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Plataforma Sucupira

Dados do Programa

Dinter
226237/2014
10/03/2015 a 05/04/2019

Detalhamento do Programa

12
31/07/2019
Ribeirão Preto - SP

Ações Desenvolvidas no Projeto

Proposta acadêmico-pedagógica do curso O Programa de Pós-Graduação em Odontologia, áreas de concentração Endodontia e Implantodontia, fundamenta-se em três premissas básicas do aprendizado, quais sejam: fazer, ensinar e pesquisar. A estrutura pedagógica proposta tem o objetivo de capacitar profissionais para a docência crítica e para a pesquisa. Para isso, o curso se estrutura em metodologia que articula o processo ensino/aprendizagem, integrando uma série de atividades e estratégias educacionais participativas que estimulam o aprendizado, principalmente em torno da pesquisa, premissa básica para a formação de um docente com forte base acadêmica e científica. A estrutura pedagógica é flexível e integralizadora dos níveis mestrado e doutorado. No doutorado, a ênfase à aprendizagem em pesquisa ocorre por meio de estratégias de elaboração de projetos de pesquisas, capacitação e manuseio de equipamentos de laboratório, acompanhamento da sistematização da metodologia científica, aprofundamento e consolidação nas linhas de pesquisa do programa, análise dos dados experimentais coletados, orientação supervisionada de iniciação científica aos alunos de graduação, domínio de recursos institucionais para a pesquisa, ressaltando a importância da divulgação dos resultados da pesquisa. Salientando-se a necessidade de abordar questões relativas à qualidade do ensino e aprimoramento da competência pedagógica, também relacionada à pesquisa e sua difusão. Objetivos e Metas São objetivos do Projeto de Doutorado Interinstitucional: a) viabilizar a formação de doutores junto ao Curso de Odontologia da Faculdade Meridional - IMED com o mesmo padrão de qualidade do curso da UNAERP; b) apoiar a capacitação de docentes para os diferentes níveis de Ensino; c) subsidiar a nucleação e o fortalecimento de grupos de Ensino e Pesquisa; d) fortalecer e estabelecer as condições para a criação de novos cursos de Pós-Graduação; e) propiciar o aumento da competência de formação de recursos humanos de alto nível na Faculdade Meridional; f) contribuir para a criação e fortalecimento de linhas de Pesquisa que respondam às necessidades daquela região e ampliem o comprometimento Institucional com o desenvolvimento da região; g) promover o estabelecimento de parcerias duradouras entre Programas de Pós-Graduação ou grupos de Ensino e Pesquisa da Faculdade Meridional - IMED e da UNAERP, em estágios diferenciais de desenvolvimento, tendo em vista a disseminação da competência nacional em ciência e tecnologia. Linhas de Pesquisa e adequação às necessidades da instituição e região beneficiada Na admissão ao programa, é necessário, sempre que possível, a convergência do interesse de estudo do candidato para linhas de pesquisa do Programa. Observa-se articulação das linhas de pesquisa com as necessidades da Instituição receptora (Faculdade Meridional - IMED) e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UNAERP. As linhas de pesquisa do Programa estão descritas abaixo: “Propriedades mecânicas, físico-químicas e antimicrobiana dos materiais utilizados em Endodontia e Implantodontia” - Ao estudar as propriedades que os materiais idealmente devem possuir, torna-se possível estabelecer os parâmetros de pesquisa que possibilitem o desenvolvimento de novos produtos, bem como avaliação daqueles já existentes no mercado. Esta linha de pesquisa visa estudar as propriedades mecânicas, físico-químicas e antimicrobianas dos instrumentos e materiais endodônticos, bem como dos implantes e componentes protéticos. “Técnicas e instrumentos utilizados na Odontologia e sua interação com a Endodontia e Implantodontia” - Esta linha tem como objetivo a avaliação de técnicas e instrumentos utilizados em diferentes áreas da Odontologia e que podem apresentar interface com a Endodontia e Implantodontia. Entender estes aspectos é de grande importância para propiciar um contexto de integração multidisciplinar e interdisciplinar no processo de pesquisa. “Preparo biomecânico do canal radicular” - O paradigma endodôntico vigente é baseado na limpeza, desinfecção e obturação dos canais radiculares. Assim o objetivo dessa linha é avaliar a capacidade de limpeza e desinfecção de diferentes soluções irrigantes associadas a diferentes técnicas e fatores “Patologia aplicada à Endodontia e à Implantodontia” - Avaliação dos aspectos histomorfológicos e patológicos relacionados à evolução reacional geral e específica inerentes à Endodontia e à Implantodontia; com ênfase nos fenômenos inflamatório e reparativo envolvendo o ciclo biológico dos tecidos pulpar e ósseo, bem como as etapas da sua regeneração. Projetos Isolados “Formação pedagógica na Pós-graduação - Possibilidade de transformação da ação docente” - A Odontologia vem sofrendo grande evolução nos últimos anos, diante disso, os docentes estão encontrando dificuldade na elaboração, seleção e planejamento do conteúdo programático a ser ministrado nos cursos de graduação. Além, se torna importante avaliar a articulação entre Projeto Pedagógico do Curso com o Projeto Pedagógico Institucional e as metas e ações descritas no Plano de Desenvolvimento Institucional para melhor compreensão dos processos de avaliação institucional (SINAES). “Importância do conhecimento das principais lesões de tecido mole da cavidade bucal pelo Endodontista”- Tendo em vista que a principal meta de um programa de Pós-Graduação é formar docentes e pesquisadores que atendam aos novos paradigmas da Odontologia, com compromisso em atividade multidisciplinar e interdisciplinar, rompendo desta forma a barreira da especialidade, o objetivo deste projeto é alertar o pós-graduando para a necessidade do exame clínico do paciente, possibilitando assim, a identificação das principais, e mais comuns, lesões que acometem o tecido mole da cavidade bucal, que muitas vezes estão relacionadas à própria atuação do endodontista Forma e freqüência da presença dos docentes do Programa Promotor junto à Instituição Receptora O Programa está previsto para ser desenvolvido em 12 módulos, durante 03 semestres letivos para a integralização dos créditos, 01 semestre letivo para estágio contínuo, 03 a 04 semestres para desenvolvimento do projeto da tese e defesa. Estão previstas 04 viagens semestrais, com estada de uma semana na Instituição Receptora para os docentes do Programa Promotor, com a finalidade de ministrar disciplinas e acompanhar as atividades relativas à tese. Além destas atividades, os docentes da Promotora deverão participar regularmente de Congressos, Jornadas e outros eventos promovidos e indicados pela Receptora. Os alunos serão fortemente estimulados a participar de eventos científicos indicados pelo orientador, ocasião em que deverão apresentar as pesquisas realizadas na área. A presença dos alunos deverá ser monitorada pelo Coordenador Operacional do projeto. Créditos do Programa Os pós-graduandos, nível doutorado deverão completar 260 (duzentos e sessenta) unidades de crédito, perfanzendo 3900 horas, cuja distribuição obedecerá ao seguinte critério: I - 80 (oitenta) créditos em disciplinas; II - 180 (cento e oitenta) créditos para a tese Atividades de Orientação A parte experimental do projeto será desenvolvida na Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, com acompanhamento do co-orientador da Faculdade Meridional - IMED, quando houver, em atividades na Instituição Receptora. A parte escrita poderá ser realizada presencialmente durante o período de realização da atividade na Instituição Promotora e durante as visitas dos docentes à Instituição Receptora, e à distância, com discussões por meio de teleconferências e e-mail.

A Faculdade Meridional / IMED possui estrutura de ensino e pesquisa exclusiva e adequada para abrigar as atividades do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia em nível de Doutorado A Instituição possui uma área construída com mais de 13 mil m², composta por 30 salas de aula, 7 (sete) laboratórios de informática. O espaço reservado para a biblioteca conta com 14 (quatorze) salas de estudos coletivas e individuais para estudantes, todas com acesso à internet. Todo espaço físico da IMED conta com ampla acessibilidade em condições de atender a necessidade de todos os portadores de necessidades especiais. Todo prédio conta com sanitários adaptados para atender pessoas com necessidades especiais. Todos os blocos da IES possuem plataforma de elevação e elevadores. As rampas existentes possuem a inclinação recomendada pela a norma ABNT NBR 9050 de 8% com lixas antiderrapantes Secretaria Administrativa A secretaria administrativa do DINTER será instalada na sede da Faculdade Meridional, em sala de 32 m2. A secretaria conta com três colaboradores para o suporte necessário ao funcionamento do programa. Laboratórios de Informática da Pós-Graduação A estrutura de informática da Instituição está composta por 7 (sete) laboratórios informatizados, no conjunto totalizando 260 computadores. Laboratório de Pesquisa da Pós-graduação A IMED conta, ainda, com a seguinte estrutura de laboratórios específicos: I - Laboratórios de Ciências básicas: - Laboratório de ciências morfológicas, com 30,05 m2 - Laboratório de ciências fisiológicas, com 36,15 m2 - Laboratórios de microbiologia, com 31,10 m2 - Laboratório de microscopia, com 29,25 m2 - Laboratório de técnicas histológicas, com 34,75 m2 II - Laboratórios Pré-Clínicos: - Laboratório pré-clínico I, com 47,45 m2 - Laboratório pré-clínico II, com 47,05 m2 - Laboratório pré-clínico III, com 44,80 m2 - Salas de apoio, com 61,85 m2 Biblioteca A Biblioteca conta com o seguinte espaço físico: a) 1 (uma) sala de 12 m2 para a administração; b) 1 (uma) sala de 14 m2 para atendimento geral com três acessos à internet; c) 11 (onze) salas de estudo fechadas, em média com 7 m² cada uma, em condições de atender até 6 (seis) alunos; d) 3 (três) salas de estudos fechadas e climatizadas, com 12 m2, em condições de atender até 6 (seis) alunos. A Biblioteca da Faculdade Meridional oferece à comunidade acadêmica os seguintes serviços: empréstimo domiciliar, consulta, pesquisa, levantamento bibliográfico, educação do usuário, disseminação da informação, serviço de alerta, serviço de extensão, normalização bibliográfica e comutação bibliográfica. O acervo geral da Biblioteca possui em torno de 20.000 (vinte mil) volumes. A seção de periódicos é uma das mais importantes seções da Biblioteca, visto a composição do acervo ser de informações mais atualizadas, editadas em periódicos técnicos e científicos, jornais, diários, normas, repertórios e outros materiais que traduzem o desenvolvimento da cultura do país e do mundo. Além dos periódicos impressos disponíveis na biblioteca, a IMED proporciona à comunidade acadêmica uma biblioteca virtual, a qual está organizada por escola, categoria e área, disponível no endereço eletrônico www.imed.edu.br/biblioteca. Dessa forma, a Escola de Odontologia proporciona aos seus discentes e docentes a possibilidade de acesso às seguintes bases de dados: SAGE, EBSCO, Thomson Reuters. Clínicas A Faculdade Meridional conta com as seguintes Clínicas, equipadas e em pleno funcionamento: - Clínica Odontológica I e Triagem, com 212,85 m2 - Clínica Odontológica II, com 265,50 m2 - Clínica Odontológica III, com 265,50 m2 Em contrapartida à oferta do programa de Doutorado Interinstitucional – DINTER, a IMED fará investimentos para montar e equipar laboratórios de pesquisa que possam atender às linhas de pesquisa do Programa.

ETAPA / PRAZO DE EXECUÇÃO Envio da Proposta para avaliação pela CAPES - Junho/2014 Seleção dos alunos do Programa - Outubro/2014 Início dos créditos - 1º semestre Término dos créditos - 3º semestre Apresentação dos projetos de tese - 3º semestre Desenvolvimento do projeto de tese - 4º ao 7º semestre Qualificação para a defesa - 7º ao 8º semestre Defesa da tese – Até o 8º semestre


Instituição Promotora

YARA TERESINHA CORREA SILVA SOUSA
33032017 UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO (UNAERP)
14096900
AVENIDA COSTÁBILE ROMANO, 2.201
-
-
RIBEIRÂNIA
Ribeirão Preto - SP
(16) 36037005
(13) 33981000
(13) 33981014
(16) 6036870
(16) 6037005
(16) 36036774
(16) 36037010
(16) 36037030
(16) 36036706
(16) 36037000
(16) 36036706
(16) 6036861603
(16) 36036900
(16) 36037010
(16) 36037010
(16) 36037030
(16) 733001116
(16) 36037000
(16) 36036774
(16) 36037000
(16) 36037000
(16) 36037005
(16) 36037000
(16) 36037005
(16) 36037000
gabinetereitoria@unaerp.br

Instituição(ões) Receptora(s)

FACULDADE ATITUS EDUCAÇÃO PASSO FUNDO

GRAZIELA ORO CERICATO NUNES DE SOUZA
99070220
RUA SENADOR PINHEIRO, 304
-
-
CRUZEIRO
Passo Fundo - RS
(13) 33981000
(13) 33981014
(16) 6036870
(16) 6037005
(16) 36036774
(16) 36037010
(16) 36037030
(16) 36036706
(16) 36037000
(16) 36036706
(16) 6036861603
(16) 36036900
(16) 36037010
(16) 36037010
(16) 36037030
(16) 733001116
(16) 36037000
(16) 36036774
(16) 36037000
(16) 36037000
(16) 36037005
(16) 36037000
(16) 36037005
(16) 36037000
institucional@atitus.edu.br


Documentos

ficha_recomendacao_proposta_226237_2014.pdf
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.1
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

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