Plano Acadêmico:
PLANO ACADÊMICO DA TURMA DE MESTRADO MINTER – PPGEDU/URI E IBG
2019 - 2021
1 APRESENTAÇÃO
Esta proposta destina-se ao oferecimento de turma de Mestrado Interinstitucional (Minter) a ser realizado sob a coordenação do PPGEDU da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) junto à unidade receptora Faculdade IBG, mantida pelo Instituto Business Group/IBG, com sede na cidade de Rondonópolis, Estado de Mato Grosso, considerando a previsibilidade legal de execução de projeto dessa natureza pelos órgãos regulamentadores do Programa, em termos externos (CAPES) e internos (URI), assim como o Plano de Desenvolvimento Institucional da URI, o Plano de Desenvolvimento e o Plano de Ação do PPGEDU.
2 IDENTIFICAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES
IES Promotora:
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI
Programa de Pós‐Graduação Stricto Sensu em Educação - PPGEDU
Coordenadora: Dra Luci Mary Duso Pacheco
IES Receptora:
Faculdade IBG, mantida pelo Instituto Business Group/IBG,
Coordenador: Dr Arnaldo Martins da Costa
3 OBJETIVOS
- Propiciar a formação de mestres na área de educação e o desenvolvimento da pesquisa educacional na região geoeducacional de Rondonópolis Mato Grosso;
- Ampliar e qualificar grupos de pesquisa do PPGEDU, fortalecendo a interação entre pesquisadores de diversas instituições;
- Viabilizar a formação de mestres em instituição externa à abrangência histórica e regional da URI, assegurando o padrão de qualidade requerido desse modelo de curso;
- Explorar o potencial do PPG, que já está consolidado, na formação de pesquisadores e docentes para atuar na gestão, ensino e pesquisa;
- Fortalecer as ações formativas do PPGEDU a fim de intensificar a sua inserção nacional e suas práticas de formação de pesquisadores com vistas não só à ampliação de seu público estudantil, mas também à criação de demandas para futuro cursos de Doutorado em Educação;
- Executar ações do PPGEDU, tendo em vista a proposta de expansão do Programa, Inserção Social e Solidariedade, Nucleação e Visibilidade para a consolidação nas áreas de abrangência da URI.
4 JUSTIFICATIVA
A realização deste projeto atende a fatores de ordem acadêmica, institucional, social, econômica e cultural, haja vista que a capacitação de profissionais para atuação no ensino superior bem como a formação de pesquisadores são requisito essencial não só para o desenvolvimento dos cursos universitários, mas também para a ampliação da qualidade dos profissionais a serem lançados no mercado de trabalho.
Sob esse viés, a execução do projeto de MINTER entre o PPGEDU-URI e a IBG, em termos acadêmicos, decorre da demanda recebida pelo PPGEDU para atender à IBG cuja qualificação de recursos humanos e atendimento à comunidade local se fazem necessários. Nesse sentido, a execução do MINTER contribuirá não só para qualificação dos servidores da IBG e comunidade por ela atendida, mas também proporcionará que o conhecimento científico seja valorizado no município e ampliado no Estado do Mato Grosso.
É essencial também registrar que, do ponto de vista acadêmico, interessa ao PPGEDU a extensão de suas atividades a outros contextos, não circunscritos em seu âmbito geográfico de atuação. Tal interesse se justifica porque uma das metas para a pós-graduação em nível stricto sensu no Brasil é o rompimento de barreiras geográficas, das quais a proposta de intensificação da internacionalização é um exemplo, assim como uma maior interação entre programas e outras IES se faz salutar. Em um cenário, como o atual, marcado pela emergência de novos processos de formação acadêmica e de qualificação para o mundo do trabalho, urgente é diminuir as fronteiras entre aqueles que formam e aqueles que querem receber formação, o que sinaliza a relevância de uma proposta de MINTER derivada de uma busca pela IES receptora por um programa já consolidado e disposto a contribuir para a formação de profissionais qualificados e a promover a produção de conhecimento e a formação de docentes pesquisadores.
Outrossim, as ações do PPGEDU resultantes da execução de um MINTER ampliam o compromisso do Programa em se qualificar para anteder de forma mais plena dois pontos basilares da pós-graduação em nível stricto sensu no Brasil, a saber, a Inserção Social e Solidariedade, Nucleação e Visibilidade. Tal projeto colabora para a inserção social na medida em que ações, projetos e resultados do Programa gerarão impacto social e, ainda, transferência de conhecimento para segmentos sociais específicos, como os da comunidade de inserção da IBG. Quanto à Solidariedade, nucleação e visibilidade, o MINTER proposto colaborará para o fortalecimento do sistema nacional de Pós-graduação em Educação no Brasil ao desenvolver pesquisas e ensino em outros contextos formativos, cuja formação em nível stricto sensu não está sendo ofertada.
Do ponto de vista institucional, cabe lembrar que uma das vocações da URI, já indicada na sua visão, é a de “ser reconhecida como uma Universidade de referência que prima pela qualidade, ação solidária, inovação e integração com a comunidade”. Em se tratado do PPGEDU, a qualidade é atestada pela sua avaliação com nota 4 pela CAPES, bem como pela aprovação para oferta de curso de Doutorado em Educação. Quanto à ação solidária, esta se manifesta, entre outras perspectivas, pela disponibilidade de o PPGEDU formar novos mestres que, através de pesquisa e produção acadêmica resultantes das atividades do Programa, poderão ascender tanto intelectual e academicamente quanto profissionalmente, minimizando assim diferenças regionais quanto ao nível de formação e percentual de sujeitos com a titulação de mestre em educação. Ainda, a execução do MINTER ampliará a integração da URI com a comunidade, que, distante geograficamente, aproximar-se-á da Universidade, podendo, inclusive, participar de outras possibilidades formativas – como o Doutorado em Educação – promovidas pela URI.
Socialmente, a execução do MINTER é relevante por integrar centros educacionais distintos e distantes, além de propiciar a possibilidade de sujeitos já graduados inserirem-se no âmbito da pós-graduação em nível stricto sensu. O impacto social desta medida poderá ser percebido não só pelo número de mestres formados pelo projeto, mas também pelas possibilidades de desenvolvimento intelectual, pessoal e profissional que certamente refletirão nos espaços sociais onde se inserem os alunos do curso. Afinal, a formação para a pesquisa e o ensino é expoente de desenvolvimento humano e social e reflete em vários contextos, como os da educação, da saúde, da empregabilidade.
Os aspectos econômicos e culturais também compõem a argumentação a favor da execução desta proposta. Dessa forma, ofertar uma turma de mestrado na forma de MINTER configura-se em uma das iniciativas do PPGEDU para tornar duradoura e produtiva a sua presença no contexto da pós-graduação na universidade. Culturalmente, a existência de formação em nível stricto sensu em qualquer centro de ensino é fator impulsionador de mudanças culturais, sejam estas derivadas das reflexões propiciadas pelas disciplinas do curso, sejam pelas atividades de extensão que promovem debates entre sujeitos de contextos culturais diversos – nacionais e internacionais – e que ampliam modos de ver o mundo, de interagir socialmente e, sobretudo, de produzir saberes.
Há de se registrar, ainda, que a execução deste MINTER ora proposto permite o desenvolvimento acadêmico, social e econômico da unidade receptora na medida em que a presença do PPGEDU nas dependências da IBG contribuirá para a ampliação de oferta de possibilidades formativas, uma vez que, além das atividades de ensino e pesquisa previstas como essenciais e inerentes ao MINTER, estão projetadas ações de extensão. Estas, que serão realizadas com a participação de professores do Programa, certamente poderão atrair comunidade do entorno de Rondonopolis-MT, tornando maior a abrangência social da IBG e, também, maior a possibilidade de expansão de receitas da unidade decorrentes de ações de extensão a serem promovidas conforme este projeto registra.
Além disso, a instituição receptora poderá ampliar o seu capital relacional e fortalecer o seu capital intelectual com a execução do MINTER, uma vez que articulação entre as duas instituições (IBG e URI) poderá gerar novos e outros projetos futuros de cooperação com vistas ao desenvolvimento das duas unidades de ensino e formação de seus colaboradores. Dessa forma, produtivo será o projeto MINTER como primeira ação de aproximação e colaboração entre instituições interessadas no desenvolvimento de sua comunidade.
Por fim, cabe lembrar que o Programa de Pós-Graduação em Educação em nível de Stricto Sensu da Universidade tem representado um importante mecanismo de acesso à interação contínua e necessária entre a Universidade e outros centos de ensino, oportunizando condições de diálogo, atualização e especialização constantes. Tendo formado mais de 90 mestres desde a implantação do curso, ocorrida em 2011, o PPGEDU tem assumido o compromisso de oferecer à comunidade onde se insere qualificação de pesquisadores para atuar na educação e em áreas afins, promovendo, dessa forma, o desenvolvimento humano, profissional e social das instituições nas quais o mestre ou a mestra formado(a) pelo PPGEDU está inserido(a). Nesse sentido, o MINTER será mais uma ação do PPG em prol dessa proposta de desenvolvimento, a qual já está prevista em seus documentos de desenvolvimento, como o Plano de Desenvolvimento e o Plano de Ação do PPGEDU. E, certamente, a execução deste projeto tornará estendidas para a IBG muitas das conquistas de formação já vividas pelo PPGEDU na região noroeste do Rio Grande do Sul.
4 METODOLOGIA
A oferta de um programa MINTER deve envolver os seguintes procedimentos administrativos:
a) elaboração da Proposta pela Coordenação do PPGEDU ;
b) apreciação da Proposta pelo Colegiado do PPGEDU;
c) avaliação da Proposta pelas Diretorias do Câmpus, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e unidade receptora (IBG);
d) celebração de convênio entre URI/PPGEDU e IBG;
e) definição de cronograma de atividades pelo PPGEDU;
f) lançamento de edital de seleção para turma de Mestrado em Educação pelo MINTER;
g) realização de processo seletivo;
h) execução das atividades de ensino, pesquisa e extensão do PPDEDU com a turma de estudantes selecionados;
i) conclusão das atividades com a defesa de dissertação da turma de estudantes selecionados.
A seleção de turma deverá ofertar 28 vagas no projeto MINTER, e as atividades de ensino, pesquisa e extensão do PPDEDU com a turma de estudantes selecionados para o Mestrado em Educação deverão contemplar disciplinas a serem ministradas por docentes do PPGEDU nas instalações da IBG e também atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas por meio de metodologias ativas e de atividades alicerçadas nos recursos das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS).
A oferta de um programa MINTER deve envolver procedimentos formativos que consistem em atividades de formação que garantem não só o cumprimento da proposta curricular do curso para a formação de mestres, mas também ações de interação do PPG com a comunidade acadêmica da IBG.
A proposição dessas atividades, especialmente aquelas que se direcionam à comunidade acadêmica da IBG, considera o potencial do PPGEDU para estabelecer diálogos com profissionais de diferentes níveis de formação, desenvolver práticas e saberes adequados à área da Educação nos diferentes níveis de ensino, fortalecer a formação de professores, técnico-administrativos e todos os profissionais que atuam em contextos educacionais formais e informais.
Quanto à execução das disciplinas da grade curricular, estas serão ministradas mensalmente em turnos e dias sequenciais para otimizar deslocamento docente à unidade receptora bem como a presença dos alunos.
7 REGRAS DO CURSO
A turma do curso de MESTRADO ACADÊMICO em Educação, com 28 vagas, na forma MINTER, estará sujeita ao mesmo regimento, às mesmas normas e aos mesmos controles do curso regularmente oferecido nas dependências da URI, preservando o mesmo nível de qualidade e submetendo-o aos mesmos critérios, prazos e exigências.
O Plano Acadêmico da turma MINTER do curso de Mestrado Acadêmico em Educação, foi previamente aprovado pelo Colegiado do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado e Doutorado em Educação e pela Câmara de Pesquisa, Extensão de Pós-Graduação da URI.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A Faculdade IBG com sede na avenida Lions Internacional, 818, Vila Aurora I, Rondonópolis-MT, tem como missão promover o desenvolvimento das pessoas e organizações por meio da educação superior, capacitando-as para o exercício profissional e da cidadania, incentivando o aprendizado contínuo e a atuação ética na sociedade.
Para atender a missão proposta dispõe da seguinte infraestrutura física:
• Recepção/Sala de Espera: climatizada, contendo TV Lead 50”, sofá, cadeiras estofadas e cadeiras de plástico, expositor de revistas, expositor de materiais da instituição.
• Sala dos professores: climatizada, com TV Lead 50”, mesa para reuniões com 6 lugares, cadeiras giratórias e frigobar.
• Coordenação/ Secretaria: climatizada, contendo 02 estações de trabalho com poltronas ergonômicas.
• Comercial/ TI: climatizado, contendo 04 estações de trabalho com poltronas ergonômicas e servidor.
• Diretoria/ Financeiro: climatizado, contendo 02 estações de trabalho com poltronas ergonômicas.
• 07 Salas de Aula: todas climatizadas, com bancadas e cadeiras giratórias, possui também equipamento de multimídia e lousa digital.
• Os alunos possuem acesso aos Ambientes Virtais como Portal do Aluno, AVA e Terminal Web - Biblioteca.
• Área de Convivência interna, fechada, onde os alunos dispõe de espaço para se reunirem nos intervalos das aulas e para o coffee break, network e convivência. Este espaço também tem acesso a área externa, aberta, onde dispõe de bancos rústicos para convivência.
• Estrutura de banheiros masculino, feminino e PNE.
• Biblioteca contempla um acervo de aproximadamente 2 mil e 500 exemplares.
• Sala de estudo individual para realização das pesquisas, contendo 14 ilhas de estudo com cadeiras giratórias.
• Todos os ambientes atendem as exigências de acessibilidade. Possui também, em suas áreas de circulação como recepção, corredores e área de convivência sinalização com piso tátil, destinado a constituir alerta ou linha-guia, servindo de orientação perceptível por pessoas com deficiência visual.