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Dados do Programa

Projeto de Cooperação entre Instituições - Mestrado
68/2023
04/03/2024 a

Detalhamento do Programa

30
03/03/2026
Campina Grande - PB

Ações Desenvolvidas no Projeto

PLANO ACADÊMICO 1.Estrutura Acadêmica do Programa O compromisso do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da USJT (PGEDF-USJT) com o aprimoramento da qualidade do curso de mestrado, reconhecido Comissão avaliadora na última avaliação quadrienal (2017-2020) ganhou um novo impulso com a obtenção da Nota 5, que confirma sua consolidação. Dessa forma, continuamos buscando o mais elevado e consistente desempenho, que contribuam para o desenvolvimento da Educação Física, seja na produção de pesquisas científicas de excelência. É neste percurso que o programa busca se manter entre os protagonistas da área 21. OBJETIVOS Em continuidade com o trabalho que vem sendo realizado nas duas últimas décadas, PGEDF-USJT tem por objetivo produzir e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos em Educação Física e formar recursos humanos com competência para participar, de forma autônoma, dessa produção e da divulgação das pesquisas, em âmbito local, nacional e internacional. Outro objetivo fundamental do programa é formar profissionais para a atuação crítica e investigativa em cursos de graduação e pós-graduação em Educação Física. PERFIL DO EGRESSO Espera-se que o mestre em Educação Física, formado no PGEDF-USJT: • compreenda a responsabilidade social da Universidade e as características no Ensino Superior brasileiro, atuando de forma responsável e colaborando para a democratização do acesso ao ensino, à pesquisa e à extensão em nosso país; • Seja competente para elaborar e implementar programas de ensino em Cursos de Formação Inicial, compreendendo sua responsabilidade como docente do Ensino Superior; • Compreenda a constituição da Educação Física como Área do Conhecimento, concretizada a partir do diálogo com outros campos e áreas científicas; • Tenha competência para elaborar e executar projetos de pesquisa, identificando suas etapas e selecionando procedimentos metodológicos coerentes com os objetivos propostos, sempre pautados pelo respeito às determinações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa; • crie estratégias para disseminar o conhecimento científico produzido, organizando e participando de eventos científicos e contribuindo na elaboração de textos acadêmicos; • seja autônomo para gerir sua formação científica e pedagógica, construindo, investigando e compartilhando saberes necessários à docência no ensino superior. • compreenda a importância da produção e da aplicação do conhecimento científico na construção da competência profissional e consequentemente, na qualidade da prestação dos serviços ofertados à sociedade. LINHAS DE PESQUISA ESCOLA, ESPORTE, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE é a Área de Concentração do PGEDF, mantendo sua estruturação a partir de quatro linhas de pesquisa: Atividade Física e Disfunções orgânicas; Estudos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física; Fenômeno Esportivo e Promoção e Prevenção em Saúde. Após a redefinição realizada no quadriênio anterior (2017-2020), não foram identificadas inconsistências que motivassem nova alteração para o quadriênio 2021-2024. Os projetos de pesquisa inseridos em cada linha foram concebidos para abranger um conjunto de estudos, como “guarda-chuvas”. Esses projetos também foram avaliados ao longo do quadriênio, resultando na conclusão de alguns, bem como na proposição de novos. Dissertações e teses são organizados como estudos nas LP correspondentes. A linha ATIVIDADE FÍSICA E DISFUNÇÕES ORGÂNICAS investiga a associação entre atividade física e disfunção orgânica, nos aspectos morfológicos, fisiológicos, nutricionais, psicológicos e biomecânicos. Seis docentes atuam nesta LP: Aylton Figueira Jr, Erico C. Caperuto, Iris C. Sanches, Kátia B. Scapini, Sandra R. M. Ortiz e Nathalia Bernardes. Eles são responsáveis pelo desenvolvimento de cinco Projetos de Pesquisa. A linha ESTUDOS SOCIOCULTURAIS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA reúne estudos históricos, sociais, políticos e pedagógicos dos condicionantes da Educação Física nos contextos escolar e não escolar. Além disto, a linha abarca aspectos relativos à formação e atuação profissional. Seis pesquisadoras atuam nesta LP: Bruna G. Marques, Elisabete S. Freire, Graciele M. Rodrigues, Isabel P. Filgueiras, Renata F. Toledo e, Valdilene Aline Nogueira, credenciada no curso de mestrado, no ano de 2024. Elas são responsáveis pela implementação de quatro projetos de pesquisa. A LINHA FENÔMENO ESPORTIVO realiza estudos sobre o fenômeno Esporte em suas diferentes dimensões, educacional, de lazer e de alto rendimento, analisado nas perspectivas sociais, pedagógicas, psicológicas e biodinâmicas. Esses estudos são desenvolvidos em nove projetos por sete docentes: Aylton Figueira Jr, Erico C. Caperuto, Graciele M. Rodrigues, Marcelo C. Zanetti e M. Regina Brandão. A linha PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE desenvolve estudos sobre a Promoção da Saúde no âmbito da Educação Física, norteados por princípios, valores, métodos e técnicas voltados à melhoria das condições de saúde de indivíduos e comunidades. Desenvolve, ainda, estudos de Epidemiologia da Atividade Física, frente aos determinantes ambientais e pessoais e das políticas públicas. Nesta linha atuam três docentes, responsáveis pela execução de projetos: Aylton Figueira Jr, Bruna G. Marques e Renata F. de Toledo. Os projetos de cada LP estão discriminados no ANEXO 1. É importante mencionar que todos os estudos desenvolvidos em cada projeto contam com algum tipo de fomento, sejam eles fornecidos pela CAPES, vinculados a auxílio obtido na FAPESP ou fornecidos pela Instituição, custeando integral ou parcialmente a pesquisa desenvolvida. 1.2 Estrutura Curricular A proposta curricular do Programa, construída em coerência com os objetivos estabelecidos, passou por pequenas alterações para aprimorar a formação de docentes para o Ensino Superior e de pesquisadores com competência para atuar no desenvolvimento da Educação Física. Para atingir o perfil esperado a estrutura curricular foi cuidadosamente delineada, sendo apresentada a seguir. A proposta curricular do Programa, construída em coerência com os objetivos estabelecidos, passou por pequenas alterações para aprimorar a formação de docentes para o Ensino Superior e de pesquisadores com competência para atuar no desenvolvimento da Educação Física. Para atingir o perfil esperado, a estrutura curricular foi cuidadosamente delineada. Durante o mestrado devem ser cumprido 12 créditos em três disciplinas obrigatórias, criadas para possibilitar que os discentes aprofundem seu conhecimento sobre a pesquisa e sobre a PG brasileira. Na disciplina EDUCAÇÃO FÍSICA COMO ÁREA DE CONHECIMENTO os discentes analisam a constituição acadêmica da Educação Física, bem como a organização da PG, buscando estabelecer relação com problemáticas educacionais, do Esporte e da saúde, que fundamentam a atuação do profissional de Educação Física. Em METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA são construídas competências para a investigação científica e para a valorização do pensamento científico na formação acadêmica, dialogando sobre os conceitos e procedimentos envolvidos na seleção e implementação de métodos e técnicas de pesquisa. Assim, os discentes são desafiados a conhecer o amplo espectro de abordagens metodológicas e a construírem um pré-projeto de pesquisa com enfoque metodológico diverso do proposto em sua dissertação. O objetivo dessa experiência é o de estimular o conhecimento de um fenômeno a partir de outra posição, o que favorecerá a formação de pesquisadores e docentes que respeitem as diferentes possibilidades de investigação dos fenômenos, sejam esses de natureza qualitativa ou quantitativa. Acredita-se que essa competência seja necessária na função de orientadores de trabalhos científicos. Na disciplina SEMINÁRIOS DE PESQUISA os discentes são expostos a experiências que possibilitam dominar habilidades de análise e julgamento de trabalhos científicos a partir dos próprios projetos de dissertação. Essa vivência também promove oportunidade para construção de valores éticos nos julgamentos de trabalhos e posicionamentos respeitosos frente ao trabalho de outras pessoas. Complementa esta formação do pesquisador a realização de 12 créditos em disciplinas optativas e a produção da pesquisa que originará sua dissertação. Para a construção das competências necessárias para a docência no Ensino Superior são ofertadas duas disciplinas optativas: também é tema que atravessa as diferentes disciplinas do PGEDF, construa habilidades, conhecimentos e atitudes que o habilitem para atuar na docência em Instituições de Ensino Superior, assim como no planejamento e na execução de projetos e produtos que possibilitem a aplicação do conhecimento científico impacto social e . Nessa perspectiva, durante o processo de autoavaliação (do Programa e da IES), identificamos a necessidade de criar momentos para estimular os mestrandos a refletir sobre o Ensino Superior brasileiro, sobre a formação inicial em Educação Física e sobre seu papel na elaboração e implementação dos Programas e Projetos Pedagógicos de Curso. Embora, várias disciplinas tragam oportunidades para a análise deste tema, optamos por incluir na proposta curricular construindo, pesquisando e compartilhando saberes necessários à docência no ensino superior. A construção dessas competências é estimulada durante a participação nas disciplinas obrigatórias e optativas, quando os discentes participam de atividades que exigem o planejamento e a exposição sobre diferentes temas. Na disciplina optativa Docência no Ensino Superior: fundamentos teórico-metodológicos, o mestrando pode analisar de forma mais aprofundada as competências necessárias para a atuação no Ensino Superior e na Educação Física, em específico. Além disso, uma atividade obrigatória do programa é a realização do estágio de docência, momento em que cada discente pode acompanhar as aulas de um docente da USJT e conhecer melhor o cotidiano de uma IES, colaborando para a concretização do perfil proposto. A seguir, apresentamos a estrutura completa: Disciplinas Obrigatórias Mestrado Core Curriculum (Ciência e Pesquisa, Fundamentos de Empreendedorismo e Inovação Ou Fundamentos da Docência no Ensino Superior) 30h (2 créditos) Metodologia da Pesquisa 60h (4 créditos) Educação Física como Área do Conhecimento 60h (4 créditos) Seminários de Mestrado 60h (4 créditos) Disciplinas Optativas Ofertadas Disciplinas Optativas Comuns a todas as linhas A Pesquisa Qualitativa em Saúde 60h (4 créditos) Docência no Ensino Superior: fundamentos teórico-metodológicos 60h (4 créditos) Estatística Aplicada 60h (4 créditos) Técnicas de Comunicação Escrita na Pesquisa Científica 60h (4 créditos) Linha de Pesquisa 1 - Atividade Física e Disfunções Orgânicas Avanços em Fisiologia do Exercício 60h (4 créditos) Doenças Cardiovasculares e Metabólicas: papel do exercício físico 60h (4 créditos) Tópicos Especiais em Atividade Física e Saúde I 60h (4 créditos) Tópicos Especiais em Atividade Física E Saúde II 30h (2 créditos) Linha de Pesquisa 2 - Estudos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física Seminários em Educação Física Escolar 60h (4 créditos) Educação Física Escolar 60h (4 créditos) Inclusão e Diferença na Educação Física 60h (4 créditos) Tópicos Avançados em Educação Física I 60h (4 créditos) Tópicos Avançados em Educação Física II 30h (2 créditos) Linha de Pesquisa 3 - Fenômeno Esportivo Dimensões Sócio-Psicológicas do Esporte 60h (4 créditos) Nutrição na Atividade Física e no Esporte 60h (4 créditos) Psicologia do Esporte e do Exercício à Luz das Teorias de Des. Humano 60h (4 créditos) Tópicos Especiais em Educação Física e Esporte I 60h (4 créditos) Tópicos Especiais em Educação Física e Esporte II 30h (2 créditos) Linha de Pesquisa 4 - Promoção e Prevenção em Saúde Educação para Autonomia na Perspectiva da Promoção Da Saúde 60 460h (4 créditos) Processos de Adaptação Humana na Promoção da Saúde e da Ativ. Física 60h (4 créditos) Modelos de Intervenção em Promoção da Saúde e da Atividade Física 60h (4 créditos) Imagem Corporal e Movimento 60h (4 créditos) Outras Atividades Curriculares Obrigatórias Práticas e Projetos de Pesquisa de Mestrado 90h (5 créditos) Projetos ou Atividades Complementares Obrigatórias 120h (8 créditos) Defesa de Dissertação 60h (4 créditos) 1.3 Processo de Seleção Discente Para inscrever-se no Processo Seletivo para Mestrado, o(a) candidato(a) deverá apresentar: I. Cópia simples da cédula de identidade ou CNH; II. Cópia do histórico escolar do curso de graduação; III. Cópia do Diploma de graduação ou do certificado de conclusão; IV. Memorial Acadêmico; V. Curriculum Lattes atualizado (https://lattes.cnpq.br/); VI. Arquivo único com os comprovantes das informações apresentadas no Memorial e no Curriculum Lattes; VII. Projeto de pesquisa inserido em alguma das linhas de pesquisa e vinculada aos assuntos de pesquisa dos professores participantes do Programa; VIII. Outros documentos especificados no edital de inscrição. O exame de seleção para ingresso no Mestrado somente poderá ser realizado por candidatos(as) que cumprirem os requisitos mencionados. Esta avaliação será realizada em três etapas, apresentadas no quadro abaixo: Etapas Pontuação 1.Análise do Memorial Acadêmico Até 30 (trinta) pontos 2.Análise do Projeto de Pesquisa Até 20 (trinta) pontos 3.Entrevistas Até 50 (trinta) pontos O(a) candidato(a) será entrevistado(a) por uma banca examinadora composta por, no mínimo, três docentes do Programa. A reprovação do(a) candidato(a) em qualquer uma das etapas implicará a reprovação no processo seletivo. A nota mínima para aprovação é 50 (cinquenta) pontos. A deliberação sobre a aprovação do(a) candidato(a) é realizada pelo colegiado do Programa, na qual participam todos(as) os(as) docentes permanentes e colaboradores(as) do Programa. Os resultados do processo seletivo são informados à secretaria do Programa, que dá seguimento à divulgação e comunicação ao candidato sobre sua aprovação/reprovação no processo, disponibilizando as informações requeridas para a efetivação da matrícula no curso. As notas só serão divulgadas no final do processo seletivo e poderão ser contestadas dentro do período e das normas estabelecidas pelo edital correspondente. 1.4 Estágio na instituição promotora O Estágio de Docência do programa será uma atividade programada e supervisionada, que visa ao aperfeiçoamento da formação de discentes para o exercício da docência no ensino superior. O estágio é obrigatório para todos os alunos matriculados no curso de mestrado, com exceção dos discentes que comprovarem experiência prévia no magistério superior. A participação no estágio não caracterizará vínculo empregatício com a Universidade, preservando o caráter formativo da atividade. A carga horária do Estágio de Docência varia entre 30 a 60 horas, distribuídas ao longo do semestre, com um limite máximo de 6 horas semanais, de modo a garantir a compatibilidade com as demais atividades acadêmicas do discente e preservar o seu desempenho escolar. As atividades incluem o acompanhamento de projetos de Iniciação Científica, orientação de trabalhos de conclusão de curso (TCC) e apoio em disciplinas de Graduação, sempre supervisionadas pelo(a) orientador(a) e pelo(a) professor(a) responsável pela disciplina. Além disso, o discente poderá auxiliar na organização de eventos acadêmicos e na avaliação de trabalhos apresentados no âmbito do Programa de Pós-Graduação e da Diretoria de Pesquisa. O estágio deve ser realizado em turmas de Graduação determinadas pelos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação, com sugestões dos orientadores. É vedado ao discente atuar em disciplinas do próprio orientador(a) e em turmas onde já exista outro discente estagiando. Durante o estágio, o aluno não pode ministrar aulas teóricas ou práticas em substituição ao(à) professor(a), nem assumir responsabilidades avaliativas. O estágio deve ser supervisionado, garantindo o desenvolvimento seguro e orientado das atividades docentes. Ao término do estágio, o discente deverá apresentar um Relatório Final de Estágio, documentando todas as atividades realizadas, com os pareceres do(a) professor(a) responsável pela disciplina e do(a) orientador(a). A entrega do relatório deve seguir os prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico da Pós-Graduação Stricto Sensu. Os créditos referentes ao Estágio de Docência serão atribuídos somente após a avaliação positiva do relatório e dos pareceres emitidos. As horas cumpridas podem ser computadas para equivalência em componentes de projeto, conforme as diretrizes estabelecidas no programa. Além do estágio, o programa também oferece a Monitoria, uma atividade que complementa a formação dos discentes, possibilitando o envolvimento em atividades de pesquisa, coorientação de TCC, grupos de estudo, projetos de extensão e outras atividades acadêmicas. As horas de monitoria não exigem edital de chamamento, sendo validadas por declaração assinada pelo(a) orientador(a) e pela coordenação do programa.

O Centro de Educação e Pesquisa Almeida e Aguiar (CESAA) oferece uma infraestrutura robusta e bem equipada para apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e ensino no contexto do programa interdisciplinar. Todas as salas de aula são amplas e climatizadas, proporcionando um ambiente confortável e adequado para a realização de atividades acadêmicas. As salas são equipadas com recursos multimídia, como projetores, sistemas de som e acesso à internet de alta velocidade, facilitando o uso de tecnologias educacionais e a condução de aulas dinâmicas e interativas. Além disso, o IBMR dispõe de salas específicas para seminários e encontros de grupos de estudo, oferecendo espaços versáteis para atividades colaborativas e de extensão

2. CRONOGRAMA Fevereiro a Março de 2026: Início do semestre e integração com o uso da plataforma Ulife. Apresentação do programa, docentes e Ulife. Março a Junho de 2026: Disciplinas obrigatórias. Foco em métodos científicos, elaboração e refinamento do projeto. Agosto a Dezembro de 2026: Disciplinas obrigatórias e optativas conforme linha de pesquisa escolhida. Desenvolvimento do projeto do pesquisa. Agosto a Novembro de 2026: Qualificação dos projetos dos alunos(as). Organização das bancas para qualificação dos projetos com participação do orientador, de 1 membro externo ao programa e 1 professor do programa. Novembro a Dezembro de 2025: Submissão do projeto de pesquisa para o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Envio do projeto de pesquisa para o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) local e da USJT Dezembro a Fevereiro de 2027: Recesso acadêmico / Preparação para coleta de dados. Planejamento das atividades de pesquisa após a aprovação do CEP. Fevereiro a Junho de 2027: Disciplinas obrigatórias e optativas. Coleta de dados e análise preliminar. Estágio de docência. Coleta de dados. Atividades supervisionadas de docência. Agosto a Dezembro de 2027: Análise de dados e redação da dissertação. Submissão da dissertação para pré-banca. Desenvolvimento dos capítulos finais. Avaliação preliminar e ajustes. Dezembro a Janeiro de 2028: Recesso acadêmico. Preparação e defesa da dissertação. Ajustes finais e preparação para a defesa. Apresentação e avaliação da dissertação. Fevereiro de 2028: Entrega da versão final e documentação. Revisão e submissão da dissertação finalizada. Organização das bancas de defesa com participação do orientador, de 1 membro externo ao programa e 1 professor do programa.


Instituição Promotora

ELISABETE DOS SANTOS FREIRE
33072019 UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU (USJT)
03166000
RUA TAQUARI, 546
-
-
MOOCA
São Paulo - SP
(11) 60991933
(11) 27991783
(11) 60991692
(11) 27991945
(11) 26942513
(11) 26942513
(11) 27991768
(11) 27991909
(11) 27991768
(11) 22916932
(11) 27991702
(11) 27991946
(11) 27991909
(11) 2799-1909
(11) 992819176
(11) 987121839
prppg@usjt.br

Instituição(ões) Receptora(s)

CENTRO DE EDUCAÇÃO E PESQUISA ALMEIDA & AGUIAR

LARA CALINE SANTOS LIRA
58400510
Rua João Machado, 267
-
-
Prata
Campina Grande - PB
(11) 60991933
(11) 27991783
(11) 60991692
(11) 27991945
(11) 26942513
(11) 26942513
(11) 27991768
(11) 27991909
(11) 27991768
(11) 22916932
(11) 27991702
(11) 27991946
(11) 27991909
(11) 2799-1909
(11) 992819176
(11) 987121839
coordenacao@cesaapb.com


Documentos

MINTER - PLANO ACADÊMICO.docx
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.1
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

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