Plano Acadêmico:
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião - em sua oferta para o MINTER - tem por objetivo incentivar a pesquisa e a produção científica sobre o fenômeno religioso em sua constituição epistemológica, cultural e sua significação como fato social; promover a formação científica aprofundada de docentes e pesquisadores(as) para uma melhor compreensão das formas históricas da religião e de sua interação com a cultura e as transformações sociais.
- O MINTER tem como objetivo preparar profissionais para prestar serviços de formação e assessorias para identificar, compreender e respeitar a pluralidade de manifestações religiosas, contribuindo para o diálogo ecumênico, inter-religioso e científico;
- O MINTER visa contribuir com a divulgação do saber por meio de produções dentro e fora do espaço acadêmico e com o suporte científico para compreender as expressões religiosas em seu meio ambiente, através da sociologia, antropologia e ciências afins.
- Esta oferta de MINTER tem como meta especifica a formação de docentes e pesquisadores que possam contribuir para o desenvolvimento da pesquisa na região Médio Norte Goiano.
- Através da pesquisa do fenômeno religioso o MINTER estabelece como meta o diálogo interdisciplinar com outras áreas do conhecimento a fim de reconhecer as diferenças culturais e religiosas no contexto social regional.
- O MINTER através da formação de novos mestres visa formar docentes das diversas instituições de ensino da região.
- O Programa Promotor visa através da oferta desse MINTER contribuir de forma solidária com uma IES situada em uma região carente de cursos de Pós Graduação e de pesquisa.
- Graças ao MINTER o Programa Promotor amplia sua área de atuação e pesquisa com conhecimento de uma nova realidade, novos desafios e inovação dos objetos de pesquisa e do saber acumulado ao longo dos 18 anos de atuação.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A FASEM dispõe de dois laboratórios de informática onde se desenvolvem as atividades acadêmicas dos seus cursos de graduação. Os laboratórios
dispõem de equipamentos modernos, que atendem qualitativa e quantitativamente às demandas dos cursos. Todos os terminais dos laboratórios estão conectados à rede Internet.
- Os laboratórios de informática estão instalados em duas salas, de aproximadamente 58 m² cada, com acomodação suficiente para até 40 discentes sentados confortavelmente em cadeiras almofadadas em cada uma das salas. Dispõe ar condicionado, boa iluminação natural e artificial, asseguram adequadas condições de funcionamento, tendo os laboratórios uma boa acústica. O espaço destinado aos professores e orientadores, bem como para atendimento e acompanhamento de discentes é adequado às necessidades.
- O laboratório destinado ao MINTER tem espaço estimado de 58 m²; com 20 microcomputadores (processador, memória RAM e placa de vídeo, leitor e gravador de DVD, compatíveis com processamento de imagens, configuração mínima: Intel(R) Core™ i5, 4GB memória RAM, HD de 500 GB); 20 monitores de 17 pl. Existe, quando necessário, um serviço de agendamento efetuado no próprio departamento de Tecnologia da Informação.
A Biblioteca da Faculdade Serra da Mesa recebe o nome de “Dom José da Silva Chaves”, uma justa homenagem ao ex-bispo diocesano de Uruaçu, conta com um material informacional de apoio tanto ao corpo docente quanto ao corpo discente, e procurará manter-se sempre atualizada para oferecer um bom serviço. A biblioteca funciona totalmente informatizada, inclusive com acesso à rede mundial de computadores a internet.
- Para a FASEM, a biblioteca constitui-se num espaço privilegiado, que serve de suporte ao ensino, à pesquisa e à extensão. O acervo é composto por diferentes tipos de documentos e é a base para propiciar à comunidade acadêmica as condições necessárias a um trabalho de qualidade.
- O sistema de classificação do material bibliográfico adotado pela unidade de informação é a Classificação Decimal Universal – CDU; o AACR2 em MARC21 para descrição de documentos e a tabela de Cutter (utilizada na notação de autor), além disso, a Biblioteca é totalmente informatizada contando com o software TOTVS Gestão Bibliotecária que executará as atividades de empréstimos, devoluções, renovações, consultas, reservas, cadastro dos usuários, entre outras.
- A Biblioteca dispõe de pessoal qualificado para organização do acervo e atendimento aos usuários.
- Existe um Plano de Expansão de espaço físico e atualização de acervo.
- Para a FASEM, a biblioteca constitui-se num espaço privilegiado, que serve de suporte ao ensino, à pesquisa e à extensão. O acervo é composto por diferentes tipos de documentos e é a base para propiciar à comunidade acadêmica as condições necessárias a um trabalho de qualidade.
- A biblioteca possui seu regimento, que estabelece, em detalhes, todas as condições de seu funcionamento, inclusive no tocante à relação com os usuários. É totalmente informatizada, com terminal para que o aluno faça consulta bibliográfica.
- Além dos periódicos de assinaturas correntes, específicos para o curso e habilitações, a biblioteca conta com a assinatura de jornais de circulação nacional e regional, revistas e outros.
- A Biblioteca possui bases de dados que possibilita à comunidade acadêmica acesso a ampla informação sobre todas as áreas dos conhecimentos humanos, com ênfase para os cursos oferecidos, em todos os níveis.
Domínio Público: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do;
jsessionid=D67F0AD3AE0D88272634A0E907D7D890;
Google Acadêmico - http://scholar.google.com.br;
SBU - Biblioteca Digital da Unicamp - http://libdigi.unicamp.br/document/list.php?tid=7;
USP - Biblioteca Digital de Teses - http://www.teses.usp.br.
SCIELO - http://www.scielo.br/
- O acervo bibliográfico é organizado através do sistema TOTVS que é um dos aplicativos da linha RM, solução corporativa que reúne os sistemas para Windows Server Ultimate, da TOTVS que adota o Formato de Intercâmbio Bibliográfico e Catalográfico – Formato MARC 21 para registro dos dados e o Código de Catalogação Anglo-Americano – AACR-2, para descrição dos documentos.
- A leitura na biblioteca é franqueada aos usuários, os quais terão acesso às estantes. No entanto, as obras consultadas devem ser deixadas sobre o balcão da mesma, inclusive para fins de registro estatístico de consulta.
- O acesso ao material bibliográfico ocorre por meio de catálogo informatizado, o acervo terá um sistema de circulação aberto, antes de se dirigir às estantes, é conveniente que o usuário faça busca do material através do catálogo online, no terminal de consulta. Buscando no catálogo online por título, autor (sobrenome, prenome) e assunto. Devem-se usar palavras sem acentuação. Anotar o Código CDU e CUTTER. Os livros estão ordenados por ordem numérica do assunto (CDU) seguido da notação de autor; caso tenha dúvida o leitor terá o servidor a sua disposição para orientar na consulta ao acervo, auxilio a pesquisa e demais informações necessárias;
- Existe um cronograma de expansão do espaço físico e uma política de aquisição, expansão e atualização do acervo.
Cronograma de Atividades:
Processo Seletivo: FEVEREIRO e MARÇO DE 2017
MATRÍCULA: Março de 2017
PROPEDEUTICO: abril
Disciplina 1: abril- Metodologia / Fenômeno Religioso
Disciplina 2: maio - Fenômeno Religioso / Metodologia
Disciplina 3: junho - Matrizes Teóricas da Sociologia da Religião /Matrizes Teóricas da Literatura Sagrada
Disciplina 4 : julho - Cultura e Ateísmos contemporâneos/Matrizes Teóricas da Sociologia da Religião
Disciplina 5: agosto – Religião, Memória e Tradição / Cultura e Ateímos contemporâneos
Disciplina 6: setembro – Religião como Sistema Simbólico/Matrizes Teóricas da Literatura Sagrada
Disciplina 7: outubro – Sociologia das Instituições e dos Mov. Religiosos/ Religião, Memória e Tradição
Disciplina 8: novembro – Religião e globalização/Sociologia das Instituições e dos Mov. Religiosos
Disciplina 9: dezembro - Religião como Sistema Simbólico/Religião e globalização
Qualificação: maio\junho de 2018.
Defesa: até março de 2019.
Orientação: durante a vigência do MINTER.
Colóquios: um por semestre em 2017
Seminários: um por semestre em 2018.
Atividades Complementares: até a Qualificacao.
Participação em Congressos da área: de acordo com as ofertas Regionais, Nacionais e Internacionais.