Plano Acadêmico:
Apresenta-se, a seguir, os objetivos e metas associadas. Objetivo geral
Qualificar até 10 servidores efetivos do IFRO no Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Paraná- UFPR, Campus Jardim Botânico favorecendo o impacto nas atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nas diferentes unidades do IFRO.
Objetivos específicos
a) Atender as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional de qualificação de servidores nas áreas estratégicas do IFRO;
b) Colaborar com a política de formação de pessoal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes);
c) Reduzir as assimetrias regionais e intrarregionais no que diz respeito à capacitação de pessoal, formação e consolidação de grupos de pesquisa, expansão e fortalecimento da pós-graduação;
d) Estabelecer condições para o desenvolvimento com qualidade dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação ofertados no IFRO,
e) Estabelecer condições de verticalização do ensino, com a criação de novos cursos de pós-graduação pelo IFRO;
f) Fortalecer os grupos de pesquisa existentes em ambas as instituições;
g) Propiciar a criação de novos grupos que pesquisem problemáticas da Administração.
Metas
1. Organizar processo seletivo
2. Elaborar a programação das atividades educacionais para o início do curso
3. Organizar as atividades de início do curso
4. Realizar, presencialmente no campus do IFRO de Porto Velho, Rondônia, as atividades educacionais voltadas à oferta de disciplinas do curso e demais atividades dentro da proposta de curso presencial;
5. Executar e/ou viabilizar as atividades a serem desenvolvidas a cada ano envolvendo: disciplinas, projetos de pesquisa, desenvolvimento de publicações, exame de proficiência em inglês, exame de suficiência em segunda linha, ensaio teórico, prática de docência, qualificação, defesa da tese.
6. Acompanhar e realizar orientação aos discentes para desenvolvimento de publicações, projeto de pesquisa e elaboração da tese.
7. Viabilizar o afastamento integral dos doutorandos de acordo com o plano de trabalho da pesquisa
8. Realizar defesa das teses
Critérios e Sistemática de Seleção dos Alunos
O Processo Seletivo para ingresso no PPGADM para a turma DINTER do IFRO será realizado por meio de edital público específico, gratuito, contendo quantidade de vagas e as etapas do processo seletivo.
Será ofertada turma única com até 10 vagas destinadas sobretudo a docentes do quadro permanente do IFRO, com ingresso previsto para o segundo semestre de 2024. Poderão inscrever-se candidatos brasileiros ou estrangeiros residentes no País que já concluíram o curso de mestrado em qualquer área de conhecimento, reconhecido pela CAPES. No momento de inscrição, é obrigatório apresentar o comprovante do resultado geral do Teste ANPAD.
O Processo de seleção é composto por 3 (três) etapas independentes:
1) análise do resultado geral do teste ANPAD;
2) análise do currículo Lattes, proposta de tese e pontuação da prova de inglês do Teste Anpad e
3) entrevista e defesa de proposta de tese.
Para garantir a transparência, o processo seletivo será realizado por meio do Sistema de Gestão Acadêmica – SIGA, da UFPR, com envio dos documentos de forma digital. Cada candidato receberá um protocolo de inscrição, o qual será usado para sua identificação, quando necessário. Além disso, a inscrição digital evita a produção de documentos físicos, o envio (e possíveis atrasos e/ou extravios) desses documentos e garante maior idoneidade do processo.
Para otimizar o processo seletivo, a terceira etapa do processo, a saber, a entrevista, será realizada por videoconferência, para evitar deslocamentos apenas para sua realização.
Vale destacar que, assim como previsto nos editais do processo seletivo anual do PPGADM, serão destinadas até 10% das vagas para cotistas que se enquadrem nos critérios de pretos, pardos e indígenas. Para tanto, será considerada uma etapa adicional referente às entrevistas de validação do termo de autodeclaração dos candidatos o qual deverá ser preenchido no ato da inscrição. Esta etapa acontecerá previamente à análise do resultado geral do teste ANPAD e como parte integrante da primeira etapa do processo seletivo. As entrevistas de validação serão desenvolvidas com o suporte da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD) da UFPR.
Destaca-se que o DINTER será oferecido aos candidatos selecionados no processo seletivo em acordo com as regras do edital específico para este fim, sem cobrança de taxas de matrícula ou mensalidades, tampouco havendo repasse financeiro em favor da UFPR pela aprovação do candidato selecionado.
As despesas referentes a este projeto serão de responsabilidade do IFRO, de acordo com o plano de trabalho e com o cronograma orçamentário a serem apresentados em Termo de Cooperação. A execução orçamentária e financeira das despesas referentes a este projeto é também de responsabilidade do
IFRO, conforme Termo de Cooperação. A prestação de contas deste Termo deverá ser realizada anualmente durante a vigência do termo e apresentada pelo IFRO e UFPR.
Planejamento do estágio dos discentes junto ao programa promotor em conformidade com o seu regulamento
O estágio dos discentes no programa promotor está considerado e pensado como parte integrante do projeto, visando proporcionar aos discentes do DINTER uma experiência enriquecedora e alinhada com os objetivos de formação do PPGADM/UFPR.
Nestes termos, o estágio dos discentes, ou a prática de docência, é regulamentado pelo Regimento Interno do PPGADM / UFPR, que apresenta em seu Art.31º “A prática de docência é parte integrante da formação do pós-graduando objetivando a preparação para a docência. Constituirá disciplina do currículo dos cursos de mestrado e de doutorado”. Por se tratar de atividade curricular, a participação dos alunos de pós-graduação na prática de docência não cria vínculo empregatício, nem será remunerada.
Especificamente para o curso de doutorado, tem-se como prerrogativa duas disciplinas obrigatórias de estágio docente, a saber, Prática de Docência I e Prática de Docência II, com carga horária de 30 horas correspondentes a 2 créditos cada uma. Este é um requisito obrigatório para a conclusão do curso de doutorado conforme previsto na Resolução 02/2022 - PPGADM/UFPR.
Para os discentes DINTER, essas disciplinas estão programadas para acontecer a partir do segundo ano do curso, no terceiro e quarto semestres correspondentes aos semestres de 2025/2 e 2026/1, período em que os discentes do DINTER deverão estar afastados de suas atividades no IFRO e deverão estar em Curitiba para cumprir essas disciplinas nas dependências da UFPR, no curso de graduação em administração, junto a professores do PPGADM e/ou do Departamento de Administração Geral e Aplicada.
Conforme previsto no Art. 31° do Regimento Interno do PPGADM/UFPR, para a realização desta atividade, além de um professor supervisor da prática, há a necessidade de elaborar um plano de trabalho e um relatório de prática de docência. O professor supervisor acompanhará o doutorando em todas as atividades da disciplina, o orientará e o avaliará. Ainda, de acordo com o disposto no Art. 31° do regimento “é vedado aos alunos matriculados na disciplina de Prática de Docência: assumir a totalidade das atividades de ensino; conferir notas aos alunos das disciplinas às quais estiverem vinculados; e atuar sem a presença de docente.”
Em termos de execução do estágio discente em sala de aula, o disposto no Regimento Interno do PPGADM, em seu artigo 31°, prevê que “o aluno de prática de docência poderá preparar e/ou ministrar no máximo 12 (doze) horas aula e em apenas uma turma de graduação.”
O Regimento Interno do PPGADM / UFPR, em seu artigo 31° prevê, ainda, condições específicas para aproveitamento e equivalência dessa disciplina em alguns casos, a saber “o docente do ensino superior que comprovar tais atividades por pelo menos um ano letivo e não for bolsista ficará dispensado da prática de docência.”
Vale ressaltar que, como competência do IFRO, será considerado o afastamento integral dos servidores da instituição que sejam participantes do DINTER, por até 24 (vinte e quatro meses), para a realização das atividades do doutorado, envolvendo o cumprimento de créditos, desenvolvimento de pesquisas e da tese. É neste período que há a previsão da realização da Prática de Docência nas instalações da UFPR. A experiência com a turma vigente 2020-2024 (projeto 5/2020) nos mostrou que esse item é factível, realizável e é fundamental para a formação dos discentes em projetos de DINTER.
Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres ou doutores
Na sequência estão algumas ações que serão adotadas:
Seleção criteriosa e transparente dos candidatos: assim como todos os processos conduzidos no âmbito do PPGADM / UFPR, o processo seletivo para a turma do DINTER será criterioso e transparente, garantindo que os candidatos atendam aos requisitos acadêmicos.
Coorientação interinstitucional: será incentivada a coorientação dos doutorandos por professores de ambas as instituições, de acordo com os critérios e recomendações previstos no Regimento Interno do PPGADM / UFPR, em seu artigo 50° onde destaca-se como critérios: ser externo ao PPGADM, ter uma justificativa da relevância da sua participação no projeto, ter título de doutor (ou equivalente) e pertencer a um Programa de Pós-graduação stricto sensu (ou equivalente no exterior) e ter a indicação aprovada em colegiado. Entende-se que a coorientação institucional propiciará a diversificação das perspectivas de pesquisa e fortalecimento da colaboração interinstitucional.
Intercâmbios e Workshops: serão realizados intercâmbios entre docentes e doutorandos das duas instituições, bem como workshops e eventos conjuntos, como incentivo à colaboração e à troca de conhecimentos e como forma de ampliar e/ou propiciar a interação com o meio acadêmico e com a comunidade onde as instituições estão inseridas.
Relatórios de acompanhamento: as coordenações dos projetos em ambas as instituições serão responsáveis pelo acompanhamento administrativo e pedagógico do programa de doutorado, a fim de supervisionar e avaliar o progresso dos doutorandos. Esta medida auxilia a garantir que a qualidade e os padrões acadêmicos sejam mantidos, além da identificação e resolução de eventuais problemas.
Transparência e Comunicação: será mantida uma comunicação aberta e transparente entre as duas instituições e todas as partes envolvidas no projeto.
As parcerias já existentes do IFRO (como Instituto Politécnico do Porto e UFRRJ) também reduzem os possíveis riscos de endogenia.
Haverá o uso de recursos tecnológicos de educação à distância?
Sim
Descrição de como se aplica o uso desta tecnologia no Projeto
Para o cumprimento dos objetivos do projeto DINTER entre as instituições envolvidas e atendendo ao caráter presencial dos cursos do PPGADM, apenas atividades de cunho complementar como webinars, participações em grupos de pesquisa e orientações remotas poderão ser viabilizadas por meio de recursos tecnológicos. Entende-se que esta é uma alternativa de complementação do aprendizado e que amplia o alcance e a eficácia do processo educacional.
Na sequência, destaca-se como esses recursos poderão ser aplicados:
Orientação remota: as sessões de orientação podem ocorrer por meio de videoconferências, permitindo que os orientadores se comuniquem eficazmente com os orientandos e forneçam orientação continuada.
Participação em reuniões dos grupos de pesquisa: os doutorandos podem se envolver nos diversos grupos de pesquisa do PPGADM / UFPR remotamente, interagindo com outros discentes residentes em Curitiba-PR, além de outros pesquisadores do PPGADM e pesquisadores convidados externos, seja do âmbito nacional ou internacional.
Webinars e palestras virtuais: o PPGADM / UFPR oferece eventos nacionais e internacionais que podem ocorrer virtualmente ou no formato híbrido, facilitando a participação e a integração dos doutorandos em discussões e apresentações.
Acesso a recursos digitais: os doutorandos podem aproveitar recursos digitais, como bibliotecas online, bases de dados e revistas científicas facilitando a pesquisa e o acesso a materiais acadêmicos.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratórios
1. Laboratórios de informática de uso comum: 3 laboratórios instalados no Setor de Ciências Sociais Aplicadas, cada um com 40 equipamentos, disponíveis 14 horas por dia nos dias de semana e 8 horas aos sábados; 1 laboratório do Departamento de Administração, com 30 equipamentos, para aulas práticas.
2. Laboratório de informática específico do PPGADM: Behavioral Lab, para pesquisas com experimentos aplicáveis a projetos com base em Behavioral Decision Theory, Economia Comportamental e Comportamento do Consumidor.
3. Cinco computadores que dispõem do software Atlas Ti, para apoio a análise de dados qualitativos (licença adquirida por meio de financiamento interno da UFPR) localizados nas salas de estudos das três linhas de pesquisa do PPGADM (Estratégia e Análise Organizacional, Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor e Inovação e Tecnologia), bem como em um notebook disponível na secretaria do curso e no computador disponível na sala 219.
4. Catorze computadores (três nas salas de estudos das linhas de pesquisa do PPGADM; 11 no laboratório de informática do Departamento de Administração Social e Aplicada - de uso comum) que possuem o software SmartPLS instalado, para auxílio na análise de dados quantitativos.
Todas essas máquinas estão localizadas no prédio de Ciências Sociais Aplicadas, Campus III do Jardim Botânico, Curitiba/PR e poderão ser utilizadas pelos doutorandos quando estiverem realizando suas atividades presencialmente na cidade.
Além disso, os futuros discentes do IFRO possuem acesso a um PC ou notebook da instituição para desenvolvimento de atividades discentes que se fizerem necessárias.
Biblioteca do Setor de Sociais Aplicadas, vinculada às demais 19 bibliotecas da UFPR. Além do acervo físico, os discentes e docentes do PPGADM têm acesso: à biblioteca digital de teses e dissertações, monografias de especialização e graduação, periódicos editados pela UFPR e livros eletrônicos adquiridos
pela biblioteca; como também às bases de dados para pesquisa disponibilizadas, por exemplo, Portal de Periódicos da Capes (Scopus, Science Direct, Web of Science, Oxford Journal, OECD iLibrary, entre outras); Portal EBSCO HOST Publicações Científicas; IBICT: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas, Rede Antares e Sistema de Informação sobre Teses); SciELO: biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros; SciELO Books; ABNT; SPELL – Scientific Periodicals Electronic Library; Banco de Teses CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do IBICT.
Anexo à biblioteca estão disponíveis mais 12 gabinetes para estudo individual ou trabalho em grupo.
As bibliotecas do IFRO possuem: consulta aos acervos físicos e virtuais, possibilidade de empréstimo, serviço de comutação, treinamento ao usuário, acesso aos computadores para realização de pesquisa, acesso a publicações eletrônicas, acesso a salas de estudo em grupo e multimeios, acesso ao portal de periódicos Capes,
A Instituição Receptora tem acesso ao Portal de Periódicos?
Sim
Outros
As instalações do PPGADM estão localizadas em um dos mais completos Campus da UFPR, o Campus Jardim Botânico, em um moderno edifício, construído especialmente para abrigar o Setor de Ciências Sociais Aplicadas. No prédio, as instalações de redes lógicas, telefonia, videoconferência, segurança e outras foram concebidas desde o projeto da obra. Em todo o edifício operam duas redes de internet sem fio (rede UFPR e rede Eduroam) abertas aos discentes e a toda a comunidade acadêmica do PPGADM.
Além dos recursos de laboratório e biblioteca já mencionados, cita-se o conjunto de facilidades para ensino e pesquisa que sustentam as atividades das linhas de pesquisa do Programa, e que estão disponíveis aos discentes e docentes do PPGADM:
1. Salas de pesquisa (3) de uso específico de cada uma das Linhas de Pesquisa do PPGADM, onde os discentes desenvolvem suas atividades, individualmente e/ou em grupo, com equipamentos de informática disponíveis exclusivamente para eles. São nestes computadores em que estão instaladas licenças dos softwares Atlas ti e SmartPLS.
2. Acesso à plataforma da Thomson Reuters, pelo Setor de Ciências Sociais Aplicadas - base de dados que tem como objetivo prover dados secundários relacionados a saldos contábeis, indicadores contábeis e financeiros e informações de valoração de mercado de todas as empresas do mundo que estão listadas em bolsas de valores.
3. Licença do software Qualtrics para uso exclusivo dos discentes do PPGADM, adquirida em projeto de financiamento interno da UFPR, que permite o desenvolvimento e aplicação de questionários nas coletas de dados quantitativos.
4. 01 (uma) sala de videoconferência no Setor de Ciências Sociais Aplicadas, que comporta 90 pessoas, equipada com multimídia e utilizada para aula magna, palestras e demais atividades de alcance da comunidade local.
5. Duas salas de videoconferência de uso exclusivo do PPGADM que comportam, cada uma, 25 pessoas e que são utilizadas para defesas de projeto, defesas de dissertação e tese, aulas, reuniões de grupos de pesquisa.
6. Salas de aula (7) exclusivas para uso do PPGADM em atividades de ensino, bancas, palestras e de grupos de pesquisa.
7. Gabinetes individuais para cada docente do Programa.
8. Sala da secretaria e Sala da Coordenação do PPGADM.
9. Auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, com 330 lugares.
10. SIGA – Sistema de gestão desenvolvido pela UFPR para auxiliar os Programas de Pós-graduação a gerenciarem seus cursos, com três portais: da coordenação/secretaria do PPG, do Professor e do Aluno.
11. Acesso ao pacote Office, disponibilizados a partir de um login UFPR.
Considera-se, portanto, que a infraestrutura disponível ao PPGADM está adequada às necessidades do projeto de DINTER e às perspectivas de avanço em relação à pesquisa científica, tecnológica e de inovação.