalização, como o PRINT CAPES/USP. Há projetos de dupla titulação de doutorado com a Università IUAV di Venezia. Há, por meio do Programa PRINT ações de mobilidade. Há ações vinculadas a recursos concedidos pela CAPES como PROAP e PDSE, entre outras. Verificou-se o envolvimento de docentes, discentes e egressos em ações de cooperação interinstitucional relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas, à produção intelectual e à mobilidade e atuação acadêmica, e em projetos de cooperação entre Instituições para qualificação de profissionais de nível superior. [1.4] Observou-se que os processos, procedimentos e resultados da autoavaliação do programa, com foco na formação discente e produção intelectual, cumprem integralmente com o demandado.
2 - FORMAÇÃO
Itens de Avaliação |
Peso |
Avaliação |
2.1. Qualidade e adequação das teses, dissertações ou equivalente em relação às áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa. |
25.0
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Muito Bom |
2.2. Qualidade da produção intelectual de discentes e egressos |
20.0
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Bom |
2.3. Destino, atuação e avaliação dos egressos do programa em relação à formação recebida. |
15.0
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Bom |
2.4. Qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual do corpo docente no programa |
30.0
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Bom |
2.5 Qualidade e envolvimento do corpo docente em relação às atividades de formação no programa. |
10.0
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Muito Bom |
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Avaliação |
Conceito da Comissão |
Bom |
Considerando que o doutorado é recente (criado em 2019), a avaliação do quesito 2 aconteceu apenas com base no desempenho do mestrado, tendo obtido conceito Bom.
[2.1] O percentual de dissertações que resultaram em publicação de artigos, livros e capítulos está acima da média dos Programas deste subgrupo. As dissertações destacadas para análise qualitativa apresentam adequação temática às linhas de pesquisa do Programa e aos e projetos dos docentes. Houve reconhecimento externo como o Prêmio Destaque USP e o Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira. Há coerência na distribuição dos orientadores entre as linhas de pesquisa.
[2.2] A produção intelectual anual de discentes e de egressos está ligeiramente acima da média (Bom), bem como a média de produção de discentes egressos e a soma da média da produção discente e de egressos. Os cinco produtos técnicos/tecnológicos indicados envolveram a participação de discentes e egressos, são adequados às linhas de pesquisa do Programa e demonstram diversidade de competências técnicas. Esse item recebeu conceito Bom.
[2.3] Existem formas de acompanhamento dos egressos pelo Programa, embora não sejam totalmente sistematizadas. O Programa prevê que a interação sistemática ocorrerá nos próximos anos, utilizando ferramentas de comunicação pessoal e recursos da plataforma Alumni da USP. Observa-se impacto positivo da formação recebida na carreira dos cinco egressos apresentados pelo programa, incluindo a atuação em empresas de design e outras organizações de portes variados, atividades docentes e editoria de obras de design. Assim, atribuiu-se ao item o conceito Bom.
[2.4] O item recebeu conceito bom, justificado pela média ponderada dos quatro melhores produtos docentes, de acordo com a pontuação estabelecida pelas listagens Qualis. A análise qualitativa dos melhores produtos do programa mostrou uma produção de qualidade e relacionada às linhas de pesquisa do programa, envolvendo a organização de livro e de evento científico, o desenvolvimento de produtos para a saúde, a publicação de um artigo em periódico e uma produção artística comissionada por instituição cultural de impacto internacional.
[2.5] O desempenho do programa é Muito Bom quanto ao percentual de docentes permanentes ministrando no mínimo 1 disciplina por ano, quanto ao percentual de docentes permanentes com orientações concluídas, e quanto ao percentual de docentes permanentes que coordenam projetos de pesquisa e extensão com participação de discentes, sendo excelente quanto ao percentual de docentes permanentes com orientações em andamento e quanto ao percentual de docentes na coordenação de projetos de pesquisa com financiamento no quadriênio.
3 - IMPACTO NA SOCIEDADE
Itens de Avaliação |
Peso |
Avaliação |
3.1. Impacto e caráter inovador da produção intelectual em função da natureza do programa. |
40.0
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Muito Bom |
3.2. Impacto econômico, social e cultural do programa. |
30.0
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Muito Bom |
3.3. Internacionalização, inserção (local, regional, nacional) e visibilidade do programa |
30.0
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Muito Bom |
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Avaliação |
Conceito da Comissão |
Muito Bom |
O terceiro quesito Impacto Social foi avaliado pela Comissão como MUITO BOM, conceito também obtido nos seus três itens.
[3.1] Observou-se que, quanto ao impacto e caráter inovador da produção intelectual em função da natureza do programa, há forte caráter interdepartamental e interdisciplinar. A quase totalidade dos destaques evidencia articulação entre teoria e prática, abordagens inter/transdisciplinares e desenvolvimento de conhecimentos inovadores aplicados aos contextos local, regional e nacional. A atuação do Programa claramente valoriza o projeto de design e articula os conhecimentos da área com a arquitetura, o urbanismo, a engenharia e as artes. A produção envolve temáticas variadas que demonstram a diversidade de conhecimentos e habilidades do corpo docente e discente. Identificou-se parcerias com empresas e entidades governamentais e não governamentais. O relatório evidenciou a produção de tecnologia social e o aproveitamento de potenciais locais e regionais. Quanto ao reconhecimento científico, social e cultural do programa e suas ações, o Programa é amplamente reconhecido no cenário nacional e internacional. O relatório evidencia a excelência das produções, entre outras formas, por meio de premiações e destaques na mídia.
[3.2] Atribuiu-se o conceito Muito Bom aos impactos econômico e sociocultural, educacional, artístico, tecnológico e profissional do Programa. O relatório evidencia a incorporação do conhecimento gerado pela sociedade. Indica a aplicação de métodos e o desenvolvimento de tecnologias para a promoção de uma vida melhor para a população e a formulação e a implementação de políticas públicas. Docentes, discentes e egressos foram amplamente envolvidos em projetos de cooperação. Constatou-se que parte significativa da produção tem potencial de integração com diferentes níveis de educação e segmentos da sociedade. A produção artística tem impacto claramente descrito. É evidente o impacto do ponto de vista tecnológico, em suas dimensões cultural e social. A produção contribui de forma significativa par a formação profissional e para a promoção do entendimento da atuação do designer na sociedade.
[3.3] Quanto à política de internacionalização, o Programa acompanha a tradição da USP como universidade de padrão internacional, o que fica evidente pelos numerosos e qualificados projetos de pesquisa, produções intelectuais e mobilidade e atuação acadêmica. No que tange a política de inserção no cenário brasileiro, quando analisadas em conjunto e de forma comparativa com as práticas dos programas da área, as iniciativas relacionadas a pesquisa, produção intelectual, mobilidade e atuação acadêmica merecem reconhecimento e consequente atribuição do conceito máximo na avaliação. Quanto a visibilidade do programa, o site é apresenta todos os requisitos para a atribuição do conceito máximo.