Dados do Programa
Número da Proposta:
10/2019
Período de Vigência:
27/03/2019
a
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
10
Data de Fim Previsto:
31/08/2022
Local de Execução do Projeto:
Belém - PA
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
O Curso de Doutorado Interinstitucional – DINTER UFPA / UEMA, é uma proposta que surge a partir da solicitação, via ofício, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, que diante da necessidade de qualificar seu quadro docente, demanda ao PPGED a oferta do Doutorado Interinstitucional (DINTER). Tal demanda indica, de um lado, a relevância deste Programa de Pós-graduação, já consolidado, que se coloca como um dos mais importantes programas de Pós-graduação em educação do país, principalmente na Região Norte, e, de outro, da grande necessidade da UEMA em formar doutores/as, e qualificar seu quadro docente, sobretudo, na área da Educação.
A proposta deste DINTER, insere-se nesta perspectiva de fortalecimento e consolidação do PPGED/UFPA como importante programa de pós-graduação na Amazônia, na medida em que representa aumento da sua capilaridade e inserção social na articulação com outra importante instituição Pública de Ensino Superior da Amazônia Brasileira, como a UEMA, que, por estar no mesmo contexto amazônico, enfrenta problemas e desafios políticos, econômicos e sociais semelhantes.
1. OBJETIVOS
A Proposta Dinter UFPA / UEMA tem como objetivo formar 10 servidores / docentes do quadro efetivo da Universidade Estadual da Maranhão (UEMA), em nível de doutorado em Educação, de acordo com os mesmos princípios e conteúdo acadêmico das turmas de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPA.
Como objetivo específicos destacamos os seguintes: desenvolver ações de ensino e pesquisa em parceira com a Universidade Estadual do Maranhão visando a qualificação de seu quadro docente e a ampliação e qualificação de seus grupos e projetos de pesquisa, além da inserção internacional; ampliar a produção qualificada de conhecimentos na área da educação na Amazônia, com a publicação em anais de eventos, livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais; estimular processos de cooperação acadêmica entre UFPA e UEMA.
2. DESENHO CURRICULAR
O Curso de Doutorado deverá ser cumprido em até 42 meses, sendo composto de 48 créditos e carga horária de 720 horas, distribuídas entre disciplinas obrigatórias e atividades acadêmicas. As disciplinas obrigatórias são constituídas de uma disciplina obrigatória de curso, uma disciplina obrigatória de Linha, duas disciplinas optativas, seis seminários de pesquisa e um seminário de Tese, organizado conforme o seguinte Fluxo Curricular:
DOUTORADO Semestre Disciplina CH CR
1º Teorias da Educação 60 4
Seminários de Pesquisa 45 3
Disciplina Optativa 45 3
Total 150 10
2º Obrigatória de Linha 60 4
Seminários de Pesquisa 45 3
Disciplina Optativa 45 3
Total 150 10
3º Seminários de Pesquisa 45 3
Produção Acadêmica 30 2
Total 75 5
4º Seminários de Pesquisa 45 3
Produção Acadêmica 30 2
Tese de Doutorado 30 2
Total 105 7
5º Seminários de Pesquisa 45 3
Produção Acadêmica 30 2
Tese de Doutorado 30 2
Total 105 7
6º Seminários de Pesquisa 45 3
Tese de Doutorado 30 2
Total 75 5
7º Tese de Doutorado 45 3
Seminário de Tese 15 1
Total 45 3
Total Geral 720 48
3. CORPO DOCENTE E RESPECTIVOS DISCENTES
O corpo docente do Projeto DINTER é composto por 10 professores/as, cada um com um orientando, todos/as do quadro de professores/as permanentes do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPA, conforme relacionados abaixo:
Profª Drª Lúcia Isabel da Conceição Silva; Profª Drª Arlete Maria Monte de Camargo; Profª Drª Maely Ferreira Holanda Ramos; Profª Drº Waldir Ferreira de Abreu; Profª Drª Olgaíses Cabral Maués; Profª Drª Sônia Maria da Silva Araújo; Profª Drª Vera Lúcia Jacob Chaves; Profª Drª Fabíola Bouth Kato; Profª Drª Ivany Pinto do Nascimento; Profª Drº César Augusto Castro
Os 10 doutorandos do DINTER e os respectivos projetos de Tese que estão sendo desenvolvidos são:
1. Marinalva Veras Medeiros – projeto de tese: O Lúdico no Currículo do Curso de Pedagogia do Campus de Caxias - UEMA e suas implicações na formação do professor de Educação Infantil; Orientador: Waldir Ferreira de Abreu.
2. João Costa Gouveia Neto – O Ensino de Música e as Vivências Musicais: Um olhar sobre o comportamento das elites ludovicenses na segunda metade do século XIX. Orientador: Cesar Augusto Castro.
3. Fernando César dos Santos – Letramento Acadêmico: a formação de professores e a escrita acadêmica no curso de pedagogia a distância da uemanet/UEMA,
Orientadora: Maely Ferreira Holanda Ramos.
4. Marina Santos Pereira Santos – Cotas raciais para negros no Ensino Superior: Implementação na Universidade Estadual do Maranhão,
Orientadora: Lúcia Isabel da Conceição Silva.
5. Maria José Santos Rabelo – Trabalho docente e alunos com deficiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental; Orientadora: Arlete Maria Monte Camargo.
6. Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante – A Formação Docente Sob a Lógica das Competências na Esteira do Projeto de Educação de Qualidade da Unesco; Orientadora: Olgaíses Cabral Maués.
7. Rosane Lopes e Silva – Mulheres Professoras na História do Centro de Estudos Superiores de Caxias; Orientadora: Sônia Maria da Silva Araújo.
8. Wilma Cristina Bernardo Fahd – Inclusão no Ensino Superior: representações sociais dos acadêmicos acompanhados pelo Núcleo de acessibilidade da Universidade Estadual do Maranhão (NAU); Orientadora: Ivany Pinto do Nascimento.
9. Daniela de Fátima Ferraro Nunes - políticas indigenistas de educação: a profissionalização do professor indígena e sua transformação em trabalhador assalariado,
orientadora: Vera Lúcia Jacob Chaves.
10. Washington Luís Rocha Coelho – Orientadora: Fabíola Bouth Kato.
4. ATIVIDADES PREVISTAS E REALIZADAS EM 2019
4.1. Atividades de Elaboração e Aprovação do Projeto e Composição da Equipe
Todo o processo de elaboração do projeto foi realizado em discussão e parceria entre as equipes da UEMA e UFPA; o projeto final foi aprovado pelo colegiado do PPGED / UFPA e após isso, iniciado o processo de tramitação nas duas instituições.
A coordenação do projeto e a equipe de docentes também foi indicada pelo colegiado do PPGED / UFPA considerando critérios de disponibilidade de vagas para orientação e produção docente.
‘4.2. Atividades do Processo Seletivo
• Publicação do edital para o processo seletivo especial e realização das inscrições – o processo contou com 32 inscritos, sendo 11 aprovados e 10 classificados;
• Realização da seleção em duas etapas: análise de projetos e entrevistas; análise de currículo – a análise dos projetos foi realizada em Belém; entrevistas realizadas por 06 docentes do programa nas dependências da UEMA em São Luís, nos dias 11 e 12 de março de 2019.
• Resultado final publicado no dia 19 de março de 2019.
4.3. Orientação Acadêmica e Habilitação à Matrícula
De acordo com o calendário, foi realizada uma reunião presencial de ORIENTAÇÃO ACADÊMICA, na qual foram apresentadas e discutidas as principais normativas internas do PPGED, tais como: Regimento Interno do Programa; fluxo curricular; resoluções sobre exames de qualificação; resoluções sobre defesa e Tese; exames de proficiência, processos avaliativos internos e externo.
Também os/as estudantes foram orientados sobre sistemática e organização do programa e procedimentos gerais, funcionamento dos grupos de pesquisa e algumas disciplinas específicas, bem como as necessidades de participação nas atividades e dinâmica do programa, imersão e participação política – em especial neste quesito, os estudantes tiveram informações sobre participação estudantil nas decisões do programa, via representação no colegiado paritário – foram destinadas duas vagas para representação dos estudantes do DINTER, sendo que estes/as optaram por declinar desta representação.
Do processo de orientação também constaram a habilitação para matrícula e orientações sobre procedimento de matrícula online no SIGAA.
4.4 Atividades Curriculares Realizadas em 2019
De acordo com o Plano de trabalho aprovado, o ano de 2019, previa as atividades de imersão no PPGED / UFPA. Assim, de acordo com o fluxo curricular do Doutorado / PPGED foram realizadas as seguintes atividades:
Fluxo curricular semestre I / 2019:
1. Disciplina obrigatória do curso: Teorias da Educação – 60 horas / 03 créditos – ministrada pelos docentes: Fabíola Kato; Arlete Camargo; Ivany Pinto e Waldir Abreu;
2. Disciplina obrigatória Seminários de Pesquisa – 45 horas – ministrada por todos os docentes do DINTER;
3. Disciplinas Optativas – 45 horas / 03 créditos - Educação, Diversidade e Direitos Humanos de Crianças, Adolescentes e Jovens na Amazônia – ministrada pela Professora Lúcia Isabel Silva;
Disciplina Metodologia de Pesquisa – 45 horas / 03 créditos – ministrada pela Profª Arlete Camargo;
Disciplina Estado e Gestão da Educação – 45 horas / 03 créditos – ministrada pela Profª Terezinha Santos;
Disciplina Cultura Material Escolar – 45 horas / 03 créditos – ministrada pelo Profº César Castro;
Fluxo curricular semestre II / 2019:
Disciplinas obrigatórias de Linha: 60 horas / 04 créditos
1. Educação, Cultura e Sociedade – ministrada pela Profª Sônia Araújo;
2. Políticas Públicas e Educação – ministrada pelas Professoras Fabíola Kato e Vera Jacob;
3. Formação de Professores, Trabalho docente, teorias e práticas educativas – ministrada pelas Professoras Olgaíses Maués e Arlete Camargo.
4. Disciplina obrigatória Seminários de Pesquisa – 45 horas – ministrada por todos os docentes do DINTER;
5. Disciplinas Optativas: Gênero e Raça na Contemporaneidade – ministrada pela Profª Lúcia Isabel Silva; Pedagogias Decoloniais e Formação de Professores na Amazônia – ministrada pelo Profª Waldir Abreu; Teoria Social Cognitiva: Contribuições Teórico-metodológicas para Pesquisa no Campo da Educação – ministrada pela Profª Maély Ramos; disciplina Parceria Publico-Privado na Educação, ministrada pela Profª Terezinha Santos.
Todos os/as estudantes cursaram todas as disciplinas previstas, cumprindo assim a carga horaria de imersão no programa prevista para o ano de 2019.
6. OUTRAS ATIVIDADES ACADÊMICAS / EVENTOS PROMOVIDAS PELO PPGED.
Tratam-se das diversas atividades promovidas pelo PPGED ou em parceria com outros programas e instituições, além das aulas e disciplinas, com vistas a contribuir com a formação geral dos e das estudantes e com o processo de elaboração da tese, além de possibilitar a vivência e imersão no ambiente acadêmico e formação de outras habilidades relacionadas à pesquisa e à docência.
Dada a importância destas atividades, como integrantes do calendário letivo, procedeu-se ampla mobilização e incentivo à participação de todos/as estudantes, inclusive com solicitação de liberação das aulas (em caso de coincidência de horários) para a participação tanto de estudantes quanto dos docentes.
As atividades gerais do ano de 2019 foram as seguintes:
5.1. Aula Inaugural - 22/02/2019 - c/ o Prof. Valentín Martínez-Otero Pérez (Universidad Complutense de Madrid)
Tema: Diálogo intercultural, relação inter-humana e os desafios atuais para a pesquisa e prática educativa.
5.2. Conferência: Ética na pesquisa em educação - 15 de maio de 2019 - com o Prof. Jefferson Mainardes (Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR).
5.3. Oficina sobre produção internacional - 06 a 09 de maio de 2019 - com o Prof. Dr. Tristán McCowan (University College of London).
5.4 Reunião de avaliação do primeiro semestre letivo – realizada antes do encerramento do semestre letivo – dia 04 de julho de 2019.
5.5 Mesa Redonda: Direitos Humanos e Conflitos Geo-Políticos na Amazônia – Guilherme Carvalho (FASE); Claudemor Monteiro (CIMI); Eldenilson Monteiro (MST);
5.6 I Seminário de Autoavaliação do PPGED – 22 e 23 de agosto de 2019; o Seminário se insere nas ações de avaliação pós-graduada demandadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como parte dos quesitos de avaliação dos Programas de pós-graduação. O seminário contou com a Consultoria do Profº Drº Marcos Viela Pereira – PUCRS e da Diretora de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFPA e procedeu ações de avaliação e diagnóstico de PPGED nos anos de 2017 e 2018 e encaminhamentos para a elaboração da política de autoavaliação do Programa.
5.7 Seminário Gestrado /UFPA: Políticas, Internacionalização e direito à educação superior – 12 E 13 de setembro de 2019 – promovido pelo Grupo de Pesquisa em Política educacional, formação e trabalho docente.
5.8 VII Encontro FINEDUCA: Financiamento da Educação em tempos de retrocessos: resistências e proposições – 28 a 30 de agosto / UFPA;
6.7 XIV Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e III Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores / Tema: O direito à educação pública e a crise da democracia; De 25 a 27 de novembro de 2019
Além destas atividades acadêmico-científicas realizadas pelo PPGED / UFPA, os / as estudantes participaram de um conjunto de outros eventos científicos, de acordo com os temas de interesse de seus projetos de pesquisa, dentre os quais:
1. IX Jornada Internacional de Políticas Públicas, “Civilização ou Barbárie: o futuro da humanidade” realizada no período de 20 a 23 de agosto de 2019 em São Luís/UFMA;
2. 39ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação na Universidade Federal Fluminense, Niterói/Rio de janeiro, no período de 20 a 24 de outubro de 2019;
3. VIII Encontro GEPEIF de Pesquisa e Extensão I Seminário da Rede de Pesquisa Sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia: pedagogias decoloniais e seus fundamentos;
4. IX Seminário Semana da Criança: “Decolonizar a Educação da Criança no Contexto Amazônico;
5. II Seminário do Movimento Paraense de Educação de Jovens e Adultos: políticas, Programas e Pesquisas em Debate;
6. I Semana Paulo Freire do curso de Pedagogia e do III Encontro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia, IV Fórum de Leituras de Paulo Freire e XV Jornada Paulo Freire, com o tema Paulo Freire presente! Em luta por uma educação pública, popular e democrática
7. II JORNADA CULTURAL 2019.
8. V ENID 2019. 2019. (Seminário).
9. XII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação / 40° Encontro Nacional do FORUMDIR / I Seminário Nacional do FORPARFOR e FORPIBID RP. (Salvador – BA)
10. XI Semana de Música da UEMA. 2019. (Outra).
11. IX Jornada Internacional de Políticas Públicas, “Civilização ou Barbárie: o futuro da humanidade” realizada no período de 20 a 23 de agosto de 2019 em São Luís/UFMA
7. CUMPRIMENTO DA CARGA HORÁRIA DE ORIENTAÇÃO DO PROJETO DE TESE
De acordo com o convênio
8. PRODUTOS DE 2019
Produção de 10 artigos, em co-autoria dos/as estudantes e orientadores/as, para o primeiro livro a ser publicado pelo Projeto DINTER – UFPA – UEMA, conforme relacionados a seguir:
1. COTAS RACIAIS PARA NEGROS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - Marina Santos Pereira Santos; Lúcia Isabel da Conceição Silva
2. GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: ANÁLISES PRELIMINARES SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA NA ÁREA - Alexandre Adalberto Pereira; Lúcia Isabel da Conceição Silva
3. POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PARA POVOS INDÍGENAS: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR INDÍGENA E SUA TRANSFORMAÇÃO EM TRABALHADOR ASSALARIADO - Daniela de Fátima Ferraro Nunes; Vera Lúcia Jacob Chaves
4. FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPUS DE CAXIAS-UEMA: UM ESTUDO SOBRE O LÚDICO NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA - Marinalva Veras Medeiros; Waldir Ferreira de Abreu
5. ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DAS CONDIÇÕES OBJETIVAS À CONTRADIÇÃO DO PROGRAMA INCLUIR - Fabíola Kato Bouth Grello; Washington Luis Rocha Coelho
6. FORMAÇÃO DOCENTE SOB A ÓTICA DO BANCO MUNDIAL: O FOCO NOS PROFESSORES - Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu; Olgaíses Cabral Maués.
7. A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM E AUTOEFICÁCIA ACADÊMICA EM UNIVERSITÁRIOS - Fernando César dos Santos; Maély Ferreira Holanda Ramos.
8. POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E TRABALHO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS - Maria José Santos Rabelo; Arlete Maria Monte de Camargo
9. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: a produção acadêmica brasileira de teses e dissertações no período de 2013 a 2017 - Wilma Cristina Bernardo Fahd; Ivany Pinto Nascimento.
10. OS ALMANAQUES E A HISTÓRIA DO ENSINO DE MÚSICA EM SÃO LUÍS ENTRE AS DÉCADAS DE 1850 E 1870: PRIMEIRAS ANÁLISES. João Costa Gouveia Neto; César Castro.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
O Programa de Pós-Graduação em Educação realizou um amplo investimento em sua estrutura física e atualmente, os estudantes dispõem dos seguintes espaços e equipamentos:
Um laboratório de informática, de uso exclusivo dos/as estudantes do programa, equipado com 15 micro-computadores de boa configuração (contendo acesso a internet e gravadora de Cd-rom e entrada para Pen-drive) e 1 impressora, ligada em sistema de rede. Com a reforma e a adaptação dos espaços físicos ocupados pelo PPGED, além desse laboratório, os estudantes têm à disposição salas de pesquisas de seus orientadores, onde trabalham os Grupos de Pesquisa, além dos gabinetes de orientação e uma sala ambiente dos estudantes.
Biblioteca
O Programa conta com o acervo da Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências da Educação que tem recebido atenção especial por parte da comunidade do Centro de Educação, em particular da Pós-Graduação. A Biblioteca da Pós-Graduação em Educação foi totalmente reformada em seus espaços, no ano de 2006, tendo sido ampliada a sua área e criadas novas salas que permitem o acesso e a leitura individual ou em grupos. Foram ainda incrementadas a sua climatização e seu mobiliário e informatização, a qual se encontra em andamento.
Em 2019 o acervo estava formado por 4.786 títulos e 9.707 exemplares, sendo em nº de Livros: 3201 títulos e 6.092 exemplares; Periódicos: 89 títulos e 1966 exemplares; Dissertações/Teses: 179 títulos e 220 exemplares; Relatórios técnicos: 30 títulos e 54 exemplares; Outros (monografias, TCC's, Projetos de Pesquisa): 1.287 títulos e 1.375 exemplares. Se por um lado, este acervo pode ser considerado limitado, por outro, deve-se registrar que um número significativo deste patrimônio foi adquirido nos últimos três anos como resultado de um esforço interno dos convênios estabelecidos (PROCAD, PQI, Programa Acelera Amazônia). Isto revela, portanto, o atual compromisso com a melhoria quantitativa e qualitativa da Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências da Educação. O sistema de permuta de periódicos entre as bibliotecas das Faculdades de Educação e Programas de Pós-Graduação do País tem possibilitado a aquisição dos principais periódicos da área de educação do Brasil. Sob acordo institucional, os alunos do mestrado e doutorado em educação também poderão dispor de todas as bibliotecas da UFPA, especialmente das seguintes: Biblioteca Central da UFPA; Biblioteca do Centro de Filosofia e Ciências Humanas; Biblioteca do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos; Biblioteca do Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico – a NPADC.
A Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências da Educação possui dotação orçamentária no Planejamento do Instituto de Ciências da Educação e da Pós-Graduação. A Biblioteca recebeu um investimento de R$ 50.000,00 (Cinquenta mil reais) para a informatização e digitalização do seu acervo nos últimos anos.
A Biblioteca também consta no plano de modernização das bibliotecas setoriais da UFPA que visa a capacitação de servidores, cessão de equipamentos, aumento e atualização do acervo bibliográfico na forma de livros, revistas, Trabalhos de Conclusão de Curso, Monografias de Especialização, Dissertações e Teses.
A Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências da Educação dispõe de um bibliotecário, uma revisora de texto, um contínuo e três bolsistas, o que permite o seu funcionamento em tempo integral (das 08 às 19 horas). Este espaço disponibiliza aos seus usuários consultas on-line as bases de dados e títulos de periódicos eletrônicos através do Portal de Periódicos da Capes, bem como acesso eletrônico aos catálogos de bibliotecas de instituições de ensino nacionais e estrangeiras.
As Dissertações e Teses de Doutorado defendidas no PPGED estão disponibilizadas em texto integral, em formato pdf., no endereço eletrônico http://www.ppgedufpa.com.br
Os funcionários da biblioteca também auxiliam no desenvolvimento das práticas investigativas dos pós-graduandos e dos docentes Líderes dos Grupos de Pesquisa vinculados às Linhas de Pesquisa do Programa, inclusive no acesso e manejo do Portal de Periódicos CAPES, com acesso pelo endereço virtual http://www.periodicos.capes.gov.br
Coordenação, secretaria, salas de aula e de defesa
Ainda com relação à infraestrutura o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA conta com um bloco de salas onde estão concentradas a Coordenação e a Secretaria da Pós-Graduação, as atividades curriculares do Curso de Mestrado e do Doutorado. Este bloco de salas é constituído por: 1 sala para a Coordenação do Programa; 1 sala para as atividades da Secretaria; 1 Sala de convivência e reunião; 4 salas de aula com equipamentos para projeção áudio visual, com computador ligado à internet, aparelho de DVD, com televisão, vídeo, data-show, retroprojetor, carteiras, quadro negro e quadro magnético.
Dispõe ainda de 07 Salas de aula com equipamentos (data-show, computadores e mobiliário) e acesso aberto a rede de internet
As sessões destinadas ao Exame de Qualificação e Defesa das Dissertações e Teses ocorrem em 1 Auditório de 60 lugares, que dispõe de data-show, retroprojetor, aparelho de DVD, televisor 29 polegadas, quadro digital e de giz e painéis.
Salas dos grupos de pesquisa e gabinetes para orientação
O PPGED/ICED/UFPA abriga atualmente 22 Grupos de Pesquisa e grande parte destes encontra-se sediado no prédio do ICED, onde funciona a Pós-Graduação e onde há gabinetes para todos os professores do Programa com computadores disponíveis. Em todo o espaço ocupado pelo PPGED, bem como nas demais dependências do Instituto de Ciências da Educação da UFPA, há disponível rede sem fio de livre acesso à internet a todos os alunos de graduação e de pós-graduação. Aos alunos da pós-graduação também é possível o acesso ao novo Laboratório de Informática da Graduação que conta atualmente com 40 microcomputadores ligados a rede mundial de computadores
Arquivo Documental
A Secretaria do programa dispõe de um arquivo documental que abriga vasto acervo impresso contendo informações sobre assuntos diversos. As comunicações institucionais estão registradas em memorandos e ofícios encaminhados e recebidos, por meio dos quais se estabelece o contato interno e externo.
O arquivo também contém documentos relacionados a projetos e convênios firmados com agências de fomento, assim como os relatórios específicos da Subunidade, e aqueles produzidos anualmente pelo Programa consolidados sob a forma DATA CAPES.
Nesse espaço administrativo estão armazenadas informações referentes à trajetória de escolarização dos discentes matriculados no Programa, além dos documentos concernentes aos processos seletivos aplicados pelo PPGED visando selecionar os candidatos ao Mestrado e Doutorado em Educação.
Estão disponíveis também as Atas de reuniões ordinárias e extraordinárias realizadas pelo Colegiado do Programa.
Há também secções relacionadas à memória e história dos cursos de especialização já realizados no Programa, com seus respectivos projetos pedagógicos.
Igualmente estão preservadas documentações sobre a história da Pós-Graduação stricto sensu, em suas fases antes e pós o reconhecimento institucional para seu funcionamento, obtido junto a CAPES.
Podem ser encontradas informações sobre o corpo docente permanente e colaborador do Programa, tanto os ativos quanto aqueles que se desincompatibilizaram com o PPGED mediante processo de descredenciamento.
Além disso, retém documentos sobre a vinda de docentes do Brasil e exterior para participar de Bancas de Qualificação e de Defesa Pública das dissertações e teses construídas no Programa.
Cronograma de Atividades:
DINTER UFPA / UEMA
CRONOGRAMA E METAS FÍSICAS
META FÍSICA 1: Selecionar 10 estudantes (docentes da UEMA) para compor a turma de Doutorado Interinstitucional
ATIVIDADES INDICADOR FÍSICO INÍCIO FIM
Publicação de um edital de processo seletivo 01 edital publicado 15/02/2019 06/03/2019
Realização do processo seletivo realizado 10 Estudantes selecionados 15/02/2019 22/03/2019
META FÍSICA 2: Realizar 08 reuniões de Orientação Acadêmica
ATIVIDADES: Realização de uma reunião para orientação dos estudantes, pela coordenação do curso, antes da matrícula em cada semestre
INDICADOR FÍSICO INÍCIO FIM
. 08 Reuniões realizadas Março/2019 Fev/2022
10 estudantes / participantes
META FÍSICA 3: Realizar 01 evento de Aula Inaugural
ATIVIDADES: Realização de um evento com convidado externo do país ou do exterior, no início do primeiro semestre do curso. 01 convidado externo
INDICADOR FÍSICO: 01 convidado externo INÍCIO FIM
Março/2019 Março/2019
META FÍSICA 4: Realização de 08 disciplinas obrigatórias e 02 optativas
ATIVIDADES:Realização de 02 disciplinas obrigatórias, 06 seminários de pesquisa e 02 disciplinas optativas
INDICADOR FÍSICO INÍCIO FIM
10 disciplinas realizadas Abril/2019 Dezembro/2021
Seminários de avaliação do desempenho nas disciplinas 10 seminários Abril / 2019 Agosto / 2022
Elaboração de produções pelos estudantes 10 produções Abril / 2019 Agosto / 2022
META FÍSICA 5: Realizar 16 sessões de orientação presencial / individual para cada estudante (160 sessões)
ATIVIDADES: Realização de 16 sessões de orientação presencial individual por estudante
INDICADOR FÍSICO INÍCIO FIM
16 sessões de orientação realizadas por aluno Março/2019 Dezembro/2021
META FÍSICA 6: Cumprimento de exames de Proficiência por 100% dos doutorandos/as.
ATIVIDADES: Realização de 02 exames de Proficiência no Programa
INDICADOR FÍSICO INÍCIO FIM
02 exames realizados Abril/2019 Dezembro/2020
10 estudantes aprovados
META FÍSICA 7: Cumprimento de atividades de Convivência e imersão no programa promotor/participação nos grupos de pesquisa por 100% dos doutorandos/as
ATIVIDADES: Participação de sessões de estudo / debates no Grupo de Pesquisa do Orientador/a
INDICADOR FÍSICO INÍCIO FIM
08 sessões de estudo realizadas por cada doutorando
Participação nas atividades dos 10 grupos de pesquisa vinculados aos orientadores Março/2019 Junho/2022
Participação em Colóquios das Linhas de Pesquisa 4 colóquios realizados
10 trabalhos apresentados pelos doutorandos Março/2019 Junho/2022
Participação em Seminários Internacionais do PPGED 2 seminários realizados
10 doutorandos/as participantes;
10 trabalhos apresentados pelos doutorandos
Setembro/2019 Dezembro/2021
META FÍSICA 8: Publicação de 25 produtos científicos qualificados
ATIVIDADES:Elaboração de artigos científicos para submissão em periódicos qualificados nacionais e estrangeiros, com participação de orientadores e orientados
Produção e publicação de um livro e/ou coletânea em parceria com editoras nacionais e internacionais, com participação de orientadores e orientados
INDICADOR FÍSICO INÍCIO FIM
. 10 artigos publicados
Março/2020 Agosto/2022
. 1 livro/coletânea publicado com10 capítulos Março/2020 Agosto/2022
META FÍSICA 9: Produzir e defender 10 Teses de Doutorado
ATIVIDADES: Produção e publicação de um livro e/ou coletânea em parceria com editoras nacionais e internacionais, com participação de orientadores e orientados
INDICADOR FÍSICO INÍCIO FIM
10 projetos elaborados Março/2019 Dezembro/2019
Realização de bancas / exames de qualificação de Projetos de Teses
10 bancas de qualificação realizadas;
10 projetos de Teses aprovados. Agosto/2021 Dezembro/2021
Realização das atividades de pesquisa (coleta de dados)
10 pesquisas realizadas com as coletas de dados feitas Agosto/2019 Agosto/2021
Análise do material empírico Março/2020 março / 2022
Elaboração do texto final 10 textos aptos à defesa Agosto/2021 Agosto/2022
Defesas públicas das Teses 10 bancas de defesas realizadas;
10 Teses defendidas Janeiro / 2022 Agosto / 2022
META FÍSICA 10: Certificação Final de 10 Doutores/as em Educação
ATIVIDADES: emissão de 10 diplomas de doutorado
INDICADOR FÍSICO INÍCIO FIM
10 Diplomas emitidos Agosto/2022 Dezembro/2022
Instituição Promotora
Coordenador:
LUCIA ISABEL DA CONCEICAO SILVA
Instituição de Ensino:
15001016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)
Logradouro:
Rua Augusto Corrêa, nº01
Complemento:
Cidade Universitária José da Silveira Neto
Telefone(s):
(91) 3751.1107/ (91) 201-7000 (91) 37511131 (91) 31831675 (91) 31831115 (91) 32017437 (-) º (91) 32017567 (-) - (91) 32017675 (91) 32017115 (91) 32492905 (91) 32016776 (91) 32017634 (91) 32018024 (91) 23017102 (91) 32017698 (91) 32142233 (91) 32017762 (91) 32018775 (91) 32018426 (91) 32017525 (91) 32017930 (91) 32017890 (91) 32017716 (91) 32017435 (91) 32017997 (91) 32017441 (91) 32018194 (91) 32017478 (91) 32017435 (91) 32017226 (91) 32017754 (91) 32017409 (91) 32017798 (91) 32017642 (91) 32017754 (91) 32017478 (91) 32018010 (91) 32018011 (91) 32017749 (91) 32017140 (91) 32018070 (91) 32017499 (91) 32018045 (91) 32017972 (91) 32017693 (91) 32017693 (91) 32018475 (94) 21015900 (91) 32018543 (91) 32018412 (91) 32018056 (91) 32017430 (91) 32017782 (91) 32018371 (93) 35151079 (91) 32017798 (91) 32018860 (91) 32017930 (91) 32010956 (91) 32017798 (91) 32018474 (91) 32376316 (91) 32229140 (91) 37811182 (91) 32017237 (91) 30756159 (91) 32018861 (91) 32017230 (94) 37784853 (91) 32016776 (91) 30756153 (91) 32018861 (91) 32018411 (91) 32017487 (91) 32018859 (91) 32017938 (91) 32017949 (91) 32010976 (91) 32010972 (91) 32018327 (91) 32018017 (91) 32017997 (91) 32017930 (91) 32017693 (91) 32017716 (91) 32018664 (91) 32016868 (91) 32492905 (91) 32017499 (91) 32017455 (91) 32017754 (91) 30756159 (91) 32018024 (91) 32017949 (91) 32017770 (91) 37811182 (91) 30756153 (91) 32017441 (91) 32017890 (93) 35151079 (91) 32017487 (91) 32018861 (91) 32229140 (91) 32018194 (91) 32010956 (91) 32017237 (91) 32017798 (91) 32010972 (91) 32017972 (91) 32018543 (91) 32017430 (91) 32017619 (91) 32142233 (91) 32018858 (91) 32018327 (91) 32018371 (91) 32017145 (91) 32018856 (94) 21015900 (91) 32018663 (91) 32492905 (91) 32017478 (91) 32018859 (91) 23017102 (91) 32016776 (91) 32018775 (91) 32017836 (91) 32017938 (91) 32017478 (91) 32017435 (91) 32018024 (91) 32017226 (91) 32017634 (91) 32018010 (91) 32018235 (91) 32010976 (91) 32018070 (91) 32018010 (91) 32018010 (91) 32017848 (91) 34251209 (91) 32017415 (91) 32017102 (91) 2112024 (91) 32018063 (91) 32017837 (91) 32017754 (91) 32017302 (91) 32017302 (91) 32018411 (91) 32018056 (91) 2111430 (91) 32017435 (91) 32017325 (91) 32018396 (91) 32018861 (91) 32017754 (91) 32017749 (91) 32017499 (91) 32018011 (91) 32018045 (91) 32017000 (91) 32017601 (91) 37811182 (91) 34251593 (55) 9132018371 (91) 32017525 (91) 32018686 (91) 32415801 (91) 2111237 (91) 32017698 (94) 21017101 (91) 32017723 (31) 831115 (91) 32017616 (91) 34251209 (91) 32414681 (91) 32018379 (91) 32017430 (91) 32018412 (91) 32017616 (91) 32017692 (32) 018010 (91) 32018011 (91) 32017409 (91) 32018194 (91) 32017478 (91) 32018327 (91) 32017626 (91) 32018860 (91) 32018045 (91) 32018198 (91) 32017441 (91) 32018833 (91) 31831102 (91) 32017281 (91) 32018195 (91) 32078755 (91) 32017782 (91) 32017693 (91) 32017762 (91) 32017230 (91) 32017642 (93) 35222570 (91) 32016827 (32) 017843 (91) 32017716 (91) 2112006 (32) 018024 (91) 30756283 (32) 107930 (91) 32016547 (91) 32017563 (91) 32017782 (91) 32017662 (91) 32017363 (91) 32016868 (91) 32017000 (91) 32017000 (91) 32018856 (91) 32017415 (91) 32018235 (91) 32017145 (91) 32016776 (91) 32018024 (91) 32017770 (91) 32492905 (91) 32017836 (91) 32017499 (91) 32018017 (91) 37811182 (91) 32017834 (94) 37784855 (91) 32018663 (91) 32017102 (91) 32018858 (91) 32017601 (91) 32018664 (91) 32018413 (91) 32018413 (91) 37211686 (91) 30756194 (91) 32017619 (91) 32078755 (91) 32017455 (91) 34251593 (94) 37784853 (91) 32018249 (91) 32017987 (91) 32017837 (91) 32018148 (91) 32018698 (91) 32018904 (91) 32018277 (91) 992242801 (91) 37511827 (91) 32018070 (91) 32017251 (91) 33114600 (91) 32017754 (91) 32018418 (91) 32017798 (91) 32018755 (91) 33114600 (91) 32018757 (91) 32017112 (91) 32017110 (91) 32017110 (91) 32018299 (91) 32018411 (91) 32018301 (91) 32018195 (91) 32017487 (91) 32017104 (91) 32017770 (91) 32017145 (91) 32016653 (91) 32017104 (91) 993779340 (91) 32018698 (91) 32017057 (91) 32018221 (91) 32018423 (91) 32018427 (91) 32018917 (91) 32017923 (91) 32018934 (91) 983097392 (91) 91216960 (93) 21220578 (91) 32017262 (091) 32018535 (091) 32017115 (091) 32017106 (91) 984087794 (91) 91611860 (91) 32017262 (091) 32017123 (91) 32019695 (91) 81196008 (91) 32017953 (91) 32017291 (91) 32017291 (91) 91228890 (91) 32017730 (91) 32017974 (93) 21220578 (91) 99103300 (91) 32017996 (91) 91033001
E-mail Institucional do Programa:
reitor@ufpa.br
Instituição(ões) Receptora(s)
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
Coordenador:
ANA LUCIA CUNHA DUARTE
Logradouro:
CIDADE UNIVERSITÁRIA PAULO VI - Avenida Lourenço Vieira da Silva 1.00
Município-UF:
São Luís -
MA
Telefone(s):
(91) 3751.1107/ (91) 201-7000 (91) 37511131 (91) 31831675 (91) 31831115 (91) 32017437 (-) º (91) 32017567 (-) - (91) 32017675 (91) 32017115 (91) 32492905 (91) 32016776 (91) 32017634 (91) 32018024 (91) 23017102 (91) 32017698 (91) 32142233 (91) 32017762 (91) 32018775 (91) 32018426 (91) 32017525 (91) 32017930 (91) 32017890 (91) 32017716 (91) 32017435 (91) 32017997 (91) 32017441 (91) 32018194 (91) 32017478 (91) 32017435 (91) 32017226 (91) 32017754 (91) 32017409 (91) 32017798 (91) 32017642 (91) 32017754 (91) 32017478 (91) 32018010 (91) 32018011 (91) 32017749 (91) 32017140 (91) 32018070 (91) 32017499 (91) 32018045 (91) 32017972 (91) 32017693 (91) 32017693 (91) 32018475 (94) 21015900 (91) 32018543 (91) 32018412 (91) 32018056 (91) 32017430 (91) 32017782 (91) 32018371 (93) 35151079 (91) 32017798 (91) 32018860 (91) 32017930 (91) 32010956 (91) 32017798 (91) 32018474 (91) 32376316 (91) 32229140 (91) 37811182 (91) 32017237 (91) 30756159 (91) 32018861 (91) 32017230 (94) 37784853 (91) 32016776 (91) 30756153 (91) 32018861 (91) 32018411 (91) 32017487 (91) 32018859 (91) 32017938 (91) 32017949 (91) 32010976 (91) 32010972 (91) 32018327 (91) 32018017 (91) 32017997 (91) 32017930 (91) 32017693 (91) 32017716 (91) 32018664 (91) 32016868 (91) 32492905 (91) 32017499 (91) 32017455 (91) 32017754 (91) 30756159 (91) 32018024 (91) 32017949 (91) 32017770 (91) 37811182 (91) 30756153 (91) 32017441 (91) 32017890 (93) 35151079 (91) 32017487 (91) 32018861 (91) 32229140 (91) 32018194 (91) 32010956 (91) 32017237 (91) 32017798 (91) 32010972 (91) 32017972 (91) 32018543 (91) 32017430 (91) 32017619 (91) 32142233 (91) 32018858 (91) 32018327 (91) 32018371 (91) 32017145 (91) 32018856 (94) 21015900 (91) 32018663 (91) 32492905 (91) 32017478 (91) 32018859 (91) 23017102 (91) 32016776 (91) 32018775 (91) 32017836 (91) 32017938 (91) 32017478 (91) 32017435 (91) 32018024 (91) 32017226 (91) 32017634 (91) 32018010 (91) 32018235 (91) 32010976 (91) 32018070 (91) 32018010 (91) 32018010 (91) 32017848 (91) 34251209 (91) 32017415 (91) 32017102 (91) 2112024 (91) 32018063 (91) 32017837 (91) 32017754 (91) 32017302 (91) 32017302 (91) 32018411 (91) 32018056 (91) 2111430 (91) 32017435 (91) 32017325 (91) 32018396 (91) 32018861 (91) 32017754 (91) 32017749 (91) 32017499 (91) 32018011 (91) 32018045 (91) 32017000 (91) 32017601 (91) 37811182 (91) 34251593 (55) 9132018371 (91) 32017525 (91) 32018686 (91) 32415801 (91) 2111237 (91) 32017698 (94) 21017101 (91) 32017723 (31) 831115 (91) 32017616 (91) 34251209 (91) 32414681 (91) 32018379 (91) 32017430 (91) 32018412 (91) 32017616 (91) 32017692 (32) 018010 (91) 32018011 (91) 32017409 (91) 32018194 (91) 32017478 (91) 32018327 (91) 32017626 (91) 32018860 (91) 32018045 (91) 32018198 (91) 32017441 (91) 32018833 (91) 31831102 (91) 32017281 (91) 32018195 (91) 32078755 (91) 32017782 (91) 32017693 (91) 32017762 (91) 32017230 (91) 32017642 (93) 35222570 (91) 32016827 (32) 017843 (91) 32017716 (91) 2112006 (32) 018024 (91) 30756283 (32) 107930 (91) 32016547 (91) 32017563 (91) 32017782 (91) 32017662 (91) 32017363 (91) 32016868 (91) 32017000 (91) 32017000 (91) 32018856 (91) 32017415 (91) 32018235 (91) 32017145 (91) 32016776 (91) 32018024 (91) 32017770 (91) 32492905 (91) 32017836 (91) 32017499 (91) 32018017 (91) 37811182 (91) 32017834 (94) 37784855 (91) 32018663 (91) 32017102 (91) 32018858 (91) 32017601 (91) 32018664 (91) 32018413 (91) 32018413 (91) 37211686 (91) 30756194 (91) 32017619 (91) 32078755 (91) 32017455 (91) 34251593 (94) 37784853 (91) 32018249 (91) 32017987 (91) 32017837 (91) 32018148 (91) 32018698 (91) 32018904 (91) 32018277 (91) 992242801 (91) 37511827 (91) 32018070 (91) 32017251 (91) 33114600 (91) 32017754 (91) 32018418 (91) 32017798 (91) 32018755 (91) 33114600 (91) 32018757 (91) 32017112 (91) 32017110 (91) 32017110 (91) 32018299 (91) 32018411 (91) 32018301 (91) 32018195 (91) 32017487 (91) 32017104 (91) 32017770 (91) 32017145 (91) 32016653 (91) 32017104 (91) 993779340 (91) 32018698 (91) 32017057 (91) 32018221 (91) 32018423 (91) 32018427 (91) 32018917 (91) 32017923 (91) 32018934 (91) 983097392 (91) 91216960 (93) 21220578 (91) 32017262 (091) 32018535 (091) 32017115 (091) 32017106 (91) 984087794 (91) 91611860 (91) 32017262 (091) 32017123 (91) 32019695 (91) 81196008 (91) 32017953 (91) 32017291 (91) 32017291 (91) 91228890 (91) 32017730 (91) 32017974 (93) 21220578 (91) 99103300 (91) 32017996 (91) 91033001
E-mail Institucional do Programa:
reitoria@uema.br
Documentos