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Plataforma Sucupira

Dados do Programa

Projeto de Cooperação entre Instituições - Doutorado
92/2021
18/04/2022 a

Detalhamento do Programa

4
17/04/2026
Sobral - CE

Ações Desenvolvidas no Projeto

Características de Inovação que devem beneficiar a Instituição Receptora O DA-CV-Projeto de Cooperação entre Instituições no âmbito do Doutorado apresentará como característica marcante a qualidade de capacitar docentes, pesquisadores e gestores para trabalhar junto à Instituições de Ensino e de pesquisa de serviços em reprodução e sanidade animal. Assim, o Projeto de Cooperação entre Instituições no âmbito do Doutorado desenvolverá pesquisas com ênfase em Áreas como Saúde animal e zoonoses, Epidemiologia, Nutrição, Produção animal, Transgênese, Inseminação Artificial, Hormonioterapias, Desenvolvimento de fármacos, Desenvolvimento de ovário artificial, com aplicação direta no desenvolvimento de políticas de incremento a produção de proteína para a população e saúde animal e humana. Como característica importante, o aluno terá, mesmo que inserido em uma área afim na sua instituição de origem, a capacidade de por em prática pesquisas de qualidade, devido à formação oferecida pelos docentes do PPGCV – MA-CV. Plano Acadêmico do Curso do Projeto de Cooperação entre Instituições no âmbito do Doutorado O programa do Projeto de Cooperação entre Instituições no âmbito do Doutorado será conduzido pelo corpo docente permanente e de colaboradores e pesquisadores do PPGCV-MACV da UECE, os quais exercem atividade docente junto à Graduação, Mestrado Acadêmico e Doutorado na UECE. Os procedimentos didático-pedagógicos e o conteúdo das disciplinas ofertadas no Projeto de Cooperação entre Instituições no âmbito do Doutorado serão essencialmente os mesmos utilizados no curso regular de DOUTORADO ACADÊMICO (ofertado tradicionalmente na sede da instituição promotora), mantendo assim a unidade didáticopedagógica nos cursos ofertados. A distinção entre o Projeto de Cooperação entre Instituições no âmbito do Doutorado e o curso regular de doutorado não se opera no nível de dificuldade dos cursos. A distinção se opera basicamente em dois níveis: (i) no cronograma de oferta das disciplinas, e (ii) no acompanhamento dos trabalhos realizados. No que concerne ao cronograma, as disciplinas principais serão ofertadas em blocos semanais, oferecidos mensalmente, facilitando tanto o deslocamento do professor da instituição promotora quanto o atendimento das aulas por parte dos professores da instituição receptora. Adicionalmente, alguns alunos do Projeto de Cooperação entre Instituições no âmbito do Doutorado poderão assistir disciplinas adicionais na sede da instituição promotora. Nesse caso será estimulado o convívio de ambas as modalidades (Projeto de Cooperação entre Instituições no âmbito do Doutorado e PósGraduação regular) em sala de aula como forma de enriquecer o ambiente acadêmico. Assim, os alunos da modalidade Projeto de Cooperação entre Instituições no âmbito do Doutorado poderão matricular-se em um amplo conjunto de disciplinas. No que concerne ao acompanhamento dos trabalhos realizados, o Projeto de Cooperação entre Instituições no âmbito do Doutorado possui um controle mais intenso, efetuado tanto pelo orientador regular do curso como pela coordenação do Projeto de Cooperação entre Instituições no âmbito do Doutorado, que fará visitas regulares à instituição receptora. Do aluno matriculado no Projeto de Cooperação entre Instituições no âmbito do Doutorado será exigida grande dedicação ao curso, incluindo o envolvimento em publicações e a participação em projetos de pesquisa, seminários e congressos nacionais. Entende-se que há ampla oportunidade de pesquisa e aprendizado junto ao seu ambiente de trabalho, em suas atividades de ensino e pesquisa, onde pode-se aplicar os conhecimentos adquiridos no curso. Alguns dos objetivos do plano acadêmico são: • Formar mestre dentro de um padrão de qualidade exigido pelo PPGCV - DA-CV da UECE. • Capacitar os docentes para as atividades de ensino e aumentar a competência para a formação de novos recursos humanos na Instituição Receptora. • Proporcionar condições para que os docentes possam criar, desenvolver, nuclear e fortalecer grupos de ensino e pesquisa na Instituição Receptora. • Incrementar ações que visem o assistencialismo dos docentes e grupos de pesquisa, contribuindo para a inserção social da Instituição Receptora na cidade e região. • Propiciar condições para a criação de Cursos e Programas de Pós-Graduação dentro da Instituição Receptora, fortalecendo e estabelecendo atividades de ensino e pesquisa. • Contribuir para a criação e fortalecimento de linhas de pesquisa que visem as necessidades regionais e ampliem o comprometimento institucional com a região nordeste, mais especificamente o Estado do Ceará. • Melhorar e ampliar Programas de Iniciação Científica dentro da instituição Receptora

O UNINTA possui infraestrutura considerada adequada para o desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa relacionadas com o oferecimento do curso, tais como: • Salas de aulas, auditórios e auditório climatizados e dotados de mobiliário adequado às necessidades do grupo de mestrandos, sala para co-orientadores e disponibilizará todo apoio quando da vinda dos professores. • Biblioteca central com acesso a livros, revistas e periódicos relacionados à área de Medicina Veterinária. • Laboratórios de informática. • Laboratórios da área de ciências da saúde e áreas conexas, a destacar os seguintes: NUBEM – Núcleo de Bioprospecção Molecular; Laboratório de Bioquímica, Laboratório de Toxicologia, Laboratório Anatômico, Laboratório Cardiorespiratório, Laboratório de Citologia e Hematologia, Laboratório de Enfermagem, Laboratório de Farmacologia, Laboratório de Fisiologia, Laboratório de Fisiologia do Exercício, Laboratório de Microbiologia, Laboratório de Microscopia, Laboratório de Semiologia - Sala de Avaliação Físico Funcional, Laboratório de Histopatologia, Farmácia Escola, Viveiro Universitário de Mudas, Laboratório de análise microbiológica e Extra-Muros (24 consultórios), Laboratório Multidisciplinar (prótese odontológica, materiais dentários e pré-clínica), NAPI. • Hospital de Pequenos Animais. • Hospital de Grandes Animais • Veículos próprios da instituição para deslocamentos que se façam necessários. • Equipamentos de apoio ao ensino, tais como projetor de multimídia, retroprojetor, videoconferência e etc. • Setores de apoio, como Núcleo de Inovação Pedagógica, Radio, TV Interaja. • Revista Formar Interdisciplinar, publicada semestralmente. Além disso, o INTA coloca à disposição do programa vários convênios estabelecidos com instituições parceiras

As etapas descritas iniciar-se-ão após aprovação pelas Câmaras da UECE e do UNINTA e aprovação pela CAPES. Etapa 1: Seleção dos candidatos após três meses da aprovação da CAPES. Etapa 2: Obtenção de Créditos em Disciplinas que deverá ocorrer até o antepenúltimo semestre do Curso. Etapa 3: Apresentação do Projeto que deverá ocorrer antes do início do segundo semestre letivo do Curso. Etapa 4: Desenvolvimento do Projeto que ocorrerá a partir da sua aprovação. Etapa 5: Qualificação que ocorrerá antes do término do segundo semestre do Curso. Etapa 6: Defesa da tese que deverá ocorrer até 2026


Instituição Promotora

CARMINDA SANDRA BRITO SALMITO VANDERLEY
22003010 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)
60714903
Av. Silas Munguba Nº 1700
-
-
Serrinha
Fortaleza - CE
(85) 31019600
(85) 31019622
(85) 31019600
(85) 31019603
(85) 31012029
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(88) 34236962
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(85) 31019796
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(85) 31019650
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(85) 31012033
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(85) 31019866
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(85) 991646162
(85) 31019899
(85) 31019866
(88) 34236963
(85) 31019807
(85) 31019993
(88) 35814558
reitor@uece.br

Instituição(ões) Receptora(s)

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA

JESSICA MARIA LEITE DOS SANTOS
62050100
R. CEL ANTONIO RODRIGUES MAGALHAES, 359
-
-
DOM EXPEDITO LOPES
Sobral - CE
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(88) 34236963
(85) 31019807
(85) 31019993
(88) 35814558
propesp@uninta.edu.br


Documentos

formulario_PCI_Doutorado _ 2022-2026.pdf
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.3
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

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