Plano Acadêmico:
DESCRIÇÃO DO OBJETO
===
Este projeto tem por objeto estabelecer o compromisso entre as IES, em regime de mútua colaboração, e garantir a execução do Programa de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI/CAPES) - Doutorado Acadêmico, em Ciência da Computação (PPGCC).
JUSTIFICATIVA
====
O IFSULDEMINAS consultou nosso Programa sobre a viabilidade de o PPGCC ofertar qualificação de seus servidores na forma de um Programa de Cooperação entre Instituições (PCI).
A presente proposta atende o requisito de solidariedade dos Programas de Pós Graduação preconizado pela Fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela oferta de um curso de formação, em nível de doutorado, para uma jovem instituição federal de ensino.
Desta forma, a ação do PPGCC procura viabilizar a formação de doutores para atuação em docência e/ou pesquisa, subsidiar a criação de novos programas de pós-graduação stricto sensu e auxiliar no fortalecimento de grupos de pesquisa na instituição receptora do Programa PCI proposto. Em particular também se espera promover a cooperação entre instituições de ensino e pesquisa.
RELEVÂNCIA
===
A proposta de um doutorado interinstitucional em Computação entre a UFSCar e o IFSULDEMINAS baseia-se nos seguintes argumentos:
O IFSULDEMINAS possui uma grande demanda de qualificação para os seus servidores na área de Computação.
Todos os campi do IFSULDEMINAS possuem servidores da área de informática/computação, de forma que o PCI proposto tem potencial de qualificar o quadro de servidores dos 8 campi do instituto;
A execução do PCI e a consequente qualificação dos servidores permitirá consolidar cursos de graduação na área e os grupos de pesquisa do instituto, bem como permitir a criação de programas de pós-graduação próprios no futuro;
O PCI apresenta grande potencial para estabelecimento de novos contatos e parcerias de pesquisa entre a UFSCar e o IFSULDEMINAS.
Ressalta-se que em experiências passadas (Minter) pelo Ifsuldeminas foi verificado que o programa contribuiu definitivamente para desenvolvimento de diversas pesquisas, uma vez que muitos dos receptores desfrutaram da oportunidade de colaboração e consultoria para desenvolver estratégias de criação de seus próprios projetos. Houve também a inserção profissional bem-sucedida dos egressos, com vários deles atuando como docentes e pesquisadores.
IMPACTO DA PROPOSTA
===
A formação de pelo menos 20 novos doutores trará impactos importantes nas ações do IFSULDEMINAS, possibilitando:
O fortalecimento da produção acadêmica na área de Computação, através do desenvolvimento de pesquisas relacionadas às teses desenvolvidas;
A qualificação de docentes que atuarão no ensino em nível técnico e de graduação/pós-graduação oferecidos pelo IFSULDEMINAS;
O fortalecimento de grupos de pesquisa com o avanço da produção científica na área de Computação;
A expansão e fortalecimento da pós-graduação na área de Computação e afins;
A ampliação das relações institucionais e acadêmicas entre a Universidade Federal de São Carlos e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.
PLANO ACADÊMICO DA PROPOSTA
===
CARACTERIZAÇÃO DA PROPOSTA/PROJETO
===
Título: Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI/CAPES) - Doutorado Acadêmico.
Natureza das atividades: a UFSCar ofertar Doutorado Acadêmico para servidores do IFSULDEMINAS.
Descrição (Identificação do objeto a ser executado):
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), instituição de ensino vocacionada, primordialmente, à formação técnica, tecnológica e profissionalizante de seus educandos, detém, atualmente, em seu quadro de carreiras, 1.135 (um mil, cento e trinta e cinco) servidores públicos, dos quais 571 (quinhentos e setenta e um) se situam na carreira dos técnico-administrativos em educação (Lei nº 11.191, de 10 de novembro de 2005), e 564 (quinhentos e sessenta e quatro), na carreira de professores no ensino básico, técnico e tecnológico.
Frise que o IFSULDEMINAS oferta cursos de pós-graduação Stricto sensu (mestrado), na modalidade profissional, nas áreas de Educação Profissional e Tecnológica, Educação Física e Ciência e Tecnologia de Alimentos; contudo, tais cursos contemplam vagas em número reduzido e, para além disso, não se destinam, com exclusividade, aos servidores da própria instituição. Ora, não se pode desconsiderar os ganhos significativos que a qualificação acadêmica ou profissional acarreta ao bom desempenho dos trabalhos e dos serviços ofertados à sociedade; outrossim, o perfil do programa de pós-graduação ofertado pela UFSCar vem ao encontro das necessidades do IFSULDEMINAS.
Assim, este projeto de trabalho elucida a oferta de uma turma de doutorado por meio do Programa de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI/CAPES), para o nível de Doutorado Acadêmico em Ciências da Computação.
OBJETIVOS E METAS
=================
Objetivo: qualificação de servidores efetivos do IFSULDEMINAS em nível de doutorado acadêmico, por meio de mútua colaboração através do Programa de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI/CAPES).
Metas a serem atingidas:
- Qualificação de servidores do IFSULDEMINAS em nível de Doutorado;
- Criação de uma rede colaborativa para pesquisas entre as Instituições;
- Publicação em conjunto de trabalhos científicos e tecnológicos.
- Qualificação de 20 novos doutores.
Critérios e sistemática de seleção de discentes
________________________________________________
A seleção de alunos para o PCI seguirá o processo similar ao utilizado no ingresso regular do PPGCC.
O ingresso será condicionado à existência de vagas para orientação por parte de um orientador, e será baseada na análise do curriculum vitae da(o) candidata(o), de seus históricos escolares, de seu plano de pesquisa e das cartas de recomendação e ocorre em regime de fluxo contínuo com inscrições exclusivamente via internet.
Caso o candidato não apresente carta de aprovação de professor do programa no ato da inscrição, a coordenação encaminhará a documentação do mesmo a possíveis orientadores. Havendo interesse, esse candidato será incluído na seleção.
Os alunos do PPGCC podem realizar pesquisas tanto no Câmpus São Carlos quanto no Câmpus Sorocaba.
Estágio discente: Programa de Estágio Supervisionado de Capacitação Docente (PESCD)
___________________________________________________________________________________
O Programa de Estágio Supervisionado de Capacitação Docente - PESCD - é destinado a aprimorar a formação de discentes de Pós-Graduação, oferecendo-lhes adequada preparação pedagógica, por meio de estágio supervisionado em atividades didáticas de graduação. No programa, o estágio PESCD é obrigatório para todos os alunos de doutorado. O objetivo é fazer com que esses alunos se aproximem das atividades de docência realizadas no âmbito do DC/UFSCar. O aluno de doutorado deve realizar o estágio PESCD por no mínimo 02 (dois) e no máximo 03 (três) semestres letivos.
O aluno deverá, junto com seu orientador, escolher uma disciplina para realizar o estágio.
Conforme normas complementares, o docente de ensino superior que comprove suas atividades de docência poderá ter os créditos referentes ao PESCD convalidados. Para tanto, ele deve apresentar um documento da instituição de ensino superior, com assinatura (preferencialmente utilizando o ITI da plataforma Sou Gov) do responsável pelo curso na instituição, contendo as seguintes informações para cada disciplina ministrada: nome do curso de graduação, carga horária da disciplina e ementa da disciplina.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - Área de concentração e linhas de pesquisa
______________________________________________________________________________________________
O objetivo do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFSCar é formar profissionais altamente qualificados, que tenham condições de atuar tanto na carreira acadêmica como no mercado de trabalho. A proposta do PPG-CC quanto à sua atuação em aspectos de formação e pesquisa é cobrir de forma abrangente as grandes áreas da computação, acompanhando a evolução do estado da arte e investindo na pesquisa e ensino de tópicos atuais e inovadores.
O PPGCC está estruturado em quatro linhas de pesquisa, a saber: Engenharia de Software (ES), Banco de Dados (BD) e Computação Centrada no Humano (CCH); Inteligência Artificial (IA); Visão Computacional (VC) e Sistemas Distribuídos, Arquiteturas e Redes de Computadores (SDARC).
DISCIPLINAS A SEREM OFERTADAS*
______________________________
As disciplinas credenciadas no Programa para a integralização dos créditos estão listadas e poderão ser modificadas ao longo desta Cooperação, em atendimento ao Programa.
As disciplinas poderão ser oferecidas presencialmente, virtualmente ou de forma híbrida, seja na instituição promotora ou na instituição acolhedora. Algumas atividades de acompanhamento das disciplinas poderão ser realizadas à distância, com auxílio de ferramentas de videoconferência.
*As disciplinas poderão variar ao longo da Cooperação.
DISCIPLINAS BÁSICAS:
São disciplinas que devem ser cursadas por todos os alunos de mestrado, podem ser cursadas por alunos de doutorado e por alunos especiais.
Código da Disciplina / Título / Créditos
CCO - 410 / Aspectos Formais de Computação / 8
CCO - 320 / Comunicação Intercultural para Internacionalização / 8
CCO - 510 / Estruturas de Dados / 8
CCO - 998 / Estudo Orientado para Dissertação de Mestrado I / 4
CCO - 999 / Estudo Orientado para Dissertação de Mestrado II / 4
CCO - 991 / Estudo Orientado para Tese de Doutorado / 8
CCO - 992 / Estudo Orientado Para Tese de Doutorado II / 8
CCO - 610 / Lógica para Computação / 8
CCO - 310 / Metodologia de Pesquisa / 8
CCO - 210 - Paradigmas de Linguagem de Programação / 8
CCO - 00.2.01 / Projeto e Análise de Algoritmos / 8
DISCIPLINAS ESPECÍFICAS POR LINHA DE PESQUISA*
São disciplinas que podem ser cursadas por alunos de mestrado, de doutorado, e por alunos especiais.
Engenharia de Software, Banco de Dados e Interação Humano Computador
Código da Disciplina / Título / Créditos
CCO - 630 / Banco de Dados não Convencionais / 8
CCO - 631 / Data Warehouse e OLAP / 8
CCO - 632 / Data Warehouses Não-Convencionais e Cloud Databases / 8
CCO - 220 / Desenvolvimento de Software Orientado a Objetos / 8
CCO - 230 / Engenharia de Software / 8
CCO - 229 - 12 / Tópicos em Engenharia de Software: Design e Avaliação de Interfaces de Usuário / 8
CCO - 229 - 14 / Tópicos em Engenharia de Software: Gerenciamento e Recuperação de Dados Complexos / 8
CCO - 229 - 17 / Tópicos em Engenharia de Software: Métodos de Pesquisa em Interação Humano-Computador / 8
Inteligência Artificial
Código da Disciplina / Título / Créditos
CCO - 723 / Sistemas Nebulosos / 8
CCO - 729 - 7 / Tópicos em Inteligência Artificial: Aprendizado em Fluxo de Dados / 8
CCO - 725 / Aprendizado Não Supervisionado e Semissupervisionado: Algoritmos de Agrupamento / 8
CCO - 726 / Introdução às Redes Neurais / 8
CCO - 02.2.01 - Projeto de Sistemas Inteligentes / 8
CCO - 724 / Aprendizado de Máquina / 8
CCO - 728 / Robôs Móveis Autônomos / 8
CCO - 03.2.01 / Filtragem: Princípios e Aplicações / 8
CCO - 03.2.02 / Aprendizado Profundo Para Reconhecimento Visual
Visão Computacional
Código da Disciplina / Título / Créditos
CCO - 750 / Fundamentos de Visão Computacional / 8
CCO - 741 / Processamento Digital de Imagens / 8
CCO - 744 / Processamento Digital de Imagens 3D e Vídeos / 8
CCO - 740 / Reconhecimento de Padrões / 8
Sistemas Distribuídos, Arquiteturas e Redes de Computadores
Código da Disciplina / Título / Créditos
CCO - 129 - 7 / Introdução à Computação de Alto Desempenho / 8
CCO - 129 - 12 / Tópicos em Sistemas Distribuídos e Redes: Computação Escalável / 8
CCO - 04.1.01 / Tópicos Avançados em Arquiteturas Distribuídas de Software / 8
CCO - 04.1.02 / Tópicos em Sistemas Distribuídos e Redes: Computação Ubíqua, Computação Pervasiva e Internet das Coisas / 8
CCO - 112 / Arquitetura de Computadores / 8
CCO - 743 / Arquitetura de Processamento de Imagens e Sinais / 8
CCO - 04.2.01 / Segurança Cibernética / 8
Para a obtenção do título de doutor o aluno deverá integralizar o número de créditos para a conclusão do curso de doutorado conforme o estabelecido no Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
QUADRO DOCENTE
Docentes do Programa Promotor que participam da Proposta:
ALAN DEMETRIUS BARIA VALEJO
PERMANENTE
ALEXANDRE LUIS MAGALHAES LEVADA
PERMANENTE
ANDRE RICARDO BACKES
PERMANENTE
ANDRE TAKESHI ENDO
PERMANENTE
AURI MARCELO RIZZO VINCENZI
PERMANENTE
CESAR HENRIQUE COMIN
PERMANENTE
DANIEL LUCREDIO
PERMANENTE
DIEGO FURTADO SILVA
PERMANENTE
EMERSON CARLOS PEDRINO
PERMANENTE
FABIANO CUTIGI FERRARI
PERMANENTE
FABIO LUCIANO VERDI
PERMANENTE
HELENA DE MEDEIROS CASELI
PERMANENTE
HELIO CRESTANA GUARDIA
COLABORADOR
HELOISA DE ARRUDA CAMARGO
PERMANENTE
HERMES SENGER
PERMANENTE
JOAO PAULO PAPA
COLABORADOR
JOICE LEE OTSUKA
PERMANENTE
JURANDY GOMES DE ALMEIDA JUNIOR
PERMANENTE
KELEN CRISTIANE TEIXEIRA VIVALDINI
PERMANENTE
LUCIANA APARECIDA MARTINEZ ZAINA
PERMANENTE
MARCELA XAVIER RIBEIRO
COLABORADOR
MARIA DO CARMO NICOLETTI
COLABORADOR
MARILDE TEREZINHA PRADO SANTOS
COLABORADOR
MURILO COELHO NALDI
PERMANENTE
NELSON DELFINO D AVILA MASCARENHAS
COLABORADOR
ORIDES MORANDIN JUNIOR
PERMANENTE
PAULO ESTEVAO CRUVINEL
COLABORADOR
PAULO MATIAS
PERMANENTE
PEDRO HENRIQUE BUGATTI
PERMANENTE
PRISCILA TIEMI MAEDA SAITO
PERMANENTE
RAFAEL VIDAL AROCA
PERMANENTE
RENATO BUENO
COLABORADOR
RICARDO AUGUSTO SOUZA FERNANDES
PERMANENTE
RICARDO CERRI
PERMANENTE
RICARDO JOSE FERRARI
PERMANENTE
RICARDO RODRIGUES CIFERRI
PERMANENTE
ROBERTO SANTOS INOUE
PERMANENTE
TIAGO AGOSTINHO DE ALMEIDA
PERMANENTE
VALTER VIEIRA DE CAMARGO
PERMANENTE
VANIA PAULA DE ALMEIDA NERIS
PERMANENTE
WANDERLEY LOPES DE SOUZA
PERMANENTE
Atividades de Orientação
A designação de orientadores para alunos ingressantes será feita conforme critérios estabelecidos nos Editais de Processo Seletivo, ataté o prazo máximo de seis meses após a matrícula no curso.
Compete à CPG a aprovação da substituição de orientador, quando conveniente ou indispensável desenvolvimento PPGCC. O número máximo de orientandos simultâneos por orientador é definido em Norma Complementar, excluídos deste número os alunos cujas datas da defesa de Dissertação ou Tese tenham sido aprovadas pela CPG.
Reuniões de orientação entre orientadores e orientandos, bem como entre os alunos e a coordenação do programa também poderão ser realizadas periodicamente por videoconferências. As atividades de orientação ocorrerão tanto à distância quanto de forma presencial, com periodicidade a combinar entre orientando e orientador.
Além dos laboratórios de informática disponíveis em todos os campi nos quais os docentes vinculados ao PCI lecionam, o projeto contará com a estrutura do Departamento e do PPG em Ciências da Computação da UFSCar.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
O IFSULDEMINAS contam com uma completa infraestrutura para a área de Ciência da Computação. Todos os equipamentos podem ser consultados através do link: https://catalogos.ifs.ifsuldeminas.edu.br/index.php/main/laboratorios.
Citamos alguns laboratórios:
Robótica e automação - Biotecnologia - Rede de computadores
Laboratório de Processamento de Imagens e Visão Computacional – LAPIVIC;
Laboratório de Hardware e Cabeamento Estruturado – LAB.05
Sensoriamento remoto/Laboratório de Geotecnologia e Agricultura de Precisão
Clube de Programação;
Laboratório de Redes e Sistemas – LARES;
Laboratórios de Hardware, de Circuitos Eletrônicos, de Programação e de Metodologias Ativas;
Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação – LabSoft;
Espaço Maker; Empresa Júnior e Centro Acadêmico Alan Turing.
Além dos laboratórios de informática disponíveis em todos os campi nos quais os docentes vinculados ao PCI lecionam, o projeto contará com a estrutura do Departamento e do PPG em Ciências da Computação da UFSCar.
Biblioteca - Informações Gerais
===============================
Acesso ao Portal de Periódicos na Instituição Promotora: Sim, com acesso total.
Acesso ao Portal de Periódicos na Instituição Receptora: Sim.
As duas instituições possuem acesso ao Portal de Periódicos Capes: O portal reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Seu acervo é de mais de 37 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.
A biblioteca do IFSULDEMINAS possui ainda o sistema pergamun, sistema integrado das bibliotecas.
Uso de tecnologia de Educação à Distância (EAD)
===============================================
As disciplinas poderão ser oferecidas presencialmente, virtualmente ou de forma híbrida, seja na instituição promotora ou na instituição acolhedora. Algumas atividades de acompanhamento das disciplinas poderão ser realizadas à distância, com auxílio de ferramentas de videoconferência.
Reuniões de orientação entre orientadores e orientandos, bem como entre os alunos e a coordenação do programa também poderão ser realizadas periodicamente por videoconferências.
As atividades de orientação ocorrerão tanto à distância quanto de forma presencial, com periodicidade a combinar entre orientando e orientador.
Além dos laboratórios de informática disponíveis em todos os campi nos quais os docentes vinculados ao PCI lecionam, o projeto contará com a estrutura do Departamento e do PPG em Ciências da Computação da UFSCar.
Cronograma de Atividades:
Os partícipes acordam em seguir os seguintes procedimentos para a execução da presente Cooperação:
I – A UFSCar, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação do Campus de São Carlos, oferecerá, para atendimento dos interessados, o Curso de Doutorado Acadêmico, em Ciência da Computação (PPGCC);
II – Prevalecem, para qualquer ação decorrente do item I, a Resolução CONSUNI nº 45, de 01 de abril de 2021, que que dispõe sobre o Regimento Geral de Pós-Graduação (RGPG) da UFSCar e o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFSCar – Campus de São Carlos.
A seleção de alunos para o PCI seguirá o processo similar ao utilizado no ingresso regular do PPGCC.
O ingresso será condicionado à existência de vagas para orientação por parte de um orientador, e será baseada na análise do curriculum vitae da(o) candidata(o), de seus históricos escolares, de seu plano de pesquisa e das cartas de recomendação e ocorre em regime de fluxo contínuo com inscrições exclusivamente via internet.
Caso o candidato não apresente carta de aprovação de professor do programa no ato da inscrição, a coordenação encaminhará a documentação do mesmo a possíveis orientadores. Havendo interesse, esse candidato será incluído na seleção.
Os alunos do PPGCC podem realizar pesquisas tanto no Câmpus São Carlos quanto no Câmpus Sorocaba.
Cronograma de Atividades – Descrição Detalhada
==============================================
- Credenciamento na CAPES
-- O credenciamento ocorrerá no primeiro semestre de 2024.
- Coordenação do Processo Seletivo (IFSULDEMINAS e UFSCar)
-- A coordenação do processo seletivo será realizada no primeiro semestre de 2024.
- Processo de Matrícula (UFSCar)
-- O processo de matrícula será realizado no primeiro semestre de 2024.
- Oferta de Disciplinas e Orientações (UFSCar)
-- A oferta de disciplinas e as atividades de orientação iniciarão no primeiro semestre de 2024 e seguirão até o segundo semestre de 2026.
- Realização de Exames de Qualificação (UFSCar)
-- Os exames de qualificação ocorrerão no primeiro e no segundo semestre de 2025, além do primeiro semestre de 2026.
- Período de Defesa de Teses (UFSCar)
-- As defesas de teses terão início no segundo semestre de 2026 e ocorrerão de forma contínua até o segundo semestre de 2029.
-- Elaboração de Relatório Circunstanciado do Resultado do Convênio
O relatório final sobre os resultados da cooperação será elaborado no primeiro e no segundo semestre de 2029.