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Plataforma Sucupira

Dados do Programa

Dinter
48/2019
02/03/2020 a 31/12/2024

Detalhamento do Programa

20
31/01/2025
Fortaleza - CE

Ações Desenvolvidas no Projeto

O Plano Acadêmico do Curso foi desenvolvido pela instituição promotora, a partir das sugestões e argumentações colocadas pela UERN (Receptora). A instituição receptora entende que a UECE dispõe de melhores condições de avaliar o perfil da demanda representada pelos potenciais candidatos e, assim, buscar compatibilizar um conjunto de disciplinas e esquema de orientação a ser implementado no projeto. Dessa forma, não resta dúvida de que esse Plano deve reproduzir fielmente o reconhecido padrão de qualidade do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UECE. Pela mesma razão, as normas e controles deste Projeto de Doutorado Interinstitucional deverão submeter-se ao “Regimento do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UECE”, respeitando-se, evidentemente, eventuais aspectos que sejam peculiares a um programa de estudos desenvolvido distante da Instituição Promotora.

A Instituição receptora desta proposta é a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), denominação atual que data de 15 de dezembro de 1999. Teve início em 1968, através da Lei Municipal nº 20/68, de 28/09/68, que a criou como Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte (FURRN). Localizada no município de Mossoró-RN, nasce da aglutinação de quatro faculdades isoladas, criadas a partir de 1943, a saber: Faculdade de Ciências Econômicas, Faculdade de Serviço Social, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e a Escola Superior de Enfermagem. Em 1987, a Universidade é estadualizada e passa a ser denominada Universidade Regional do Rio Grande do Norte (URRN). A estadualização da Universidade mudou o perfil da Instituição. A realização de concurso público para docentes, a elaboração de planos de carreira para docentes e técnicos administrativos e a institucionalização de um plano de capacitação docente configuraram, a partir de então, um novo cenário acadêmico e profissional na Universidade. No início dos anos de 1990, na forma do Parecer nº. 277/93 do Conselho Federal de Educação, a IES obteve o ato de reconhecimento como Universidade pública de direito, outro marco importante na sua trajetória acadêmica. Em setembro de 1997, por força de lei estadual, passou a chamar-se Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, mantendo, porém, a sigla URRN. Em dezembro de 1999, nova lei estadual altera a denominação para Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, com a adoção da sigla UERN. A expansão da UERN, no Rio Grande do Norte, resulta da consolidação da infraestrutura do Campus Central em Mossoró (1974), da criação do Campus de Assu (1974), seguido do Campus de Pau dos Ferros (1977) e do Campus de Patu (1980). Passadas duas décadas de expansão geográfica, a UERN chega também à capital do Estado e à cidade de Caicó, com a estrutura de Campus, criados, respectivamente, em 2002 e 2006. Até o reconhecimento pelo Conselho Federal de Educação, em 1993, a UERN ofertou os cursos de Pedagogia, Letras, História, Geografia, Matemática, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Serviço Social, Educação Física, Direito e Enfermagem. Após o reconhecimento antes mencionado, novos cursos foram criados, a exemplo de Física, Química, Biologia e, mais tarde, o curso de Ciência da Computação. Assim, impulsionada pelos desafios postos pela sociedade e, especialmente, pela reforma educacional em vigor, com implementação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

UERN tem concretizado iniciativas que permitem avançar no aprimoramento da qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A partir de 2002, a adesão a novas áreas do conhecimento foi feita e novos cursos foram criados, além disso, outros já existentes foram expandidos e interiorizados. A área da Saúde criou os cursos de Medicina e de Odontologia. A área de Ciências Sociais Aplicadas passou a ofertar os cursos de Turismo e de Gestão Ambiental; a de Ciências Sociais, os cursos de Ciências da Religião e Comunicação Social; a de Ciências Humanas, Filosofia, Música e uma habilitação em Língua Espanhola no curso de Letras. A expansão geográfica da UERN é acompanhada pelo incremento na oferta de cursos e, em 2011, após 43 anos de existência, essa IES ofertou 31 cursos de graduação diferentes, entre licenciaturas e bacharelados. Considerando que alguns deles são ministrados em mais de uma unidade acadêmica, contabilizam-se 79 opções distribuídas no Campus Central, campi Avançados e Núcleos de Educação Superior. Desenvolve cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, além de diversos programas, projetos, cursos e eventos de extensão. De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) desta instituição, em 2008 a UERN contava com quase 12.000 alunos de graduação e pós-graduação. A UERN tem feito grandes conquistas quanto à aprovação de programas institucionais junto à CAPES, como o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e o PRODOCÊNCIA (Programa de Consolidação das Licenciaturas), os quais propõem articulações entre a formação inicial superior do licenciado e as escolas e os sistemas estaduais e municipais de educação focalizando o entorno de abrangência de seus cursos. Em sua trajetória histórica, a UERN, objetivando consolidar-se como Instituição de Ensino Superior, tem concentrado esforços no sentido de estruturar-se administrativa e academicamente, de forma que, sensível às demandas advindas do acelerado avanço tecnológico e das transformações econômico-sociais em curso na sociedade contemporânea, viabilize sua missão institucional, comprometendo-se com o desenvolvimento do homem, da ciência, da tecnologia e do Estado do Rio Grande do Norte, através do fortalecimento das suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. É missão da UERN promover a formação de profissionais competentes, críticos e criativos, para o exercício da cidadania, além de produzir e difundir conhecimentos científicos, técnicos e culturais que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região e do País. As atividades de orientação serão realizadas conforme planejamento, dinâmica e avaliação das disciplinas obrigatórias em acordo com o cronograma determinado pelo programa promotor: no primeiro e terceiro semestres o aluno deverá permanecer na instituição promotora, de forma ininterrupta, durante cinco e quatro meses, respectivamente. Nestes períodos irão cursar disciplinas Obrigatórias: •Introdução à Pós-Graduação - 1 crédito; •Filosofia da Ciência em Enfermagem e Saúde - 4 créditos; •Análise Crítica do Cuidado Clínico de Enfermagem e Saúde - 3 créditos; Metodologia do ensino de Enfermagem e saúde - 2 créditos; •Métodos Avançados de Pesquisa em Enfermagem e Saúde I - 3 créditos; •Métodos Avançados de Pesquisa em Enfermagem e Saúde II - 3 créditos; •Estágio de Docência - 4 créditos (atividade obrigatória); •Disciplina de linha de pesquisa: Linha 1- Fundamentos e Práticas do Cuidado Clínico de Enfermagem e Saúde - 2 créditos; Linha 2 - Políticas, Práticas e Gestão para o Cuidado Clínico de Enfermagem e Saúde - 2 créditos; •Tese - 30 créditos; Além das disciplinas, o aluno deverá participar dos grupos de pesquisa, dos exames de qualificação e defesas de mestrado e doutorado e receber orientações, com o objetivo de fortalecer o seu projeto de investigação. Outrossim, a permanência na UECE proporcionará aos alunos vivenciarem graduação. Este momento possibilitará aos doutorandos inserir-se nas atividades intelectuais e culturais oferecidas pelo PPCCLIS ou mesmo por outros programas de doutorado na cidade de Fortaleza, participando de cursos, seminários, encontros etc., que contribuam para uma formação dinâmica pela interlocução com conteúdos e debates diversos. A permanência na Instituição Promotora se dará em períodos específicos, previamente acordados entre as partes, para integralização dos créditos no primeiro e segundo semestres; o afastamento não trará problema para a dinâmica de trabalho dos docentes envolvidos no processo de doutoramento. No terceiro e quatro semestres, o aluno ficará na Instituição Receptora ou Promotora para cursar disciplinas que serão ministradas pelos docentes do Programa receptor e do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. As reuniões de orientação para o desenvolvimento da tese podem ser presenciais e/ou via computador. O contato entre orientando e orientador será contínuo para assegurar a formação qualificada dos alunos, contemplando envolvimento em pesquisa, publicações e na elaboração da tese. Embora o contato continuado que se pretende possa ser facilitado pelas ferramentas de comunicação virtual. E, as atividades de orientação também se intensificarão no período de realização dos estágios na sede do PPCCLIS. Nos demais semestres os professores orientadores irão à instituição receptora para o acompanhamento do processo de construção da tese. Também, se necessário, o doutorando poderá de deslocar para a instituição promotora.


Instituição Promotora

THEREZA MARIA MAGALHAES MOREIRA
22003010 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)
60714903
Av. Silas Munguba Nº 1700
-
-
Serrinha
Fortaleza - CE
(85) 31019600
(85) 31019622
(85) 31019600
(85) 31019603
(85) 31012029
(85) 31019886
(85) 31019602
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(85) 31019766
(85) 31019754
(85) 31019644
(85) 32772888
(85) 31019776
(85) 31019840
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(85) 31019644
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(88) 34236962
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(85) 31019650
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(85) 31012033
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(85) 31019866
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(85) 31019644
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(85) 31019891
(85) 31019605
(85) 31019795
(85) 991646162
(85) 31019899
(85) 31019866
(88) 34236963
(85) 31019807
(85) 31019993
(88) 35814558
reitor@uece.br

Instituição(ões) Receptora(s)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

SUZANA CARNEIRO DE AZEVEDO FERNANDES
59610210
Rua Doutor Almino Afonso, 478
-
-
Centro
Mossoró - RN
(85) 31019622
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(85) 31019866
(88) 34236963
(85) 31019807
(85) 31019993
(88) 35814558
reitoria@uern.br


Documentos

DINTER_UERN_projeto - Documentos Google.pdf
Proposta de DINTER.pdf
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.1
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

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