Plano Acadêmico:
PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CURSO
O PPGA
Em agosto de 2022, conforme Ofícios enviado à Coordenação de Área (número 019.2022), DAV (020.2022) e Presidência da Capes (025.2022), a Faculdade Meridional (IMED) passou a ser denominada Atitus Educação. Essa mudança reflete o planejamento estratégico da IES de se tornar uma plataforma de educação capaz de impulsionar formações e carreiras através da integração e interação entre alunos, mercado e sociedade e, portanto, vem para tangibilizar essa transformação.
O PPG em Administração da ATITUS compreende o Curso de Mestrado Acadêmico, recomendado pela CAPES 794 de 2014. O PPG foi resultado da percepção do momento regional por parte da IES e fruto de uma trajetória acadêmica ascendente e da maturação das atividades, sobretudo de pesquisa, dos docentes do curso de graduação, iniciada em 2006 (Portaria n.689 de 27 de setembro de 2026), que alcançou um patamar de complexidade, cujo ambiente natural de desenvolvimento foi o Stricto Sensu.Com a autorização de funcionamento da graduação e com um corpo docente composto em ampla maioria por mestres e doutores, o curso incentivou o desenvolvimento de projetos de pesquisa, sem desconsiderar o estreitamento da relação com o mercado e o contexto econômico e social da região em que está situada.
Em 2008, aliado às atividades do curso de Graduação em Administração, ocorreu a institucionalização do primeiro projeto de pesquisa da Escola de Negócios, denominado de Observatório Empresarial, o qual tinha como objetivo analisar a estrutura organizacional interna das maiores empresas da mesorregião noroeste do estado do Rio Grande do Sul, segundo critérios de quantidade de funcionários empregados e faturamento anual. Ante a institucionalização desse projeto de pesquisa, foi discutida e aprovada a Área de Concentração para a pesquisa na Escola de Negócios: Gestão das Organizações. As discussões para a fundação desta área de concentração foram seminais para a implementação do PPGA/ATITUS e para o curso de Mestrado em Administração.
Além do reconhecimento nacional, a Escola de Negócios da ATITUS atualmente é membro da European Foundation for Management Development (EFMD) desde 2015 , juntamente com outras 15 (quinze) escolas de negócios e empresas brasileiras (ex. FGV/EAESP; FGV/EBAPE; COPPEAD; INSPER). Esta associação internacional, com sede em Bruxelas, Bélgica, possui cerca de 800 membros dentre instituições de ensino, empresas, organizações públicas e consultoras, distribuídos em 81 países, e constitui-se em um fórum para informação, pesquisa, colaboração e debate sobre as melhores práticas de desenvolvimento da Administração. Reconhecida globalmente como uma instituição de acreditação de qualidade em educação de Administração, a EFMD tem no selo EQUIS o seu principal selo de reconhecimento de qualidade do ensino em gestão. No planejamento estratégico da Escola de Negócios da ATITUS, um dos objetivos estratégicos é atingir os requisitos necessários para acreditação EQUIS até o ano de 2026. Em 2019, o projeto de obtenção do selo EQUIS entrou na sua segunda fase, com a submissão do relatório Self-Assessment Report (SAR) à EFMD. Em 2021 ocorreu a visita in loco da equipe EFMD e em seguida a ATITUS teve a sua candidatura deferida, iniciando a mentoria EDAF para acreditação no mesmo ano.
Sustentado em uma ampla trajetória de oferta regular de cursos de pós-graduação lato sensu na área de Administração, em 2011, a primeira proposta do curso de Mestrado em Administração foi apresentada à Instituição. Ainda em 2012, os professores, juntamente com a Direção da então denominada IMED, em reuniões colegiadas, planejaram a estrutura e oferta do Mestrado em Administração.
No ano de 2013, a proposta de Curso Novo (APCN) foi submetida à CAPES para avaliação. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da IES (PPGA), nível Mestrado Acadêmico, foi recomendado ainda em 2013 (Portaria de recomendação n. 794, de 12 de setembro de 2014) e teve seu início em janeiro de 2014. No primeiro mês de funcionamento do curso, sua estrutura organizacional foi definida pelo colegiado, e o primeiro Edital de seleção de discentes foi tornado público em 06 de janeiro de 2014.
A oferta de um curso de Mestrado em Administração da ATITUS está alicerçada na demanda por docentes para cursos de graduação em Administração e na necessidade de geração de conhecimento e fixação de doutores pesquisadores no interior do país. Esses pilares encontram-se alinhados à importância da interiorização da ciência no país com o intuito de gerar desenvolvimento científico e tecnológico e, por conseguinte, promover o desenvolvimento econômico e social de regiões periféricas.
Além da restrita qualificação dos professores que atuam em diversos cursos de graduação da região, o curso de Mestrado em Administração da ATITUS também supre uma importante lacuna ao promover um espaço para fixação de Doutores/Pesquisadores para a geração de conhecimento e potencializar a sua disseminação no interior do país, o que vem sendo incentivado tanto pela CAPES quanto pelo CNPq. Também permitiu o incremento da interação horizontal e vertical, entre discentes, docentes, o mercado e a sociedade, destacando a sua inserção social e fortalecendo a qualificação do egresso para atuação nos diferentes lócus.
Com a construção de uma trajetória voltada para a consolidação e crescimento do programa, em 2016 o PPGA/ATITUS passou pela avaliação quadrienal da CAPES, sendo avaliado com conceito muito bom nos quesitos proposta do programa, corpo docente e corpo discente, recebendo nota 4 já em sua primeira avaliação. Com base nessa trajetória, 2019 foi um ano importante para a reorganização do PPGA e consolidação das atividades de pesquisa. Assim, considerando seu quinto ano de funcionamento, as orientações do Seminário de Meio Termo, o Programa desenvolveu duas principais ações estruturais para preparar o PPG para o novo momento da pós-graduação stricto sensu brasileira. Durante o ano foram realizadas diversas atividades para consolidar os grupos de pesquisa e melhorar a aderência dos projetos dos professores às linhas de pesquisa. Com este intuito, foram realizados eventos e atividades para implementação de um modelo de autoavaliação, planejamento, inserção social, internacionalização e visibilidade do PPGA.
Desde o início do seu curso de Mestrado, o PPGA/ATITUS considera a internacionalização como atividade estratégica. Dentre as atividades realizadas estão o
incentivo ao pós-doutorado no exterior; a atração de professores estrangeiros para atuar no programa; a presença de professores estrangeiros nos projetos de pesquisa coordenados por professores do PPGA/ATITUS; a inserção de pesquisadores estrangeiros no programa por meio do fomento do Programa Nacional de Pós-Doutorado; a publicação de artigos em periódicos internacionais; a participação em eventos internacionais; e, a consolidação das parcerias em projetos de pesquisa.
Em 2020, um outro importante momento de atualização do PPGA pode ser citado. Este tinha como objetivo revisar a estrutura curricular dos Programa, de modo a flexibilizá-lo, considerando as diretrizes da CAPES, bem como incorporar temas transversais e práticas metodológicas atualizadas. Em termos práticos, o PPGA reestruturou sua matriz curricular ampliando o número de horas do curso, dando mais espaço às disciplinas de análise de dados, além de inserir disciplinas que contribuem para a formação de habilidades comportamentais como empreendedorismo, inovação e sustentabilidade, bem como, incluindo a maior valorização de produção intelectual (científica, técnica, tecnológica). Dessa forma, considerando a estratégia apresentada no PDI 2022-2026 da ATITUS, os documentos de área da Capes, o cenário externo, as tendências corporativas e as necessidades profissionais, foram elaboradas as premissas que orientaram tal ação.
Outros objetivos centravam-se em: a) Potencializar o vínculo dos nossos Programas as oportunidades e as necessidades da sociedade, proporcionando ambientes de conhecimento para desenvolver e conectar pessoas que transformam realidades; e, b) Ofertar currículos baseados em competências identificadas com o perfil de egresso da ATITUS, que viabilizem o alcance deste perfil proposto no PDI. A discussão da reforma aconteceu entre os meses de abril e novembro de 2020. Na primeira fase foram realizados workshops com lideranças que atuam em experiências inovadoras de educação e pesquisa. Na fase seguinte, o Comitê de PPG discutiu a proposta. Na fase 3, os Programas analisaram a proposta nos seus colegiados e realizaram as adaptações necessárias. Na última fase, o Programa foi aprovado e seguiu para implementação, a partir de 2021.
Ainda no ano de 2020, o PPGA/ATITUS passou pela sua segunda avaliação quadrienal da CAPES, cujo resultado foi publicado em 2022, mantendo o conceito 4 do curso, consolidando efetivamente a sua qualidade. Com base nos resultados e indicadores de consolidação ainda em 2020, o Ciclo Anual de Autoavaliação teve como ênfase o Planejamento Quadrienal do PPGA/ATITUS 2021-2024. O planejamento considerou as orientações do seminário de meio termo (orientações da ficha de avaliação e auto diagnóstico), o PDI vigente da ATITUS e o resultado da autoavaliação. Em termos gerais, o plano de desenvolvimento do PPGA para o próximo período segue três linhas: impacto na sociedade, perfil do egresso e consolidação da pesquisa.
Especificamente sobre a inserção social, o planejamento orientou o desenho de ações estratégicas para ampliação do relacionamento com organizações sociais, visando a geração de conhecimento para análise e solução de problemas enfrentados pelas organizações. Este tema dialoga estreitamente com o perfil do egresso proposto, uma vez que as habilidades, atitudes e competências do mestrado devem estar associados à empregabilidade, seja como docente, pesquisador ou gestor. Em outros termos, os projetos desenvolvidos devem preconizar a busca e inserção dos discentes em programas de relacionamento com empresas, instituições de ensino e organizações sociais para problematizar aspectos destas organizações ou dinâmicas setoriais.
Por fim, o tema da consolidação da pesquisa, que considera a inserção social e o perfil do egresso, buscou reorganizar a forma de oferta do curso, revisão das linhas de pesquisa, bem como o alinhamento entre disciplinas, projetos e publicações, internacionalização e inserção em redes de pesquisa nacionais, para garantir a flexibilidade, adaptação e capacidade de indução do PPGA/ATITUS. Importante considerar que o planejamento realizado tem como premissa a atualização do Programa sem descaracterizar sua proposta. Visa, portanto, dar conteúdo à proposta a partir de ações para garantir sua sustentabilidade, relevância e impacto social, potencializando processos em curso e que foram garantidores do bom desempenho na primeira avaliação quadrienal do programa.
Importante destacar que em 2020 o PPG recebeu alunos do Projeto de Cooperação Interinstuticonal (PCI) com a FASIPE/Cuiabá, com 12 matrículas adicionais à turma de Passo Fundo.
Vale registrar que a composição do quadro docente tem demonstrado maturidade substancial no encaminhamento das suas atividades de ensino, pesquisa, orientação e extensão que possibilitaram a aplicação e renovação dos conhecimentos e práticas no âmbito do Programa e convergiram no seu estágio atual de consolidação.
O corpo docente permanente é composto por professores doutores, com dedicação exclusiva à IES e com carga horária de pesquisa, disciplinas e orientações no PPG e na graduação, distribuídas de modo equitativo, atendendo aos requisitos da área na CAPES. Da mesma forma, a proporção de docentes com orientação de iniciação científica, de trabalho de conclusão de curso e de dissertações de mestrado se dá de modo equilibrado e superior ao previsto como mínimo no documento de área. Tal cenário reflete diretamente na formação de profissionais mais capacitados no plano da graduação e, consequentemente, na formação dos futuros ingressantes na pós-graduação, além de garantir a interação entre as distintas instâncias do ensino, como colocado pelo Documento de Área.
Além da qualidade da produção científica e tecnológica, o histórico do Programa também foi marcado por um intenso relacionamento com a comunidade acadêmica e regional. Destacam-se as ações dentre assessorias, consultorias, entrevistas, mesas redondas, palestras, programas e comentários na mídia, prestação de serviços à comunidade, treinamento e capacitações (inclusive de docentes da rede pública), como membros de corpos editoriais e revisores de periódicos, de comitês de assessoramento de agências de fomento, como revisores de projetos de pesquisa, e membros de comitês científicos e comissões organizadoras de eventos nacionais e internacionais.
Outros indicadores atestam e qualificam a referida complexidade: rigor da pesquisa; qualificação dos resultados e publicações em elevados estratos; inovação tecnológica e de processos resultantes das pesquisa; intervalo de defesa de dissertações em 24 meses; participação significativa de outros docentes de outros PPGs da área em bancas de defesa e qualificação; desempenho coletivo e equitativo do corpo docente, não revelando dependências; ativa relação com o mercado e com a sociedade; captação de financiamentos para realização de pesquisa junto a agências de fomento nacionais e internacionais; bolsas de produtividade em pesquisa da Fundação Meridional; e apoio institucional, materializado pelo planejamento estratégico da IES, que garante os recursos de pessoal, infraestrutura, logística e investimento para a qualificação docente e das pesquisas.
O Programa está estruturado em uma área de concentração - Gestão das Organizações - e duas linhas de pesquisa - Estudos Organizacionais Contemporâneos e Gestão Estratégica e Relações com o Mercado. A oferta de um curso de Mestrado em Administração está alicerçada à demanda por docentes para cursos de graduação em Administração, o desenvolvimento e fixação de mestres e doutores no interior do país e a necessidade de geração de pesquisa e inovação na área de gestão das organizações.
A Atitus Educação considera que sua vocação é contribuir para o desenvolvimento das regiões onde atua, buscando, por meio da qualificação de pessoal de nível superior, contribuir para alavancar projetos e práticas que incidem na melhoria das práticas de gestão e no desenvolvimento local. Neste sentido, desde o início das atividades, o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) vem formando mestres com boa inserção em organizações de ensino superior e empresas, gerando conhecimento por meio da articulação entre teoria e prática. A visão aplicada da pesquisa, aliada ao suporte metodológico oferecido pelas metodologias para aprendizagem ativa, tem se mostrado como diferencial para disseminar práticas e compartilhar conhecimento em uma perspectiva social inovadora e de resultados perceptíveis tanto para as organizações, quanto para a comunidade.
A consolidação do Programa de Pós-graduação em Administração está alinhada com a estratégia institucional da ATITUS Educação, que prevê a autorização da oferta de um curso de Doutorado, já solicitado e aguardando autorização, além do planejamento para ampliar o conceito do PPG para 5 na próxima avaliação quadrienal.
Área de Concentração: Gestão das Organizações
Esta área de concentração compreende os estudos relacionados às teorias, às metodologias, aos modelos, às estratégias, aos instrumentos e aos procedimentos, ligados ao campo da gestão das organizações. Abrange, também, os estudos das dinâmicas de gestão e estruturação das organizações e as relações destas com o mercado, no campo dos estudos organizacionais, da gestão estratégica, mercadológica, de pessoas e de operações.
Linha de Pesquisa: Estudos Organizacionais Contemporâneos
Contempla pesquisa sobre Carreiras, formação de competências, gestão de pessoas, liderança e cultura organizacional; Comportamento organizacional, práticas de sustentabilidade e gestão de diversidade; Aspectos comportamentais associados ao empreendedorismo, inovação e uso da tecnologia; Novas formas de governança e impacto social das organizações e Comportamento social e novos mercados.
Linha de Pesquisa: Gestão Estratégica e Relações com o Mercado
Esta linha contempla pesquisas sobre Estratégias nas organizações e suas relações com a competitividade e o desempenho organizacional; Concepção, formação e implementação de estratégias nas áreas de produção, operações e marketing; Estratégias de relacionamento com stakeholders; Inovação, relações interorganizacionais e sustentabilidade e Criação, agregação e oferta de valor aos produtos e serviços.
O MINTER [FASIPE – ATITUS]
O Minter em Administração FASIPE – ATITUS Educação será desenvolvido na mesma área de concentração do PPGA ATITUS Educação, Gestão das Organizações, com a oferta das duas linhas de pesquisa vigentes: Estudos Organizacionais Contemporâneos e Gestão Estratégica e Relações com o Mercado.
OBJETIVOS
Este projeto objetiva:
(1) desenvolver e preparar pesquisadores, docentes e profissionais através da reflexão crítica, científica e metodológica no campo da pesquisa na área de Gestão das Organizações;
(2) oferecer um espaço plural para a geração e troca de conhecimento acadêmico e científico em Administração, estimulando a interdisciplinaridade, o intercâmbio e a transferência de conhecimento com outras instituições e com a sociedade;
(3) criar condições para a intervenção nas realidades regional, estadual e nacional, por meio de estudos e pesquisas que possam subsidiar a análise e a proposição de estratégias que permitam a qualificação dos sistemas e das práticas de Gestão das Organizações.
O propósito do Minter é estabelecer práticas capazes de conferir qualidade ao trabalho de pesquisa junto a Instituição Receptora, levando-a a consolidar um núcleo de docentes que desenvolva atividades de ensino em nível de Stricto Sensu no futuro.
JUSTIFICATIVA
O Projeto justifica-se por estabelecer práticas capazes de conferir qualidade ao trabalho de pesquisa junto a FASIPE Cuiabá - Instituição Receptora, fortalecendo grupos de pesquisa e viabilizando a formação de mestres aptos a atuarem na gestão, docência e na pesquisa. Além disso, visa atender a uma demanda, identificada na região, qualificando recursos humanos para atuação na academia e no mercado de trabalho e atendendo necessidades profissionais e técnicas das organizações. Ademais, viabilizar a formação de mestres e doutores fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa, com igual padrão de qualidade; subsidiar a criação de novos programas de pós-graduação stricto sensu para reduzir assimetrias regionais; auxiliar no fortalecimento de grupos de pesquisa; qualificar recursos humanos para atuação no mercado de trabalho; atender demandas sociais, profissionais, técnicas e tecnológicas das organizações públicas ou privadas; contribuir para o aumento da produtividade e competitividade das organizações brasileiras; promover a cooperação entre instituições acadêmicas e/ou não acadêmicas, promover a redução de desigualdades sociais e a inclusão de grupos em condições de vulnerabilidade ampliando o acesso à pós-graduação stricto sensu.
PERFIL DO EGRESSO
A partir do exposto acima, três tipos de competências centrais irão compor a formação dos mestres envolvidos no projeto:
Competências para pesquisa: espera-se que o egresso tenha domínio sobre os fundamentos epistemológicos da ciência e sua relação com a construção do conhecimento; possua conhecimento sobre os diferentes enfoques metodológicos, tendo habilidade para aplicá-los em suas pesquisas; tenha domínio sobre as diferentes técnicas de coleta e análise de dados; possua conhecimento e possa desenvolver projetos de pesquisas; e detenha habilidades para a divulgação de suas pesquisas através de publicações científicas, atentas ao rigor e à relevância, para o avanço da fronteira do conhecimento.
Competências para o ensino: espera-se que o egresso seja capaz de compreender as dinâmicas e os processos envoltos na construção do conhecimento; tenha habilidades e conhecimentos necessários para o desenvolvimento de projeto pedagógico, estrutura curricular, e disciplinas de cursos de graduação; seja capaz de explorar as diferentes abordagens de aprendizagem e formas didáticas para o desenvolvimento de aulas e atividades de ensino; tenha conhecimento sobre a elaboração de planos de ensino, materiais didáticos e dispositivos de avaliação de aprendizado; seja capaz de ministrar aulas e orientar alunos em nível de graduação e de pós-graduação.
Competências para a gestão de organizações públicas ou privadas: espera-se que o egresso seja capaz de compreender as dinâmicas de gestão, estruturação e modelos organizacionais; tenha conhecimentos que lhe permitam inferir sobre estratégias, instrumentos e procedimentos ligados às relações intra e interorganizacionais e a gestão estratégica, mercadológica, e de pessoas; seja capaz de atuar na Gestão das Organizações de forma a incrementar a competitividade e o desempenho destas.
ESTRUTURA CURRICULAR
Para propiciar o desenvolvimento de tais competências, este curso será composto por 400 horas/aula de atividades acadêmicas, dispostas entre 4 disciplinas estruturantes (120 horas/aula), 5 disciplinas eletivas (200 horas/aula), 4 disciplinas complementares (80 horas/aula). Para a formação dos alunos, sugerem-se as seguintes disciplinas para serem ofertadas ao longo do curso: Disciplinas estruturantes: Teorias Organizacionais (remoto), Metodologia da Pesquisa (Remoto), Métodos Qualitativos (remoto), Métodos qualitativos (remoto). Ressalta-se que o aluno opta entre métodos Qualitativos e Quantitativos. Disciplinas eletivas: Gestão do Agronegócio (presencial), Gestão da Sustentabilidade (presencial), Sociologia Econômica (presencial), Aprendizagem e gestão do Conhecimento (presencial), Estratégias Competitivas, Disciplinas complementares: Orientação da pesquisa de dissertação I, Orientação da pesquisa de dissertação II, Elaboração da Dissertação I, Elaboração da Dissertação II (remota)
Disciplinas Estruturantes:
Metodologia da Pesquisa
Carga Horária: 40 horas/aula
Ementa:
Abordagem epistemológica da pesquisa científica. Métodos de pesquisa científica. O papel da teoria na pesquisa científica. As etapas de uma pesquisa. Estruturação e elaboração de projeto de pesquisa e de artigo científico. Técnicas de amostragem. Técnicas e instrumentos de coleta de dados. Publicação, rigor e relevância da pesquisa científica. Ética na pesquisa científica.
Métodos Qualitativos
Carga Horária: 40 horas/aula
Ementa:
Abordagem, procedimentos, instrumento de coleta, organização de informações e análise de dados qualitativos. Interpretação de resultados de análises em artigos científicos. Conhecimento de software para análise de dados qualitativos.
Métodos Quantitativos
Carga Horária: 40 horas/aula
Ementa:
Conhecimentos básicos de interpretação sobre estatística descritiva e analítica; bases e conceitos do uso de dados numéricos como subsídio para comprovações científicas; delineamentos quantitativos de pesquisa; formulação e teste de hipóteses; tipos e níveis de variáveis; amostragem; análise e testes estatísticos; procedimentos para a coleta e organização de dados quantitativos.
Teorias Organizacionais
Carga Horária: 40 horas/aula
Ementa:
Princípios e funções da administração. A administração e a interface com outras áreas de conhecimento. Ênfases no estudo da administração: estrutura, pessoas, tarefas, processos. Conceito de organização e formas organizacionais. Panorama histórico do pensamento administrativo: revisão das principais teorias organizacionais, suas contribuições, possibilidades, complementaridades e limitações.
Disciplinas Eletivas:
Estratégias Competitivas
Carga Horária: 40 horas/aula
Ementa:
Estratégias competitivas e modelos de vantagem competitiva. Competitividade e desempenho organizacional. Economia dos custos de transação. Teoria evolucionária das capacidades e comportamentos da firma. Visão baseada em recursos. Posição competitiva da firma dentro da indústria sustentada pela cadeia de valor. Dinâmica da concorrência e os padrões de competitividade dentro da indústria. Estratégias coletivas: competição e cooperação.
Gestão da Sustentabilidade
Carga Horária: 40 horas/aula
Ementa:
Teoria e prática do marketing. Desenvolvimento e evolução do conceito de marketing. Evolução do pensamento de marketing. Marketing e ciência. Formação da teoria em marketing. Trocas e relações. Clientes, consumidores e mercados. Estudos do composto de marketing - produto, preço, distribuição e comunicação. Operação de marketing e desempenho organizacional.
Gestão do Agronegócio
Carga Horária: 40 horas/aula
Ementa:
Conceito de agribusiness. Os níveis de análise dos agronegócios. Produção e consumo de alimentos. Segurança alimentar. Comercialização e gerenciamento de riscos. Agronegócio cooperativo. Políticas públicas e os agronegócios. Tendências e cenários dos agronegócios
Sociologia Econômica
Carga Horária: 40 horas/aula
Ementa:
O mercado e a formação social moderna. Os princípios da vida econômica. A nova sociologia econômica e a dimensão social dos mercados. Valores, cultura e a dimensão simbólica da ação econômica. Mercados, reciprocidade e a formação social dos preços. O dinheiro e a financeirização das relações sociais. O dinheiro na cultura contemporânea.
Aprendizagem e Gestão do Conhecimento
Carga Horária: 40 horas/aula
Ementa:
Aprendizagem nas organizações: teorias, debates e tendências. Competências e aprendizagem. Aprendizagem e interação social. Aprendizagem na formação de gestores. Aprendizagem e gestão do conhecimento: conceitos, elementos, processos e avaliação. A gestão do conhecimento e a inovação organizacional e tecnológica. Aprendizagem, gestão do conhecimento e mudança organizacional.
Disciplinas Complementares:
Orientação da pesquisa de dissertação I
Carga Horária: 20 horas/aula
Ementa:
Entendendo fenômenos: o que é o mestrado, o que é pesquisa científica, como escolher o tema da dissertação, como formular o problema de pesquisa, como elaborar um projeto de pesquisa, escrita e publicação científica, busca em banco de dados, eventos científicos.
Orientação da pesquisa de dissertação II
Carga Horária: 20 horas/aula
Ementa:
Estrutura e elaboração do projeto de pesquisa. Introdução: contextualização e delimitação do tema, justificativa e delimitação do problema de pesquisa, objetivos. Referencial teórico: conceitos, hipóteses ou proposições, modelo teórico. Método de Pesquisa: tipo de pesquisa, amostra ou participantes, coleta de dados e análise de dados. Produtos técnicos e tecnológicos do projeto de pesquisa. Cronograma de atividades de pesquisa. Apresentação e defesa do projeto de pesquisa.
Elaboração da Dissertação I
Carga Horária: 20 horas/aula
Ementa:
Atividades periódicas de orientação da pesquisa de dissertação, organizadas pelo professor
orientador, no terceiro semestre do curso.
Elaboração da Dissertação II
Carga Horária: 20 horas/aula
Ementa:
Atividades periódicas de orientação da pesquisa de dissertação, organizadas pelo professor
orientador, no quarto semestre do curso.
Outra oportunidade é a realização do estágio de docência na instituição receptora, já incrementando a troca de conhecimento entre diferentes níveis de ensino, reforçando a importância do Minter na região e para a IES.
DISSERTAÇÃO E ORIENTAÇÃO
A definição do Orientador ocorrerá no processo seletivo do curso considerando os interesses de pesquisa dos candidatos e dos docentes do quadro permanente do PPGA-ATITUS Educação. A comissão de seleção examinará do ponto de vista da afinidade temática e da conveniência de garantir uma distribuição homogênea dos orientandos entre os professores. As orientações das dissertações serão feitas presencialmente ou de forma remotas (Zoom, Meet ou Skype) previamente agendadas. O formato da dissertação irá respeitar o regimento do PPGA, podendo ser em formato monográfico ou de artigo científico, prevendo a submissão a um periódico qualificado da área. A banca de Qualificação do Projeto será composta pelo Professor Orientador (presidente da banca) e por mais 02 (dois) docentes do PPGA/ATITUS, indicados pelo Professor Orientador e homologados pela Coordenação do PPGA/ATITUS. A banca examinadora para a dissertação de Mestrado será composta pelo orientador da dissertação (presidente da banca) e mais 03 (três) membros titulares, portadores de título de doutor, escolhidos pelo professor orientador, homologada pela Coordenação do PPGA/ATITUS, sendo, pelo menos, 01 (um) deles externo a ATITUS Educação.
§ 1°. Será designado, pelo mesmo procedimento, 01 (um) suplente dos membros titulares.
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR
Ressalta-se que, para obtenção do grau de Mestre são necessários os seguintes requisitos:
- Realização e aprovação em todas as disciplinas previstas neste documento;
- Qualificação de projeto de dissertação perante banca;
- Comprovação de proficiência em língua estrangeira (inglês).
- Defesa da dissertação (formato monográfico ou artigo) perante banca pública e com avaliador externo.
OFERTA DAS DISCIPLINAS
A oferta das disciplinas será de forma presencial e remota, acordada entre ATITUS Educação e FASIPE, sendo ofertadas nas quartas-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras e aos sábados. A ATITUS Educação disponibilizará aos alunos do Minter acesso integral às suas bases de dados via Proxy, bem como acesso as plataformas de suporte às atividades síncronas como AVA e Zoom. As aulas serão ministradas pelos docentes do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Administração da ATITUS Educação em módulos mensais. Quatro disciplinas serão ofertadas de forma presencial e as aulas acontecerão nas Dependências da faculdade FASIPE de Cuiabá – MT localizada na Rua Jornalista Amaro de Figueiredo Falcão, 133 - CPA I, Cuiabá – MT, e as demais em formato remoto.
CORPO DOCENTE
O corpo docente que irá atuar nesse curso é o corpo docente permanente vinculado ao PPGA-ATITUS Educação:
Prof. Claudionor Guedes Laimer: Doutor em Administração: UNISINOS
lattes: http://lattes.cnpq.br/3904741903410593
Profa. Juliane Ruffatto: Doutora em Administração: UNISINOS
lattes: http://lattes.cnpq.br/4375103964072706
Prof. Alexandre Cappellozza: Doutor em Administração: FGV-EAESP
lattes: http://lattes.cnpq.br/8358857348226421
Profa. Paola Rücker Schaeffer: Doutora em em Política Científica e Tecnológica: UNICAMP
lattes: http://lattes.cnpq.br/8072626942858856
Profa. Leila Dal Moro: Doutora em Engenharia Civil e Ambiental: UPF
lattes: http://lattes.cnpq.br/9192210643812349
Profa. Giana de Vargas Mores: Doutora em Agronegócios: UFRGS
lattes: http://lattes.cnpq.br/6415303241942420
Prof. Jandir Pauli: Doutor em Sociologia: UFRGS
lattes: http://lattes.cnpq.br/2312616662308444
Prof. Vitor Francisco Dalla Corte: Doutor em Agronegócios: UFRGS
lattes: http://lattes.cnpq.br/2808307463274725
DAS VAGAS
Para o referido Minter serão oferecidas até 25 vagas. respeitando os critérios de distribuição das orientações de acordo com as recomendações e políticas da área de Administração na CAPES. As vagas serão ofertadas aos docentes da FASIPE bem como a profissionais não vinculados à FASIPE. Não há restrição de área de formação para os candidatos ao curso, apenas a obrigatoriedade de diploma de graduação válido no território nacional.
DA OPERAÇÃO
A oferta do curso, prospecção de candidatos, bem como, os trâmites de inscrição e matrículas deverão ser realizados pela FASIPE. Os valores e contratos entre FASIPE e alunos não competem a este termo, sendo competentes a este termo a relação entre FASIPE e ATITUS Educação. No que tange ao processo seletivo discente, a ATITUS Educação realizará, em dias a serem previamente agendados, entrevistas com os candidatos como forma de processo seletivo. O curso terá um prazo para formação de alunos de 24 meses da data de início.