• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados da Disciplina

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
TEXTO, DISCURSO E ENSINO
LE
12123
3
05/05/2015 à -
Não
Estudo das principais abordagens do texto e do discurso em teorias enunciativas contemporâneas e de suas presenças no ensino de língua materna e estrangeira, com ênfase nas diferentes perspectivas de ensino do texto e do discurso e no uso de novas tecnologias no ensino de línguas.
ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. 2 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. ANTUNES, I. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEF, 1999. BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiros e quartos ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997. BRITO, E. V. (org.) ; MATTOS, J. M.; PISCIOTA, H. PCNs de língua portuguesa: a prática em sala de aula. São Paulo: Arte & Ciência, 2001. BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado, PériclesCunha. São Paulo: EDUC, 1999. COSTA, S. R. Interação e letramento: uma (re) leitura à luz vygotskiana e bakhtiniana. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2000. DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. EVANGELISTA, A. A. M. A leitura literária e os professores: condições de formação e de atuação. In: MARINHO, M.; SILVA, C. (Org.) Leituras do professor. São Paulo: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1998. EVARISTO, M. C. O cordel em sala de aula. In: CHIAPPINI, Lígia (Coord.) Gêneros do discurso na escola. São Paulo: Cortez, 2000. FREITAS, M. T.; COSTA, S R. (orgs.) Leitura e escrita na formação de professores. Juiz de Fora: UFJF, 2002. GERALDI, J. W. (org.) O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997. GUIMARÃES, E. Texto, discurso e ensino. São Paulo: Contexto, 2009. KOCH, I. V. Linguística textual e pcns de língua portuguesa. Disponível em: www.unb.br/abralin/index.php. Acessado aos 03 de janeiro de 2004. MARCUSCHI, L. A. Leitura oral e escrita. In: ZILBERMAN, R. (Org.). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1988. MEURER, J. L. O conhecimento de gêneros textuais e a formação do profissional da linguagem. In: FORTKAMP, M. B. M.; TOMITCH, L. M. B. (orgs.) Aspectos da linguística aplicada. Florianópolis: Insular, 2000. MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D.(org.) Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. MORAN, J. M.; BEHRENS; MASETTO, M. T. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7 ed. Campinas, SP:Papirus, 2003. ROJO, R. H. R. A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2000. SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004 SERAFINI, M.T. Como escrever textos. São Paulo: Globo, 2001. XAVIER, A. C. Como se faz um texto: a construção da dissertação argumentativa. Recife RESPEL, 2013.

Cursos

LETRAS
Mestrado
45
LETRAS
Doutorado
45

Áreas de Concentração

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.15
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer