1 - PROGRAMA
Itens de Avaliação |
Peso |
Avaliação |
1.1. Articulação, aderência e atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e estrutura curricular, bem como a infraestrutura disponível, em relação aos objetivos, missão e modalidade do programa. |
35.0
|
Bom |
1.2 Perfil do corpo docente, e sua compatibilidade e adequação à Proposta do Programa. |
35.0
|
Bom |
1.3. Planejamento estratégico do programa, considerando também articulações com o planejamento estratégico da instituição, com vistas à gestão do seu desenvolvimento futuro, adequação e melhorias da infraestrutura e melhor formação de seus alunos, vinculada à produção intelectual – bibliográfica, técnica e/ou artística. |
15.0
|
Muito Bom |
1.4. Os processos, procedimentos e resultados da autoavaliação do programa, com foco na formação discente e produção intelectual. |
15.0
|
Muito Bom |
|
Avaliação |
Conceito da Comissão |
Bom |
1.1 -
O Curso de Ciências para Saúde da FEPECS foi criado em 2012 (Curso de Mestrado), organizando-se em 1 área de concentração (AC - Qualidade na assistência na saúde) e 2 linhas de pesquisa (LP): LP1 - Qualidade da assistência à saúde da mulher e LP2 - Qualidade da assistência à saúde do idoso. Entre 2018/2019, após autoavaliação do Curso que analisou o perfil dos docentes, dos objetos de pesquisa e das demandas locais e regionais por novos projetos e produtos, a LP “Qualidade da assistência à saúde do idoso” foi finalizada, sendo criada a nova LP2 “Qualidade da assistência à saúde do adulto”. Ou seja, o quadriênio finalizou com duas LP, as quais sustentam com suficiência a AC, devido a sua abrangência.
O Quadro de distribuição dos Projetos de Pesquisa/Inovação (PP/I) dos primeiros anos do quadriênio mostra que em 2017 houve a conclusão de 9 PP/I (8 da LP que foi e finalizada e um da LP1) e 16 permaneceram em andamento. Em 2018 houve a conclusão de 9 PP/I (4 da LP1 e 5 da LP finalizada) e 19 permaneceram em andamento. Em 2019 houve a conclusão de 11 PP/I (1 da LP1, 9 na LP2 e 1 na LP finalizada) e 10 permaneceram em andamento. Em 2020 constam 43 PP/I, dos quais 9 foram concluídos e 34 estão em andamento, todos sob a responsabilidade ou com participação de DP.
As equipes dos PP/I são formadas por docentes do CURSO, participantes externos, além de estudantes de pós-graduação e de graduação. Os PP/I em andamento no final do quadriênio estão distribuídos nas LP, assim especificados: LP1 5 PP/I e LP2 25 PP/I. Cabe destacar que 1 PP está vinculado às duas LP e que 3 PP são da área da pediatria, não contemplando, portanto, nenhuma das duas LP em vigência no ano de 2020. Em relação à distribuição dos PP entre as duas LP, apesar de ser considerada desejável certa homogeneidade, entende-se que em face da abrangência, a LP/LA2 “Qualidade da assistência à saúde do adulto” contempla um número maior de PP/I.
Para titulação, exigem-se 26 créditos no Mestrado. A partir da ementa dos PP/I constata-se que os mesmos atendem ao escopo da proposta do Curso, mantendo-se aderentes e articulados à AC, LP e disciplinas oferecidas, conduzindo à formação do mestre na modalidade Profissional de forma coerente com a proposta do Curso. A estrutura curricular atual foi implementada em 2018 e os 26 créditos exigidos devem ser integralizados por meio das disciplinas obrigatórias, optativas e atividades complementares. O currículo se estrutura com disciplinas comuns às duas LP e disciplinas específicas de cada LP. Das 10 disciplinas ofertadas com regularidade, 8 são obrigatórias e 2 optativas. Contempla disciplinas de fundamentação teórico-metodológica (bases epistemológicas e metodológicas da investigação), mas não contempla disciplinas específicas voltadas à tecnologia e inovação. Este tema é abordado somente nas ementas de 2 disciplinas: “Metodologia de projetos” (obrigatória) e “Sistematização da assistência de enfermagem” (optativa). Porém, esta fragilidade não impediu que docentes e discentes desenvolvessem produtos tecnológicos que estão em uso nos serviços de saúde locais.
O perfil do egresso é apresentado de forma clara e é condizente à formação da modalidade profissional. O perfil dos ingressantes e egressos no Curso possui caráter multiprofissional presente na área da saúde. Trata-se de estudantes que atuam no SUS do DF, nos municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (REIDE-DF) ou nas instituições parceiras. A inserção dos candidatos no mercado de trabalho é um dos principais critérios de seleção para participar do Curso, como destaque para ingressantes dos serviços públicos de saúde municipais, estaduais, distritais e federais. Além do vínculo empregatício, o Curso seleciona candidatos que demonstrem capacidade de articular demandas por novos conhecimentos, processos e produtos com os métodos e técnicas necessários para sua produção, bem como, possuam capacidade de liderança para implementá-los quando finalizados.
O Curso tem sólidas parcerias com instituições públicas e/ou privadas de ensino e saúde, tais como: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Conselho Federal de Enfermagem (Editais de Convênio/Acordo CAPES/COFEN de 2016 e 2019); Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal; Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Curso de Iniciação Científica/Escola Superior de Ciências da Saúde); Curso de Fomento à Pesquisa da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Curso de Apoio à Pesquisa no SUS); Ministério da Saúde (Curso Pesquisa para o SUS) e União Brasiliense de Educação e Cultura. O Curso não apresentou parcerias internacionais durante o quadriênio.
O Curso possui infraestrutura adequada e suficiente para o atendimento de sua proposta curricular, objetivos e para desenvolvimento dos PP/I. Não foram encontradas informações acerca da descrição dos laboratórios e da biblioteca, nomeadamente dos acervos físico e virtual, livro e periódicos, que poderiam apoiar a AC, LP e PP. Entretanto, na autoavaliação realizada pelo Curso, os dados obtidos apontaram que as condições dos laboratórios/ambulatórios/ clínicas para o desenvolvimento das disciplinas e os recursos disponíveis para realização dos trabalhos de campo foram os quesitos com maior necessidade de melhorias.
A articulação, aderência e atualização da(s) AC, LP PP/I em andamento e estrutura curricular, bem como a infraestrutura disponível, em relação aos objetivos, missão e modalidade do Curso é compatível com o conceito “Bom” estabelecido pela Área neste quadriênio.
1.2 -
Em cada um dos quatro anos do quadriênio o número de DP foi igual ou superior a 12 e a proporção dos DP em relação ao total de docentes foi igual ou superior a 80%. Tiveram vínculo à Instituição em tempo integral 50% dos DP entre 2017-2019 e 94% dos DP em 2020, situação que indica esforço no sentido de viabilizar maior dedicação dos DP ao Curso. A análise da área de conhecimento do corpo docente do Curso evidencia que mais de 90% tem formação no nível de graduação e/ou pós-graduação na área de enfermagem.
Todos os DP possuem título de doutor e participam ou coordenam PP/I aderente à AC e LP/LA no quadriênio (Muito Bom); 25% (Regular) dos DP desenvolveram três ou mais ações relevantes no quadriênio.
A análise do perfil do corpo docente e sua compatibilidade e adequação à proposta do Curso é compatível com o conceito “Bom” estabelecido pela Área neste quadriênio.
1.3 -
O CURSO apresentou planejamento articulado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), evidenciado pela parceria entre a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) e a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - FEPECS. A FEPECS é uma fundação mantenedora da ESCS que mantém vinculação direta à Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal (SES/DF). O PDI 2017-2021 da ESCS vigente no quadriênio prevê que os Cursos e/ou Cursos de pós-graduação da ESCS têm por finalidade a ampliação da base do conhecimento científico e a qualificação de pessoal com aptidão ao exercício de atividades profissionais na área do ensino, da pesquisa e da extensão nos campos do conhecimento das Ciências da Saúde. O Curso apresenta missão, visão, valores, pressupostos, objetivos gerais e específicos, metas (curto, médio e longo prazos), ações, previsão de recursos e resultados esperados, sendo todos articulados e em consonância com o PDI da ESCS/FEPECS.
A trajetória profissional dos egressos é monitorada pelo CURSO mediante questionário, que compõe a denominada “pesquisa de acompanhamento do egresso”. Na pesquisa são coletados dados referentes ao local de trabalho, área de atuação, vínculo empregatício e produção bibliográfica. Os egressos atuam em unidades hospitalares, atenção primária à saúde, Serviço Móvel de Urgência, Unidades de Pronto Atendimento, unidades de atenção à gestação, parto e nascimento, bem como atendimento às vítimas de violência contra a mulher. Destaca-se, ainda, egressos com atuação profissional em cargos de gestão (direção, gerência ou supervisão nas Unidades de Saúde). O Curso possui egressos que concluíram e outros cursando o Doutorado.
A proposta mostra muito boa adesão às necessidades de formação local, regional, nacional. O Curso mantém vínculo com instituições de ensino e saúde públicas e privadas, em âmbito loco-regional e nacional, desenvolvendo PP/I e estratégias para a qualificação de profissionais da saúde, especialmente em sua região de inserção.
As informações sobre iniciativas de ensino inovador aparecem difusas e de forma restrita no relatório. Foi possível identificar que as disciplinas adotam abordagens estratégicas diversificadas, desde aulas expositivas dialogadas, trabalhos em grupo, estudos de caso e seminários, entre outras.
A análise do planejamento estratégico do Curso, considerando também articulações com o planejamento estratégico da instituição, com vistas à gestão do seu desenvolvimento futuro, adequação e melhorias da infraestrutura e melhor formação de seus alunos, vinculada à produção intelectual – bibliográfica e técnica do Curso é compatível com o conceito “Muito Bom” estabelecido pela Área neste quadriênio.
1.4 -
A avaliação do Curso é realizada institucionalmente, por comissão criada com esse propósito. O processo de avaliação é conduzido em conformidade com o PDI. As informações sobre o processo de avaliação institucional e autoavaliação do Curso são apresentadas de forma detalhada no relatório. Desde o início do quadriênio 2017-2020, o PMPCS realiza a autoavaliação e aperfeiçoa os métodos e técnicas de fazê-la. Em 2017, houve uma autoavaliação na qual, por meio de um grupo de trabalho composto por docentes e discentes do Curso, realizou-se a análise do currículo, das disciplinas, das ementas, o perfil dos estudantes e dos docentes. Em 2018, deu-se início a uma autoavaliação focada na qualidade dos produtos dos estudantes e na produção docente. Em 2019, o foco da autoavaliação foi buscar a apreensão dos estudantes sobre as disciplinas e professores do PMPCS. A ESCS implantou em 2019 a Comissão de Avaliação da ESCS e esta Comissão aplicou o instrumento de avaliação para todas as disciplinas cursadas em 2019. No ano de 2020 o formulário foi aperfeiçoado e aplicado nas disciplinas, com destaque para os professores, as disciplinas (conteúdo e metodologia), estrutura física e acesso a bibliografia disponível na Escola.
O Curso realiza revisão de suas metas e indicadores, utilizando os resultados para nortear seu planejamento futuro, em um claro processo de retroalimentação voltado à melhoria da qualidade do Curso. Os resultados da autoavaliação mostraram avanço do Curso em relação aos objetivos e alcance das metas estabelecidas. A avaliação é conduzida de forma participativa e assim, há interação dos docentes, discentes e egressos, contemplando os responsáveis pela pós-graduação e pesquisa.
Há descrição sobre os processos de avaliação da aprendizagem do discente, sendo possível verificar que a aprendizagem do aluno se dá por meio de seminários, debates e participação nas discussões em sala de aula, produção de artigo, entre outras estratégias. O Curso realizou uma mudança no currículo em 2017, com adequação a novas demandas oriundas da necessidade de instrumentalizar os estudantes com métodos e técnicas de saúde baseada em evidências, com mais aprofundamento na gestão do SUS e nas metodologias de se desenvolver produtos e processos aplicáveis ao contexto do SUS-DF. Também se fez uma redistribuição dos docentes entre as disciplinas de forma a adequar os perfis.
O projeto da dissertação e o produto final são avaliados, respectivamente, durante exame geral de qualificação e apresentação pública da dissertação ou equivalente, realizada por banca composta por professores internos e externos ao Curso, com verificação da coerência quanto a AC e LP/LA, originalidade, impacto científico, tecnológico, cultural, social e político, contribuição para o campo de estudo e área de conhecimento. Os Trabalhos de Conclusão (TC) apresentam objetos de estudos inovadores com relação ao ensino e pesquisa; contribuem com as políticas públicas de saúde e/ou educação do DF e RIDE-DF. Por meio dos TC foram produzidas melhorias nos cenários da prática de saúde e tecnologias apropriadas aos lócus de atuação dos mestrandos.
Os docentes do Curso se caracterizam pela multiprofissionalidade, pela dupla inserção no serviço e na escola e compartilham do objetivo de proporcionar uma formação qualificada aos profissionais de saúde que se matriculam no Curso. A formação permanente e continuada do DP é realizada mediante a oferta de Cursos, oficinas e eventos científicos, estímulo à realização de estágio pós-doutoral, entre outras ações e se volta ao desenvolvimento de competências e habilidades em áreas como ensino, pesquisa/ produção científica, extensão e gestão, valorizando propostas integradoras e interativas direcionadas a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade. Em 2020 o corpo docente do PMPCS contempla 5 DP com Estágio Pós Doutorado concluídos, 2 concluídos no quadriênio em avaliação. Para o desenvolvimento de suas ações, o PMPCS tem proporcionado ao corpo docente, dentro dos limites das instituições com as quais os mesmos mantêm vínculo empregatício, o envolvimento destes com outras Universidades como colaboradores nas orientações, na docência e, em especial, o compartilhamento de PP/I.
As políticas de inovação, internacionalização e inclusão social estão suficientemente descritas e se desenvolvem mediante articulação no âmbito da Instituição. Identifica-se nos objetivos e PP/I do CURSO a valorização da inovação no cuidado e no desenvolvimento tecnológico, havendo, inclusive, PP/I voltados à inovação.
Quanto à política de internacionalização e com vistas a implementar estratégias que favoreçam a mobilidade de discentes entre institutos ou centros de pesquisa estrangeiros, o Colegiado de Cursos de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa– COPGEP da Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS regulamentou a Mobilidade Acadêmica Estudantil (MAE) para estudantes regularmente matriculados nos Cursos dos Cursos de pós-graduação stricto sensu da ESCS, com o objetivo de oportunizar a troca de experiências e aprendizagens científicas, culturais e humanas, contribuindo com a formação integral e com o desenvolvimento de competências interculturais e acadêmicas dos estudantes. Destaca-se, ainda, que visitas de docentes de instituições de ensino, nacionais e internacionais, também foram pontos positivos no intercâmbio de saberes. No que se refere à inclusão, não foram encontradas informações que o CURSO adota ações afirmativas na seleção dos estudantes.
A análise dos processos, procedimentos e resultados da autoavaliação do Curso, com foco na formação discente e na produção intelectual do Curso é compatível com o conceito “Muito Bom” estabelecido pela Área neste quadriênio.
No quesito Programa o desempenho do PPG foi compatível com o conceito Bom.
2 - FORMAÇÃO
Itens de Avaliação |
Peso |
Avaliação |
2.1. Qualidade e adequação das teses, dissertações ou equivalente em relação às áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa. |
15.0
|
Bom |
2.2. Qualidade da produção intelectual de discentes e egressos |
25.0
|
Regular |
2.3. Destino, atuação e avaliação dos egressos do programa em relação à formação recebida. |
20.0
|
Muito Bom |
2.4. Qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual do corpo docente no programa |
20.0
|
Bom |
2.5 Qualidade e envolvimento do corpo docente em relação às atividades de formação no programa. |
20.0
|
Bom |
|
Avaliação |
Conceito da Comissão |
Bom |
2.1 -
As dissertações estavam coerentes com a AC e LP do Curso, mostravam-se relevantes para a área da saúde, uma vez que preencheram os requisitos de inovação, impacto científico, tecnológico, social e de saúde. Dois produtos derivados das dissertações foram registrados no INPI, sendo um deles implementado em três unidades hospitalares. Os resultados de 3 dissertações foram divulgados em meios científicos, (publicações, eventos científicos e impressão para utilização na atenção primária à saúde). Entretanto, uma das 4 dissertações indicadas pelo Curso, possui requisitos de uma dissertação acadêmica, sendo uma pesquisa qualitativa e sem apresentação de produto, como indicado pela Área para os trabalhos de conclusão do Mestrado Profissional.
A análise da qualidade e adequação das dissertações ou equivalente em relação AC e LP/LA do Curso é compatível com o conceito Bom estabelecido pela Área neste quadriênio.
2.2 -
No quadriênio 2017-2020, o somatório da pontuação dos produtos técnicos dos DP com discentes e egressos foi de 36,8 pontos (Regular); a pontuação dos produtos técnicos em T1 com discentes e egressos no quadriênio foi 29,5 pontos, (Regular); a pontuação de produtos técnicos ≥ T2 com discentes e egressos no quadriênio foi 36,8 pontos (Regular). A proporção discente/egresso com produção técnica foi 23,9 (Fraco) pontos quando se considerou o número médio discente/ egresso.
A pontuação obtida decorrente de artigos ≥A2 de discentes e egressos com DP no quadriênio foi 16,2 pontos (Muito Bom) quando se considerou o número médio de discentes e titulados no quadriênio; a pontuação obtida decorrente de artigos ≥A4 de discentes e egressos com DP no quadriênio foi 27,0 pontos (Bom) quando se considerou o número médio de discentes e titulados no quadriênio; a pontuação obtida decorrente de artigos ≥B4 de discentes e egressos com DP no quadriênio foi 71,5 pontos (Bom) quando se considerou o número médio de discentes e titulados no quadriênio.
A análise da qualidade da produção intelectual de discentes e egressos é compatível com o conceito “Regular” estabelecido pela Área neste quadriênio.
2.3 -
No período 2011-2015, entre os cinco egressos de destaque indicados, 4 concluíram o Doutorado e 1 egressa é doutoranda no Curso de Doutorado Interinstitucional, atualmente lotada na Diretoria de Atenção Primária à Saúde, como Gerente Substituta de Acesso e Qualidade da Atenção Primária à Saúde. Uma egressa é servidora do quadro de Enfermagem no Ministério Público da União, atuando na Seção de Assistência à Saúde (SAS) da Procuradoria Regional do Trabalho da 10º Região/Ministério Público do Trabalho (PRT-10ª/MPT); outra egressa é docente do Curso de Graduação em Medicina e foi aprovada em concurso público da Universidade de Brasília (UnB); outra egressa compõe a equipe do Complexo Regulador em Saúde do Distrito Federal (CRDF), como assessora da Diretora-Geral. Já os egressos do período 2016-2020, 1 concluiu o Doutorado, 3 são doutorandos e 1 é enfermeiro assistencial e docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Ciência da Saúde. Destaca-se, ainda, que um egresso é coordenador de estágio em programa de residência médica, atua como preceptor, orientador e em Banca Examinadora de Trabalhos de Conclusão de Curso; outra egressa é docente do curso de Medicina e orientou diversos trabalhos de conclusão de curso de graduação e alunos de iniciação científica.
A análise do destino, atuação e avaliação dos egressos do Curso em relação à formação recebida é compatível com o conceito “Muito Bom” estabelecido pela Área neste quadriênio.
2.4 -
O Curso contou com a participação de 16 DP em 2017, 16 em 2018, 15 em 2019 e 17 em 2020, sendo o número médio de 16 DP no quadriênio.
Considerando-se o número médio de DP do Curso, a pontuação em T1 foi de 143,8 pontos (Regular); em T1 e T2 foram 200 pontos Regular); a pontuação do conjunto dos produtos técnicos foi de 200 pontos (Regular). A proporção de DP com produção técnica no quadriênio foi 68,8% (Bom).
A soma ponderada de artigos ≥A2 de DP no quadriênio foi de 312,8 pontos (Bom) quando se considerou o número médio DP; a soma ponderada de artigos ≥A4 de DP no quadriênio foi de 550,91 pontos (Bom) quando se considerou o número médio DP; a soma ponderada de artigos ≥B4 de DP no quadriênio foi de 954,1 pontos (Bom) quando se considerou o número médio DP (Bom). A proporção de DP com 300 pontos em artigos e livros L1/L2 e pelo menos 70 pontos ≥A4 no quadriênio foi de 93,8% (Bom) quando se considerou o número médio DP; a proporção de DP com 500 pontos em artigos e livros L1/L2 e pelo menos 250 pontos ≥A4 no quadriênio foi de 62,5% (Bom) quando se considerou o número médio DP.
Sobre os livros (obra completa) qualificados (L1 ou L2), foram publicados 09 (L2) no quadriênio, conforme Relatório da Comissão de Avaliação de Livros.
A análise da qualidade da produção intelectual dos DP é compatível com o conceito “Bom” estabelecido pela Área neste quadriênio.
2.5 -
Em relação à estabilidade dos DP, 88,2% (Bom) ficaram estáveis no quadriênio; sobre a participação em disciplinas, 100,0% dos DP ministraram pelo menos duas vezes disciplina(s) no quadriênio (Muito Bom). Com relação às orientações concluídas, somando-se teses e dissertações conforme proposto pela área (uma tese = 2 dissertações), o Curso obteve escore de 3,6 (Bom) e para as orientações em andamento, o escore foi 10,1 (Bom). Mantiveram entre 2 e 10 orientados no Curso 87,5% dos DP (Bom) e no conjunto de Cursos de que participa também foram 87,5% dos DP (Bom).
Em relação à orientação de aluno de graduação em IC, IT e/ou TCC 62,5% dos DP fizeram esse tipo de orientação (Regular). No conjunto, a qualidade e envolvimento dos DP em relação às atividades de formação no Curso é compatível com o conceito “Bom” estabelecido pela Área neste quadriênio.
O quesito 2, Formação, foi avaliada com o conceito Bom.
3 - IMPACTO NA SOCIEDADE
Itens de Avaliação |
Peso |
Avaliação |
3.1. Impacto e caráter inovador da produção intelectual em função da natureza do programa. |
40.0
|
Bom |
3.2. Impacto econômico, social e cultural do programa. |
40.0
|
Muito Bom |
3.3. Internacionalização, inserção (local, regional, nacional) e visibilidade do programa |
20.0
|
Bom |
|
Avaliação |
Conceito da Comissão |
Bom |
3.1 - Cada Curso deveria indicar cinco produções relevantes publicadas em periódicos, podendo substituir até duas produções por livros – obra completa. As produções indicadas pelo Curso possuem aderência à AC, sendo 1 produção vinculada à LP1 (Qualidade da assistência à saúde da mulher), 3 vinculadas à LP2 (Qualidade da assistência à saúde do adulto) e 1 produção vinculada às duas LP. Todas as produções possuem a presença de DP e discente, são relevantes para a área da Enfermagem, bem como, estão indexadas na base de dados SCOPUS, sendo que 2 delas estão também indexadas na Web of Science.(muito bom)
Em relação às produções técnicas, cada curso também deveria indicar cinco trabalhos relevantes. Das 05 produções indicadas, 1 é produto de editoração, subtipo “editoria”; 1 subtipo “patente”; 1 subtipo “desenvolvimento de aplicativo” e 2 são do subtipo “desenvolvimento de material didático e instrucional”. Todas as produções possuem aderência à AC e às LP. Três PTT contam com a presença de DP e egressos; as produções - produto de editoração e patente - não apresentaram a participação de egresso/discente. A patente foi financiada pela FAPDF e refere-se a um dispositivo portátil para monitoramento da força e do torque dos membros inferiores de usuários não colaborativos, ou com fraqueza muscular extrema ou em reabilitação motora após o tratamento cirúrgico. O aplicativo foi financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Conselho Federal de Enfermagem pelo edital CAPES/COFEN nº 27/2016 e possui registro no INPI. O aplicativo (app) possui a finalidade de subsidiar a assistência qualificada e segura pela Enfermagem, a partir de uma avaliação computacional e acurada da área e composição tecidual do leito das Lesões por Pressão, pelo processamento digital de imagens. Quanto às 2 produções técnicas do subtipo “desenvolvimento de material didático e instrucional”, uma refere-se ao “Curso de capacitação em cuidados de pacientes idosos fragilizados ou em risco de fragilização” com o desenvolvimento de Registro de Direitos Autorais e a outra se trata de um “Guia de orientações para profissionais sobre lesão por pressão”, financiado pelo Acordo CAPES/COFEN 27/2016. (Muito bom).
Cada Curso deveria indicar cinco projetos de pesquisa/inovação (PP/I) relevantes no quadriênio. Os PP/I são aderentes à AC, estão vinculados às LP e possuem impacto para a área da Enfermagem. Todos os PP contam com a participação de DP, discentes e outras parcerias. Cabe destacar que dos 5 PP indicados pelo Curso, 4 receberam financiamento, sendo 2 CAPES/COFEN (Edital n° 27/2016 e Edital nº 28/2019) e 2 do Programa de Fomento à Pesquisa da ESCS/FEPECS (Edital nº 22/2019). Ressalta-se que um PP, embora não tenha recursos de fomento, foi desenvolvido em parceria entre 3 instituições de ensino: Mestrado Profissional da Escola Superior de Ciências da Saúde, Brasília (DF), Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultural e Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, ambos do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. (muito bom).
Sobre os PTT do Programa, a pontuação média no quadriênio, considerando-se a PTT em T1 foi de 106,3 pontos (regular); a pontuação média Programa no quadriênio, considerando-se a PTT em T1 e/ou T2 foi de 153,1 pontos (regular).
A pontuação média dos DP, considerando-se a produção do Programa em artigo ≥A4 no quadriênio foi de 173,4 pontos, (bom). A pontuação média dos DP, considerando-se a produção do Programa em artigo ≥B4 no quadriênio foi de 798,4 pontos (bom)
A análise do impacto e caráter inovador da produção intelectual em função da natureza do programa é compatível com o conceito “Bom” estabelecido pela Área neste quadriênio.
3.2 - Para análise do impacto econômico, social e cultural, cada Programa deveria indicar 3 produções técnicas/ tecnológicas, excluindo o rol das cinco indicadas anteriormente. As produções técnicas indicadas tiveram a participação de DP e egresso, possuem aderência à AC e estão vinculadas às LP. O Curso indicou 2 produções do subtipo “desenvolvimento de produto”, sendo ambos protocolos, assim intitulados: “Protocolo de atenção à saúde - hemovigilância: notificação de reações transfusionais” (financiamento pelo Acordo CAPES/COFEN nº 27/2016) e “Protocolo de classificação funcional de idosos em uso abusivo de álcool e outras drogas a partir da Classificação Internacional de Incapacidade, Funcionalidade e Saúde (CIF) nos CAPS-AD da SES”. A outra produção técnica indicada é do subtipo “desenvolvimento de aplicativo”, intitulado “Sistema de Informações para Prevenção de Eventos Adversos em Serviços de Saúde – IPESS”. O IPESS foi um produto financiado pela Fundação de Apoio a Pesquisa - FAP-DF, Coordenação de Aperfeiçoamento de Ensino Superior (CAPES) e Conselho Federal de Enfermagem e possui registro de direito autoral no INPI. Destaca-se que um dos protocolos e o aplicativo IPESS encontram-se aprovados e implantados pela Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (DF). (muito bom)
O Curso apresenta produção voltada à solidariedade. Em sua trajetória histórica, os intercâmbios do programa têm como objetivo ampliar a interface entre as atividades de pesquisa, ensino e extensão, mantendo vínculos com Instituições de Ensino Superior (IES). O Curso refere o engajamento de docentes e discentes no cumprimento da sua missão institucional, no atendimento às demandas da comunidade, numa integração da academia e o poder público local e regional, ao considerar o planejamento e a execução das políticas públicas e programas para a melhoria das condições de vida no DF e entorno. De igual forma, as visitas de docentes de instituições de ensino, nacionais e internacionais, também foram pontos positivos no intercâmbio de saberes, como a realização do Encontro de Medicina e Enfermagem da ESCS, no ano de 2018, evento que contou com um convidado internacional. A parceria rendeu novos frutos, como o I Simpósio de Inovações Tecnológicas em Saúde - IGESDF. No compartilhamento de saberes e na busca da aproximação com instituições de ensino internacionais, em 2020, foi realizada visita técnica de uma DP à University College London, com recursos oriundos do Edital N°01/2019 da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – FAPDF - Seleção Pública de Propostas de Apoio à Participação de Eventos, Cursos de Curta Duração ou Visitas Técnicas. A visita foi realizada ao Departament of Epidemiology & Public Health, Institute of Epidemiology & Health Care University College London (UCL) (2020), com o intuito de aprofundar as colaborações internacionais existentes entre o Brasil e a Inglaterra, especialmente no desenvolvimento de pesquisas nas linhas de desigualdade social, envelhecimento e saúde da mulher. Trata-se de um conjunto de atividades que foram realizadas para fortalecer as relações bilaterais e a internacionalização dos programas de PPG. O Curso espera dar início à elaboração de projetos de pesquisa multicêntricos e a publicações científicas conjuntas, com dados brasileiros e de outros países da América Latina e Caribe que contribuam para subsidiar políticas públicas, para amparar os efeitos do envelhecimento acelerado da população e para os efeitos das desigualdades sociais na saúde da mulher, em especial na saúde reprodutiva. A visita técnica a University College London, assim como outras iniciativas internacionais, compõe uma agenda de ações e estudos em desenvolvimento pela parceria entre a Escola Superior de Ciências em Saúde (ESCS) e a Universidade de Brasília, no contexto dos programas de Pós Graduação stricto sensu, núcleos de pesquisa e projetos de pesquisa interinstitucionais. Destaca-se, ainda, outra visita técnica de uma DP ao Departamento de Reabilitação, da Universidade de Ottawa – Canadá e apresentação e publicação de DP em seminário nos EUA.(muito bom)
Em relação à popularização da ciência, os DP do PPG desenvolvem PP/I com e sem financiamento. Com vistas à ampliação da visibilidade do Programa foram desenvolvidas atividades voltadas à popularização da ciência, com base na apropriação da comunidade e expansão do potencial do PMPCS, como aulas ministradas em escolas públicas, entrevistas em programas de rádio, na TV e na internet. Entre os anos 2017 e 2019, uma DP desenvolveu atividades no Centro de Ensino Fundamental 2, localizado na Vila Estrutural, uma das regiões de maior vulnerabilidade social do DF. A proposta foi desenvolvida sob a forma de atividades em sala de aula, filmes, discussões e palestras para o público de jovens, adultos e idosos matriculados. Em 2020, as ações foram suspensas devido ao cenário sanitário nacional. (muito bom).
A análise do impacto econômico, social e cultural do Programa é compatível com o conceito Muito Bom estabelecido pela Área neste quadriênio.
3.3 - Em relação à internacionalização, nenhum DP desenvolveu três ou mais ações de internacionalização (insuficiente). Sobre as ações de internacionalização do Programa, foram assinaladas 2 (regular). Já as ações de inserção local, regional e nacional, foram realizadas por 100% dos DP (muito bom).
As ações de internacionalização desenvolvidas pelos docentes do Programa no quadriênio são pontuais, sendo 2 o número máximo de ações desenvolvidas pelo mesmo DP e incluem: atividade de cooperação em PP/I ou de extensão; participação, apresentação e publicação de trabalho em eventos científicos no exterior; consultor ad hoc, membro de corpo editorial ou editor de periódicos científicos com indexação internacional; pós-doutorado ou estágio sênior realizados em instituição estrangeira; visita técnica à University College London - Departament of Epidemiology & Public Health, Institute of Epidemiology & Health Care University College London (UCL) e ao Departamento de Reabilitação, da Universidade de Ottawa – Canadá; consultoria na Organização Panamericana de Saúde – OPAS/OMS.
As ações de inserção local, regional e nacional desenvolvidas pelos docentes do Programa no quadriênio referem-se à PP desenvolvidos e em andamento, publicações científicas, realização e participação em eventos. Destaca-se, ainda, que com vistas à ampliação da visibilidade do Curso, foram desenvolvidas atividades voltadas à popularização da ciência, com base na apropriação da comunidade e expansão do potencial do Programa, como aumento no número de aulas ministradas em escolas públicas, entrevistas em programas de rádio, na TV e na internet. Houve aumento de produção de discentes e docentes para os meios de comunicação digitais e estes, também, atuaram nas entidades de classe e em eventos científicos relevantes na área de saúde.
As ações de internacionalização do Programa no quadriênio incluem: recebimento de visitantes ou convidados estrangeiros em atividades de pesquisa e/ou ensino na pós-graduação; discentes estrangeiros recebidos pelo programa em visita técnica, missão de curta duração ou sanduíche; Encontro de Medicina e Enfermagem da ESCS (2018) e I Simpósio de Inovações Tecnológicas em Saúde – IGESDF (2019) com um convidado internacional da Universidade Nova de Lisboa. As ações de internacionalização compõem uma agenda de estudos em desenvolvimento pela parceria entre a Escola Superior de Ciências em Saúde (ESCS) e a Universidade de Brasília, no contexto dos programas de Pós Graduação stricto sensu, núcleos de pesquisa e projetos de pesquisa interinstitucionais.
Em relação às ações de visibilidade do curso analisaram-se os seguintes itens: disseminação do conhecimento, página do programa e repositórios de teses/dissertações (bom)
O Curso desenvolve ações para a disseminação do conhecimento, tais como: publicação das dissertações na homepage do programa (disponível em: http://www.mpe.uefs.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=41); I Mostra de Pesquisa do Mestrado Profissional em Enfermagem - Impacto político e social nas instituições de saúde para transformações nas práticas de ensino e cuidado; seminários gratuitos e abertos ao público, voltado para estudantes, profissionais da área da Saúde e comunidade em geral.
A página do Curso (disponível em: https://mestradoprofescs.wixsite.com/mestradoprofissional) possui dados e informações satisfatórias que possibilitam a visibilidade do PMPCS. No site é possível encontrar informações sobre o histórico e regimento do programa, proposta pedagógica, área de concentração e linhas de pesquisa, composição do corpo docente e do corpo discente, editais de seleção, cronogramas, infraestrutura e notícias. Entretanto, importantes informações não estão disponíveis, tais como: projetos de pesquisa e/ou convênios, repositório das dissertações completas. A página não possui tradução para os idiomas inglês e espanhol.
Sobre o repositório institucional, destaca-se que os resumos das dissertações estão disponíveis em ícone específico (“https://mestradoprofescs.wixsite.com/mestradoprofissional/trabalho-final), com as seguintes informações: título, nome do discente e do orientador. Ao clicar no título do trabalho encontram-se dados adicionais sobre a Dissertação, tais como: tipo de trabalho de conclusão, data da defesa, resumo, palavras-chave, abstract, keywords, contexto e banca examinadora.
A análise da internacionalização, inserção (local, regional, nacional) e visibilidade do PPG é compatível com o conceito “Bom” estabelecido pela Área neste quadriênio.
No conjunto, o quesito 3, Impacto, foi avaliado com o conceito Bom.