Dados do Programa
Tipo do Programa:
PCI - Minter Internacional
Número da Proposta:
38/2024
Período de Vigência:
06/12/2024
a
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
6
Data de Fim Previsto:
06/12/2028
Local de Execução do Projeto:
Teresina - PI
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
O MINTER internacional com o Paraguai tem como objetivos: viabilizar a formação de Mestres em Enfermagem fora do Brasil e fortalecer a internacionalização do PPGEnf da UFPI; contribuir para o fortalecimento da instituição estrangeira atendida; desenvolver projetos de pesquisa com linhas de pesquisa que respondam às necessidades do pais e ampliem o comprometimento das instituições com o desenvolvimento na área; contribuir para que a IES receptora, crie e fortaleça a pós-graduação e contribuir para fortalecer as vocações para pesquisa, incentivando a participação de bolsistas de iniciação científica no projeto dos mestrandos e estabelecer o fortalecimento de parcerias para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e produção científica entre as IES promotora e receptora.
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, enquanto instituição promotora propõe ao Instituto Superior de Ciências da Saúde de João Paulo II a implementação do MINTER, como uma das contribuições de iniciativa de solidariedade aos Programas de ensino, pesquisa e responsabilidade social na perspectiva nacional, regional e local do Paraguai. O Mestrado Interinstitucional (MINTER) se justifica, considerando que: a Universidade Federal do Piauí (UFPI) está comprometida com a implantação do MINTER que irá fortalecer a internacionalização do PPGEnf na América Latina, neste caso em um país da região platina (Paraguai); a UFPI dispõe da infraestrutura com instalações físicas, laboratórios, biblioteca, recursos de informática essenciais para o adequado funcionamento do MINTER; o número de 20 Docentes Permanentes (DP) no PPGEnf, todos com tempo integral na instituição, é suficiente para dar sustentação às atividades do curso, considerado o número de 06 (seis) vagas previstas; a experiência de orientação e articulação dos DP nas disciplinas e projetos de pesquisa e extensão; os DP são pesquisadores com maturidade científica, demonstrada pela sua produção nos últimos 05 (cinco) anos, e com nível de integração que permite o adequado desenvolvimento dos projetos de pesquisa e das atividades de ensino e orientação previstas.
A proposta curricular do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPI assegura a formação necessária aos Mestrandos e Doutorandos na Área de Concentração do Programa - Enfermagem no Contexto Social, nas Linhas de Pesquisa 1. Processo de cuidar em saúde e enfermagem e 2. Políticas e práticas socioeducativas em enfermagem, com base nos objetivos e perfil do egresso do Programa.
Área de concentração: Enfermagem no contexto social – Enfoca temas e perspectivas teórico- metodológicas para pesquisas, cuidados e práticas com ênfase nas correntes filosóficas, teorias e conceitos que norteiam o cuidar do indivíduo, família, comunidade e outros grupos sociais no fenômeno saúde-doença, partindo da premissa de análise crítica e reflexiva das ações em saúde desenvolvidas pelos enfermeiros no cotidiano do cuidar em práticas socioeducativas e de gestão nos serviços, no contexto das políticas de saúde regional.
Linha de pesquisa 1: Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem - Envolve processo sistematizado de cuidar do ser humano na promoção da saúde, prevenção de doenças, agravos e complicações, detecção precoce de risco, acompanhamento e avaliação do tratamento e do processo de reabilitação, no âmbito do individuo, família e comunidade, nas dimensões subjetivas e objetivas do cuidar e de ser cuidado. Compreende os indicadores e expressões de saúde e qualidade de vida e sua relação com o processo saúde-doença. Desencadeia reflexões sobre o processo de cuidar e o papel da Enfermagem. As reflexões devem incidir sobre a análise acerca de novos desafios colocados no mundo globalizado e a ética do cuidar. As pesquisas devem ser orientadas para levantar reflexões acerca de grupos populacionais, grupos de risco e voltar-se para a análise dos fenômenos que envolvem o cotidiano da clientela e sua relação com o processo de cuidar em Enfermagem.
Linha de pesquisa 2: Políticas e Práticas Socioeducativas de Enfermagem - Refere-se à concepção, formulação de estratégias de operacionalização das políticas em saúde e articulação com as práticas de enfermagem, os modelos de assistir e ensinar em saúde visando à qualidade da assistência de Enfermagem à população. Inclui concepção, aspectos históricos e sociais da Enfermagem e a formulação de operacionalização das políticas públicas de saúde, concepções pedagógicas e a articulação com as práticas de Enfermagem e a dimensão educativa no trabalho ou saúde.
O Currículo do Curso de Mestrado em Enfermagem é constituído por um total de 55 créditos, dos quais o aluno deverá integralizar o mínimo de 30 créditos, sendo 18 obrigatórios, 06 optativos e 06 da defesa de dissertação:
No 1º Semestre são cursadas 03 disciplinas obrigatórias e 01 optativa:
1 - Fundamentos teóricos e filosóficos do cuidar em enfermagem (Obrigatória) - 45h (03 créditos)
2 - Metodologia de pesquisa (Obrigatória) - 45h (03 créditos)
3 - Pesquisa e tecnologias de comunicação em saúde estrangeira - 45h (03 créditos)
4 - 01 Disciplina optativa - 01 (02 ou 03 créditos)
No 2º Semestre são cursadas 03 disciplinas obrigatórias e 01 optativa:
1 - Enfermagem em saúde e sociedade (Obrigatória) - 45h (03 créditos)
2 - Seminário de Dissertação (Obrigatória) - 45h (03 créditos)
3 - Didática aplicada a Enfermagem (Obrigatória) - 45h (03 créditos)
4 - 01 Disciplina optativa - 01 (02 ou 03 créditos)
No 3º Semestre são cursadas 01 disciplinas obrigatórias e 01 optativa:
1. Oficina de elaboração de Dissertação (Obrigatória) - 45h (03 créditos)
2. Disciplina optativa - 01 (02 ou 03 créditos)
No 4º Semestre é cursada a disciplina Defesa de Dissertação - 90h (06 créditos)
Obs.: No Programa existe ainda o Estágio de Docência para alunos bolsistas e voluntários/CAPES- 60h (04 créditos), que pode ser cursado no 3º ou 4º períodos do Curso.
Disciplinas obrigatórias do Curso de Mestrado:
1 - Fundamentos teóricos e filosóficos do cuidar em enfermagem - 45h (03 créditos)
2 - Metodologia de pesquisa - 45h (03 créditos)
3 - Pesquisa e tecnologias de comunicação em saúde estrangeira - 45h (03 créditos)
4 - Enfermagem em saúde e sociedade - 45h (03 créditos)
5 - Didática aplicada a Enfermagem - 45h (03 créditos)
6 - Seminário de Dissertação - 45h (03 créditos)
7 - Oficina de elaboração de Dissertação - 45h (03 créditos)
Disciplinas optativas do Curso de Mestrado:
1. A multidimensionalidade do envelhecimento - 30h (02 créditos)
2. Ética e bioética aplicada à pesquisa em Enfermagem - 30h (02 créditos)
3. Pesquisa e Tecnologias de Comunicação em Saúde Estrangeira - 45h (03 créditos)
4. Análise crítica dos métodos qualitativos - 45h (03 créditos)
5. Epidemiologia em saúde - 45h (03 créditos)
6. Métodos Quantitativos I - 45h (03 créditos)
7. Métodos Quantitativos II - 45h (03 créditos)
8. Prevenção e controle das infecções em serviços de saúde - 45h (03 créditos)
9. Tecnologias em Saúde e Enfermagem - 45h (03 créditos)
10. Violência e Drogas no contexto social, político e de saúde - 45h (03 créditos)
11. Enfermagem em Estomaterapia - 45h (03 créditos)
12. Gestão e Políticas de Saúde - 45h (03 créditos)
13. Aspectos do Trabalho e da Saúde do Trabalhador - 45h (03 créditos)
14. Saúde da mulher no contexto social brasileiro - 45h (03 créditos)
Atividades referentes à Dissertação e Estágio Docente
1. Disciplina Defesa de Dissertação - 90h (06 créditos)
2. Estágio de Docência para alunos bolsistas e voluntários/CAPES - 60h (04 créditos)
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
O Instituto Superior em Ciências da Saúde “Dom Pablo II”, está localizada na cidade Asunción capital de Paraguai, em Caacupé, denominação Guarani, que literalmente significa “Atrás do Monte”, é um distrito de Paraguai, capital do Departamento de Cordillera, sua população é de 56.864 habitantes. Seu nome faz reconhecida homenagem ao Santo Papa pontífice Dom Juan Pablo II que visitou a cidade em 1988. Este Instituto Superior de Ciências da Saúde “Juan Pablo II”, existe por força legal do Decreto Nº 3513 de 20 de junho de 2008, que para as autoridades e para a sociedade este Decreto, representa o início de uma frutífera vida institucional, marcada pelos logros, metas alcançadas e objetivos cumpridos. É uma Instituição com 16 anos de vida institucional e já formou mais de 3.500 profissionais que ocupam cargos de relevância nas distintas instituições, o bem que tem iniciado seus próprios empreendimentos profissionais. O Instituto tem como sua Diretora Geral a Dra. Gloria Rojas quem se destaca por sua luta por oferecer o melhor para as profissões, comunidade acadêmica e para a sociedade.
As opções de formação/qualificação que oferece o ISCS/JPII, são em nível de Graduação, Pós-Graduação em Mestrado e, cursos Técnicos de nível superior. A nível de Graduação oferece: Licenciatura em Enfermagem que conta com a segunda “Acreditación” por parte da Agencia Nacional de Avaliação e, Acreditação (ANEAES), Resolução de Acreditação Nº 211/2024 e Habilitação pelo CONES Resolução Nº 607/2017. Também oferece o Curso em Obstetrícia, os que atualmente seguem ocupando um lugar de privilegio na preferência dos alunos. Conta também com cursos de Mestrado em Enfermagem, Saúde Pública e Administração Hospitalar, não conta com cursos de Doutorado. Igualmente oferece Cursos de carreiras Técnicas de necessidade da cidadania com destaque para Técnico de Farmácia, Radiologia, Laboratório clinico, Sistemas informativos, Hotelaria e Turismo, Desenho e Moda de alta costura, dentre outros e todos contam com suas respectivas habilitações pelo MEC.
Segundo documento de criação do Instituto, os estudantes nas aulas recebem, do qualificado corpo docente, a melhor formação acadêmica com base num Plano de Estudos que garantirá o mais alto nível académico, priorizando a Pesquisa e a Extensão universitária. Com a pesquisa assegura atenção na análises, diagnóstico e as propostas de solução aos problemas que enfrenta a comunidade no âmbito de saúde e na extensão académica busca-se o processo de relacionamento dos futuros professionais com a comunidade de forma ótima e a partir das atividades planificadas tem recursos para consolidar o saber e aplicar os conhecimentos na prática, honrando desta forma o compromisso social da instituição. A busca do aperfeiçoamento, das mais altas virtudes e valores também fazem parte do Programa, tendo em conta que ser um bom profissional na área da saúde implica possuir competências humanas como a tolerância e o respeito a todas as pessoas sem distinção alguma.
O Instituto, no decorrer dos anos, tem como marca registrada as seguintes atividades: “outubro rosa”, assistência a peregrinos que vistam a virgem de Caacupé, acampamentos estudantis, visitas a hospitais, jornadas de Atenção a crianças, mulheres, e adultos maiores e eventos esportivos com os quais se fortalecem os laços de amizade e camaradagem que são uma marca registrada do Instituto.
Formam parte da programação de atividades os eventos seminários e conferencias. O Instituto desenvolve Convênios de Cooperação Interinstitucional com o Ministério de Saúde Pública e Bem-estar Social, a Secretaria de Turismo, (SENATUR), a Governação do Departamento da Cordilheira, a Municipalidade de Caacupé, a Casa da Misericórdia de Kkottongnae Voluntários de Paraguai e de Caacupé os quais permitem o melhoramento dos processos operativos e de desenvolvimento institucional.
Suas instalações do Instituto estão localizadas na rua 14 de maio, esq. Alberdi, Bairro Centro da cidade de Caacupé, considerado um lugar estratégico pela facilidade de acessibilidade enquanto transporte púbico. O edifício tem três (03) andares, como segue:
No térreo (1º andar, planta baja) se encontra a recepção, secretaria geral, secretaria académica, coordenações, Departamento administrativo, direção geral com banheiro privado, uma sala de procedimentos, lactancia, (2) duas salas de aulas, uma cozinha, uma cantina, sanitários anexados para docentes e pessoal administrativo, sanitários para estudantes e sanitários para pessoas especiais.
No primeiro andar: auditório, sanitários unissex, biblioteca, sala interativa, laboratório de simulação e sala da coordenação de Bem-Estar Estudantil.
No Terceiro andar: Sanitários unissex, cinco (5) salas de aula, e um auditório.
As condições físicas do Instituto estão preparadas para as atividades académicas, harmonizando com as características e exigências psicopedagógicos próprias de uma instituição educativa, para o normal desenvolvimento das aulas teóricas e práticas contempladas no Projeto Educativo e com uma temperatura ótima, uma adequada altura, assegurando desta forma a correta areação, apoiados pelos artefatos instalados em cada seção do edifício.
Cronograma de Atividades:
O MINTER em Enfermagem Interinstitucional Internacional – MINTER, do Programa de Pós-graduação em Enfermagem – PPGEnf da Universidade Federal do Piauí - UFPI, como instituição promotora, teve início em 06 de dezembro de 2024 e tem como Instituição Receptora o Instituto Superior de Ciências da Saúde de João Paulo II-Paraguai.
A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf), no uso de suas atribuições, tornou público a abertura do Edital Nº 14/2024 – UFPI/CCS/PPGENF, para a inscrição, seleção e matrícula de candidatos ESTRANGEIROS DO MERCOSUL para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem MESTRADO (Quadriênio 2024/2027), circunscrita às seguintes normas: seleção, cujas inscrições são abertas pelo presente Edital, objetiva o preenchimento de 06 (seis) vagas para Doutorado para candidatos do Instituto Superior de Ciências da Saúde de João Paulo II , vinculadas à área de Concentração: Enfermagem no Contexto Social e às Linhas de Pesquisa: 01. Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem e 02. Políticas e Práticas Socioeducativas de Enfermagem. Poderão candidatar-se enfermeiros professores dessas instituições, portadores do diploma de graduação em Enfermagem. As inscrições foram efetuadas exclusivamente pelo e-mail do processo seletivo.
O Processo de seleção foi desenvolvido em 04 (quatro) Etapas. Etapa I – Verificação e homologação dos pedidos de inscrição (de carater eliminatório); Etapa II – Análise da Proposta de Projeto de pesquisa (de caráter eliminatório) e Currículo (de caráter classificatório) e Etapa III - Arguição oral (de caráter eliminatório). Esta etapa foi realizada presencialmente na cidade de Porto Alegre/RS. Participaram do processo seletivo a Coordenadora do PPGEnf DP Rosilane de Lima Brito Magalhães, DP Maria Eliete Batista Moura e a DP Telma Maria Evangelista de Araújo.
Foram aprovados 06 (seis) candidatos, a saber:
1. Edith Catalina Franco
2. Maura Feliciana Zena Vera
3. Nelson Flecha Lugo
4. Angela Espinola
5. Diego Gaston San Martin Corbo
6. Rosa Santana Florencia
Instituição Promotora
Coordenador:
ROSILANE DE LIMA BRITO MAGALHAES
Instituição de Ensino:
21001014 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)
Logradouro:
Campus Universitário "Ministro Petrônio Portella" - Bloco 06
Município-UF:
Teresina -
PI
Telefone(s):
(86) 3215 5525 (86) 3215 5525 (86) 32155554 (86) 32155561 (86) 32155526 (86) 32155565 (86) 32155560 (86) 32155525 (321) 55511 (-) º (86) 32155555 (-) - (86) 32371812 (86) 32155723 (86) 32155753 (86) 32155753 (86) 32372253 (86) 32371517 (86) 32173331 (86) 999626150 (86) 32155856 (86) 33235846 (86) 32372253 (89) 35222716 (86) 32155821 (86) 32372062 (86) 32371517 (86) 32372230 (86) 32371517 (86) 32151160 (86) 32155558 (86) 32155535 (86) 88581830 (86) 32155512 (86) 32155747 (86) 32155820 (86) 32155820 (86) 32155535 (86) 32371517 (86) 32372253 (86) 32155973 (86) 32371517 (86) 32155821 (86) 32154647 (86) 32155555 (86) 32151160 (86) 32173331 (86) 32371277 (86) 32155723 (89) 35622535 (86) 32155504 (86) 32155558 (86) 32372230 (86) 32155885 (86) 32371134 (89) 35222716 (86) 32155747 (86) 33235846 (86) 32155942 (86) 32371609 (32) 155561 (89) 35622468 (86) 32372062 (86) 32372152 (86) 32155723 (86) 32155753 (86) 32372062 (86) 32371134 (86) 32155872 (86) 32155753 (86) 32155566 (86) 32151170 (86) 32155856 (86) 32371584 (86) 32155967 (86) 3215553521 (86) 32371424 (86) 33235846 (89) 35621929 (86) 3215753 (86) 32155753 (86) 32155511 (86) 32372253 (86) 32215710 (86) 32155820 (86) 32155973 (86) 32155856 (86) 32371692 (86) 32155743 (89) 35622535 (86) 32155697 (89) 35621016 (86) 32155808 (86) 32371584 (86) 32371277 (86) 32155511 (86) 32155535 (89) 35622535 (86) 32371584 (86) 32155743 (86) 32155525 (86) 32371609 (86) 32155973 (86) 32155885 (86) 32154647 (89) 35622535 (86) 32371692 (86) 3215-5535 (86) 3237-1134 (86) 32371410 (86) 32155525 (86) 32155753 (86) 33235418 (86) 33235418 (86) 32372169 (86) 32155566 (86) 32155504 (86) 32371609 (86) 32371465 (86) 32155942 (86) 32341219 (86) 32371057 (82) 32141144 (86) 33235416 (98) 33019246 (89) 35222716 (86) 32155862 (86) 32155778 (86) 32371778 (86) 32155512 (86) 32155511 (86) 999862002 (86) 32155514 (86) 32371809 (86) 32155512 (86) 32371955 (86) 32155772 (86) 22224037 (86) 32371134 (86) 22224037 (11) 32155514 (86) 32155770 (86) 32371955 (86) 32155620
E-mail Institucional do Programa:
reitor.ufpi@ufpi.edu.br
Instituição(ões) Receptora(s)
INSTITUTO SUPERIOR EN CIENCIAS DE LA SALUD JUAN PABLO II
Coordenador:
HIDALIA SILVESTRE RODRIGUEZ BERNAL
Logradouro:
14 De Mayo 3000
Município-UF:
Caacupe -
PY10
Telefone(s):
(86) 3215 5525 (86) 3215 5525 (86) 32155554 (86) 32155561 (86) 32155526 (86) 32155565 (86) 32155560 (86) 32155525 (321) 55511 (-) º (86) 32155555 (-) - (86) 32371812 (86) 32155723 (86) 32155753 (86) 32155753 (86) 32372253 (86) 32371517 (86) 32173331 (86) 999626150 (86) 32155856 (86) 33235846 (86) 32372253 (89) 35222716 (86) 32155821 (86) 32372062 (86) 32371517 (86) 32372230 (86) 32371517 (86) 32151160 (86) 32155558 (86) 32155535 (86) 88581830 (86) 32155512 (86) 32155747 (86) 32155820 (86) 32155820 (86) 32155535 (86) 32371517 (86) 32372253 (86) 32155973 (86) 32371517 (86) 32155821 (86) 32154647 (86) 32155555 (86) 32151160 (86) 32173331 (86) 32371277 (86) 32155723 (89) 35622535 (86) 32155504 (86) 32155558 (86) 32372230 (86) 32155885 (86) 32371134 (89) 35222716 (86) 32155747 (86) 33235846 (86) 32155942 (86) 32371609 (32) 155561 (89) 35622468 (86) 32372062 (86) 32372152 (86) 32155723 (86) 32155753 (86) 32372062 (86) 32371134 (86) 32155872 (86) 32155753 (86) 32155566 (86) 32151170 (86) 32155856 (86) 32371584 (86) 32155967 (86) 3215553521 (86) 32371424 (86) 33235846 (89) 35621929 (86) 3215753 (86) 32155753 (86) 32155511 (86) 32372253 (86) 32215710 (86) 32155820 (86) 32155973 (86) 32155856 (86) 32371692 (86) 32155743 (89) 35622535 (86) 32155697 (89) 35621016 (86) 32155808 (86) 32371584 (86) 32371277 (86) 32155511 (86) 32155535 (89) 35622535 (86) 32371584 (86) 32155743 (86) 32155525 (86) 32371609 (86) 32155973 (86) 32155885 (86) 32154647 (89) 35622535 (86) 32371692 (86) 3215-5535 (86) 3237-1134 (86) 32371410 (86) 32155525 (86) 32155753 (86) 33235418 (86) 33235418 (86) 32372169 (86) 32155566 (86) 32155504 (86) 32371609 (86) 32371465 (86) 32155942 (86) 32341219 (86) 32371057 (82) 32141144 (86) 33235416 (98) 33019246 (89) 35222716 (86) 32155862 (86) 32155778 (86) 32371778 (86) 32155512 (86) 32155511 (86) 999862002 (86) 32155514 (86) 32371809 (86) 32155512 (86) 32371955 (86) 32155772 (86) 22224037 (86) 32371134 (86) 22224037 (11) 32155514 (86) 32155770 (86) 32371955 (86) 32155620
E-mail Institucional do Programa:
facultadjuanpabloii@gmail.com
Documentos