Dados do Programa
Número da Proposta:
43/2018
Período de Vigência:
13/09/2018
a
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
15
Data de Fim Previsto:
13/08/2022
Local de Execução do Projeto:
Maceió - AL
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
OBJETIVOS E METAS
O Projeto de Doutorado Interinstitucional PUC Minas e o Centro Universitário CESMAC pressupõe a realização de um plano de estudo e de trabalho que, respeitadas preferências por campos conceituais específicos das práticas de linguagem, propõe a formação de profissionais capazes de desenvolver e ampliar a atividade de pesquisa no CESMAC. Da mesma forma, constitui-se espaço fundamental de irradiação para atividades de ensino e de extensão, que visam à excelência acadêmica e científica, nos diversos campi da Instituição em Alagoas.
Objetivo Geral
• Oferecer oportunidade de formação de profissionais qualificados, técnica e cientificamente, para o exercício de atividades de ensino, pesquisa e pesquisa em estudos da linguagem, visando ao avanço do conhecimento no campo das práticas discursivas, de interesse para diversas áreas de conhecimento.
Objetivos Específicos
• Capacitar os docentes de áreas afins para a análise crítica de práticas discursivas, de diferentes domínios sociais, de forma a contribuir para a aceleração e o aprofundamento de projetos e ações nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão do CESMAC.
• Fortalecer as atividades de pesquisa no campo discursivo, em desenvolvimento no CESMAC, através da institucionalização de projetos de pesquisa já implantados ou a serem implantados em diversos Departamentos da Instituição.
• Prover instrumentos e meios conceituais, no campo dos estudos discursivos, para uma implementação dos processos de produção acadêmica disciplinar e interdisciplinar, no âmbito da Instituição.
• Buscar, pela realização dos projetos de pesquisa dos doutorandos, a implementação de metodologias, de estratégias e de processos de análise cada vez mais apropriados à pesquisa no campo discursivo, especialmente, àquelas que se realizam com base em dados constituídos em domínios sociais distintos e em áreas do conhecimento afins.
LINHAS DE PESQUISA, DISCIPLINAS, PROJETOS
A estrutura curricular deste projeto do Doutorado Interinstitucional – PUC Minas e CESMAC – visa contemplar, de modo específico, as áreas de ensino e pesquisa afeitas aos interesses da Instituição e dos docentes, voltadas para uma perspectiva de atividades no campo discursivo, seja numa dimensão analítica, seja numa dimensão das práticas de ensino.
O atendimento a esse propósito poderá ser concretizado, de modo especial, mas não exclusivo, no conjunto de projetos, disciplinas e grupos de pesquisa que estão associados à Linha de Pesquisa – LINGUAGEM E ENUNCIAÇÃO: INTERAÇÕES SOCIAIS E PRÁTICAS DISCURSIVAS –, conforme a descrição apresentada a seguir.
LINGUAGEM E ENUNCIAÇÃO: INTERAÇÕES SOCIAIS E PRÁTICAS DISCURSIVAS
Ementa - Trazendo para a centralidade de seus estudos a relação entre sujeito, linguagens e
sociedade, a presente linha de pesquisa tem como objetivo empreender pesquisas que se interessam por fenômenos linguísticos, textuais, enunciativos e discursivos em diferentes esferas das atividades humanas de nossa sociedade (educacionais, midiáticas, religiosas, dentre outras), contemplando questões acerca do trabalho discursivo do sujeito que nelas atuam. Orientando-se por uma perspectiva transdisciplinar, a partir de abordagens teóricas e metodológicas de base sociointeracionista e discursivo-dialógica, as frentes de pesquisa desenvolvidas no âmbito dessa linha buscam examinar o funcionamento dos discursos na vida social.
O teor conceitual estruturado na ementa da linha pressupõe uma visão parcial daquilo que pode representar os trabalhos a serem desenvolvidos. Grande parte desses trabalhos pode ser anuncia-se, também, considerando os projetos de docentes do Programa dela derivados, bem como o elenco das disciplinas que implementam as atividades da Área de Concentração Linguística e Língua Portuguesa (Linha de pesquisa: Linguagem e enunciação: interações sociais e práticas discursivas).
Na sequência, apresentamos a grade de disciplinas desta Área de Concentração e também o conjunto dos projetos da linha (LP – 4)
Disciplinas da Área de Concentração
Disciplinas de formação (Obrigatórias) da ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
1. Linguagem e cognição:
Denominação Carga horária
Módulo I: Cognição e expressão fônica da linguagem 20 horas Módulo II - Cognição e organização sintática da linguagem 20 horas Módulo III - Cognição e estruturação semântica da linguagem 20 horas
2. Teorias e Práticas do Discurso
Módulo I: Discurso e enunciação 20 horas Módulo II: Discurso e gênero 20 horas Módulo III: Discurso e mídia 20 horas
Disciplinas de aprofundamento das LINHAS DE PESQUISA
Denominação Carga horária
1. Teoria fonológica com ênfase em Português 45 horas
2. Teoria sintática com ênfase em Português 45 horas
3. Teoria semântica com ênfase em Português 45 horas
4. Variação e mudança linguística 45 horas
5. Análise de Discurso 45 horas
6. Pragmática e teoria dos atos de fala 45 horas
7. Referenciação: abordagens discursivas 45 horas
8. Discurso, leitura e escrita 45 horas
9. Processos de produção de sentido: uma abordagem semiótico-cognitiva 45 horas
10. A Recursividade e a configuração da linguagem como um sistema adaptativo complexo
11. Processos cognitivos relativos à aquisição, processamento e perda da linguagem
45 horas
45 horas
12. Seminário de Estudos Avançados (tópico variável) 30/45 horas
13. Minicurso (tópico variável) 15 horas
14. Estudo Orientado (tópico variável) 30 horas
Em relação às especificações presentes nessa grade, cabem os seguintes comentários, como orientação para geral sobre as disciplinas a serem implementadas no Projeto-DINTER:
i) existem duas disciplinas de formação básica nessa Área de Concentração – Linguagem e Cognição e Teorias e Práticas do Discurso - que são extensivas a todo o corpo discente do Programa e que têm a finalidade de recobrir, sobretudo, a formação de mestrandos e à dos doutorandos em situações especiais. No caso específico do DINTER, pretendemos implementar apenas a disciplina Teorias e Práticas do Discurso, por ser ela um
por estar ainda mais circunscrita aos interesses dos doutorandos em potencial.
ii) Em relação às disciplinas de aprofundamento, devemos destacar dois aspectos: (a) apenas as disciplinas mais diretamente associadas aos pré-projetos iniciais dos doutorandos serão disponibilizadas para implementação na grade do DINTER, cuja oferta será decidida em comum acordo entre as duas coordenações do Projeto; (b) todas as disciplinas serão ministradas com a carga horária de 30 horas/aula, perfazendo 02 créditos. Isso permitirá um número maior de disciplinas a serem ofertadas, como descreveremos mais à frente.
Por outro lado, salientamos o funcionamento da disciplina Seminário de Estudos Avançados que representa uma nomeação genérica para tópicos específicos que ela possa vir a contemplar. Assim, o fato de ter ela uma especificação temática variável possibilitará a formulação de tópicos específicos que possam atender, de forma mais integrada, a demandas dos doutorandos em função de projetos com uma abordagem temática, mais ou menos específica. Para ilustrar, listamos alguns tópicos variáveis que vêm sendo desenvolvidos no Programa e que poderão ser disponibilizados para o corpo discente do DINTER:
• Abordagens discursivas das representações sociais;
• Discursos, atenção e emoções em diferentes abordagens teórico-metodológicas;
• Discurso e cognição;
• Abordagens de base sociointeracionista e discursivo-dialógica: pilares teórico- conceituais para geração/coleta e tratamento analítico de dados discursivos;
• Escrita de pesquisa: estratégias discursivas e modos de dizer;
• Letramento acadêmico: ensino e pesquisa;
• Linguagem, intencionalidade e leitura: significado do enunciado/texto versus sentido do falante/leitor;
• Discurso político: poder e linguagem;
• Metáfora – abordagens discursivas e sociocognitivas;
• Discurso, ação e intencionalidade: as mediações discursivas entre o poder e o querer;
• Semiótica cognitiva: princípios teóricos e metodológicos;
• Sistemas perceptivos e categorização;
• Aquisição e perda da linguagem à luz da teoria gerativa;
• Discurso acadêmico-científico na pesquisa e no ensino;
• Discurso, leitura e escrita;
• O processamento metafórico como fator de auto-organização da vida humana.
Projetos da LP- 4
Na sequência apresentaremos, em linhas gerais, os principais projetos1 vinculados à Linha de Pesquisa- LP-4 e os professores por eles responsáveis e que poderão atuar como orientadores dos ingressos no DINTER. Com a apresentação desses projetos não pretendemos um alinhamento direto a que o corpo discente tenha que se submeter; trata-se apenas de uma orientação geral com o objetivo de mostrar alguns trajetos teóricos da LP-4.
1 Uma versão eletrônica de cada um desses projetos ficará disponível na Coordenação do Projeto no CESMAC para uma consulta mais detalhada por parte do corpo discente.
Projetos vinculados à LP4
Projeto 1
A construção identitária do estudante de letras nos espaços de práticas de letramentos da esfera acadêmica
Projeto 2
Produção social do sentido: estratégias enunciativas, estratégias argumentativas e determinações históricas
Prof.ª Jane Quintiliano Guimarães Silva Prof. Hugo Mari
Projeto 3
Desafios interculturais das avaliações e das comparações internacionais em educação: olhares cruzados Brasil-França
Projeto 4
Discurso acadêmico na pesquisa e no ensino: questões em torno da apropriação da palavra de outrem
Prof.ª Juliana Alves Assis Prof.ª Juliana Alves Assis
Projeto 5
Escritas midiáticas: estratégias discursivas e modos de dizer
Projeto 6
Leitura e escrita acadêmicas na formação inicial do professor de língua portuguesa: representações no/do processo de apropriação dos modos de dizer e fazer científicos
Prof.ª Daniella Lopes Dias I. Rodrigues Prof.ª Juliana Alves Assis
Projeto 7
Processos de didatização: representações e ações de professores de línguas em atuação e em formação
Projeto 8
Construção de autoria e de identidade acadêmica e profissional – diálogos entre saberes e práticas
Prof.ª Maria Angela Paulino T. Lopes Prof.ª Maria Angela Paulino T. Lopes
Projeto 9
Processos de conceptualização e de expressão de emoções: uma abordagem discursivo-cognitiva
Prof.ª Sandra Maria Silva Cavalcante
A tematização de maior parte desses projetos evidencia um alcance amplo das práticas discursivas que não estariam limitadas apenas a uma análise linguística em sentido restrito. Os temas elencados nos projetos abordam a questão do discurso sob uma perspectiva multidisciplinar, mostrando sua integração com outras áreas de conhecimento.
Para completar a sua formação acadêmica em outros objetos de estudo que não o de sua pesquisa, os alunos do DINTER poderão matricular-se em quaisquer disciplinas oferecidas na sede do Programa e em qualquer período de duração do seu curso.
Julgamos que os projetos que são desenvolvidos na Linha de Pesquisa destacada, juntamente com a grade curricular, sejam adequados para uma formação acadêmica ampla, pois elas não apenas contemplam os objetos fundamentais no campo da linguagem humana, como destacam todo o processo de movimentação e de transformação social da linguagem, abrindo uma perspectiva de compreensão das práticas discursivas, sejam elas no campo da interação informal, sejam em função de atividades de ensino.
Assim, os docentes integrados neste processo de formação poderão não apenas desenvolver projetos acadêmicos de valor específico para objetos no campo discursivo, como também desenvolver pesquisas na área de ensino-aprendizagem que possam atender a demandas educacionais da Instituição.
CORPO DOCENTE DO PROGRAMA
Todos os professores da Área de Linguística e Língua Portuguesa do Programa estão credenciados para atividades de docência e de orientação ao longo da realização do Projeto- DINTER. De modo especial e em função de demandas do CESMAC, atendendo a necessidades internas da Instituição e a interesses do corpo discente em potencial.
O Colegiado do Programa poderá credenciar professores do CESMAC para lecionar algumas disciplinas, bem como para atividades de orientação e de coorientação, a partir de entendimentos mantidos com o CESMAC.
CRÉDITOS DO CURSO
O Programa mantém o mesmo conjunto de disciplinas desta Área de Concentração tanto para mestrado como para doutorado. Distribuídas entre disciplinas de formação (obrigatórias) e disciplinas de aprofundamento (optativas), as primeiras têm a função de possibilitar uma formação básica sobre o objeto-língua/objeto-discurso. No caso presente desse Projeto, optamos por enfatizar a disciplina Teorias e Práticas do Discurso como aquela que, por se tratar de proposta de doutorado, pode oferecer parâmetros mais imediatos de pesquisa. Quanto às disciplinas de aprofundamento, elas têm o papel fundamental de aprofundar conhecimentos relativos às linhas de pesquisa e, em conseqüência, aos projetos de pesquisa a elas vinculados. Para obtenção do grau de Doutor, a partir desse Projeto-DINTER e de acordo com Legislação vigente, o doutorando deverá perfazer um mínimo de 48 (quarenta e oito) créditos, assim distribuídos:
a) um mínimo de 36 (trinta e seis) créditos em disciplinas;
b) 12 (doze) créditos na tese.
Dentre os 36 (trinta e seis) créditos previstos em disciplinas, 18 (dezoito) poderão ser suprimidos para aqueles que tiverem concluído mestrado acadêmico e com comprovação específica em seu histórico escolar.
A critério do Colegiado, poderão ser aceitos pedidos de aproveitamento de créditos obtidos em Programas de Pós-graduação seja como disciplinas regulares do currículo ou como disciplinas isoladas, desde que relacionadas à área de concentração do aluno.
O rendimento escolar será computado em função da realização de trabalhos nas disciplinas em que o discente estiver matriculado, assim como em sua assiduidade no comparecimento às aulas e em sua participação nos seminários de rediscussão das disciplinas e da apresentação de trabalhos por parte do corpo discente, conforme previsto no planejamento das disciplinas.
Sempre que necessário, a critério do orientador, o discente poderá ser orientado a cursar disciplinas, sob a forma de estudo orientado, em função da especificidade do seu projeto e do seu conhecimento na área, mesmo que ultrapasse o número de créditos obrigatórios. Todos os estudos orientados serão realizados por videoconferência, ou outro suporte eletrônico. As sessões de defesa presenciais serão realizadas na sede da instituição promotora do DINTER.
QUALIFICAÇÃO E GRAU ACADÊMICO
Depois de ter cumprido os créditos em disciplinas e ter desenvolvido parte significativa da tese, o aluno do Doutorado, no prazo abaixo especificado e por liberação do seu orientador, deverá submeter-se ao exame de qualificação, perante Banca Examinadora constituída do professor orientador e mais 2 (dois) docentes. Para credenciar-se para o exame de qualificação, o discente deverá apresentar para a banca, pelo menos um capítulo relativo ao quadro teórico da tese e outro sobre a análise do corpus selecionado.
O exame de qualificação deverá realizar-se no intervalo entre o sexto e o sétimo semestre de curso, a contar do ingresso do aluno no Projeto, ressalvados os casos excepcionais a serem apreciados pelo Colegiado. O Exame de Qualificação2 poderá ser realizado através de videoconferência, ou por outro suporte eletrônico, entre a sede da instituição promotora e a sede da instituição receptora.
As exigências para a obtenção do grau acadêmico, referente ao presente Projeto- DINTER, devem ser cumpridas nos seguintes prazos: mínimo de 24 (vinte e quatro) e máximo de 48 (quarenta e oito) meses. Em casos excepcionais, devidamente justificados, poderá o Colegiado admitir a extensão do prazo final por mais 06 (seis) meses, após o prazo máximo estipulado acima.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
O CESMAC conta com dois prédios para o funcionamento geral de suas atividades relacionadas à PROPG. No prédio de gestão administrativa se concentram os setores de Pós- Graduação Lato sensu e Stricto sensu, Pesquisa Institucional, Programa Semente de Iniciação Científica-PSIC e Núcleo de Inovação Tecnológica-NIT.
O segundo prédio, o Campus IV (Professor Elias Passos Tenório), para realização das aulas, conta com 4 (quatro) salas de aula dedicadas ao Stricto sensu, com capacidade para mais de 40 (quarenta) discentes, dotadas de climatização e equipamentos de multimídia (computador, projetor de multimídia e som), além de acesso à internet sem fio. Esse prédio também possui duas salas específicas, uma sala de coordenação/secretaria e outra para convivência/reunião de professores/estudantes, equipadas com computadores com acesso à internet. O edifício conta ainda com salas de informática para os alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu equipada com computadores ligados à internet, permitindo acesso à biblioteca online e realização das pesquisas literárias.
Os demais laboratórios de multimídia e os laboratórios de atividades práticas que dão suporte à PROPG funcionam no Campus I do CESMAC. Esse Campus conta com um auditório de capacidade para 250 pessoas, que é usado para conferências, ciclos de debates e defesa das dissertações e teses. O auditório está equipado com os recursos de multimídia e acesso à internet via WiFi.
Ao todo são 69 laboratórios. Eles são subdivididos em laboratórios multidisciplinares e laboratórios específicos, além das clínicas escolas. Os laboratórios multidisciplinares (22 no total) são destinados para atividades de ensino e pesquisa de caráter básico. Os laboratórios específicos e as clínicas escolas (47 no total) têm como objetivo primário atender às necessidades individuais de ensino e pesquisa de cada um dos cursos. Os laboratórios comuns e os específicos para os cursos de saúde são utilizados exclusivamente pelos alunos de Graduação e Pós-Graduação do Centro Universitário CESMAC, não havendo convênios com ou para outras instituições e atendem aos requisitos de acessibilidade para portadores de necessidades especiais, todos contam com técnicos de laboratórios e são dotados dos equipamentos de biossegurança necessários a cada tipo de laboratório ou serviço, observando as normas da ABNT, especialmente, nos seguintes aspectos: Almoxarifado com área reservada a líquidos inflamáveis, controle de material e estocagem adequados; espaço físico adequado com, no mínimo, dois metros quadrados por aluno; salas com iluminação, ventilação e mobiliário adequados; instalações hidráulicas, elétricas, sanitárias e outras adequadas ao atendimento de alunos, professores e funcionários; computadores em todos os laboratórios, ligados em rede e com acesso à internet, com recursos multimídia para projeções; política de uso dos laboratórios compatível com a carga horária de cada atividade prática; plano de atualização tecnológica, além de serviços de manutenção, reparos e conservação realizados sistematicamente, sob a supervisão dos técnicos responsáveis pelos laboratórios. Todos os laboratórios possuem equipamentos de biossegurança como os EPI (Equipamentos de Proteção Individual): luvas, gorros, máscara, jaleco, pera, pipetador automático, além dos EPC (Equipamentos de Proteção Complementar): chuveiro de emergência com lava olhos, capela de exaustão, descarte de material perfuro cortante, extintores de incêndio, emblemas educativos de segurança e mapas de risco atualizados anualmente. Para o correto funcionamento dos laboratórios, o CESMAC possui uma supervisão de laboratórios que se responsabiliza pelo planejamento e gerência de todas as atividades laboratoriais, bem como dos aspectos relacionados ao seu pleno funcionamento (limpeza; compra, estocagem e controle de todos os materiais, instrumentais e equipamentos; administração dos técnicos, etc.). Os laboratórios de uso comum são: 1) 04 (quatro) laboratórios multidisciplinares de química e análise biológica; 2) 04 (quatro) laboratórios de microscopia e, 3) 06 (seis) laboratórios de anatomia e (01) um ossário, 4) (07)
sete Laboratórios de Habilidade. Os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Medicina e Medicina Veterinária dispõem de laboratórios específicos e clínicas onde são desenvolvidas atividades integradas de ensino e serviço. Os cursos de Farmácia e Biomedicina têm à sua disposição o complexo da Farmácia e Laboratório Escola para atender às mesmas atividades. Desta forma, seguem citados os laboratórios específicos e clínicas do Centro Universitário CESMAC: (1) Laboratório de técnica cirúrgica experimental, (01) Centro de pesquisa Clínica Dr. Marco Motta, (01) Laboratório de fonoaudiologia, (1) Laboratório para o Curso de Medicina, (1) Laboratório de Farmácia, (2) Laboratórios de Fisioterapia, (2) Laboratório de Técnica Dietética, (2) Laboratórios Odontológicos Pré-clínicos e (15) Laboratórios de Medicina Veterinária, (1) Hospital Veterinário, (1) Unidade Docente Assistencial de Enfermagem com seis ambientes, (1) Clínica de Nutrição com seis ambientes, (2) Clinicas de Odontologia, (1) Clinica de Radiologia Odontológica, (1) Laboratório de Patologia Bucal, (3) laboratórios de Psicologia e (1) Clinica Escola de Psicologia, além de um complexo laboratorial para o Stricto Sensu inaugurado em 2017-2, envolvendo análises em ciências biológica (incluindo microbiologia e cultivo celular animal e humano), química e biotecnologia.
Convém ressaltar, que prédios listados até agora, devido a sua natureza e proximidade espacial, formam um complexo que dá suporte para todas as atividades acadêmico-científicas desenvolvidas por docentes e discentes do Stricto sensu.
O CESMAC possui, ainda, à disposição da PROPG, mais 05 (cinco) auditórios, 01 (um) Galeria da Arte, e laboratórios de multimídia de suporte às atividades EaD. Os auditórios funcionam em cada um dos quatro campi do Centro Universitário CESMAC e nos prédios da Farmácia Escola e do Núcleo de Práticas Jurídicas.
Finalizando, é importante destacar que o Centro Universitário CESMAC possui um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) obedece rigorosamente à Resolução
196/96 e contempla às diversas diretrizes éticas, bem como aos três princípios fundamentais de Bioética, a saber: autonomia, beneficência (e não maleficência) e da justiça, bem como o princípio ético da responsabilidade. Somos filiados à CONEP-Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Ministério da Saúde.
2.7 – SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO CESMAC
A rede de bibliotecas CESMAC conta com a Biblioteca Central, recebendo o nome de Biblioteca Craveiro Costa e 5 (cinco) bibliotecas setoriais, a qual disponibiliza em seu arquivo físico o acervo de 18.974 títulos e 98.200 exemplares que podem ser consultados em seus terminais de consulta, contando ainda com cerca de 110.000 títulos de livros eletrônicos para empréstimos virtuais e downloads na Biblioteca Virtual Ebrary e periódicos indexados nas bases de dados vLex,, Academic Search Premier, Dentistry & Oral Science Source, Medline Complete, CINAHL Plus, Dynamed Plus e ABNT. As Bibliotecas contam com salas de estudo individuais e em grupo, sala de computadores com acesso à internet para pesquisas acadêmicas, além de acesso ao portal do COMUT/BIREME, Biblioteca Virtual de Saúde. A área física, as condições de armazenamento, de preservação e de disponibilidade do acervo são adequadas para o funcionamento dos cursos e atividades acadêmicas realizadas pelo Centro Universitário CESMAC. O acervo da Rede de Bibliotecas do Centro Universitário CESMAC é informatizado e tombado junto ao Patrimônio da IES, tendo como Sistema de gerenciamento de Informação o programa PERGAMUM. ACERVO VIRTUAL A biblioteca possui aproximadamente 110.000 títulos de livros eletrônicos distribuído em 15 áreas disponíveis para empréstimos virtuais e download na Biblioteca Digital Ebrary. Dentre as Bases de Dados que a instituição possui está a Dentistry & Oral Sciences Source que é a base de dados mais completa do Mundo em
Odontologia (área em que a Instituição possui um de seus Mestrados Profissionais) e áreas relacionadas. Outra base de dados, a Academic Search Premier possui 13.780 periódicos indexados e destes 4.770 em texto completo em diversas áreas do conhecimento, assim como a base Fonte Acadêmica que é uma coleção em rápida expansão de mais de 130 periódicos acadêmicos do Brasil e de Portugal. Todas as principais áreas de assuntos são abordadas, com ênfase específica em agricultura, ciências biológicas, economia, história, direito, literatura, medicina, filosofia, psicologia, administração pública, religião e sociologia. A base de dados MEDLINE Complete, também disponível, utiliza a indexação MeSH (Títulos de assuntos médicos) com árvore, hierarquia em árvore, subtítulos e recursos de expansão para pesquisar citações em mais de 5.400 revistas biomédicas especializadas atuais. A CINAHL with Full Text fornece uma interface fácil de usar, com recursos de pesquisa básica e avançada e pesquisas de citações. A lista de Título de Assuntos da CINAHL ajuda os usuários a efetivamente pesquisar e recuperar informações e acompanhar a estrutura do Medical Subject Headings (MeSH) utilizado pela National Library of Medicine, fornecendo texto completo para a parte superior de enfermagem e literatura de saúde disponíveis e abrange uma vasta gama de tópicos, incluindo enfermagem, biomedicina, ciências da saúde biblioteconomia, medicina complementar, a saúde dos consumidores e outras 17 disciplinas de saúde. Dynamed Plus é uma ferramenta de referência clínica criada por médicos para médicos e outros profissionais de saúde para uso no local de atendimento. Com resumos clinicamente organizados com mais de 3.200 tópicos, a base fornece o conteúdo mais recente e recursos com relevância, validade e conveniência, tornando a ferramenta um recurso indispensável para responder a maioria das questões clínicas durante a prática. A Vlex é uma grande base de dados jurídica de abrangência mundial que disponibiliza publicações referentes a 130 países, com mais de 80 milhões de documentos postados, Acervo Físico Biblioteca Central. Acervo Títulos: 10.093 Exemplares: 43.077. Laboratório de informática: 25 terminais de pesquisa. Terminais de consulta ao acervo: 5 terminais de consulta. Salas para estudo individual: Sala 1: 13 cabines; Sala 2: 28 cabines; Sala
3: 27 cabines; Sala de estudo em grupo: Sala 1: 11 mesas com 4 cadeiras; Sala 2: 25 mesas com
4 cadeiras; Salas de áudio vídeo: Total de 7 salas de áudio e vídeo contendo 1 mesa com 4 cadeiras cada sala de áudio e vídeo. A Biblioteca Setorial do Campus III Padre Teofanes Barros que é específica da área de Ciências Humanas e Sociais possui em seu acervo: Títulos: 4.654
Exemplares: 29.159. Laboratório de informática: 20 terminais. Terminais de consulta ao acervo:
4 terminais de consulta; Sala de estudo individual: 25 cabines; Sala de estudo em grupo: 10 mesas com 4 cadeiras. Biblioteca Setorial do Campus IV Elias Passos também específica da área de Ciências Humanas e Sociais possui em seu acervo: Total de títulos: 3.598. Total de exemplares: 10.969. Terminais de Pesquisa: 5 terminais de pesquisa. Sala de estudo individual:
18 cabines; Sala de estudo em grupo: 1 sala com 9 mesas e 4 cadeiras cada mesa.
Cronograma de Atividades:
As atividades, ao longo da execução do DINTER, estarão sujeitas a uma distribuição que não apenas especificarão o lugar de sua realização como também a natureza das atividades que irão compor o desenvolvimento acadêmico de todo o curso.
Instituição Promotora
Coordenador:
SANDRA MARIA SILVA CAVALCANTE
Instituição de Ensino:
32008015 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS)
Logradouro:
AV. DOM JOSÉ GASPAR, 500
Bairro:
CORAÇÃO EUCARÍSTICO
Município-UF:
Belo Horizonte -
MG
Telefone(s):
(37) 33522651 (37) 33522659 (31) 33194200 (31) 33194229 (31) 33194211 (31) 33194369 (31) 33194444 (31) 33757237 (31) 34115162 (31) 33194922 (31) 33194568 (31) 33194336 (31) 34395204 (31) 33194957 (31) 34622884 (31) 33194638 (31) 33194957 (31) 34136370 (31) 34127269 (31) 33194910 (31) 33194477 (31) 33194552 (31) 33194426 (31) 33194508 (31) 33194269 (31) 33194414 (31) 33194552 (31) 33194415 (31) 34136370 (31) 33194957 (31) 34622884 (31) 33194508 (31) 33194552 (31) 34115162 (31) 33194426 (31) 34127269 (31) 33194922 (31) 34136370 (31) 33194426 (31) 33194447 (31) 33194415 (31) 33194336 (31) 33194957 (31) 33194426 (33) 194552 (31) 33194477 (31) 33194305 (31) 33194910 (31) 33194633 (31) 34115162 (31) 33194133 (31) 33194546 (31) 33194568 (31) 33194133 (31) 34136370 (31) 33194336 (31) 34136370 (31) 33194552 (31) 34622884 (31) 34395204 (31) 33194957 (31) 33194269 (31) 33194426 (31) 33194269 (31) 33194447 (33) 194211 (31) 33194414 (31) 33194568 (31) 33194444 (31) 33194133 (31) 33194336 (31) 32385641 (31) 32385664 (31) 32693210 (31) 34115162 (31) 34622900 (31) 32385642 (31) 33194948 (31) 33194753 (31) 33194962 (31) 33194284 (31) 33194633
E-mail Institucional do Programa:
reitoriapuc@pucminas.br
Instituição(ões) Receptora(s)
CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
Coordenador:
EDILEINE VIEIRA MACHADO DA SILVA
Logradouro:
Rua Cônego Machado, 917
Município-UF:
Maceió -
AL
Telefone(s):
(37) 33522651 (37) 33522659 (31) 33194200 (31) 33194229 (31) 33194211 (31) 33194369 (31) 33194444 (31) 33757237 (31) 34115162 (31) 33194922 (31) 33194568 (31) 33194336 (31) 34395204 (31) 33194957 (31) 34622884 (31) 33194638 (31) 33194957 (31) 34136370 (31) 34127269 (31) 33194910 (31) 33194477 (31) 33194552 (31) 33194426 (31) 33194508 (31) 33194269 (31) 33194414 (31) 33194552 (31) 33194415 (31) 34136370 (31) 33194957 (31) 34622884 (31) 33194508 (31) 33194552 (31) 34115162 (31) 33194426 (31) 34127269 (31) 33194922 (31) 34136370 (31) 33194426 (31) 33194447 (31) 33194415 (31) 33194336 (31) 33194957 (31) 33194426 (33) 194552 (31) 33194477 (31) 33194305 (31) 33194910 (31) 33194633 (31) 34115162 (31) 33194133 (31) 33194546 (31) 33194568 (31) 33194133 (31) 34136370 (31) 33194336 (31) 34136370 (31) 33194552 (31) 34622884 (31) 34395204 (31) 33194957 (31) 33194269 (31) 33194426 (31) 33194269 (31) 33194447 (33) 194211 (31) 33194414 (31) 33194568 (31) 33194444 (31) 33194133 (31) 33194336 (31) 32385641 (31) 32385664 (31) 32693210 (31) 34115162 (31) 34622900 (31) 32385642 (31) 33194948 (31) 33194753 (31) 33194962 (31) 33194284 (31) 33194633
E-mail Institucional do Programa:
propg@cesmac.edu.br
Documentos