• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Programa

Projeto de Cooperação entre Instituições - Mestrado
109/2023
01/07/2024 a

Detalhamento do Programa

20
30/06/2026
Araranguá - SC

Ações Desenvolvidas no Projeto

PLANO ACADÊMICO OBJETIVOS: Objetivo Geral: Promover a melhoria da gestão educacional nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Araranguá, por meio da parceria com o Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS-POA. Objetivos Específicos: a) Identificar as necessidades e desafios específicos da gestão educacional na rede municipal de ensino de Araranguá. b) Propor soluções e estratégias inovadoras para aprimorar a gestão educacional, levando em consideração a integração da tecnologia e a formação continuada dos professores. c) Realizar formações e capacitações para os professores da rede municipal de ensino, com o objetivo de desenvolver conhecimentos conceituais, atitudinais e procedimentais relacionados à gestão educacional. d) Realizar acompanhamento e avaliação dos resultados obtidos com as ações de melhoria da gestão educacional. e) Ampliar o impacto e a inserção regional do Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS-POA. Uma boa gestão é fundamental para o sucesso do processo educativo, influenciando diretamente a qualidade da educação oferecida aos estudantes. No entanto, muitas escolas enfrentam desafios na administração dos recursos, na comunicação interna e externa, na gestão das informações e na avaliação educacional. A parceria da Prefeitura Municipal de Araranguá/SC com o Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS-POA é estratégica, pois possibilita a integração de conhecimentos e a expertise em informática na educação com as demandas reais das escolas. A incorporação de soluções tecnológicas personalizadas pode trazer benefícios significativos, como a automatização de processos burocráticos, o acesso facilitado a informações relevantes, a melhoria na comunicação entre os atores educacionais e o aperfeiçoamento da avaliação do desempenho dos alunos. Além disso, o Minter busca criar um ambiente colaborativo, no qual os diferentes segmentos que compõem a escola tenham participação ativa no desenvolvimento das soluções tecnológicas. Essa abordagem participativa garante que as soluções atendam de forma efetiva às necessidades e realidades locais, promovendo a sua adoção e potencializando os impactos positivos na gestão de processos educacionais. Para o desenvolvimento de uma turma de Minter utilizaremos uma abordagem qualitativa e aplicada, será realizada uma análise aprofundada do contexto educacional local, identificando desafios e necessidades específicas. Com base nessa análise, serão desenvolvidas soluções tecnológicas personalizadas que abordem aspectos como o gerenciamento de informações, a comunicação interna e externa, a avaliação educacional e outros processos administrativos relevantes. A participação ativa dos gestores educacionais, professores e demais profissionais da educação será incentivada, visando garantir que as soluções atendam de forma efetiva às demandas locais. Durante o período de dois anos, as soluções tecnológicas serão implementadas nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Araranguá, em conjunto com capacitações e suporte técnico. Será realizado um acompanhamento contínuo para avaliar a efetividade das soluções, coletando dados e feedback dos usuários. Além disso, as pesquisas a serem desenvolvidas durante o período do Minter visam disseminar os resultados e compartilhar as boas práticas desenvolvidas. Serão produzidos relatórios periódicos, artigos científicos e materiais educacionais, além de participação em eventos acadêmicos. Dessa forma, o Minter busca não apenas melhorar a gestão educacional nas escolas de Araranguá, mas também servir como referência para outras instituições interessadas em aprimorar suas práticas de gestão. Referências ALONSO, M. Formação de gestores escolares: um campo de pesquisa a ser explorado. In: Almeida, M. E. B. de Alonso, M. (Orgs.). Tecnologias na formação e na gestão escolar. SP: Avercamp, 2007. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. BONILLA, Maria Helena; PRETTO, Nelson De Lucca. Movimentos colaborativos, tecnologias digitais e educação. Em Aberto, Brasília, v. 28, n. 94, p. 23- 40, jul./dez. 2015. CARBONEL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. GÓMEZ, A I. P. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015. LÉVY, P. Cibercultura.São Paulo: Editora 34, 2009. MORAN, J. Gestão inovadora da escola com tecnologias digitais. In: Vieira, A. (Org.). Gestão educacional e tecnologia. São Paulo, Avercamp, 2003. NASCIMENTO, C. F. V. do. Desafio docente: era (digital) da informatização. Revista Thema, v. 9, n. 2, 2012. Disponível em:< https://tinyurl.com/ugabaho>. Acesso em 03 dez 2019. ● INFRAESTRUTURA DISPONÍVEL NA INSTITUIÇÃO RECEPTORA: Laboratórios de Informática bem equipados, com computadores atualizados, software educacional relevante e acesso à internet de alta velocidade; rede de internet robusta para suportar as necessidades dos alunos e professores, possibilitando a comunicação eficiente e o acesso rápido a recursos online; sala de aula equipada com classes e cadeiras, quadro branco e aparelho de multimídia para o desenvolvimento das aulas. ● CRONOGRAMA DE ATIVIDADES: ANO 1 Semestre 1 - Processo de seleção da turma - Aula Inaugural - Aulas das disciplinas do Curso - Identificação das necessidades educacionais específicas da rede municipal de ensino de Araranguá. - Orientações junto aos professores orientadores - Seminário de apresentação do objeto de pesquisa Semestre 2 - Aulas das disciplinas do Curso - Seminário de apresentação do Projeto de Pesquisa de Mestrado - Organização de eventos para a Rede Municipal de Ensino de Araranguá - Participação da MostraPOA no IFRS-Poa - Orientações junto aos professores orientadores - Qualificação das pesquisas de Mestrado ANO 2 Semestre 1 - Aulas das disciplinas do Curso - Realização dos eventos para a Rede Municipal de Ensino de Araranguá - Orientações junto aos professores orientadores - Coleta de dados das pesquisas - Desenvolvimento dos produtos educacionais advindos das pesquisas Semestre 2 - Desenvolvimento dos produtos educacionais advindos das pesquisas - Avaliação dos produtos educacionais advindos das pesquisas - Orientações junto aos professores orientadores - Defesas de Mestrado - Organização de publicações acadêmicas - Seminário de publicização das pesquisas realizadas na Rede Municipal de Ensino de Araranguá

● INFRAESTRUTURA DISPONÍVEL NA INSTITUIÇÃO RECEPTORA: Laboratórios de Informática bem equipados, com computadores atualizados, software educacional relevante e acesso à internet de alta velocidade; rede de internet robusta para suportar as necessidades dos alunos e professores, possibilitando a comunicação eficiente e o acesso rápido a recursos online; sala de aula equipada com classes e cadeiras, quadro branco e aparelho de multimídia para o desenvolvimento das aulas.

● CRONOGRAMA DE ATIVIDADES: ANO 1 Semestre 1 - Processo de seleção da turma - Aula Inaugural - Aulas das disciplinas do Curso - Identificação das necessidades educacionais específicas da rede municipal de ensino de Araranguá. - Orientações junto aos professores orientadores - Seminário de apresentação do objeto de pesquisa Semestre 2 - Aulas das disciplinas do Curso - Seminário de apresentação do Projeto de Pesquisa de Mestrado - Organização de eventos para a Rede Municipal de Ensino de Araranguá - Participação da MostraPOA no IFRS-Poa - Orientações junto aos professores orientadores - Qualificação das pesquisas de Mestrado ANO 2 Semestre 1 - Aulas das disciplinas do Curso - Realização dos eventos para a Rede Municipal de Ensino de Araranguá - Orientações junto aos professores orientadores - Coleta de dados das pesquisas - Desenvolvimento dos produtos educacionais advindos das pesquisas Semestre 2 - Desenvolvimento dos produtos educacionais advindos das pesquisas - Avaliação dos produtos educacionais advindos das pesquisas - Orientações junto aos professores orientadores - Defesas de Mestrado - Organização de publicações acadêmicas - Seminário de publicização das pesquisas realizadas na Rede Municipal de Ensino de Araranguá


Instituição Promotora

JOSIANE CAROLINA SOARES RAMOS
42044014 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)
95700000
RUA GENERAL OSÓRIO, 348
-
-
CENTRO
Bento Gonçalves - RS
(53) 32338681
(53) 32338681
(55) 37813555
(54) 3345-8000
(54) 33458000
(54) 34553246
(54) 34553200
(54) 34493300
(54) 33217525
(53) 32312637
(54) 33217512
(54) 34493300
(54) 33217512
(54) 34493300
(54) 34493396
(82) 32141144
(54) 33217525
(54) 34493396
(54) 34493300
reitor@ifrs.edu.br

Instituição(ões) Receptora(s)

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARAUCÁRIA

CLAUDIO JUNIOR LIMA DA ROCHA
83702090
Avenida Lourenço Jasiocha, 2197
-
-
Centro
Araucária - PR
(53) 32338681
(55) 37813555
(54) 3345-8000
(54) 33458000
(54) 34553246
(54) 34553200
(54) 34493300
(54) 33217525
(53) 32312637
(54) 33217512
(54) 34493300
(54) 33217512
(54) 34493300
(54) 34493396
(82) 32141144
(54) 33217525
(54) 34493396
(54) 34493300
smed@educacao.araucaria.pr.gov.br


Documentos

PLANEJAMENTO TURMA MINTER - ARARANGUÁ.pdf
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.1
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer