Plano Acadêmico:
O curso de Mestrado em Educação encontra-se em aprovado pela Capes em Convênio com a União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (UNIFACC-MT) encontra-se em andamento, com 8 alunos selecionados, matriculados e cursando as atividades proposta pelo curso.
Objetivo e Metas
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, reconhecido pelas Portarias nº 2530/2002 e 524/2008 do Ministério da Educação, iniciou suas atividades em 1994 com o curso de Mestrado em Educação, consolidando-se em 2008 com a abertura do curso de Doutorado em Educação. O Programa de Pós-Graduação em Educação tem como objetivo:
I. formar pesquisadores/as capazes de compreender os processos educacionais e atuar no meio social de forma crítica e comprometida com a produção qualificada de conhecimento;
II. promover a apropriação, a produção e a circulação de conhecimento na área da Educação em espaços escolares e não-escolares, por meio do desenvolvimento da atitude investigativa, do estudo sistemático e da pesquisa;
III. propiciar interpretações sobre a realidade política, econômica e social, contribuindo com a construção de respostas para a resolução de problemas educacionais e pedagógicos numa perspectiva crítica de criação e de inovação;
IV. fomentar o diálogo acadêmico e intersetorial visando a promoção do desenvolvimento regional e nacional;
V. Incrementar a internacionalização a partir da articulação entre grupos de estudos e de pesquisa e da produção acadêmica conjunta e qualificada.
No que tange ao PCI ora estabelecido, pretende desenvolver as seguintes estratégias:
a) Formar Mestres em Educação com a propósito de elevar o número de Mestres na área atuantes na Região Centro-Oeste e, em específico, cooperar para a qualificação dos quadros profissionais da União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (UNIFACC-MT);
b) Incentivar a participação dos mestrandos e mestrandas participantes da turma nas ações de pesquisa desenvolvidas por docentes do programa;
c) Estimular a cooperação entre estudantes de diferentes regiões do país que integrem o corpo discente do programa com a finalidade de refletir sobre os desafios educacionais da região e a necessidade de contribuir com a resolução de demandas formativas regionais;
d) Formar redes de pesquisa, incentivando a participação dos mestrandos e doutorandos em grupos de pesquisa já consolidados no PPG Educação. Nuclear ao menos um grupo de pesquisa interdisciplinar em Educação, estruturando uma ambiência de estudo e investigação em Educação na (UNIFACC-MT).
e) Incentivar a participação de estudantes em eventos nacionais e internacionais na área de Educação, com socialização de resultados de pesquisas ou relatos de práticas educacionais.
f) Cooperar com programas locais e regionais de formação de professores e gestores educacionais, mediante fóruns, aulas públicas e programas formativos destinados à comunidade regional.
O programa mantém excelência acadêmica reconhecida pela CAPES, sendo avaliado como Conceito 6. Mantém compromisso com a formação de mestres e doutores fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa, com a qualificação da educação básica nacional e com a nucleação de grupos e programas de pesquisa em diferentes estados do país. Regularmente, estabelece acordos de cooperação com instituições de ensino superior para a realização dos propósitos acima mencionados, o que o qualifica a propor a proposta de Mestrado, já aprovada pela Capes e em andamento desde setembro/2024. A parceria já está em sua segunda edição.
A União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (UNIFACC-MT), criada em 1999, a União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (UNIFACC-MT) faz parte de um projeto de expansão nascido da Faculdade Católica de Mato Grosso (FACC-MT) e mantido por oito dioceses que formam a Associação Dom Aquino Corrêa (Adac), do Regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de Mato Grosso. Sediada nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, a instituição atende cerca de 1700 alunos, entre graduação e pós- graduação. Sua oferta atual mantém 15 cursos de graduação e dezenas de cursos de especialização lato sensu. Dessa forma, a presente proposta alinha-se a um conjunto de ações executadas no sentido de permitir capacitação dos docentes formadores, fortalecimento e consolidação dos grupos de pesquisa e na criação de uma ambiência de pesquisa acadêmica na UNIFACC-MT, no Campus de Várzea Grande. Portanto, essa proposta visa ainda o fortalecimento das políticas educacionais e de programas de pesquisa, destacando-se o robustecimento de programas formativos em redes públicas de educação básica, a ampliação do número de mestres no Estado do Mato Grosso e a interiorização de programas formativos de mestrado e doutorado em nível de excelência no Brasil. Nesse sentido, atendendo ao previsto na Portaria Nº 120 da CAPES, em seu artigo 5°, a proposta em segunda edição justificou-se por tratar-se de um programa conceito 6, com o objetivo de qualificar profissionais e pesquisadores no campo da educação no interior do País. A primeira turma de mestrado em Cooperação com a UNIFACC-MT finalizou seu período regulamentar em março de 2023. Este PCI caracteriza-se como uma continuidade das ações iniciadas em 2021, mediante nova oferta.
A organização curricular e as condições de qualidade serão as mesmas ofertadas aos demais acadêmicos matriculados, incluindo-se corpo docente, processo sistemático de orientação, exigências de proficiência, exigência de produção científica qualificada, cumprimento de prazos e demais exigências previstas na documentação orientadora do PPG. A infraestrutura da UNIFACC-MT é adequada e oferece condições plenas para a realização das atividades acadêmicas conforme descrito abaixo, no item de infraestrutura.
Critérios e sistemática de Seleção Discente
A seleção dos estudantes seguiu os mesmos critérios e sistemática do processo de seleção que é realizado no PPG Educação Unisinos, das turmas regulares. A seleção dos (as) candidatos (as) foi condicionada à aprovação, após a realização da análise documental e do currículo do/a candidato/a, na avaliação do projeto e na entrevista que foi realizada pela banca examinadora composta por professores do PPG Educação.
A avaliação considerou uma proposta de pesquisa (máximo de 10 páginas), pontuação em Currículo Lattes, entrevista e defesa da proposta de pesquisa. Os candidatos foram avaliados, no mínimo, dois docentes do programa. O processo foi organizado pela Comissão de Seleção designada pela Coordenação Executiva do Curso. Todo o processo foi orientado por Edital Público de Seleção, com informações disponibilizadas no site do Programa, com regularidade e transparência conforme segue nas etapas descritas abaixo:
Etapa I – Análise da documentação específica: Serão avaliados o Currículo Lattes e a Proposta de Pesquisa.
Etapa II – Entrevista individual com cada candidato: serão avaliados o perfil do candidato e a sua capacidade de sustentação oral da Proposta de Pesquisa.
Critérios de avaliação: formação acadêmica no campo da educação em diferentes níveis (iniciação científica, iniciação à docência, monitoria, projetos sociais, cursos de extensão e especialização); experiência profissional no campo da Educação; participação em grupos de pesquisa; trabalhos apresentados em eventos da área e publicações (capítulos de livros, periódicos); domínio teórico e metodológico da Proposta de Pesquisa; postura e comunicação; comprometimento e motivação com o curso para o qual o candidato se inscreveu.
Em relação à oferta didática, atividades como eventos, seminários e práticas de pesquisa, para a socialização dos resultados das pesquisas, previstos para a realização do Minter estão sendo compartilhadas com atividades regulares do PPG Educação Unisinos. Sendo assim, os estudantes oriundos da instituição receptora serão formados com as mesmas metodologias, estrutura curricular e cuidado avaliativo que estão sendo aplicados no momento, no Programa Promotor.
4.3 Planejamento do Estágio dos Discentes junto ao Programa Promotor em conformidade com seu regulamento
O estágio discente ocorrerá em 2025/1 – Primeiro semestre
Os alunos da instituição receptora farão um estágio na Instituição promotora, de forma a participarem dos grupos de pesquisa, acompanharem as disciplinas ofertadas pelo PPG Educação Unisinos, participando e apresentando trabalho em evento a ser ofertado pela Instituição promotora, bem como participando das demais atividades acadêmicas.
A oferta curricular do curso de Mestrado em Educação da Unisinos prevê a carga horária mínima de 24 créditos. Estes créditos serão integralizados em formato presencial, de acordo com a proposta político-pedagógico e o Regimento do curso.
Em turmas de Mestrado Minter, o regime didático prevê que a presencialidade ocorra nos três primeiros semestres do curso, sendo que dois ocorram na sede da Instituição Receptora e um ocorra na sede da Instituição Promotora.
Destaca-se a relevância das atividades presenciais no Campus da Unisinos, em São Leopoldo. Além de seminários, disciplinas e práticas de pesquisa, são promovidos eventos de socialização dos resultados das pesquisas, em interlocução com escolas e outras instituições atuantes na educação básica em nível regional. São oferecidas atividades de vivência no Campus, palestras e capacitações para uso das normas acadêmicas com a biblioteca da Universidade e a oportunidade de convívio com toda a comunidade acadêmica do Programa.
Os alunos estarão sob a orientação dos professores do Programa da instituição promotora, de forma a discutirem suas investigações e terem o acompanhamento pessoal para o desenvolvimento de suas dissertações.
Cronograma de Atividades:
Cronograma detalhado das disciplinas e das aulas:
O currículo do Programa de Pós-Graduação em Educação é orientado por Práticas de Pesquisa, as quais se constituem em seminário de pesquisa que ocorrem semestralmente e são coordenadas pelos professores/orientadores do Programa juntamente com os seus orientandos. Abaixo segue detalhamento curricular, destacando-se que, para fins de registro nos sistemas acadêmicos da Universidade, a disciplina ‘Prática de Pesquisa’ será atribuída a um professor designado pela coordenação do curso.
2024/2 – Duas disciplinas obrigatórias e uma prática de pesquisa (8 créditos). Atividades na Instituição Receptora.
Disciplina: Introdução às Teorias Educacionais – 3 créditos – 45 horas/aula – Prof. Roberto Rafaela Dias da Silva
Disciplina: Metodologias de Pesquisa em Educação – 2 créditos – 30 horas/aula – Profa. Luciane Sgarbi
Disciplina: Prática de Pesquisa I – 2 créditos – 30 horas/aula – prof. Rodrigo Manoel Dias da Silva
2025/1 - Duas disciplinas optativas cujas temáticas serão definidas de acordo com o perfil da turma e uma prática de pesquisa (6 créditos). Atividades na Instituição Promotora
Disciplina: Seminário Temático II: Historiografia da Educação: nuances contemporâneas de teoria, metodologia e fontes – 2 créditos – 30 horas/aula – profa. Luciane Sgarbi
Disciplina: Seminário Temático I: Educação, sustentabilidade e pesquisa com crianças – 1 crédito – 15 horas aula – profa. Betina Schuler e Paulo Fochi
Disciplina: Seminário Temático II: Equidade na Educação e docência intercultural – 2 créditos – 30 horas/aula – profa. Viviane Weschenfelder
Disciplina: Prática de Pesquisa II – 2 créditos – 30 horas/aula – profa. Betina Schuler
Proficiência em Língua Estrangeira
2025/2 - Duas disciplinas optativas cujas temáticas serão definidas de acordo com o perfil da turma e uma prática de pesquisa (6 créditos). Atividades na Instituição Receptora.
Disciplina: Seminário Temático II ou Leitura Dirigida – 2 créditos – 30 horas/aula – profa. Viviane Klaus
Disciplina: Seminário Temático I ou Leitura Dirigida – 1 crédito – 15 horas/aula – profa. Maria Julieta Abba
Disciplina: Prática de Pesquisa III – 2 créditos – 30 horas/aula - prof. Carlos Alfredo Gadea Castro
Neste semestre também ocorrem as Qualificações dos Projetos de Dissertação
2026/1 - uma prática de pesquisa (2 créditos). Atividades ocorrem no formato simultâneo, uma vez que é uma atividade cuja inserção e atuação dos discentes é através do grupo de pesquisa do orientador e em atividades coletivas de investigação da Linha de Pesquisa em que se insere o estudante.
Disciplina: Prática de Pesquisa IV – 2 créditos – 30 horas/aulas - profa. Rodrigo Manoel Dias da Silva
Defesa da Dissertação - 3 créditos
OBS: A temática de cada disciplina ou seminário vem sendo construída com os estudantes à medida que avançam em seus projetos de dissertação, de forma a adequá-las às linhas de pesquisas escolhidas pelos acadêmicos para o desenvolvimento de suas investigações, bem como a temática específica das pesquisas.