• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Programa

Minter
15/2019
21/03/2019 a 31/03/2021

Detalhamento do Programa

30
31/12/2020
Teresina - PI

Ações Desenvolvidas no Projeto

O PPGD-IDP, instituição promotora deste projeto de Minter, vem atendendo, em Brasília, grande demanda de candidatos advindos de estados do Norte e Nordeste do país, de modo que a proposta de mestrado interinstitucional acadêmico em Direito Constitucional em Teresina visa a melhor atender essa demanda por formação de docentes e pesquisadores na região. O Grupo Educacional CEV foi fundado em 2003 e hoje consolida-se como uma instituição privada de ensino da cidade de Teresina – Piauí, formando turmas de graduação e pós-graduação em Direito, com planos de qualificação de seus próprios professores, de seus graduados e de especialistas. Assim, o projeto visa também deixar um legado para a instituição receptora, que através do Minter está formando 03 de seus docentes: • NAZARENO CÉSAR MOREIRA RÊIS • FRANCISCO WASHINGTON BANDEIRA SANTOS FILHO • MADERSON AMORIM DANTAS DA SILVA Dada a centralidade do federalismo e do amplo debate democrático para o Direito Constitucional, a proposta de Minter privilegia a seleção de projetos com impacto regional e desenvolvimento da salvaguarda dos direitos humanos. A troca de experiências inter-regionais certamente contribuirá para o aprimoramento do PPGG-IDP. O Plano Acadêmico do Mestrado Interinstitucional ICEV-IDP visa replicar as boas práticas de pesquisa e ensino desenvolvidas no Mestrado em Direito Constitucional do PPGD IDP, fomentando o diálogo dos docentes da instituição com os discentes do programa. Desse modo, montou-se uma estrutura de oferta de disciplinas, que integram a matriz do programa, que fosse plural e permitisse o contato do discente com o corpo docente e com o aprofundamento das questões teóricas e metodológicas mais relevantes do programa. A primeira etapa do projeto congregou o Processo Seletivo, no qual houveram 113 inscritos, sendo que 70 foram convocados para entrevista e 30 aprovados como alunos regulares do curso. A partir da formação da turma, inicialmente foi oferecida a disciplina de Oficina de Escrita Acadêmica, para a ambientação e o nivelamento dos discentes em questões iniciais de pesquisa e redação acadêmica. A partir desta ação o curso se desenvolveu através de bimestres regulares, com oferta de 02 disciplinas por bimestre, sendo sempre uma disciplina Obrigatória, conforme a matriz regular do curso, e uma disciplina optativa. Durante o ano de 2019 aconteceram as seguintes disciplinas: • DEMOCRACIA, IMPROBIDADE E CORRUPÇÃO • DIREITO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO • ESTADO, DEMOCRACIA E SOCIEDADE • TÓPICOS ESPECIAIS EM DIREITO PENAL E PROCESSO PENAL • METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA • QUESTÕES TEÓRICAS E SOCIOLÓGICAS DA CONSTITUIÇÃO • TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS • TÓPICOS ESPECIAIS EM PROCESSO CIVIL Atuaram como Docentes no Minter em 2019 os professores: • ANDRÉ LUIS CALLEGARI • CAROLINA COSTA FERREIRA • FABIO LIMA QUINTAS • GILMAR FERREIRA MENDES • JOAO PAULO BACHUR • LAURA SCHERTEL FERREIRA MENDES • LUIZ RODRIGUES WAMBIER • MARILDA DE PAULA SILVEIRA • PAULO GUSTAVO GONET BRANCO • RAFAEL SILVEIRA E SILVA • VINICIUS GOMES DE VASCONCELLOS Além disso, a programação do curso levou para a instituição receptora os seguintes convidados, que ministraram palestras e trocaram conhecimentos com os alunos: • Atalá Correia, Doutor em Direito (USP); • Fabrício Castagna Lunardi, Doutor em Direito (UnB); • João Trindade, Doutorando em Direito (USP); • Luciana Garcia, Doutora em Direito (UnB) e docente do Mestrado Profissional em Administração Pública do IDP. O curso foi estruturado em torno de encontros quinzenais, com início nas quintas e encerramento aos sábados, totalizando 18 semanas de aulas presenciais. Serão oferecidas, ao todo, no projeto do Minter, 12 disciplinas. Os discentes formalizaram a orientação de suas pesquisas de dissertação em agosto de 2019, de modo que a turma toda teve assistência de seus docentes orientadores já no primeiro ano do projeto. Prevemos a qualificação da turma em Julho de 2020 e a defesa até Dezembro de 2020.

A estrutura online para o funcionamento do curso foi integralmente disponibilizada pelo IDP, o que congrega: a) Plataforma Educacional Moodle; b) Plataforma Administrativa TOTVs; e biblioteca online, conforme os termos de Infraestrutura do relatório do programa. A Biblioteca “Min. Moreira Alves” é uma biblioteca de acervo híbrido, composta por exemplares físicos e virtuais, assinatura corrente de periódicos e atualização realizada através de demanda do NDE, após repasse das Coordenações e do Colegiado. A especialidade do acervo da unidade é em obras relacionadas ao Direito e à Administração Pública, bem como publicações das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, totalizando cerca de 24 mil obras, entre livros, obras de referência (dicionários e enciclopédias etc.), coleções especiais, periódicos, CD-Roms e outros materiais. São plataformas digitais integradas à biblioteca do IDP: - Biblioteca Digital D’Space: O Repositório Institucional Digital IDP é um dos canais digitais de pesquisa da Biblioteca, cujo papel principal é indexar, preservar e compartilhar trabalhos finais de curso, artigos, teses e dissertações. Ele é o ambiente virtual que concentra a produção acadêmica do IDP em um único local e tem como papel central a preservação e a disseminação da memória e identidade institucional. - Minha Biblioteca: Plataforma digital de livros que possui um vasto acervo de títulos técnicos e científicos de diversas áreas. É formada por mais de 20 selos editoriais das principais editoras de livros acadêmicos do Brasil como Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole,, Saraiva, Cengage Learning, Zahar,, Grupo Autêntica, Editora Cortez, entre outros. Por meio da Minha Biblioteca, estudantes, professores e profissionais têm acesso rápido, fácil e simultâneo a milhares de títulos, basta que haja acesso à internet. São mais de 7 mil títulos das mais variadas áreas do conhecimento, como direito, saúde, engenharia, administração, educação, entre outras. A média mensal de uso da plataforma Minha biblioteca é de 3.000 acessos. - Revistas dos Tribunais on-line: oferece de forma inter-relacionada ferramentas de pesquisa jurídica, que abrange todo o conteúdo da Editora Revista dos Tribunais, e conteúdo doutrinário, legislação, julgados dos Tribunais, acórdãos, obras na íntegra e notícias em geral. Por ser um portal online, a busca pode ser feita de qualquer local, por meio de computadores, smartphone e tablets. - Heinonline: Conhecida como uma das mais completas bases digitais mundialmente na área de direito, disponibiliza o acesso ao texto completo de mais de 1.800 periódicos jurídicos, bem como de informações sobre legislação, tratados, acordos internacionais, decisões da Suprema Corte Americana e obras clássicas sobre a história jurídica. No material é possível encontrar também os periódicos das principais faculdades de direito norteamericanas, como a Harvard Law Review, o Yale Law Journal e o Duke Law Journal. - CAPES: biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica, Oferece acesso aos textos completos de artigos selecionados de revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Além das assinaturas das bases de dados CAPES, RT On Line, Heinonline e Minha Biblioteca, o IDP viabiliza acesso às publicações periódicas da própria Instituição através do Portal de Periódicos Jurídicos do IDP (http://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/). Nele estão disponibilizados os acervos dos periódicos institucionais: a) Revista de Direito Público, publicação oficial do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Constitucional; b) Observatório da Jurisdição Constitucional; c) Caderno Virtual; d) Boletim de Economia Empírica Além disso, as instalações físicas do Instituto CEV, localiza-se na Avenida Frei Serafim, bairro Central de Teresina – Piauí. As aulas do curso desenvolvem-se em sala de aula ampla e iluminada, com espaço para 45 discentes. A sala é possui infraestrutura para conexão de computadores, além de acesso à rede remota de WiFi. A Biblioteca física iCEV – Instituto de Ensino Superior está instalada em uma área 262 m² e possui as condições de acessibilidade necessárias ao cumprimento da legislação vigente. Possui 93 assentos para estudo e 4 salas de estudo em grupo. O acesso ao acervo é livre para consulta dos alunos e o empréstimo ocorre no balcão da Biblioteca. O acervo físico conta com aproximadamente 4.453 títulos das diversas áreas do conhecimento. Conta ainda com acesso à Base de Dados da Minha Biblioteca com mais de 7.500 títulos virtuais, disponíveis para todos os alunos e professores. A Biblioteca funciona de segunda a sexta, das 16 às 22 horas.

• Processo Seletivo: de 20/02/2019 até 06/03/2019 • 1º Bimestre: de 21 de março a 27 de abril • 2º Bimestre: de 23 de maio a 29 de junho • 3º Bimestre: de 22 de agosto a 29 de setembro • 4º Bimestre: de 07 de novembro a 06 de dezembro • 5º Bimestre: Março e Abril de 2020 • 6º Bimestre: Maio e Junho de 2020; • Qualificação: Julho de 2020 • Defesa: Dezembro de 2020.


Instituição Promotora

JOAO PAULO BACHUR
53019016 INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA DE BRASÍLIA (IDP-BSB)
70200670
SGAS. QUADRA 607 MÓDULO 49 - VIA L2 SUL
-
-
ASA SUL
Brasília - DF
(61) 35356510
(61) 32486024
(61) 33640011
(61) 35356510
(61) 35356529
(61) 31055604
(61) 31055604
(61) 35356565
(61) 35356529
(61) 35356529
(61) 35356510
(61) 35356552
(61) 35356565
idp@idp.edu.br

Instituição(ões) Receptora(s)

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR

GABRIEL ROCHA FURTADO
64055260
RUA DOUTOR JOSE AUTO DE ABREU, 2929
-
-
MORADA DO SOL
Teresina - PI
(61) 32486024
(61) 33640011
(61) 35356510
(61) 35356529
(61) 31055604
(61) 31055604
(61) 35356565
(61) 35356529
(61) 35356529
(61) 35356510
(61) 35356552
(61) 35356565
ec.academica@somosicev.com

Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer