Plano Acadêmico:
Entender o fenômeno educacional contemporâneo exige conhecimentos teóricos sólidos, competência metodológica de pesquisa, capacidade de articular saberes em campos epistemológicos diversos, sensibilidade e clareza na análise das informações. Tais habilidades e competências são conseguidas através de trajetórias de formação em pesquisa bem conduzidas e bem orientadas. Nesse sentido, o plano acadêmico do Dinter fundamenta-se nos princípios do Projeto Político Pedagógico do Programa e nos seus objetivos, que são: qualificar docentes e pesquisadores para o exercício profissional na área de Educação; Propiciar sólida formação intelectual com visão abrangente e crítica da realidade educacional brasileira e internacional, mediante preparação para a pesquisa e desenvolvimento da capacidade de diálogo com as múltiplas manifestações do pensamento contemporâneo; e desenvolver estudos e pesquisas que ampliem o conhecimento e a reflexão sobre a problemática econômico-social, cultural e pedagógica do campo investigativo da educação, tendo em vista a busca de mudanças que respondam às exigências da realidade nacional e local. Para tanto, são ofertadas as três linhas de pesquisa do PPGE, sendo elas: Educação, Sociedade e Cultura; Estado, Políticas e Instituições Educacionais e Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. A estrutura curricular constitui-se por quatro componentes:
NÚCLEO DE ESTUDOS BÁSICOS: são disciplinas obrigatórias visando propiciar aos alunos uma base comum de conhecimentos associada ao conteúdo das Linhas de Pesquisa que visam fornecer um discurso teórico necessário para a compreensão da temática do campo educacional e para o amadurecimento do projeto de pesquisa. Serão oferecidas três disciplinas obrigatórias: Epistemologia e Pesquisa em Educação, Pensamento Educacional: estudos históricos, políticos, sociais e culturais e Fundamentos da Educação. Total 12 créditos.
NÚCLEO DE ESTUDOS TEMÁTICOS: são denominadas de Estudos Avançados, no formato de disciplinas eletivas que contemplam temas complementares da formação, vinculados às ementas das Linhas de Pesquisa e dos projetos de investigação dos professores. Os doutorandos deverão cursar duas disciplinas optativas, são elas: Pensamento Social, Cultura e Educação Brasileira (obrigatória a todos os doutorandos) e Teorias da Educação e Processos Pedagógicos ou Políticas Educacionais ou Cultura e Educação (deverá cursar a disciplina da linha a qual o doutorando estiver vinculado. Esta será oferecida na Instituição promotora). Total 8 créditos.
NÚCLEO DE ESTUDOS ORIENTADOS: Compõe-se do Seminário de Pesquisa e das Atividades Supervisionadas. O Seminário de Pesquisa II tem 4 créditos. Visa promover a integração entre ensino e pesquisa, para o desenvolvimento da capacidade de análise e de crítica, com rigor investigativo e criatividade.
ATIVIDADES SUPERVISIONADAS: correspondem a 30 horas realizadas e comprovadas pelos doutorandos conforme plano de trabalho definido com o orientador. Para integralização do curso é necessária a comprovação das horas das atividades formativas relacionadas com o desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos doutorandos, a saber: publicações acadêmicas, participação em Grupos de Estudo (desde que não computados como disciplina), participação no Seminário Integrado do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Goiás, estudos independentes com relatório, conferências ministradas, participação em atividades de orientação coletiva de caráter sistemático, em eventos científicos com relatório, em projetos de pesquisa com relatório semestral, organização de eventos científicos e outras atividades atestadas pelo orientador.
Todas as disciplinas, tanto do núcleo de estudos básicos quanto dos estudos avançados, são de 60 horas e serão ministradas aos fins de semana, quinzenalmente, para atender as especificidades do público alvo uma vez que são professores trabalhadores vinculados à rede de educação básica e superior da cidade e região.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratórios: A FASEM dispõe de dois laboratórios de informática onde se desenvolvem as atividades acadêmicas dos seus cursos de graduação. Os laboratórios dispõem de equipamentos modernos, que atendem qualitativa e quantitativamente às demandas dos cursos. Todos os terminais dos laboratórios estão conectados à rede Internet. - Os laboratórios de informática estão instalados em duas salas, de aproximadamente 58 m² cada, com acomodação suficiente para até 40 discentes sentados confortavelmente em cadeiras almofadadas em cada uma das salas. Dispõe ar condicionado, boa iluminação natural e artificial, asseguram adequadas condições de funcionamento, tendo os laboratórios uma boa acústica. O espaço destinado aos professores e orientadores, bem como para atendimento e acompanhamento de discentes é adequado às necessidades. - O laboratório destinado ao DINTER tem espaço estimado de 58 m²; com 20 microcomputadores (processador, memória RAM e placa de vídeo, leitor e gravador de DVD, compatíveis com processamento de imagens, configuração mínima: Intel(R) Core™ i5, 4GB memória RAM, HD de 500 GB); 20 monitores de 17 pl. Existe, quando necessário, um serviço de agendamento efetuado no próprio departamento de Tecnologia da Informação.
BIBLIOTECA:
A Biblioteca da Faculdade Serra da Mesa recebe o nome de “Dom José da Silva Chaves”, uma justa homenagem ao ex-bispo diocesano de Uruaçu, conta com um material informacional de apoio tanto ao corpo docente quanto ao corpo discente, e procurará manter-se sempre atualizada para oferecer um bom serviço. A biblioteca funciona totalmente informatizada, inclusive com acesso à rede mundial de computadores a internet. - Para a FASEM, a biblioteca constitui-se num espaço privilegiado, que serve de suporte ao ensino, à pesquisa e à extensão. O acervo é composto por diferentes tipos de documentos e é a base para propiciar à comunidade acadêmica as condições necessárias a um trabalho de qualidade. - O sistema de classificação do material bibliográfico adotado pela unidade de informação é a Classificação Decimal Universal – CDU; o AACR2 em MARC21 para descrição de documentos e a tabela de Cutter (utilizada na notação de autor), além disso, a Biblioteca é totalmente informatizada contando com o software TOTVS Gestão Bibliotecária que executará as atividades de empréstimos, devoluções, renovações, consultas, reservas, cadastro dos usuários, entre outras. - A Biblioteca dispõe de pessoal qualificado para organização do acervo e atendimento aos usuários. - Existe um Plano de Expansão de espaço físico e atualização de acervo. - Para a FASEM, a biblioteca constitui-se num espaço privilegiado, que serve de suporte ao ensino, à pesquisa e à extensão. O acervo é composto por diferentes tipos de documentos e é a base para propiciar à comunidade acadêmica as condições necessárias a um trabalho de qualidade. - A biblioteca possui seu regimento, que estabelece, em detalhes, todas as condições de seu funcionamento, inclusive no tocante à relação com os usuários. É totalmente informatizada, com terminal para que o aluno faça consulta bibliográfica. - Além dos periódicos de assinaturas correntes, específicos para o curso e habilitações, a biblioteca conta com a assinatura de jornais de circulação nacional e regional, revistas e outros. - A Biblioteca possui bases de dados que possibilita à comunidade acadêmica acesso a ampla informação sobre todas as áreas dos conhecimentos humanos, com ênfase para os cursos oferecidos, em todos os níveis.
- O acervo bibliográfico é organizado através do sistema TOTVS que é um dos aplicativos da linha RM, solução corporativa que reúne os sistemas para Windows Server Ultimate, da TOTVS que adota o Formato de Intercâmbio Bibliográfico e Catalográfico – Formato MARC 21 para registro dos dados e o Código de Catalogação Anglo-Americano – AACR-2, para descrição dos documentos. - A leitura na biblioteca é franqueada aos usuários, os quais terão acesso às estantes. No entanto, as obras consultadas devem ser deixadas sobre o balcão da mesma, inclusive para fins de registro estatístico de consulta. - O acesso ao material bibliográfico ocorre por meio de catálogo informatizado, o acervo terá um sistema de circulação aberto, antes de se dirigir às estantes, é conveniente que o usuário faça busca do material através do catálogo online, no terminal de consulta. Buscando no catálogo online por título, autor (sobrenome, prenome) e assunto. Devem-se usar palavras sem acentuação. Anotar o Código CDU e CUTTER. Os livros estão ordenados por ordem numérica do assunto (CDU) seguido da notação de autor; caso tenha dúvida o leitor terá o servidor a sua disposição para orientar na consulta ao acervo, auxilio a pesquisa e demais informações necessárias; - Existe um cronograma de expansão do espaço físico e uma política de aquisição, expansão e atualização do acervo.
OUTROS:
- Especialmente para dar sustentação aos cursos de pós-graduação Latu Sensu presenciais já existentes (Especialização em Urgência e Emergência em Saúde, Direito Público, Gestão Ambiental, Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão Empresarial, Farmacologia Clínica, Saúde Pública, Executivo em Liderança e Gestão Empresarial, Didática e Metodologia no Ensino Superior e Docência e ao curso de Doutorado, a Faculdade Serra da Mesa conta com a Coordenadoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, com secretaria própria, visando à operacionalização administrativa desse nível de ensino. - A Faculdade Serra da Mesa tem sua sede na Av. JK, Qd. U-5, Setor Sul II, Uruaçu, Goiás. Instalada em um terreno de 9 mil metros quadrados, as atividades de ensino se dividem em três blocos, sendo o Bloco A com área construída de 1.735 m², Bloco B com 948 m² e o bloco C com 1.974 m², totalizando 4.657 m². O espaço construído está dividido em 29 salas de aula, 11 laboratórios, 2 ateliês de Arquitetura, Biblioteca, auditórios, direção, sala de professores, coordenação, secretaria acadêmica, circulação, cantina, sanitários e área de convivência. As instalações físicas são inteiramente adequadas às funções a que se destinam descritas conforme PDI 2011-2015. PAVIMENTOS NÚMERO DE SALAS DE AULA/LABORATÓRIOS CAPACIDADE ALUNOS/ TURNO Piso 1 – Bloco A 04 200 Piso 2 – Bloco A 08 400 Piso 1 – Bloco B 06 300 Piso 2 – Bloco B 06 300 Piso 2 – Bloco C 12 600
- Em relação às salas de aula, 50% delas estão disponíveis nos períodos matutino e vespertino para as atividades de pesquisa, extensão e, posteriormente, para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. A Unidade de Pós-graduação dispõe, ainda, de duas salas apropriadas para grupos de estudo, além das salas disponíveis para estudo individual.
- Em cumprimento ao teor da Portaria Ministerial n.º 3.284, de 7 de novembro de 2003, o Centro de Educação Serra da Mesa adaptou as instalações do prédio onde funciona para propiciar conforto e facilidade de acesso à educação para pessoas portadoras de necessidades especiais. Assim, as dependências onde funciona a FASEM apresentam as seguintes diferenciações na infraestrutura física: nos espaços de uso coletivo, não existem barreiras arquitetônicas que provoquem a inacessibilidade de cadeira de rodas; reserva de vagas próximas às unidades de serviço no estacionamento; banheiros preparados para o usuário de cadeira de rodas.
- A instituição possui auditório próprio, com uma área de aproximadamente 216m², com boas condições acústicas, de luminosidade e ventilação, além de contar com permanente manutenção e conservação. - O CEP-FASEM é organizado e criado pela Portaria nº 03-2014, previsto no item VII da Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (publicada no DOU de 13/06/2013), é um Colegiado interdisciplinar e independente, com “munus público”, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.