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Plataforma Sucupira

Dados do Programa

Dinter
201500/2014
02/02/2015 a 30/04/2019

Detalhamento do Programa

12
18/02/2019
São Paulo - SP

Ações Desenvolvidas no Projeto

A preocupação central do Programa foi gerar estudos e pesquisas voltadas a estimular e a consolidar uma perspectiva de raciocínio crítico do Direito, à luz dos impactos provocados pelas mudanças, retorno e transformações de paradigmas da sociedade contemporânea na ampla esfera de problemas, perplexidades e interesses públicos e privados que fazem divisa ou até mesmo se confundem com as dimensões mais aglutinadoras, interdependentes e, por esta razão, mais atualizadas de Direito Político e Econômico. Particularmente, o Programa adota como objetivos específicos as atitudes científicas destinadas a uma pesquisa vertical e aprofundada que sustente as discussões promovidas na área de concentração e nas linhas de pesquisa, bem como o auxilio na formação e fortalecimento de uma comunidade científico-jurídica reflexiva, principalmente atuando de forma solidária aos demais programas de Pós-graduação em Direito no país. No período de 42 (quarenta e dois) meses em atuação articulada com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, as seguintes metas foram formuladas: - Promover a formação qualificada de profissionais da área jurídica em alto nível para atuar em pesquisa e ensino, consultorias acadêmicas promovendo e contribuindo para a consolidação da comunidade acadêmico-científica no Estado de Sergipe, área de abrangência educacional da UNIT. -Formar educadores capazes de produzir e divulgar conhecimentos a fim de contribuir para o aprimoramento do padrão científico e pedagógico em contextos educacionais. - Contribuir com organizações educativas e sistemas de ensino promovendo investigações na área do Direito Socioambiental e formação de professores e operadores de políticas públicas. -Construir uma instância de reflexão coletiva sobre o Direito em suas dimensões histórica, política, cultural, social e econômica. -Investir na contínua melhoria da qualidade do ensino por meio da qualificação de corpo docente e técnico administrativo, do aperfeiçoamento tecnológico a serviço dos processos institucionais. -Consolidar a UNIT como polo nordestino de difusão do conhecimento mantendo liderança e referência no cenário educacional. Para atingir a esses objetivos e metas, o curso de Doutorado na UPM foi oferecida a seguinte Estrutura Curricular: a) Número de créditos. Destinado aos portadores do título de Mestrado em Direito em curso recomendado pela CAPES ou validado pelo governo brasileiro, exige um total mínimo de 62 (sessenta e duas) unidades de crédito, dos quais 20 (vinte) são referentes a disciplinas, 4 (quatro)- referentes à Tutoria de pesquisa, 18 (dezoito) às atividades programadas e 20 (vinte) à pesquisa, elaboração do trabalho, qualificação do projeto e defesa pública da Tese. b) Disciplinas e estrutura curricular.1) Disciplinas Obrigatórias: a) Seminários de Pesquisa em Direito Político e Econômico b) Cidadania e Políticas Públicas; c) Estado e Desenvolvimento. 2) Disciplinas Eletivas: a) Teoria Crítica do Estado e da Cidadania; b) Globalização, Socioambientalismo e Governança e c) A Efetividade dos Direitos Sociais. c) Atividades Programadas. O aluno do doutorado obteve créditos em atividades programadas: créditos pela participação em atividades vinculadas ao campo da Metodologia Científica e de Pesquisa e créditos pela atividade de publicação e participação em reuniões científicas. Espera-se, com créditos em publicações e participação em eventos, levar o aluno a atuar em reuniões científicas e a adquirir o hábito do debate científico e da publicação, imprescindíveis para a formação do pesquisador e do docente do ensino superior. d) Produção Intelectual (Doutorado): Destaca-se que, além dos créditos obtidos nas disciplinas, também deverá o aluno apresentou – como requisito necessário para o depósito do projeto de qualificação – comprovante de publicação de produção intelectual, após ciência e autorização do professor Orientador e do Coordenador do Programa. e)Exame de qualificação e defesa da tese: O exame de qualificação é realizado até o término do quinto semestre e a defesa da tese, no fim do sétimo semestre. As bancas examinadoras do exame de qualificação e da defesa da tese são constituídas pelo orientador, por professores da UPM e por dois participantes externo à Universidade. Após aprovação na qualificação o aluno seguiu-se a elaboração da tese de doutorado, cujo prazo de depósito foi o final sexto semestre. O curso foi finalizado em 42º meses.

- Laboratórios: PROGRAMA RECEPTOR Para a realização do curso a UNIT possui estrutura física compatível para a implantação do DINTER proposto, sendo composta por salas de aula climatizadas, com instalação fixa de equipamentos de multimídia, com capacidades diferenciadas para grupos de 06 a 60 alunos. Estão em funcionamento também, laboratórios de informática e sala de aula informatizada, equipadas com computadores dispostos em bancada que possibilitam a utilização individual ou em dupla desses equipamentos. Esses espaços contam com acesso à Internet banda larga, com servidor próprio. O Programa contará, ainda, com espaço para a Sala da Coordenação operacional, com mobiliário e equipamentos de informática, acesso à Internet e secretarias locais de apoio. ESTRUTURA DE SERVIÇOS A UNIT conta com uma estrutura completa de atendimento (acadêmico e docente) composta pela Secretaria Acadêmica, que atua no registro das atividades de ensino, pesquisa e extensão, estando vinculada às Pró-Reitorias (Diretorias) de Graduação, de Extensão e de Pesquisa e Pós-Graduação. Também possui setores de atendimento específico, instalados para o total apoio das atividades a serem desenvolvidas. Dentre esses se destacam os setores de equipamentos e informática, que prestam suporte ao trabalho dos professores. Especificamente, no que diz respeito ao programa proposto, encontram-se disponibilizados servidores para atuar junto à Coordenação do DINTER, em espaço físico exclusivamente implementado para esse fim. PROGRAMA PROMOTOR Os alunos do curso dispõem de amplo acesso aos equipamentos de informática fundamentais para o desenvolvimento das atividades do curso, bem como acesso a rede de dados interna, internet e bases bibliográficas utilizando-se de tecnologia Wi-fi em todo o campus. A UPM dispõe ainda de laboratórios de informática de uso geral dos alunos, com acesso a internet e facilidades de impressão. O Curso de Direito conta com: Laboratórios de Informática : 03 laboratórios Laboratórios de Prática Jurídica e dois Juizados Especiais Cíveis Sala de Audiência e Simulação Todos os laboratório especializados utilizados no curso de dispõem de pessoal técnico especializado de apoio e manutenção, geral e local. Esses técnicos dão ainda apoio aos professores durante as aulas neles ministrada, bem como no desenvolvimento de atividades decorrentes das aulas práticas. BIBLIOTECA: BIBLIOTECA - INFORMAÇÕES GERAIS INSTITUIÇÃO RECEPTORA A Biblioteca do Campus Farolândia ocupa uma área de: 777,55 m2, com ambientes climatizados e áreas reservadas ao estudo individual e/ou em grupo, cabines de leitura individual, duas salas para aulas na Biblioteca, auditório e laboratório de multimídia com acesso a internet e bases de dados. Todas as Bibliotecas da Universidade estão integradas através do Sistema Pergamum, que gerencia todos os serviços das Bibliotecas da rede. O Pergamum maximiza o atendimento aos usuários e contempla as principais funções de uma biblioteca, funcionando de forma integrada da aquisição ao empréstimo. Atualmente o acervo da Biblioteca do Campus Farolândia possui 43077 títulos e 183.818 exemplares e vem crescendo ano a ano com o investimento estabelecido pela Mantenedora. Os acervos das bibliotecas da UNIT podem ser consultados pela comunidade acadêmica e pela sociedade em geral através do site www.unit.br, que permite ao usuário realizar consultas, renovações, reservas, verificar disponibilidade de material por biblioteca, datas de devoluções de materiais emprestados etc. A Biblioteca assina as seguintes bases de dados de periódicos da empresa da EBSCO (Eletronic Book Services Corporation): academic search premier, MEDLINE, Dentistry & Oral Sciencies Source; American Chemical Society – AS. Por meio do Portal de Periódicos Capes, há ainda acesso às bases Scopus, Science Direct e ASTM. No portal do Magister os alunos ainda podem acessar as bases de acesso livre. Disponível também o Portal Nemes - base de dados contendo manuais, vídeos aulas e 416 links da ordem com jurisprudência, legislação, súmulas, exercícios essenciais e avançados. Acervo específico O acervo de livros específicos de Direito conta com 9.159 títulos e 27.416 exemplares. A Biblioteca mantém ainda a assinatura de 26 revistas impressas e 18 eletrônicas, específicas da área. INSTITUIÇÃO PROMOTORA A Faculdade de Direito possui Biblioteca setorial localizada no 2º subsolo do Prédio Modesto Carvalhosa com acervo composto por mais de 103.000 exemplares de obras, mais de 10.000 periódicos e 600 CDs Rooms, disponibilizando, ainda, o empréstimo entre bibliotecas, possibilitando ao aluno o intercâmbio com acervos de outras instituições. Para os alunos regularmente matriculados a Biblioteca fornece o empréstimo domiciliar, podendo cada aluno retirar até 6 itens, entre revistas, livros e dissertações – pelo período de 7 dias. A Biblioteca de Direito possui um projeto denominado “Amo Livro” que visa conscientizar os usuários acerca da necessidade do respeito e conservação do acervo. O projeto conta com a participação de alunos-monitores responsáveis por atender os alunos, em apoio aos bibliotecários e funcionários, em caso de dúvidas acerca do acervo. Os recursos e serviços estão disponíveis aos usuários 78h (setenta e oito horas) por semana, nos horários de 2ª a 6ª feira, das 7h30 às 22h e aos sábados, das 9h15 às 16h45. Em 2014 o conjunto formado pelas Bibliotecas da Universidade totalizava a área construída de 4.338 m2, sendo que para servir aos alunos e professores da Faculdade de Direito, no campus Higienópolis, encontra-se disponibilizado o Edifício Modesto Carvalhosa (Setorial Direito = 632 m2; e Sala de estudos = 120 m2). Seu endereço eletrônico é: biblio.dir@mackenzie.br O acervo dos livros atende à formação geral e específica dos acadêmicos. O acervo de títulos compreende: a) Livros: 20.628; b) Artigos: 675; c) Dissertações: 468; d) Teses: 32; e) Periódicos: 277. Além do acervo digital disponível on line. A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie, disponibiliza na Internet o acesso às teses e dissertações defendidas na Instituição desde o ano de 2006, contando atualmente com 1.503 documentos, entre dissertações e teses. Os documentos disponibilizados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie também são visualizados na BDTD – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Nacional, que reúne a produção nacional, e na NDLTD – Networked. Repositório Institucional O Repositório Institucional do Mackenzie foi criado pela Biblioteca com o objetivo de armazenar, preservar e disponibilizar na Internet a produção intelectual da Instituição. A sua implantação oficial se deu por determinação do Ato da Reitoria nº 12/2012, de 17 de setembro de 2012, e obteve a nomeação de seu Comitê Gestor pela Ordem Interna 25/2012 de 17 de setembro de 2012. BIBLIOTECA - PORTAL DE PERIÓDICOS: A Instituição Promotora tem acesso ao Portal de Periódicos : Sim Acesso : Total Quantidade de acesso estimado nos últimos doze meses : 352027 A Instituição Receptora tem acesso ao Portal de Periódicos: Sim Acesso : Total Quantidade de acesso estimado nos últimos doze meses : 99 OUTROS RECURSOS : Instituição Receptora e Promotora são instituições privadas, com excelente infraestrutura disponível para vivência, ensino e pesquisa. Em ambas existem mais de uma dezena de auditórios, com capacidades variadas, áreas de convivência, cantinas, restaurantes e serviços disponíveis. Especificamente com respeito à infraestrutura voltado ao ensino e à pesquisa, observa-se que ambas têm várias dezenas de laboratórios e acesso à rede wireless na maior parte de suas instalações. O acesso do aluno a todos os serviços está disponível por meio de um documento de identificação, que os habilita a usar todos os serviços acessíveis aos alunos de pós-graduação. Não obstante isso, vale a pena ressaltar que a Instituição Promotora possui: 1. ACESSIBILIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (NECESSIDADES ESPECIAIS) A Universidade Presbiteriana Mackenzie possui plena e adequada acessibilidade às pessoas com necessidades especiais, sejam estas relativas a qualquer tipo de deficiência física ou mental, no que diz respeito ao acesso às atividades de ensino, pesquisa e extensão, tanto nas modalidades presenciais como à distância. Isso se dá, por meio da adequação arquitetônica do seu espaço físico e também pela elaboração e utilização do material e dos instrumentos pedagógicos diferenciados para atender as necessidades destes universitários – além da existência de funcionários especializados para esse tipo de necessidade. A UPM, nesta perspectiva, possibilita a inclusão real das pessoas com necessidades especiais em seus diversos níveis de ensino (Graduação e Pós-Graduação). Essa acessibilidade é promovida por meio, dentre outras, das seguintes ações: 1. Acesso Físico: Existência de rampas de acesso em todas as entradas do campus e de cada prédio do conjunto arquitetônico, devidamente sinalizadas e com a presença de todos os instrumentos de proteção. 2. Acesso nos prédios: Existência de elevadores nos prédios de aula, laboratórios dentre outros. 3. Mackenzie on line: Construção e utilização de ferramentas e instrumentais virtuais que permitem o acompanhamento constante das atividades universitárias e possibilitam o acesso ao material e as aulas das pessoas com deficiência auditiva e/ou visual (por meio dos programas de leitura de computador). 4. Presença de monitores acadêmicos para tradução para a linguagem LIBRAS no auxilio aos deficientes auditivos. 5. Política de inserção trabalhista de funcionários (corpo docente e administradores escolares). 2. Corpo Administrativo O corpo administrativo da Faculdade de Direito, Graduação e Pós-Graduação, é composto por Estagiários, Auxiliares Administrativos Juniores e Seniores que realizam suas atividades nas seguintes secretarias: a)Secretaria Setorial da Faculdade de Direito: é órgão administrativo auxiliar da Faculdade de Direito. b) Secretaria Setorial da Pós-Graduação: é órgão administrativo auxiliar do Programa de Pós-Graduação em Direito. Além disso, a Pós-Graduação Stricto Sensu é assessorada administrativamente por todos os órgãos do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação e da Coordenação Geral de Pós-Graduação.

Os componentes curriculares do Curso de Doutorado serão ofertados e distribuídos conforme o seguinte cronograma: O curso foi planejado para se desenvolver em 7 semestres. As aulas serão concentradas nos tres primeiros semestres do curso, para que o discente possa realizar as atividades de pesquisa e orientação nos últimos semestres. No primeiro semestre, serão ofertadas: 1 disciplina obrigatória, de forma concentrada, na sede da Promotora; 2 disciplinas obrigatórias na sede da Receptora. Será realizada a Orientação Inicial dos projetos, em um primeiro momento pela Coordenadora que depois promoverá a distribuição dos temas entre os professores orientadores. Ainda, será realizado o primeiro estágio na sede da promotora. No segundo semestre, serão ofertadas 2 disciplinas eletivas na sede da Receptora e realizada orientação das teses No terceiro semestre, será ofertada 1 disciplina eletiva na sede da Receptora e realizada orientação das teses Nos quarto e quinto semestres, a dedicação maior será a realização das Orientações e preparação das teses para submissão à banca de qualificação. Para cumprimento das Atividades de Pesquisa Orientada, será realizado um Seminário de Pesquisa no qual os discentes deverão expor seus projetos de doutorado para a comunidade acadêmica. Ainda no sexto semestre, será realizado o segundo período de estágio na sede da promotora. Nos sexto e sétimo semestres, a dedicação maior será a preparação final das Teses para submissão à banca de Defesa, e para a realização da APO e dos últimos estágios.


Instituição Promotora

SOLANGE TELES DA SILVA
33024014 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE)
01302907
Rua da Consolação, 896
-
-
CONSOLAÇÃO
São Paulo - SP
(11) 21148143
(11) 3236 8391
(11) 21148000
(11) 32142990
(11) 3236 8391
(11) 21148600
(11) 21148755
(11) 21148202
(11) 21148143
(11) 32143102
(11) 21148586
(11) 21148707
(11) 21148600
(11) 21148961
(11) 21148000
(11) 21148000
(11) 21148707
(11) 21148961
(11) 21148961
(11) 21148882
(11) 21148000
(11) 21148667
(11) 21148202
(11) 21148712
(11) 21148710
(11) 21148268
(11) 21148000
(11) 21148000
(11) 21148268
(11) 21148882
(11) 21148712
(11) 21148712
(11) 21148710
(11) 21148143
(11) 21148694
(11) 21148836
(11) 21148867
(11) 21148710
(11) 21148793
(11) 21148597
(11) 21148757
(11) 21148711
(11) 21148202
(21) 148281
(11) 21148961
(11) 21148792
(11) 21148000
(11) 21148712
(11) 21148707
(11) 21148000
(11) 21148281
(11) 21148882
(11) 21148667
(11) 21148600
(11) 21148882
(11) 21148586
(11) 21148281
(11) 21148707
(11) 21148000
(11) 21148712
(11) 21148694
(11) 21148802
(11) 27667412
(11) 21148836
(11) 21148867
(11) 21148757
(11) 21148597
(11) 21148179
(11) 21148132
(11) 21147411
(11) 21148600
(11) 21148712
(11) 21148143
(11) 21148268
(11) 27667411
(11) 2766-7411
(11) 21148707
(11) 21148792
(11) 21148763
(11) 21148711
(11) 21148144
(11) 21148421
(11) 27667525
(11) 21148802
(11) 21148421
(011) 21148961
reitoria@mackenzie.br

Instituição(ões) Receptora(s)

UNIVERSIDADE TIRADENTES

LIZIANE PAIXAO SILVA OLIVEIRA
49032490
AV. MURILO DANTAS, 300
-
-
FAROLÂNDIA
Aracaju - SE
(79) 32182112
(11) 3236 8391
(11) 21148000
(11) 32142990
(11) 3236 8391
(11) 21148600
(11) 21148755
(11) 21148202
(11) 21148143
(11) 32143102
(11) 21148586
(11) 21148707
(11) 21148600
(11) 21148961
(11) 21148000
(11) 21148000
(11) 21148707
(11) 21148961
(11) 21148961
(11) 21148882
(11) 21148000
(11) 21148667
(11) 21148202
(11) 21148712
(11) 21148710
(11) 21148268
(11) 21148000
(11) 21148000
(11) 21148268
(11) 21148882
(11) 21148712
(11) 21148712
(11) 21148710
(11) 21148143
(11) 21148694
(11) 21148836
(11) 21148867
(11) 21148710
(11) 21148793
(11) 21148597
(11) 21148757
(11) 21148711
(11) 21148202
(21) 148281
(11) 21148961
(11) 21148792
(11) 21148000
(11) 21148712
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(11) 21148882
(11) 21148667
(11) 21148600
(11) 21148882
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(11) 21148707
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(11) 21148694
(11) 21148802
(11) 27667412
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(11) 21148867
(11) 21148757
(11) 21148597
(11) 21148179
(11) 21148132
(11) 21147411
(11) 21148600
(11) 21148712
(11) 21148143
(11) 21148268
(11) 27667411
(11) 2766-7411
(11) 21148707
(11) 21148792
(11) 21148763
(11) 21148711
(11) 21148144
(11) 21148421
(11) 27667525
(11) 21148802
(11) 21148421
(011) 21148961
reitoria@unit.br


Documentos

ficha_recomendacao_proposta_201500_2014.pdf
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.1
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

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