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Plataforma Sucupira

Dados do Programa

Projeto de Cooperação entre Instituições - Mestrado
51/2021
01/08/2021 a 28/02/2024

Detalhamento do Programa

45
31/07/2023
Porto Velho - RO

Ações Desenvolvidas no Projeto

O PPGECM é constituído de curso de Mestrado e Doutorado Profissional e integra a Área de Avaliação da Capes número 46 – Ensino. O Mestrado foi aprovado pela Capes - APCN 2013 e Parecer CNE 55/2015 do DOU e o Doutorado no APC 2019 e Parecer CNE 111/2020 E Portaria 554/2020 do DOU. A primeira turma de mestrado ingressou em março de 2014 e desde então anualmente tem novas turmas, sendo a última ingressado em março de 2020; a turma de doutorado teve seu primeiro ingresso em 2020. Onze docentes permanentes compõe o corpo docente dos cursos de Mestrado e o de Doutorado, tendo cada um dos cursos dois colaboradores externos a instituição. O programa possui uma área de concentração - Ensino de Ciências e Matemática, com duas linhas de pesquisa que estão em consonância com o proposto no curso - Práticas educativas em ensino de Ciências e Matemática; Tecnologias de informação, comunicação e interação aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática. O programa objetiva proporcionar a qualificação profissional dos professores de Ciências, Matemática, Física, Química, Biologia, Pedagogia, engenharias e afins, por meio da análise crítica e fundamentada dos processos educativos, oportunizando a realização de pesquisa associada a práticas de intervenção pedagógica em consonância com o desenvolvimento de produtos educacionais, que contribuam para a melhoria do ensino e da aprendizagem nos diversos contextos e níveis educacionais. Para alcançar tais objetivos estrutura-se um currículo que busca alinhar as questões contemporâneas de educação, com as discussões referentes a inserção de metodologias e dispositivos tecnológicos inovadores no contexto escolar, bem como com o aprofundamento de conteúdo específico de cada área de abrangência do programa. Além disso, o curso prevê a aplicação de produto educacional em ambientes formais ou não-formais de ensino desde que relacionado a educação básica e ao exercício de sua prática docente. Para o curso de Mestrado, objeto deste acordo de cooperação entre as instituições (Universidade de Passo Fundo- UPF e Faculdade Católica de Rondônia - FCR), e considerando o apresentado no Regimento Interno do Programa – Turma 2021, no âmbito do Mestrado, temos que os componentes curriculares se aglutinam em disciplinas obrigatórias e eletivas/optativas; elaboração de dissertação (orientação); e atividades programada. O total de créditos a ser cumprido pelos mestrandos é de 23 (460 horas), sendo distribuído ao longo dos 2 anos (4 semestres) do curso. Todas as disciplinas ofertadas no programa são de 2 créditos (40 horas). Esquematicamente temos os 23 créditos (460 horas) assim distribuídos: • 10 créditos de disciplinas obrigatórias (200 horas): 5 disciplinas de 2 créditos (incluída a disciplina Prática Profissional Docente); • 8 créditos de disciplinas eletivas/optativas (160 horas): 4 disciplinas de 2 créditos; • 3 créditos (60 horas) relativa a atividade de orientação (produção da dissertação); • 2 créditos (40 horas) em Atividades Programadas: atividades vinculadas a participação em eventos, publicações, disciplinas optativas/eletivas para além do mínimo exigido pelo curso e outros. Em termos específicos do projeto de cooperação, definimos como objetivos os de: Minimizar as disparidades educacionais do Brasil, permitindo a formação qualificada de mestres fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa; Capacitar recursos humanos para atender às necessidades do Estado de Rondônia e da Região Norte, onde é grande a carência de pessoal qualificado e de centros de formação e pesquisa; Contribuir na formação de quadros com capacidade para analisar e propor soluções aos conflitos existentes na Amazônia; Ajudar na criação e fortalecimento, nas instituições da região, de grupos de pesquisas que respondam às necessidades regionais e ampliem o comprometimento institucional da FCR com a região; Formar uma turma de mestres em ensino de ciências e matemática para fortalecer a rede pública do Estado de Rondônia. Em relação as metas almejadas destacamos as de: formar mestres com as mesmas capacidades dos já consolidados centros de ensino e pesquisa, porém na realidade local e com um olhar voltado a essa mesma realidade; dar o devido suporte de formação de mestres com as capacidades de análise dos conflitos das realidades regionais; fortalecer a educação básica do Estado de Rondônia por meio da formação de mestres na área de Ciências e Matemática. Para a execução do projeto de Cooperação organizamos a oferta de disciplinas e demais atividades da seguinte forma: • Primeiro semestre do curso: oferta das seguintes disciplinas: Didática das Ciências e Matemática (obrigatória – 2 créditos – 40 horas); Metodologias Ativas para Educação (eletiva – 2 créditos – 40 horas); Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática I (obrigatória – 2 créditos – 40 horas); Teorias de Aprendizagem (eletiva – 2 créditos – 40 horas). • Segundo semestre do curso: oferta das seguintes disciplinas: História da Ciência e Matemática (eletiva – 2 créditos – 40 horas); Pensamento Computacional na Educação Básica (eletiva – 2 créditos – 40 horas); Recursos Digitais para o Ensino e Aprendizagem (obrigatória – 2 créditos – 40 horas); Produtos Educacionais (obrigatória – 2 créditos – 40 horas); Energia e Meio Ambiente (eletiva – 2 créditos – 40 horas). Soma-se a essas disciplinas a atividade de Orientação I (1 créditos – 20 horas). • Terceiro semestre do curso: oferta da atividade de Orientação II (1 créditos – 20 horas). • Quarto semestre do curso: oferta da disciplina de Prática Profissional Docente (obrigatória – 2 créditos – 40 horas) e da atividade de Orientação III (1 créditos – 20 horas). As disciplinas apresentadas e que integram o projeto de cooperação serão ministradas pelos docentes do PPGECM, a exemplo do que ocorre na UPF, sendo devidamente indicados na Plataforma Sucupira como regentes da disciplina. O local de oferta das disciplinas será as dependências da FCR, em Porto Velho, RO, a qual dispõe da infraestrutura necessária para sua execução, conforme apresentado no próximo item Infraestrutura. A disciplina será realizada de forma concentrada, uma semana ao mês, iniciando em outubro de 2021. Cada disciplina ocorre em um mês específico e terá sua execução em 10 encontros de 4 horas, distribuídos em cinco dias da semana. A ordem de oferta das disciplinas segue o anunciado anteriormente. O planejamento para a execução das disciplinas possibilita cumprir 20 créditos (400 horas) em disciplinas. Todavia, segundo o regimento interno do curso, o mestrando necessita cumprir 18 créditos (360 horas) em disciplinas, portanto, temos dois créditos – uma disciplina, excedente. Essa disciplina ofertada para a além do mínimo exigido, possibilita que os mestrandos possam efetivamente exercer o seu direito de selecionar as eletivas, uma vez que são ofertadas cinco disciplinas eletivas para um mínimo de quatro. Além disso, a oferta dessa disciplina excedente possibilita que ao ser cursada pelo mestrando, integralize as atividades programadas. Sobre essas atividades menciona-se que elas complementam a matriz curricular e envolvem ações como produção de artigos, trabalhos técnicos ou participação em eventos, como forma de inserir o mestrando nas discussões da área. Tais atividades são regidas pela Instrução Normativa CPG/PPGECM 07/2021. Essa exigência, apesar de ter flexibilização, se revela oportuna para a participação dos discentes em eventos nacionais, regionais e locais, bem como para a realização de disciplinas extras/excedentes que possibilitem ampliar sua formação. A Prática Profissional Docente, apesar de ser incluída como um componente curricular na forma de disciplina obrigatória, ela tem sua efetivação/realização no contexto da escola ou outro ambiente educativo em que o mestrando possa aplicar o produto educacional desenvolvido. Ela é regida pela Instrução Normativa CPG/PPGECM 08/2021 que prevê a execução de, no mínimo, 10 horas/aula de efetivo trabalho com os estudantes nesse ambiente educacional. Essa disciplina tem um professor docente que organiza e gerencia os documentos e outros relativos a disciplina e tem como supervisor o professor orientador do discente. No projeto de cooperação organiza-se essa ação de modo que os mestrandos possam desenvolvê-la em seus espaços profissionais, sejam eles formais ou não-formais de ensino, seguindo a instrução normativa citada anteriormente. A disciplina envolve encontros virtuais síncronos via Plataforma Google Meet, com o professor responsável pela disciplina e acompanhamento in loco do orientador. Para esse acompanhamento uma que as atividades serão realizadas em Rondônia – lócus de atuação profissional dos mestrandos, está sendo organizado uma estrutura que envolve: a realização de videoconferência entre o mestrando e o orientador após cada atividade/encontro desenvolvido; filmagem de momentos relevantes da aplicação do produto educacional; e, sempre que possível, a realização de um encontro virtual síncrono com a turma na qual o produto educacional está sendo aplicado. A elaboração da dissertação é outro ponto que integra a matriz curricular por meio de atividades de orientação. Sob a forma de um trabalho final de pesquisa profissional aplicada, vinculada ao contexto educacional e referente à sua problemática, a conclusão do curso compreende o desenvolvimento, a aplicação e discussão na forma de pesquisa, de processos ou produtos de natureza educacional, visando à melhoria do ensino no campo científico e tecnológico, de tal modo que haja a possibilidade de ser utilizada por outros profissionais da área. Além de ter caráter de aplicação de conhecimentos, o trabalho de conclusão na forma de dissertação deverá gerar um produto educativo que possa ser disseminável. O mestrando deverá demonstrar, publicamente, domínio acerca do objeto de estudo e capacidade de expressar-se sobre ele realizando defesa pública. Essa atividade é produzida ao longo dos semestres e está representada na matriz curricular pelas atividades de Orientação, I, II e III. Sobre isso menciona-se que de acordo com a reforma curricular ocorrido em 2021, o PPGECM passa a ter as atividades de orientação a partir do segundo semestre de ingresso do mestrando, tendo no primeiro semestre, ações de acolhimento e de trabalho coletivo como forma do acadêmico ir conhecendo os grupos e projetos de pesquisa e com isso ir definido sua pesquisa. No acordo de cooperação, a atividade de orientação inicia em fevereiro de 2022, sendo realizada de forma presencial quando o orientador estiver na instituição receptora e remota síncrona com encontros regulares, nos demais momentos. As atividades de orientação dentro do PPGECM buscam apoiar a progressão gradual dos estudantes rumo à autonomia científica e rumo à consagração desta, por meio da obtenção de grau acadêmico de Mestre. Com este objetivo, cada mestrando terá um docente como orientador, escolhido durante o primeiro semestre. A designação de professores orientadores será determinada com base nos critérios fixados pelo Colegiado do Programa. A dissertação está atrelada ao desenvolvimento de um produto educacional que representa uma produção técnico-tecnológico e que atende as especificidades da Área de Ensino, bem como o Regimento Interno do PPGECM. Nele está especificado que o produto educacional, na forma de texto ou outro deve estar separado da dissertação, ser reproduzível e disseminável no sistema de ensino, sendo sua implementação e seu uso relatados na dissertação. Esse produto educacional segue a Instrução Normativa CPG/PPGECM 09/2021 e abrange um conjunto de possibilidades dentre as quais estão o desenvolvimento de: mídias educacionais como vídeos, simulações, animações, videoaulas, experimentos virtuais e áudios; protótipos educacionais; objetos de aprendizagem; ambientes de aprendizagem; roteiros para atividades experimentais; propostas de ensino; sequências didáticas; textos de apoio; materiais textuais (livro didático ou paradidático); histórias em quadrinhos e similares; roteiros para peças teatrais; jogos didáticos de mesa ou virtuais; artigos de divulgação científica; atividade de extensão e cursos de capacitação (minicurso, oficina e outros); desenvolvimento de aplicativos; páginas de internet e blogs; atividades como ciclos de palestras, exposições científicas, olímpiadas, expedições, feiras e mostras científicas, atividades de divulgação científica, entre outros.

A seguir descrevemos a infraestrutura da instituição receptora (FCR) e que estará à disposição do PPGECM. A Faculdade Católica de Rondônia conta com um laboratório de Informática com 50 (cinquenta) computadores com processador Intel dual core 2.2 ghz 1 gb de memória e 120gb de disco rígido, com acesso à rede de 100 mb por segundo. Conta com acesso à internet banda larga e WiFi. O laboratório está disponível, diariamente e exclusivamente, para uso dos estudantes do programa de MINTER entre UPF e FCR das 8h às 22h. A Biblioteca da FCR dispõe de mais de 15 mil títulos nas diversas áreas do conhecimento dispostos de forma a propiciar amplo acesso. A consulta ao acervo pode ser feita, também por meio informatizado. Contém salas de estudos individuais com gabinetes e salas de estudos em grupos, ambas com acesso a internet WiFi, climatizadas e em ambiente agradável e propício ao estudo. Vale destacar ainda que a Biblioteca da FCR tem seu acervo clássico e sempre renovado quando solicitado por seus professores e alunos. Por força do Programa MINTER a FCR terá a infraestrutura necessária para disponibilizar aos estudantes do programa o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, por meio da IES Promotora. A FCR possui instalações adequadas à consecução do Programa, pois as condições de trabalho são desenvolvidas em salas de administração e salas de aula, em ambiente climatizado, com equipamentos tecnológicos fixos, com áudio e tela, conectados à internet, específicos para o trabalho acadêmico e científico. A infraestrutura física e recursos materiais conta com equipamentos, laboratórios e instalações adequadas para as funções acadêmicas e administrativas, como segue um breve resumo: salas de aula equipadas com recursos audiovisuais (data show, caixas de som, 10 TVs 29’, com aparelho de DVD) e acesso à internet, outro laboratório de Informática com 50 computadores com acesso à internet banda larga e WiFi, espaço para a administração (secretarias, coordenações, sala de professores, salas de atendimento e orientação, etc.), 04 auditórios com capacidade de 100, 220, 350 e 1.500 pessoas, área de esporte e lazer, área de convivência, amplo estacionamento, capela, reprografia, restaurante universitário, refeitório, cozinha, banheiros com acessibilidade. A FCR está finalizando a construção de seu novo campus, que terá 21.000m², com toda a tecnologia, conforto e acessibilidade para a sequência do mestrado, que tem previsão para inauguração em março de 2022. Sediando o curso de MINTER em pauta, conjuntamente com a UPF, a FCR cederá as instalações necessárias, os equipamentos e o pessoal de apoio (funcionários), bem como parte de seu corpo docente, para o seu pleno funcionamento.

Primeiro semestre do curso: • Didática das Ciências e Matemática (obrigatória – 2 créditos – 40 horas) - outubro de 2021; • Metodologias Ativas para Educação (eletiva – 2 créditos – 40 horas) – novembro de 2021; • Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática I (obrigatória – 2 créditos – 40 horas) - dezembro de 2021; • Teorias de Aprendizagem (eletiva – 2 créditos – 40 horas) – janeiro de 2022. Segundo semestre do curso: • História da Ciência e Matemática (eletiva – 2 créditos – 40 horas) – março de 2022 • Pensamento Computacional na Educação Básica (eletiva – 2 créditos – 40 horas) – abril de 2022; • Recursos Digitais para o Ensino e Aprendizagem (obrigatória – 2 créditos – 40 horas) – maio de 2022; • Produtos Educacionais (obrigatória – 2 créditos – 40 horas) – junho de 2022; • Energia e Meio Ambiente (eletiva – 2 créditos – 40 horas) – julho de 2022; • Orientação I (1 créditos – 20 horas) – durante todo semestre Terceiro semestre do curso: Orientação II (1 créditos – 20 horas) – durante todo semestre. Quarto semestre do curso: • Prática Profissional Docente (obrigatória – 2 créditos – 40 horas) – agosto de 2023 • Orientação III (1 créditos – 20 horas) – durante todo semestre.


Instituição Promotora

CLECI TERESINHA WERNER DA ROSA
42009014 UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF)
99052900
BR 285 - KM 292,7
-
-
São José
Passo Fundo - RS
(54) 33168330
(83) 32356644
(54) 316 8109
(54) 33168103
(54) 33168113
(54) 33111307
(54) 33168330
(54) 33168248
(54) 33168384
(54) 33168380
(54) 33168203
(54) 33168151
(54) 33168151
(54) 33168100
(54) 33168151
(54) 33168109
(54) 33168354
(54) 33168455
(54) 33168151
(54) 33168409
(54) 33168380
(54) 33168409
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(33) 168113
(54) 33168113
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(54) 33168152
(54) 33168152
(54) 33168152
(54) 33168310
(54) 33168485
(54) 33168171
(54) 33168104
reitoria@upf.br

Instituição(ões) Receptora(s)

FACULDADE CATÓLICA DE RONDÔNIA

PEDRO ABIB HECKTHEUER
76801132
Rua Gonçalves Dias, 290
290
-
Centro
Porto Velho - RO
(83) 32356644
(54) 316 8109
(54) 33168103
(54) 33168113
(54) 33111307
(54) 33168330
(54) 33168248
(54) 33168384
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(54) 33168152
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(54) 33168310
(54) 33168485
(54) 33168171
(54) 33168104
reitor@fcr.edu.br


Documentos

IN 7 2021 Atividades Programadas Turmas 2021 e posteriores.pdf
REGIMENTO INTERNO PPGECM 2021 I.pdf
IN 8 2021 Prática Profissional Docente Turmas 2021 posteriores.pdf
IN 9 2021 Produto Educacional Turmas 2021 e posteriores.pdf
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.1
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

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