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Plataforma Sucupira

Dados do Programa

Projeto de Cooperação entre Instituições - Doutorado
116/2023
04/03/2024 a

Detalhamento do Programa

15
28/02/2029
Palmas - TO

Ações Desenvolvidas no Projeto

1. PLANO ACADÊMICO DA PROPOSTA 1.1 Caracterização do PPEdu O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu-UEL) tem como área de concentração: Educação Escolar. A área de concentração do PPEdu é voltada para professores e demais profissionais que atuam ou pretendem atuar na Educação Escolar, em seus diferentes níveis e modalidades. Visa a investigação filosófica e científica do papel da docência na compreensão da escola, da universidade e dos processos relacionados com o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento humano. A capacitação dos professores em nível de doutorado se dará mediante a produção de conhecimentos teóricos e metodológicos e a instrumentalização de ações de inovação das práticas do cotidiano educacional, compreendendo a educação como prática social historicamente construída, considerando-se os processos políticos e históricos implícitos para sua realização, como possibilidades de análise. O PPEdu está vinculado ao Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) e ao Departamento de Educação (EDU) da UEL. Em funcionamento há 29 anos, o PPEdu tem sólida experiência formativa integrando a pós-graduação da UEL, da região sul brasileira, instituição reconhecida em âmbito nacional e internacional pela qualidade da formação profissional que oferece, bem como pelas pesquisas que desenvolve. O PPEdu integra o sistema nacional de pós-graduação, com conceito 5 junto à CAPES. A sua missão consiste em formar, em nível de mestrado, doutorado e estágio pós-doutoral, profissionais qualificados para o exercício da pesquisa, da docência, ações extensionistas e demais atividades relativas à educação em situação escolar e em diferentes níveis e modalidades. O PPEdu dispõe de espaço como: salas de aula, salas de defesa, laboratórios, sala de eventos, secretaria funcional, sala de coordenação, sala de reuniões, sala para permanência de estudantes, Laboratórios Escola de Pós-Graduação – LABESC e Laboratório de Pesquisa em Ciências Humanas - LAPECH, sistema de bibliotecas da instituição e demais infraestruturas presentes na UEL necessárias para assegurar a qualidade esperada ao PCI DINTER. No atendimento de sua missão, o Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDE-PPEdu) consiste no principal documento da gestão do Programa. A política do PDE-PPEdu (2019/2024) está em concordância com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Estadual de Londrina (PDI-UEL), com o Caderno de Metas e Ações do PDI-UEL orientado pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), com o Plano de Internacionalização da Pesquisa e da Pós-Graduação orientado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), com os documentos da Área 38-CAPES e com as demandas da sociedade no que diz respeito ao enfrentamento das assimetrias e das questões educacionais a partir da produção, da transferência e da disseminação de conhecimento científico, artístico e tecnológico. O PDE-PPEdu orienta valores coletivos, democráticos e éticos. A sua matriz está estruturada em 04 eixos: Eixo 1 - Planejamento e Avaliação do PPEdu; Eixo 2 - Desenvolvimento do PPEdu; Eixo 3 - Política Acadêmica do PPEdu; e, Eixo 4 - Política de Gestão. E a realização de PCIs MINTER e DINTER está contemplada no PDE do PPEdu. As características do PPEdu que são oferecidas aos estudantes a serem beneficiados pela instituição receptora podem ser sintetizadas:  Comprometimento institucional assegurado para a abertura e manutenção do curso com qualidade, explicitado pelas políticas e ações institucionais citadas no APCN, além de infraestrutura para a condução das atividades de ensino e pesquisa, qualificadas pela avaliação da CAPES;  Área de concentração, linhas de pesquisa, objetivos e disciplinas coerentes e alinhados com as necessidades nacionais e a experiências do corpo docente permanente;  Além da garantia de qualidade formativa, o programa oferece titulação dos professores por um programa reconhecido nacionalmente em sua rigorosa qualificação CAPES, pela produção relevante à pesquisa em Educação e seu impacto na inserção social e processos de internacionalização;  Turma de 12 doutorandos constituída exclusivamente para a universidade receptora, com atividades essencialmente a serem desenvolvidas no formato presencial, por meio de deslocamento dos docentes do PPEdu-UEL até o IFTO e eventual vinda dos estudantes do IFTO à UEL, bem como há possibilidades de atividades oferecidas na modalidade hibrida objetivando maior interação entre os estudantes localizados no IFTO e aqueles localizados na UEL;  Caráter interdisciplinar e integrado à área de concentração, às linhas de pesquisa e disciplinas propostas, com inserção social e objetivos definidos e alicerçados ao perfil esperado do egresso, bem como as diretrizes estabelecidas para o doutorado, com a qualidade do curso oferecido na instituição proponente;  Docentes com produção intelectual compatível com o requerido pela área de Educação na CAPES e maturidade científica. Todos os docentes permanentes apresentam produção científica e técnica de acordo com a área de Educação, conforme o requerido a um programa com nota CAPES 5. Os docentes permanentes apresentam experiência em orientação de Doutorado, Mestrado, Trabalho de Curso de graduação/especialização e Iniciação Científica, sendo que boa parte do corpo docente também apresenta experiência de supervisão de pós-doutorado.  Dentre as preocupações temáticas desenvolvidas nos diferentes projetos, disciplinas, pesquisas e eventos produzidos pelo PPEdu estão aquelas que promovem no contexto educacional, o respeito interpares, o compromisso social e coletivo com o desenvolvimento sustentável, abarcando conhecimentos de diferentes licenciaturas, a produção de discussões profícuas sobre o uso de tecnologias na educação, em especial para o desenvolvimento de pesquisas em rede, intercâmbios interinstitucionais, ampliação da internacionalização e ações integradoras de diferentes saberes e contextos que compõem o plano de ação do programa ao longo do quadriênio. 1.2 Caracterização do IFTO “O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), também chamado de Instituto Federal do Tocantins, é resultante da integração da Escola Técnica Federal de Palmas (ETF) e da Escola Agrotécnica Federal de Araguatins (Eafa), e foi criado por meio da Lei n.º 11.892/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O IFTO é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi (reitoria, campus, campus avançado e polos de educação a distância), especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas/andragógicas. A instituição faz jus ao que há de melhor na história do ensino profissionalizante no Brasil, pois forma profissionais que atendem tanto às metas de desenvolvimento do país quanto às demandas da sociedade. Por isso, a integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação voltados para os Arranjos Produtivos Locais ganha destaque nesta instituição, proporcionando desenvolvimento educacional, científico e tecnológico ao Estado” (Cf. http://www.ifto.edu.br/ifto). O IFTO está presente de norte ao sul do Estado do Tocantins. Com 12 unidades (Reitoria, Araguaína, Araguatins, Avançado Formoso do Araguaia, Avançado Lagoa da Confusão, Avançado Pedro Afonso, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional) e 34 polos de apoio presencial ao ensino a distância. O IFTO oferta educação de qualidade e desenvolvimento tecnológico para todas as regiões do Tocantins. Entre os seus cursos ofertados encontram-se: Quadro: Cursos ofertados pelo IFTO. Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Computação, Educação Física, Física, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Teatro. Bacharelados em: Administração, Engenharia Agronômica, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil e Sistema de Informação. Tecnólogos em: Agronegócio, Alimentos, Análise e desenvolvimento de Sistemas, construção de edifícios, gestão da produção Industrial, Gestão da Tecnologia de Informação, Gestão de Turismo, Gestão Pública, Logística, Produção de Grãos, Sistemas Elétricos e Sistemas para Internet. Ainda, somam-se 14 (quatorze) cursos de especialização lato sensu, entre os quais, em Arte Educação, em Ciências Matemáticas, em Educação e Tecnologias Digitais, em Docência para Educação Profissional e Tecnológica. Há a oferta de 01 (um) curso stricto sensu de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. O quadro de cursos do IFTO e o perfil de seus docentes indicam a demanda pela qualificação em nível de doutorado acadêmico em Educação, objeto deste PCI DINTER. Em levantamento de necessidades realizado pela Reitoria do IFTO, 48 servidores autodeclararam carecer de capacitação em nível de doutorado. Cabe destacar que sediado no estado do Tocantins há registrado na Plataforma Sucupira um curso de mestrado acadêmico em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e há um curso de doutorado em Educação na Amazônia promovido pela Associação Plena em Rede (Educanorte - PGEDA), iniciado em 2020, tendo a coordenação geral lugar na Universidade Federal do Pará (UFPA, Belém/PA). No edital de seleção do Educanorte, estudante regular de doutorado – turma ingresso 2024, foram destinadas somente 02 vagas para o Polo Palmas/TO. Esta realidade também indica a relevância do PCI DINTER no IFTO para acelerar o processo de acesso à formação de doutores em Educação por parte dos servidores do Instituto. O PCI DINTER, ora proposto, está em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI, 2020/2024) do IFTO, em particular no que diz respeito à política de qualificação dos servidores do Instituto prevista no Regulamento Para o Desenvolvimento de Pessoas no Âmbito do IFTO, que em seu capítulo III, estabelece a capacitação em programas de pós-graduação stricto sensu. (Cf. http://www.ifto.edu.br/ifto/colegiados/consup/documentos-aprovados/regulamentos/gestao-de-pessoas/regulamento-para-a-politica-de-desenvolvimento-de-pessoas-no-ambito-do-instituto-federal-do-tocantins/view). Para acolher as atividades do DINTER, a sede do IFTO dispõe de infraestrutura como salas de aula equipadas com computadores e multimídia, laboratório de informática, Biblioteca “João Paulo II”, auditórios (central e periféricos), sala de reuniões/orientações, rede de internet. Para apoio aos estudantes será possível contar com atendimento do NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, do NEABI - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas e do NEGES – Núcleo Educacional de Gênero e Sexualidade. 1.3 Estrutura e organização curricular do PPEdu O Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL, com área de concentração em Educação Escolar, oferece formação em nível de Mestrado, Doutorado e Estágio Pós-Doutoral para brasileiros e estrangeiros. Considerando que a proposta desse convênio de PCI é para nível de doutorado, especificaremos apenas esse curso e sua estrutura: trata-se de uma formação oferecida na modalidade presencial e destina-se a portador do título de mestre. 1.3.1 Linhas de Pesquisa O PPEdu organiza-se em três Linhas de Pesquisa, subdivididas em sete Núcleos, nas/os quais os doutorandos do PCI UEL-IFTO estarão vinculados: Linha 1 - Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais de Educação Ementa: Reflexão sistemática sobre educação a partir da Filosofia e Educação, da História da Educação, das Políticas Educacionais e das Práticas Culturais, focalizando os processos pedagógicos, a dinâmica escolar e a construção de saberes. A linha está organizada em três núcleos: Núcleo 1: Filosofia e Educação Objetivo: Desenvolver pesquisas que tratam das possíveis relações entre Filosofia e Educação e que ofereçam contribuições ao entendimento das problemáticas educacionais. Núcleo 2: História, Cultura, Escola e Ensino Objetivo: desenvolver pesquisas nos seguintes campos: história da educação; ensino de história; educação histórica; memória; patrimônio; cultura escolar; saberes e práticas em diferentes espaços educativos. Núcleo 3: Políticas Educacionais Objetivo: estudar as políticas públicas no contexto internacional e nacional, os efeitos destas sobre o desenvolvimento do sistema educacional e o contexto escolar nos diferentes níveis. Linha 2 - Docência: Saberes e Práticas. Ementa: As ações de seus participantes convergem para a produção de conhecimentos sobre a docência, considerando saberes e práticas nos aspectos pedagógicos, psicológicos e epistemológicos, tendo em vista uma educação comprometida com as necessidades do contexto escolar, nos diversos níveis e modalidades de ensino. A Linha está organizada em dois Núcleos: Núcleo 1: Formação de Professores Objetivo: Desenvolver atividades de ensino e pesquisa, focalizando aspectos relacionados à formação inicial e continuada de professores. Núcleo 2: Ação Docente Objetivo: Desenvolver atividades de ensino e pesquisa, focalizando aspectos didático-pedagógicos e motivacionais da docência. Linha 3 - Aprendizagem e Desenvolvimento Humano em contextos escolares Ementa: As ações de seus docentes convergem para investigações acerca do cotidiano escolar, dos processos de ensino aprendizagem e desenvolvimento humano. Esta linha está organizada em dois núcleos: Núcleo 1: Aprendizagem, Desenvolvimento Humano e Escolarização Objetivo: Realizar pesquisas em instituições escolares focalizando a interação entre seus sujeitos; as práticas pedagógicas; a organização da escola e seus aspectos institucionais. Núcleo 2: Educação Especial Objetivo: realizar pesquisas focalizando a educação de pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE), no referente às políticas educacionais; às interações no cotidiano escolar; ao processo de ensino aprendizagem; às práticas pedagógicas; e, à formação de seus profissionais. 1.3.2 Disciplinas Obrigatórias e respectivos créditos do curso de Doutorado: O curso de doutorado previsto nesse PCI DINTER tem a mesma estrutura curricular e acadêmica do doutorado ofertado às turmas regulares na sede PPEdu/UEL. Ele é composto por: 84 créditos em atividades obrigatórias (disciplinas e teses), 12 créditos em atividades optativas (disciplinas e estágio em docência), totalizando 96 créditos equivalentes a 1440 horas. ATIVIDADES: Disciplina: Estudos Avançados I: Epistemologia e Pesquisa em Educação (60h – 4 Créditos. 1º. Semestre) Disciplina: Teorias da Educação (60h – 4 Créditos. 2º. Semestre) Disciplina: Estudos Avançados II: Pesquisa em Educação (60h – 4 Créditos. 3º. Semestre) Atividades Programadas (60h – 4 Créditos. 4º. Semestre) Tese I. Tese II. Tese III. Tese IV. Tese V. Tese VI. Tese VII. Tese VIII (960h – 64 créditos. Do 1º. ao 8º. Semestre) Estágio em Docência no Ensino Superior (60h – 4 Créditos). Disciplinas optativas Do 1º. ao 8º. Semestre (180h – 12 Créditos mínimos) ** Disciplinas optativas: durante os 3 semestres iniciais do doutorado PCI UEL-IFTO devem ser ofertadas as disciplinas optativas considerando-se 2 semanas de aula presencial (blocadas) por disciplina. As disciplinas optativas (60h/4 créditos cada) serão ofertadas considerando as demandas temáticas dos projetos de pesquisa de doutoramento dos docentes do IFTO e a disponibilidade acadêmica dos docentes do PPEdu. Entre as ofertas, em razão da internacionalização das IES envolvidas no PCI, perspectiva que em uma (01) disciplina a ministração contará com presença de um docente vinculado à universidade estrangeira. Algumas atividades que compõem as disciplinas poderão ser realizadas no formato virtual com a participação de estudantes do IFTO e da UEL, objetivando ampliar a interação entre os pós-graduandos/IFTO do PCI com os demais pós-graduandos ingressos por editais regulares do PPEdu. Para oferta de atividades virtuais deverá seguir a instrução normativa da PROPPG UEL n. 01/2022 (disponível em: http://www.uel.br/proppg/portalnovo/). As atividades acadêmicas, o sistema de matrícula, os exames de qualificação e de defesa de doutorado, duração do curso, avaliação do desempenho acadêmico, aproveitamento de créditos e exame de proficiência são regulados pela Resolução CEPE/UEL n. 059/2020 que aprova o Regimento do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UEL (disponível em: https://www.ppedu.uel.br/pt/programa/documentos?start=10). As atividades do DINTER acontecerão no Campus Palmas do IFTO, contudo os aprovados para cursar o doutorado poderão ser oriundos de qualquer uma das 12 unidades e dos 34 polos do Instituto situados por todo o estado do Tocantins. 1.3.3. Público-alvo do PCI DINTER PPEdu/UEL - IFTO Serão ofertadas 12 vagas para DINTER. O PCI destina-se aqueles servidores do IFTO detentores de titulação de mestres e que que atuam na docência, gestão e administração da educação superior, tecnológica e básica do Instituto. O PPEdu, historicamente, recebe docentes e técnicos de diferentes áreas do conhecimento que tenham interfaces com a educação. Compreende-se que a educação está em todas as áreas de conhecimentos com saberes específicos necessários à formação pessoal, profissional, pedagógica e técnica. 1.3.4 Perfil do Egresso Espera-se que o egresso do DINTER PPEdu/UEL-IFTO:  Seja capaz de produzir e aplicar conhecimentos, por meio da articulação teórico-prática e desenvolvimento de pesquisa aplicada, visando a solução de problemas educacionais contextualizados aos cenários regional e nacional;  Esteja preparado para compreender e atuar em demandas pedagógicas, sociais e institucionais escolares para o aperfeiçoamento de metodologias e tecnologias transformadoras da prática profissional na Educação Superior e Básica em níveis local, regional e nacional;  Seja apto para difundir para a comunidade científica nacional e internacional, principalmente por meio da publicação de artigos científicos, em periódicos qualificados, livros, ebooks, participações em eventos científicos e demais serviços e processos gerados no âmbito do programa;  Que seja apto a difundir saberes e inovações educacionais em espaços educativos, bem como em outros setores da sociedade e aos profissionais da educação do Instituto Federal do Tocantins.  Exerça a profissão de forma ética e comprometida com a construção de políticas públicas educacionais a favor da formação humana e cidadã de qualidade e para todos e todas. O acompanhamento de egressos é uma ação dos Programas de Pós-Graduação que a CAPES utiliza como critério para avaliar a pós-graduação stricto sensu no Brasil. O PPEdu acompanha os seus egressos visando avaliar o processo formativo, identificar o perfil profissional, sua inserção no mundo do trabalho e a aplicabilidade dos conhecimentos acadêmicos à atuação profissional. Dessa maneira, esses dados constam no relatório que o PPEdu apresenta regularmente à CAPES, via Plataforma Sucupira, e podem ser empregados para subsidiar o Programa de Pós-graduação em Educação da UEL, em eventuais reestruturações. Informa-se que a instituição promotora requererá dos egressos da instituição parceira, por no mínimo um período de 5 anos, a continuidade da produção científica iniciada na formação no Doutorado, considerando-os egressos do PPEdu que devem continuar produzindo ciência e inserção social. 1.3.5 Diplomação A obtenção de grau de doutor em Educação e a diplomação dos concluintes será assegurada pela Universidade Estadual de Londrina. 1.3.5 Quantitativo de vagas Número de doutorandos a serem matriculados e atendidos na turma ofertada na instituição receptora: 12 vagas. 1.3.6 Normativas do curso de Doutorado – Turma DINTER O curso ofertado para a turma DINTER no IFTO seguirá as seguintes normativas do PPEdu e da UEL: • Resolução CEPE/UEL n° 062/2014 – Cria o Curso de Doutorado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação. • Resolução CEPE/UEL nº 037/2016 – Regulamento da Pós-graduação Strito Sensu da Universidade Estadual de Londrina. • RESOLUÇÃO CEPE/UEL Nº 059/2020 – Aprova o Regimento do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2. CRITÉRIOS E SISTEMÁTICA DE SELEÇÃO DOS ESTUDANTES O PPEdu/UEL encaminhará ofício à instituição receptora, contendo os membros responsáveis pela comissão de avaliação. Essa comissão será composta por, no mínimo, 09 docentes do programa (03 membros da coordenação e 02 membros de cada linha de pesquisa), incluindo a coordenação do PCI. A inscrição dos candidatos para participação no processo seletivo será realizada por meio de Edital específico realizado pela instituição proponente e publicado no sistema da UEL com interface para divulgação no site do PPEdu e do Instituto Federal do Tocantins. 2.1 Os candidatos inscritos no processo seletivo serão submetidos às seguintes etapas: ETAPA 1 (remota, eliminatória): Conferência da documentação obrigatória para a inscrição. Após análise, a Comissão de Seleção emitirá o parecer Deferido ou Indeferido referente à documentação. ETAPA 2 (presencial, eliminatória e classificatória): Prova escrita sobre tema da linha de pesquisa em que o candidato se inscreveu. O detalhamento desta etapa e cronograma serão pré-estabelecidos em Edital de Seleção. Será atribuída uma nota entre 0 e 10 nesta etapa. Candidatos que obtiverem nota inferior a 7,0 (sete pontos) serão eliminados. ETAPA 3 (eliminatória e classificatória): Análise do projeto de pesquisa de autoria do candidato contemplando os seguintes itens: Título; Resumo; Palavras-chave; Introdução deixando claro o Problema de Pesquisa e os Objetivo(s); Metodologia; Resultados Esperados; Cronograma de Execução; e, Referências Bibliográficas. O projeto deverá ser formatado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, margens de 2,5 cm. Os projetos deverão ter no mínimo 10 e no máximo 20 laudas, incluindo todas as suas partes, da folha de rosto às referências. O projeto deve ser plenamente compatível à linha de pesquisa do PPEdu na qual o candidato se inscreveu. Projetos que não atenderem a estas normativas e que não tiverem aderência à área de concentração do PPEdu não serão avaliados. Será atribuída uma nota entre 0 (zero) e 10 (dez) nesta etapa. Candidatos que obtiverem nota inferior a 7,0 (sete) serão eliminados. ETAPA 4 (presencial, eliminatória e classificatória): Defesa do projeto e entrevista do candidato. Supõe arguição por parte dos membros da banca examinadora acerca do projeto, da atuação profissional e de condições pessoais objetivas para o engajamento na pesquisa e cumprimento das exigências do PPEdu. A entrevista de cada candidato(a) terá duração de até 30 minutos. Será atribuída uma nota entre 0 (zero) e 10 (dez) nesta etapa. Candidatos que obtiverem nota inferior a 7,0 (sete) serão eliminados. ETAPA 5 (Classificatória): Análise do Currículo Lattes do candidato. A pontuação será contabilizada de acordo com a tabela publicada no edital de seleção. ETAPA 6 (Obrigatória após aprovação): Prova de Proficiência em Língua Estrangeira e análise do comprovante de Proficiência: as informações constarão no Edital de Seleção. O detalhamento da proficiência constará em edital próprio a ser acessado na página do PPEdu/UEL. 2.2 Cronograma da Seleção O PCI sendo aprovado, o coordenador da instituição promotora, em comum acordo com a instituição receptora, terá até 30 (trinta) dias para informar o início das atividades por meio da Plataforma Sucupira. O Programa Promotor terá até 24 (vinte e quatro) meses, a contar da data da ciência da CAPES, para iniciar as atividades da turma DINTER no IFTO. 3.ESTRATÉGIAS DE CONSOLIDAÇÃO DO PCI E DE NUCLEAÇÃO Para consolidar a formação dos doutores (PCI DINTER UEL-IFTO) e estruturar a nucleação, planejam-se atividades integradoras como: a. Continuidade dos egressos na participação em grupos de pesquisas vinculados ao PPEdu (curto, médio e longo prazo); b. Criação e fortalecimento de grupos de pesquisa no IFTO (curto, médio e longo prazo); c. Organização de eventos acadêmico-científicos no IFTO e entre o Instituto e a UEL (curto, médio e longo prazo); d. Promoção de cursos de escrita científica e disseminação de conhecimento (curto e médio prazo); e. Participação de egressos do DINTER e de outros docentes do IFTO em bancas de defesa de mestrado e doutorado, fora do convênio PCI (médio e longo prazo); f. Elaboração e implementação de projetos de pesquisa interinstitucional (médio e longo prazo); g. Publicação de artigos e livros em coautoria (curto, médio e longo prazo); h. Participação de pós-graduandos do DINTER e de outros docentes do IFTO em comitês científicos de eventos nacionais e internacionais, bem como na condição de ad-hoc de periódicos científicos publicados pela UEL (curto, médio e longo prazo); i. Realização de estágio pós-doutoral de docentes do IFTO no PPEdu (médio e longo prazo); j. Formulação de APCN de curso de pós-graduação stricto sensu a ser promovido no IFTO (médio e longo prazo). 4. PLANO FINANCEIRO PARA VIABILIZAÇÃO DA PROPOSTA ACADÊMICA Os recursos necessários para a viabilização do PCI serão provenientes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO. Eles estão previstos na minuta de convênio em anexo a este projeto. O PPEdu-UEL, por sua essência de uma instituição pública, não cobra matrícula dos estudantes, nem mensalidades. Entretanto, requer como contrapartida da instituição receptora: • Custeio dos deslocamentos, das diárias de hospedagem e alimentação, das atividades de apoio a realização de pesquisa dos doutorandos do DINTER; da organização de um evento de integração acadêmica-científica no Instituto envolvendo os doutorandos e a comunidade do Instituto (essa ação também poderá contar com a participação estudantes e egressos do PPEdu sede); da participação de um docente de universidade estrangeira nas atividades do DINTER; e do custeio de quaisquer despesas administrativas que se fizerem necessárias para as quais se requeira a presença da coordenação ou de representante do PPEdu no IFTO. Todos os itens de custeio estão descriminados na minuta de convênio e seus anexos. • Visando garantir a qualidade na formação dos doutorandos; considerando que será necessário ofertar as disciplinas concentradas por semanas; e, considerando a quantidade de leitura e atividades que os pós-graduandos deverão cumprir a cada semana, solicita-se ao IFTO, o atendimento a uma das 3 proposições a seguir, para a liberação do docente ou técnico que cursará o doutorado: 1ª) liberação da CH total do estudante e dedicação exclusiva ao doutorado por até 48 meses. Obs. Não sendo possível, deve-se justificar para então seguir para a próxima opção; 2ª) liberação total para o período relativo ao cumprimento das disciplinas no 1º ano do curso (12 meses), seguida de CH parcial (20 horas) do segundo ano do curso em diante (36 meses), para a pesquisa e desenvolvimento da tese, qualificação e defesa. Obs. Não sendo possível, deve-se justificar para então seguir para a próxima opção; 3ª) 15 horas semanais para além da CH a ser cumprida semanalmente com as disciplinas quando ofertadas presencialmente no IFTO, para pesquisa no primeiro ano e manutenção dessa CH de afastamento, nos anos subsequentes para desenvolvimento da pesquisa e elaboração da tese. Obs. Não sendo possível, deve-se justificar para então se prever outras possibilidades melhores conforme o Regulamento Para o Desenvolvimento de Pessoas no Âmbito do IFTO. Como explicitado anteriormente, as atividades proporcionadas pelo PPEdu aos discentes são preferencialmente presenciais (eventualmente disciplinas optativas, eventos realizados no IFTO e/ou no PPEdu e parte das atividades de orientação poderão ocorrer remotamente). Para essas atividades, o custeio deve ser garantido pelo IFTO. Objetiva-se que a participação dos pós-graduandos do IFTO seja ampliada para além da estrutura curricular, permitindo a participação presencial, remota síncrona/assíncrona deles em atividades tais como: bancas do PPEdu na UEL, eventos que o departamento de educação da UEL proporciona aos estudantes, participação nos grupos de pesquisa dos seus orientadores e demais professores do PPEdu, palestras com convidados externos ao PPEdu e de âmbito nacional e internacional, seminários, eventos (nacionais e internacionais). Após a titulação, se requer dos estudantes do DINTER que por 5 anos continuem vinculados ao PPEdu e produtivos, na condição de egressos. A proposta do PCI é pública, gratuita e visa a solidariedade e inserção social, além de favorecer a internacionalização que é uma meta relevante para as duas instituições pública.

Para acolher as atividades do DINTER, a sede do IFTO dispõe de infraestrutura como salas de aula equipadas com computadores e multimídia, laboratório de informática, Biblioteca “João Paulo II”, auditórios (central e periféricos), sala de reuniões/orientações, rede de internet. Para apoio aos estudantes será possível contar com atendimento do NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, do NEABI - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas e do NEGES – Núcleo Educacional de Gênero e Sexualidade.

META nº 1: Descrição geral da meta: Formação de doutores em educação – Turma DINTER PPEdu/UEL – IFTO 48 Meses Etapa nº 1 – Processo seletivo Descrição: Processo de seleção conforme item 5 deste plano 02 meses Etapa nº 2 – Aula Inaugural Descrição: Aula inaugural da turma DINTER Primeiro mês de aula Etapa nº 3 – Disciplinas do curso Descrição: ministração de disciplinas obrigatórias Descrição da Etapa/Fase: ministração de disciplinas optativas Descrição: Atividades Programadas Primeiros 18 meses Etapa nº 4 – Tese de doutorado Descrição: Orientação da pesquisa de doutorado. Participação em Grupo de Pesquisa Descrição: Realização da pesquisa de doutorado e escrita de tese Descrição: Exame de qualificação Descrição: Defesa de Tese Descrição: Depósito da versão final de tese 48 meses META nº 2: Descrição geral da meta: Divulgação das atividades do DINTER e Disseminação de conhecimento Etapa nº 1 – Divulgação do Edital do Processo Seletivo Primeiro mês Descrição: Divulgação do Edital do Processo Seletivo 02 meses Etapa nº 2 – Evento Descrição: Realização de seminário de doutorandos, integrando a comunidade do IFTO e do PPEdu Segundo Semestre do segundo ano do convênio. Etapa nº 3 – Disseminação Descrição: submissão e publicação de artigos em periódicos indexados Descrição: Publicação e comunicação de resumos/textos em congressos acadêmico-científicos 48 meses Etapa nº 4 – Divulgação das bancas Descrição: Divulgação das bancas de qualificação e defesa de tese no site e nas redes de comunicação do PPEdu 48 meses META nº 3: Descrição geral da meta: Consolidação e Nucleação do DINTER Etapa nº 1 – Grupos de Pesquisa Descrição: Continuidade dos egressos na participação em grupos de pesquisas vinculados ao PPEdu (Médio prazo Após os 48 meses) Descrição: Criação e/ou fortalecimento de grupos de pesquisa no IFTO (Curto, médio e longo prazo) Etapa nº 2 – Estágio Pós-doutoral Descrição: Realização de estágio de pós-doutorado (Para egressos do DINTER, após a defesa de tese. Para docentes doutores do IFTO, no geral: curto, médio e longo prazo) Etapa nº 3 – Disseminações Descrição: Publicação de artigos em periódicos e livros em coautoria (Curto, médio e longo prazo) Etapa nº 4 – Cursos e eventos Descrição: Organização de cursos eventos de curta duração envolvendo o IFTO e o PPEdu, objetivando aperfeiçoamento da escrita acadêmica e integração com a comunidade (Curto, médio e longo prazo) Etapa nº 5 – Formulação de APCN Descrição: formulação e proposição de APCN para abertura de curso de pós-graduação stricto sensu (Médio e longo prazo)


Instituição Promotora

TONY HONORATO
40002012 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)
86057970
RODOVIA CELSO GARCIA - CID PR 445 - KM 380
-
-
JARDIM PEROBAL
Londrina - PR
(43) 33714435
(43) 33714311
(43) 33283343
(43) 33714000
(43) 33284320
(41) 32817334
(41) 32817300
(43) 33284440
(43) 33714435
(43) 33714709
(43) 33719848
(43) 33714417
(44) 33714727
(43) 33714624
(43) 433371237
(43) 33714000
(43) 33714068
(43) 33714711
(43) 33284320
(43) 33715953
(43) 33714227
(43) 33714693
(43) 33712378
(43) 33714697
(43) 33714226
(43) 33714624
(43) 33714811
(43) 33717000
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INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS

RODRIGO CARVALHO DIAS
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