Plano Acadêmico:
O plano acadêmico do Minter seguiu os mesmos objetivos, organização e estrutura do curso de mestrado do Programa, com as flexibilizações necessárias para o atendimento fora de sede de mestrandos sem dedicação exclusiva ao curso, embora vinculados ao curso em regime integral, o qual inclui aulas, atividades de pesquisa, atividades artísticas e estudos independentes. Considerando as necessidades de formação dos docentes da então Escuela Universitária de Música (EUM), atual Instituto de Música de la Facultad de Artes da Udelar, foram oferecidas três das quatro áreas de concentração (AC) do Programa, a seguir apresentadas, com suas respectivas linhas de pesquisa (LP): AC Composição/LP Processos de construção musical: Aspectos analíticos, históricos e documentais da composição; AC Educação Musical/LP Práticas educacionais e socioculturais em música: Investigação dos processos de transmissão e recepção musical em diferentes contextos culturais e institucionais; e AC Práticas Interpretativas/LP Práticas e processos de interpretação musical: Investigação sistemática dos processos e práticas aplicadas à execução musical.
Também o processo de seleção, realizado a distância em julho e agosto de 2019, seguiu as mesmas etapas, provas e critérios do processo seletivo regular, com a diferença de as provas escritas terem sido aplicadas presencialmente na instituição receptora e compartilhadas com a Comissão de Seleção, formada pelos docentes do curso, para avaliação. As entrevistas e arguições foram realizadas via Skype. Foram ofertadas 18 vagas (4 em Composição, 6 em Educação Musical e 8 em Práticas Interpretativas) e preenchidas 13 delas (4 em Composição, 6 em Educação Musical e 3 em Práticas Interpretativas), visto que o número de candidatos inscritos em Práticas Interpretativas foi inferior ao previsto quando das tratativas com a direção da EUM. Dez dos 13 aprovados eram professores efetivos da EUM; os demais eram professores de institutos de educação básica e profissional.
O Minter foi estruturado para ser realizado em quatro semestres, com disciplinas em regime semestral, respeitando-se os pré-requisitos estabelecidos, organizadas por módulos presenciais e à distância. A estrutura curricular, definida de modo a garantir que os mestrandos cumprissem os 24 créditos obrigatórios exigidos pela UFRGS, entre disciplinas obrigatórias e opcionais, foi a seguinte: o núcleo comum foi constituído por uma única disciplina obrigatória, para todas as AC: Seminário de pesquisa em música. A disciplina Estágio docente orientado I não foi oferecida tendo em vista que a maioria dos mestrandos, por serem vinculados à Udelar, tinham experiência de ensino no âmbito da graduação. Na AC Composição as disciplinas obrigatórias foram: Composição I, Composição II, Composição III e Seminário de análise e composição; e as opcionais: Composição IV, Tópicos em análise de estruturas musicais e Tópicos especiais I - Psicologia da Música. Na AC Educação Musical as disciplinas obrigatórias foram: Pesquisa em educação musical e Núcleo de pesquisa I; e as opcionais: Núcleo de pesquisa II, Sociologia da educação musical, Tópicos em educação musical, Tópicos especiais I – Psicologia da Música e Seminário de didática instrumental. Na AC Práticas Interpretativas as disciplinas obrigatórias foram: Instrumento I, Instrumento II e Instrumento III; e as opcionais: Instrumento IV, Tópicos em análise de estruturas musicais, Seminário de didática instrumental, Tópicos especiais I – Psicologia da Música e Seminário de pesquisa em práticas interpretativas (essa última, como será detalhado adiante, foi cancelada). As disciplinas opcionais foram definidas de modo a conjugar interesses de mais de uma área de concentração, para garantir integração entre mestrandos das diferentes áreas e facilitar a operacionalização do curso.
Finalizado o primeiro ano do curso, como previsto, foi realizado o Colóquio de Mestrado, atividade que consiste na apresentação dos projetos de pesquisa, elaborados sob orientação, perante banca de professores do Programa. A versão final dos projetos foi submetida à avaliação e homologação da Comissão de Pós-Graduação do Programa após o Colóquio. Como estabelecido pelas normas do Programa e da UFRGS, todos os discentes defenderam sua dissertação após a conclusão dos créditos e aprovação em exame de proficiência em língua inglesa. As dissertações, como permitido pela UFRGS, foram escritas em espanhol. As sessões de defesa foram online e, seguindo o estabelecido no regimento do Programa, tiveram as bancas examinadoras constituídas de, no mínimo, três doutores, sendo pelo menos um deles externo ao Programa, além do orientador, que preside a banda sem direito a julgamento.
Além da defesa pública da dissertação, conforme previsto, os quatro mestrandos da AC Composição realizaram a apresentação pública do portfólio de composições, que integra as dissertações em conjunto com o trabalho de pesquisa, e os três da AC Práticas Interpretativas, a apresentação pública de dois recitais orientados, julgados por bancas examinadoras constituídas de, no mínimo, três doutores, sendo que em pelo menos um dos recitais pelo menos um dos membros foi externo ao Programa. Essas bancas também contaram com o orientador artístico de cada mestrando, que preside a banda sem direito a julgamento.
Mais informações sobre a proposta submetida e desenvolvida estão disponíveis no documento anexado.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A instituição receptora conta com diversas salas com instrumentos musicais de referência, computadores, nuvem de arquivos, equipamentos de gravação e recursos multimídia, equipamentos e plataformas de videoconferência (Videoconferencia web Jitsi Meet, sistema alojado no centro de dados da instituição) e salas de aula virtuais (Sistema de salas virtuales Webex Meeting e Sistema de salas virtuales Zoom.us), permitindo a realização de atividades presenciais e à distância. A maioria dos mestrandos, que atua como docente da Udelar, conta com gabinetes ou salas específicas para o desenvolvimento de seus estudos e pesquisas. Todos os mestrandos tivera acesso ao Portal de Periódicos da CAPES e aos demais materiais bibliográficos disponibilizados online pela UFRGS, assim como seus recursos, por meio do de acesso remoto via Portal do Aluno. Também tiveram acesso à Biblioteca do Instituto de Música - cuja coleção inclui livros, publicações periódicas, partituras, materiais sonoros, audiovisuais e outros materiais especiais, que integram o BIUR (Catálogo Unificado de las Bibliotecas de la Universidad de la República) - e às demais bibliotecas da Udelar.
Cronograma de Atividades:
O Minter foi estruturado para ser realizado em 24 meses (setembro/2019 a agosto de 2021), com disciplinas em regime semestral, respeitando-se os pré-requisitos estabelecidos, organizadas por módulos presenciais e à distância, com possibilidade, prevista em regimento, de ampliação de prazo por mais 6 meses. A estruturação em semestres foi mantida, mas o cronograma inicial teve que ser reajustado em função da pandemia de Covid-19.
O quadro geral previsto de oferecimento das disciplinas por semestre foi assim estabelecido: - Semestre 1: Seminário de Pesquisa em Música; Composição I, Instrumento I, Tópicos em análise de estruturas musicais e Sociologia da educação musical - Semestre 2: Composição II, Seminário de análise e composição, Instrumento II, Pesquisa em educação musical, Núcleo de pesquisa I e Seminário de pesquisa em práticas interpretativas - Semestre 3: Composição III, Instrumento III, Núcleo de pesquisa II e Tópicos especiais I - Psicologia da Música - Semestre 4: Composição IV, Instrumento IV, Seminário de didática instrumental e Tópicos em educação musical.
Conforme o planejamento inicial, as atividades do curso começaram em setembro de 2019 e, de setembro a dezembro de 2019, foram ministrados os primeiros módulos presenciais na instituição receptora de cada uma das disciplinas previstas para o semestre 1: Seminário de Pesquisa em Música; Composição I, Instrumento I, Tópicos em análise de estruturas musicais e Sociologia da educação musical. Paralelamente às disciplinas, teve início a orientação individual dos mestrandos, realizada a distância. De outubro a dezembro de 2019, demos início ao segundo módulo dessas disciplinas, com atividades autônomas e a distância e com visitas à instituição promotora dos discentes da AC Práticas Interpretativas para a disciplina Instrumento I. O terceiro módulo dessas disciplinas estava previsto para acontecer em março de 2020, mas, em função da pandemia, todas as atividades presenciais foram suspensas. As disciplinas de atendimento individual (Composição e Instrumento), assim como as orientações, tiveram continuidade na modalidade remota, mas as de atendimento coletivo tiveram sua programação adiada, sendo retomadas em junho e julho, na modalidade remota, o que gerou atraso no cronograma. Um novo cronograma foi, então, elaborado, em comum acordo entre a coordenação da instituição promotora e a coordenação da receptora, com todas as atividades realizadas na modalidade de ensino remoto.
Em outubro de 2020 foram concluídas as disciplinas do semestre 1, exceto Sociologia da Educação Musical, pois a Profa. Jusamara Souza, responsável pela disciplina, estava afastada da UFRGS para estágio sênior na Alemanha e, em função de normas internas da Universidade, não foi possível atribuir-lhe a disciplina. Em novembro de 2020 demos início ao semestre 2 do curso, com o oferecimento remoto das disciplinas Composição II e Seminário de Análise e Composição para a AC Composição, Pesquisa em Educação Musical para a AC Educação Musical, e Instrumento II para a AC Práticas Interpretativas, disciplinas que foram concluídas em abril de 2021. As orientações continuaram acontecendo também em modalidade remota. A disciplina Núcleo de Pesquisa I foi transferida para o semestre seguinte para, antes, encerrar a disciplina Sociologia da Educação Musical e para não sobrecarregar os mestrandos da AC Educação Musical. Trata-se de uma disciplina em que boa parte da carga horária é realizada por meio de atividades autônomas, e não de aulas, já que trabalha, conforme sua súmula, com gerenciamento e práticas de projetos integrados de pesquisa. Por isso, o adiamento do oferecimento não trouxe prejuízo aos mestrandos. Em função do atraso no calendário, a disciplina Seminário de Pesquisa em Práticas Interpretativas foi cancelada. Esse cancelamento não gerou prejuízo aos mestrandos da AC Práticas Interpretativas, pois os créditos exigidos em disciplinas foram cumpridos com as demais disciplinas programadas e ministradas, além de se tratar de disciplina opcional.
Em maio de 2021 demos início ao semestre 3, com o oferecimento das disciplinas Composição III para a AC Composição, Sociologia da educação Musical (módulo final) e Núcleo de Pesquisa I para a AC Educação Musical, e Instrumento III para a AC Práticas Interpretativas, além da disciplina opcional Tópicos especiais I – Psicologia da Música para todas as AC. O Colóquio de Mestrado foi realizado ao final de julho de 2021.
O semestre 4 foi iniciado em novembro de 2021 com o oferecimento das disciplinas Composição IV para a AC Composição, Tópicos em educação musical e Núcleo de Pesquisa II para a AC Educação musical, e Instrumento IV para a AC Práticas Interpretativas. Às duas últimas AC também foi oferecida a disciplina opcional Seminário de didática instrumental. A previsão era encerrar todas as atividades das disciplinas em abril de 2022, mas algumas disciplinas tiveram esse prazo ampliado para julho de 2022 para a entrega dos trabalhos finais.
Os dois recitais obrigatórios para os mestrandos da AC Práticas Interpretativas também não puderam ser realizados presencialmente, como antes planejado. O modo adotado foi o mesmo que passou a ser usado no curso regular, qual seja, gravação do recital para posterior avaliação da banca examinadora, seguida de arguição. Os recitais foram realizados entre novembro de 2020 e julho de 2022, exceto o segundo recital de uma mestranda, que, em função da sobrecarga de trabalho gerada pelo ensino remoto e da necessidade de cuidados a familiares, aconteceu em fevereiro de 2023.
Também a apresentação das obras do portfólio de composições dos mestrandos da AC Composição foi realizada por meio de gravações, mas, em junho de 2022, foram realizados concertos presenciais com essas obras na Udelar, em Montevidéu, contando com a presença dos dois docentes da AC.
Foram 10 os mestres titulados no Minter: Alejandro Jarib Barbot Antonoff, Fabrice Xavier Gilles Lengronne, Jorge Andrés Damseaux Tabárez e Sebastián Andrés Nabón Hernández na AC Composição; Juan Ignacio Santos Taramasco, Julia Nudelman Medina e Mayra Hernández Ferreiro na AC Educação Musical; Alejandra Fabiana Galante, Andres Rey Fernandez e Patricia Maria Mendoza Lluberas na AC Práticas Interpretativas.
Três mestrandos da AC Educação Musical pediram seu desligamento do curso: dois ao final do semestre 1, em função de questões familiares e de problemas de saúde (Andrés Moyano Stamile e Emiliano Martín Aires Rabellino), e um ao final do semestre 2, pela dificuldade de conciliar o curso com o trabalho, em função da pandemia (Ernesto Ricardo Donas Goldstein).
Sete mestrandos defenderam suas dissertações entre agosto de 2022 e fevereiro de 2023, sendo três em 2022 e quatro em 2023. Outras duas mestrandas realizaram as defesas em junho e dezembro de 2023 e uma terceira, em fevereiro de 2024. Entendemos que o fato de a maioria ter ultrapassado o prazo regimental para as defesas estabelecido pelo Programa (24 + 6 meses) se justifica, não só pelo fato de os mestrandos não terem tido redução de carga horária de trabalho, mas pela sobrecarga de trabalho e de cuidados familiares, além de emocional, decorrente da pandemia de Covid-19.
A última atividade do curso aconteceu no dia 11 de abril de 2024, quando foi realizado, na Udelar, em Montevidéu, o evento intitulado Jornada en el marco de la Maestría Minter Instituto de Música, Facultad de Artes, Universidad de la República y Programa de Pós-graduação em Música, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em que, entre outras atividades, os titulados apresentaram as dissertações e parte da produção artística desenvolvida no curso para a comunidade uruguaia. A programação completa encontra-se anexada.