Plano Acadêmico:
O Programa de Dinter Internacional em Odontologia entre UFC e UNL, tem por objetivos:
• Apoiar a formação e/ou o fortalecimento de grupos de ensino e pesquisa em Odontologia.
• Contribuir para o surgimento, no âmbito da UNL, de novas vocações para a pesquisa.
• Avançar nas ações de cooperação previstas pelo convênio firmado entre a UFC e a UNL de no 035/UNL/2023, contribuindo na criação do primeiro curso de
mestrado em Odontologia desta instituição.
• Estimular a cooperação bilateral entre grupos de ensino e pesquisa.
• Propiciar o aumento da competência da formação de capital humano qualificado na UNL e criação/fortalecimento de linhas de pesquisa que respondam às
necessidades na área de Odontologia relacionadas à referida instituição equatoriana.
• Contribuir para o fortalecimento das diretrizes do Sistema de Saúde Bucal do Equador, pela estruturação de uma assistência odontológica com bases
científicas, voltadas a necessidades reais, respondendo às demandas regionais.
São metas da proposta:
• Formar até 7 (sete) doutores da UNL em quatro anos a partir do início do curso, contribuindo no processo de consolidação da Odontologia no Equador.
• Formar capital humano qualificado que, a curto/médio prazo, fomente localmente novas frentes de pesquisa em Odontologia na UNL e que esteja inserido em
linhas de pesquisa que tanto respondam às necessidades da área de Odontologia quanto contribuam com o desenvolvimento regional no Equador.
• Tutorear/auxiliar a implementação do curso de mestrado em Odontologia da UNL a curto prazo (2 anos), bem como auxiliar na sua consolidação em longo prazo (4 anos) com a formação de doutores.
• Desenvolver pelo menos 7 pesquisas bilaterais envolvendo docentes e discentes, ambos da UFC e UNL, que gerem produção técnico-científica qualificada
durante a execução do Dinter (4 anos) e a médio/longo prazo.
• Publicar pelo menos 7 artigos científicos em periódicos de impacto internacional, em parceria com os docentes alunos da UNL, nos 4 anos de duração do Dinter ora proposto.
1 - Concepção e Estruturação do Programa
A presente proposta de Doutorado Interinstitucional prevê atividades de orientação nas quais haja aderência entre a área de concentração em Clínica
Odontológica, linhas de pesquisa (avaliação de materiais odontológicos; epidemiologia em Odontologia; terapêutica clínica e experimental aplicada) e projetos
de pesquisa. Com vistas a atender o perfil da demanda pretendida (ou seja, 7 professores mestres da instituição receptora, que necessitam de capacitação
em nível de Doutorado, objetivando a melhoria da qualidade do ensino superior, formação e consolidação de grupos de pesquisa no Equador) planejou-se a
participação de docentes da instituição promotora e docentes da instituição receptora para que a relação entre orientador(es) e orientando(s) ocorra de
maneira adequada. Os candidatos aptos a concorrerem no processo seletivo para o presente Dinter serão cirurgiões-dentistas ativos, mestres, docentes da
UNL, que lecionam em áreas relacionadas ao curso de Odontologia da UNL. Todos se submeterão ao processo seletivo, sendo indicados os 7 primeiros
classificados.
Plano acadêmico do curso
O Plano Acadêmico, as normas e os controles deste Projeto de Dinter Internacional deverão seguir o Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em
Odontologia da UFC e os normativos vigentes na UFC, respeitando as necessidades e as particularidades existentes na UNL.
Linhas de Pesquisa a serem desenvolvidas e sua adequação às necessidades das instituições e região beneficiárias:
As linhas de pesquisa oferecidas pelo PPGO-UFC adequam-se às demandas da área de Odontologia, correspondendo às propostas dos objetos de atuação
do cirurgião-dentista e investigações científicas adotados pelo curso de graduação em Odontologia da UNL.
Créditos do curso:
A proposta de Dinter Internacional em Odontologia entre o PPGO-UFC e UNL está técnica e legalmente amparado na legislação do Equador e, para isso,
estabelece como requisito para a titulação de doutor concluir um total de 60 (sessenta) créditos, sendo 48 (quarenta e oito) em disciplinas e atividades
relacionadas e 12 (doze) créditos para elaboração da tese.
Estrutura básica da programação, com especificação da forma e frequência da presença de docentes do Programa Promotor junto à Instituição Receptora:
Para a execução do Dinter Internacional em Odontologia entre o PPGO-UFC e UNL, a coordenação do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFC propõe:
•Estrutura curricular, número de créditos e exigências curriculares e de ingressos iguais às do curso regular de Doutorado da sede.
•Participação de até 7 (sete) docentes permanentes do PPGO-UFC como orientadores de Doutorado.
•Participação de até 30 docentes permanentes do PPGO-UFC como ministradores de componentes curriculares, suporte pedagógico, supervisores de estágio
e coorientando teses.
•Deslocamento de professores do PPGO-UFC às dependências do curso de Odontologia da UNL para o desenvolvimento de disciplinas e atividades
relacionadas.
•Disciplinas oferecidas de forma modular e presencialmente no início do primeiro (2 disciplinas) e segundo (2 disciplinas) semestres do curso de Doutorado
nas dependências da UNL.
•Disciplinas oferecidas de forma modular e presencialmente no terceiro (2 disciplinas) e quarto (3 disciplinas) semestres nas dependências do PPGO-UFC.
•Disciplinas que adotarão um processo híbrido de ensino e aprendizagem, combinando atividades presenciais e a adoção de técnicas pedagógicas síncronas
e assíncronas, para a ressignificação do processo de aprendizagem do doutorando e cumprimento da carga-horária da disciplina. Estas serão oferecidas no
primeiro (1 disciplina), segundo (2 disciplinas) e terceiro (1 disciplina) semestres e serão realizadas na UNL sob a supervisão de um docente doutor da referida
instituição, bem como com acompanhamento remoto por professores da UFC.
•Disciplina exclusivamente remota com adoção de técnicas pedagógicas síncronas e assíncronas (1 disciplina) a ser oferecida no primeiro semestre.
•Realização dos exames de qualificação de forma remota síncrona, integrando membros docentes da UNL, do PPGO-UFC e de outros programas de pósgraduação
nacionais e internacionais. Essa atividade será realizada até o oitavo semestre do curso.
•Bancas de defesa do doutorado ocorrendo de forma presencial na UFC, integrando membros docentes da UNL e do PPGO-UFC. Essa atividade será
realizada até o quarto ano do curso.
•Atividades de orientação acontecendo durante o deslocamento dos docentes à UNL e de forma remota síncrona. Em todos os semestres do curso, ocorrerão
atividades de orientação entre docente e discente.
•As disciplinas de Estágio de Docência serão realizadas de forma híbrida, sendo uma parte com docente da própria UNL durante o decorrer de disciplinas
clínicas da graduação; e outra, a qual será remota e no modelo síncrono, integrando atividades tais como a promoção de cursos contemplando temas
transversais ao curso de graduação em Odontologia da UFC e abertos à comunidade acadêmica da UNL, apoio na orientação de discentes da UNL para a
elaboração de monografias, materiais didáticos etc.
•Incentivo para participação dos alunos do PPGO-UFC em atividades acadêmicas extracurriculares, incluindo as integradas ao curso de Doutorado da UNL,
bem como das reuniões de trabalho dos grupos de pesquisa dos respectivos orientadores.
•Previsão de 48 meses para conclusão do curso de Doutorado (créditos, elaboração e defesa da tese).
O elenco de disciplinas do projeto Dinter Internacional em Odontologia entre o PPGO-UFC e UNL é o mesmo da atual estrutura curricular do Programa da Instituição Promotora. Para a titulação de doutor, é necessário um total de 60 (sessenta) créditos, sendo 48 (quarenta e oito) em disciplinas e 12 (doze) créditos para elaboração da tese. O PPGO-UFC poderá realizar aproveitamento de créditos a partir da análise das ementas das disciplinas realizadas pelos mesmos no curso de mestrado.
O corpo docente permanente do PPGO-UFC irá participar da presente proposta em duas modalidades: orientação de teses e participação em componentes curriculares.
De forma compatível com o número de vagas ofertadas nesta proposta, um máximo de até 7 (sete) docentes da UFC irão orientar os pós-graduando da UNL e também ministrarão disciplinas. A definição desses professores da Instiuição Promotora que irão orientar teses seguirá a área temática de afinidade dos alunos de Doutorado selecionados, sendo os nomes definidos quando do processo seletivo.
Outros docentes do PPGO-UFC participarão deste Dinter Interistitucional através da oferta de componentes curriculares, podendo, inclusive, coorientar teses.
Os 30 docentes da Instituição Promotora que participarão ministrando disciplinas estão nominados a seguir: Ana Karine Macedo Teixeira, Ana Paula Negreiros Nunes Alves, Andréa Silvia Walter de Aguiar, Bruno Carvalho de Souza, Cauby Maia Chaves Junior, Cristiane Sá Roriz Fonteles, Delane Viana Gondim, Fábio Wildson Gurgel Costa, Fabrício Bitu Sousa, Hellíada Vasconcelos Chaves, Igor Iuco Castro da Silva, Iriana Carla Junqueira Zanin dos Santos, Juliano Sartori Mendonça, Karina Matthes de Freitas Pontes, Karuza Maria Alves Pereira, Lidiane Costa de Souza, Lidiany Karla Azevedo Rodrigues Gerage, Livia Maria Sales Pinto Fiamengui, Mário Rogério Lima Mota, Paula Góes Pinheiro Dutra, Paulo Goberlânio de Barros Silva, Raniel Fernandes Peixoto, Renato Luiz Maia Nogueira, Rodrigo Otávio Citó César Rego, Rômulo Rocha Régis, Sérgio Lima Santiago, Thyciana Rodrigues Ribeiro, Vanara Florêncio Passos, Vicente de Paulo Aragão Saboia, Vilma de Lima.
Em relação à Instituição Receptora, conforme indicado no quadro referente à matriz da estrutura curricular, três docentes da UNL irão colaborar na condução de disciplinas, sendo estes o Professor Marlon Rolando Bravo Bonilla e as Professoras Ana Maria Granda, Deisy Saraguro e Jhoana Alexandra Riofrio Herrera.
O planejamento básico das orientações iniciará, ainda, no primeiro semestre do Doutorado. No referido semestre, o discente realizará disciplinas de fundamentação teórica e discutirá com seu orientador experiências relacionadas com a prática profissional que favoreçam o desenvolvimento do Projeto de Tese. No segundo e terceiro semestres, o discente desenvolverá o objeto de pesquisa, além de discutir e construir o referencial teórico-metodológico do projeto de tese tendo como bases disciplinas formativas. Até o quarto semestre, o discente estará apto a realizar o exame de qualificação do projeto de tese.
Do quinto ao oitavo semestres, o discente realizará periodicamente matrícula no componente curricular Tese, com o propósito de implementar os procedimentos de coleta de dados. Neste período, encontros periódicos com o orientador ocorreram com a finalidade de aprofundar aspectos teóricometodológicos em Odontologia necessários ao desenvolvimento do relatório final da tese.
As atividades de orientação irão incluir importantes elementos, como os destacados a seguir: a) definição do tema a ser investigado, por meio de discussões detalhadas sobre a área de pesquisa; b) elaboração do projeto de pesquisa baseado em discussões envolvendo metodologias, objetivos e identificação de potenciais relevâncias/impactos na sociedade; c) supervisão na etapa de qualificação do projeto pretendido; d) acompanhamento das fases da pesquisa, utilizando-se de reuniões regulares para monitoramento do progresso, além de apoio contínuo na superação de desafios metodológicos e conceituais; d) incentivo à participação em congressos, seminários, workshops e eventos científicos de área; e) orientação dirigida à redação e submissão de artigos
científicos e produção de produtos técnico-tecnológicos; f) discussões regulares sobre a estrutura e conteúdo da tese, havendo aconselhamento na redação e revisão de conteúdo; g) avaliação contínua e melhoria do programa – participação ativa do pós-graduando da UNL na avaliação do Dinter em tela para aprimoramento contínuo do processo de orientação.
Ademais, é importante destacar que para uma plena construção da relação entre orientador(a) e orientando(a) serão utilizadas metodologias educacionais facilitadoras para promoverem um ambiente de aprendizagem eficaz, colaborativo e enriquecedor: a) aprendizagem baseada em problemas - na fase de construção do projeto de pesquisa, orientador(a) e orientando(a) irão colaborar na identificação de problemas relacionado à área de interesse para pesquisa,
bem como na busca de abordagens inovadoras; b) aprendizagem colaborativa - grupos de pesquisa colaborativos, envolvendo pesquisadores da UFC e UNL, irão permitir a troca de conhecimento e experiências necessários a execução dos estudos pretendidos; c) metodologias ativas – por meio do engajamento ativos dos pós-graduandos no processo de aprendizagem, serão utilizadas atividades práticas, discussões em grupo, seminários e apresentações para
incentivar a participação ativa dos orientandos(as); d) aprendizagem reflexiva – serão empregados relatórios regulares e discussões para que os orientandos(as) avaliem seu progresso e identifiquem áreas de melhoria junto aos docentes do Brasil e Equador; e) feedback construtivo – serão realizadas revisões regulares da pesquisa em curso, fornecendo orientação construtiva sobre a qualidade do trabalho e direcionando para áreas de aprimoramento.
Acompanhamento e avaliação das atividades de orientação
A estrutura curricular foi organizada de forma a permitir que o estudante, nos dois primeiros anos de curso, integralize os créditos mínimos necessários dentre disciplinas obrigatórias e optativas. Do quinto ao oitavo semestres, deverão ser concluídos os créditos do componente curricular Tese. Durante o Doutorado, o acompanhamento se dará por meio de reuniões regulares para revisão do plano de trabalho acadêmico individual, monitoramento da revisão bibliográfica da tese em orientação, supervisão da coleta de dados e revisão/preparação do produto a ser apresentado como trabalho de conclusão de curso.
O desempenho dos pós-graduando nas disciplinas em curso será avaliado com base em atividades didático-pedagógicas previamente definidas pelo professor, seguindo rigorosamente as normativas dispostas no Regimento Interno do PPGO-UFC. A avaliação do desempenho acadêmico nos componentes curriculares irá incluir aspectos de assiduidade e eficiência. A critério dos docentes responsáveis pelo componente curricular, a avaliação da eficiência far-se-á
por um ou mais dos seguintes meios de aferição: prova, exame, trabalho, projeto, assim como a efetiva participação nas atividades propostas.
O discente será considerado aprovado no componente curricular que apresentar frequência igual ou superior a setenta e cinco por cento (75%) das atividades desenvolvidas e nota final igual ou superior a cinco (5,0), ou conceito aprovado.
O Dinter Internacional será custeado por recursos financeiros provenientes da UNL, os quais serão utilizados na aquisição de passagens aéreas e deslocamento terrestre dos docentes que irão ministrar disciplinas na UNL, além de gastos com seguro saúde, hospedagem e alimentação. De forma semelhante, todas as despesas com a vinda dos doutorandos da UNL para realizar atividades no PPGO-UFC também serão de responsabilidade da UNL.
Não haverá pagamento de salários ou outras vantagens financeiras de quaisquer naturezas para os docentes da UFC, fora os listados acima.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A infraestrutura física do curso de Odontologia encontra-se no Bloco 3 da Faculdade de Saúde Humana (FSH) e apresenta 8 salas de aula localizadas no primeiro andar desse bloco. Apresenta laboratórios em cinco áreas: dentística, simulação dentária, imagem, morfologia dentária e biomateriais/próteses dentárias, sendo mister ressaltar que esses espaços são compartilhados com outras áreas como cirurgia, periodontia, odontopediatria, endodontia e ortodontia.
Ainda em termos de infraestrutura de uso do curso de Odontologia da UNL, existem áreas compartilhas com os cursos de Medicina, Enfermagem, laboratório clínico e Psicologia Clínica, sendo estes no Bloco 1 localizado no primeiro andar. Nesse aspecto, destacam-se os laboratórios básicos de microbiologia, histologia, bioquímica, simulação médica, biologia e anatomia.
É importante mencionar que a UNL dispõe de 6 (seis) centros de pesquisa: Centro de Biotecnologia; Centro de Pesquisas Tropicais sobre Meio Ambiente e Biodiversidade (CITIAB); Centro de Investigação Social e Económica (CISE); Centro de Investigação Territorial (CIT); Centro de Investigação Tecnológica e Energética; Centro de Pesquisa e Análise Química (CISAQ).
Destaca-se o Centro de Biotecnologia, criado para o desenvolvimento da pesquisa científica e da inovação tecnológica na área da biotecnologia, além do desenvolvimento de ações de apoio à gestão acadêmica e ao vínculo com a comunidade. O Centro dispõe das seguintes Unidades ou Laboratórios: 1) Unidade de Biologia Molecular; 2) Unidade de Cultura de Células e Tecidos; 3) Unidade de Micropropagação; 4) Unidade de Microbiologia Animal; 5) Unidade de Microbiologia Vegetal; 6) Banco de Germoplasma e 7) Unidade de Biotecnologia Reprodutiva Animal. Quanto aos serviços prestados mencionamos: análise citogenética; diagnóstico de problemas reprodutivos em animais; produção de Bioinsumos; análise microbiológica de solo, água e alimentos; análise
microbiológica de amostras de tecidos de animais domésticos e silvestres; manutenção de linhas celulares; extração de ácido nuclêico; identificação molecular de microrganismos, PCR em tempo real, endpoint PCR, NESTED PCR e sequenciamento do genoma.
Outro espaço acadêmico de suma importância, associado ao Centro de Pesquisa e Análise Química (CISAQ), é o Laboratório de Análises Químicas que oferece serviços baseados em técnicas de análise validadas e estabelecidas de acordo com normas nacionais e internacionais. Através dos testes realizados no Laboratório é identificada e determinada a quantidade de espécies químicas e propriedades físicas presentes em uma amostra, a fim de dar suporte a
projetos de pesquisa, teses de graduação e pós-graduação; e entidades privadas e públicas, entre outras.
O sistema bibliotecário na UNL é composto por 4 bibliotecas (Facultad de la Salud Humana [FSH], Facultad Jurídica, Social y Administrativa [FJSA], Facultad de Educación, el Arte y la Comunicación [FEIRNNR – FEAC] e Facultad Agropecuaria y de Recursos Naturales Renovables [FARNR – FEAC]) com adequada infraestrutura, além de amplo material impresso e digital. Tem como objetivo apoiar, com recursos de informação atualizados, os programas acadêmicos, de
pesquisa, de extensão e de conexão com a comunidade universitária, prestando um serviço de qualidade, cordialidade e contribuindo com recursos bibliográficos de acordo com as necessidades de alunos, professores e pesquisadores. Tem como visão ser um sistema de bibliotecas com ótimo acesso a recursos de informação atualizados, através da implementação de serviços modernos de alta qualidade, sendo um pilar acadêmico que garante o acesso a
planos e programas de intercâmbio de informações entre universidades e centros de pesquisa a nível nacional e internacional. Ademais, o sistema de bibliotecas apresenta site próprio (https://unl.edu.ec/universidad/biblioteca-virtual) através do qual é possível ter acesso ao Sistema Integrado de Gestão Bibliotecária – KOHA, guia de estrutura e apresentação do relatório de trabalho de integração curricular ou grau de biblioteca, repositório digital e manual para
acessar diferentes bancos de dados eletrônicos com acesso remoto via VPN. A Universidad Nacional de Loja, fundada em 1859 sob o nome original de "Colegio de San Pedro y San Pablo", está sediada em Loja, no sul do Equador. Loja é uma pequena cidade do Equador, localizada na zona oriental da província de Loja, com mais de 200 mil habitantes. Está localizada em uma área montanhosa dos Andes Equatorianos, a uma altitude de aproximadamente 2.060 metros acima do nível do mar, o que confere à cidade um clima ameno ao longo do ano.