Plano Acadêmico:
O objetivo deste Projeto de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI) é a oferta de um Doutorado Interinstitucional (Dinter) do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), para o Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), em conformidade com a legislação vigente, para a formação de 20 Doutores(as) em Administração. O projeto considera as respectivas possibilidades técnicas, de recursos e financeiras das IES, sendo esses aspectos contemplados, o que possibilita a oferta do Dinter com grande perspectiva de sucesso.
Nesse contexto, em conformidade com as metas e objetivos do PPGAdm, da UFU, e do UNIPAM, destacam-se como benefícios principais deste projeto:
- formação de recursos humanos para o país;
- nucleação de novos centros de pesquisa; e
- caracterização de ação de solidariedade entre o PPGAdm e o UNIPAM.
Ademais, como benefícios secundários têm-se:
- ação relacionada à sustentabilidade do Programa, vinculada à captação de recursos necessários à sustentação da pesquisa e das atividades de formação do PPGAdm;
- atividade que possibilitará o impacto econômico, social e cultural regional; e
- estreitamento de uma parceria entre Instituições de Ensino Superior (IES) importantes da região, visando o bem comum da sociedade.
As metas desse Dinter são:
- Realização de 20 projetos de pesquisa que tenham sinergia com a área de concentração e linhas de pesquisa do PPGAdm.
- Titulação de 20 estudantes de Doutorado.
- 40 trabalhos de produção científica – principalmente artigos publicados em eventos científicos e periódicos de relevância e impacto.
- 20 produtos técnico-tecnológicos – todas as pesquisas devem gerar no mínimo 1 relato técnico que auxilie as organizações da região no seu aprimoramento, e outros produtos serão estimulados.
Critérios e Sistemática de Seleção de Alunos:
As vagas do Dinter são preferencialmente previstas para os docentes do UNIPAM, entretanto, o efetivo preenchimento dessas vagas é condicionado à aprovação no processo seletivo. As vagas não preenchidas por docentes do UNIPAM poderão ser disponibilizadas aos funcionários do Centro Universitário.
A seleção de alunos para o Dinter será realizada mediante processo seletivo de acordo com as normas estabelecidas pela UFU, pelo Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU (CONPEP) e pelo Colegiado do PPGAdm.
Planejamento do Estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor:
O estágio obrigatório é o período em que o aluno desenvolverá atividades de pesquisa e/ou ensino na sede da UFU, e deverá ser realizado entre o segundo e sexto semestre letivo. O estágio obrigatório é de, pelo menos, 90 (noventa) horas-aula, consecutivas ou não.
O estágio obrigatório poderá ser concluído tanto em disciplinas cursadas na sede da UFU como em atividades de pesquisa e orientação, e deverão ser combinadas previamente com a coordenação do Dinter e com o orientador do estudante.
Serão ofertadas algumas disciplinas na sede da UFU, especialmente em períodos de férias escolares no UNIPAM, buscando-se assim viabilizar a participação dos seus docentes que estiverem participando do Dinter.
Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres ou doutores:
O UNIPAM assumiu o compromisso de realizar o Dinter preferencialmente para os seus professores, buscando qualificar o seu corpo docente, que tem formação de mestres em diferentes Instituições de Ensino Superior. Busca-se com essa ação uma melhor formação para os discentes do UNIPAM e o fortalecimento da pesquisa na instituição. Poderão participar do Dinter, preferencialmente, docentes de distintos cursos e disciplinas do UNIPAM, mas também se vislumbra a possibilidade de participação de outros profissionais da instituição que não sejam docentes, mas tenham o título de mestre.
Ressalta-se que a maioria dos docentes do UNIPAM tem atuação em outras instituições da cidade de Patos de Minas e da região, sejam elas de educação ou outras áreas. Dessa forma, entende-se que os efeitos do Dinter não serão unicamente para o UNIPAM, mas também para essas outras instituições. Ademais, entende-se que o maior beneficiário serão os discentes que passarão a ter aulas com docentes ainda mais capacitados com a formação de Doutoramento, assim como as outras instituições em que esses estudantes atuam também serão beneficiadas por essa melhoria da formação acadêmica e profissional dos estudantes que participarem do Dinter.
Ressalta-se ainda que os critérios de seleção assegurarão o primado da qualidade acadêmica dos candidatos, bem como a pertinência e relevância, científica e social, dos seus interesses de investigação, considerando as duas Linhas de Pesquisa do PPGAdm.
Uso de recursos tecnológicos de educação a distância:
As disciplinas serão realizadas presencialmente, a sua maioria na sede do UNIPAM em Patos de Minas. Algumas atividades das disciplinas poderão ser realizadas por meio do Moodle, buscando-se incrementar as discussões a serem realizadas em sala de aula e fomentar a troca de opiniões e compartilhamento de novos conhecimentos entre os participantes das disciplinas – estudantes e docentes. Especificamente para possibilitar a participação de algum pesquisador externo ou que esteja impossibilitado da presença física na aula, o encontro poderá ser realizado de forma remota, utilizando-se alguma plataforma de webconferência – como Zoom, Meet e Teams – desde que não implique em custos para os estudantes, todavia essa possibilidade ocorrerá exclusivamente em momentos específicos.
Com relação às orientações, estas ocorrerão à distância nos períodos em que os orientandos estiverem distantes dos orientadores. Para as orientações, ferramentas tecnológicas diversas poderão ser adotadas, como: Moodle, e-mail, Zoom, Meet, Teams, WhatsApp, entre outras.
Todavia, ressalta-se que quando forem utilizados recursos tecnológicos de educação a distância, a dinâmica de sua adoção deverá ser previamente preparada e combinadas com as coordenações do Dinter (do Programa Promotor e da Instituição Receptora), buscando-se a garantia das condições materiais e tecnológicas para a realização das atividades programadas.
Destaca-se que os estudantes vinculados à UFU, caso daqueles que participarão do Dinter, têm acesso ao Moodle da instituição e ao Office 365 (devido ao contrato da UFU com a Microsoft).
Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa:
Área de concentração: Regionalidade e Gestão.
Linhas de Pesquisa: Gestão Organizacional e Regionalidade e Sociedade, Desenvolvimento e Regionalidade.
Estrutura curricular:
Será adotada a mesma estrutura curricular atual do PPGAdm (Resolução 37/2023 CONPEP/UFU).
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratórios:
O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) dispõe de 20 salas de informática e 86 laboratórios e ambientes para práticas didáticas, das mais diversas áreas do conhecimento e, em sua maioria, multidisciplinares. Todos esses espaços atendem às normas de acessibilidade e são dotados de mobiliários adequados, de equipamentos modernos e de recursos tecnológicos e didáticos diferenciados. Essas salas estarão disponíveis aos docentes e discentes do Dinter aqui proposto.
Para o Dinter também estão disponíveis para estudos e pesquisas, incluindo reuniões de grupos de pesquisa, os seguintes laboratórios, que se encontram no Bloco M:
- Laboratório de Ensino e Pesquisa Pedagógica: ambiente equipado com 1 armário com 3 portas, 1 armário com 4 gavetas e 8 portas, com tampo em granito, 2 aparadores de granito, 10 cadeiras estofadas, 2 mesas ovais para reunião, 3 jogos de mesinhas infantis, 3 microcomputadores, Wi-Fi disponível e 1 datashow.
- Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH): ambiente equipado com armários, 1 mesa grande e cadeiras, 3 microcomputadores, Wi-Fi disponível, 1 datashow. Conta com acervo de jornais locais.
O UNIPAM ainda conta com outros 15 laboratórios e ambientes para práticas didáticas de ensino-aprendizagem e 19 salas de informática, distribuídos na Unidade Sede, que também estarão disponíveis para o Dinter mediante reserva.
A Coordenação do Programa Promotor avaliou as opções de laboratórios do UNIPAM e considerou que atendem às necessidades para a oferta do Dinter.
Biblioteca:
A Biblioteca Central Dr. Benedito Corrêa, do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), tem prédio próprio de 3.451,52 m² de área construída e distribuída em 4 pavimentos, tendo os seguintes espaços: ambiente de estudo coletivo, ambientes de leitura informal, área de atendimento, área de consultas, espaço cultural, laboratório de pesquisa com 61 computadores, salas de estudo em grupo, salas de estudo individual, sala de treinamento para uso da biblioteca, sala de coleção de autores patenses, intitulada "Sala Altino Caixeta”, sala de educação especial para apoio ao estudo e à pesquisa de alunos com deficiência, bem como a produção de material em Braile. A Biblioteca proporciona aos seus usuários um espaço moderno, com plenas condições de consultas e estudos por meio de ambientes destinados ao acervo, uso do catálogo informatizado, possibilitando efetuar empréstimos, renovações e devoluções de materiais. Para acessibilidade aos ambientes, há elevador, rampas e piso tátil, além de identificadores em Braile.
Em seu acervo, a Biblioteca mantém mais de 130 mil obras científicas, técnicas e literárias, periódicos, e-books e materiais de multimeios para atender a demanda dos cursos de graduação e pós-graduação do UNIPAM. O acervo é composto de 109.515 livros, 27.477 periódicos e 3.236 multimeios, distribuídos nas diversas áreas de conhecimento. De modo específico, na grande área de Ciências Humanas, há 6640 títulos de livros disponíveis, com 15569 exemplares; há 72 títulos de periódicos, com 4083 exemplares; há 124 materiais de multimeios, com 132 exemplares. Na área específica da Ciências Sociais Aplicadas, a Biblioteca conta 8.914 títulos de livros (33.909 exemplares), 142 títulos de periódicos (12.168 exemplares), e 528 Multimeios (598 exemplares).
Para inserção de dados bibliográficos e de usuários, estatísticas e relatórios, consultas, empréstimo, devolução e reserva, administração do sistema, aquisição de materiais e biometria, a Biblioteca conta o sistema Pergamum.
A Biblioteca é totalmente informatizada e disponibiliza as melhores plataformas de periódicos e e-books da atualidade, a exemplo da Plataforma Minha Biblioteca, que possibilita o acesso a milhares de títulos acadêmicos nas diversas áreas do conhecimento. Essa plataforma de e-books está disponibilizada no portal acadêmico e pode ser acessada pela internet.
A Biblioteca do UNIPAM dispõe, ainda, de acesso a bibliotecas digitais, permitindo a recuperação de documentos científicos por meio de convênios como Bireme e Comut. Conta também com a plataforma EBSCOHost, que é líder no fornecimento de bases de dados de pesquisa, gerenciamento de assinaturas de ejournal e e-package, desenvolvimento de coleções de livros e gerenciamento de aquisições.
A Biblioteca Central do UNIPAM não estabeleceu parceria com o Portal de Periódicos da CAPES, porque ainda não cumpre as exigências da Portaria CAPES n. 74, de 5 de abril de 2017, especialmente porque não tem Programa de Pós-graduação recomendado pela CAPES. Assim que as exigências forem cumpridas, estabelecer-se-á a parceria. No entanto, como a UFU possui acesso ao Portal de Periódico da CAPES, e considerando que os alunos do Dinter estarão vinculados à Universidade, eles terão acesso ao portal pelo Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), sendo para isso necessário apenas usar o e-mail e login UFU que todos os estudantes do Dinter terão.
No que diz respeito à biblioteca virtual, a Biblioteca tem acesso às seguintes editoras: Cengage Learning Brasil, Cengage Learning Editores SA de CV, Cortez, Editora Alta Books, Editora Blucher, Editora Empreende, Editora Manole, Editora Saraiva, Editora Trevisan, Editora Unijuí, Grupo A, Grupo Almedina, Grupo Almedina (Portugal), Grupo Autêntica, Grupo GEN, MedBook Editora, Saint Paul Publishing (Brazil), Thieme Brazil, Thieme Medical Publishers Inc. e Zahar.
A Coordenação do Programa Promotor avaliou as opções da Biblioteca do UNIPAM e considerou que atendem às necessidades para a oferta do Dinter.
Outros recursos:
Toda a estrutura para realização do Dinter será de responsabilidade do UNIPAM, incluindo salas de aula para realização das disciplinas, laboratórios, biblioteca, entre outras, sempre sendo obrigatório que esses espaços atendam as diretrizes e características exigidas pela CAPES. A Coordenação do PPGAdm avaliou a estrutura e recursos disponibilizados pelo UNIPAM e considerou que atendem às necessidades para a oferta do Dinter.
Ainda para o Dinter, o UNIPAM disponibilizará os seguintes espaços para o Dinter:
a) 2 (duas) salas de aula;
b) 1 (uma) sala de reuniões;
c) 5 (cinco) gabinetes para professores;
d) 1 (uma) sala de estudo e pesquisa para os alunos;
e) 1 (uma) sala de Aula Invertida;
f) 1 (uma) sala de conforto para os docentes.
Esses ambientes estão descritos a seguir.
As 2 (duas) salas de aula têm metragem de 69,75 m2 cada uma, suficiente para comportar 60 alunos. São dotadas de quadro branco, cadeiras ergonômicas, ventiladores e recursos tecnológicos com sistema de projeção de imagens, de sonorização e computador com conexão à internet, com acesso a diversos sites e ao Portal Acadêmico da IES, para auxílio aos docentes em suas práticas pedagógicas e aos alunos em suas atividades acadêmicas.
A sala para reuniões tem 46,5 m2, equipada com uma mesa redonda com 20 cadeiras, 1 sofá, 1 microcomputador com acesso à internet, Wi-Fi, telefone, equipamento de multimídia e ar-condicionado.
Os gabinetes para professores contam com metragem e equipamentos adequados. Cada gabinete tem uma área 9 m2 e conta com um microcomputador conectado à internet, Wi-Fi, mesa para trabalho e uma mesa com cadeiras para atendimento.
A sala para estudo e pesquisa dos alunos do Programa tem 44,89 m2, equipada com 6 microcomputadores com acesso à internet, Wi-Fi disponível, mesa de reunião com cadeiras, uma mini copa, banheiros masculino e feminino, escaninhos individuais, ventiladores, espaço para lanches contendo pia, bebedouro, micro-ondas e geladeira.
A Sala de Aula Invertida tem 105,75 m2, com acesso à internet, dispondo de tomada elétrica para alimentação de equipamentos portáteis e cadeiras com rodízios para os alunos, 2 televisores móveis, 1 lousa branca, 2 aparelhos de datashow, 2 telões para projeção, 1 mesa de professor, sistema de projeção de imagens, sistema de sonorização, sistema de condicionamento de ar e 5 puffes.
A sala de conforto para os docentes tem 69,75 m2 e está equipada com 6 puffes, 2 sofás, 4 mesas com 4 cadeiras cada uma, quadro branco, recursos tecnológicos como sistema de projeção de imagens, sistema de sonorização e computador com conexão à internet e jogos de tabuleiro.
Ademais, quando necessário, há espaços disponíveis para atividades da secretaria e Coordenação do Dinter.