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Plataforma Sucupira

Dados do Programa

Projeto de Cooperação entre Instituições - Mestrado
66/2023
04/03/2024 a

Detalhamento do Programa

30
03/03/2026
Campina Grande - PB

Ações Desenvolvidas no Projeto

1. Áreas de concentração e linhas de pesquisa A estrutura do Minter foi desenvolvida a partir de uma visão sistêmica, contemplando a aderência aos objetivos do Programa, bem como sua missão e perfil de egresso. A ligação entre a área de concentração e as linhas de pesquisa leva em consideração todos os parâmetros de desempenho definidos pela CAPES, especialmente pela área de avaliação de Engenharias I. A área de concentração do Minter é ‘Materiais e Componentes de Construção Civil’. Esta área tem foco em estudos relativos aos diferentes materiais empregados na indústria da Construção Civil, bem como nos principais sistemas construtivos utilizados em projetos de edificações, tendo em vista questões como gestão inovadora e sustentabilidade. Considerando o escopo da área de concentração, o Minter terá 3 linhas de pesquisa, descritas a seguir. a) Linha de Pesquisa 1: Ciência dos materiais aplicada à Construção Civil A ciência dos materiais possibilita a compreensão, investigação e desenvolvimento de novos materiais, técnicas e produtos, com a intenção de agregar valor econômico, social e ambiental às soluções de Engenharia. Dessa forma, a inovação em produtos e processos depende da capacidade de investigação em materiais, para otimizar suas propriedades e desempenho. No setor da Construção Civil, destaca-se o desenvolvimento de materiais ecoeficientes, com melhores propriedades mecânicas, melhor desempenho e maior valor agregado. O escopo dessa linha de pesquisa é avaliar e caracterizar as propriedades de materiais empregados em Construção Civil, tratando de propriedades microestruturais que influenciam o macrocomportamento de diversos materiais, como metais, cerâmicas, vidros, polímeros e compósitos. A pesquisa desenvolvida envolve conhecimentos sobre o processo de fabricação de materiais, suas propriedades e desempenho. Além disso, foca em sustentabilidade, redução de custo, mitigação do impacto ambiental e melhoria da qualidade de vida da sociedade. Os principais tópicos abordados são: - Aditivos químicos; - Agregados reciclados; - Cerâmicas; - Ciência de materiais aplicada; - Concreto permeável; - Concreto projetado; - Fibras para reforço de concreto; - Ligantes e materiais suplementares; - Materiais não convencionais; - Polímeros. Docentes participantes: - Mostafa Galal Aboelkheir; - Ramoel Serafini; - Renan Pícolo Salvador; - Sandro Martini. b) Linha de Pesquisa 2: Sistemas construtivos: tecnologia de materiais, produtos e aplicações Um sistema construtivo é definido pelo uso coordenado dos materiais como solução a um problema de Engenharia, respeitando-se as particularidades executivas, de mão-de-obra e de atendimento aos critérios de desempenho. Portanto, o sistema construtivo é formado por partes interligadas e interdependentes, que influenciam o seu comportamento como um todo. O uso integrado e lógico de materiais requer a compreensão, avaliação e otimização de um sistema construtivo, do ponto de vista mecânico, térmico, acústico, ambiental e sustentável. Essa linha de pesquisa visa avaliar e aprimorar, sob o ponto de vista tecnológico, os principais sistemas construtivos utilizados em projetos de obras, com foco em desempenho e sustentabilidade. Além disso, trata da análise da gestão da execução das obras, de forma a evitar acidentes, minimizar os impactos ambientais, garantir a qualidade prevista em projetos e evitar manifestações patológicas. Os principais tópicos abordados são: - Análise da gestão da execução de obras; - Inspeção, análise, prevenção e correção de manifestações patológicas; - Garantia da qualidade; - Minimização dos impactos ambientais; - Mobilidade urbana; - Otimização e desenvolvimento de processos construtivos; - Técnicas de reparo e reabilitação. Docentes participantes: - Ana Paula Koury; - Dimas Alan Strauss Rambo; - Maurício Marques Resende; - Nestor Kenji Yoshikawa. c) Linha de Pesquisa 3: Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil A sustentabilidade incorporada na estratégia das organizações contribui para gerar valor a partir de perspectivas econômicas, sociais e ambientais, resultando em oportunidades e vantagens competitivas no mercado interno e externo. A inovação está estritamente interligada à sustentabilidade. No setor da Construção Civil, destaca-se a contribuição da inovação sustentável, relacionada à introdução de produtos, processos produtivos, métodos de gestão ou negócios, novos ou significativamente melhorados, que trazem benefícios econômicos, sociais e ambientais. Essa linha de pesquisa trata da abordagem sistêmica e interdisciplinar aplicada à pesquisa e à prática da inovação e da sustentabilidade no ambiente construído, revelando as tendências de urbanidade, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Além disso, visa atender aos princípios da agenda ESG e ao alcance dos ODS da Agenda 2030 da ONU. Os principais tópicos abordados são: - Análise de ciclo de vida; - Construções sustentáveis; - Eficiência energética; - Governança, legislação e políticas para a sustentabilidade; - Indicadores de sustentabilidade; - Métodos de produção limpos; - Planejamento de operações; - Processos de reciclagem e reuso de materiais; - Tratamento de resíduos; - Uso racional de materiais de construção. Docentes participantes: - Ana Paula Branco do Nascimento; - Carlos Alberto Cioce Sampaio; - Cláudia Terezinha Kniess; - Heloisa Candia Hollnagel; - José Baltazar Guerra. 2. Estrutura curricular O Minter oferece componentes curriculares, definidos como Disciplinas, Atividades Complementares e Práticas Profissionais Supervisionadas (PPS), que proporcionam os fundamentos metodológicos para a formação científica e profissional dos mestrandos. Além disso, há disciplinas e atividades para a divulgação de seus resultados pela redação de artigos técnicos e científicos, relatórios técnicos e dissertações. Por fim, também existem disciplinas para a especialização dos discentes em diferentes linhas de atuação. Para concluir o curso, o discente deverá integralizar 38 créditos (570 h) no MP-EC, distribuídos da seguinte forma: - 12 créditos em disciplinas específicas; - 2 créditos na disciplina Core; - 4 créditos em disciplinas de Área; - 8 créditos em disciplinas Seminários; - 2 créditos em Atividades Complementares: Vida & Carreira; - 2 créditos em Atividades Complementares: Inserção Social; - 2 créditos em Atividades Complementares: Dual; - 6 créditos referentes à defesa da Dissertação. As Disciplinas, as Atividades Complementares e as PPS estão descritas nos itens a, b e c, respectivamente, a seguir a) Disciplinas As disciplinas são classificadas como Core, Área, Específicas e Seminários, cujas ementas refletem as pesquisas dos docentes, seus avanços mais recentes e bibliografia atualizada. A disciplina Core se organiza pela transversalidade de conhecimentos e de temáticas necessárias para enfrentar as grandes questões contemporâneas. As disciplinas de Área se destinam às competências comuns à área de conhecimento do Programa. As disciplinas Específicas têm como objetivo fornecer o conhecimento essencial para estabelecer a conexão entre o todo e suas partes (linha de pesquisa/problema). As disciplinas Seminários têm a finalidade de formar os discentes para realizar a pesquisa e preparálos no caminho metodológico para desenvolver a dissertação. Para o Minter, são oferecidas 19 disciplinas, apresentadas a seguir: a.1) Disciplina Core - 2 créditos - Inovação e empreendedorismo. a.2) Disciplinas de Área - 4 créditos - Ciência dos materiais aplicada à Construção Civil; - Gestão da inovação e da tecnologia na Construção Civil. a.3) Disciplinas Específicas - 4 créditos - Avaliação de desempenho de sistemas construtivos; - Cidades e soluções: Ecossocioeconomias das organizações: Setor da Construção Civil; - Concretos especiais e sistemas construtivos; - Estatística aplicada à engenharia; - Manifestações patológicas em sistemas construtivos; - Materiais compósitos à base de cimento; - Métodos experimentais para a caracterização de materiais de Construção Civil; - Modelagem de estruturas de concreto; - Nanotecnologia aplicada aos materiais de Construção Civil; - Planejamento e gestão de obras de edifícios; - Polímeros: Estrutura, propriedades, processamento e aplicação; - Química dos ligantes aéreos e hidráulicos; - Química geral e ambiental para a Engenharia de Construção; - Sustentabilidade do ambiente construído. a.4) Disciplinas Seminários - 4 créditos - Metodologia da pesquisa científica e tecnológica; - Seminários de pesquisa aplicada. b) Atividades complementares As Atividades Complementares são ofertadas como disciplina ou atividades que somadas representarão a carga horária necessária à sua integralização. Quando ofertadas como disciplina, são componentes eletivos. Já como atividades, enquadram-se nas seguintes categorias: - Vida & Carreira: atividades que levam o discente a refletir sobre sua carreira enquanto mestrando, relacionadas às Trilhas de Pesquisa, à Docência ou ao Empreendedorismo; - Inserção Social: atividades que tratam da interação da universidade com a comunidade e fortalece o impacto do Programa na sociedade; - Dual: atividades relacionadas à prática profissional do pesquisador, docente ou empreendedor e desenvolve a conexão das perguntas do pesquisador com a vida real. As atividades complementares possíveis para a integralização do curso, com atribuição de 1 crédito cada, são: - Participação em eventos com apresentação de trabalho, em cursos e seminários de cunho científico e em atividades de internacionalização, como disciplinas internacionais; - Participação em projetos de pesquisa, desde que não diretamente vinculados à pesquisa relativa à Dissertação de mestrado; - Oferecimento de cursos e treinamentos; - Inserção social, como ações extensionistas e projetos de extensão; - Elaboração de relatórios científicos e artigos a partir de estudos independentes; - Proferir palestras sobre temática relacionada à especialidade de sua formação; - Publicação de artigo em periódico de Qualis A4 ou superior; - Elaboração de produção técnica de estrato T3 ou superior; - Outras atividades complementares relacionadas com a formação acadêmica e científica do discente, devidamente justificadas. c) Práticas Profissionais Supervisionadas As PPS I, II, e III, ofertadas nos primeiro, segundo e terceiro semestres do curso, incorporam uma orientação técnica e aplicada, estreitando a relação entre a pesquisa e a prática profissional. Essas práticas, lideradas por docentes experientes, asseguram o acompanhamento estruturado das atividades dos mestrandos em seus trabalhos ou projetos institucionais. O modelo foca na resolução de problemas reais, incentivando metodologias inovadoras e soluções eficazes para a Engenharia Civil. As PPS fortalecem a formação profissional, transferindo conhecimentos ao setor produtivo e à sociedade, enquanto promovem colaboração científica e buscam soluções para desafios sociais. Essa abordagem desenvolve competências técnicas e gerenciais, aprimorando habilidades em projetos, inovação e sustentabilidade. Assim, o MP-EC moderniza o conceito de tutoria e prepara seus alunos para contribuir significativamente com a evolução da Engenharia Civil no Brasil.

1. Infraestrutura da instituição receptora O CESAA IBMR oferece uma infraestrutura robusta e bem equipada para apoiar o desenvolvimento dos projetos de pesquisa e ensino no contexto do Minter. Todas as salas de aula são amplas e climatizadas, proporcionando um ambiente confortável e adequado para a realização de atividades acadêmicas. As salas são equipadas com recursos multimídia, como projetores, sistemas de som e acesso à internet de alta velocidade, facilitando o uso de tecnologias educacionais e a condução de aulas dinâmicas e interativas. Além disso, o CESAA dispõe de salas específicas para seminários e encontros de grupos de estudo, oferecendo espaços versáteis para atividades colaborativas e de extensão. A biblioteca do CESAA oferece um acervo vasto e atualizado, composto por livros, periódicos científicos, dissertações e teses na área das Engenharias. O acesso a bases de dados eletrônicas, como Scielo e CAPES Periódicos, possibilita que os estudantes e docentes realizem pesquisas bibliográficas de alto nível. A biblioteca dispõe de espaços para estudo individual e em grupo, além de acesso a computadores e ferramentas de consulta online, facilitando o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e de pesquisa. A instituição também conta com suporte especializado de bibliotecários, que auxiliam na busca de referências e na normalização de trabalhos científicos. Por fim, o CESAA oferece recursos tecnológicos adicionais, como acesso a softwares de análise estatística e de gestão de projetos, essenciais para a análise de dados e o desenvolvimento de pesquisas quantitativas e qualitativas. O suporte administrativo e técnico da instituição garante que todas as atividades acadêmicas e de pesquisa sejam realizadas de forma eficiente, proporcionando um ambiente propício para o avanço científico e a formação de excelência dos estudantes e pesquisadores envolvidos no programa. 2. Recursos tecnológicos No contexto do Minter, as plataformas virtuais desempenham um papel essencial para complementar as atividades presenciais. O sistema Ulife, utilizado na instituição promotora, será disponibilizado para todos os discentes. O Ulife é integrado às ferramentas e serviços da Microsoft, inclusive a plataforma de colaboração Microsoft Teams e os softwares de produtividade Office 365. A plataforma Ulife será utilizada para aulas síncronas, oferecendo aos docentes a possibilidade de ministrar aulas ao vivo, além de disponibilizar gravações e materiais complementares para consulta dos discentes. As funcionalidades interativas do Ulife, como fóruns de discussão e ferramentas de colaboração, permitirão um ambiente de aprendizagem ativo e dinâmico, adequado às necessidades dos programas de pós-graduação. O uso dessas ferramentas possibilita a implementação de metodologias ativas, como sala de aula invertida e estudos de caso, promovendo maior engajamento dos alunos. Além disso, a Ulife fornecerá suporte para a orientação dos projetos de dissertação, permitindo reuniões virtuais regulares entre orientadores e orientandos. Os docentes poderão acompanhar o progresso dos alunos, revisar documentos e fornecer feedback em tempo real, facilitando o desenvolvimento dos projetos de pesquisa. O uso de recursos integrados, como armazenamento de arquivos e calendário de atividades, ajudará a organizar o cronograma de orientação e assegurar que todos os prazos sejam cumpridos. Por fim, a plataforma possibilitará a realização de seminários interinstitucionais e workshops virtuais, onde os estudantes poderão apresentar seus projetos e discutir os resultados preliminares com colegas e professores de ambas as instituições, fortalecendo a interdisciplinaridade e a colaboração acadêmica. Dessa forma, o uso do Ulife será fundamental para a integração das atividades de ensino e pesquisa, potencializando a eficácia do programa e ampliando as oportunidades de aprendizado para os discentes.

O cronograma para o projeto do Minter está descrito a seguir: - Processo seletivo: 30/11/2023 a 02/02/2024; - Fevereiro a Março de 2024: Início do semestre e integração com o uso da plataforma Ulife. Apresentação do programa, docentes e Ulife; - Março a Junho de 2024: Disciplinas obrigatórias. Foco em métodos científicos, elaboração e refinamento do projeto. Início das tutorias; - Julho de 2024: Recesso acadêmico; - Agosto a Dezembro de 2024: Disciplinas obrigatórias e optativas conforme linha de pesquisa escolhida. Desenvolvimento do projeto do pesquisa; - Dezembro de 2024 e Janeiro de 2025: Recesso acadêmico; - Fevereiro e Março de 2025: Exame de qualificação. Organização das bancas para qualificação dos projetos com participação do orientador, de 1 membro externo ao programa e 1 docente do programa; - Fevereiro a Junho de 2025: Condução da pesquisa. Estágio de docência. Atividades supervisionadas de docência; - Agosto a Dezembro de 2025: Análise de dados. Elaboração da dissertação e de produções bibliográficas e técnicas. Avaliação preliminar e ajustes; - Dezembro de 2025 a Janeiro de 2026: Recesso acadêmico; - Fevereiro de 2026: Preparação e defesa da dissertação. Ajustes finais e preparação para a defesa. Organização das bancas de defesa com participação do orientador, de 1 membro externo ao programa e 1 docente do programa. Apresentação e avaliação da dissertação; - Março de 2026: Entrega da versão final e documentação. Revisão e submissão da dissertação finalizada.


Instituição Promotora

RENAN PICOLO SALVADOR
33072019 UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU (USJT)
03166000
RUA TAQUARI, 546
-
-
MOOCA
São Paulo - SP
(11) 60991933
(11) 27991783
(11) 60991692
(11) 27991945
(11) 26942513
(11) 26942513
(11) 27991768
(11) 27991909
(11) 27991768
(11) 22916932
(11) 27991702
(11) 27991946
(11) 27991909
(11) 2799-1909
(11) 992819176
(11) 987121839
prppg@usjt.br

Instituição(ões) Receptora(s)

CENTRO DE EDUCAÇÃO E PESQUISA ALMEIDA & AGUIAR

JUACELI ARAUJO DE LIMA
58400510
Rua João Machado, 267
-
-
Prata
Campina Grande - PB
(11) 60991933
(11) 27991783
(11) 60991692
(11) 27991945
(11) 26942513
(11) 26942513
(11) 27991768
(11) 27991909
(11) 27991768
(11) 22916932
(11) 27991702
(11) 27991946
(11) 27991909
(11) 2799-1909
(11) 992819176
(11) 987121839
coordenacao@cesaapb.com

Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.1
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

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