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Plataforma Sucupira

Dados do Programa

Projeto de Cooperação entre Instituições - Doutorado Internacional
73/2020
01/04/2021 a 01/12/2025

Detalhamento do Programa

15
31/12/2024
Maputo - MZ2

Ações Desenvolvidas no Projeto

De acordo com o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp, o Curso de Doutorado tem a duração máxima de quatro anos e, para tanto, o discente deve integralizar o número de créditos para a conclusão do Curso de Doutorado, conforme o estabelecido no Regimento Geral da Pós-Graduação da Unesp, na seguinte proporção: 120 créditos na elaboração da tese de Doutorado; 30 créditos em disciplinas; 20 créditos em atividades complementares, dentre as estabelecidas pelo Conselho do PPGCI e disciplinadas por instrução normativa. As atividades complementares podem ser realizadas nas seguintes modalidades: Participação em eventos de natureza científica, com apresentação de trabalho completo necessariamente vinculado às atividades do DINTER, sendo atribuído a esta atividade até o limite de 6 (seis) créditos; Participação em grupo de pesquisa, obrigatoriamente certificado pela instituição de origem do discente, desde que o enfoque do grupo de pesquisa tenha alinhamento à Área de Concentração e à ementa de uma das Linhas de Pesquisa do DINTER, sendo atribuído a esta atividade até o limite de 2 (dois) créditos; Publicação científica em periódicos JCR, Scopus ou Qualis Estrato ‘A’, sendo atribuídos até o limite de 12 (doze) créditos para o doutorado, sendo: 1 (um) crédito para cada artigo submetido ou no prelo e 2 (dois) créditos para cada publicação (atividade obrigatória); Realização de atividade docente em curso de graduação nas áreas de Ciências Sociais ou Humanas, devidamente oficializado pela instituição, sendo atribuído a esta atividade até o limite de 2 (dois) créditos; Produção de software e/ou sistema de informação, sendo atribuído a esta atividade até o limite de 4 (quatro) créditos. As qualificações e defesas dos discentes do DINTER Internacional serão realizadas in loco na Unesp ou na ESJ, cumprindo as exigências estabelecidas pelo Regulamento do PPGCI. Comprovar proficiência em dois idiomas estrangeiros (um obrigatoriamente no idioma inglês), conforme Instrução Normativa de n.o 15/2021 do Conselho do PPGCI. A proficiência em idioma estrangeiro comprovada no Curso de Mestrado pode ser aproveitada no Curso de Doutorado. A comprovação de proficiência em língua estrangeira deve ser apresentada antes do Exame Geral de Qualificação. - São aceitos as seguintes comprovações de proficiência em língua estrangeira: I - Inglês: a) Test of English as a Foreign Language (TOEFL) em uma das seguintes modalidades (validade de 2 anos): - Paper Based Test (PBT), com o resultado mínimo de 400 pontos; - Computer Based Test (CBT), com o resultado mínimo de 180 pontos; - Internet Based Test (IBT), com o resultado mínimo de 70 pontos; - Institutional Testing Program (ITP), com o resultado mínimo de 400 pontos. b) Test of English for International Communication (TOEIC), com resultado mínimo de 700 pontos (validade de 2 anos). c) International English Language Test (IELTS), com resultado mínimo de 5,0 pontos (validade de 2 anos). d) Cambridge English Qualifications em uma das seguintes modalidades (validade permanente): - C1 Advanced ou Certificate of Advanced English (CAE); - C2 Proficiency (CPE). e) Certificado institucional, emitido por instituição de ensino superior pública (validade de 2 anos). II - Francês: a) Aliança Francesa, com mínimo de 70 pontos (validade permanente). b) Diplôme Approfondi de Langue Française (DALF), com resultado mínimo = B2 (validade permanente). c) Diplôme d'Études en Langue Française (DELF), com resultado mínimo = B2 (validade permanente). d) Certificado institucional, emitido por instituição de ensino superior pública (validade de 2 anos). III - Espanhol: a) Diplomas de Español como Lengua Extranjera (DELE), nível B2 (Intermediário), emitido pelo Instituto Cervantes (validade permanente); b) Certificado de Español Lengua y Uso (CELU), nível Intermediário, emitido por um dos 11 (onze) postos aplicadores no Brasil (validade permanente). c) Certificado institucional, emitido por instituição de ensino superior pública (validade de 2 anos). IV - Italiano: a) Instituto Italiano de Cultura – Certificado de Proficiência em Língua Italiana Lato Sensu, com resultado mínimo de 50 a 59 pontos (validade de 2 anos). b) Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana (CELI) – Nível B2 (validade permanente). c) Certificato di Italiano come Lingua Straniera (CILS) – Nível B2 (validade permanente). d) Certificado institucional, emitido por instituição de ensino superior pública (validade de 2 anos). Parágrafo Único - No caso de o certificado não apresentar data de validade, visto que alguns certificados são válidos por período indeterminado, o Conselho do PPGCI realizará a análise caso a caso, e deliberará sobre seu aceite ou não. O Exame Geral de Qualificação, conforme Instrução Normativa do Conselho do Programa: o detalhamento referente ao Exame Geral de Qualificação é definido por Instrução Normativa do Conselho do PPGCI. A Banca Examinadora de Defesa de tese deve ser realizada no prazo máximo de 48 meses. O detalhamento referente a Banca Examinadora de Defesa é definido por Instrução Normativa do Conselho do PPGCI. As disciplinas serão ofertadas em um prazo de dois semestres letivos, uma vez que os docentes da Instituição Promotora ministrarão as disciplinas do curso in loco, ou seja, as disciplinas serão ministradas na própria ESJ, por professores do PPGCI da Unesp, em módulos concentrados, sendo distribuídas em dois semestres, a partir da homologação e liberação de recursos da CAPES. A Instituição Receptora se compromete a reduzir a carga-horária dos docentes/doutorandos durante o período em que estes estiverem cursando as referidas disciplinas. Além disso, será necessário a liberação no período em que os docentes/doutorandos estarão na Instituição Promotora para a qualificação e a defesa da tese.

A Biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Unesp, Campus de Marília, possui uma ampla estrutura física (1.745 m²), da qual destacamos os seguintes espaços: salas para estudo em grupo e reuniões, sala multimídia (13 microcomputadores, 1 lousa eletrônica e mídia show), sala Santander (15 microcomputadores, mídia show e 1 multifuncional), SIAI - Serviço de Inclusão e Acessibilidade à Informação (equipamentos de acessibilidade: lupa eletrônica, impressora braile, scanner Plustek, leitor autônomo Poet compact, Book Reader, Victor Stream, SARA – Dispositivo de leitura e digitalização), saguão para exposições, espaço para estudo (individual: 45 baias; grupo: 33 mesas com 4 cadeiras cada) e acervo. O acervo físico é de livre acesso e encontra-se informatizado. As buscas são feitas através do sistema integrado Athena que reúne informações bibliográficas, eletrônicas e digitais, facilitando a recuperação de informações de diversas fontes numa plataforma única e amigável. O acervo físico é formado por 111.225 volumes de livros, 4.379 teses e dissertações, 2.539 títulos de periódicos nacionais e internacionais (65.965 fascículos), além de Mapas (687), Slides (284), Filmes em vídeo, CD e DVD (1.110). Os 111.225 volumes de livros se distribuem pelas seguintes áreas (com seu respectivo número de volumes): Ciências Exatas e da Terra (1.799); Ciências Biológicas (1.168); Engenharia/Tecnologia (672); Ciências da Saúde (7.912); Ciências Agrárias (82); Ciências Sociais Aplicadas (21.238); Ciências Humanas (64.091); Linguística e Artes (13.658); Multidisciplinar (605). O acervo de livros eletrônicos é composto por 254.325 títulos para toda a rede de Bibliotecas da Unesp. Além do acervo de nossa biblioteca, nossos usuários contam com o acervo geral da Unesp. Podem emprestar/devolver obras físicas em qualquer Biblioteca da Rede Unesp. São 33 bibliotecas das Unidades Universitárias e Experimentais da UNESP, distribuídas em 24 cidades do Estado de São Paulo. As renovações de empréstimos, as reservas, as solicitações de Comutação e de EEB são feitas on-line. Acervo Geral da Rede de Bibliotecas Unesp – dezembro/2020 Livros: 1.401.310 Periódicos: 874 títulos correntes títulos totais 1.288.031 fascículos totais Vídeos, CDs, DVDs: 31.349 Teses e Dissertações: 86.371 Outros: 127.990 Total Geral:2.935.051 Fonte: Unesp Anuário estatístico 2021, p. 287 O Programa conta como uma sala de aula exclusiva para ministração das aulas. A sala é dotada de computador para o professor ligado a TV de 60 polegadas para apresentações das aulas expositivas, vídeos etc., lousa branca e ar condicionado. A sala comporta 20 alunos. A FFC dispõe de outras salas de aula que também podem ser usadas para aulas e 02 laboratórios didáticos de informática que comportam 30 e 40 alunos respectivamente com acesso a microcomputadores, lousa branca, ar condicionado e TV e um Laboratório de Informática para aulas e realização de Defesas Pós-Graduação para 20 pessoas, todos dotados de computadores, TV e ar condicionado. Há também um laboratório de informática para os alunos de graduação e pós-graduação. Há laboratórios de pesquisa onde são desenvolvidas atividades de pesquisa coordenados por docentes do programa, entre eles: Laboratório de Tecnologias Informacionais Laboratório de Desenvolvimento, Aplicação e Uso de Multimídia Laboratório de Pesquisa em Design e Recuperação de Informação - LADRI Laboratório de Análise Documentária “Prof. Dr. Paulo Tarcísio Mayrink”. Laboratório de Gestão Documental Centro de Documentação Histórica e Universitária de Marília (CEDHUM) A Secretaria de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp atende às demandas dos docentes e discentes, encaminhamentos, divulgação de informações dos Programas, suas normas, questões relacionadas à vida acadêmica do aluno, tais como: calendário escolar, horário de aula, quantidade de créditos necessários, processos seletivos, bolsas, agendamento de bancas entre outras atividades relacionadas à vida acadêmica dos alunos.

Divulgação do DINTER aos interessados no âmbito da ESJ - 01/2021 responsável Prof. Ernesto Nhanale/ESJ Palestra sobre o PPGCI e o Processo Seletivo [área de concentração, linhas de pesquisa, corpo docente, enfoque dos projetos, informações detalhadas sobre o processo seletivo aos interessados] (via Google Meet) - 02/2021 - Prof.a Marta Valentim Unesp Divulgação do Edital do Processo Seletivo do DINTER e abertura das inscrições dos interessados no Sistema de Pós-Graduação da Unesp - 03 e 04/2021 - Prof. Ernesto Nhanale /ESJ e Secretaria de Pós-Graduação (STPG)/Unesp Análise dos projetos de pesquisa e entrevista com os candidatos inscritos no DINTER (via Google Meet) - 05 e 06/2021 - responsáveis Docentes do PPGCI/Unesp Divulgação do resultado do processo seletivo- 06/2021 - responsável STPG/Unesp Matrícula dos aprovados - 07/2021 - responsável STPG/Unesp Oferecimento de Disciplinas à distância - 08/2021 - 12/2022 Oferecimento de disciplinas presenciais aos alunos do DINTER na ESJ/Moçambique- 04/2022 Integralização dos créditos de disciplinas, atividades complementares e proficiência em língua estrangeira - até 01/2025 Realização do exame de qualificação das teses até 02/2025 Realização da defesa - até 08/2025 Entrega dos exemplares definitivos - 02/10/2025 Elaboração da prestação de contas e relatórios finais do DINTER Internacional - 12/2025 - responsáveis coord. do Programa e Prof. Ernesto Nhanale/ESJ


Instituição Promotora

MARTA LIGIA POMIM VALENTIM
33004110 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO - CAMPUS MARÍLIA (UNESP-MARÍLIA)
17525900
AV. HYGINO MUZZI FILHO, 737
-
-
Campus Universitário
Marília - SP
(14) 34021331
(14) 32224797
(14) 34021300
(14) 34021331
(14) 34021300
(14) 34021355
(14) 34021447
(14) 34021331
(14) 34021300
(14) 34021447
(11) 31010027
(14) 34021336
(14) 34021355
(11) 31010027
(14) 34021336
(14) 34021300
(14) 34021447
(11) 31161770
(11) 31161780
(014) 34044247
(14) 34021357
reitor@unesp.br

Instituição(ões) Receptora(s)

ESCOLA SUPERIOR DE JORNALISMO

Tomas José Jane
AVENIDA FRANCISCO O. MAGUMBWE, Nº 708, 4º ANDAR
-
-
-
Maputo - MZ2
(14) 32224797
(14) 34021300
(14) 34021331
(14) 34021300
(14) 34021355
(14) 34021447
(14) 34021331
(14) 34021300
(14) 34021447
(11) 31010027
(14) 34021336
(14) 34021355
(11) 31010027
(14) 34021336
(14) 34021300
(14) 34021447
(11) 31161770
(11) 31161780
(014) 34044247
(14) 34021357

Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.1
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

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