• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Programa

Projeto de Cooperação entre Instituições - Mestrado
40/2022
04/11/2022 a

Detalhamento do Programa

30
30/04/2025
Belo Horizonte - MG

Ações Desenvolvidas no Projeto

Estrutura Curricular: A estrutura curricular e os princípios pedagógicos do Mestrado em Economia do Ibmec foram definidos levando-se em consideração o perfil do corpo discente. As disciplinas procuram desenvolver de maneira complementar a fundamentação teórica e as aplicações práticas em situações realistas tipicamente vivenciadas no ambiente econômico brasileiro e internacional. Cada disciplina equivale a 2 créditos e cada crédito corresponde a 15 horas-aula. Detalha-se, a seguir, a estrutura curricular atual do Mestrado Profissional em Economia do Ibmec, contendo as disciplinas obrigatórias e as possíveis eletivas. Cumpre ressaltar que as eletivas serão ofertadas em função de necessidades de pesquisa apresentadas pelos alunos ao longo do processo de formação: 1) Disciplinas obrigatórias, que oferecem conhecimentos essenciais gerais na área de Economia. As disciplinas desse grupo são Métodos Matemáticos em Economia, Inferência Estatística, Microeconomia, Microeconomia Aplicada, Flutuações Macroeconômicas, Desenvolvimento Econômico, Econometria I, e Econometria II. Cada uma delas é de dois créditos, o que dá um total 16 créditos. 2) Disciplinas eletivas, contemplando um conjunto de conhecimentos específicos, nas linhas de pesquisa do mestrado, a saber, Macroeconomia e Desenvolvimento Econômico, Microeconomia Aplicada e Finanças (Financial Economics). Cada uma das linhas abrange certo número de disciplinas, de dois créditos cada. Com a supervisão do professor orientador, o aluno elege livremente, no mínimo, quatro delas, perfazendo um total mínimo de 8 créditos. 3) Desenvolvimento e defesa da dissertação de mestrado. O trabalho de desenvolvimento da dissertação de mestrado corresponde a 16 créditos, incorporados ao programa de estudos do aluno somente depois que a dissertação tiver sido defendida e aprovada. Nenhum aluno poderá defender sua dissertação sem ter completado o número mínimo de 24 créditos exigidos em disciplinas, e sem que tenha obtido coeficiente de rendimento global igual ou superior a 7,0 (sete). O curso de mestrado em Economia exige um total mínimo de 30 (trinta) créditos, assim distribuídos: 8 disciplinas obrigatórias (16 créditos); 4 disciplinas eletivas (8 créditos); dissertação (16 créditos). Assim o total de disciplinas é de 12 e o total de créditos é de 40. Experiências inovadoras de Formação* O programa busca promover o aprendizado dentro e fora de sala de aula. Em sala de aula, são empregados diferentes métodos de ensino, incluindo aulas expositivas, apresentações, debates, estudos de caso, simulações, práticas em laboratório, e desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicados. Além disso, estimula-se uma postura crítica por parte dos discentes. Mais importante do que absorver conceitos, é a capacidade de analisá-los criteriosamente, entendendo os princípios e postulados em que se baseiam e suas limitações e possíveis aplicações. Espera-se também que os alunos contribuam com suas próprias experiências, para que possam conectar os tópicos do curso a suas realidades profissionais. O trabalho em equipe é um dos meios adotados para intensificar a troca de experiências entre alunos. Essas atividades serão complementadas pela oferta regular de eventos e palestras com profissionais de renome no cenário nacional e internacional, viagens internacionais de formação, e intercâmbios com instituições de ensino estrangeiras. Tais possibilidades são abertas a todos os discentes da instituição. Adicionalmente, os alunos do Mestrado são incentivados a participar de eventos científicos (com suporte financeiro da instituição), integrar projetos de pesquisa, e desenvolver artigos acadêmicos, sempre com a orientação, apoio, e supervisão dos docentes do programa. Esses temas serão tratados com maior detalhe nas próximas seções.

Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora Laboratórios Os laboratórios da unidade Ibmec de Belo Horizonte, onde os mestrados em Administração e Economia são oferecidos, foram planejados para conferir total adequação às atividades práticas de ensino-aprendizado desenvolvidas nos cursos da instituição. Em todos os laboratórios, há uma máquina para cada discente, além de um computador de uso exclusivo do professor. Quando não estão sendo utilizados para aulas, os laboratórios estão à disposição dos alunos para a realização de estudos extraclasse, consultas e elaboração de trabalhos. Pelo menos quatro laboratórios permanecem abertos de segunda à sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados, das 7h às 12h. A seguir, detalham-se as configurações dos computadores disponíveis: Laboratório 2L1: 60 computadores Core i5, 04 GB memória, HD de 500GB; Laboratório 2L2: 38 computadores Core i5, 08 GB memória, HD de 500GB; Laboratório 3L1: 60 computadores Core i5, 08GB memória, HD de 1TB; Laboratório 3L2: 57 computadores Core i5/Duo Core, 04 GB memória, HD de 500GB; Sala de Estudos: 30 computadores Core i5, 04 GB memória, HD de 500GB; Cybers: computadores Duo Core, 04 GB memória, HD de 500GB; Os softwares disponíveis nos laboratórios e salas dos professores dos mestrados são: Windows 10 Enterprise; MS Office 2019 Português BR; Project 2019 Português BR; Visio 2019 Português BR; Adobe Reader DC, 7Zipe, Flash Player, VLC Player, Economatica (via web), Eviews , Stata 12, R e RStudio. Além disso, quando requerido por um docente do curso e aprovado pela Coordenação, é possível solicitar a aquisição ou instalação de outros aplicativos. Ressalta-se também que a política de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Ibmec prevê a realização de estudos anuais para identificar necessidades de aquisição e implantação de software e substituição de hardware, tendo em vista o planejamento elaborado pelos cursos de graduação e pós-graduação. Adicionalmente os computadores da instituição possuem acesso à internet e estão conectados a cinco Totens de impressão distribuídos pelo edifício e no segundo andar possui uma reprografia para serviços de impressão colorida e encadernação. Recursos de informática: Os alunos do Mestrado do Ibmec têm à sua disposição recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) modernos e de alta qualidade, em termos de quantidade de equipamentos por usuário, acessibilidade, velocidade de acesso à Internet, e política de atualização de equipamentos e software. As instalações da instituição no campus de Belo Horizonte, onde os mestrados em Administração e Economia são oferecidos, incluem quatro laboratórios de informática de 85 m² e 100 m² com 60, 60, 57 e 38 computadores cada, acesso à Internet banda larga wireless em todos os andares, recursos multimídia (projetores, sonorização, computadores, etc.) em todas as salas de aula, e impressoras de alta velocidade. Além disso, todos os docentes contratados em tempo integral dos programas de mestrado dispõem de escritórios individuais com ramal telefônico e computadores com processador Core i5, com 4 GB memória RAM e disco rígido de 500 GB, além de acesso a impressoras a laser monocromática multifuncional. O auditório, salas de aula, e salas de estudos são equipados com computadores com processador Intel Core i5 04 GB de memória RAM e disco rígido de 500 GB. O Ibmec Belo Horizonte possui redes de dados distintas (corporativa e acadêmica), protegidas por firewall para acesso seletivo de alunos, funcionários e professores. O acesso à Internet se dá por meio de link dedicado da Vivo. Todos os alunos dispõem de senha de acesso aos laboratórios, com controle de impressão nos equipamentos disponibilizados pela instituição. Todos os computadores dos laboratórios e da biblioteca têm acesso à Internet e à intranet da instituição. Condizente com seus objetivos de apoiar o desenvolvimento de pesquisas relevantes e de alta qualidade, e de prover uma educação de excelência para seus discentes, o Ibmec disponibiliza para seus professores e alunos algumas das melhores bases de dados de periódicos e artigos nas áreas de Administração e Economia. Os docentes e discentes do Ibmec têm também acesso, via Internet, ao acervo completo das bibliotecas da instituição, podendo fazer consultas sobre os materiais disponíveis para consulta local e para empréstimo, solicitar reservas de publicações, e efetuar renovações de empréstimos por ele já realizados. O acervo da biblioteca do Ibmec Belo Horizonte está integrado ao acervo das bibliotecas dos campi do Ibmec na Barra e Centro, no Rio de Janeiro, e no Ibmec Brasília, aumentando ainda mais a disponibilidade de materiais para consulta e empréstimos. O sítio institucional das Faculdades Ibmec (http://www.ibmec.br/) é o portal concentrador das principais informações da instituição, especialmente as relativas aos cursos oferecidos no nível de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu, e cursos de curta duração. Seu conteúdo inclui: informações sobre os objetivos, estrutura curricular, corpo docente, e processo seletivo de cada curso; documentos acadêmicos e contratos de serviço; calendários e dados gerais de cursos e eventos; notícias sobre o Ibmec, com destaque para a inserção de docentes e discentes na mídia externa; endereço das unidades e dados de contato de seus gestores e docentes; informações sobre serviços e programas adicionais oferecidos, como Ibmec Carreiras (para apoio à colocação no mercado de trabalho e Gestão da Carreira Profissional), Alumni (um programa de integração e acompanhamento dos ex-alunos), e convênios internacionais; e links para a Ouvidoria e canais do Ibmec nas redes sociais, sítios de informações sobre o crédito estudantil, etc. Além do sítio institucional, os alunos e professores do programa têm acesso a um sistema com base em plataforma Web (http://www.intranet.ibmecrj.br/mestrado/), onde podem obter uma variedade de conteúdos, incluindo o regulamento do curso e atos do Diretor; documentos acadêmicos; dados de contato de professores e coordenadores; grade horária e calendário acadêmico; material didático das disciplinas; histórico escolar e notas e frequência em disciplinas; padrões de documentos, como a dissertação; agenda de eventos e cursos de extensão; avisos e notícias importantes; acesso a serviços gerais, como Biblioteca, Ibmec Carreiras, e Helpdesk; e geração de 2ª via de boletos. Biblioteca A Faculdade de Economia e Finanças Ibmec considera que o conhecimento científico terá um impacto maior e mais significativo no processo de transferência e inovação tecnológica se houver um serviço de informação especializado, estruturado, desenvolvido e bem preparado para selecionar informação técnica, cultural, e científica. As bibliotecas do Ibmec, localizadas nas unidades Centro e Barra, no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte (MG) e em Brasília (DF), é parte essencial do projeto institucional, tendo a finalidade de organizar e disseminar a informação, apoiando atividades inerentes ao processo de ensino, pesquisa e extensão. São funções das bibliotecas da instituição: (1) satisfazer seus usuários, com oferta de produtos e serviços de informação com qualidade; (2) identificar e organizar fontes de informações potencialmente úteis aos seus usuários; (3) analisar e processar informações com qualidade e produtividade, para a geração de produtos e serviços de interesse do mercado e comunidade acadêmica; e (4) desenvolver ferramentas e métodos de trabalho eficazes. A biblioteca localizada na unidade do Ibmec de Belo Horizonte, onde são oferecidos os cursos de mestrado da instituição, possui um grande e variado acervo, que atende as áreas de Administração, Economia, Direito, Relações Internacionais e Ciências Contábeis. O acervo geral é formado por livros, obras de referência, dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso, periódicos, e outros documentos, como CDs e DVD. Abaixo, apresentam-se mais detalhes sobre o acervo. 000 Generalidades: 417 títulos (1.407 exemplares). 100 Filosofia: 93 títulos (273 exemplares). 200 Religião: 7 títulos (52 exemplares). 300 Ciências Sociais: 4.262 títulos (11.628 exemplares). 400 Línguas: 3 títulos (4 exemplares). 500 Ciências puras: 472 títulos (4. 356 exemplares). 600 Ciências aplicadas: 3.794 títulos (8.721 exemplares). 700 Artes: 63 títulos (409 exemplares). 800 Literatura: 17 (32 exemplares). 900 História e Geografia: 73 títulos (218 exemplares). TOTAL – 9.201 títulos (27.100 exemplares). Além desses 9.201 títulos, totalizando 27.100 exemplares, a biblioteca conta com a assinatura de periódicos acadêmicos e de atualidades. A biblioteca atualiza o seu acervo de acordo com a seguinte política: (i) Pesquisa de títulos novos e pertinentes ao acervo no mercado editorial; (ii) Sugestão de professores e alunos, com aprovação dos coordenadores; (iii) Livros adotados e indicados pelo MEC de acordo com a disciplina do curso. A biblioteca de Belo Horizonte funciona numa área de 302,22m2, sendo 150,46m2 destinados ao acervo, e 271,30m2 destinados aos alunos. Esta área é possui 16 salas para trabalhos em grupo com capacidade para 4 pessoas em cada, com computador e acesso por cabo e wireless à Internet, e 14 áreas individuais de estudos, com acesso à Internet. A biblioteca conta com quatro (4) assistentes de biblioteca e um (1) bibliotecário; está aberta de segunda à sexta-feira das 7h00 às 22h00, e sábado das 8h00 às 12h00, para alunos, professores, e o público externo. Em 2016, a biblioteca atualizou a versão do Pergamum, sistema utilizado no gerenciamento da biblioteca. Com isso, agora todas as dissertações de mestrado defendidas estão disponíveis para acesso público com possibilidade de downloads. O link de acesso é: http://biblioteca.adtalembrasil.com.br/pergamum/biblioteca/index.php

A elaboração do cronograma de atividades levou em consideração a viabilidade de execução da IES receptora, além de aspectos operacionais de funcionamento, como feriados locais, nacionais e recessos. O curso de mestrado para essa turma fora de sede é estruturado em oito trimestres. Nos seis primeiros o aluno irá cursar doze disciplinas no total, sendo duas por trimestre. Nos dois últimos trimestres o aluno irá elaborar o seu trabalho de dissertação sob orientação de um docente do programa. Em resumo, são seis trimestres letivos, e dois trimestres de preparação de dissertação. Cada um dos trimestres letivos é organizado de maneira semelhante. O aluno cursa duas disciplinas no trimestre em 8 ciclos presenciais, sendo os dois últimos reservados para a aplicação de prova. Os oito ciclos perfazem um total de 60H, sendo 30H para cada disciplina. As aulas ocorrem nas sextas e nos sábados nos seguintes horários: Sexta-Feira: 19:00h até 22:00h Sábado: 09:00h até 12:00h e 13:00h até 16:00h Como exemplo, segue abaixo o primeiro trimestre do curso. Para todos os outros trimestres letivos a estrutura é a mesma, mudado apenas as datas. ciclo 01 - atividade: aula, dia 07/10/22 e dia 08/10/22; ciclo 02 - atividade: aula, dia 21/10/22 e dia 22/10/22; ciclo 03 - atividade: aula, dia 04/11/22 e dia 05/11/22; ciclo 04 - atividade: aula, dia 11/11/22 e dia 12/11/22; ciclo 05 - atividade: aula, dia 18/11/22 e dia 19/11/22; ciclo 06 - atividade: aula, dia 25/11/22 e dia 26/11/22; ciclo 07 - atividade: prova, dia 03/12/22; ciclo 08 - atividade: prova, dia 10/12/22. Quando a atividade é uma prova, ela é realizada no Sábado das 09:00h até 12:00h. Para os últimos dois trimestres, os de preparação de dissertação, as reuniões periódicas entre o docente orientador e o orientando são realizados via Teams de maneira síncrona. O curso iniciou suas atividades em 07/10/2022 e a previsão é que encerre suas atividades no fim de março de 2025.


Instituição Promotora

SERGEI VIEIRA SILVA
31034012 CENTRO UNIVERSITÁRIO IBMEC (IBMEC)
20030020
RUA PRESIDENTE WILSON, 118
-
-
CENTRO
Rio de Janeiro - RJ
(21) 45034009
(21) 45034000
(21) 45034009
(21) 45014128
(21) 45034168
(21) 45034000
(21) 45034173
(21) 45034000
(21) 32844000
(21) 45034314
(21) 45034168
(21) 45034009
(21) 32844000
(21) 45034128
(21) 45034168
reitoria.ibmecrj@ibmec.edu.br

Instituição(ões) Receptora(s)

CENTRO UNIVERSITÁRIO IBMEC BH

MARCOS ANTONIO DE CAMARGOS
30130130
Rua Rio Grande do Norte, 300
300
-
Funcionários
Belo Horizonte - MG
(31) 3247 5777
(21) 45034000
(21) 45034009
(21) 45014128
(21) 45034168
(21) 45034000
(21) 45034173
(21) 45034000
(21) 32844000
(21) 45034314
(21) 45034168
(21) 45034009
(21) 32844000
(21) 45034128
(21) 45034168
regulatorio.nacional@estacio.br


Documentos

Turma Fora de Sede - Anexos.pdf
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.1
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer