• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Programa

Projeto de Cooperação entre Instituições - Mestrado
51/2023
20/09/2023 a

Detalhamento do Programa

34
19/09/2025
Rio Branco - AC

Ações Desenvolvidas no Projeto

A primeira Turma Fora de Sede do mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos acontece pela demanda de três instituições integrantes do sistema de justiça brasileiro, sendo Escola Judicial de Roraima, ligada ao Tribunal de Justiça de Roraima; Escola Judiciária Eleitoral, ligada ao Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, e Escola do Poder Judiciário do Acre, ligada ao Tribunal de Justiça do Estado do Acre. A turma é única e o programa se faz presente nos dois estados ministrando as mesmas disciplinas e atividades, atendendo, para atividades de pesquisa, as peculiaridades de cada pesquisador ou projeto de pesquisa. As datas de aulas também são as mesmas, de modo que aos alunos seja viabilizada a interação e compartilhamento de seus trabalhos de pesquisa. A estratégia adotada permite o acesso aos integrantes do judiciário desses estados, cujo cenário sempre foi o de falta de oportunidade de formação stricto sensu, assim como no Tocantins. Dessa forma, ao receber o conceito 4, foi imediata a decisão de atender a demanda dessas escolas, formalizadas desde o ano de 2019. O colegiado do mestrado entende que o esforço de chegar a essa região vale a pena para auxílio na correção das desigualdades secularmente existentes nessa área. A defesa dos direitos humanos nessa região é urgente. A prestação de serviço de excelência à comunidade do norte do país é necessária. A formação stricto sensu para o aumento de pesquisadores naquela região é imprescindível. Formar mestres e doutores é o caminho para correção da assimetria existente e para o desencadeamento de pesquisas que encontrem soluções para os problemas existentes no judiciário da região. As disciplinas obrigatórias estão sendo oferecidas de modo a permitir que o estudante possa assistí-las na sede das respectivas escolas (Princípio da economicidade). O cronograma de desenvolvimento das disciplinas iniciou em setembro de 2023 e irá até agosto de 2024, sendo que até setembro de 2025, os discentes deverão desenvolver suas pesquisas, qualificação e defesa do trabalho de conclusão final, enquanto ficam vinculados à disciplina de Seminário de Orientação.O discente também deverá realizar prova de proficiência em inglês, espanhol e francês, a qual deverá ser comprovada na secretaria do programa. Da mesma forma que as turmas regulares, para a obtenção do Título de Mestre, o discente deverá integralizar 24 (vinte e quatro) créditos e 360 horas, assim divididos em 18 créditos - Disciplinas obrigatórias - 270 horas; e 6 créditos - Disciplinas transversais (optativas) - 90 horas, sendo elas: CHU2012 – Metodologia de Pesquisa Interdisciplinar, 30 horas-aula. Ementa: Fundamentos da Metodologia da pesquisa. Métodos e técnicas de pesquisa. O problema na pesquisa. Tipos de pesquisa. Ética na pesquisa. A comunicação entre orientados/orientadores. Normas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos - ABNT. Elementos do projeto de pesquisa. CHU2014 – Democracia e Direitos Humanos na prestação jurisdicional, 30 horas-aula. Ementa: Democracia e efetividade dos Direitos Humanos. Do Direito à Justiça. A Justiça em John Rawls. Diversidade e dignidade da pessoa humana. Estado, Sociedade e Eficácia vertical e horizontal dos Direitos Humanos. Violência e direitos humanos. Biopolítica e Direitos Humanos. CHU2009 – Acesso à Justiça e Tutela de Direitos, 30 horas-aula. Ementa: O papel do Estado na administração da Justiça. A tutela dos direitos no estado liberal. Os direitos transindividuais e as garantias fundamentais. O acesso à Justiça como direito fundamental. Tutela dos direitos coletivos. Categorias de Interesses. Mecanismos materiais e processuais de soluções de conflitos. O acesso à Justiça como problema ético social. CHU980 - Ética Profissional e Função Social do Poder Judiciário, 30 horas-aula. Ementa: Ética e Moral. Fundamentos da Ética. Implicações da ética na vida comum e na vida profissional. O resgate da ética como forma de salvar o prestígio do Poder Judiciário. Expectativas sociais em torno do Poder Judiciário. Nova ética e o princípio responsabilidade. Ciência e a ética. Ética e Direitos Humanos. Ética Profissional e Dignidade Humana. CHU2009 – Seminário Interdisciplinar, 30 horas-aula. Ementa: Incentivar a produção de produtos finais no programa em suas diversas formas abertos ao diálogo com o paradigma da complexidade e com a proposta de interdisciplinaridade. CHU1531 - Tecnologias aplicadas à Prestação Jurisdicional, 30 horas-aula. Ementa: Informática jurídica e direito da internet. Informática jurídica e ferramentas de Judiciário. A informatização dos processos no Brasil. Análise dos trabalhos nacionais e internacionais sobre tecnologia da informação voltada para o Poder Judiciário. Necessidade, eficiência e viabilidade do processo eletrônico. Celeridade processual, técnicas e procedimentos informatizados. Acesso a bases de dados e catalogação processual. Formação técnica. Oficialidade dos atos judiciários e informatização dos procedimentos. Etapas de desenvolvimento dos procedimentos eletrônicos. Expediente e andamento processual: técnicas e dinâmicas de organização. Fundamentos de Sistemas de Informação. O Valor da Informação e do Conhecimento para a Estratégia Empresarial. Classificação dos sistemas de informação. Conceitos básicos de redes de computadores: Tipos de redes. Inteligência Artificial. Resolução de problemas. Métodos de busca. Conhecimento e raciocínios precisos e imprecisos. Aprendizagem. Aprendizagem de Máquina. Mineração de dados. Regressão. Segurança da Informação. Segurança em sistemas. Controles de acesso. Crimes por computador. Mecanismos de segurança: Proxy, Firewall, VPN, IDS. Direito digital. CHU2000 - Gestão no Sistema de Justiça, 30 horas-aula. Ementa: Orçamento e autonomia financeira do Poder Judiciário. Evolução da Ciência da Administração. Planejamento governamental e o Poder Judiciário. Planejamento estratégico e planejamento estratégico situacional do Poder Judiciário. A Gestão e o Poder Judiciário. Poder Judiciário e políticas públicas. CHU992 - Garantias Constitucionais do Processo, 30 horas-aula. Ementa: Princípios Constitucionais do processo. A função política da fundamentação das decisões judiciais. Dimensão constitucional do processo e o Acesso à justiça como direito fundamental. O princípio constitucional da razoável duração do processo. Fundamentos as tutelas de urgência e evidência. Das normas fundamentais do processo civil. Concepções sobre o modelo de “processo cooperativo” e o ideal do “justo processo”. CHU993 - Hermenêutica Constitucional e Aplicação do Direito, 30 horas-aula. Ementa: A hermenêutica filosófica. Direito e linguagem: o discurso jurídico. Hermenêutica jurídica contemporânea. A Hermenêutica Jurídica entre o Positivismo e o Pós-Positivismo. Teorias de Ordenamento Jurídico: Hans Kelsen, Norberto Bobbio e Niklas Luhmann. Teoria da validade da norma jurídica em Ronald Dworkin e Robert Alexy. Estudo dos princípios e a interpretação e aplicação dos direitos fundamentais. A questão da constitucionalização Simbólica em Marcelo Neves. A sociedade aberta dos intérpretes da Constituição em Peter Häberle. CHU991 - Sistema Penal e Direitos Humanos, 30 horas-aula. Ementa: Sistema Penal e Direitos Humanos. Criminologia Crítica e macrossociologia. Teoria Crítica (Escola de Frankfurt): repressão e precondicionamento nas sociedades capitalistas. Princípios e garantias constitucionais. Evolução histórica do Direito Penal. Funções do Direito Penal. Tendências punitivas do Direito Penal. Garantismo jurídico-penal. Racionalidade da Pena. A teoria da ação comunicativa e a contribuição de Jurgen Habermas. Sistema Carcerário, Humanização dos Presídios e Sistema Penal Garantista. Os Direitos Humanos na contemporaneidade. Democracia e Direitos Humanos. Sistema Penal e Direitos Humanos. CHU1528 - Seminário de Orientação, 90 horas-aula. Ementa: Processo de acompanhamento e condução das atividades de investigação, reflexão e produção textual das dissertações. Trata-se da relação individualizada entre orientador e mestrando. O discente deverá cursar todas as disciplinas obrigatórias que totalizam 18 créditos e escolher disciplinas optativas, dentre as disponibilizadas, em que juntas, totalizam 6 créditos. No caso da Turma Fora de Sede, o programa ofereceu todas as 14 disciplinas optativas para que os estudantes escolhessem 3 para serem realizadas nas instituições receptoras, para cumprir o mínimo de créditos, podendo o estudante cursar mais disciplinas optativas na sede. A Turma Norte do Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos terá a duração mínima de 2 (dois) semestres e máxima de 4 (quatro) semestres letivos regulares, contados a partir da data da matrícula na secretaria do programa. O prazo de apresentação do produto final poderá ser prorrogado por até um semestre, atendendo ao pedido justificado do mestrando, com a necessária anuência do orientador e desde que não tenha usufruído de trancamento anterior. Somente poderá realizar a defesa do trabalho final de conclusão de curso, o mestrando que houver concluído todas as disciplinas e demais atividades obrigatórias para cumprimento dos créditos e carga horária exigidas e tiver obtido aproveitamento satisfatório em todas as atividades do Programa, incluindo-se a aprovação em prova de proficiência em língua estrangeira.

ESJUD Sala Rio Branco HISTÓRIA DA ESCOLA DO PODER JUDICIÁRIO DO ACRE A primeira Escola Judicial, inicialmente de natureza associativa, denominada Escola Superior da Magistratura do Acre (Esmac), foi criada pela Resolução nº 34, de 5 de abril de 1987, do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, por iniciativa da desembargadora Miracele Borges, à época, Presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), com a finalidade de promover a capacitação dos magistrados e servidores visando ao aprimoramento da prestação jurisdicional. A primeira diretora oficial da Escola foi a desembargadora Eva Evangelista, no biênio 1993/1995. Em sua fase de implementação (1987/1999), desenvolveu atividades voltadas à capacitação profissional, destacando-se os cursos de preparação à carreira da magistratura, de iniciação funcional para novos magistrados e servidores, e cursos de atualização, destinados à comunidade jurídica, com metodologia centrada em seminários, palestras, encontros e conferências, visando atender os requisitos previstos no art.93, II, letra c, e IV, da Constituição Federal. Nesse período, a Esmac foi oficializada como órgão de apoio ao Tribunal de Justiça (art. 307 da Lei Complementar Estadual nº47, de 22 de novembro de 1995), com a atribuição de “promover a atualização, aperfeiçoamento e especialização de magistrados do Poder Judiciário”, na forma estabelecida no seu ato constitutivo e por Resolução do Tribunal Pleno, intensificando sua atuação no cenário jurídico e cultural com o slogan “Esmac, o lugar certo para estudar Direito”. Novos projetos foram implantados. As linhas de ação que tracejaram, à época, o programa de capacitação de magistrados, formação, aperfeiçoamento contínuo, pós-graduação e aperfeiçoamento da comunicação institucional formavam um conjunto de ações voltadas para o aprimoramento da prestação jurisdicional. Ademais, em sessão administrativa ordinária, realizada em 28 de maio de 1998, o Pleno do Tribunal de Justiça aprovou o I Regimento Interno da Esmac (Resolução nº100/98), que disciplinou as atividades administrativas e acadêmicas, bem como instituiu o I Conselho Consultivo, integrado por 1(um) supervisor didático , 5 (cinco) docentes e um representante discente. Com a criação do Centro de Treinamento de Servidores do Poder Judiciário, objeto da Resolução nº 075/95, posteriormente denominado Centro de Capacitação do Poder Judiciário (Cecap), visando à capacitação dos servidores das unidades administrativas e judiciárias, o Órgão de Ensino estabeleceu como diretrizes a continuidade dos cursos de preparação à carreira da magistratura e o aperfeiçoamento daqueles que já estavam no exercício da jurisdição. Assim, cumprindo a missão institucional que lhe foi reservada, esta Escola de Magistratura, conforme as diretrizes traçadas pela Emenda Constitucional nº45/2004, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e de acordo com os atos normativos da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), desenvolveu ações estratégicas de capacitação, sobrelevando as demandas pontuais de situações práticas e, especialmente, de gestão. Nesta trajetória, comprometida com uma nova geração de magistrados, priorizou a capacitação técnico-jurídica, humanística e ética. Para tanto, realizou, entre outros, o Curso de MBA em Poder Judiciário, desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (2007/2009), e formalizou o Convênio de Cooperação Técnica e Acadêmica com a Escola Paulista de Magistratura (EPM), no período 2009/2012, para a oferta de cursos na modalidade de videoconferência. Ressalte-se que, em outubro de 2010, com a finalidade de traçar objetivos e ações estratégicas para o quadriênio 2010/2014, o Órgão de Ensino elaborou o seu Manual de Gestão Estratégica, alinhado ao planejamento estratégico do Tribunal de Justiça, incluindo como missão “preparar, formar e capacitar magistrados em busca de uma jurisdição célere, humanística, justa, segura e efetiva”. Ademais, em dezembro de 2010 passou de órgão de apoio do Tribunal de Justiça (Lei Complementar Estadual nº 47/2005) a órgão oficial do Tribunal de Justiça (Lei Complementar Estadual nº 221/2010), com a inclusão na proposta orçamentária na qualidade de órgão oficial do Tribunal de Justiça. Em janeiro de 2011, vivencia a experiência de inaugurar a sua sede própria no Centro Administrativo do Poder Judiciário, pelo então Presidente do Tribunal de Justiça, Des. Pedro Ranzi. Finalmente, no exercício 2012, o projeto de modernização administrativa do Tribunal de Justiça instituiu a Escola do Poder Judiciário (Esjud), por força da Lei complementar nº 257, de 29 de janeiro de 2013, órgão integrante da estrutura do Tribunal de Justiça do Estado do Acre. A nova estrutura Administrativa unifica a Esmac e o Cecap, com a finalidade de formação, aperfeiçoamento e especialização de magistrados e servidores, com atuação em todas as comarcas do interior e na capital do Estado. Missão Preparar, formar e capacitar magistrados, servidores e colaboradores em busca de uma jurisdição célere, humanística, justa, segura e efetiva. Visão Desenvolver com excelência a formação, aperfeiçoamento contínuo e científico e o fomento à pesquisa. Valores As ações, projetos e programas da ESJUD são orientados pelos seguintes valores: - compromisso com a formação integral de magistrados e servidores; - promoção de ações educacionais inovadoras; - emprego criterioso e otimizado de recursos na busca de resultados institucionais; - orientação da formação pelos valores éticos da administração pública e da construção de uma sociedade justa e inclusiva; - respeito à diversidade social e cultural; - atuação com responsabilidade sócio ambiental, social e garantia de acessibilidade; - comprometimento com a qualidade da prestação jurisdicional. Finalidades Constituem finalidades da ESJUD: - promover o aprimoramento jurídico, cultural e de outros ramos do saber de competência do Poder Judiciário, visando à melhoria da prestação jurisdicional; - divulgar valores éticos e morais, disseminando o respeito à pessoa humana, às instituições democráticas, aos ideais de verdade e justiça, para o fortalecimento do Poder Judiciário; - fomentar a pesquisa científica e o debate jurídico de temas relevantes, com intuito de desenvolver a ciência do direito e o aperfeiçoamento institucional na elaboração de normas, interpretação e aplicação das leis; - participar e cooperar com atividades destinadas ao aprimoramento jurídico, cultural e humanístico, promovido por outras Escolas Nacionais, Judiciais e de Governo; - propiciar meios para atualização, extensão, aperfeiçoamento e especialização para magistrados, servidores e demais operadores do direito; - cultivar o respeito à pessoa humana e às instituições democráticas, concorrendo para a consciência da importância de que se revestem como pressupostos ao desenvolvimento de uma sociedade justa; - promover a difusão dos princípios asseguradores da preservação dos valores morais e jurídicos, cultivando o ideal de justiça e estimulando sua realização no meio social; - desenvolver atividades culturais visando o conhecimento, a análise e a avaliação da realidade social, ambiental, jurídica, econômica e histórica da comunidade brasileira; - estabelecer parcerias com instituições para realização de ensino, extensão, pesquisa, estudos e projetos para formação e desenvolvimento das atividades destes parceiros, bem como pacificação social; - buscar financiamento nas Instituições de fomento à tecnologia, pesquisa, ensino, extensão, estudos, a projetos que visem o aprimoramento dos operadores jurídicos e demais auxiliares da justiça, a fim de melhor contribuir para a prestação jurisdicional e consolidar a importância e o prestígio do Poder Judiciário; - promover o estabelecimento de políticas voltadas para o desenvolvimento e a gestão de pessoal, em consonância com as diretrizes estabelecidas no Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Estado Acre. ESTRUTURA FÍSICA: ATUAL E PERSPECTIVA APÓS REFORMA Hoje, a Escola do Poder Judiciário do Acre – Esjud está promovendo melhorias em suas instalações físicas. Dos atuais 996m² passaremos para 1227 m². Em fase de conclusão, estamos funcionando temporariamente em dois ambientes: Na diretoria da tecnologia da informação toda a parte administrativa e no palácio da justiça os espaços pedagógicos. Aqui contamos com auditório com capacidade para 120 pessoas, equipado com material áudio/vídeo, duas salas de aulas (uma com capacidade para 50 pessoas e outra com capacidade para 20 pessoas), laboratório de informática móvel (com capacidade para 20 computadores), biblioteca (com acervo físico de 955 e 3.257 exemplares), ainda através da parceria com ESMAT utilizamos à biblioteca virtual: Biblioteca Digital ProView™, sala de leituras, espaço de socialização (refeitório), sala de reuniões e estacionamento para os alunos. Todo espaço é equipado com internet (com fio e sem fio) e banheiros. O acesso ao prédio possui acessibilidade para cadeirantes. Após a reforma Colocamos abaixo imagens e informações sobre as estruturas atualmente existentes, bem como o resultado final esperado após as reformas, que já estão em andamento. Ambientes da nova estrutura: 1. Hall de entrada 2. Apoio Técnico 01 – área administrativa; 3. Apoio Técnico 02 – área administrativa; 4. Apoio Técnico 03 – área administrativa. 5. Assessoria – área administrativa 6. Sala de Reuniões: 7. Sala de leitura 01 8. Sala de leitura 02 9. Sala de leitura 03 10. Sala de leitura 04 11. Copa 01 12. Copa Funcionários 13. Gabinete do Diretor 14. Área de Convivência 15. Espaço de espera 01 16. Estúdio 17. Auditório 18. Sala de aula 01 19. Sala de aula 02 20. Sala técnica 01 21. Sala Técnica 02 22. Cabine de comando 23. Biblioteca 24. Sala de espera 02 25. Sala Pitch 26. Sala de aula 03 EJURR Sala Boa Vista A Escola Judicial de Roraima - EJURR oferece para o mestrado, sala de aula equipada com mesas e cadeiras, computador conectado a rede mundial de computadores e projetor interativo; disponibiliza uso de notebooks individuais, laboratório de informática equipado com 20 computadores com acesso à rede mundial de computadores e disponível para aulas e pesquisas; auditório com capacidade para 90 pessoas, equipado com projetor interativo, caixas de som, microfone e câmera, estrutura para gravação de aulas e palestras; estúdio com estrutura para gravação e edição de imagens e vídeos. Além da estrutura física da EJURR, o Tribunal de Justiça possibilita acesso à Biblioteca física com informações especializadas em Direito e as normas técnicas ABNT/ISO, oferece recursos bibliográficos através da Biblioteca Virtual, com acesso às plataformas de pesquisas jurídicas em legislação e jurisprudência nacional e bibliotecas digitais em ciências jurídicas e sociais aplicadas, (Plataformas: Minha Biblioteca, Magister Net, Fórum de conhecimento Jurídico, GEDWeb e Lex Editora), permitindo ainda, acessos a projetos e programas voltadas às produções científicas dos alunos.

MESTRADO EM PRESTAÇÃO JURISDICIONAL E DIREITOS HUMANOS CRONOGRAMA ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS Setembro de 2023 a Setembro de 2025 – Turma NORTE (Fora de Sede) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS Metodologia de Pesquisa Interdisciplinar, 30 horas-aula. Sala Boa Vista Data e Horário: 20, 21 e 22 de setembro de 2023, das 8h às 12h e das 14h às 18h; Professor: Dr. Paulo Sérgio Sala Rio Branco Data e Horário: 25, 26 e 27 de outubro de 2023, das 8h às 12h e das 14h às 18h; Professor: Dr. Paulo Sérgio Democracia e Direitos Humanos na prestação jurisdicional, 30 horas-aula. Sala Boa Vista Data e Horário: 25, 26 e 27 de outubro de 2023, das 8h às 12h e das 14h às 18h; Professor: Dr. Oneide Perius Sala Rio Branco Data e Horário: 20, 21 e 22 de setembro de 2023, das 8h às 12h e das 14h às 18h; Professor: Dr. Aloísio Bolwerk Acesso à Justiça e Tutela de Direitos, 30 horas-aula. Sala Boa Vista Data e Horário: 29 e 30 de novembro e 1° de dezembro de 2023, das 8h às 12h e das 14h às 18h; Professor: Dr. Antônio Carlos dos Santos e professores convidados Sala Rio Branco Data e Horário: 28 e 29 de fevereiro e 1º março de 2024, das 8h às 12h e das 14h às 18h; Professor: Dr. Antônio Carlos dos Santos e professores convidados Ética Profissional e Função Social do Poder Judiciário, 30 horas-aula. Sala Boa Vista Data e Horário: 28 e 29 de fevereiro e 1º março de 2024, das 8h às 12h e das 14h às 18h; Professor: Dr. Henderson Fürst Sala Rio Branco Data e Horário: 29 e 30 de novembro e 1° de dezembro de 2023, das 8h às 12h e das 14h às 18h; Professor: Dr. Oneide Perius Seminário Interdisciplinar, 30 horas-aula. Sala Boa Vista Data e Horário: 20, 21 e 22 de março de 2024, das 8h às 12h e das 14h às 18h; Professor: Dr. Gustavo Paschoal. Sala Rio Branco Data e Horário:24, 25 e 26 de abril de 2024, das 8h às 12h e das 14h às 18h; Professor: Dra. Patrícia Medina Tecnologias aplicadas à Prestação Jurisdicional, 30 horas-aula. Sala Boa Vista Data e Horário: 24, 25 e 26 de abril de 2024, das 8h às 12h e das 14h às 18h; Professor: Dr. Valter Moura e professores convidados. Sala Rio Branco Data e Horário: 20, 21 e 22 de março de 2024, das 8h às 12h e das 14h às 18h; Professor: Dr. Valter Moura e professores convidados. DISCIPLINAS OPTATIVAS Gestão no Sistema de Justiça, 30 horas-aula. Sala Boa Vista Data e Horário: 22, 23 e 24 de maio de 2024, das 8h às 12h e das 14h às 18h; Professor: Dra. Lia de Azevedo Almeida. Sala Rio Branco Data e Horário: 14, 15 e 16 de agosto de 2024, das 8h às 12h e das 14h às 18h; Professor: Dra. Lia de Azevedo Almeida. Garantias Constitucionais do Processo, 30 horas-aula. Sala Boa Vista Data e Horário: 3, 4 e 5 de julho de 2024, das 8h às 12h e das 14h às 18h; Professor: Dr. Vinícius Marques. Sala Rio Branco Data e Horário: 22, 23 e 24 de maio de 2024, das 8h às 12h e das 14h às 18h; Professor: Dr. Vinícius Marques. Hermenêutica Constitucional e Aplicação do Direito, 30 horas-aula. Sala Boa Vista Data e Horário: 19, 20 e 21 de junho de 2024, das 8h às 12h e das 14h às 18h; Professor: Dr. Aloísio Bolwerk e Dr. Oneide Perius. Sistema Penal e Direitos Humanos, 30 horas-aula. Sala Rio Branco Data e Horário: 19, 20 e 21 de junho de 2024, das 8h às 12h e das 14h às 18h; Professor: Dr. Tarsis Barreto e Dr. Paulo Sérgio. Seminário de Orientação, 90 horas ao longo dos meses. Datas: 4 a 8 de março, 8 a 12 de abril, 6 a 10 de maio e 3 a 7 de junho de 2025; Horários: combinados entre orientando e orientador; Sala: online ou presencial, o discente poderá, às suas custas, se deslocar à sede do programa a qualquer tempo. Docentes orientadores: Prof. Dr. Aloísio Bolwerk; Prof. Dr. Carlos Mendes Rosa; Prof. Dr. Gustavo Paschoal Teixeira de Castro Oliveira; Prof. Dr. Oneide Perius; Profa. Dra. Patrícia Medina; Prof. Dr. Paulo Sérgio Gomes Soares; Prof. Dr. Tarsis Barreto Oliveira; Prof. Dr. Vinícius Pinheiro Marques; Profa. Dra. Lia de Azevedo Almeida; Profa. Dra. Liliana Pena Naval; Prof. Dr. Antônio Carlos dos Santos; Prof. Dr. Valter Moura; Profa. Dra. Liziane Paixão; Prof. Dr. Tiago Gagliano; Prof. Dr. Henderson Fürst. DATA FINAL PARA DEFESA: AGOSTO DE 2025 ENCERRAMENTO DA TURMA FORA DE SEDE: SETEMBRO DE 2025 ATIVIDADES Datas: datas limites definidas pelo colegiado/orientador, observado o Regimento Interno do Programa; Atividades: Elaboração do PRODUTO FINAL do Curso (final dos 24 meses ou 4 semestres de curso) (art. 8º do Regimento Stricto Sensu da UFT); Prazo final para COMPROVAÇÃO DA PROFICIÊNCIA na secretaria do programa (art. 40º do Regimento StrictoSensu da UFT); Mês limite para EXAME DE QUALIFICAÇÃO (art. 49º, §2º do Regimento Interno); Prazo final para comprovação da pontuação Qualis; Prazo final para BANCA DE DEFESA do Trabalho de Conclusão Final do Mestrado (art. 8º do Regimento StrictoSensu da UFT). Observações: REGIMENTO INTERNO – PARA TITULAÇÃO: Art. 17 - Para a obtenção do Título de Mestre o discente deverá integralizar 24 (vinte e quatro) créditos e 360 horas, assim divididos: 18 créditos - Disciplinas obrigatórias......................... 270 horas 6 créditos - Disciplinas transversais (optativas).......... 90 horas § 1º O aluno deverá cursar todas as disciplinas obrigatórias que totalizam 18 créditos e escolher disciplinas optativas, dentre as disponibilizadas, em que juntas, totalizam 6 créditos. § 2º Além da integralização dos créditos, o discente deverá ser aprovado em Prova de Proficiência em Língua Estrangeira, Banca de Qualificação e Banca de Defesa do Trabalho Final. Art. 18 - O Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos terá a duração mínima de 2 (dois) semestres e máxima de 4 (quatro) semestres letivos regulares, contados a partir da data da matrícula na secretaria do programa. § 1º - O prazo de apresentação do produto final poderá ser prorrogado por até um semestre, atendendo ao pedido justificado do mestrando, com a necessária anuência do orientador e desde que não tenha usufruído de trancamento anterior. Art. 53 - Somente poderá realizar a defesa do trabalho final de conclusão de curso, o mestrando que houver concluído todas as disciplinas e demais atividades obrigatórias para cumprimento dos créditos e carga horária exigidas e tiver obtido aproveitamento satisfatório em todas as atividades do Programa, incluindo-se a aprovação em prova de proficiência em língua estrangeira.


Instituição Promotora

TARSIS BARRETO OLIVEIRA
16003012 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)
77001090
Avenida NS 15 ALCNO 14, s/n
-
-
Centro
Palmas - TO
(63) 312 3588
(63) 312 3588
(63) 32328115
(063) 32328109
(063) 32328109
(63) 99112595
(63) 32328037
(63) 32388037
(63) 32328109
(-) º
(63) 32328039
(-) -
(63) 32328277
(63) 32328177
(63) 32328177
(63) 32328201
(63) 32184274
(63) 33113513
(63) 33113501
(63) 21122201
(63) 21122255
(63) 32328037
(63) 32328018
(63) 21122236
(92) 32328807
(63) 33113513
(63) 21122286
(63) 32328045
(63) 32328257
(63) 32328305
(63) 84059647
(63) 32328135
(63) 32328007
(63) 32328160
(63) 32184247
(63) 32328187
(63) 32328187
(63) 21122292
(63) 21122236
(63) 32328201
(63) 32184247
(63) 21122295
(63) 33113513
(63) 21122126
(63) 33113516
(63) 21122236
(63) 32328160
(63) 32328201
(63) 21122255
(63) 21122298
(63) 32328037
(63) 32328277
(63) 33630540
(63) 33630566
(63) 32328306
(63) 32328177
(63) 21122286
(63) 32328018
(63) 992613272
(63) 21122236
(63) 32328274
(63) 32328542
(63) 33630540
(63) 21122201
(63) 32328224
(63) 32328299
(32) 188037
(63) 32328277
(63) 33630508
(63) 33113516
(63) 32328306
(63) 32328224
(63) 33113549
(63) 21122124
(63) 32328305
(63) 33630512
(32) 328160
(63) 36531531
(63) 32328007
(63) 32328305
(63) 32328027
(63) 32328257
(63) 33113501
(63) 32328160
(63) 32188037
(63) 32188037
(63) 32188037
(63) 32328306
(63) 33113503
(63) 32188037
(63) 32328037
(63) 32328224
(63) 32328037
(63) 33630508
(63) 32328201
(63) 32328299
(63) 32328160
(63) 36531531
(63) 33113516
(63) 21122236
(63) 21122298
(63) 21122126
(63) 33630566
(63) 33630508
(63) 21122292
(63) 21122295
(63) 21122145
(63) 33639408
(63) 32328080
(63) 32328305
(63) 33113546
(63) 34165697
(63) 2112-2124
(63) 3311-3549
(63) 34165424
(63) 32328274
(63) 33639440
(63) 32328224
(63) 34165655
(63) 32328274
(63) 34165426
(53) 33113546
(63) 34165686
(63) 34165445
(63) 34165602
(63) 34165601
(63) 32294687
(63) 32294757
(63) 32294299
(63) 33111629
(63) 32294080
(82) 32141144
(63) 32294724
(63) 33111696
(63) 33111646
(63) 32294806
(62) 32294116
(63) 32294020
(63) 34165700
(63) 34165653
(63) 34165653
(63) 32294177
(63) 34165695
(63) 32294942
(63) 33668639
(63) 34110300
(63) 34110300
(63) 32294012
(63) 32328187
(63) 33111616
(63) 33111649
(63) 33639414
(63) 34165604
(63) 32328037
(63) 32294938
(63) 32294938
(63) 32184247
(63) 32294012
(63) 32294035
(63) 32294511
(63) 33111604
(63) 32328039
(63) 31422510
(63) 31422511
(063) 32294037
(63) 32324101
(63) 32294122
(63) 32294616
(63) 84076029
(63) 32294037
(63) 98407602
reitor@uft.edu.br

Instituição(ões) Receptora(s)

ESCOLA DO PODER JUDICIÁRIO DO ACRE

CLOVES AUGUSTO ALVES CABRAL FERREIRA
69920193
RUA TRIBUNAL DE JUSTIÇA
-
S/N, VIA, VERDE, RIO BRANCO
VIA VERDE
Rio Branco - AC
(63) 312 3588
(63) 312 3588
(63) 32328115
(063) 32328109
(063) 32328109
(63) 99112595
(63) 32328037
(63) 32388037
(63) 32328109
(-) º
(63) 32328039
(-) -
(63) 32328277
(63) 32328177
(63) 32328177
(63) 32328201
(63) 32184274
(63) 33113513
(63) 33113501
(63) 21122201
(63) 21122255
(63) 32328037
(63) 32328018
(63) 21122236
(92) 32328807
(63) 33113513
(63) 21122286
(63) 32328045
(63) 32328257
(63) 32328305
(63) 84059647
(63) 32328135
(63) 32328007
(63) 32328160
(63) 32184247
(63) 32328187
(63) 32328187
(63) 21122292
(63) 21122236
(63) 32328201
(63) 32184247
(63) 21122295
(63) 33113513
(63) 21122126
(63) 33113516
(63) 21122236
(63) 32328160
(63) 32328201
(63) 21122255
(63) 21122298
(63) 32328037
(63) 32328277
(63) 33630540
(63) 33630566
(63) 32328306
(63) 32328177
(63) 21122286
(63) 32328018
(63) 992613272
(63) 21122236
(63) 32328274
(63) 32328542
(63) 33630540
(63) 21122201
(63) 32328224
(63) 32328299
(32) 188037
(63) 32328277
(63) 33630508
(63) 33113516
(63) 32328306
(63) 32328224
(63) 33113549
(63) 21122124
(63) 32328305
(63) 33630512
(32) 328160
(63) 36531531
(63) 32328007
(63) 32328305
(63) 32328027
(63) 32328257
(63) 33113501
(63) 32328160
(63) 32188037
(63) 32188037
(63) 32188037
(63) 32328306
(63) 33113503
(63) 32188037
(63) 32328037
(63) 32328224
(63) 32328037
(63) 33630508
(63) 32328201
(63) 32328299
(63) 32328160
(63) 36531531
(63) 33113516
(63) 21122236
(63) 21122298
(63) 21122126
(63) 33630566
(63) 33630508
(63) 21122292
(63) 21122295
(63) 21122145
(63) 33639408
(63) 32328080
(63) 32328305
(63) 33113546
(63) 34165697
(63) 2112-2124
(63) 3311-3549
(63) 34165424
(63) 32328274
(63) 33639440
(63) 32328224
(63) 34165655
(63) 32328274
(63) 34165426
(53) 33113546
(63) 34165686
(63) 34165445
(63) 34165602
(63) 34165601
(63) 32294687
(63) 32294757
(63) 32294299
(63) 33111629
(63) 32294080
(82) 32141144
(63) 32294724
(63) 33111696
(63) 33111646
(63) 32294806
(62) 32294116
(63) 32294020
(63) 34165700
(63) 34165653
(63) 34165653
(63) 32294177
(63) 34165695
(63) 32294942
(63) 33668639
(63) 34110300
(63) 34110300
(63) 32294012
(63) 32328187
(63) 33111616
(63) 33111649
(63) 33639414
(63) 34165604
(63) 32328037
(63) 32294938
(63) 32294938
(63) 32184247
(63) 32294012
(63) 32294035
(63) 32294511
(63) 33111604
(63) 32328039
(63) 31422510
(63) 31422511
(063) 32294037
(63) 32324101
(63) 32294122
(63) 32294616
(63) 84076029
(63) 32294037
(63) 98407602
esjud@tjac.jus.br

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RORAIMA

TATIANA SALDANHA DE OLIVEIRA
69306685
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 543
-
-
São Pedro
Boa Vista - RR
(63) 312 3588
(63) 312 3588
(63) 32328115
(063) 32328109
(063) 32328109
(63) 99112595
(63) 32328037
(63) 32388037
(63) 32328109
(-) º
(63) 32328039
(-) -
(63) 32328277
(63) 32328177
(63) 32328177
(63) 32328201
(63) 32184274
(63) 33113513
(63) 33113501
(63) 21122201
(63) 21122255
(63) 32328037
(63) 32328018
(63) 21122236
(92) 32328807
(63) 33113513
(63) 21122286
(63) 32328045
(63) 32328257
(63) 32328305
(63) 84059647
(63) 32328135
(63) 32328007
(63) 32328160
(63) 32184247
(63) 32328187
(63) 32328187
(63) 21122292
(63) 21122236
(63) 32328201
(63) 32184247
(63) 21122295
(63) 33113513
(63) 21122126
(63) 33113516
(63) 21122236
(63) 32328160
(63) 32328201
(63) 21122255
(63) 21122298
(63) 32328037
(63) 32328277
(63) 33630540
(63) 33630566
(63) 32328306
(63) 32328177
(63) 21122286
(63) 32328018
(63) 992613272
(63) 21122236
(63) 32328274
(63) 32328542
(63) 33630540
(63) 21122201
(63) 32328224
(63) 32328299
(32) 188037
(63) 32328277
(63) 33630508
(63) 33113516
(63) 32328306
(63) 32328224
(63) 33113549
(63) 21122124
(63) 32328305
(63) 33630512
(32) 328160
(63) 36531531
(63) 32328007
(63) 32328305
(63) 32328027
(63) 32328257
(63) 33113501
(63) 32328160
(63) 32188037
(63) 32188037
(63) 32188037
(63) 32328306
(63) 33113503
(63) 32188037
(63) 32328037
(63) 32328224
(63) 32328037
(63) 33630508
(63) 32328201
(63) 32328299
(63) 32328160
(63) 36531531
(63) 33113516
(63) 21122236
(63) 21122298
(63) 21122126
(63) 33630566
(63) 33630508
(63) 21122292
(63) 21122295
(63) 21122145
(63) 33639408
(63) 32328080
(63) 32328305
(63) 33113546
(63) 34165697
(63) 2112-2124
(63) 3311-3549
(63) 34165424
(63) 32328274
(63) 33639440
(63) 32328224
(63) 34165655
(63) 32328274
(63) 34165426
(53) 33113546
(63) 34165686
(63) 34165445
(63) 34165602
(63) 34165601
(63) 32294687
(63) 32294757
(63) 32294299
(63) 33111629
(63) 32294080
(82) 32141144
(63) 32294724
(63) 33111696
(63) 33111646
(63) 32294806
(62) 32294116
(63) 32294020
(63) 34165700
(63) 34165653
(63) 34165653
(63) 32294177
(63) 34165695
(63) 32294942
(63) 33668639
(63) 34110300
(63) 34110300
(63) 32294012
(63) 32328187
(63) 33111616
(63) 33111649
(63) 33639414
(63) 34165604
(63) 32328037
(63) 32294938
(63) 32294938
(63) 32184247
(63) 32294012
(63) 32294035
(63) 32294511
(63) 33111604
(63) 32328039
(63) 31422510
(63) 31422511
(063) 32294037
(63) 32324101
(63) 32294122
(63) 32294616
(63) 84076029
(63) 32294037
(63) 98407602
eje@tre-rr.jus.br


Documentos

SEI Termo de Compromisso. assinado.pdf
Calendario - completo TURMA NORTE. REV9.pdf
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer