Plano Acadêmico:
Operacionalizar a cooperação técnica entre o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba – PPGENF/UFPB e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) para proporcionar a formação de 08 (oito) docentes pertencentes ao quadro efetivo do IFPE, no curso Stricto Sensu nível Doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB – PPGENF/UFPB. JUSTIFICATIVAS O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) tem a missão de promover a educação profissional, científica e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, com base no princípio da indissociabilidade das ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, de modo a contribuir para a formação integral do ser humano e o desenvolvimento sustentável da sociedade. No tocante o ensino de Enfermagem, a instituição conta com o curso de Graduação em Enfermagem, desde 2011, implantado no campus Pesqueira, localizado no agreste do estado de Pernambuco e os cursos em nível técnico nos campi Belo Jardim e Abreu e Lima. No tocante ao ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu, o IFPE conta com dois cursos de mestrado profissional, um em Educação Profissional e Tecnologia e um em Gestão Ambiental. A delimitação das áreas de inserção do IFPE e do perfil dos cursos e de seus egressos, são estabelecidos a partir de leitura sistemática das demandas regionais, da conjuntura nacional e mundial, assim como do diálogo com os diversos setores da instituição e da sociedade. Nesta direção, o IFPE busca assegurar a oferta de cursos de Graduação e de Pós-Graduação, assim como de atividades de pesquisa e de extensão, que estejam em sintonia com os anseios e possibilidades da região e que possam contribuir para viabilizar seu desenvolvimento econômico, social e cultural, de forma a contribuir para a permanência dos jovens, com qualidade de vida e alternativas profissionais. Nesse contexto, e ao considerar a natureza dos institutos federais, aponta-se como lacuna em todo o país a ausência de Curso de Mestrado Profissional em Enfermagem ofertado por instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Nesse sentido, o IFPE busca ser precursor na formação de PósGraduação Stricto Sensu em Enfermagem na modalidade profissional, com vistas consolidar o compromisso social da instituição com a comunidade de enfermeiros, atendendo a demanda existente, sobretudo no interior do estado de Pernambuco. Para tanto, faz-se necessário ampliar o número de docentes doutores na área de Enfermagem, com vistas o desenvolvimento de atividades de pesquisa e geração de conhecimentos para o desenvolvimento técnico-científico, político-social, epistemológico e metodológico do trabalho de enfermagem. Dessa forma o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB, enquanto instituição promotora, propõe ao IFPE a implementação do DINTER, como uma das contribuições de iniciativa de solidariedade ao estado de Pernambuco. Fomentar a Pós-Graduação Stricto Sensu no IFPE, por meio da oferta deste DINTER, implica considerar as assimetrias da Pós-Graduação brasileira. Assim, esta proposta justifica-se pela necessidade de formar docentes pesquisadores para o ensino, pesquisa e extensão, consolidar grupos de pesquisa em enfermagem na instituição receptora, estimular publicação em periódicos de qualidade internacional e estabelecer parcerias. Ademais, faz-se necessária a formação de novos pesquisadores em enfermagem, uma vez que a instituição receptora possui quadro de 19 docentes que necessitam de qualificação profissional em nível de Doutorado. A proposta do DINTER terá impacto direto na formação em nível doutoral de oito docentes de enfermagem atuantes no IFPE. Espera-se como consequência o aprimoramento das pesquisas desenvolvidas, assim como o intercâmbio de experiências e consolidação de parcerias entre os grupos de pesquisa da instituição promotora e receptora, fortalecendo a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão preconizada pelos institutos federais. Os docentes doutores, com a experiência adquirida junto ao PPGENF da UFPB, poderão desenvolver estudos de qualidade e publicá-los em periódicos de alto impacto, o que ampliará a visibilidade nacional e internacional das pesquisas desenvolvidas pelos professores e alunos. Essa formação reitera o papel transformador de realidades já desempenhando nos campi localizados no interior de Pernambuco, com a disponibilidade de ensino de nível superior de qualidade na região agreste do estado. Os novos docentes doutores serão importantes em uma futura proposta de mestrado profissional em enfermagem a ser ofertado pelo IFPE no agreste pernambucano, o que transcende o DINTER e gera o impacto indireto na formação stricto sensu gratuita e de qualidade para enfermeiros dessa região, com repercussão positiva na assistência à saúde desta população.
META Proporcionar a formação de 08 (oito) docentes da área de Enfermagem do IFPE no Doutorado em Enfermagem da UFPB.
PRINCIPAIS AÇÕES
- Ofertar 8 (oito) vagas destinadas aos docentes de enfermagem do IFPE, no Doutorado Interinstitucional ofertado pelo PPGEnf/UFPB. - Viabilizar a realização do processo seletivo, a ser realizado pelo PPGEnf/UFPB. - Viabilizar que os docentes do IFPE aprovados na seleção cursem as disciplinas referentes aos créditos obrigatórios e optativos, em conformidade com as normativas do PPGEnf/UFPB. - Viabilizar a realização da pesquisa científica para construção da tese de doutorado dos docentes do IFPE que forem aprovados na seleção.
PÚBLICO-ALVO
O IFPE possui 16 campis distribuídos desde o litoral até o sertão do estado. Em três campi existe a oferta de cursos de Enfermagem: no campus Pesqueira, localizado no agreste pernambucano, é ofertado o curso superior de bacharelado em Enfermagem; nos campi Belo Jardim e Abreu e Lima, localizados no agreste e região metropolitana, respectivamente, é ofertado curso técnico em enfermagem. O bacharelado em Enfermagem do campus Pesqueira possui seu corpo docente efetivo constituído por 19 docentes enfermeiros. Destes, 7 são doutores, 3 são doutorandos e 9 são mestres. O curso técnico do campus Belo Jardim possui corpo docente composto por 13 enfermeiros, dos quais 4 são doutores, 3 são doutorandos, 5 são mestres e 1 é especialista. Já o curso técnico ofertado no campus Abreu e Lima possui 12 docentes enfermeiros efetivos do curso, 3 são doutores, 3 são doutorandos, 5 são mestres e 1 especialista. Assim, o IFPE possui o total de 44 docentes enfermeiros efetivos atuantes nos cursos de Enfermagem: 14 são doutores, 9 doutorandos, 19 mestres e 2 especialistas. Observa-se, portanto, que o público-alvo da oferta do Dinter consiste nos 19 docentes que possuem como titulação máxima o mestrado, que ministram aula nos cursos de enfermagem dos campi Abreu e Lima, Belo Jardim e Pesqueira.
LOCAL DE REALIZAÇÃO Os componentes curriculares do Dinter serão ofertados nas dependências físicas do PPGENF/UFPB, localizado em João Pessoa-PB.
ABRANGÊNCIA Poderá concorrer à seleção do Dinter os docentes do IFPE que se enquadrarem nos requisitos estabelecidos pelo regimento e edital do PPGEnf/UFPB. Estima-se maior probabilidade de tais docentes pertencerem aos campi Abreu e Lima, Belo Jardim e Pesqueira, uma vez que neles são ofertados cursos de Enfermagem, o que eleva a possibilidade de interesse e perfil docente para cursar um Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
PERÍODO A cooperação entre o IFPE e a UFPB terá vigência, a partir de sua assinatura, pelo prazo de 60 (sessenta) meses, devendo ser avaliada anualmente pelos partícipes, podendo ser rescindido por qualquer uma das partes, mediante comunicação formal com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, independentemente de notificação judicial ou extrajudicial.
FINANCIAMENTO DO FUNCIONAMENTO DO DINTER Quanto aos recursos, despesas e financiamento do curso em termos de infraestrutura, equipamentos, recursos humanos, recursos materiais não haverá nenhuma despesa adicional tendo em vista que iremos utilizar os recursos do próprio PPGENF, não serão ofertadas bolsas de qualquer natureza. Conforme detalhamento:
INFRAESTRUTURA E EQUIPAMENTOS
Ressaltamos que para a realização do dinter, iremos utilizar toda estrutura física necessária para a operacionalização das aulas, reuniões, orientações e etc. Não será necessário investimento na infraestrutura, equipamentos da UFPB pois os existentes para andamento do programa regular de Doutorado em Enfermagem são compatíveis, suficientes e serão utilizados nas atividades do Dinter. O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (PPGEnf) possui planta física própria com 3 salas de aula com capacidade para 40 pessoas, sala para reunião, 8 laboratórios/salas para professores, todas informatizadas, com capacidade para todos os professores, salas de apoio para os alunos de pós-graduação, secretaria, sala de reunião; salas para coordenação e vice coordenação, 2 salas para a sub-coordenação didático/pedagógica para o mestrado e do doutorado; 1 sala de apoio para o aluno de pós graduação equipada com 5 computadores, 1 impressora, ligada por wireless, para uso dos alunos, com seus computadores portáteis; 1 sala para professor visitante/Dinter, 1 sala de apoio técnico e revista. Salas para os grupos de pesquisas desenvolverem suas atividades, em conjunto com os docentes e alunos de graduação e pós-graduação inclusive para os alunos do dinter que estarão vinculados a algum grupo de pesquisa.
RECURSOS HUMANOS
O Dinter ocorrerá a partir da contribuição dos recursos humanos do PPGENFUFPB. Não será necessária alocação de técnicos administrativos da UFPB pois os técnicos administrativos existentes são suficientes para andamento do programa regular e para andamento das atividades do dinter, ressaltando que as atividades regulares do programa e as atividades do dinter acontecerão agregadas. Quanto aos docentes, reforçamos que serão os docentes que ofertarão disciplinas nos cursos regulares (mestrado/doutorado) e os alunos dinter farão parte destes cursos.
RECURSOS MATERIAIS
Os materiais de escritório necessários para trâmites burocráticos inerentes ao processo de doutoramento serão providos pela instituição promotora, uma vez que o curso será ofertado nas suas dependências físicas. Como descrito acima, para os recursos materiais utilizaremos os disponíveis do PPGENF, pertinente às atividades administrativas da secretaria do programa, de forma que não haverá acréscimo de valores gastos com tais itens. Os materiais necessários para desenvolvimento da pesquisa da tese irão variar conforme particularidades de cada estudo a ser desenvolvido e ficarão sob responsabilidade dos doutorandos, com possibilidade de obtenção de financiamento por órgãos de fomento à pesquisa.
RESULTADOS ESPERADOS
Formação de 08 (oito) docentes do IFPE no Doutorado em Enfermagem da UFPB, alavancar o conhecimento científico na área de Enfermagem e buscar impacto social.
DISCIPLINAS DO CURSO DE DOUTORADO EM ENFERMAGEM DO PPGENF/CCS/UFPB:
a) Disciplinas Obrigatórias: 240 horas (12 créditos) 1. Abordagens Metodológicas para a produção do conhecimento - 60h (04 créditos) 2. Cuidado em Enfermagem e Saúde - 60h (04 créditos) 3. Fundamentos Filosóficos da Ciência e da Enfermagem - 60h (04 créditos)
b) Disciplinas Eletivas Instrumentais - (ao menos uma deverá ser cursada preferencialmente vinculada à linha de pesquisa): 150 horas (10 créditos) 1. Análise Crítica de Teorias de Enfermagem (Linha Fundamentos Teórico-Filosóficos do Cuidar em Enfermagem e Saúde) – 45h (03 créditos) 2. Processo de Trabalho em Saúde e Enfermagem (Linha - Políticas e Práticas do Cuidar em Enfermagem e Saúde) – 45h (03 créditos) 3. Políticas, Práticas e Cuidados à Pessoa Idosa (Linha - Enfermagem e Saúde no Cuidado ao Adulto e Idoso – 45h (03 créditos)
c) Disciplinas Eletivas: 615 horas (41 créditos). 1. Formação e Pesquisa na Pós- Graduação em Enfermagem e Saúde – 30h (02 créditos) 2. Aspectos Críticos do Processo de Cuidar em Enfermagem – 45h (03 créditos) 3. Métodos e Técnicas de Análise Qualitativa - 45h (03 créditos) 4. Bioética: dilemas éticos na investigação - 45h (03 créditos) 5. Bioestatística aplicada à saúde - 45h (03 créditos) 6. Epidemiologia: Conceitos e Métodos I - 45h (03 créditos) 7. Epidemiologia: Conceitos e Métodos II - 45h (03 créditos) 8. História da Saúde e da Doença - 45h (03 créditos) 9. Representações Sociais e Práticas em Saúde - 45h (03 créditos) 10. Gestão em Grupo de Pesquisa - 45h (03 créditos) 11. Processo de Cuidar em Enfermagem - 45h (03 créditos) 12. Sistemas de Classificação em Enfermagem e Saúde - 45h (03 créditos) 13. Tópicos Temáticos - 45h (03 créditos) 14. Tópicos de Pesquisa - 45h (03 créditos)
d) Atividades Acadêmicas: 315 horas (17 créditos) 1. Estágio de Docência I – 60h (02 créditos práticos) 2. Estágio de Docência II – 60h (02 créditos práticos) 3. Projeto Articulado de Pesquisa I – 30h (02 créditos teóricos) 4. Projeto Articulado de Pesquisa II – 30h (02 créditos teóricos) 5. Seminário de Pesquisa I – 45h (03 créditos teóricos) 6. Seminário de Pesquisa II – 45h (03 créditos teóricos) 7. Seminário de Pesquisa III – 45h (03 créditos teóricos)
Atividades obrigatórias referentes à Tese
1.Qualificação de Tese
2.Defesa de Tese
Coordenador Instituição Promotora Profa. Dra. Ana Cristina de Oliveira e Silva Endereço: Campus Universitário - Bairro Castelo Branco – CEP 58051-900 - João Pessoa –PB Fone: (83) 98893-3032 E-mail: anacris.os@gmail.com
Coordenador Instituição Receptora: Nelson Miguel Galindo Neto Endereço: BR 232, Km 214, Loteamento Portal. Bairro: Prado. Pesqueira-PE Fone: (81) 99510-2827 E-mail: nelson.miguel@pesqueira.ifpe.edu.br
Recife, 02 de Março de 2023
José Carlos de Sá Junior Reitor do IFPE
Valdiney Veloso Gouveia Reitor da UFPB
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Ressaltamos que para a realização do dinter, iremos utilizar toda estrutura física necessária para a operacionalização das aulas, reuniões, orientações e etc. Não será necessário investimento na infraestrutura, equipamentos da UFPB pois os existentes para andamento do programa regular de Doutorado em Enfermagem são compatíveis, suficientes e serão utilizados nas atividades do Dinter. O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (PPGEnf) possui planta física própria com 3 salas de aula com capacidade para 40 pessoas, sala para reunião, 8 laboratórios/salas para professores, todas informatizadas, com capacidade para todos os professores, salas de apoio para os alunos de pós-graduação, secretaria, sala de reunião; salas para coordenação e vice coordenação, 2 salas para a sub-coordenação didático/pedagógica para o mestrado e do doutorado; 1 sala de apoio para o aluno de pós graduação equipada com 5 computadores, 1 impressora, ligada por wireless, para uso dos alunos, com seus computadores portáteis; 1 sala para professor visitante/Dinter, 1 sala de apoio técnico e revista. Salas para os grupos de pesquisas desenvolverem suas atividades, em conjunto com os docentes e alunos de graduação e pós-graduação inclusive para os alunos do dinter que estarão vinculados a algum grupo de pesquisa.
Cronograma de Atividades:
Processo Seletivo: 1º Sem. 2023
Matrícula: 2º Sem. 2023
Realização de Créditos em disciplinas: 2º Sem. 2023, 1º Sem. 2024, 2º Sem. 2024, 1º Sem. 2025.
Reuniões orientador/orientando para programação das atividades de estudo, orientação da pesquisa: 2º Sem. 2023, 1º Sem. 2024, 2º Sem. 2024, 1º Sem. 2025, 2º Sem 2025, 1º Sem. 2026, 2º Sem2026, 1º Sem. 2027.
Levantamento do referencial teórico: 2º Sem. 2023, 1º Sem. 2024, 2º Sem. 2024, 1º Sem. 2025, 2º Sem 2025.
Estudo do referencial teórico-metodológico: 2º Sem. 2023, 1º Sem. 2024, 2º Sem. 2024, 1º Sem. 2025.
Realização do estágio obrigatório na Instituição Promotora: 2º Sem. 2024, 1º Sem. 2025.
Preparação e encaminhamento para publicação do primeiro artigo científico: 2º Sem. 2023, 1º Sem. 2024.
Coleta de dados: 2º Sem. 2024, 1º Sem. 2025.
Análise de dados: 1º Sem. 2025, 2º Sem 2025.
Redação final da tese: 2º Sem 2025, 1º Sem. 2026.
Preparação e encaminhamento para publicação do segundo artigo científico: 2º Sem 2025, 1º Sem. 2026.
Exame de Qualificação: 2º Sem2026.
Defesa da tese: 1º Sem. 2027.