Plano Acadêmico:
O histórico do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas - SOTEPP, que remonta desde a criação do Núcleo Interdisciplinar de Pós-Graduação - NIPG formalizada com a Portaria Nº 40/2013 de 09/12/2013, demonstra que o grupo se consolida com resultados dignos de um PPG de qualidade, sustentado nos pressupostos interdisciplinares.
Os trabalhos do NIPG resultaram na aprovação do Curso de Mestrado com nota 4 em 2015 e início em 2016, e na aprovação em 2018 do Curso de Doutorado, também com nota 4: único PPG com foco em Políticas Públicas do Estado de Alagoas. Na quadrienal 2017-2024 o programa passou da nota 4 para a nota 5, ratificando a importância do PPG para a formação de recursos humanos na área interdisciplinar.
A formação do SOTEPP, desde a seleção de sua primeira turma, privilegiou ações estratégicas no compromisso de trazer junto ao nível do Stricto Sensu o tripé ensino, pesquisa e extensão no seu conjunto de atividades, traçando caminhos que em maior ou menor medida reforcem o caráter positivo dessa integração de práticas. Dentre as pesquisas realizadas no programa buscamos avaliar agravos das situações de vulnerabilidade socioambientais relacionados ao processo saúde-doença, epidemiologia, dilemas bioéticos, proteção ambiental, gestão de resíduos, tecnologias sociais, vulnerabilidades relativas à cultura, gênero, raça e políticas públicas. Contribuindo para o reconhecimento e valorização dos povos originários, comunidades tradicionais e sujeitos em situação de vulnerabilidades urbanas e incentivando novas tecnologias para o monitoramento e avaliação de políticas públicas de saúde de grupos vulneráveis.
Neste sentido, o objetivo geral da proposição do SOTEPP não apenas foi mantido, mas, reforçado e absorvido por docentes e discentes. São objetivos do PPG SOTEPP:
1. Fornecer uma formação interdisciplinar com destaque para as relações estabelecidas entre indivíduos, grupos, instituições políticas e as dinâmicas socioculturais a partir do entrecruzamento conceitual em diferentes competências disciplinares;
2. Promover uma formação acadêmica que toma o ensino e a pesquisa como atividades indissociáveis e a natureza múltipla e complexa dos problemas que atravessam e movem o campo social e cultural;
3. Fomentar a construção de conhecimentos necessários à realização de análises sobre fenômenos sociais, ambientais, políticos e culturais, através da articulação consistente entre teoria, pesquisa, prática e compromisso social aliada a uma formação crítica para o exercício da prática profissional transformadora;
4. Formar, capacitar e subsidiar a comunidade acadêmica e gestores públicos para promover a articulação integrada voltada para eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e geração/aplicação de processos de inovação apropriados;
5. Capacitar docentes para atuação no ensino superior, institutos de pesquisas e assessorias técnico-científicas.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA
A área de concentração do programa, Tecnologia e Políticas Públicas, caracteriza-se pela construção de reflexões e pesquisas interdisciplinares que coloquem em discussão os processos de produção de saberes e os seus efeitos sobre as relações com a sociedade, as tecnologias e as políticas públicas. Objetiva-se constituir um espaço adequado para o desenvolvimento de capacidades criativas que proporcionem resultados de interesse social, ambiental e tecnológico, profissional e acadêmico, integrados direta ou indiretamente com políticas públicas.
O PPG em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas contemplam diversas ciências humanas, tecnológicas e sociais aplicadas, conjugando perspectivas que não se encontram reunidas em outros cursos disciplinares e apoiados em outras áreas do conhecimento como Administração Pública, Serviço Social, Saúde Pública e Coletiva, Comunicação, Nutrição, Gestão Ambiental contempladas nas duas linhas de pesquisa descritas abaixo.
Linha 01 – Tecnologia, Ambiente e Saúde | Essa linha de pesquisa contempla investigações interdisciplinares em torno de três eixos de atuação: tecnologia, ambiente e saúde. Desenvolve pesquisas em temas como tecnologias sociais, epidemiologia e biotecnologia em saúde, sustentabilidade e avaliação de impactos à saúde e ao ambiente, planejamento territorial e qualidade democrática. A abordagem contextualiza de forma inovadora os temas de pesquisa, relacionando-os às políticas públicas.
Linha 02 – Sociedade, Território e Políticas Públicas | A linha articula os estudos das transformações sociais, em suas dimensões cultural, territorial e política e reflete sobre as complementaridades e conflitos que marcam a relação entre sociedade e estado. As pesquisas contemplam questões relacionadas à identidade, ao imaginário, à economia, às tecnologias sociais, ao acesso à justiça, à saúde coletiva, aos controles democráticos e ao planejamento, no âmbito das políticas públicas e das demandas coletivas, difusas e individuais.
Matriz Curricular Mestrado
A duração do Mestrado em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas é de 24 meses e sua admissão é realizada anualmente por meio de processo seletivo regulamentado em edital. O discente do mestrado deve integralizar vinte e oito (28) créditos, distribuídos da seguinte maneira:
Disciplinas (20 créditos):
a) Nove (9) créditos em disciplinas obrigatórias (3 disciplinas);
b) Nove (9) créditos em disciplinas optativas (3 disciplinas);
c) Dois (2) créditos em disciplina de Seminários Temáticos.
Dissertação (8 créditos):
d) Quatro (4) créditos de Qualificação da dissertação;
e) Quatro (4) créditos da Defesa da dissertação.
A disciplina obrigatória de Seminários Temáticos permitirá ao discente o desenvolvimento de tecnologias de pesquisa aplicada, práticas de campo, atividades de inserção na Educação Básica ou outras de extensão, vinculadas a projetos e atividades das linhas do programa. Essa disciplina é ministrada pelo orientador ou por qualquer membro do corpo docente, inclusive com convidados e/ou visitantes nacionais e/ou internacionais.
Cada discente terá um(a) orientador(a) da linha de pesquisa do seu projeto e preferencialmente um(a) coorientador(a) que poderá ser de outra linha de pesquisa e mesmo de outros Programas de Pós-Graduação nacionais ou estrangeiros.
O(a) discente poderá solicitar aproveitamento de uma (1) disciplina optativa em outro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, sob anuência do(a) orientador(a).
O(a) discente também poderá solicitar aproveitamento de até três (3) créditos que serão computados como uma disciplina optativa, nos casos de publicação de artigos qualisados em estrato superior.
A1 a A4 = 3 créditos
ATIVIDADES DE ENSINO/APRENDIZAGEM, PESQUISA E EXTENSÃO
A) Encontro Presencial na UNIMA
Planejamento de Estágio de pesquisa obrigatório dos discentes junto ao Programa Promotor, consistindo em encontros presenciais na UNIMA para participação e interação com as turmas regulares do programa, realização de atividades conjuntas, trocas de experiências de pesquisa, realização de parte das disciplinas obrigatórias, participação em Evento científico envolvendo todo o grupo e parceiros promovido pela UNIMA . Nestes encontros, também haverá Reunião individual com orientador.
Um encontro anual com duração mínima de uma semana.
B) Exame de Qualificação
Ocorrerá na instituição Promotora, até o 15º mês. Excepcionalmente, na instituição receptora, conforme planejamento das coordenações do curso.
C) Produção
Conforme regulamento do programa, o discente deverá apresentar para a defesa a comprovação de publicação de um produto intelectual, enquadrado nos critérios da capes de produção científica: m artigo com fator de impacto definido pelo Comitê de Área no qual o SOTEPP está abrigado, capítulo de livro, ou livro de autoria própria ou em coautoria.
D) Trabalho de Conclusão e prazo para finalização
Defesa da Dissertação, conforme regulamento do PPG SOTEPP, até o 24º mês do curso, com agendamento e depósito até o 23º mês. Poderá haver prorrogação de prazo, conforme regimento do Programa, e dependerá da aprovação do orientador, da coordenação do curso e do colegiado do programa. A prorrogação acarretará em cobrança adicional de parcelas/mensalidades, conforme disciplinado em Regulamento específico para realização deste projeto.
E) Proficiência
Durante o desenvolvimento do Curso, os candidatos matriculados terão que comprovar proficiência em uma língua estrangeira; o qual poderá ser realizado em instituições reconhecidas por órgão competente, ressaltando-se que a aprovação no referido exame com média igual ou superior a 6,0 (seis) ou 60% (sessenta por cento) será condição necessária para o agendamento da qualificação da Dissertação e deverá ser apresentado até o final do primeiro ano de curso.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A sala de aula destinada à Pós-Graduação é equipada com 26 laptops para os alunos e um desktop para o professor, com pontos de acesso à rede de internet, projetor multimídia, ar-condicionado, cadeiras anatômicas e quatro mesas compartilhadas, sendo também disponibilizado o acesso à rede Wi-Fi em todo o campus, inclusive nas áreas de convivência dos alunos. A FACIMPA possui uma recepção climatizada com um computador, uma sala climatizada destinada exclusivamente à Coordenação Local do Programa e mais uma sala para os professores climatizada com dois sofás, um tapete, uma smart TV, uma cadeira massageadora, duas amplas mesas de reunião com 12 cadeiras anatômicas, além de duas mesas menores, cada uma com um desktop com acesso à internet. No mesmo ambiente há uma mini copa equipada com balcão de mármore com 3 cadeiras altas, geladeira, micro-ondas, cafeteira, sanduicheira e purificador de água. Adicionalmente, contamos com uma sala de reunião com projetor multimídia, ar-condicionado, duas amplas mesas de reunião, com 12 cadeiras anatômicas, sistemas e equipamentos de teleconferência. A Biblioteca da FACIMPA tem área de total de 436,52 m² em ambiente climatizado, um hall principal com 12 mesas e 48 cadeiras e um terminal para consulta de acervo. Além disso possui um espaço para estudo com 17 cabines de leitura individual e 10 salas para estudo em grupo. Conta ainda com laboratório de informática com 24 computadores para os alunos e sala de descanso. A Biblioteca é assinante da EBSCO host, DynaMed Plus e Minha Biblioteca (biblioteca digital com um total de 13.394 títulos nas mais diversas áreas como, saúde e ciências sociais aplicadas). O acervo físico da Biblioteca Grão Pará conta com 95 títulos e 1610 exemplares. A FACIMPA dispõe ainda de um Laboratório de Pesquisa, três Laboratórios Multidisciplinares, um de Anatomia Sintética e um de Técnicas Cirúrgicas.