• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Programa

Projeto de Cooperação entre Instituições - Mestrado
16/2023
22/05/2023 a

Detalhamento do Programa

20
21/05/2025
Boa Vista - RR

Ações Desenvolvidas no Projeto

A) Objetivo e metas do projeto O Projeto de Cooperação Interinstitucional entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal de Roraima (UFRR) foi estabelecido com o objetivo de qualificar os servidores técnico-administrativos da UFRR por meio de uma turma do curso de Mestrado stricto sensu em Administração, com até 20 vagas, oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da UFPE. Assim, visa capacitar servidores em nível de mestrado em administração, fomentar a realização de pesquisas e/ou fortalecer grupos existentes. No que se refere às metas acadêmicas, o presente Plano objetiva: a. A finalização de até 20 (vinte) dissertações de mestrado baseadas em pesquisa científica, com foco na melhoria do desenvolvimento das atividades desenvolvidas na UFRR; b. Investigar e analisar a realidade organizacional garantindo uma atuação profissional que articule teoria e prática; c. Contribuir para com o conhecimento de métodos, técnicas e processos de investigação científica sobre processos administrativos; d. Compreender a realidade organizacional de forma a apreendê-la na sua totalidade e complexidade; e. Reforçar e atuar com compromisso intelectual, ético e político com vistas à construção da justiça social; f. Reforçar a participação em processos de intervenção coletiva e de socialização de conhecimentos entre os pares; g. Contribuir com os projetos organizacionais e sociais, consciente do seu compromisso profissional e do seu papel social, sobretudo com a democracia; h. Colaborar com as publicações vinculadas às pesquisas desenvolvidas nas IES; Adicionalmente, espera-se subsidiar a nucleação e a consolidação de grupos de pesquisa bem como estreitar e consolidar parcerias entre as duas Instituições através de ações de pesquisa e extensão nucleadas. O Programa Promotor possui 2 linhas de pesquisa, tendo os docentes devidamente alocados nas linhas de acordo com os seus projetos de pesquisa. Seguem abaixo as duas linhas: A linha de pesquisa Gestão Organizacional (GO) aborda as áreas funcionais tradicionais da Administração, tais como Marketing, Finanças, Estratégias, Operações e Gestão da Informação. As pesquisas desenvolvidas e as teses e dissertações orientadas buscam ênfase na compreensão das estratégias e ações cotidianas das organizações, buscando propostas para a melhoria do desempenho empresarial e uma compreensão mais realista dos desafios da administração. A linha de pesquisa Organização e Sociedade (OS) caracteriza-se por sua interdisciplinaridade tanto de temáticas de pesquisa, como de abordagens metodológicas. Apresenta um espaço onde os docentes vinculados podem associar teorias e conhecimentos de áreas diversas das ciências sociais nos problemas da gestão das organizações. Desse modo, a diversidade de temas e perspectivas metodológicas, permitem o desenvolvimento de estudos não tradicionalmente associados à área da administração, fugindo do lugar comum, sem perda de foco na área de concentração da Administração. B) Critérios e sistemática de seleção dos alunos O critério de seleção dos alunos seguirá as Normas e Regimento Interno do PROPAD/UFPE, respeitando suas regras, prazos, condições e demais detalhamentos mandatórios. O processo seletivo dos candidatos será realizado pela Instituição Promotora e esta se responsabilizará por quaisquer atividades e respectivos resultados. Desta forma, o processo seletivo será regido por Edital Público específico, e utilizará como etapa eliminatória: Pré-projeto de intenção de pesquisa; e, como etapas classificatórias: Avaliação Curricular e, Avaliação do Resultado do Teste ANPAD (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração). Serão aceitos os resultados das edições do Teste ANPAD com validade dos últimos 2 anos, ou seja, a partir de 2020. A pontuação do Teste ANPAD será obtida junto à ANPAD pela Comissão de Seleção do PROPAD, para este fim. Caso o servidor tenha prestado mais de uma edição do Teste, entre as edições listadas, será considerada a maior pontuação do candidato. O resultado será divulgado observando-se a ordem decrescente da nota final dos/as candidatos/as classificados e aprovados, por Linha de Pesquisa, de acordo com a indicação do/a candidato/as quando de sua inscrição e o número de vagas ofertadas por Linha de Pesquisa. C) Atividades Didáticas Os componentes curriculares oferecidos pelo Programa serão do tipo disciplina e do tipo Atividade Complementar, conforme Normativa Interna específica. As atividades didáticas corresponderão a 26 (vinte e seis) créditos, no mínimo, entre disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas e Atividade de Qualificação, correspondentes a, no mínimo, o total de 390 (trezentos e noventa) horas. As disciplinas serão oferecidas nos dois primeiros semestres do curso, de forma concentrada, em encontros semanais presenciais, de acordo com a programação estabelecida e disponibilidade do ministrante. A Atividade Complementar ofertada terá o objetivo de desenvolver o projeto de dissertação para a qualificação e, além da avaliação do orientador(a), terá avaliação de outro docente do Programa no final. O quadro a seguir apresenta a listagem com os componentes curriculares a serem oferecidas no curso proposto: Código Disciplina Crédito Tipo PGA0996 Introdução à Metodologia de Pesquisa 2 Obrigatória PGA1110 Teorias Organizacionais 2 Obrigatória PGA1059 Criatividade, Inovação e Gestão Criativa 2 Eletiva PGA1118 Tópicos Especiais em Organização e Sociedade 3: Política, organização e sociedade 2 Eletiva PGA1125 Cognição Social 2 Eletiva PGA1117 Tópicos Especiais em Gestão Organizacional 3: Governança 2 Eletiva PGA1117 Tópicos Especiais em Gestão Organizacional 3: Marketing de Serviços 2 Eletiva PGA1098 Tópicos Especiais em Gestão Organizacional 4: Redes Sociais 2 Eletiva PGA1098 Tópicos Especiais em Gestão Organizacional 4: Sustentabilidade nas Universidades 2 Eletiva PGA999 Metodologia de Pesquisa: Técnicas Metodológicas 2 Eletiva PGA1102 Tópicos Especiais em Organização e Sociedade 4: Contexto Histórico e Social do Sistema Universitário Brasileiro 2 Eletiva PGA1117 Tópicos Especiais em Gestão Organizacional 3: Modelagem de Processos de Negócios 2 Eletiva PGA1109 Atividade de Qualificação de Mestrado (sem banca) 2 Obrigatória De acordo com o Regimento Interno do PROPAD, a reprovação em duas disciplinas implicará no desligamento do aluno do curso de mestrado. A seguir, estão elencadas as ementas, com respectivas referências, das disciplinas propostas: NOME DO COMPONENTE: Introdução à Metodologia de Pesquisa CARGA HORÁRIA: 30h TIPO DE COMPONENTE: ( x ) disciplina ( ) atividade COMPONENTE FLEXÍVEL: ( ) sim ( x ) não EMENTA: Recuperar e nivelar informações básicas e preliminares à prática de pesquisa: grandes famílias de métodos e os instrumentos de coleta de dados (não ainda análise destes), principalmente, entrevistas, questionários e formulários, e observação direta. Proporcionar orientações gerais sobre a dissertação: sentido, estrutura, manuseio de fontes e praxes em uso no PROPAD (inclusive normas de referência documental). REFERÊNCIAS: BIBLIOGRAFIA FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2012. (disponível na forma de e-book) CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. (versão em inglês disponível na forma de e-book) COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em Administração. 12.ed. Porto Alegre: Bookman, 2016. DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000. DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Eds.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 3.ed. Artmed: Porto Alegre, 2008. ECO, U. Como se faz uma tese. 25.ed. São Paulo: Perspectiva, 2017. LEÃO, A. L. M. S.; PAIVA JR., F. G.; MELLO, S. B. C. Abordagens qualitativas na pesquisa em Administração. Recife: Editora UFPE, 2016. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2017. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2017. VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em Administração. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2015. NOME DO COMPONENTE: Teorias Organizacionais CARGA HORÁRIA: 30h TIPO DE COMPONENTE: ( x ) disciplina ( ) atividade COMPONENTE FLEXÍVEL: ( ) sim ( x ) não EMENTA: Evolução do pensamento na administração. A construção do pensamento analítico na administração. As escolas do pensamento administrativo da escola clássica às perspectivas futuras nos estudos organizacionais REFERÊNCIAS: A evolução da teoria sobre as organizações CLEGG e outros. Handbook de Estudos Organizacionais. Vol. I. São Paulo: Atlas, 1998. (cap. Introdução). REED, Michael. Teorização Organizacional: um campo historicamente contestado. In: CLEGG, Stewart; HARDY, Cynthia; NORD, Walter (Orgs.) Handbook de Estudos Organizacionais. v.1 São Paulo: Atlas, 1988 MARSDEN, Richard; TOWNLEY, Barbara. Introdução: A coruja de Minerva: reflexões sobre a teoria na prática. In: CLEGG, Stewart R.; HARDY, Cynthia; NORD, Walter R. (Orgs.). Handbook de estudos organizacionais. São Paulo: Atlas, 2001. v. 2, p. 31-56. TAYLOR, Frederick Winslow. Princípios de Administração Científica. São Paulo: Atlas, 1982. FAYOL, Henri. Administração Industrial e Geral. São Paulo: Atlas, 1981. . WEBER, Max. Conceitos sociológicos fundamentais; Os tipos de dominação. In: ______. Economia e sociedade. Brasília: UnB, 2004. v. 1, capítulo XI (intitulado "Burocracia"). MOTTA, Fernando Prestes. O que é burocracia? São Paulo: Abril Cultural/Brasiliense, 1985 MOTTA, Fernando C. Prestes; VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia. Teoria geral da administração. São Paulo: Thomson, 2006. Capítulo 2 e 3. RAMOS, Alberto Guerreiro. A nova ciência das organizações: uma conceituação da riqueza das nações. Rio de Janeiro: FGV, 1981 (Capítulo 3). Leituras Complementares: PAGÈS, Max, et AL. O poder das organizações. São Paulo: Atlas, 2005. (páginas 11 a 41). DOURADO, Débora P.; CARVALHO, Cristina. Qualidade de Vida no Trabalho ou Controle do Homem no Trabalho? Cadernos EBAPE.BR (FGV). Vol IV, p. 462584, 2006. MOTTA, Fernando C. Prestes; VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia. Teoria geral da administração. São Paulo: Thomson, 2006. Capítulo 13. (pp. 367-398) GRANOVETTER, M. Ação econômica e estrutura social: o problema da imersão. RAE-eletrônica, v. 6, n. 1, Art. 5, jan./jun. 2007. NOME DO COMPONENTE: Criatividade, Inovação e Gestão Criativa CARGA HORÁRIA: 30h TIPO DE COMPONENTE: ( x ) disciplina ( ) atividade COMPONENTE FLEXÍVEL: ( ) sim ( x ) não EMENTA: Economia Criativa. Cultura Organizacional e Criatividade. Organizações Criativas. Gestão da Criatividade. REFERÊNCIAS: BIBLIOGRAFIA BÁSICAS: Bérubé, J. & Demers, C. (2019). Creative organizations: when management fosters creative work. Creative Industries Journal , 12(3), 314-340.DOI: 10.1080/17510694.2019.1621619 Caniëls, M. C.J.; Stobbeleir, K. de; Clippeleer, I. de (2014). Erez, M., & Nour, R. (2010). Creativity: the influence of cultural, social, and work contexts. Management and Organization Review , 6 (3), 351-370. Fetrati, M. A., Hansen, D., & Akhavan, P. (2022). How to manage creativity in organizations: Connecting the literature on organizational creativity through bibliometric research. Technovation, 115, 102473. https://doi.org/10.1016/j.technovation.2022.102473 Flocco, N., Canterino, F., & Cagliano, R. (2022). To control or not to control: How to organize employee-driven innovation. Creativity and Innovation Management , 31(3), 396–409. https://doi.org/10.1111/caim.12500 Kim, S. K., Shin, S. J., Shin, J. & Miller, D. R. (2018). Social networks and individual creativity: The role of individual differences. J Creat Behav , 52: 285-296. https://doi.org/10.1002/jocb.153 Isaksen, S. G. (2018) Leadership s role in Creative climate creation. In: Mumford, M. D.; Hemlin, S. (Eds) Handbook on leadership and creativity. Northampton: Elgar, pp. 131-158. Manca, C. (2022). Tensions as a framework for managing work in collaborative workplaces: A review of the empirical studies. International Journal of Management Reviews, 24: 333– 351. https://doi.org/10.1111/ijmr.12280 Mietzner, D.; & Kamprath, M. (2013). A competence portfolio for professionals in the creative industries. Creativity and Innovation Management. 22(3), 280-294. Muzzio, H. (2017). Indivíduo, liderança e cultura: evidências de uma gestão da criatividade. RAC 21(1), art 6. Complementar Newbigin, J. (2010). A Economia Criativa: Um Guia Introdutório . London: British Council. NOME DO COMPONENTE: Tópicos Especiais em Organização e Sociedade 3: Política, Organização e Sociedade CARGA HORÁRIA: 30h TIPO DE COMPONENTE: ( x ) disciplina ( ) atividade COMPONENTE FLEXÍVEL: ( ) sim ( x ) não EMENTA: Europa, modernidade e eurocentrismo. A problematização da colonialidade. Sociologias do Sul: reafirmar os saberes locais para uma práxis da libertação. Venturas e desventuras da sociedade e da política brasileira. O futuro descolonial das organizações. REFERÊNCIAS: BIBLIOGRAFIA COELHO, Maria Francisca Pinheiro. A democracia no Brasil não é um mal-entendido. CivitasRevista de Ciências Sociais, v. 14, p. 126-136, 2020. COOKE, Bill; FARIA, Alex. Desenvolvimento, administração e imperialismo do Atlântico Norte: para Eduardo Ibarra Colado. Cadernos Ebape. Br, v. 11, p. I-XV, 2013. COUTO, Felipe Fróes; CARRIERI, Alexandre de Pádua. Enrique Dussel e a filosofia da libertação nos estudos organizacionais. Cadernos EBAPE. BR, v. 16, p. 631-641, 2018. COUTO, Felipe Fróes; HONORATO, Bruno Eduardo De Freitas; DE PÁDUA, Alexandre. The decolonizing future of organization studies. Ephemera, v. 21, n. 4, p. 57-88, 2021. CORONIL, Fernando. Natureza do pós-colonialismo: do eurocentrismo ao globocentrismo. In: LANDER, Edgardo (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. 2005. MIGLIEVICH-RIBEIRO, Adelia. A virada pós-colonial: experiências, trauma e sensibilidades transfronteiriças. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 123, p. 77-96, 2020. MIGNOLO, Walter. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista brasileira de ciências sociais, v. 32, 2017. RIBEIRO, Adelia Miglievich. Darcy Ribeiro e o enigma Brasil: um exercício de descolonização epistemológica. Sociedade e Estado, v. 26, p. 23-49, 2011. SANTOS, Boaventura de Souza. Para além do Pensamento Abissal: Das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos Estudos, n. 79. Novembro, 2007. TEODÓSIO, Armindo dos Santos de Sousa; RESENDE, Graziele Andrade. Democratização de políticas sociais no Brasil: venturas e desventuras das organizações da sociedade civil. CivitasRevista de Ciências Sociais, v. 14, p. 177-192, 2020. NOME DO COMPONENTE: Cognição Social CARGA HORÁRIA: 30h TIPO DE COMPONENTE: ( x ) disciplina ( ) atividade COMPONENTE FLEXÍVEL: ( ) sim ( x ) não EMENTA: Desenvolver um processo reflexivo e crítico sobre os aspectos sociocognitivos da mente. Conhecer a contribuição das ciências cognitivas para a compreensão do comportamento humano, estudando os principais instrumentos de avaliação psicológicas para avaliar as dimensões cognitivas, sociais, afetivas e motivacionais da relação homem-ambiente. Explorar as técnicas inferenciais (correlações, análises estruturais e multidimensionais), para desenvolver e verificar escalas e modelos de avaliação sociocognitivas no âmbito do trabalho. REFERÊNCIAS: BIBLIOGRAFIA Elizur, D., Kantor, J., & Tchaicovsky, F. M. (2009). Valores del trabajo, cultura y otras áreas de vida: Un análisis estructural. Calidad de Vida UFLO, Universidad de Flores, 2, 65-84. Ferris, G. R., Perrewé, P. L., Anthony, W. P., & Gilmore, D. C. (2000). Political skill at work. Organizational Dynamics, 28(4), 25–37. Gilovich, T., & Griffin, D. (2002). Introduction – Heuristics and Biases: Then and Now. In Thomas Gilovich, Dale Griffin, & Daniel Kahneman (Eds.), Heuristics and Biases: The Psychology of Intuitive Judgment (pp. 1-11). Cambridge: Cambridge University Press. Roazzi, A. (1995). Categorização, formação de conceitos e processos de construção de mundo: Procedimento de classificações múltiplas para o estudo de sistemas conceituais e sua forma de análise através de métodos de análise multidimensionais. Cadernos de Psicologia, 1, 1-27. https://goo.gl/iFtY8I Roazzi, A., O’Brien, D. P., Souza, B. C., Dias, M. G. B. B, & Roazzi, M. (2008). O que nos torna uma espécie inteligente? A Inteligência em uma Perspectiva Epistemológica. In A. Candeias, L. Almeida, A. Roazzi, & R. Primi (Eds.), Inteligência: Modelos Teóricos e Implicações Práticas (pp. 13-48). Campinas: Casa do Psicólogo. https://goo.gl/cSJVaF DOI: 10.13140/RG.2.1.4637.0322 Schaufeli, W. B., Bakker, A. B., & Van Rhenen, W. (2009). How changes in job demands and resources predict burnout, work engagement, and sickness absenteeism. Journal of Organizational Behavior, 30(7), 893-917. Vizeu, F. (2011). Uma aproximação entre liderança transformacional e teoria da ação comunicativa. Revista de Administração Mackenzie, 12(1), 53-81. doi: 10.1590/S1678-69712011000100003 Wagner III, J. A. & Hollenbeck, J. R. (2000). Comportamento organizacional. Criando vantagem competitiva. São Paulo: Saraiva. Zanelli, J. C., Borges-Andrade, J. E. E., & Bastos, A.V. B. (1984). (Org.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed NOME DO COMPONENTE: Tópicos Especiais em Gestão Organizacional 3: Governança CARGA HORÁRIA: 30h TIPO DE COMPONENTE: ( x ) disciplina ( ) atividade COMPONENTE FLEXÍVEL: ( ) sim ( x ) não EMENTA: Conceitos e evolução teórica da Governança. A estrutura de propriedade e o nível de concentração acionária. Os sistemas de controles das corporações. Conselhos de administração. Estruturas organizacionais. A governança das pequenas empresas. A governança nas cooperativas. Eficiência dos sistemas de governança corporativas. REFERÊNCIAS: BIBLIOGRAFIA Básica SILVEIRA, Alexandre Di Miceli. Governança Corporativa no Brasil e no Mundo. Editora Campus: São Paulo, 2015. ANDRADE, A, ROSSETI, J.P. Governança Corporativa, Ed. Atlas: São Paulo, 2014. Complementar Resumo parcial de Andrade e Rosseti (2009) *BRUÈRE, Augusto J.; MENDES-DA-SILVA, W. e SANTOS, Joséte F. dos. Aspectos da Governança Corporativa De Empresas Listadas na Bovespa: um estudo exploratório sobre a composição e perfil dos conselhos de administração. BASE – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos; 4(2):149159, maio/agosto 2007. *JENSEN, M.; MECKLING, W. Theory of the firm: managerial behavior, agency costs, and ownership structure. Journal of Financial Economics, v. 11, p. 5-50, 1976. *SANTOS, Joséte F. dos e LEAL, Ricardo. Práticas de Governança Corporativa em Empresas Familiares não-Listadas de Capital Aberto. VII Encontro Brasileiro de Finanças, São Paulo, 26 a 28 de julho de 2007, Anais …, 2007. *ES Silva, JF Santos, MA Almeida. Conselho de Administração: uma análise da influência nos níveis de endividamento. Revista Brasileira de Gestão de Negócios 13, 440-453 *MA Almeida, JF Santos, LFVM Ferreira, FJV Torres. Evolução da qualidade das práticas de governança corporativa: um estudo das empresas brasileiras de capital aberto não listadas em bolsa . Revista de Administração Contemporânea 14, 907-924. Almeida, Moisés A.; SANTOS, JOSÉTE F. DOS. Estrutura de Capital e Divulgação Voluntária de Informações de Responsabilidade Social Corporativa das Empresas Brasileiras. Revista de Ciências da Administração. , v.18, p.109 - 124, 2016. ** LEITE, Clarissa; SANTOS, Joséte F. dos Governança Cooperativa: Uma análise das cooperativas brasileiras S4. 2023 . em avaliação BAINBRIDGE, Stephen Mark. Why a Board? Group Decision making in Corporate Governance. Vanderbilt Law Review, Vol. 55, p. 1-55, DUTRA, Marcos Galileu Lorena, SAITO, Richard. Conselhos de Administração: análise de sua composição em um conjunto de companhias abertas brasileiras. NOME DO COMPONENTE: Tópicos Especiais Em Gestão Organizacional 3: Marketing De Serviços CARGA HORÁRIA: 30h TIPO DE COMPONENTE: ( x ) disciplina ( ) atividade COMPONENTE FLEXÍVEL: ( ) sim ( x ) não EMENTA: Disposições do Marketing de Serviços no Âmbito da Sociedade Contemporânea. A Satisfação dos Clientes de Serviços Digitais em meio à Cultura Cibernética. Marketing de Serviços Tecnológicos pela agregação de valor a Organizações Atuais. Marketing de Serviços Públicos em Ambientes Institucionais público-privados. REFERÊNCIAS: BIBLIOGRAFIA ANDIANI, Nyoman Dini et al. Training and coaching on digital marketing as an information and promotional media. Abdimas: Jurnal Pengabdian Masyarakat Universitas Merdeka Malang, v. 8, n. 1, p. 177-187, 2023. ANDRADE, Cristiana RD’Oliveira; GONÇALO, Cláudio R.; SANTOS, André M. Transformação digital com agilidade: A emergente capacidade dinâmica de serviços complementares. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 23, 2022. GIRALDELLI, Isabella Cristina et al. Relacionamento Para a Competitividade em Empresas de Tecnologia. Revista PRETEXTO, v. 24, n. 1, 2023. GUILHOTO, LÚCIA DE FÁTIMA. Serviço diferenciado a clientes on-line: um estudo de caso no setor de telecomunicações. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 4, p. 13-37, 2022. GUO, Jiyue et al. Determinants of the formation process in public-private partnership projects in developing countries: evidence from China. Local Government Studies, p. 124, 2023. HATCH, Mary Jo. Organization theory: Modern, symbolic, and postmodern perspectives. Oxford University Press, 2020. KÖHL, Margarita Marie; GÖTZENBRUCKER, Gerit. Networked technologies as emotional resources? Exploring emerging emotional cultures on social network sites such as Facebook and Hi5: a trans-cultural study. Media, Culture & Society, v. 36, n. 4, p. 508525, 2014. INES, Joefrelin C. Service-Dominant Logic: A Perspective on Social Marketing Programs and Technology Based Services in Oman. International Journal Of Modern Management Research Review. v .1, n. 1, 2017. YULIANI, Nur Laila et al. Development of digital marketing models for MSMEs to improve the community's economy. Community Empowerment, v. 7, n. 4, p. 731-736, 2022. NOME DO COMPONENTE: Tópicos Especiais em Gestão Organizacional 4: Redes Sociais CARGA HORÁRIA: 30h TIPO DE COMPONENTE: ( x ) disciplina ( ) atividade COMPONENTE FLEXÍVEL: ( ) sim ( x ) não EMENTA: Tecnologia da Informação nas Organizações: Efeitos, Impactos, Usos e Tendências. Tecnologias de Dados e suas Importância: Modelagem, Formatação, Aplicação e Tendências. Tecnologia de Redes e suas Variantes Portais, Redes Sociais e Colaboração, Computação em Nuvem, Comércio Eletrônico. Sistemas e suas configurações organizacionais: Processos organizacionais (Modelagem e uso), Tipos de sistemas e seus usos, Refinamento e inteligência. Tecnologias e conceitos emergentes: Inteligência Artificial e seus usos, Transformação digital, Shadow IT, Apropriação. Colaboração: a emergência da TICC. REFERÊNCIAS: BIBLIOGRAFIA Efeitos, Impactos, Usos e Tendências o Bibliografia Básica: § Mudança de Paradigma – Tapscott e Caston – São Paulo: Makron Books, 1995. Capítulo 1; § Tecnologia da Informação para Gestão. Turban, McLean e Wetherbe – 3ª ed. Porto Alegre: Bookman. 2004. Capítulo 1. o Modelagem, Formatação, Aplicação e Tendências o Bibliografia Básica: Sistema de Gerenciamento de dados. Elmasri e Navathe. 6ª Ed. – Capítulos 1 a 4. o Suplementos: https://www.ime.usp.br/~jef/apostila.pdf § https://fia.com.br/blog/ciencia-de-dados-data-science/ o Redes de Computadores. Douglas Comer § Um adendo à https://docplayer.com.br/41955324-Redes-decomputadores-e-a-internet.html o Princípios de Sistemas de Informações – Stair, R. Reynols, W. São Paulo: Thomson. 2015. Capítulos 1 a 3. o Suplementos: https://periodicos.ufpe.br/revistas/gestaoorg/article/view/21587/1828 1 https://admpg.com.br/2020/anais/arquivos/08132020_230844_5f35f93 4af83c.pdf IA e seus usos, Transformação digital, Shadow IT, Apropriação o Suplementos: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistafamecos/article/view/34074 NOME DO COMPONENTE: Tópicos Especiais em Gestão Organizacional 4: Sustentabilidade nas Universidades CARGA HORÁRIA: 30h TIPO DE COMPONENTE: ( x ) disciplina ( ) atividade COMPONENTE FLEXÍVEL: ( ) sim ( x ) não EMENTA: Evolução do pensamento socioambiental. Definições e contextos sobre sustentabilidade. Universidades sustentáveis: desafios para ensino, pesquisa, extensão e gestão. Modelos de avaliação de performance ambiental e social universitária. REFERÊNCIAS: BIBLIOGRAFIA Bedin, ÉrikaP., & de Faria, L. C. (2021). Gestão das instituições de ensino superior: o desenvolvimento da sustentabilidade como estratégia organizacional. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e65595, p. 1–21. Falcão, M. F. S., & de Oliveira Silveira, A. (2020).A UFSM é uma universidade sustentável?. Regae-Revista de Gestão e Avaliação Educacional, 9(18), 1-16. Flausino, V. S., Corrêa, H. L. (2021). Barreiras e fatores facilitadores para uma universidade sustentável: o caso da universidade federal do triângulo mineiro. Anais. Melo, J.F.M. de & Coelho,A. L.A. L. Sustentabilidade na perspectiva de uma universidade brasileira: discurso e relações como Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. Revista Gestão Universitária Na América Latina-GUAL.v.15, n.2, maio de 2022.DOI:https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e86644 Souza, L.B., Almeida, R. de, & Lordelo, L. M. K. (2021). O uso do instrumento Aishe na gestão para a sustentabilidade em uma universidade pública. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10 (19), e65694, p. 1–22. NOME DO COMPONENTE: Metodologia de pesquisa: Técnicas Metodológicas CARGA HORÁRIA: 30h TIPO DE COMPONENTE: ( x ) disciplina ( ) atividade COMPONENTE FLEXÍVEL: ( ) sim ( x ) não EMENTA: Métodos de pesquisa quantitativa. Técnicas de levantamento e coleta de dados. Mensuração e escalas. Construção de questionários. Análise de dados estatísticos. Validade e confiabilidade. Teste de hipótese. REFERÊNCIAS: BIBLIOGRAFIA ARANHA, F.; ZAMBALDI, F. Análise fatorial em administração. São Paulo: Cengage Learning, 2008. COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 10 ed., Porto Alegre: Bookman, 2011. COSTA, F. J. Mensuração e desenvolvimento de escalas: aplicações em administração. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2011. FÁVERO, L. P.; BELFIORE, P.; DA SILVA, F. L.; CHAN, B. L. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. HAIR JR., J. F.; BABIN, B.; MONEY, A. H.; SAMOUEL, P. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005. LATTIN, J.; CARROLL, J. D.; GREEN, P. E. Análise de dados multivariados. São Paulo: Cengage Learning, 2011. NOME DO COMPONENTE: Tópicos Especiais em Organização e Sociedade 4: Contexto Histórico e Social do Sistema Universitário Brasileiro. CARGA HORÁRIA: 30h TIPO DE COMPONENTE: ( x ) disciplina ( ) atividade COMPONENTE FLEXÍVEL: ( ) sim ( x ) não EMENTA: Estudo do contexto histórico e social do sistema universitário brasileiro, desde sua criação até os dias atuais, enfocando as principais transformações políticas, sociais e econômicas que influenciaram sua evolução. REFERÊNCIAS: BIBLIOGRAFIA GOMES, Válter; DE LOURDES MACHADO-TAYLOR, Maria; SARAIVA, Ernani Viana. O ensino superior no brasil-breve histórico e caracterização. Ciência & Trópico, v. 42, n. 1, 2018 DURHAM, Eunice Ribeiro. O ensino superior no Brasil: público e privado. Documento de trabalho 3/03. Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior da Universidade de São Paulo (NUPES-USP), 2003 SCHWARTZMAN, S.. Universalidade e crise das universidades. Estudos Avançados, v. 3, n. Estud. av., 1989 3(5), p. 36–49, jan. 1989 GOERGEN, P.. Ciência, sociedade e universidade. Educação & Sociedade, v. 19, n. Educ. Soc., 1998 19(63), p. 53–79, ago. 1998. SEVERINO, A. J.. Educação e universidade: conhecimento e construção da cidadania. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 6, n. Interface (Botucatu), 2002 6(10), p. 117–124, fev. 2002. PAULA, M. DE F. C. DE .. Políticas de democratização da educação superior brasileira: limites e desafios para a próxima década. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 22, n. Avaliação (Campinas), 2017 22(2), p. 301–315, maio 2017 D) Outras atividades didático-pedagógicas Como atividades complementares, os mestrandos poderão participar de seminários, congressos e outros eventos científicos de forma ampliar os conhecimentos adquiridos e divulgar as pesquisas realizadas. E) Planejamento das atividades de orientação O professor orientador realizará as orientações aos estudantes na forma presencial na instituição receptora, por e-mails, por videoconferência, de forma a construir o projeto de pesquisa, desenvolver as atividades e redigir a dissertação e artigos a serem publicados em periódicos indexados. O planejamento básico das atividades de orientação obedecerá às normas do regulamento do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da UFPE. Será indicado como orientador um docente credenciado do corpo permanente. Caso exista necessidade, o discente pode ter um coorientador, conforme Normativas Internas do PROPAD.

O curso de mestrado em Administração promovido pelo PROPAD/UFPE funcionará nas instalações do Centro de Ciências Administrativas (CADECON), no bloco II, no Campus Paricarana, originalmente o primeiro campus da UFRR. No CADECON funcionam os cursos de Administração, Contabilidade, Economia e Secretariado Executivo trilíngue. No Paricarana localizam-se as principais unidades administrativas da instituição como a Reitoria e as Pró-reitoria, o Centro Amazônico de Fronteiras – CAF, que possui auditório para mil lugares e um cinema em excelentes condições. A maioria das unidades acadêmicas da instituição, como os Centros e Institutos, além de unidades estratégicas de atendimento e assistência como o Restaurante Universitário, a Residência Universitária e a Biblioteca Central se concentram nesse Campus. a. Espaço de trabalho para coordenação do curso e serviços acadêmicos. O gabinete de trabalho da Coordenadora do MINTER está situado no bloco II, em conjunto com as demais coordenações de outros cursos do CADECON. São salas com aproximadamente 32,0m², compartilhadas com a Chefia do Departamento, e recepção com 15,0m², para atendimento aos alunos e administrativo em geral. São dotadas de duas mesas em formato retangular de cor marrom com 1,6m de comprimento e gaveteiro, mesa de reuniões, cadeiras de esperas, armários, todas as estações de trabalho possuem computadores desktop com acesso à internet banda larga, climatizadas, com boa iluminação e de fácil acessibilidade para o atendimento aos alunos. b. Gabinetes de Trabalhos para professores do MINTER Haverá estrutura individual mínima para atendimento e suporte, em gabinetes coletivos, compartilhada por grupos de dois a quatro professores: mobiliário e computador de mesa com acesso à internet banda larga, da rede institucional da UFRR, em salas climatizadas e de fácil acesso ao público discente e administrativo, nas dependências do Centro de Ciências e Tecnologias. Alguns professores contam, a sua disposição e fornecidos pela instituição, de computadores individuais portáteis (notebooks). Alguns desses gabinetes compõem laboratórios, visto que os professores compartilham temas e atividades a eles relacionados. As salas individuais, aproximadamente, 18 m², são climatizadas, com boa iluminação e os gabinetes compartilhados com aproximadamente 40 m² e de fácil acessibilidade para o atendimento aos alunos. O MINTER terá sala de aula exclusiva, com aproximadamente 48 m² de área útil, com capacidade para cerca de 30 alunos. c. Acesso dos alunos à Biblioteca Central A UFRR oferece à comunidade acadêmica e à comunidade em geral bibliotecas onde podem ser feitas pesquisas e estudos em suas instalações, possuindo acesso à internet para pesquisas acadêmicas e o serviço de empréstimo de livros para a comunidade universitária da UFRR. Site: http://www.bc.ufrr.br/

O processo seletivo compreende desde o período das inscrições dos candidatos da UFRR, seguido das três etapas avaliativas (Pré-projeto; Curricular e Resultado do teste ANPAD) e posterior publicação do resultado e matrícula. As inscrições, no período entre os dias 20/03/2023 e 24/03/2023; as etapas avaliativas entre 03/04/2023 a 26/04/2023; e, a publicação da lista dos selecionados em 09/05/2023. Em seguida, a matrícula entre os dias 16 e 17/05/2023. A oferta das disciplinas ocorrerão entre maio/2023 e novembro de 2023; a Atividade de qualificação (sem banca) entre janeiro/2024 e maio/2024; exames de qualificação no mês de outubro de 2024; o desenvolvimento da disertação entre janeiro/2024 e fevereiro/2025; depósito da dissertação junto com a comprovação de submissão de artigo, em maio/2025; defesas de dissertação no mês de abril/2025. As disciplinas selecionadas para operacionalizar o curso no campus da UFRR foram todas de 30h/a, ministradas presencialmente pelos docentes do Programa, na cidade de Boa Vista, nas instalações do Centro de Ciências Administrativas e Econômicas - CADECON – da UFRR, em caráter intensivo. O Cronograma de Aulas indica que a primeira disciplina inicia ainda em maio/2023, com previsão que a última ocorra em novembro/2023, conforme o quadro a seguir, sujeita a mudanças, de acordo com as atividades dos professores: # Código Disciplina Docente Data Prevista 1 PGA0996 Introdução à Metodologia de Pesquisa André Leaão 29/05 a 03/06/23 2 PGA1110 Teorias Organizacionais Débora Dourado 12/06 a 17/06/23 3 PGA1059 Criatividade, Inovação e Gestão Criativa Henrique Muzzio 26/06 a 01/07/23 4 PGA1118 Tópicos Especiais em Organização e Sociedade 3: Política, organização e sociedade Sérgio Benício 17/07 a 22/07/23 5 PGA1125 Cognição Social Antônio Roazzi 31/07 a 05/08/23 6 PGA1117 Tópicos Especiais em Gestão Organizacional 3: Governança Joséte Florencio 14/08 a 19/08/23 7 PGA1117 Tópicos Especiais em Gestão Organizacional 3: Marketing de Serviços Fernando Paiva 28/08 a 02/09/23 8 PGA1098 Tópicos Especiais em Gestão Organizacional 4: Redes Sociais Jairo Dornelas 11/09 a 16/09/23 9 PGA1117 Tópicos Especiais em Gestão Organizacional 3: Modelagem de Processos de Negócios Denis Silveira 02/10 a 07/10/23 10 PGA1098 Tópicos Especiais em Gestão Organizacional 4: Sustentabilidade nas Universidades Carla Pasa 16/10 a 21/10/23 11 PGA0999 Metodologia de Pesquisa: Técnicas Metodológicas Taciana Jerônimo 06/11 a 12/11/23 12 PGA1102 Tópicos Especiais em Organização e Sociedade 4: Contexto Histórico e Social do Sistema Universitário Brasileiro Diogo Helal 20/11 a 25/11/23 A partir do primeiro semestre de 2024, dar-se-á o processo de orientação docente, de forma mais intensiva, direcionado para a produção dos projetos de dissertação dos alunos. Os prazos vigentes são os mesmos dispostos no Regimento Interno do Programa que estabelece que até o 18º mês desde a matrícula, com os créditos devidamente integralizados, realizem até 31/10/2024 o Exame de Qualificação, com defesa do projeto de pesquisa com a banca, sendo necessário depositar o projeto 30 dias antes da defesa junto à secretaria do Programa. Isto é necessário para que haja apreciação da formação de banca avaliadora, segundo os critérios do Programa dispostos no seu Regimento Interno e de Normativas Internas específicas. Para a defesa final da dissertação, o prazo previsto é de até 30 de abril de 2025, conforme os prazos regimentais que obedecem os indicadores estabelecidos pela Capes de até 24 meses para a defesa final. Mais uma vez será necessário o depósito da versão final, na secretaria do Programa, para apreciação da formação da banca, com 30 dias de antecedência, junto com comprovante de submissão de um artigo em periódico, conforme detalha a Norma Interna 10/2022.


Instituição Promotora

HENRIQUE CESAR MUZZIO DE PAIVA BARROSO
25001019 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)
50670901
AVENIDA PROF. MORAES REGO, 1235
-
-
Cidade Universitária
Recife - PE
(81) 21267222
(81) 22261800
(81) 21268802
(61) 32026847
(61) 22222
(81) 21268129
(081) 21268001
(08) 21266800
(81) 21268001
(81) 21268029
(81) 21267000
(-) º
(81) 21267222
(81) 21268728
(81) 21268414
(-) -
(81) 21268002
(81) 21268215
(81) 21268519
(81) 21267340
(81) 21268297
(81) 21268235
(81) 21268981
(81) 21267340
(81) 32710359
(81) 21268415
(81) 21268296
(81) 21263766
(81) 21268285
(81) 21267640
(81) 21268410
(81) 21268902
(81) 21268430
(81) 21267515
(81) 21268566
(81) 21268422
(81) 21268566
(81) 21268766
(81) 21268880
(81) 21268915
(81) 21267503
(88) 121268527
(81) 21268227
(81) 21268227
(81) 21268463
(81) 21268283
(81) 21268960
(81) 21268286
(81) 21268347
(81) 21268252
(81) 21267330
(81) 21267988
(81) 21267325
(81) 21268348
(81) 21268353
(81) 21268235
(81) 21268297
(81) 21268946
(81) 21268312
(81) 21268448
(81) 21267941
(81) 21268514
(81) 21268541
(81) 21268442
(81) 21268872
(81) 21268540
(81) 21268755
(81) 21268587
(81) 21268484
(81) 21268755
(81) 21267331
(81) 21268272
(81) 21268538
(81) 21268001
(81) 21267814
(81) 21268888
(81) 21268817
(81) 21268287
(81) 21268522
(81) 21267921
(82) 21268270
(81) 21268818
(81) 21268225
(81) 21268277
(81) 21268836
(81) 21268512
(81) 96329939
(81) 21268836
(81) 21268767
(81) 21268235
(81) 31144108
(81) 21268915
(81) 21268463
(81) 21268215
(81) 21267331
(81) 21268766
(81) 21268296
(81) 21267340
(81) 21268902
(81) 21268516
(81) 21268540
(81) 21268422
(81) 21268817
(81) 21267055
(81) 35264094
(81) 21268704
(81) 21268287
(81) 21268515
(81) 21268272
(81) 21268755
(81) 96329939
(81) 21268306
(81) 21267363
(81) 21268541
(81) 21268252
(81) 21268430
(82) 21268270
(81) 21267814
(81) 21267640
(81) 21267330
(81) 21268514
(81) 21268286
(81) 21268448
(81) 21268566
(81) 21268818
(81) 21268519
(81) 21268755
(81) 21267988
(81) 21268347
(81) 21268275
(81) 21268515
(81) 21268287
(81) 21267946
(81) 21267630
(81) 32710359
(81) 21268522
(81) 21039179
(81) 21268348
(81) 21263766
(81) 21268541
(81) 21268911
(81) 21268430
(81) 21268430
(81) 21267774
(81) 21268952
(81) 21268312
(21) 268001
(21) 267941
(81) 21267289
(81) 21268512
(81) 21267941
(81) 21268872
(81) 21268415
(81) 21268412
(81) 21268282
(81) 21267325
(81) 21268977
(81) 21268420
(81) 21268002
(81) 21263903
(81) 21268728
(81) 21267771
(81) 21267117
(81) 21268297
(81) 21268297
(21) 268704
(81) 21268538
(81) 21268689
(81) 21268225
(81) 21268235
(81) 21267515
(81) 21268517
(81) 21267515
(81) 21268981
(81) 21268519
(81) 21268960
(81) 21268442
(81) 21268728
(81) 21039153
(81) 21268277
(81) 21268484
(81) 21268952
(21) 268288
(81) 21268314
(81) 21267364
(81) 21268297
(81) 21268907
(81) 21268311
(81) 21267901
(81) 21268880
(81) 21268353
(81) 2718535
(81) 21268484
(81) 21268359
(81) 21268000
(81) 21268450
(81) 21267772
(81) 21268946
(81) 21268482
(81) 21268348
(21) 268541
(81) 2126894988
(81) 21268227
(81) 21268937
(81) 21268522
(81) 21268726
(81) 21268949
(81) 21268412
(81) 21268277
(81) 21267728
(81) 21268381
(81) 21268001
(81) 21268378
(81) 21267076
(81) 21268292
(81) 21268283
(81) 21268354
(81) 21268285
(81) 21268530
(81) 21268327
(81) 21268947
(81) 21263766
(81) 21268140
(81) 21268880
(81) 21268569
(81) 21268587
(81) 21263766
(81) 21267503
(81) 21268410
(81) 21268527
(81) 21268482
(81) 21268234
(81) 30401120
(81) 21268767
(81) 21268415
(81) 21268312
(81) 21263766
(81) 21268514
(81) 21268929
(81) 21268514
(81) 35230670
(81) 21268374
(81) 2168285
(81) 21267971
(81) 2718533
(81) 21268527
(81) 21268539
(81) 21268463
(81) 21268227
(35) 233351
(81) 21268338
(81) 321268529
(00) 000000
(81) 21268270
(81) 21267330
(81) 21268402
(81) 21268482
(81) 21268522
(81) 21268002
(81) 21268482
(81) 21264630
(81) 21268878
(81) 21268704
(81) 30401120
(81) 35233351
(81) 21268287
(81) 35264094
(81) 21268767
(81) 21268306
(81) 21268952
(81) 21267363
(81) 21268275
(81) 21267630
(81) 21263903
(81) 21039153
(81) 21268569
(81) 21268000
(81) 24268314
(81) 21267055
(81) 21268234
(81) 21268314
(81) 21268767
(81) 21267772
(81) 21268527
(81) 21039179
(81) 21268515
(81) 21268515
(81) 21268516
(81) 21267946
(81) 31144108
(81) 21268689
(81) 21268378
(81) 21268000
(81) 21268527
(81) 21267364
(81) 21268271
(81) 21039187
(81) 21268378
(81) 21268527
(81) 21268334
(81) 991117071
(81) 21268296
(81) 21268755
(81) 21263903
(81) 21268515
(81) 31144118
(81) 21267630
(81) 21268306
(81) 21268929
(81) 96329939
(81) 21267330
(81) 21268879
(81) 21268818
(81) 38795986
(81) 21268381
(81) 21267289
(81) 21268348
(81) 21268587
(81) 21039199
(81) 21263132
(81) 3114-4108
(81) 3114-4118
(81) 30401120
(81) 21268297
(81) 21267363
(81) 21039198
(81) 38795555
(81) 21268866
(81) 21268334
(81) 21268327
(81) 21268234
(81) 21268872
(81) 21268463
(81) 21268949
(81) 21267814
(81) 21268275
(81) 21263143
(81) 38795599
(81) 38795556
(81) 21039187
(81) 21268949
(81) 21268442
(81) 21268303
(81) 21268408
(081) 21268415
(81) 21268219
(081) 21268000
(81) 21268130
(81) 21268134
(81) 21263097
(81) 21263098
(81) 21039187
(081) 21268448
(81) 21268766
(81) 21268708
(81) 21268277
(81) 21268742
(81) 21267923
(81) 31144102
(081) 21268952
(81) 21268228
(81) 21268228
secretaria.reitor@ufpe.br

Instituição(ões) Receptora(s)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

MARCOS JOSE SALGADO VITAL
69310000
Av. Capitão Ene Garcez, 2413
-
-
Aeroporto
Boa Vista - RR
(95) 36213100
(81) 22261800
(81) 21268802
(61) 32026847
(61) 22222
(81) 21268129
(081) 21268001
(08) 21266800
(81) 21268001
(81) 21268029
(81) 21267000
(-) º
(81) 21267222
(81) 21268728
(81) 21268414
(-) -
(81) 21268002
(81) 21268215
(81) 21268519
(81) 21267340
(81) 21268297
(81) 21268235
(81) 21268981
(81) 21267340
(81) 32710359
(81) 21268415
(81) 21268296
(81) 21263766
(81) 21268285
(81) 21267640
(81) 21268410
(81) 21268902
(81) 21268430
(81) 21267515
(81) 21268566
(81) 21268422
(81) 21268566
(81) 21268766
(81) 21268880
(81) 21268915
(81) 21267503
(88) 121268527
(81) 21268227
(81) 21268227
(81) 21268463
(81) 21268283
(81) 21268960
(81) 21268286
(81) 21268347
(81) 21268252
(81) 21267330
(81) 21267988
(81) 21267325
(81) 21268348
(81) 21268353
(81) 21268235
(81) 21268297
(81) 21268946
(81) 21268312
(81) 21268448
(81) 21267941
(81) 21268514
(81) 21268541
(81) 21268442
(81) 21268872
(81) 21268540
(81) 21268755
(81) 21268587
(81) 21268484
(81) 21268755
(81) 21267331
(81) 21268272
(81) 21268538
(81) 21268001
(81) 21267814
(81) 21268888
(81) 21268817
(81) 21268287
(81) 21268522
(81) 21267921
(82) 21268270
(81) 21268818
(81) 21268225
(81) 21268277
(81) 21268836
(81) 21268512
(81) 96329939
(81) 21268836
(81) 21268767
(81) 21268235
(81) 31144108
(81) 21268915
(81) 21268463
(81) 21268215
(81) 21267331
(81) 21268766
(81) 21268296
(81) 21267340
(81) 21268902
(81) 21268516
(81) 21268540
(81) 21268422
(81) 21268817
(81) 21267055
(81) 35264094
(81) 21268704
(81) 21268287
(81) 21268515
(81) 21268272
(81) 21268755
(81) 96329939
(81) 21268306
(81) 21267363
(81) 21268541
(81) 21268252
(81) 21268430
(82) 21268270
(81) 21267814
(81) 21267640
(81) 21267330
(81) 21268514
(81) 21268286
(81) 21268448
(81) 21268566
(81) 21268818
(81) 21268519
(81) 21268755
(81) 21267988
(81) 21268347
(81) 21268275
(81) 21268515
(81) 21268287
(81) 21267946
(81) 21267630
(81) 32710359
(81) 21268522
(81) 21039179
(81) 21268348
(81) 21263766
(81) 21268541
(81) 21268911
(81) 21268430
(81) 21268430
(81) 21267774
(81) 21268952
(81) 21268312
(21) 268001
(21) 267941
(81) 21267289
(81) 21268512
(81) 21267941
(81) 21268872
(81) 21268415
(81) 21268412
(81) 21268282
(81) 21267325
(81) 21268977
(81) 21268420
(81) 21268002
(81) 21263903
(81) 21268728
(81) 21267771
(81) 21267117
(81) 21268297
(81) 21268297
(21) 268704
(81) 21268538
(81) 21268689
(81) 21268225
(81) 21268235
(81) 21267515
(81) 21268517
(81) 21267515
(81) 21268981
(81) 21268519
(81) 21268960
(81) 21268442
(81) 21268728
(81) 21039153
(81) 21268277
(81) 21268484
(81) 21268952
(21) 268288
(81) 21268314
(81) 21267364
(81) 21268297
(81) 21268907
(81) 21268311
(81) 21267901
(81) 21268880
(81) 21268353
(81) 2718535
(81) 21268484
(81) 21268359
(81) 21268000
(81) 21268450
(81) 21267772
(81) 21268946
(81) 21268482
(81) 21268348
(21) 268541
(81) 2126894988
(81) 21268227
(81) 21268937
(81) 21268522
(81) 21268726
(81) 21268949
(81) 21268412
(81) 21268277
(81) 21267728
(81) 21268381
(81) 21268001
(81) 21268378
(81) 21267076
(81) 21268292
(81) 21268283
(81) 21268354
(81) 21268285
(81) 21268530
(81) 21268327
(81) 21268947
(81) 21263766
(81) 21268140
(81) 21268880
(81) 21268569
(81) 21268587
(81) 21263766
(81) 21267503
(81) 21268410
(81) 21268527
(81) 21268482
(81) 21268234
(81) 30401120
(81) 21268767
(81) 21268415
(81) 21268312
(81) 21263766
(81) 21268514
(81) 21268929
(81) 21268514
(81) 35230670
(81) 21268374
(81) 2168285
(81) 21267971
(81) 2718533
(81) 21268527
(81) 21268539
(81) 21268463
(81) 21268227
(35) 233351
(81) 21268338
(81) 321268529
(00) 000000
(81) 21268270
(81) 21267330
(81) 21268402
(81) 21268482
(81) 21268522
(81) 21268002
(81) 21268482
(81) 21264630
(81) 21268878
(81) 21268704
(81) 30401120
(81) 35233351
(81) 21268287
(81) 35264094
(81) 21268767
(81) 21268306
(81) 21268952
(81) 21267363
(81) 21268275
(81) 21267630
(81) 21263903
(81) 21039153
(81) 21268569
(81) 21268000
(81) 24268314
(81) 21267055
(81) 21268234
(81) 21268314
(81) 21268767
(81) 21267772
(81) 21268527
(81) 21039179
(81) 21268515
(81) 21268515
(81) 21268516
(81) 21267946
(81) 31144108
(81) 21268689
(81) 21268378
(81) 21268000
(81) 21268527
(81) 21267364
(81) 21268271
(81) 21039187
(81) 21268378
(81) 21268527
(81) 21268334
(81) 991117071
(81) 21268296
(81) 21268755
(81) 21263903
(81) 21268515
(81) 31144118
(81) 21267630
(81) 21268306
(81) 21268929
(81) 96329939
(81) 21267330
(81) 21268879
(81) 21268818
(81) 38795986
(81) 21268381
(81) 21267289
(81) 21268348
(81) 21268587
(81) 21039199
(81) 21263132
(81) 3114-4108
(81) 3114-4118
(81) 30401120
(81) 21268297
(81) 21267363
(81) 21039198
(81) 38795555
(81) 21268866
(81) 21268334
(81) 21268327
(81) 21268234
(81) 21268872
(81) 21268463
(81) 21268949
(81) 21267814
(81) 21268275
(81) 21263143
(81) 38795599
(81) 38795556
(81) 21039187
(81) 21268949
(81) 21268442
(81) 21268303
(81) 21268408
(081) 21268415
(81) 21268219
(081) 21268000
(81) 21268130
(81) 21268134
(81) 21263097
(81) 21263098
(81) 21039187
(081) 21268448
(81) 21268766
(81) 21268708
(81) 21268277
(81) 21268742
(81) 21267923
(81) 31144102
(081) 21268952
(81) 21268228
(81) 21268228
reitoria@ufrr.br


Documentos

Projeto PCI para o Sucupira - 21nov2023 -.pdf
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.3
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer