Plano Acadêmico:
Objetivos e metas
O DINTER PRODEMA UFRN/IFS terá como objetivo formar 21 (vinte e um) doutores
em Meio Ambiente no Estado de Sergipe, vinculados ao IFS. O programa deverá permitir,
ainda, a identificação e o aproveitamento das potencialidades da região, como forma de
incrementar o desenvolvimento local. Portanto, apoiado no binômio educação/ciência, o
DINTER facilitará o alcance de diversos objetivos específicos, conforme listado a seguir:
Do receptor
Capacitação de servidores docentes para atuar nos diferentes níveis de ensino no
IFS:
● Estabelecimento de condições concretas para a criação de novos cursos técnicos, de
graduação e pós-graduação na área de Meio Ambiente;
● Criação e fortalecimento de grupos de ensino, pesquisa, extensão e inovação
tecnológica no IFS;
● Criação de linhas de pesquisas que respondam a necessidades regionais;
● Fomento de novas vocações para pesquisa, mediante o intercâmbio estabelecido;
● Estabelecimento de parcerias duradouras entre programas de pós-graduação ou
grupos de ensino e pesquisa em estágios diferenciados de desenvolvimento,
visando a disseminação da competência nacional em ciência e tecnologia.
Do proponente
● Consolidação do grupo de pesquisadores do PRODEMA/UFRN;
● Interação, no campo técnico educacional, com o estudo dos problemas
fundamentais do nosso tempo;
● Intervenção na formação de recursos humanos na área de Meio Ambiente, nos
ensinos técnico e superior;
● Participação na construção do conhecimento na área de Meio Ambiente;
● Favorecer a construção da competência na área de Meio Ambiente nas suas
dimensões fundamentais: o ensino, a pesquisa e a extensão;
● Aglutinar propostas de estudos e pesquisa que deem sustentação às temáticas que
constituem as linhas de pesquisa de ambas as instituições;
● Favorecer o trânsito dos estudantes em busca de uma formação mais abrangente e
multifocada;
● Melhorar a pontuação no sistema de avaliação CAPES do programa
PRODEMA/UFRN.
b. Metas:
● Qualificação de 21 (vinte e um) servidores doutores em nível de doutorado;
● Desenvolvimento da pesquisa científica na área de Meio Ambiente;
● Articulação entre ensino, pesquisa, extensão e inovação, a fim de qualificar a
formação socioprofissional oferecida em instituições de ensino do
PRODEMA/UFRN;
● Formação de profissionais em áreas estratégicas do Meio Ambiente.
Cronograma de atividades e integralização de créditos
O Doutorado seguirá o disposto no Regimento do aprovado pela UFRN. As aulas do
Programa poderão ocorrer em uma ou mais instituições que constituem o Programa em
rede PRODEMA, são elas:
a) Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA);
b) Universidade Federal do Ceará (UFC);
c) Universidade Federal do Piauí (UFPI);
d) Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN);
e) Universidade Federal da Paraíba (UFPB);
f) Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);
g) Fundação Universidade Federal de Sergipe (FUFS).
PLANO ACADÊMICO
O referido DINTER seguirá a estrutura curricular do Curso de Doutorado em
Desenvolvimento e Meio Ambiente em Associação Plena em Rede constituído por área de
concentração em Desenvolvimento e Meio Ambiente e três linhas de pesquisas:
Linha 1 – RELAÇÕES SOCIEDADE-NATUREZA E SUSTENTABILIDADE - objetiva qualificar
recursos humanos que busquem o equacionamento nas interrelações sociedade-natureza,
no que concerne ao conhecimento destas, uso sustentável dos recursos naturais,
avaliações de riscos, desastres e vulnerabilidades socioambientais. Causas e consequências
da perda da biodiversidade. Benefícios ambientais da biodiversidade para a humanidade.
Conservação e Etnoconservação da Sociobiodiversidade.
Linha 2 – PLANEJAMENTO, GESTÃO E POLÍTICAS SOCIOAMBIENTAIS - objetiva
desenvolver pesquisas e formar recursos humanos para atuar nas temáticas: Políticas
públicas rurais e urbanas, Governança e Participação Social; Sustentabilidade Ambiental,
Fundamentos e Gestão socioeconômica dos Recursos Naturais e culturais, Espaços livres e
sustentabilidade urbana; Planejamento e Gestão integrada dos recursos naturais, gestão
participativa, movimentos sociais rurais e urbanos. Gestão dos resíduos sólidos. Políticas
públicas Agricultura familiar e Agroecologia, Políticas públicas de recuperação de áreas
degradadas, Turismo, Educação ambiental com vistas ao desenvolvimento sustentável.
Linha 3 - TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - objetiva
desenvolver pesquisas e formar recursos humanos capacitados para atuar em temas:
tecnologias de convivência com a seca; tecnologias para energias renováveis; sistema de
monitoramento dos recursos naturais; geotecnologias para monitoramento
socioambiental; sistema de alerta e monitoramento dos desastres naturais. Modelagem
dos recursos naturais, reciclagem dos resíduos sólidos, monitoramento do sequestro de
carbono de sistemas ambientais, Sensoriamento remoto aplicado a análise socioambiental,
modelagem hidrológica para monitoramento dos recursos hídricos, Mudanças,
variabilidades e Eventos climáticos extremos e suas repercussões na sociedade.
Para sua integralização é exigido: exame de qualificação, realização dos Estágios de
Docência I e II, Seminários de Tese I, II e III, defesa pública da Tese, contabilizando 60
(sessenta) créditos, distribuídos da seguinte maneira: 24 (vinte e quatro) créditos em
disciplinas obrigatórias; 24 (doze) créditos em disciplinas optativas; 12 (doze) créditos
correspondentes à tese. E para as instituições que não contabilizam créditos em tese, serão
exigidos apenas 48 (quarenta e oito) créditos para a referida titulação.
Vale nesse projeto destacar que a disciplina Seminário de Tese I ocorrerá até o final
do segundo semestre letivo, ministrada por docente permanente aprovado pelo Conselho
do Programa, com a participação de docentes externos convidados em articulação com o
Seminário Integrador II da Rede PRODEMA, realizado entre as universidades que
constituem a Rede. E as disciplinas Seminário de Tese II e III ocorrerão no âmbito da
Unidade receptora com a participação dos professores permanente do curso, conforme
organização da coordenação pedagógica e operacional do curso, com a anuência do
professor orientador e coorientador a organização de uma banca examinadora,
objetivando acompanhar o desempenho acadêmico na construção do projeto de tese, no
qual o II deve corresponder no mínimo de 25% do referencial teórico e aspectos gerais da
Tese e no III deve corresponder no mínimo de 50% dos dados resultantes da pesquisa em
andamento.
Em relação aos Estágios de Docência I e II ocorrerão no âmbito das IES em
conformidade com as especificidades do projeto de Tese e a formação do discente, com a
supervisão do professor da disciplina da graduação, do orientador e do professor
responsável pela disciplina na pós-graduação ou conforme organização interna de cada
instituição.
O DINTER em Desenvolvimento e Meio Ambiente – REDE PRODEMA a ser
promovido pela UFPE – curso de doutorado em Associação Plena entre as IES (UFPE, UPC,
UFPI, UFRN, UFPB, UFS e UESC) e recepcionado pela UFPE, dar-se-á por meio das seguintes
atividades:
• realização de disciplinas,
• proficiência em línguas estrangeiras (francês e inglês),
• revisão bibliográfica,
• orientações,
• socialização,
• estágio,
• redação de trabalhos e
• redação da tese.
Seguem as descrições dessas atividades:
Disciplinas
Esta atividade será presencial com a ida dos docentes do Programa de Pósgraduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente em Associação Plena em Rede, para a
realização das disciplinas obrigatórias e optativas do curso no IFS em Aracaju/SE.
Revisão bibliográfica
Esta atividade será realizada primordialmente em Aracaju à época em que os
doutorandos fizerem uma revisão bibliográfica referente aos seus projetos de pesquisa
aprovados por ocasião do processo seletivo. Estes projetos de pesquisa serão retomados e
revistos com contribuições advindos do material proveniente do estudo das disciplinas
ministradas, dos estudos individuais, dos estudos em grupos e das discussões com os
orientadores.
Orientações
As orientações serão definidas após a entrada dos alunos no curso. Serão definidos
02 (dois) orientadores por discente, sendo 01 (um) do IFS e 01 (um) do PRODEMA. O
orientador do IFS deverá ser dentre os selecionados por edital para esse fim. O orientador
da PRODEMA deverá ser dentre os que fazem parte do programa na instituição promotora.
Esta atividade permeará o curso inteiramente. Num primeiro momento, os
orientados terão momentos presenciais com seus orientadores em missões de pesquisa no
IFS para intensificar os trabalhos de pesquisa. A partir do objetivo da pesquisa definirão a
questão de pesquisa, a problemática, o quadro teórico e construirão os instrumentos de
pesquisa para eventuais trabalhos experimentais e coleta de dados da região.
As atividades de orientação acontecerão presencialmente durante as missões de
pesquisa e de orientações (orientador e coorientador), em datas que serão definidas pelo
Coordenador Receptor (IFS) e pelo Coordenador Proponente (UFRN) conforme as
conveniências de ambas as partes. Estão previstas duas missões por ano. Além disso, as
atividades de orientação também poderão acontecer a distância através de teleconferência ou via e-mail, conforme a necessidade individual de cada doutorando e a
coorientação in locus para facilitar a troca de informações e produção do conhecimento.
Na continuidade haverá a manutenção de contatos regulares dos doutorandos com seus
orientadores e coorientadores locais por meio de atividades presenciais e pela internet.
Socialização de resultados
Esta atividade intensificará o trabalho de pesquisa dos doutorandos. Em encontros
programados os doutorandos do IFS e das Instituições associação plena (UFS, UFPE, UFRN,
UFPB, UFC, UFPI e UESC) apresentarão e debaterão o estado de andamento de seus
trabalhos. Para o desenvolvimento destas atividades os doutorandos farão uso de
videoconferência alternado com os momentos presenciais.
Estágio
Durante esta atividade será realizado os estágios de docência de caráter obrigatório
dos doutorandos no IFS pelo período de um ano. Farão ainda de caráter obrigatório os
alunos cursarão os Seminários de Tese I, II e III, bem como a realizarão das Atividades
Programadas complementares.
Será um período de imersão no Programa de Doutorado com ganhos da convivência
no ambiente científico e a dinâmica de pesquisa. É preciso registrar que o Programa tem
um corpo docente composto professores, em regime de dedicação exclusiva e com número
significativo de colaboradores que discutem profundamente as pesquisas em andamento
haja visto o número significativo de egressos do curso de doutorado formados pela
Universidade Federal de Sergipe – PRODEMA/UFS.
Redação de Trabalhos Científicos
Esta atividade, que ocorrerá a partir do quarto semestre do curso, será desenvolvida
por meio da redação de trabalhos científicos que os doutorandos com a tutoria de seus
orientadores e coorientadores em que redigirão sobre os primeiros resultados dos seus
trabalhos de pesquisa para apresentação em congressos e submissão em revistas
científicas.
Redação final da Tese
Esta etapa será dedicada à elaboração final da tese para defesa.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratórios para pesquisa no IFS
Segue a lista dos laboratórios que podem ser utilizados no desenvolvimento de
pesquisas e práticas pelo programa. No total são 25 laboratórios, todos localizados no
Campus Aracaju, na cidade de Aracaju, local onde está instalado o Prédio de Pós-Graduação
do IFS. Todos os discentes e docentes do Doutorado terão direito a utilização dos todos os
laboratórios conforme as regras dispostas no Regulamento Interno do Uso dos Laboratórios
do IFS. Abaixo, segue a lista dos laboratórios:
1.Na área de turismo, hospitalidade e lazer
a. Alimentos e Bebidas (LABTUR)
b. Ecoturismo (LAECO)
c. Inclusão Social (LATIS)
d. Escritório Modelo de Turismo (EMTUR)
2.Na área de Saneamento Ambiental
b. Hidrologia e Hidráulica
c. Saneamento Ambiental
d. Biologia
e. Análise e Controle de Águas
f. Materiais de Construção e Geotécnica
3.Na área de Segurança
a. Laboratório de Segurança do Trabalho, 4 Na área de Química (Campus Aracaju)
a. Laboratório de Pesquisa Multidisciplinar I (IFS/PETROBRAS)
b. Laboratório de Pesquisa Multidisciplinar II (IFS/PETROBRAS)
c. Laboratórios de Química Orgânica
d. Laboratórios de Química Analítica
e. Laboratórios de Cromatografia
4. Engenharia Civil
a. Instalações Hidro-Sanitárias
b. Instalações Elétricas Prediais;
c. Mecânica dos Solos, Geomecânica e Fundações;
d. Materiais de Construção;
e. Topografia e Geodésia;
f. Hidráulica
g. Laboratório de Construção Civil
5. Inovação
a. Laboratório de Inovação (DINOVE)
b. Oficinas de Educação 4.0
c. IFMaker
Caracterização do acervo da biblioteca
A Direção Geral de Bibliotecas do Instituto Federal de Sergipe - IFS caracteriza-se por
sua visão e missão pautadas na promoção do acesso, da disseminação, uso e intercâmbio
da informação, através das atividades pertinentes ao ensino, pesquisa, extensão e
inovação.
As Bibliotecas que compõe a Direção Geral de Bibliotecas do Instituto Federal de
Sergipe - IFS são subordinadas à Diretoria de Ensino, Gerência de Ensino e/ou Gerência de
Apoio e Inclusão dos seus respectivos Campi.
A Direção Geral de Bibliotecas do Instituto Federal de Sergipe - IFS funciona de forma
descentralizada, porém com serviços integrados e padronizados e com a finalidade de:
• Atender à comunidade acadêmica e ao público em geral, prestando serviços
informacionais que contribuam para o desenvolvimento dos programas de ensino,
pesquisa, extensão e inovação do IFS;
• Estabelecer políticas de disseminação, processamento técnico, recuperação da
informação e desenvolvimento de coleções que sejam compatíveis com as
propostas departamentais de ensino, pesquisa, extensão e inovação do IFS;
• Avaliar as Bibliotecas da Instituição e sugerir as ações que se fizerem necessárias;
• Acompanhar os processos de compra de livros, mobiliário, equipamentos e outros
recursos pertinentes à Biblioteca, assinatura e renovação de periódicos.
• Analisar, através de indicadores de avaliação, os serviços prestados e o uso destes,
pela comunidade acadêmica e usuários em geral e promover a divulgação e o
reconhecimento dos serviços das Bibliotecas.
A composição do acervo é formada por:
• Acervo Geral:
o Livros
• Acervo Digital:
o Artigos, apostilas, livros em PDF
Multímeios: CD's e DVD's
Obras de Referência:
Acervo composto por materiais de consulta rápida, como dicionários, enciclopédias,
entre outros.
Periódicos o Dicionários o Enciclopédias o Monografias o Teses o Dissertações o
Obras Raras o Folhetos o Acervo Sergipano
Ligada online o IFS é assinante do:
• Portal de Periódicos Capes: O Portal de Periódicos da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), reúne e disponibiliza a instituições
de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Seu acervo é
de mais de 37 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas
exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas
técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.
• ABNT Coleções: O acesso às Normas da Coleção ABNT é oferecido a toda a
comunidade acadêmica, docentes, alunos de pós-graduação, alunos de graduação e
servidores técnicos-administrativos que poderão consultar e visualizar toda a ABNT
coleção, somente nos microcomputadores do Instituto, pois o acesso é permitido via IP
As bibliotecas possuem ainda o Portal do Periódicos IFS -
http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/ e o sistema pergamun, sistema integrado das
bibliotecas A áreas de concentração dos acervos são: o Ciências Sociais Aplicadas o Ciências
Humanas o Ciências Exatas e da Terra o Ciências Biológicas o Engenharias o Ciências da
Saúde o Ciências Agrárias o Recursos Florestais o Engenharia de Pesca o Ciência e
Tecnologia de Alimentos o Letras, Linguagem e Artes
No campus Aracaju onde acontecerá as aulas do PPMTUR o acervo de livros físicos
na biblioteca central é de 25.000 exemplares; e na setorial de turismo de 300 exemplares,
além de periódicos, dicionários, enciclopédias, Monografias, folhetos e acervo sergipano
todos direcionados para a área de turismo, hospitalidade e lazer.