• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados da Disciplina

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA (15006018006P2)
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
EN
71855
2
07/08/2019 à -
Não
Ementa: Metodologias ativas de ensino e aprendizagem no contexto da mudança da formação dos profissionais de saúde. Principais estratégias usadas no âmbito do ensino superior na área da saúde, anconrada na aprendizagem significativa. Conceito e avaliação de habilidades e competências na educação em saúde. Processo de ensino e aprendizagem nas residencias médicas e multiprofissionais. A pesquisa como dispositivo de ensino. Objetivos: favorecer o exercício da docência por meio do conhecimento de metodologias, técnicas e estratégias ativas de aprendizagem que poderão ser utilizadas para o desenvolvimento um currículo/módulo/disciplina/atividade em qualquer curso de graduação que tenha entre suas premissas potencializar o aprendizado de seus alunos.
Gadotti M. Perspectivas atuais da educação. São Paulo Perspectivas [serial on the internet]. 2000 [cited 2017 set 23];14(2):3-11. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ spp/v14n2/9782.pdf Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra; 2008. Berbel NAN. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface Comun Saúde Educ [serial on the internet]. 1998 [cited 2017 set 23];2(2):139-54. Available from: http:// www.scielo.br/pdf/icse/v2n2/08 Berbel NAN. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina Ciências Sociais e Humanas [serial on the internet]. 2011 [cited 2017 set 23];32(1):25- 40. Available from: http://www.proiac.uff.br/sites/default/ files/documentos/berbel_2011.pdf Siqueira-Batista R, Siqueira-Batista R. Os anéis da serpente: a aprendizagem baseada em problemas e as sociedades de controle. Ciênc Saúde Coletiva [serial on the internet]. 2009;14(4):1183-92. Available from: http://www. scielo.br/pdf/csc/v14n4/a19v14n4.pdf Souza MTS, Silva MD, Carvalho R. Complementar: Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein [serial on the internet]. 2010 [cited 2017 set 23];8(1):102-6. Available from:http://astresmetodologias.com/material/ O_que_e_RIL.pdf Gomes AP, Arcuri MB, Cristel EC, Ribeiro RM, Souza LMBM, Siqueira-Batista R. Avaliação no ensino médico: o papel do portfólio nos currículos baseados em metodologias ativas. Rev Bras Educ Méd [serial on the internet]. 2010 [cited 2017 set 23];34(3):390-6. Available from: http://www.scielo.br/ pdf/rbem/v34n3/08.pdf Marin MJS, Lima EFG, Paviotti AB, Matsuyama DT, Silva LKD, Gonzalez C, et al. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das metodologias ativas de aprendizagem. Rev Bras Educ Méd [serial on the internet]. 2010 [cited 2017 set 23];34(1):13-20. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ rbem/v34n1/a03v34n1.pdf Prado ML, Velho MB, Espíndola DS, Sobrinho SH, Backes VMS. Arco de Charles Marguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Esc Anna Nery Rev Enferm [serial on the internet]. 2012 [cited 2017 set 23];16(1):172-7. Available from: http:// www.scielo.br/pdf/ean/v16n1/v16n1a23.pdf Gadotti M. Perspectivas atuais da educação. São Paulo Perspectivas [serial on the internet]. 2000 [cited 2017 set 23];14(2):3-11. Available from: http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n2/9782.pdf Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 3. ed. Sao Paulo: Paz e Terra; 2008. Berbel NAN. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface Comun Saúde Educ [serial on the internet]. 1998 [cited 2017 set 23];2(2):139-54. Available from: http://www.scielo.br/pdf/icse/v2n2/08 Berbel NAN. As metodologias ativas e a promocao da autonomia de estudantes. Semina Ciências Sociais e Humanas [serial on the internet]. 2011 [cited 2017 set 23];32(1):25- 40. Available from: http://www.proiac.uff.br/sites/default/files/documentos/berbel_2011.pdf Siqueira-Batista R, Siqueira-Batista R. Os anéis da serpente: a aprendizagem baseada em problemas e as sociedades de controle. Ciênc Saúde Coletiva [serial on the internet]. 2009;14(4):1183-92. Available from: http://www.scielo.br/pdf/csc/v14n4/a19v14n4.pdf Gomes AP, Arcuri MB, Cristel EC, Ribeiro RM, Souza LMBM, Siqueira-Batista R. Avaliacao no ensino medico: o papel do portfolio nos curriculos baseados em metodologias ativas. Rev Bras Educ Méd [serial on the internet]. 2010 [cited 2017 set 23];34(3):390-6. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v34n3/08.pdf Marin MJS, Lima EFG, Paviotti AB, Matsuyama DT, Silva LKD, Gonzalez C, et al. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das metodologias ativas de aprendizagem. Rev Bras Educ Méd [serial on the internet]. 2010 [cited 2017 set 23];34(1):13-20. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v34n1/a03v34n1.pdf Prado ML, Velho MB, Espíndola DS, Sobrinho SH, Backes VMS. Arco de Charles Marguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Esc Anna Nery Rev Enferm [serial on the internet]. 2012 [cited 2017 set 23];16(1):172-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v16n1/v16n1a23.pdf Batista NA. Planejamento no Ensino em Saúde. in: Batista NA; Batista SH. Docência em Saúde: temas e experiências. 2 ed, São Paulo: Editora SENAC, 2014. Klausen LS. Aprendizagem significativa: um desafio. IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação in XIII Congresso Nacional de Educação. Curitiba, 2013. https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25702_12706.pdf Miranda FBG, Mazzo A, Pereira Junior GA. Avaliação de competências individuais e interprofissionais de profissionais de saúde em atividades clínicas simuladas: scoping review. Interface: comunicação, saúde e educação. 2018; 22(67):1221-34. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0628 Cömert M, Zill JM, Christalle E, Dirmaier J, Härter M, Scholl I (2016) Assessing Communication Skills of Medical Students in Objective Structured Clinical Examinations (OSCE) - A Systematic Review of Rating Scales. PLoS ONE 11(3): e0152717. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0152717 Ferla AA et al. Residências e a Educação e Ensino da Saúde: Tecnologias Formativas e o Desenvolvimento do Trabalho. SérieVivências em educação e saúde. Porto Alegre: Rede UNIDA, 2017. http://historico.redeunida.org.br/editora/biblioteca-digital/serie-vivencias-em-educacao-na-saude/ResidenciaseaEducacaoeEnsinodaSaude.pdf Botti SHO, Rego S. Processo ensino-aprendizagem na residência médica. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 34, n. 1, p. 132-140, Mar. 2010. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000100016 Butafava EPDA, Oliveira RAD, Quilici AP. Satisfação e autoconfiança de estudantes na simulação realística e a experiência de perpetuação do saber. Rev Bras Educ Med. 2022;46(4):e166 COSTA JÚNIOR, J. F. et al. Metodologias Ativas de Aprendizagem e a Promoção da Autonomia do Aluno. RECHSO - Revista Educação, Humanidades e Ciências Sociais, V. 07. N.14, p. 01–23, 2023. DOI: 10.55470/rechso.00092. SOARES, Cristine. Metodologias ativas: uma nova experiência de aprendizagem. 1. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2021. Távora LGF, Amorim LT, Teixeira JPB, Mota HM, Costa TBV, Costa VFTV. Características de um professor exemplar: percepções de estudantes e professores. Rev Bras Educ Med . 2020;44(3):e080. doi: 10.1590/1981-5271v44.3-20190252. Varga Z, Pótó Z, Czopf L, Füzesi Z. Do we need special pedagogy in medical schools? Attitudes of teachers and students in Hungary: a cross-sectional study. BMC Med Educ . 2020;20:472-482. doi: 10.1186/s12909-020-02385-x.

Cursos

ENSINO EM SAÚDE
Doutorado Profissional
30

Áreas de Concentração

INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE E SERVIÇOS DE SAÚDE
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer