• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Programa

Minter
41/2019
09/09/2019 a 10/09/2019

Detalhamento do Programa

25
22/11/2019
Cuiabá - MT

Ações Desenvolvidas no Projeto

O Minter em Administração FAIPE - IMED será desenvolvido na mesma área de concentração do PPGA IMED, Gestão das Organizações, com a oferta das duas linhas de pesquisa vigentes: Estudos Organizacionais Contemporâneos e Gestão Estratégica e Relações com o Mercado. OBJETIVOS Este projeto objetiva: (1) desenvolver e preparar pesquisadores, docentes e profissionais através da reflexão crítica, científica e metodológica no campo da pesquisa na área de Gestão das Organizações; (2) oferecer um espaço plural para a geração e troca de conhecimento acadêmico e científico em Administração, estimulando a interdisciplinaridade, o intercâmbio e a transferência de conhecimento com outras instituições e com a sociedade; (3) criar condições para a intervenção nas realidades regional, estadual e nacional, por meio de estudos e pesquisas que possam subsidiar a análise e a proposição de estratégias que permitam a qualificação dos sistemas e das práticas de Gestão das Organizações. O propósito do Minter é estabelecer práticas capazes de conferir qualidade ao trabalho de pesquisa junto a Instituição Receptora, levando-a a consolidar um núcleo de docentes que desenvolva atividades de ensino em nível de Stricto Sensu no futuro. PERFIL DO EGRESSO A partir do exposto acima, três tipos de competências centrais irão compor a formação dos mestres envolvidos no projeto: Competências para pesquisa: espera-se que o egresso tenha domínio sobre os fundamentos epistemológicos da ciência e sua relação com a construção do conhecimento; possua conhecimento sobre os diferentes enfoques metodológicos, tendo habilidade para aplicá-los em suas pesquisas; tenha domínio sobre as diferentes técnicas de coleta e análise de dados; possua conhecimento e possa desenvolver projetos de pesquisas; e detenha habilidades para a divulgação de suas pesquisas através de publicações científicas, atentas ao rigor e à relevância, para o avanço da fronteira do conhecimento. Competências para o ensino: espera-se que o egresso seja capaz de compreender as dinâmicas e os processos envoltos na construção do conhecimento; tenha habilidades e conhecimentos necessários para o desenvolvimento de projeto pedagógico, estrutura curricular, e disciplinas de cursos de graduação; seja capaz de explorar as diferentes abordagens de aprendizagem e formas didáticas para o desenvolvimento de aulas e atividades de ensino; tenha conhecimento sobre a elaboração de planos de ensino, materiais didáticos e dispositivos de avaliação de aprendizado; seja capaz de ministrar aulas e orientar alunos em nível de graduação e de pós-graduação. Competências para a gestão de organizações públicas ou privadas: espera-se que o egresso seja capaz de compreender as dinâmicas de gestão, estruturação e modelos organizacionais; tenha conhecimentos que lhe permitam inferir sobre estratégias, instrumentos e procedimentos ligados às relações intra e interorganizacionais e a gestão estratégica, mercadológica, e de pessoas; seja capaz de atuar na Gestão das Organizações de forma a incrementar a competitividade e o desempenho destas. ESTRUTURA CURRICULAR Para propiciar o desenvolvimento de tais competências, este curso será composto por 450 horas/aula de atividades acadêmicas, dispostas entre 3 disciplinas estruturantes (135 horas/aula), 6 disciplinas eletivas (180 horas/aula), 3 disciplinas complementares (45 horas/aula) e proposta e elaboração da dissertação (90 horas/aula). Para a formação dos alunos, sugerem-se as seguintes disciplinas para serem ofertadas ao longo do curso: Disciplinas Estruturantes: Métodos de Pesquisa em Administração Carga Horária: 45 horas/aula Ementa: Abordagem epistemológica da pesquisa científica. Métodos de pesquisa científica. O papel da teoria na pesquisa científica. As etapas de uma pesquisa. Estruturação e elaboração de projeto de pesquisa e de artigo científico. Técnicas de amostragem. Técnicas e instrumentos de coleta de dados. Publicação, rigor e relevância da pesquisa científica. Ética na pesquisa científica. Análise e Interpretação de Dados Carga Horária: 45 horas/aula Ementa: Procedimentos para análise de dados qualitativos e quantitativos. Análise de conteúdo e análise de discurso. Análises de correlação e de regressão simples e múltiplas. Aplicações da análise multivariada. Apresentação tabular e gráfica de dados. Interpretação de resultados de análises estatísticas. Uso de software para análise de dados qualitativos e quantitativos. Teorias Organizacionais Carga Horária: 45 horas/aula Ementa: Princípios e funções da administração. A administração e a interface com outras áreas de conhecimento. Ênfases no estudo da administração: estrutura, pessoas, tarefas, processos. Conceito de organização e formas organizacionais. Panorama histórico do pensamento administrativo: revisão das principais teorias organizacionais, suas contribuições, possibilidades, complementaridades e limitações. Disciplinas Eletivas: Gestão Estratégica das Organizações Carga Horária: 30 horas/aula Ementa: Cenários e tendências na sociedade contemporânea. A evolução do estudo e as perspectivas teóricas sobre estratégia (clássica, evolucionária, processual e sistêmica). As escolas de pensamento de formação de estratégias. A mudança e a adaptação estratégica no contexto organizacional. Gestão estratégica e o alinhamento estratégico organizacional: modelos de alinhamento e framework. Gestão de Marketing Carga Horária: 30 horas/aula Ementa: Teoria e prática do marketing. Desenvolvimento e evolução do conceito de marketing. Evolução do pensamento de marketing. Marketing e ciência. Formação da teoria em marketing. Trocas e relações. Clientes, consumidores e mercados. Estudos do composto de marketing - produto, preço, distribuição e comunicação. Operação de marketing e desempenho organizacional. Gestão da Inovação Carga Horária: 30 horas/aula Ementa: A disciplina apresenta os conceitos, tipologias e processos de inovação. Modelos de inovação: inovação aberta; inovação fechada; tríplice-hélice. Habitats de inovação. Inovação e performance organizacional. Comportamento Organizacional Carga Horária: 30 horas/aula Ementa: Comportamento organizacional: conceito, aplicações e implicações. Interações sociais na organização e cognições decorrentes. Valores, percepção, atitudes, personalidade e motivação. Comportamento em grupo. Liderança, cooperação, conflitos e relações de poder. Organização formal e informal. Identidade nas organizações. Empresas Familiares Carga Horária: 30 horas/aula Ementa: Conceituação e relevância das empresas familiar e não familiar. Empresas familiares no Brasil e no mundo – desafios e tendências. Modelo de desenvolvimento tridimensional de empresa familiar: dimensões de desenvolvimento da propriedade, da família e da empresa. Os tipos clássicos de empresa familiar. Gestão, liderança e cultura nas empresas familiares. Sucessão nas empresas familiares. Profissionalização e planejamento sucessório nas empresas familiares. Conflitos, processos de negociação e de mediação nas empresas familiares. Gestão de Pessoas Carga Horária: 30 horas/aula Ementa: As mudanças na sociedade e na gestão das organizações. As relações de trabalho e a gestão das pessoas. A multidimensionalidade do ser humano e as características dos indivíduos. Trabalho, relações de gênero, trabalho imaterial, tempo, estresse, sofrimento psíquico e emoções no ambiente de trabalho. A evolução dos modelos de gestão de pessoas. Sistema de gerenciamento de pessoas. Gestão de competências. Disciplinas Complementares: Seminário de Dissertação Carga Horária: 15 horas/aula Ementa: Delineamento, estruturação e elaboração do projeto de dissertação e da dissertação. Introdução, delimitação do tema e justificativa, problema e objetivos, referencial teórico, procedimentos metodológicos, resultados e conclusão. Construção de bases teóricas de referência para a pesquisa. Ética e plágio nas publicações. Seminário de Docência Carga Horária: 15 horas/aula Ementa: A construção do conhecimento. Docência no ensino superior. Projeto pedagógico, currículo, cultura e formação de acadêmicos. Aprendizagem e formas didáticas. Processo e técnicas de ensino. Avaliação no ensino superior. Comunicação e a relação entre professor e aluno. Tópicos Especiais Carga Horária: 15 horas/aula Ementa: Discussão de temas emergentes no campo da Gestão das Organizações, de forma a complementar a estrutura formal do programa. DISSERTAÇÃO E ORIENTAÇÃO A definição do Orientador ocorrerá no processo seletivo do curso levando em conta os interesses de pesquisa dos candidatos e dos docentes do quadro permanente do PPGA-IMED. A comissão de seleção examinará do ponto de vista da afinidade temática e da conveniência de garantir uma distribuição homogênea dos orientandos entre os professores. As orientações das dissertações serão feitas presencialmente na FAIPE previamente agendadas, além de serem utilizados meios informatizados de acompanhamento das atividades, com a troca de correspondências e a interação digital entre professor e orientando, por meios eletrônicos como Skype e o uso da plataforma digital. O formato da dissertação irá respeitar o regimento do PPGA, podendo ser em formato monográfico ou de artigo científico, prevendo a submissão a um periódico qualificado da área. INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR Ressalta-se que, para obtenção do grau de Mestre são necessários os seguintes requisitos: - Realização e aprovação em todas as disciplinas previstas neste documento; - Qualificação de projeto de dissertação perante banca; - Comprovação de proficiência em língua estrangeira (inglês ou espanhol). - Defesa da dissertação (formato monográfico ou artigo) perante banca pública e com avaliador externo.

Salas de aula, auditório para videoconferências, biblioteca, acesso à base de dados.

O curso terá um prazo para formação de alunos de 24 meses da data de início do curso, seguindo o seguinte cronograma: Mês/Ano Atividade Macro /2019 Processo seletivo e matrículas /2019 Início das aulas /2019 Término das aulas; /2020 Prazo final para apresentação dos resultados dos exames de proficiência em língua inglesa /2020 Exame de Qualificação do Projeto de Dissertação (formato monográfico ou em artigo) /2021 Defesa das Dissertações (formato monográfico ou artigo) (prazo regular).


Instituição Promotora

JANDIR PAULI
42051010 FACULDADE ATITUS EDUCAÇÃO PASSO FUNDO (ATITUS EDUCAÇÃO)
99070220
RUA SENADOR PINHEIRO, 304
-
-
CRUZEIRO
Passo Fundo - RS
(54) 3045 6100
(54) 30459082
(54) 30456100
(54) 3045 6100
(54) 30459083
(54) 30459063
(54) 30459083
(54) 30456100
(54) 30456100
(54) 30459063
(54) 30456100
(30) 456100
(54) 30456100
(54) 30459063
(54) 30459081
(51) 4004 4818
(51) 40044818
(51) 4004 4818
institucional@atitus.edu.br

Instituição(ões) Receptora(s)

FACULDADE FAIPE

MARCUS VINICIUS CREPALDI
78043172
Avenida das Flores, 75
75
-
Jardim Cuiabá
Cuiabá - MT
(54) 3045 6100
(54) 30459082
(54) 30456100
(54) 3045 6100
(54) 30459083
(54) 30459063
(54) 30459083
(54) 30456100
(54) 30456100
(54) 30459063
(54) 30456100
(30) 456100
(54) 30456100
(54) 30459063
(54) 30459081
(51) 4004 4818
(51) 40044818
(51) 4004 4818
marcuscrepaldi@yahoo.com.br

Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.1
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer