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Plataforma Sucupira

Dados do Programa

Minter
191919/2014
05/02/2015 a 17/05/2017

Detalhamento do Programa

24
31/07/2017
Teresina - PI

Ações Desenvolvidas no Projeto

. Objetivos e Metas : - Titular em nível de mestrado 24 alunos; - Estimular a obtenção do conhecimento por meio de estudos e da pesquisa; - Contribuir com a redução do déficit de professores titulados nos cursos de engenharia e afins, para que sejam mantidos e dificuldades de instalação de novos cursos; - Contribuir para a melhoria das avaliações oficiais dos cursos de engenharia devido a falta de professoras titulados; - Promover pesquisas, com vistas às dissertações que resultem em contribuição documentada para solução de problemas locais e regionais; - Promover a produção cientifica por meio de artigos em eventos e periódicos, além de participações em simpósios, workshop e congressos; - Estabelecer entre os alunos compromissos que os levem a formar um centro de referência para estudos de interesse para o desenvolvimento econômico, resultando em melhorias dos índices sociais, como emprego e renda; - Motivar o grupo para que continuem seus estudos, pesquisa e busquem o doutorado. 2. Critérios e sistemática de seleção dos alunos : A seleção dos alunos para o MINTER, dar-se-á mediante processo seletivo para graduados nas engenharias, de preferência em engenharia de produção, e áreas afins, como administração, estatística, economia, tecnologia de informação, entre outras. A Instituição Promotora divulgará em âmbito local e regional, por meio eletrônico, edital com as etapas, regras e critérios para a realização e critérios para a realização processo seletivo. A primeira etapa constituir-se-á da inscrição mediante preenchimento de formulário, de de um questionário para levantamento do perfil do candidato, cópia de documentos pessoais e acadêmicos, entre os quais certificado de formação da graduação, currículo Lattes e produção acadêmica, caso possua e um esboço do projeto pesquisa que pretende realizar. Esta etapa pode ser realizada pessoalmente ou via correio. A Comissão Examinadora, formada pelos docentes da Instituição Promotora escolherá, caso haja, até três candidatos para cada vaga, a prosseguirem para a etapa seguinte. Os convocados para a segunda etapa farão uma prova em que consta uma parte dissertativa, com três temas genéricos sobre os quais o candidato como cidadão tenha pelo menos opinião, sem a necessidade de fundamentação científica e por isso a precisão do conteúdo não é tão relevante. O que se pretende avaliar é a capacidade de escrever e transmitir o pensamento com clareza. Em exames de seleção da sede para o programa de mestrado e doutorado tem solicita-se temas como: "Porque a qualidade do produto é importante?", "Você considera a sustentabilidade importante?", "O que você entende por crescimento econômico e desenvolvimento econômico? Nessa mesma etapa, o candidato responderá ou encaminhará solução, a seis questões ou problemas propostos específicos de engenharia de produção, como planejamento e controle da produção, organização de empresas em rede, tecnologias de produção, logística e tecnologia de informação e comunicação. Esses detalhes estão sendo colocados como esclarecimentos, tendo-se em vista que profissionais da área, não engenheiros de produção, tem o conceito, entretanto não os verbaliza com a terminologia usada na engenharia de produção. A terceira etapa compõe-se da analise do currículo e entrevista. A arguição baseia-se nas informações do currículo, do perfil e do projeto de pesquisa. Divulgação e convocação dos classificados. Entre os critérios adotados para atribuição da nota, destacam-se: formação, atividade profissional, disponibilidade para participar e cumprir exigências do MINTER, perfil de pesquisa em que haja orientador adequado. A nota para classificação é o resultado da soma das frações obtidas nas três etapas com a seguinte pontuação máxima: Etapa 1 – 2 pontos; Etapa 2 – 4 pontos; Etapa 3 – 4 pontos. Esses procedimentos são análogos aqueles usados na instituição Promotora. 3. Estrutura básica da programação: 3.1. Disciplinas a serem ofertadas Nome da Disciplina - Carga Horária - Docente(s) Responsável(eis) - Local da oferta - Data da Oferta PRODUÇÃO E MEIO AMBIENTE - 88 - CECILIA MARIA VILLAS BOAS DE ALMEIDA/BIAGIO FERNANDO GIANNETTI/FENI DALANO ROOSEVELT AGOSTINHO - Na Instituição Receptora - 05/10/2015 ECONOMIA DE EMPRESAS E PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO - 88 - JOSE BENEDITO SACOMANO/RODRIGO FRANCO GONCALVES - Na Instituição Receptora - 03/08/2015 METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - 88 - PEDRO LUIZ DE OLIVEIRA COSTA NETO/IRENILZA DE ALENCAR NAAS - Na Instituição Receptora - 02/03/2015 GESTÃO DA TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E QUALIDADE - 88 - ODUVALDO VENDRAMETTO/JOAO GILBERTO MENDES DOS REIS - Na Instituição Receptora - 01/02/2016 TOPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - 88 - RODRIGO FRANCO GONCALVES/ODUVALDO VENDRAMETTO - Na Instituição Receptora - 07/03/2016 SISTEMAS E PROCESSOS EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - 88 - PEDRO LUIZ DE OLIVEIRA COSTA NETO/JOAO GILBERTO MENDES DOS REIS - Na Instituição Receptora - 04/05/2015 SEMINÁRIOS SOBRE INOVAÇÕES EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - 88 - IRENILZA DE ALENCAR NAAS/ODUVALDO VENDRAMETTO - Na Instituição Receptora - 02/05/2016 LOGÍSTICA E SEMINÁRIO EM AGRONEGÓCIO - 88 - IRENILZA DE ALENCAR NAAS/JOAO GILBERTO MENDES DOS REIS - Na Instituição Receptora - 06/07/2015 3.2. Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor: Será exigido estágio docência de 60 horas para os alunos que não exercerem atividades didáticas. Para estes casos, o estágio será organizado pelos coordenadores das instituições promotora e receptora. 4. Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres e doutores: A Instituição Promotora mantém vínculos, parcerias e participações diversificadas com Programas de pós graduação e universidades no Brasil e no exterior. Essas relações vão desde a troca sistemática de alunos em programas sanduiches, desenvolvimento de pesquisa e participação em disciplinas, palestras seminários para acadêmicos e com setores produtivos e bancas. Essas atividades foram e estão sendo realizadas, conforme se observa nos registros: Professores Visitantes 2014 Prof. Luís Eduardo Velázquez Contreras – Universidade de Sonora – México Prof. Sara Parkin – Forum for the Future – Reino Unido Prof. Federico Maria Pulselli – Universidade de Siena – Itália (Virá em Agosto) 2011 a 2013 Professores Visitantes Prof. Dr. Taizo Miachi -Tokai University – Japão Prof. Sergio Ulgiati – Universidade Parthenope (Nápoles – Itália) Prof. Mark Brown – Universidade da Flórida - EUA Prof. Donald Huisingh – Universidade de Tennesse - EUA Prof. Andréa Zavala Reyna - Universidade de Sonora – México Prof. Dr. Seiki Akama, Tsukuba University, Japão Prof. Dr. José Boaventura Ribeiro da Cunha - Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal No programa MINTER a ser desenvolvido professores convidados do exterior serão solicitados a proferir palestras/cursos na Receptora, bem como professores de universidades brasileira. Há, ainda, a possibilidade dos alunos do MINTER cursarem disciplinas, ao longo do curso, na Instituição Promotora, efetuarem visitas à empresas como forma de permitir essa minimização da endogenia do próprio grupo. Esse amplo relacionamento externo, de professores e alunos do PPGEP tem sido o mecanismo mais eficaz contra a endogenia. A realização deste MINTER promoverá a interação dos professores com outro ambiente, diverso do seu domicilio, em termos sociais, problemas diferenciados, oportunidade de pesquisa e também se caracteriza como um antídoto a endogenia. 5.Haverá uso de tecnologia de Educação à Distância (EAD)? : Sim A plataforma utilizada pela UNIP Interativa como espaço de publicação de conteúdos e de centralização das demais sistemas desenvolvidos é o Blackboard. Essa plataforma dispõe de ferramentas que permitem a interação do alunado com todo o corpo docente, bem como a publicação dos conteúdos pedagógicos de forma clara e acessível dando aos docentes as ferramentas para envolver cada aluno, motivando-os a utilizar os dispositivos de que dispõem e promovendo processos de colaboração e aprimoramento. Os educadores podem se conectar facilmente e estimular seus alunos, além de aprimorarem as avaliações e os materiais de curso. Ao acessar a plataforma, o aluno terá disponível o conteúdo necessário para a realização de seu curso. Além das disciplinas, estarão disponibilizados, secretaria virtual, biblioteca virtual e demais ferramentas flexíveis e de fácil uso personalizáveis pelo aluno, como calendário de tarefas e até o próprio layout da plataforma. O material pedagógico é disponibilizado por disciplina e por turma. Nas disciplinas, poderão ser propostos fóruns de discussão, chats, sala de aula virtual que permitem o debate entre os alunos – e entre os alunos e o corpo docente – sobre temas específicos.

1. Laboratórios: A Associação Teresinense de Ensino S/C Ltda – ATE, Mantenedora da Faculdade Santo Agostinho, dispõe de uma adequada infraestrutura física e acadêmica para o funcionamento de seus Cursos de Graduação e Pós-graduação, compreendendo: área administrativa; 49 salas de aula; 19 laboratórios que atendem às áreas de saúde, humanas e exatas, desses, 04 são laboratórios de informática, sendo que 01 destes é utilizado para o ensino à distância, adotando-se Plataforma Moodle, para os cursos de Graduação já reconhecidos pelo MEC. 2. Biblioteca: 2.1. Biblioteca - Informações Gerais Receptora: Possui 01 biblioteca com um acervo de 9.634 títulos, totalizando 47.686 exemplares. Além disso, os alunos do Minter terão acesso pela plataforma Blackboard da UNIP educação a distância com duas bibliotecas, com livros digitalizados, constando mais de 3.000 títulos cada. 2.2. Outros Recursos : Além dos recursos mencionados a receptora Nas áreas de convivência, a IES dispõe de mesas com cadeiras, acesso à internet sem fio e plugues com tomadas para carregar notebook. Quanto às salas de aula, a capacidade varia de 20 a 70 lugares e a distribuição das mesmas é feita de acordo com o número de alunos matriculados em cada curso, todas equipadas com kit multimídia fixo, para facilitar a didática do professor. Não há um bloco específico para cada curso, daí a flexibilidade na distribuição das salas, conforme a necessidade, atendendo, assim, aos requisitos exigidos para um bom trabalho.

Estabelecer os prazos de todas as etapas da proposta: O MINTER será implementado a partir de sua aprovação e o comunicado da CAPES, conforme o Edital nº 23/2014. Dependendo de quando ocorra poderá haver ajustes de datas, seguindo as etapas: 1ª Etapa: Edital, Inscrições, Exame de Seleção e Matricula 20/08/2014 - Divulgação regional do edital para inscrições ao exame de Seleção; 15/09 a 14/10/2014 – Inscrições e entrega de documentos (poderá ser via correio); 18/10/2014 – Exame de seleção na Receptora – Prova escrita; (*) 2ª Etapa: Convocação dos aprovados. Entrevista, Publicação dos Resultados 29/10/2014 – Divulgação dos aprovados na 1ª etapa e convocação para entrevistas. 07 e 08/11/2014 – Entrevistas e apresentação da proposta de pesquisa; 21/11/2014 – Divulgação do resultado da seleção nos sites da Promotora e da Receptora; 3ª Etapa: Matricula e inicio das aulas 01 a 05/12/2014 – Matricula no MINTER Fevereiro/2015 – inicio das aulas Conforme a estrutura do MINTER programada, o calendário prevê: 1 – 1º semestre de 2015 – 2 disciplinas, sendo uma a obrigatória Metodologia de Pesquisa Cientifica e Tecnológica 2 – julho/2015 – 1 disciplina 3 – 2º semestre de 2015 – 2 disciplinas 4 – fevereiro de 2016 – 1 disciplina 5 – 1º semestre de 2016 – 2 disciplinas para alunos que concluíram os créditos de disciplinas 6 – as qualificações se iniciarão – a partir de abril de 2016 e as defesas a partir de julho de 2016


Instituição Promotora

ODUVALDO VENDRAMETTO
33063010 UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)
05347020
Avenida Torres de Oliveira, 330
-
-
Jaguaré
São Paulo - SP
(11) 55864040
(18) 623 3807
(18) 622 7706
(11) 55864120
(11) 55864010
(11) 55864040
(11) 55864093
(11) 55864180
(11) 55864171
(11) 55864040
(11) 55864129
(11) 55864180
(11) 55864145
(11) 55864180
(11) 55864129
(11) 55864040
(11) 55864010
(11) 55864093
(11) 55864171
(11) 32884947
(11) 31703700
(11) 31703700
(16) 36026720
(11) 55864120
(11) 55864145
(11) 55864171
posbacelar@unip.br

Instituição(ões) Receptora(s)

CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO

YARA MARIA LIRA PAIVA E SILVA
64019625
Avenida Valter Alencar, 665
-
-
Sao Pedro
Teresina - PI
(86) 32158700
(18) 623 3807
(18) 622 7706
(11) 55864120
(11) 55864010
(11) 55864040
(11) 55864093
(11) 55864180
(11) 55864171
(11) 55864040
(11) 55864129
(11) 55864180
(11) 55864145
(11) 55864180
(11) 55864129
(11) 55864040
(11) 55864010
(11) 55864093
(11) 55864171
(11) 32884947
(11) 31703700
(11) 31703700
(16) 36026720
(11) 55864120
(11) 55864145
(11) 55864171
recursos@unifsa.com.br


Documentos

ficha_recomendacao_proposta_191919_2014.pdf
Projeto Minter_Engenharia.pdf
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.1
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

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