Plano Acadêmico:
Objetivos e Metas
A delimitação da área de concentração e das linhas de pesquisa do PPGC é orientadora dos demais elementos do plano acadêmico do curso.
a. Área de concentração e Linhas de pesquisa
O plano acadêmico do Dinter alinha-se com a área de concentração e as linhas de pesquisa do PPGC. Área de concentração
O PPGC possui uma área de concentração, Controladoria e Governança, e se propõe à formação crítica de profissionais para atuarem na docência, pesquisa e gestão de organizações públicas e privadas.
b. Linhas de pesquisa/atuação envolvidas
As linhas de pesquisa do Dinter são as mesmas que alicerçam o PPGC, como segue:
Linha 1. Controle de Gestão e Avaliação de Desempenho. Desenvolve pesquisas teóricas e empíricas sobre contabilidade e controladoria relacionadas ao processo de gestão e de controle das organizações e objetiva também estudar métodos de avaliação de desempenho e sistemas de informações gerenciais.
Linha 2. Contabilidade Financeira e Governança. Desenvolve pesquisas teóricas e empíricas sobre elaboração e divulgação dos relatórios financeiros e outros relatórios corporativos para os diversos usuários e objetiva também estudar normas e procedimentos concernentes à auditoria, compliance, governança, sustentabilidade e avaliação econômica e financeira de organizações.
c. Crenças e valores
Os objetivos do Curso se alinham com a visão, missão e valores estabelecidos para o PPGC:
Visão. Ser um programa de pós-graduação de referência em contabilidade, com inserção internacional nas áreas gerencial e financeira.
Missão. Formar mestres e doutores com sólida base teórica, capacidade crítica e inovadora, comprometidos com o desenvolvimento científico e tecnológico e as demandas da sociedade.
Valores. Ética e moral. Excelência. Responsabilidade. Cooperação. Comprometimento. Disponibilidade. Transparência.
d. Propósitos e eixos de formação
O propósito do PPGC se dá nos eixos de formação profissional, inserção internacional e de colaboração.
Formação profissional
a) promover a qualificação de docentes, pesquisadores e profissionais da área contábil;
b) oportunizar a sistematização e análise da prática profissional do contador numa perspectiva científica, com abordagem interdisciplinar;
c) proporcionar a integração entre teoria e prática contábil.
Inserção internacional
a) desenvolver ensino e pesquisa de excelência no âmbito da contabilidade gerencial e financeira na América Latina;
b) promover a inserção internacional a partir de atividades de ensino e pesquisa de docentes e estudantes;
c) alavancar ações internacionais de extensão, na busca pela difusão de conhecimento e formação de redes.
Colaboração
a) promover a geração do conhecimento científico e tecnológico na área;
b) potencializar atividades de nucleação em instituições de ensino superior;
c) incentivar a parceria com outros programas de pós-graduação
e. Objetivos, Metas e Resultados
Os objetivos e metas do Dinter se compatibilizam com os direcionadores do PPGC. O PCI objetiva a formação de doutores e amplia a criação de oportunidades de formação de pessoas de alto nível, principalmente, frente à carência da área contábil na região.
Objetivos (O)
O1. formar doutores de alto nível, comprometidos com o avanço do conhecimento em uma perspectiva transversal e com ensino e pesquisa de excelência;
O2. instrumentalizar a produção e socialização do conhecimento no campo da Contabilidade;
O3. contribuir para a reflexão crítica sobre os processos voltados à formação de profissionais da área contábil no âmbito da graduação e pós-graduação.
Metas (M)
M1. Qualificar estudantes em nível de doutorado, com capacidade analítica, crítica e transformadora para o avanço do conhecimento, ensino de excelência e projetos de pesquisa e de intervenção no âmbito de abrangência da contabilidade.
M2. Produzir conhecimento científico no campo da Contabilidade, pautado em conhecimentos e habilidades de pesquisa.
M3. Instrumentalizar os estudantes para potencializar atividades de nucleação e participar de forma crítica no redirecionamento e/ou fortalecimento da área Contábil
Resultados esperados (R)
R1. Formar doutores de alto nível, comprometidos com o avanço do conhecimento em uma perspectiva transversal e com ensino e pesquisa de excelência R2. Instrumentalizar a produção e socialização do conhecimento no campo da Contabilidade
R3. Contribuir para a reflexão crítica sobre os processos voltados à formação de profissionais da área contábil no âmbito da graduação e pós-graduação
Critérios e Sistemática de Seleção dos Alunos
O edital de seleção foi divulgado após a publicação do resultado de avaliação da proposta pela CAPES, que previa três etapas:
Etapa 1 – Análise curricular (25% da nota final)
Esta etapa consiste da análise do currículo do candidato referente aos 5 (cinco) últimos anos. Anexo ao edital, em formulário próprio, serão informados os itens do currículo, pesos individualizados dos itens que pontuam, somatório de cada categoria de itens e nota final da análise curricular.
Etapa 2 – Análise do projeto de pesquisa (35% da nota final)
O projeto de pesquisa será avaliado considerando os seguintes critérios, cada um correspondente a 20% da nota desta etapa:
• Introdução, que deve contextualizar o tema, apresentar a problematização, os objetivos e a justificativa teórico-prática (relevância teórico-prática e coerência
do problema e objetivos);
• Apresentação dos conceitos fundamentais que dão sustentação ao problema, inclusive sua consolidação em um marco referencial;
• Metodologia, com o enquadramento do trabalho conforme sua natureza e delineamento de acordo com as etapas previstas (coerência e pertinência
metodológica);
• Contribuições a serem alcançadas com a proposta e aderência à área de concentração e linha de pesquisa do PPGC, e área de interesse do professor;
• Referências bibliográficas, levando em conta a atualidade, relevância e pertinência.
A nota da Etapa 2 será obtida a partir da avaliação do projeto, por três professores permanentes do PPGC da UFSC, que atribuirão nota de 0 (zero) a 10 (dez) a cada critério de avaliação, calculada com base na seguinte equação: E2 = (A1 + A2+ A3) / 3.
Etapa 3 – Apresentação do projeto de pesquisa (40% da nota final)
A apresentação do projeto de pesquisa consiste na explanação, pelo candidato, do projeto enviado no ato da inscrição, e sua arguição por professores do PPGC. Serão considerados, na apresentação da proposta e arguição do candidato, os seguintes aspectos, cada um equivalente a 20% da nota desta etapa:
• Didática de apresentação do projeto;
• Capacidade de argumentação quanto ao problema, objetivos e justificativa do projeto;
• Domínio teórico do candidato;
• Explicação da pertinência da metodologia;
• Clareza relativa à importância da pesquisa para o desenvolvimento da ciência e tecnologia e o alinhamento da proposta e do candidato às pesquisas do
PPGC e área de interesse do orientador indicado.
A nota da Etapa 3 será obtida a partir da avaliação da apresentação do projeto de pesquisa por três professores permanentes do PPGC, que atribuirão nota de 0 (zero) a 10 (dez) a cada critério de avaliação, calculada com base na seguinte equação: E3 = (A1 + A2+ A3) / 3. Serão eliminados do processo seletivo os candidatos que não participarem da Etapa 3 por sistema remoto conforme orientação do PPGC.
A nota final de cada candidato será obtida com base na seguinte equação: NF = 0,25E1 + 0,35E2 + 0,40E3. Os candidatos que obtiverem média final igual ou superior a 7,0 (sete), considerando os pesos acima, serão considerados aprovados. Caso haja coincidência de pontuação entre dois ou mais candidatos, para o desempate será considerada a maior pontuação na etapa 3. Se o empate persistir, será adotada a maior pontuação na etapa 2. A divulgação da relação de candidatos aprovados e classificados no processo seletivo, considerando média final igual ou superior a 7,0 (sete) e o número de vagas disponíveis conforme Edital, será realizada no site do PPGC (http://www.ppgc.ufsc.br/).
Planejamento do estágio dos discentes junto ao programa promotor em conformidade com o seu regulamento
O planejamento do estágio dos discentes no programa promotor, conforme estabelece a legislação da pós-graduação da UFSC é precedido de disciplinas, e está programado para ocorrer na fase de elaboração do projeto de tese junto com o orientador.
a. Disciplinas e atividades complementares
Para a obtenção do título de Doutor em Contabilidade, os estudantes precisam totalizar 60 créditos, sendo 16 créditos em disciplinas obrigatórias, 32 créditos em disciplinas eletivas e 12 créditos referentes à tese. Cada crédito corresponde a 15 horas.
O aproveitamento em disciplinas será dado considerando-se 7,0 (sete) como nota mínima de aprovação. A frequência não poderá ser inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária programada, por disciplina ou atividade.
b. Estagio na instituição promotora
O estágio na instituição promotora, obrigatório aos estudantes matriculados na turma Dinter do PPGC/UFSC, será realizado na instituição promotora em um período de 6 (seis) meses, que poderá ser dividido em dois períodos de 3 (três) meses.
Em conjunto com o orientador, o estudante deverá apresentar à Coordenação do Dinter PPGC/UFSC um plano com o detalhamento das atividades e cronograma, que será supervisionado pelo orientador. Importante ressaltar que um eventual estágio sanduíche no exterior não exime o estudante do estágio obrigatório no PPGC/UFSC.
c. Intercâmbio acadêmico e de pesquisa
O PPPC/UFSC encoraja os estudantes do Dinter a realizar um estágio sanduíche no exterior. No entanto, para isso é imprescindível que o estudante:
• tenha cumprido todos os créditos de disciplinas (obrigatórias e eletivas);
• possua anuência do orientador para realizar o estágio sanduíche se não tiver qualificado;
• programe a saída do país a partir do 8° trimestre letivo (período máximo de 12 meses);
• demonstre forte aderência do plano de atividades (cumpridas as exigências da agência de fomento) com o projeto de tese.
d. Procedimentos de avaliação dos docentes e do curso pelos estudantes
O PPGC adota variados mecanismos para monitorar a qualidade do programa, do processo formativo dos seus alunos, da produção científica, atuação e disseminação do conhecimento e impacto político, educacional, econômico e social. Um acompanhamento é feito no final de cada ano, com foco na formação do estudante na perspectiva da inserção social e/ou científica e/ou tecnológica e/ou profissional.
Os estudantes do Dinter recebem ao final de cada trimestre um formulário com questões sobre o funcionamento do Programa e as disciplinas das quais tem participado, em que avaliam a atuação dos docentes e o impacto das disciplinas no desenvolvimento das suas pesquisas. Após a conclusão do Curso, receberão um formulário que buscará aferir a percepção relativa ao curso, o impacto da formação para suas carreiras e as mudanças trazidas para sua atuação como profissionais na sociedade e no contexto acadêmico.
Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres ou doutores
Os requisitos para qualificação e defesa da tese contemplam uma formação que minimiza os riscos de endogenia.
a. Requisitos para qualificação
1. finalização da formação, com integralização dos 48 créditos do curso e média global igual ou superior a 7,0;
2. comprovação de proficiência em Inglês e um segundo idioma de sua escolha, exceto seu idioma de origem;
3. apresentação de dois trabalhos em coautoria com professor do PPGC em distintos eventos qualificados da área conforme Portaria;
4. submissão de um artigo de autoria do estudante com professor do PPGC e/ou professor orientador em periódico classificado entre os quatro primeiros
estratos do Qualis/CAPES, ou Fator de Impacto (JCR), Índice H (Scimago), Citescore de classificação equivalente;
5. submissão de um artigo de autoria do estudante com o professor orientador em periódico classificado entre os três primeiros estratos do Qualis/CAPES, ou
JCR, Índice H, Citescore de classificação equivalente;
6. comprovação que assistiu duas bancas de qualificação de doutorado no PPGC;
7. participação na organização do Congresso UFSC de Controladoria e Finanças.
b. Requisitos para defesa final
1. aprovação no exame de qualificação da tese;
2. apresentação de trabalho, diverso dos requeridos para qualificação, em coautoria com professor do PPGC, em um dos eventos qualificados da área
conforme Portaria;
3. publicação de artigo de autoria do estudante com professor permanente do PPGC e/ou professor orientador em periódico classificado entre os quatro
primeiros estratos do Qualis/CAPES, ou JCR, Índice H, Citescore de classificação equivalente;
4. publicação de artigo de autoria do estudante com o professor orientador e coorientador em periódico classificado entre os três primeiros estratos do
Qualis/CAPES, ou JCR, Índice H, Citescore de classificação equivalente;
5. apresentação do projeto de tese em consórcio doutoral de um dos eventos qualificados da área conforme Portaria;
6. comprovação que participou ativamente do grupo de pesquisa do seu orientador;
7. comprovação que assistiu duas defesas finais de doutorado do PPGC.
Descrição de como se aplica o uso de recursos tecnológicos de educação à distância no Projeto
Utilização do Moodle para postagem de materiais, fóruns e demais atividades pertinentes ao processo de ensino-aprendizagem.
Corpo Docente - Titulação e Vínculo
Um total de 13 docentes do PPGC atuam no Dinter. O professor Luiz Alberton se juntou aos 12 docentes informados na proposta do Dinter devido à aderência com sua linha de pesquisa de candidatos classificados no processo de seleção. O professor Sergio Murilo Petri passou de docente permanente para colaborador no último recredenciamento do PPGC, com expectativa de voltar para permanente.
ALCINDO CIPRIANO ARGOLO MENDES, Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina, Docente Permanente
ALEX MUSSOI RIBEIRO, Doutor pela Universidade de São Paulo, Docente Permanente
CARLOS EDUARDO FACIN LAVARDA, Doutor pela Universitat de Valencia, Espanha, Docente Permanente
DENIZE DEMARCHE MINATTI FERREIRA, Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina, Docente Permanente
EDILSON PAULO, Doutor pela Universidade de São Paulo, Docente Permanente
HANS MICHAEL VAN BELLEN, Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina, Docente Permanente
ILSE MARIA BEUREN, Doutora pela Universidade de São Paulo, Docente Permanente
JOSE ALONSO BORBA, Doutor pela Universidade de São Paulo, Docente Permanente
LUIZ ALBERTON, Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina, Docente Permanente
MOACIR MANOEL RODRIGUES JUNIOR, Doutor pela Universidade Federal do Paraná, Docente Permanente
SULIANI ROVER, Doutora pela Universidade de São Paulo, Docente Permanente
VALMIR EMIL HOFFMANN, Doutor pela Universidad de Zaragoza, Espanha, Docente Permanente
SERGIO MURILO PETRI, Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina, Docente Colaborador
DISCIPLINAS
Além das primeiras 15 disciplinas arroladas na proposta do Dinter, adicionaram-se mais 3: Auditoria, devido ao perfil dos discentes; Princípios e Práticas Environmental, Social and Governance; e Contabilidade, Governança e Relatórios de Sustentabilidade; ambas recém criadas no PPGC para atender novas demandas de reporte pela contabilidade.
CONTABILIDADE E GOVERNANÇA.
Obrigatória?: Não
Local de Oferta: IES Promotora
Créditos: 4
Área(s) de Concentração: CONTROLADORIA E GOVERNANÇA
Docente(s) Vinculado(s): MOACIR MANOEL RODRIGUES JUNIOR (Promotora)
CONTABILIDADE E QUALIDADE DA INFORMAÇÃO
Obrigatória?: Não
Local de Oferta: IES Receptora
Créditos: 4
Área(s) de Concentração: CONTROLADORIA E GOVERNANÇA
Docente(s) Vinculado(s): SULIANI ROVER (Promotora)
CONTABILIDADE E SUSTENTABILIDADE
Obrigatória?: Não
Local de Oferta: IES Receptora
Créditos: 4
Área(s) de Concentração: CONTROLADORIA E GOVERNANÇA
Docente(s) Vinculado(s): HANS MICHAEL VAN BELLEN (Promotora)
CONTABILIDADE GERENCIAL APLICADA A SETORES ESPECÍFICOS
Obrigatória?: Não
Local de Oferta: IES Receptora Créditos: 4
Área(s) de Concentração: CONTROLADORIA E GOVERNANÇA
Docente(s) Vinculado(s): ALCINDO CIPRIANO ARGOLO MENDES (Promotora)
EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E DESEMPENHO
Obrigatória?: Não
Local de Oferta: IES Receptora Créditos: 4
Área(s) de Concentração: CONTROLADORIA E GOVERNANÇA
Docente(s) Vinculado(s): VALMIR EMIL HOFFMANN (Promotora)
MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À CONTABILIDADE
Obrigatória?: Sim
Local de Oferta: IES Promotora Créditos: 4
Área(s) de Concentração: CONTROLADORIA E GOVERNANÇA
Docente(s) Vinculado(s): MOACIR MANOEL RODRIGUES JUNIOR (Promotora)
PESQUISA AVANÇADA
Obrigatória?: Sim
Área(s) de Concentração: CONTROLADORIA E GOVERNANÇA
Docente(s) Vinculado(s): ILSE MARIA BEUREN (Promotora)
MÉTRICAS E INDICADORES PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Obrigatória?: Não
Local de Oferta: IES Promotora Créditos: 4
Área(s) de Concentração: CONTROLADORIA E GOVERNANÇA
Docente(s) Vinculado(s): SERGIO MURILO PETRI (Promotora)
PESQUISA CONTEMPORÂNEA DE CONTABILIDADE
Obrigatória?: Sim
Local de Oferta: IES Promotora Créditos: 4
Área(s) de Concentração: CONTROLADORIA E GOVERNANÇA
Docente(s) Vinculado(s): JOSE ALONSO BORBA (Promotora)
PLANEJAMENTO E CONTROLE ORGANIZACIONAL
Obrigatória?: Não
Local de Oferta: IES Receptora Créditos: 4
Área(s) de Concentração: CONTROLADORIA E GOVERNANÇA
Docente(s) Vinculado(s): CARLOS EDUARDO FACIN LAVARDA (Promotora)
QUALIDADE DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS E REPORTE CORPORATIVO
Obrigatória?: Não
Local de Oferta: IES Promotora Créditos: 4
Área(s) de Concentração: CONTROLADORIA E GOVERNANÇA
Docente(s) Vinculado(s): EDILSON PAULO (Promotora)
SEMINÁRIOS DE TESE I
Obrigatória?: Sim
Local de Oferta: IES Promotora Créditos: 2
Área(s) de Concentração: CONTROLADORIA E GOVERNANÇA
Docente(s) Vinculado(s): CARLOS EDUARDO FACIN LAVARDA (Promotora)
SEMINÁRIOS DE TESE II
Obrigatória?: Sim
Local de Oferta: IES Promotora Créditos: 2
Área(s) de Concentração: CONTROLADORIA E GOVERNANÇA
Docente(s) Vinculado(s): CARLOS EDUARDO FACIN LAVARDA (Promotora)
SISTEMAS DE CONTROLE GERENCIAL
Obrigatória?: Não
Local de Oferta: IES Receptora Créditos: 4
Área(s) de Concentração: CONTROLADORIA E GOVERNANÇA
Docente(s) Vinculado(s): ILSE MARIA BEUREN (Promotora)
TEORIA DA CONTABILIDADE AVANÇADA
Obrigatória?: Não
Local de Oferta: IES Promotora Créditos: 4
Área(s) de Concentração: CONTROLADORIA E GOVERNANÇA
Docente(s) Vinculado(s): ALEX MUSSOI RIBEIRO (Promotora)
AUDITORIA
Obrigatória?: Não
Local de Oferta: IES Promotora Créditos: 4
Área(s) de Concentração: CONTROLADORIA E GOVERNANÇA
Docente(s) Vinculado(s): LUIZ ALBERTON
PRINCÍPIOS E PRÁTICAS ENVIRONMENTAL, SOCIAL AND GOVERNANCE
Obrigatória?: Não
Local de Oferta: IES Promotora Créditos: 4
Área(s) de Concentração: CONTROLADORIA E GOVERNANÇA
Docente(s) Vinculado(s): DENIZE DEMARCHE MINATTI FERREIRA
CONTABILIDADE, GOVERNANÇA E RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE
Obrigatória?: Não
Local de Oferta: IES Promotora Créditos: 4
Área(s) de Concentração: CONTROLADORIA E GOVERNANÇA
Docente(s) Vinculado(s): EDILSON PAULO
Apresentação do Planejamento Básico de como serão efetuadas as atividades de orientação, com descrição objetiva das relações entre orientador(a) e orientando(a)
a. Planejamento das atividades de orientação
Os docentes do PPGC participantes do PCI terão a função de orientar os alunos na matrícula em disciplinas pertinentes à formação do mesmo e, conforme os propósitos da temática, bases teóricas e metodologias que melhor se apliquem à sua pesquisa. Ainda, elaborar e supervisionar o plano de atividades do orientando e acompanhar sua execução, contendo um cronograma com a previsão da aquisição de créditos em disciplinas, da realização de atividades complementares e da matrícula na tese.
Os estudantes selecionados ao Dinter terão orientação desde o início do curso. Os orientadores serão indicados após o processo seletivo. Embora o regimento interno do Programa assegure ao estudante a possibilidade de prorrogação do prazo de defesa, deve ser evitado. Ao ingressarem no Dinter os estudantes e seus orientadores deverão montar um plano de trabalho com objetivos e metas para cada um dos semestres do Curso.
O orientador deve considerar a seguinte distribuição de atividades para o doutorando:
2026.1, elaboração do projeto inicial e inserção do doutorando na comunidade científica. Reflexões em aula podem contribuir para o projeto de tese e a produção científica.
2026.2, discussão do projeto proposto e apresentação do doutorando à comunidade científica. Desenvolvimento de trabalhos para eventos científicos.
2026.3, discussões e desenvolvimento do projeto. Reflexões com a comunidade científica interna e submissão do projeto para avaliação dos pares. Desenvolvimento e apresentação da produção científica;
2027.1, discussões e desenvolvimento do projeto. Reflexões com a comunidade científica interna e submissão do projeto para avaliação externa (consórcio doutoral). Apresentação da produção científica em congressos.
2027.2, aprofundamento da revisão da literatura e da pesquisa, para apresentação e discussão externa do projeto. Recomenda-se qualificação nesse período.
2027.3, ajustes da qualificação e operacionalização da pesquisa. Preparar trabalhos de congressos para periódicos.
2028.1, construção e implementação efetiva do projeto do orientando para defesa da tese no prazo. Atendimento dos demais requisitos para a defesa final;
2028.2, finalização do projeto de tese para defesa dentro do prazo.
O professor orientador poderá indicar à coordenação do Curso um coorientador, da UFSC ou de outra IES, nacional ou estrangeira, que deverá ser autorizado pelo Colegiado do PPGC, inclusive em regime de cotutela. Deve ser especialista na área da tese, credenciado em um Programa da área reconhecido pela CAPES e ter pelo menos uma orientação de doutorado em andamento ou concluída. O coorientador acompanhará os doutorandos no desenvolvimento da tese quando demandado pelo estudante e/ou orientador.
b. Missões de orientação e pesquisa
Os orientadores designados pela instituição promotora acompanharão os doutorandos durante o período de sua formação. Acompanharão as discussões teórico-metodológicas das pesquisas voltadas às teses e/ou no âmbito do grupo de pesquisa do orientador, seja para cumprimento dos requisitos pelos estudantes de socialização das pesquisas, seja para publicações em periódicos qualificados da área contábil. Acompanharão ainda sugerindo atividades curriculares e/ou complementares (apresentação de trabalhos em eventos, publicações em periódicos, interlocução qualificada da produção científica, participação em consórcios doutorais, envolvimento na organização do Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, participação em Bancas de Qualificação e Defesa Final de doutorado no PPGC/UFSC, entre outras).
Em termos de atuação no tempo, a relação orientador-orientando está assim projetada:
2026.1, discussão da ideia inicial de projeto proposto pelo doutorando e orientação quanto à inserção na comunidade científica;
2026.2, discussão dos avanços no projeto inicial e acompanhamento da inserção do doutorando na comunidade científica;
2026.3, acompanhamento da estruturação do projeto para apresentação à comunidade científica interna;
2027.1, acompanhamento da construção do projeto para apresentação à comunidade científica externa (ex.: consórcio doutoral);
2027.2, acompanhamento da evolução do projeto para fins de qualificação;
2027.3, acompanhamento dos ajustes da qualificação e operacionalização da pesquisa;
2028.1, acompanhamento do doutorando na análise e interpretação dos resultados e submissão de artigos em periódicos;
2028.2, acompanhamento da elaboração da tese para a defesa dentro do prazo.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
a1. Laboratórios de pesquisa, salas para estudantes e equipamentos disponíveis
A infraestrutura relatada na sequência denota disponibilidade e compatibilidade suficientes para suportar o desenvolvimento das atividades pelos docentes e estudantes, tanto de espaço físico para coordenação, salas de aula, laboratórios, salas de trabalho dos docentes e núcleos de pesquisa para permanência e interação dos discentes, quanto de recursos de informática e de acervo da biblioteca.
Com a matrícula no Curso de Doutorado em Contabilidade Dinter UFSC/UFPI, os estudantes do Dinter podem acessar a mesma infraestrutura que os estudantes dos cursos da sede. Portanto, são liberados os acessos aos sistemas, plataformas, bases de dados, bem como podem usufruir de toda a infraestrutura da UFSC. Assim, podem utilizar os vários espaços institucionais que lhes sejam úteis durante a realização do curso.
A Universidade Federal do Piauí possui laboratórios equipados com computadores, conectados na rede internet, que são compartilhados entre cursos de graduação e pós-graduação. Conta também com salas para estudantes realizar estudos individuais, bem como salas para realizar estudos em grupos.
a2. Biblioteca e caracterização do acervo bibliográfico
O acervo da Biblioteca da Universidade Federal do Piauí é aberto à pesquisa para a comunidade interna mediante a identificação no sistema pelo número de matrícula (alunos) ou Siape. A biblioteca disponibiliza serviços como: catálogo on-line do acervo; circulação do acervo (consulta, empréstimo, devolução, renovação); acesso ao Portal de Periódicos da Capes; acesso a e-books; comutação bibliográfica; levantamento bibliográfico. Disponibiliza ainda ferramentas de pesquisa na internet e acesso à internet.
Os seguintes serviços são disponibilizados à comunidade acadêmica:
Consulta ao acervo - as coleções da Biblioteca estão à disposição da comunidade universitária e da sociedade em geral para consulta local; Consulta ao catálogo on line - a consulta ao acervo é realizada através de terminais disponíveis no hall da Biblioteca ou através do site; Serviço de empréstimo domiciliar - disponível para a comunidade acadêmica;
Serviço de acesso aos e-books - consulta on-line e algumas off-line;
Serviço de acesso à internet - disponível na sala de acesso à internet, com fins exclusivos de pesquisa e administração de e-mail, além do acesso sem fio nos ambientes de leitura;
Acesso ao portal de periódicos da Capes - disponível em qualquer computador ligado à rede e por acesso remoto (via CAFE), para acesso a artigos de periódicos, teses, dissertações, e-books e bases de dados referenciais e resumos de documentos;
Levantamento bibliográfico - disponível na seção de periódicos, realizado em bases de dados on-line nacionais e internacionais;
A Biblioteca oferece ainda serviços de treinamento para uso do acervo e orientação para normalização bibliográfica e elaboração de ficha catalográfica, como segue:
Capacitação de usuários - treinamento para a utilização de e-books e outros recursos disponíveis, como acesso ao portal de periódicos da Capes e outras fontes de informação;
Orientação na normalização técnica de trabalhos acadêmicos - orienta quanto à estrutura de um trabalho acadêmico (TCC, Dissertação, Tese), bem como quanto à formatação gráfica, e esclarece dúvidas sobre normas da ABNT;
Ficha catalográfica - orienta sobre esse elemento que faz parte do trabalho acadêmico (TCC, Dissertação, Tese) ou outra produção.
Merece destaque o Portal de Periódicos da CAPES, que é a principal fonte de pesquisa on-line dos docentes e discentes da UFSC, o que é facilitado pelo acesso 24 horas via VPN, de forma remota. A Biblioteca Universitária tem investido constantemente no aumento do seu acervo e infraestrutura. Em 2013 foi adquirido o software de pesquisa Sphinx, utilizado pelos alunos da graduação e da pós-graduação. Além disso, os docentes e discentes têm acesso às bases de dados Economática e Refinitiv. Docentes do PPGC também têm adquirido livros com recursos oriundos de projetos financiados.
O estudante matriculado no Curso de Doutorado em Contabilidade Dinter UFSC/UFPI pode acessar as mesmas bases de dados que os estudantes dos cursos na sede da UFSC. São liberados os acessos aos sistemas, plataformas, bases de dados, além de poder usufruir de toda a infraestrutura da UFSC.
A Universidade Federal do Piauí dispõe de infraestrutura adequada para a oferta do Curso de Doutorado em Contabilidade Dinter UFSC/UFPI. Dispõe de salas para docentes, salas de aula para atividades teóricas e práticas do Curso. Dispõe também de suporte tecnológico para atividades de videoconferência.
Há a disponibilização também de uma Biblioteca de uso dos cursos de graduação e de pós-graduação. Localiza-se na Unidade Sede e conta com espaço físico destinado à área administrativa, atendimento, acervo, salas para estudo individual e em grupo e guarda-volumes. Promove visitas guiadas, previamente agendadas por professores, diretórios acadêmicos, grupos de alunos, entre outros, para propiciar o conhecimento da estrutura da biblioteca e dos serviços oferecidos.
Cronograma de Atividades:
Programação da oferta das disciplinas e atividades complementares.
Para o êxito do presente projeto, é recomendável que o estudante do Dinter considere uma carga horária máxima de atividades na instituição de 20 (vinte) horas semanais. As demais 20 (vinte) horas precisam ser disponibilizadas para atividades do Curso de Doutorado em Contabilidade Dinter PPGC/UFSC.
Essas 20 (horas) destinam-se às atividades letivas (aulas, seminários e outras), estudos individuais e/ou em grupo e atividades de pesquisa, tanto para o
desenvolvimento da tese como para atividades complementares requeridas quando do agendamento da qualificação e defesa da tese.
O currículo do Curso de Doutorado em Contabilidade Dinter UFSC/UFPI é constituído de disciplinas obrigatórias, disciplinas eletivas e trabalho de
conclusão, totalizando o mínimo de 60 (sessenta) créditos para a conclusão do curso. Cada unidade de crédito corresponde a 15 horas teóricas. A distribuição
é a seguinte: 16 (dezesseis) créditos devem ser adquiridos em disciplinas obrigatórias, que se caracterizam por um bloco de formação geral e subsidiam o
aprofundamento dos conhecimentos na área e instrumentalizam para o trabalho de conclusão; 32 (trinta e dois) créditos devem ser adquiridos em disciplinas
eletivas, direcionadas para conhecimentos de interesse individual do estudante, de acordo com a linha de pesquisa, seu projeto de tese ou área de interesse;
e 12 (doze) créditos serão validados pelo trabalho de conclusão aprovado pela Banca Examinadora.
Com exceção das disciplinas Seminários de Tese I e II, ambas de 2 (dois) créditos teórico-práticos, as demais disciplinas são de 4 (quatro) créditos teóricos
cada uma. As disciplinas Pesquisa Avançada, Seminários de Tese I e II devem ser cursadas na instituição promotora, para os estudantes terem um
acompanhamento mais intensivo do orientador e interação com os participantes dos grupos de pesquisa para discussões e reflexões sobre o projeto de tese.
Ressalta-se que as aulas iniciaram em 2024.3, após a aprovação pela CAPES do Projeto de Cooperação para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI), oferta Curso de Doutorado em Contabilidade Dinter UFSC/UFPI.
a. Programação da oferta das disciplinas na instituição receptora
1° Trimestre - 2024.3
Eletiva - Contabilidade e Governança (Prof. Moacir Manoel Rodrigues Junior)
2° Trimestre - 2025.1
Eletiva - Sistemas de Controle Gerencial (Profa. Ilse Maria Beuren)
Eletiva - Contabilidade, Governança e Relatórios de Sustentabilidade (Prof. Edilson Paulo
Eletiva - Contabilidade e Qualidade da Informação (Profa. Suliani Rover)
3° Trimestre - 2025.2
Obrigatória - Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade (Prof. Moacir Manoel Rodrigues Junior)
Eletiva - Princípios e Práticas Environmental, Social and Governance (Profa. Denize Demarche Minatti Ferreira) Eletiva - Empreendedorismo, Inovação e Desempenho (Prof. Valmir Emil Hoffmann)
4° Trimestre - 2025.3
Obrigatória - Pesquisa Contemporânea de Contabilidade (Prof. José Alonso Borba) Eletiva - Contabilidade e Sustentabilidade (Prof. Hans Michael Van Bellen)
Eletiva - Planejamento e Controle Organizacional (Prof. Carlos Eduardo Facin Lavarda)
b. Programação da oferta das disciplinas na instituição promotora
5° Trimestre - 2026.1
Obrigatória - Pesquisa Avançada (Profa. Ilse Maria Beuren)
Eletiva - Contabilidade e Qualidade da Informação (Profa. Suliani Rover)
Eletiva - Contabilidade Gerencial Aplicada a Setores Específicos (Prof. Alcindo Cipriano Argolo Mendes)
6° Trimestre - 2026.2
Obrigatória - Seminários de Tese I (Prof. Carlos Eduardo Facin Lavarda)
Obrigatória - Seminários de Tese II (Prof. Carlos Eduardo Facin Lavarda)
Eletiva - Princípios e Práticas Environmental, Social and Governance (Profa. Denize Demarche Minatti Ferreira)
Eletiva - Empreendedorismo, Inovação e Desempenho (Prof. Valmir Emil Hoffmann)
Eletiva - Teoria da Contabilidade Avançada (Prof. Alex Mussoi Ribeiro)
c. Programação desenvolvimento da tese na instituição receptora/promotora
7° Trimestre - 2026.3
Eletiva - Qualidade das Informações Contábeis e Reporte Corporativo (Prof. Edilson Paulo)
Eletiva - Métricas e Indicadores para Avaliação de Desempenho (Prof. Sergio Murilo Petri)
8° Trimestre - 2027.1 até o 16° Trimestre - 2028.2
Disciplina: CCN510025 - Tese
Uma parte das aulas será ministrada na UFPI e outra na UFSC, seguindo este cronograma:
• Os 4 trimestres iniciais, isto é, 2024.3, 2025.1, 2025.2 e 2025.3, são exclusivos para a realização das disciplinas (obrigatórias/optativas). O cronograma está
organizado de forma que os estudantes cumpram um total de 8 (oito) créditos obrigatórios e outros 24 (vinte e quatro) créditos de disciplinas optativas.
• Os 2 primeiros trimestres de 2026, isto é, 2026.1 e 2026.2, serão exclusivos para as disciplinas (obrigatórias/optativas) ofertadas na instituição promotora. O cronograma está organizado de modo que durante o estágio obrigatório no PPGC/UFSC os estudantes cumpram um total de 8 (oito) créditos obrigatórios e outros 8 (oito) créditos de disciplinas optativas. Nas disciplinas obrigatórias deste ano, o estudante do Dinter terá a oportunidade de se aprofundar nas discussões e reflexões sobre o projeto de tese. Além disso, terá um acompanhamento mais próximo e intensivo do orientador e de vivenciar e compartilhar pesquisas com os participantes dos grupos de pesquisa do Programa.
• De 2027.1 até 2028.2 o estudante se dedicará à construção do projeto de tese, sua apresentação em consórcio doutoral, qualificação do projeto e defesa final da tese, além de se envolver em atividades complementares indispensáveis, respectivamente, para a qualificação e defesa da tese.
c. Atividades complementares
As atividades complementares devem ser cumpridas ao longo do curso consoante a sua natureza. Por exemplo, os trabalhos científicos devem ser submetidos e socializados em eventos qualificados da área, conforme portaria própria que define os eventos da área considerados qualificados no âmbito do PPGC/UFSC. Os artigos científicos devem ser submetidos para publicação em periódicos de alto impacto da área, conforme estrato da área no Qualis Capes. Estas e as demais atividades complementares, respeitada a sua natureza, devem ser cumpridas conforme os requisitos de cada etapa do curso. O estágio de docência, previsto no art. 31 do Regimento Interno do PPGC/UFSC, não é exigido do estudante do Dinter. Se o estudante tiver interesse, pode cursar essa disciplina, que objetiva a preparação para a docência e a qualificação do ensino de graduação.
d. Defesas dos trabalhos de conclusão
O prazo para defesa da tese é de 48 (quarenta e oito) meses, a contar do início do Curso, pelo cronograma de início do curso em 2024.3 até 2028.2. Eventuais pedidos de prorrogação devem seguir as normativas gerais da UFSC e as específicas do PPGC. Ressalta-se que o projeto terá duração de 60 meses, a contar da assinatura do Termo.
Para defesa da tese, o discente do Dinter deverá ter cumprido todos os créditos em disciplinas obrigatórias e eletivas, ter alcançado nota mínima 7,0 (sete) no conjunto das disciplinas cursadas e ter cumprido os demais requisitos regimentais. A Resolução 04/PPGC/2022, de 25 de novembro de 2022, estabelece:
Art. 10° - O estudante candidato ao título de Doutor, para submeter-se ao exame de qualificação e defesa da tese, deve solicitar à Secretaria do PPGC, em formulário próprio, o agendamento e encaminhar os documentos comprobatórios definidos nesta Resolução.
§ 1° - O estudante, em comum acordo com o seu orientador de tese, deverá realizar o exame de qualificação com antecedência mínima de 180 (cento e oitenta) dias da defesa pública do trabalho de conclusão para a obtenção do título de Doutor.
§ 2° - Estudantes que participarão de programas de formação fora do âmbito do Programa, como Doutorado Sanduíche e assemelhados, dentro ou fora do país, com a anuência do orientador poderão realizar o exame de qualificação durante esse período de estágio, observado o disposto no parágrafo primeiro.
§ 3° - Os membros da banca para qualificação ou defesa final de tese de Doutorado devem ser informados à Secretaria do PPGC com antecedência mínima de 30 (trinta) dias.
§ 4° - O estudante deverá entregar a documentação necessária, no mínimo 30 (trinta) dias antes da data prevista para a qualificação e a defesa.
§ 5° - A comprovação das publicações em periódico poderá ser realizada mediante documento comprobatório da publicação ou carta do editor atestando que o artigo foi aceito e que será publicado.
§ 6° - O trabalho deverá ser entregue à banca examinadora com antecedência mínima de 20 (vinte) dias da data de defesa.
§ 7° - A banca examinadora da qualificação e da defesa será composta por 4 (quatro) membros, sendo pelo menos 2 (dois) externos à UFSC e especialistas na área da tese, e pelo orientador, que será o presidente da comissão, e o coorientador (se houver), não tendo ambos direito a voto.
§ 8° - Todos os avaliadores da tese devem estar credenciados em Programas de Pós-graduação da área reconhecidos pela CAPES e ter pelo menos uma orientação de Doutorado em andamento ou concluída.
§ 9° - A banca examinadora será indicada pelo orientador e aprovada pelo coordenador do Programa conforme critérios definidos pelo Colegiado.
Art. 11° - A sessão de qualificação e de defesa final de tese de Doutorado será pública.
§ 1º - O exame de qualificação e defesa da tese dar-se-á em sessão aberta para exposição oral do trabalho, a qual deverá ter a duração entre 30 (trinta) e 40
(quarenta) minutos, seguida de sessão também aberta, onde o candidato será arguido pela banca examinadora.
§ 2º - No exame de qualificação e defesa da tese, o estudante, o presidente e os membros da banca examinadora poderão participar por meio de sistemas de interação áudio e vídeo em tempo real.
§ 3º - A banca examinadora se reunirá em sessão fechada ao final dos trabalhos para deliberar a respeito da aprovação ou não do estudante. § 4° - A decisão da banca examinadora será tomada pela maioria dos seus membros, excluindo o voto do orientador.
§ 5º - Em caso de reprovação, poderá ser realizado um segundo e último exame de qualificação, a ocorrer em prazo fixado pela banca examinadora, o qual não poderá exceder a 60 (sessenta) dias contados a partir da data de apresentação do primeiro exame, na presença da mesma banca examinadora.
§ 6º - A não aprovação no segundo exame de qualificação implicará o cancelamento da matrícula do estudante e o seu desligamento do Programa.
§ 7° - A não aprovação do trabalho de conclusão pela banca na defesa final implicará o desligamento do estudante do Programa.