• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Programa

Projeto de Cooperação entre Instituições - Doutorado
2/2020
06/03/2020 a

Detalhamento do Programa

15
28/02/2025
Rio de Janeiro - RJ

Ações Desenvolvidas no Projeto

O Programa de Pós-Graduação Interinstitucional em Administração, nível Doutorado, tem como objetivo formar doutores em Administração vinculados ao quadro de docentes da UCP, visando à qualificação de profissionais especializados, professores e pesquisadores para atuarem nos diferentes níveis de ensino da instituição. O Programa de Doutorado em Administração de Empresas da PUC-RIO busca formar docentes capazes de: a) desenvolver pesquisas e formar pesquisadores na área da administração para atuarem nos diferentes eixos de ensino na UCP; b) formar professores-pesquisadores para o ensino superior; c) potencializar a oferta de cursos de Pós-graduação nas áreas correlatas aos cursos de graduação, visando à formação verticalizada do estudante; d) ampliar a formação de Núcleos de Pesquisa em Administração. A formação de recursos humanos qualificados através do DINTER permitirá melhorar a educação científica e tecnológica da UCP, fortalecer a produção científica na área, expandir a pós-graduação stricto sensu na instituição possibilitando a criação do seu próprio programa de pós-graduação e contribuir para a redução das desigualdades educacionais e sociais. Sendo assim, o Doutorado em Administração de Empresas, ministrado pelo IAG/PUC-RIO para a UCP terá os seguintes objetivos e impactos esperados: a)Viabilizar a formação de até 15 profissionais (docentes e técnicos-administrativos) qualificados para atuarem no ensino, pesquisa e inovação, extensão e transferência de tecnologia; •Capacitar os docentes por meio de aulas teóricas e práticas abarcadas por visões dinâmicas de gestão empresarial; •Oferecer aos docentes uma grade curricular ampla cobrindo diferentes áreas da administração; •Desenvolver a cultura de pesquisa e inovação na instituição receptora; •Orientar na elaboração de projeto de pesquisa e da tese. b)Melhorar a qualidade dos cursos técnicos, de graduação e Pós-Graduação na Instituição, por meio da qualificação de seus docentes; •Desenvolver novos conhecimentos a partir das disciplinas ofertadas; •Aprimorar o conhecimento com as disciplinas ofertadas; •Desenvolver habilidades que despertem a vocação investigativa sobre soluções técnicas e tecnológicas nos setores carentes de otimização de processos, procedimentos, produção e gestão de negócios. c)Incentivar os doutorandos a desenvolverem pesquisas na área de administração e em áreas correlatas; •Tornar esses profissionais aptos a elaborarem projetos para serem submetidos à órgãos de fomento visando a execução de ações e planos que melhor orientem a gestão empresarial no mercado local e regional; •Realizar a transferência de tecnologias por meio do desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada a parceiros da UCP. d)Aumentar a produção científica dos docentes envolvidos com o programa. •Motivar e orientar os docentes participantes do programa a prepararem artigos científicos para divulgação das pesquisas realizadas; •Incentivar e capacitar os docentes a apresentarem os resultados de pesquisa em eventos técnico-científicos e em revistas nacionais e internacionais de qualidade. e)Criar e fortalecer novos grupos de pesquisa em administração e consolidar os já existentes na instituição receptora; •Aprender a formar e desenvolver grupos de pesquisa interdisciplinares; •Participação dos docentes do programa receptor como coorientadores. f)Ampliar e consolidar a pesquisa científica de caráter básico e aplicado com o propósito da inovação – de práticas pedagógicas e gerenciais, disseminando-as dentro e fora do UCP.

Apenas o Módulo Básico será oferecido nas instalações da instituição receptora. A Universidade Católica de Petrópolis desenvolve suas atividades em diversos campi: •Conjunto Dom José Fernandes Veloso (Campus Benjamin Constant) •Conjunto Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra (Campus Barão do Amazonas) •Centro Poliesportivo (Bingen) •Clínica-Escola de Fisioterapia/Fonoaudiologia •Clínica-Escola de Psicologia Os prédios destes campi são edificações históricas, tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O Centro de Ciências Sociais Aplicadas está alocado no Campus Benjamin Constant, situado na Rua Benjamin Constant, 213 – Centro – Petrópolis. O conjunto é formado pelo prédio principal, prédio da reitoria, prédio do centro jurídico, prédio do Programa em Pós-Graduação em Educação, Capela, Salão Nobre, salas de aula, totalizando uma área em torno de 10.000m2. O Campus possui uma estrutura administrativa completa para o atendimento aos docentes e discentes: Pró-Reitoria acadêmica, secretaria de registros acadêmicos e atendimento aos alunos, divisão de assistência aos alunos, atendimento aos professores e divisão de eventos. Para as atividades de extensão (palestras, seminários, cursos, etc.), o campus disponibiliza uma estrutura de apoio de pessoal e de multimídia, além de contar com os seguintes espaços: •Salão Nobre: Capacidade 300 alunos •Auditório I: capacidade para 120 alunos A infraestrutura administrativa do CCSA, contempla 6 salas de professores contendo em cada sala, 02 mesas, 02 cadeiras, 01 computadores Dell e 01 armários e uma sala da secretaria om duas mesas, 2 cadeiras, 1 computador Dell e um armário. Há uma sala de reunião de professores com mesa e espaço para 5 professores, uma sala com 05 computadores Dell alinhados em uma bancada, uma televisão HD com 50 polegadas e uma grande mesa de reuniões com espaço para 20 pessoas, esta sala é pelos alunos de iniciação científica, para os atendimentos do Programa de Apoio Pedagógico (PAPe) e para as reuniões de conselho. Há também um espaço destinado ao café e a convivência, utilizada pelos alunos e professores. Um secretário realiza as atribuições administrativas e atende os alunos e professores do CCSA. Ao seu dispor, existe 01 computadores Dell e uma impressora. A descrição de cada uma das salas é feita abaixo: •Secretaria: 4,6m x 2,58m – Contém armário, duas 3 mesas, duas cadeiras, 01 impressoras, 01 computadores Dell e bancada de atendimento. •Sala de reuniões: 3,18m x 3,10m – Contém 01 mesas com 06 cadeiras. •Sala de Conselho: 6,73m x 2,68m – Contém uma mesa com 20 cadeiras, uma bancada com 05 computadores Dell, 01 TV HD de 50 polegadas, 01 quadros e um armário. •Sala da Coordenação de Ciências Contábeis: 2,75m x 2,03m – Contém 01 mesas, 01 computadores, 01 armários e 02 cadeiras. •Sala da Coordenação de Relações Internacionais: 2,80m x 2,02m – Contém 01 mesas, 01 computadores Dell, 01 armários e 03 cadeiras. •Sala da Coordenação de Administração: 3,87m x 2,54m – Contém 01 mesas, 01 computadores Dell e 03 cadeiras. •Sala da Coordenação de Comunicação Social: 2,77m x 2,54m – Contém 01 mesas, 01 computadores Dell, 01 armários e 02 cadeiras. •Sala do tutor do PAPe: 2,36m x 2,03m – Contém 01 mesas, 01 computadores Dell e 02 cadeiras. •Sala da Direção: 4,6m x 2,58m - – Contém 01 mesas, 01 computadores Dell, 01 armários e 03 cadeiras. Todas as 25 salas de aulas disponíveis para o CCSA, possuem quadros brancos, entre 30 e 60 cadeiras acolchoadas, janelas amplas, ventiladores de teto e com projetores multimídia ou com TVs de 50 polegadas. O sistema de Bibliotecas da UCP é composto, fundamentalmente, pela Biblioteca Central, mais a Biblioteca Auxiliar, além da Biblioteca do Mestrado em Educação e da Biblioteca Escolar, voltada para alunos do Colégio de Aplicação. As bibliotecas encontram-se assim distribuídas: 1)Biblioteca Central Rua Benjamin Constant, 213 - CDJFV com 541,57 m2 Áreas principais de conhecimento: Direito, Psicologia, Pedagogia, Filosofia, Teologia, História, Sociologia, Administração, Contabilidade, Economia, Letras, Turismo e outras. 2)Biblioteca Auxiliar de Tecnologia e Saúde Rua Barão do Amazonas, 124 - CDMCC com 249,24 m2 Áreas principais de conhecimento: Engenharia Elétrica, Mecânica, Ciência da Computação, Fisioterapia e Fonoaudiologia. 3)Biblioteca Setorial do Mestrado em Educação. Área principal de Conhecimento: Educação/Pedagogia. 4)Biblioteca Escolar Rua Benjamin Constant, 213 - Centro A biblioteca conta ainda com Coleções Especiais, a saber: a)Biblioteca e Arquivos do Prof. J. Mattoso Câmara Jr. - Este acervo é especializado em Linguística, Filologia, Literatura e Antropologia formando uma coleção de cerca de 6.500 documentos. O acervo é composto pelo arquivo pessoal do estudioso e de sua biblioteca. b)Setor Petrópolis - Composto de 4.500 documentos, entre livros, folhetos, periódicos, dicionários, recortes, artigos de jornais, mapas e guias, sobre a história da Cidade Imperial de Petrópolis, em todos os seus aspectos. Os acervos das Bibliotecas, inclusive das coleções especiais, estão abertos ao público para consulta e totalmente informatizadas pelo Sistema Informa, que forma bases de dados cadastrais, tais como: controle de livros e títulos de periódicos, entre outros. Todas as bibliotecas estão interconectadas com os computadores da rede interna da universidade e diretamente conectadas à Internet. No acervo da biblioteca constam, em 2019, 55.729 títulos e 77.810 exemplares. Por sua vez, o número total do acervo de periódicos das bibliotecas da UCP é de 1.435 títulos e 19.231 fascículos. De modo mais específico, o número total do acervo de livros da área do CCSA é de 7.985 títulos e 11.081 exemplares, enquanto o número total do acervo de periódicos da área do CCSA perfaz 168 títulos, conforme quadro abaixo: Títulos Exemplares Acervo da Biblioteca 55.729 77.810 Livros da área do CCSA 7.985 11.081 Títulos Fascículos Periódicos 1.435 19.231 Periódicos da área do CCSA 168 A UCP conta também com a Biblioteca Virtual do Grupo A, que possui 1825 títulos de diversas áreas. Professores e alunos da UCP possuem acesso ao conteúdo restrito do Portal de Periódicos da CAPES por meio do uso dos computadores dos laboratórios, devidamente configurados para o acesso restrito. A UCP possui diversos programas para apoio aos discentes no que tange ao apoio extraclasse e psicopedagógico, às atividades de nivelamento, às atividades extracurriculares e à participação em centros acadêmicos e em intercâmbios. O Núcleo de Acessibilidade e Apoio Pedagógico da UCP, criado pela Resolução CONSUN01/2016, visa proporcionar e viabilizar uma educação superior inclusiva aos estudantes com objetivo de exercer e garantir o direito da pessoa com deficiência. Com foco na eliminação/minimização de barreiras para proporcionar a formação integral dos estudantes, o Núcleo de Acessibilidade e Apoio Pedagógico tem como objetivos: •Conscientizar a comunidade universitária do direito das pessoas com deficiência e do processo de inclusão em um ensino superior de qualidade, minimizando as barreiras atitudinais. •Oferecer apoios diversos por meio de soluções para a eliminação de barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas/comunicação e digital buscando o ingresso, acesso e permanência de alunos com deficiência, favorecendo a aprendizagem no ambiente universitário. O Núcleo de Intercâmbio foi criado pela resolução CONSUN 07/2010 para incentivo ao intercâmbio internacional entre alunos e professores da UCP e de Instituições Estrangeiras de Ensino Superior conveniadas. O objetivo é estimular a troca de conhecimento, parceria em projetos de estudos e pesquisas enquanto favorece-se o melhor entendimento entre as pessoas, com vistas a uma cultura de paz e colaboração, sendo respeitadas as diferenças culturais. Assim o NIIC é o elemento de ligação entre os interessados, formalizando acordos e colaborando nos demais procedimentos necessários para que a experiência acadêmica possa acontecer de fato. Além do laboratório do CCSA, alunos e professores do mestrado dispõem dos laboratórios de uso compartilhado, que somados perfazem um total de doze (12) laboratórios, sete (7) no Conjunto Dom Manoel da Cunha Cintra e cinco (5) no Conjunto Dom José Fernandes Veloso. Os sete (7) laboratórios de Informática no Conjunto Dom Manoel da Cunha Cintra (CDMCC) perfazem um total de 563,88 m2, com um total de 257 computadores. Dos sete (laboratórios), seis são equipados com quadro-branco, o que permite o uso dos mesmos como salas de aulas equipadas com computadores, com acesso à internet. Os cinco (5) laboratórios de Informática no Conjunto Dom José Fernandes Veloso (CDJFV) perfazem um total de 172,50 m2, com um total de 67 computadores. Todos os seis laboratórios possuem quadro-branco e podem ser utilizados por um total de 170 alunos. A área acadêmica, incluídas as máquinas dos laboratórios, conta com um total de 334 computadores que, somados aos 210 computadores disponíveis para a área administrativa (160 no CDJFV e 50 no CDMCC), perfazem um total de 543 computadores e servidores na Universidade, devidamente assistidos por um setor de helpdesk.

Atividades 2020 2021 2022 2023 1 2 1 2 1 2 1 2 Processo de seleção dos candidatos x Realização de disciplinas x x x Estágio obrigatório x x x x Encontro orientador/aluno x x x x x x x x Elaboração do projeto de pesquisa x x x Orientação à distância x x x x x x x x Desenvolvimento do projeto de pesquisa x x x x Entrega do relatório semestral parcial de pesquisa x x x x x Exame de Qualificação x x Seminário na instituição receptora x x Elaboração de tese – redação final x x x x Defesa de tese x


Instituição Promotora

MARCUS WILCOX HEMAIS
31005012 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO)
22451900
RUA MARQUES DE SÃO VICENTE, 225
-
-
GÁVEA
Rio de Janeiro - RJ
(21) 35271132
(21) 35271134
(21) 35271132
(21) 35271596
(21) 35271588
(21) 35272061
(21) 35271001
(21) 35271119
(21) 35271815
(21) 35271284
(21) 35271555
(21) 35271818
(21) 35271334
(21) 35271101
(21) 35271001
(21) 35271214
(21) 35272290
(21) 35271465
(21) 35271444
(21) 35271667
(21) 35271165
(21) 35271667
(21) 35271202
(21) 21389304
(21) 35271084
(21) 35271290
(21) 35271447
(21) 35271556
(21) 35271284
(21) 35271270
(21) 35272042
(21) 35271281
(21) 35272060
(21) 35271753
(21) 35271232
(21) 35271901
(21) 35271542
(21) 3527144414
(21) 21389226
(21) 35271997
(21) 35271444
(21) 35271756
(35) 271596
(21) 35271194
(21) 35271556
(21) 35271284
(21) 35271202
(21) 35271298
(21) 35271281
(21) 35271289
(21) 35271878
(21) 35271233
(21) 35271164
(21) 21389274
(21) 35271282
(21) 21389304
(21) 35271107
(21) 35272096
(21) 35271555
(21) 5299237
(21) 35271145
(21) 35271288
(21) 35271624
(21) 35271596
(21) 35271102
(21) 35271589
(21) 35271446
(21) 35271267
(21) 35271667
(21) 35271187
(21) 35271078
(21) 35271816
(21) 35271100
(21) 35271512
(21) 35271194
(21) 35271666
(21) 35271815
(21) 35271557
(21) 35271290
(22) 17577
(21) 35271300
(21) 020100285
(21) 3527154220
(21) 35271589
(21) 35271185
(21) 35271810
(21) 35271596
(21) 35271001
(21) 35271542
(21) 35272061
(21) 35272060
(21) 35271818
(21) 35271328
(21) 35271667
(21) 35271270
(21) 21389274
(21) 35272096
(21) 35271666
(21) 35271555
(21) 35271301
(21) 35271302
(21) 35271280
(21) 35271727
(21) 35271134
(21) 35271132
(21) 35271596
(21) 35271286
(21) 35271233
(21) 35271231
(21) 35271235
(35) 99731224
(35) 97312243
(21) 35271187
(021) 35271301
(21) 35271026
(21) 35271043
(21) 35271614
(21) 35271783
(21) 35271268
(31) 35271613
(021) 37361292
(21) 35271613
(21) 35271615
(21) 37361272
(21) 35272628
gabinetereitoria@puc-rio.br

Instituição(ões) Receptora(s)

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS

RODOLFO TOMAS DA FONSECA NICOLAY
25610130
Rua Benjamim Constant, 213
-
-
Centro
Petrópolis - RJ
(24) 22444046
(21) 35271134
(21) 35271132
(21) 35271596
(21) 35271588
(21) 35272061
(21) 35271001
(21) 35271119
(21) 35271815
(21) 35271284
(21) 35271555
(21) 35271818
(21) 35271334
(21) 35271101
(21) 35271001
(21) 35271214
(21) 35272290
(21) 35271465
(21) 35271444
(21) 35271667
(21) 35271165
(21) 35271667
(21) 35271202
(21) 21389304
(21) 35271084
(21) 35271290
(21) 35271447
(21) 35271556
(21) 35271284
(21) 35271270
(21) 35272042
(21) 35271281
(21) 35272060
(21) 35271753
(21) 35271232
(21) 35271901
(21) 35271542
(21) 3527144414
(21) 21389226
(21) 35271997
(21) 35271444
(21) 35271756
(35) 271596
(21) 35271194
(21) 35271556
(21) 35271284
(21) 35271202
(21) 35271298
(21) 35271281
(21) 35271289
(21) 35271878
(21) 35271233
(21) 35271164
(21) 21389274
(21) 35271282
(21) 21389304
(21) 35271107
(21) 35272096
(21) 35271555
(21) 5299237
(21) 35271145
(21) 35271288
(21) 35271624
(21) 35271596
(21) 35271102
(21) 35271589
(21) 35271446
(21) 35271267
(21) 35271667
(21) 35271187
(21) 35271078
(21) 35271816
(21) 35271100
(21) 35271512
(21) 35271194
(21) 35271666
(21) 35271815
(21) 35271557
(21) 35271290
(22) 17577
(21) 35271300
(21) 020100285
(21) 3527154220
(21) 35271589
(21) 35271185
(21) 35271810
(21) 35271596
(21) 35271001
(21) 35271542
(21) 35272061
(21) 35272060
(21) 35271818
(21) 35271328
(21) 35271667
(21) 35271270
(21) 21389274
(21) 35272096
(21) 35271666
(21) 35271555
(21) 35271301
(21) 35271302
(21) 35271280
(21) 35271727
(21) 35271134
(21) 35271132
(21) 35271596
(21) 35271286
(21) 35271233
(21) 35271231
(21) 35271235
(35) 99731224
(35) 97312243
(21) 35271187
(021) 35271301
(21) 35271026
(21) 35271043
(21) 35271614
(21) 35271783
(21) 35271268
(31) 35271613
(021) 37361292
(21) 35271613
(21) 35271615
(21) 37361272
(21) 35272628
reitoria@ucp.br


Documentos

Dados DINTER PUC-Rio 2020.pdf
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.1
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer