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Plataforma Sucupira

Dados do Programa

PCI - Minter
243/2023
13/09/2024 a 13/09/2028

Detalhamento do Programa

20
30/08/2026
Maceió - AL

Ações Desenvolvidas no Projeto

Durante o segundo semestre de 2024 foram iniciadas as atividades do Projeto de Cooperação entre Instituições (PCI) para a oferta de curso de Mestrado do Programa de Pòs-Graduação em Saúde e Ambiente (PSA). Em 2024 foi realizado o processo seletivo (julho-agosto) e deu-se início à oferta das disciplinas (setembro), bem como às orientações dos trabalhos de dissertação (definição de projetos). Também foi realizado o primeiro estágio discente na Instituição Promotora (dezembro). Estão anexados a este documento: o edital e os resultados do processo seletivo e os calendários disponibilizados para os alunos pelo Google Classroom. De acordo com o projeto de cooperação entre as instituições, foram definidos os seguintes OBJETIVOS E METAS de formação de mestres: O objetivo da presente proposta é formar recursos humanos altamente qualificados, em nível de mestrado, para desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão no Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco, com participação de docentes, pesquisadores e pessoal técnico-administrativo do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes (Unit-SE). O cenário regional apresenta a demanda por profissionais com visão interdisciplinar, aptos a intervir em problemas complexos pertinentes às relações entre saúde e ambiente, incluindo-se: estudos das relações entre ambiente, desenvolvimento e saúde e intervenções para melhoria da qualidade de vida; fatores sociais e ambientais subjacentes às enfermidades e agravos de impacto regional e desenvolvimento de metodologias para diagnóstico e terapêutica; obtenção de compostos da biodiversidade regional para aplicação no setor farmacêutico, cosmético, alimentício e ambiental. Do ponto de vista acadêmico, o PSA tem como objetivo formar recursos humanos capazes de atuar no diagnóstico, prevenção, resolução ou minimização de problemas pertinentes às relações entre desenvolvimento humano, meio-ambiente e saúde, de maneira ética e crítica, tanto na docência quanto em atividades de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). No tocante à presente proposta, podem ser indicados os seguintes objetivos específicos e metas: Capacitação de docentes na IES Receptora, com a formação de 14 mestres; Capacitação de parceiros externos (6 vagas), visando o desenvolvimento socioeconômico e comunitário local; Elevação da qualidade e dos indicadores de ensino de nível superior; Emergência, fortalecimento e consolidação de grupos de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica na IES Receptora; Despertar a vocação para pesquisa e incentivar a nucleação de grupos de pesquisa e de PPGs na IES Receptora; Criação de redes atuantes em linhas de pesquisas que atendam às necessidades regionais em ambas as IES; Favorecer a mobilidade acadêmica de discentes e docentes; Aglutinar propostas de ensino e pesquisa que deem sustentação às temáticas que constituem as linhas de pesquisa do programa promotor. CRITÉRIOS E SISTEMÁTICA DE SELEÇÃO DOS ALUNOS O processo seletivo dos candidatos inscritos foi conduzido por uma Comissão de Seleção, designada pelo Colegiado do programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente, composta por três docentes permanentes do programa. O processo foi realizado de forma remota (online), mediante divulgação de edital público. Frente à abertura do edital de seleção no mês de julho, 12 candidatos se inscreveram, dos quais 9 tiveram suas inscrições homologadas. Para as provas, seguiu-se o procedimento semelhante ao aplicado na IES Promotora, a saber: 1 Entrevista – 35% da nota final do candidato A Comissão de Seleção entrevistou os candidatos para avaliá-los quanto à sua capacidade de comunicação, formação profissional, aderência às linhas de pesquisa do PSA, interesse, proatividade e disponibilidade para dedicação ao curso. 2 Avaliação curricular – Classificatória - 65% da nota final do candidato A Comissão de Seleção procedeu à análise do Currículo Lattes dos últimos 5 (cinco) anos, mais o ano em curso, atribuindo notas ponderadas a cada item avaliado segundo critérios disponibilizados no Formulário de pontuação curricular (Barema), previamente divulgado. Dos candidatos inscritos, 6 obtiveram a nota mínima para aprovação (6,0); os candidatos com nota abaixo de 6,0 ou ausentes em quaisquer das etapas foram automaticamente eliminados. Considerando insatisfatório o preenchimento de vagas, o PSA realizou um novo chamamento (edital), seguindo a mesma sistemática anterior. Nesta segunda chamada, mais quatro candidatos se inscreveram, tiveram suas inscrições homologadas e foram aprovados. Realizaram a matrícula 4 docentes da IES Receptora e 5 externos (ambos os quantitativos dentro do limite de vagas solicitado para aprovação deste Minter, de 14 vagas para internos e 6 vagas para externos). Ao longo do semestre, houve 4 desistências e a turma conta hoje com 5 discentes. PLANEJAMENTO DO ESTÁGIO DOS DISCENTES JUNTO AO PROGRAMA PROMOTOR EM CONFORMIDADE COM O SEU REGULAMENTO: Os discentes de mestrado compareceram presencialmente na IES Promotora para encontros com os orientadores, convivência com as turmas regulares, vivência prática nos laboratórios de pesquisa, preparo da dissertação e demais publicações. Este denominado estágio discente teve duração de uma semana, como previsto no plano de trabalho, já no primeiro semestre, em dezembro. Haverá dois desses encontros no segundo ano (semestralmente), pois entende-se que neste momento, com a coleta de dados em andamento e mais próximo dos exames finais, faz-se mais relevante o contato direto com o (a) orientador (a). Além disso, os discentes participarão de evento científico institucional e realizarão o exame de defesa de dissertação na IES Promotora. O primeiro semestre teve o objetivo de capacitar o aluno para definição da pesquisa de sua dissertação de mestrado. Para isso, além do primeiro encontro de estágio discente junto ao programa promotor, foram oferecidas três disciplinas obrigatórias na IES Receptora cujos conteúdos visam atender esta finalidade, ao mesmo tempo em que integram os discentes às premissas da interdisciplinaridade nas relações entre saúde e ambiente: Ambiente, Saúde e Sociedade (3 créditos); Epidemiologia em Saúde e Ambiente (3 créditos); Prospecção e Diagnose da Biodiversidade Regional (2 créditos). Cada disciplina contou com 2 ou 3 docentes, que estiveram presentes na IES Receptora para aulas às sextas à noite e sábados durante o dia, até a completude da carga horária de cada disciplina. Um terço das aulas ocorreu de forma remota. No segundo semestre, conforme cronograma da proposta, além do estágio discente para concluir as definições de seu projeto de pesquisa, incluindo objeto de estudo, metodologia e aspectos operacionais como submissão a comitês de ética, acesso a laboratórios, bancos de dados e parcerias, os estudantes deverão integralizar a carga horária com mais duas disciplinas obrigatórias e três disciplinas eletivas. Com vistas à preservação do caráter interdisciplinar das dissertações, cada discente poderá ter dois orientadores principais, com distintas expertises acadêmicas. Ainda no segundo semestre os discentes comparecerão à IES Promotora para participar de evento científico. Ao final do primeiro ano de curso o discente será avaliado por meio de relatório (disciplinas cursadas, andamento da dissertação, produção científica e participação em eventos científicos, com avaliação consubstanciada de desempenho emitida pelo orientador do PSA) e apresentação de seminário (devem contemplar o andamento do projeto de pesquisa e ocorrerão de forma presencial na IES receptora, com emissão de nota por banca examinadora). Estas atividades são obrigatórias e totalizam 2 créditos. Até o final deste primeiro ano de curso, os discentes deverão comprovar proficiência em língua estrangeira (inglês). As tecnologias da informação e comunicação compreenderam um conjunto de recursos, utilizados de forma integrada, tendo como objetivo comum a sua utilização para potencializar os processos de ensino e aprendizagem, além de possibilitar melhor comunicação entre os envolvidos no processo. Ambas as IES têm redes apropriadas (internet de alta velocidade) que viabilizaram a participação de todos os discentes. Os professores têm experiência no uso da tecnologia como suporte à educação. A interação de forma virtual ocorreu por meio de aulas transmitidas ao vivo pela Internet. Para atividades extra-sala utilizou-se chats e fóruns de discussões mediados pelos docentes das disciplinas A interação online, em adição à presença de docentes na IES Receptora, também permitiu a orientação de pesquisas científicas a serem desenvolvidas pelos alunos. Foi utilizada a plataforma Google for Education (MEET, CLASSROOM, FORMS, DRIVE, AGENDA e demais funcionalidades) para encontros síncronos. Uma conta GSUITE com acesso ilimitado foi disponibilizada para todos os e discentes. Além da carga horária prevista (45h ou 30h), muitas das disciplinas contaram com atividades presenciais assíncronas utilizando metodologias ativas, tais como visitas técnicas, elaboração de projetos e propostas de políticas públicas, produção de material para difusão e divulgação científica, entre outros. Em todas as ações elencadas, destaca-se também a atuação do Colegiado do PSA no que tange ao acompanhamento, consolidação e fortalecimento das ações planejadas, conforme previsto em suas atribuições. Conjuntamente às coordenações (receptora e promotora), o Colegiado avalia todo o processo formativo, de modo que as ações planejadas estejam alinhadas às diretrizes institucionais. Estas ações estão amparadas pelos relatórios da Comissão de Acompanhamento Discente, composta por membros docentes da IES Promotora, coordenadores de ambas as IES e membros do corpo discente (representantes) e técnico administrativo.

O Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco dispõe de infraestrutura administrativa, salas para docentes, salas de aula, laboratórios, clínicas e ambientes de convivência acessíveis e que estarão disponíveis para as disciplinas e atividades de projetos de pesquisa e extensão, além de recursos de tecnologia de informação e comunicação, inclusive videoconferência, e acesso a computadores. Na Instituição, o Centro de Formação em Saúde e a Clínica Integrada de Saúde compõem um complexo laboratorial e clínico que promove o contato e assistência à comunidade, principalmente nas áreas de Odontologia, Estética, Fisioterapia e Psicologia. Dos laboratórios de aprendizagem básicos e específicos, todos devidamente equipados, destaca-se: Laboratório de Anatomia, Laboratório de Química e Bioquímica, Centro de Simulação Cirúrgica, Laboratório para a Assistência no Transoperatório, Laboratório de Microscopia, Laboratório de Microbiologia e Parasitologia, Laboratório de Análise Sensorial, Laboratório de Semiologia/Semiotécnica e Avaliação Nutricional, Laboratório de Primeiros Socorros e Higiene e Segurança, Ginásio Adulto de Fisioterapia Adulto e Ginásio de Fisioterapia Pediátrico, Sala de Eletrotermofototerapia, Sala de Uroginecologia, Laboratório de Avaliação Psicológica e Laboratório de Dinâmica de Grupo. Tal estrutura viabiliza a realização de pesquisas nas áreas de saúde e ambiente e, para além da estrutura física, muitos trabalhos voltados para o estudo do ambiente social, natural e da biodiversidade são frequentemente realizados em campo (ecossistemas, comunidades, hospitais, órgãos da administração pública, etc). Em adição, 3 laboratórios de informática funcionam como provedores de recursos e serviços para realização de aulas e trabalhos, tendo as tecnologias como ferramentas de aprendizagem. Os laboratórios dispõem de máquinas, hardwares e softwares atualizados periodicamente. A instituição também disponibiliza em todo o campus universitário o sistema wi-fi com acesso aos serviços virtuais para a comunidade acadêmica. A IES Receptora conta também com um centro de formação em TI, em parceria com o Porto Digital, e com um espaço destinado à extensão e empreendedorismo, contando com área de coworking com acesso aos parceiros estratégicos e espaço maker. Há um Núcleo de Práticas Jurídicas, provendo atendimento à população com serviços da Defensoria Pública de PE, PROCON e Tribunal de Justiça de PE. Existe uma Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX), que apoia a participação de alunos e professores em ações voltadas à ciência e à comunidade, através da seleção de candidatos por meio de editais de iniciação científica, extensão, monitoria e promoção de eventos científicos. O Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco - UNIT PE - abriga no campus uma biblioteca central, vinculada ao Sistema Integrado de Bibliotecas, através da sua Mantenedora Sociedade de Ensino Educação Tiradentes, tem por objetivo a prestação de serviços e a oferta de produtos de informação voltados ao universo acadêmico. O ESPAÇO FÍSICO PARA ESTUDOS ocupa uma área de 422,21 m2. Equipada com espaços de estudos individual e coletivo, a unidade de informação tem capacidade para atender a até 80 alunos por vez e dispõe de 06 gabinetes para estudo individual, 06 salas de estudos em grupo com capacidade, cada uma, para acomodar até 06 estudantes por vez, além de contar com um salão de estudos que é mobiliado com mesas redondas e cadeiras, além de almofadas e puffs com e sem rodízio. O acervo é organizado por assunto em estantes próprias, em local com iluminação artificial adequada. Está distribuído entre as 33 Bibliotecas das Instituições do Grupo em que disponibiliza um acervo de cerca de mais 627.565 mil itens, compreendendo livros, periódicos, monografias, mapas, documentários e outros materiais. O Centro de Informação disponibiliza livros e periódicos digitais de diversas bases de dados assinadas, abrangendo: ABNT; ACADEMIC SEARCH PREMIER: DENTISTRY & ORAL SCIENCES SOURCE; DYNAMED; ENGINEERING SOURCE; FORUM; MEDLINE; MINHA BIBLIOTECA; UPTODATE. Já o Sistema Integrado de Bibliotecas disponibiliza acesso ao conteúdo digital de livros eletrônicos, periódicos, normas e outros recursos para Comunidade Acadêmica através da Biblioteca Virtual.

No início do primeiro semestre (julho-agosto de 2024), foi conduzido o processo seletivo, de forma remota, tal como ocorre para as turmas regulares, seguindo edital específico. As matrículas foram realizadas em agosto. Nesta etapa, os candidatos aprovados para o curso de mestrado comprovaram a titulação de nível superior e assinaram o contrato com as obrigações das partes envolvidas. O início das aulas ocorreu em setembro de 2024, iniciando-se com a aula inaugural, com apresentação do PPG e palestra de teor acadêmico-científico. Ao longo dos meses de setembro a dezembro foram ministradas, na IES receptora, as disciplinas obrigatórias. No mês de dezembro ocorreu o primeiro estágio discente presencial. No semestre seguinte (2025.1) estão sendo oferecidas as disciplinas obrigatórias Metodologia do Ensino Superior (2 créditos), Métodos Estatísticos (3 créditos), Redação Científica (3 créditos) e Tecnologia Ambiental Aplicada à Saúde (3 créditos). Tem sido seguida a mesma sistemática do semestre anterior, com encontros presenciais síncronos, virtuais síncronos e alguns presenciais assíncronos. Os estudantes e orientadores tiveram prazo até o final de março para a definição dos temas de pesquisa. No mês de julho os discentes apresentarão o relatório de atividades e o Seminário de Acompanhamento Discente na IES receptora, com a participação de ao menos 4 docentes do PSA compondo as bancas examinadoras) e no mês de novembro ocorrerá o encontro científico organizado pela IES Promotora. Nesta etapa de acompanhamento, os discentes devem apresentar o projeto de dissertação para avaliação, incluindo as permissões necessárias e demonstração de exequibilidade. O exame de qualificação deverá ocorrer em março na IES receptora. Nota-se que este último ano deve ser destinado majoritariamente à redação da dissertação e à submissão dos produtos intelectuais. A defesa ocorrerá até agosto de 2026, obedecendo ao prazo máximo de 24 meses para a conclusão do curso, na IES Promotora.


Instituição Promotora

MARGARETE ZANARDO GOMES
27002012 UNIVERSIDADE TIRADENTES (UNIT)
49032490
AV. MURILO DANTAS, 300
-
-
FAROLÂNDIA
Aracaju - SE
(79) 32182112
(79) 3218 2100
(79) 32182111
(79) 32182112
(79) 32182200
(79) 32182112
(79) 32182100
(79) 32182120
(79) 32182115
(79) 32182112
(79) 32182200
(79) 32182200
(79) 32182102
(79) 32182100
(79) 32182100
(79) 32182115
(79) 32182112
(32) 182115
(32) 182112
(81) 33206079
(79) 32182115
(79) 32182100
(79) 32182115
(81) 33206079
(79) 32182102
(79) 32162338
(79) 99872897
reitoria@unit.br

Instituição(ões) Receptora(s)

CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES DE PERNAMBUCO

CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA COSTA JUNIOR
51150003
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 3905
-
-
Imbiribeira
Recife - PE
(81) 30738877
(79) 3218 2100
(79) 32182111
(79) 32182112
(79) 32182200
(79) 32182112
(79) 32182100
(79) 32182120
(79) 32182115
(79) 32182112
(79) 32182200
(79) 32182200
(79) 32182102
(79) 32182100
(79) 32182100
(79) 32182115
(79) 32182112
(32) 182115
(32) 182112
(81) 33206079
(79) 32182115
(79) 32182100
(79) 32182115
(81) 33206079
(79) 32182102
(79) 32162338
(79) 99872897
elisangela_sousa@unit.br


Documentos

Documentos Minter.pdf
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

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