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Dados do Programa

Projeto de Cooperação entre Instituições - Doutorado
108/2023
26/09/2024 a

Detalhamento do Programa

20
26/09/2028
Recife - PE

Ações Desenvolvidas no Projeto

O envelhecimento populacional acarreta uma série de desafios para a sociedade e demanda cada vez mais estudos que possam subsidiar políticas públicas e novas práticas cotidianas para que seja possível projetar, para um futuro próximo, um envelhecimento com qualidade de vida. Em termos de Brasil, as projeções demográficas apontam para um crescimento elevado do contingente de idosos, serão milhões de brasileiros vivendo mais tempo. Por outro lado, a certeza da continuação nos ganhos em anos vividos é acompanhada por uma incerteza das condições de vida e saúde que experimentarão os cidadãos longevos. O objetivo geral do programa é formar pesquisadores, docentes e profissionais para atender às demandas educacionais, biológicas, sociais e de inovação tecnológica, contribuindo para a produção e socialização de conhecimentos de natureza interdisciplinar e multidimensional do envelhecimento humano. Os objetivos específicos do PPGEH são os seguintes: 1. Formar pesquisadores para desenvolver estudos e investigações de natureza interdisciplinar na área do envelhecimento humano; 2. Capacitar docentes para atuar na área educacional com foco no envelhecimento humano, saúde e sociedade; 3. Qualificar profissionais para atuarem nos diversos setores da sociedade; 4. Constituir um centro de referência e excelência em Gerontecnologia, com vistas ao estabelecimento de redes de investigação, de formação e de informação. O envelhecimento populacional precisa ser analisado a partir de uma perspectiva inovadora para oferecer serviços e produtos que irão ampliar tanto a inserção social quanto o aumento da independência e autonomia. O PPGEH, programa interdisciplinar oferecido em uma universidade comunitária, tem como premissa a busca de resoluções de problemas que dizem respeito ao processo de envelhecimento humano, que são cada vez mais complexos e exigem uma abordagem multidimensional capaz de agregar diversas áreas do conhecimento. O PPGEH busca a formação de um profissional comprometido com as necessidades nacionais, regionais e locais, considerando a realidade brasileira e mundial. As linhas de pesquisa do Programa - 1. Gerontecnologia; 2. Aspectos Biopsicossociais do Envelhecimento Humano - buscam atender aos objetivos e à missão do Programa, ao perfil do público-alvo e egresso e às demandas de mercado e social. Esta proposta de Dinter visa formar pesquisadores para atender às demandas educacionais, sociais e de inovação tecnológica que contribuem para a produção de conhecimento de natureza interdisciplinar e multidimensional do envelhecimento humano, na área de atuação da instituição receptora, e capacitar docentes para atuar na área educacional com foco no envelhecimento humano, saúde e sociedade. Como metas, busca fomentar a área de gerontecnologia e em aspectos biopsicossociais do envelhecimento humano, com vistas ao estabelecimento de redes de investigação, formação e inovação entre as instituições promotora e receptora. Como instituição promotora, a UPF possui condições acadêmicas, administrativas, financeiras e logísticas para oferta do Dinter sem comprometer os níveis de excelência das turmas regulares do Programa. Isso se ancora em aspectos como a estabilidade do corpo docente em termos de vínculo de trabalho e a maturidade do Programa com mais de 15 anos de história, representada pelos inúmeros livros de sua série intitulada "Envelhecimento e Sociedade", pelos artigos científicos nacionais e internacionais publicados na Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano e pelas seis edições do Congresso Internacional de Estudos do Envelhecimento Humano. Importa destacar, ainda, que na avaliação da última quadrienal o PPG conquistou nota 5. Como instituição receptora, a UniFAFIRE, ao longo dos seus quase oitenta anos de existência, promove uma formação de qualidade, comprometida com valores humanos e alinhada com a evolução da sociedade e as demandas do mercado para educação superior. Atualmente a instituição trabalha com cursos de graduação em áreas como administração e gestão, direito, ciências biológicas, meio ambiente, nutrição e psicologia, além de pós-graduação lato sensu. É nesse contexto institucional que se insere o DINTER, o qual visa a qualificação do quadro docente da UniFAFIRE, possibilitando o fortalecimento de um campo de estudos e pesquisas voltado para o processo de envelhecimento humano. A intenção deste Dinter será com foco no estímulo para o desenvolvimento de estudos sobre temas de interesse comum que atendam às demandas identificadas, assim como a formação de doutores que também possam atuar nas áreas de gestão de políticas educacionais e de avaliação educacional. O impacto social será compreendido a partir da responsabilidade social que o Programa assume com a formação qualificada de profissionais para atender às demandas emergentes e complexas de uma população que vive e envelhece na área de atuação da instituição receptora. No que tange aos impactos tecnológicos, o PPGEH, atento aos desafios que se apresentam à população alvo na contemporaneidade, busca resoluções por meio de processos e produtos de tecnologia e inovação, integradores do saber científico com o popular, desenvolvidos com o intuito de proporcionar melhorias que alcancem a comunidade, a qualidade de vida e a sustentabilidade ambiental, pela inserção e pelo fortalecimento dos sujeitos, visando ao desenvolvimento social. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: “Envelhecimento Humano, Saúde e Sociedade” Compreende o envelhecimento como processo multidimensional que desafia diversos setores da sociedade contemporânea com demandas interdisciplinares. Engloba os aspectos biopsicossociais do envelhecimento humano, considerando as questões sociais, culturais, educacionais, históricas, bioéticas, econômicas, ambientais, de saúde e de tecnologia, determinantes para a forma como as pessoas envelhecem. LINHAS DE PESQUISA: 1 - Gerontecnologia Estuda as questões de saúde do processo de envelhecimento humano, relacionadas ao uso e ao desenvolvimento de tecnologias aplicadas à avaliação, à intervenção e ao monitoramento. 2 - Aspectos Biopsicossociais do Envelhecimento Humano Estuda os aspectos biopsicossociais do processo de envelhecimento humano em relação às questões educacionais, intergeracionais, culturais, históricas e de saúde. ESTRUTURA ACADÊMICA A estrutura curricular do curso de Doutorado será integralizada por meio de disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas, orientação de tese e atividades programadas para o Doutorado. O número de créditos exigido para a integralização curricular do curso de Doutorado será de, no mínimo, 27. ATIVIDADES CURRICULARES E AVALIAÇÃO A frequência nas atividades acadêmicas é obrigatória e não poderá ser inferior a 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas programadas. A avaliação em cada atividade de pós-graduação será expressa por conceitos, a saber: A, B, C, D, e E. A obtenção dos conceitos “D” ou “E” implicará a reprovação na atividade, a qual deverá ser repetida, quando se tratar de disciplina obrigatória ou orientação, ou recuperada. ORIENTAÇÕES Cada aluno regular será orientado em suas atividades por um docente permanente do PPGEH. O orientador deverá manifestar-se por escrito ao CPG sobre a aceitação do orientado. O orientador deverá, com a aprovação do CPG, contar com a colaboração de um coorientador na tese, o qual deverá ter formação e titulação diferente do orientador, visando promover a interdisciplinaridade. TÍTULO E DIPLOMA A qualificação de tese será realizada em dois momentos: I. no primeiro momento, efetivado antes do início do quinto semestre, a qualificação de tese será realizada em banca de avaliação interna, não-pública, com arguição de dois docentes permanentes do PPGEH, um de cada linha de pesquisa; II. no segundo momento, efetivado antes do início do sétimo semestre, a qualificação de tese será realizada em banca de avaliação pública por parecer e/ou arguição de três doutores, aprovados pelo CPG, devendo dois deles ser examinadores externos à Instituição; III. o orientador do doutorando será o presidente da banca. Para ter direito à realização de defesa de tese, o aluno deverá: I. comprovar proficiência em língua estrangeira; II. ter totalizado o número mínimo de créditos exigidos pela estrutura curricular do PPGEH; III. ter sido aprovado na qualificação. Para a obtenção do título de doutor, o aluno deverá cumprir as exigências constantes no Regimento e as normas vigentes na Universidade de Passo Fundo e ser aprovado, mediante banca examinadora com caráter multidisciplinar, na defesa da tese. Ao doutorando que tiver cumprido todos os requisitos previstos no Regimento, a Universidade de Passo Fundo expedirá o diploma de Doutor em Envelhecimento Humano - Área de concentração “Envelhecimento humano, saúde e sociedade”. MATRIZ CURRICULAR 1° Ano – Semestre I ORIENTAÇÃO DE TESE I – 1 CRÉDITO SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE DOUTORADO I – 2 CRÉDITOS TEORIAS BIOLÓGICAS E PSICOSSOCIAIS DO ENVELHECIMENTO HUMANO – 2 CRÉDITOS 1° Ano – Semestre II SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE DOUTORADO II – 2 CRÉDITOS EPIDEMIOLOGIA – 2 CRÉDITOS BIOESTATÍSTICA – 2 CRÉDITOS LABORATÓRIO DE TECNOLOGIAS – 2 CRÉDITOS ORIENTAÇÃO DE TESE II – 1 CRÉDITO 2° Ano – Semestre I SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE DOUTORADO III – 2 CRÉDITOS FISIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO – 2 CRÉDITOS BIOÉTICA EM ENVELHECIMENTO – 2 CRÉDITOS METODOLOGIA DA PESQUISA EM ENVELHECIMENTO HUMANO – 2 CRÉDITOS FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS NA INTERDISCIPLINARIDADE – 2 CRÉDITOS ORIENTAÇÃO DE TESE III – 1 CRÉDITO 2° Ano – Semestre II SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE DOUTORADO IV – 2 CRÉDITOS CUIDADO NA MULTIMENSIONALIDADE DO ENVELHECIMENTO HUMANO – 2 CRÉDITOS GERONTECNOLOGIA – 2 CRÉDITOS ORIENTAÇÃO DE TESE IV – 1 CRÉDITO 3° Ano – Semestre I ORIENTAÇÃO DE TESE V – 1 CRÉDITO 3° Ano – Semestre II ORIENTAÇÃO DE TESE VI – 1 CRÉDITO 4° Ano – Semestre I ORIENTAÇÃO DE TESE VII – 1 CRÉDITO 4° Ano – Semestre II ORIENTAÇÃO DE TESE VIII – 1 CRÉDITO

A FAFIRE possui 11.407,02 m² de área construída, distribuídos em três edifícios conjugados: o prédio da Biblioteca, o prédio da Pós-Graduação e o prédio principal. Todas as dependências foram projetadas para atender aos requisitos de um moderno estabelecimento de ensino e estão adequadas ao desenvolvimento das atividades e programas curriculares, não perdendo de vista o lema Institucional de Tradição e Modernidade. Os itens a seguir descritos neste Plano de Desenvolvimento Institucional (2021-2025), obedecem aos padrões arquitetônicos recomendados quanto à ventilação, iluminação, acústica, ergonomia, dimensão física, guarda, disponibilização de documentação, limpeza, acessibilidade, avaliação periódica dos espaços, o gerenciamento da manutenção patrimonial e sua destinação específica de utilização. Situada na área central do Recife e numa das mais importantes avenidas da cidade, a FAFIRE, o 'pontinho verde da Boa Vista', dispõe de uma localização privilegiada e diferenciada. Tanto pela inserção geoespacial em si, quanto pelo fato da proporção de oito para dez do perfil assistido dos estudantes, ser majoritariamente de usuários de transporte público. Noventa em cada cem estudantes residem numa das cinco cidades da Região de Desenvolvimento Metropolitana: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Camaragibe. A Instituição disponibiliza acesso à rede WIFI (modelo Aruba 203 e 207) de alta velocidade (link de internet de fibra óptica full duplex de 600 Mbps do fornecedor Local Link) em todos os ambientes da IES e para toda a comunidade educativa: alunos, professores, funcionários e visitantes. A navegação e o respectivo acesso são seguros (através da adoção de criptografia ponta a ponta) e monitorado atendendo aos critérios definidos na Política de Segurança da Informação da Instituição (APÊNDICE). A estabilidade da energia elétrica e da rede lógica é assegurada por um Gerador HIMOINSA HSW-725 T6B SP de 700 KVA de potência (cabinado com funcionamento a Diesel - 2700 litros) com autonomia de 36 (trinta e seis) horas ininterruptas, assim assegurando o funcionamento da FAFIRE 24 horas por dia, 7 dias por semana. O Acordo de Nível de Serviço (Service Level Agreement) estabelecido entre a área de Tecnologia da Informação e os requisitantes 161 dos serviços estão descritos no Plano de Trabalho da área supracitada, e são revisados periodicamente, para assegurar sua adequação ao atendimento das necessidades organizacionais. Instalações administrativas: As instalações administrativas da FAFIRE apresentam plenas condições de utilização por seus colaboradores, professores e alunos, dispondo de espaço físico moderno, equipamentos atualizados, padrões arquitetônicos recomendados quanto à ventilação, iluminação, acústica, ergonomia, dimensão física, guarda, disponibilização de documentação, limpeza, acessibilidade, avaliação periódica dos espaços, o gerenciamento da manutenção patrimonial e sua destinação específica de utilização. A documentação acadêmica e do acervo institucional se encontra digitalizada, acessível através de um Sistema de Gestão Eletrônico de Documento (GED) integrado ao Sistema EmpresarialAdministrativo TOTVS. A avaliação periódica dos espaços e o gerenciamento da manutenção patrimonial é de responsabilidade da Gestão de Infraestrutura, em constante diálogo com a Comissão Própria de Autoavaliação (CPA) e com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Consideramos como recursos tecnológicos diferenciados e inovadores que toda a operação (back office) possui uma solução automatizada de processos via Secretaria Acadêmica Digital (Doc.xpress). Salas de aula: A FAFIRE dispõe de 70 (setenta) salas de aula com capacidade média para 50 (cinquenta) estudantes. Todos os ambientes estão devidamente equipados com quadro branco, computador, som e projetor de multimídia (data-show), climatizados com ar-condicionado do modelo split, em excelentes condições de dimensão, limpeza, iluminação, acústica, conforto, acessibilidade, ergonomia, conservação e comodidade. A avaliação periódica dos espaços e o gerenciamento da manutenção patrimonial é de responsabilidade da Gestão de Infraestrutura, em constante diálogo com a Comissão Própria de Autoavaliação (CPA) e com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). O Plano de Manutenção e de Gestão Patrimonial estão descritos no Plano de Trabalho da área supracitada, e são revisados periodicamente, para assegurar sua adequação ao atendimento das necessidades organizacionais. As salas de aula estão estruturadas para trabalhar com Metodologias Ativas, trazendo como recursos tecnológicos diferenciados e inovadores, a adoção do gabinete de carregamento universal para Chromebooks para a prática de laboratório invertido. Auditórios: A Instituição possui 03 (três) auditórios, a saber: 1) Auditório principal (localizado no piso térreo da IES) com capacidade para 440 (quatrocentos e quarenta) lugares; 2) Auditório da PósGraduação (localizado no 05º andar do prédio da pós) com capacidade para 120 (cento e vinte) lugares; 3) Auditório São José (localizado no segundo piso, ala leste) com capacidade para 240 (duzentos e quarenta) lugares. Todos os ambientes estão devidamente equipados com computador, som profissional e projetor de multimídia (data-show), climatizados com ar-condicionado do modelo split, em excelentes condições de dimensão, limpeza, iluminação, acústica, conforto, acessibilidade, ergonomia, conservação e comodidade. Os espaços ainda dispõem de acesso à rede WIFI de alta velocidade, além de instalações sanitárias para o gênero masculino e feminino. Todos os computadores estão equipados para videoconferência através do Google Meet, Zoom e Skype. A avaliação periódica dos espaços e o gerenciamento da manutenção patrimonial é de responsabilidade da Gestão de Infraestrutura, em constante diálogo com a Comissão Própria de Autoavaliação (CPA) e com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Estacionamento: A FAFIRE possui 02 (dois) estacionamentos com vagas rotativas, sendo um próprio e outro terceirizado, em parceria com a empresa Best Parking, sendo um de uso de alunos, visitantes e outro exclusivo para professores e funcionários, totalizando 128 (cento e vinte e oito) vagas. Os espaços são monitorados através do circuito interno de câmeras (CFTV) e vigilância patrimonial armada. Ambos os estacionamentos possuem vagas para veículos, para pessoas com deficiência, para idosos, gestantes e para motocicletas. Todas as vagas são rotativas. Os espaços dispõem também de um bicicletário com capacidade para 20 (vinte) bicicletas. Sala dos professores e espaço de trabalho para professores em Tempo Integral: A sala dos Professores está localizada no primeiro pavimento do prédio principal, devidamente equipado com quadro de avisos, 03 (três) Chromebooks do fabricante ACER com bancada individualizada, 01 (um) Televisor LED Philips com 43” polegadas, ambiente climatizado com arcondicionado do modelo split, telefone fixo com linha interna e externa, em excelentes condições de dimensão, limpeza, iluminação, acústica, conforto, acessibilidade, ergonomia, conservação e comodidade. O espaço ainda dispõe de acesso à rede WIFI de alta velocidade, além de instalações sanitárias para o gênero masculino e feminino de uso exclusivo dos docentes. O local oferece uma 163 área gourmet para pequenas refeições/lanches com serviço de café, água e chá, mantido pela Associação dos Professores da FAFIRE - ADOFFIRE. Dispõe também de uma mesa de reunião com 08 (oito) lugares, 02 (duas) cadeiras com uma mesa de centro, 04 (quatro) cadeiras acolchoadas e um sofá de 03 (três) lugares. A avaliação periódica dos espaços e o gerenciamento da manutenção patrimonial é de responsabilidade da Gestão de Infraestrutura e do Gestão de TI, em constante diálogo com a Comissão Própria de Autoavaliação (CPA) e com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). As normas de utilização e convivência estão consolidadas e institucionalizadas, preservando o disposto no Regimento Interno da Instituição. Cada docente possui um escaninho privativo. São disponibilizados equipamentos para impressão e escaneamento de documentos. Destacamos como recurso tecnológico diferenciado, a possibilidade de o professor fazer empréstimos de equipamentos para dar suporte ao seu trabalho na FAFIRE, caso necessário. O Espaço de Trabalho para Docentes em Tempo Integral da FAFIRE apresenta plenas condições de utilização, dispondo de espaço físico moderno, adequação às normas de acessibilidade e de higiene, ventilação, iluminação, acústica, ergonomia, dimensão física, limpeza, avaliação periódica dos espaços, gestão da manutenção patrimonial e sua destinação específica de utilização. O espaço encontra-se localizado no segundo pavimento da Instituição, onde são disponibilizadas baias de trabalho individuais. As baias são compostas de computador de última geração com acesso à impressora, cadeiras (02), bancada e espaço para realização das ações acadêmicas, como planejamento didático-pedagógico atendendo assim às necessidades da IES. Os recursos de TIC são apropriados garantindo assim a privacidade de uso dos recursos e atendimento aos discentes e docentes. Dispõe, também, de acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e sinalização em braile. Espaço para Atendimento aos Discentes: As instalações para atendimento aos discentes da FAFIRE apresentam plenas condições de utilização pela comunidade educativa em termos de modernização do espaço físico, equipamentos atualizados, adequação às normas de acessibilidade e de higiene, ventilação, iluminação, acústica, ergonomia, dimensão física, limpeza, avaliação periódica dos espaços, gestão da manutenção patrimonial e sua destinação específica de utilização. A avaliação periódica dos espaços e o gerenciamento da manutenção patrimonial é de responsabilidade da Gestão de Infraestrutura, em constante diálogo com a Comissão Própria de Autoavaliação (CPA) e com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Consideramos como recursos tecnológicos diferenciados e inovadores toda operação (back office) uma solução automatizada de processos via 164 Secretaria Acadêmica Digital (Doc.xpress), possibilitando variadas formas de atendimento a toda comunidade acadêmica. Laboratórios: instalações, recursos e serviços A infraestrutura da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) conta com laboratórios multidisciplinares que podem ser utilizados por todos os cursos da instituição, tanto os da graduação quanto os da pós-graduação (Lato Sensu). Estes espaços propiciam ao discente uma vivência prática no processo de ensino-aprendizagem, ampliando a compreensão e complexidade do estudante no processo educativo e formativo, estimulando múltiplas competências e saberes na busca da formação de profissionais mais qualificados para atuarem no mercado de trabalho que se encontra cada vez mais competitivo. Visando uma formação pautada em atividades que proporcionam ao discente a aplicação do conhecimento teórico em vivências práticas, seja na formação de conhecimentos gerais ou específicos, na graduação e pós-graduação lato sensu, a FAFIRE dispõe dos laboratórios multidisciplinares a seguir: ● Laboratório Multidisciplinar de Anatomia, Fisiologia e Patologia; 166 ● Laboratório Multidisciplinar de Citologia, Embriologia, Histologia Genética, Microbiologia e Parasitologia; ● Laboratório Multidisciplinar de Química, Bioquímica, Biofísica e Bromatologia; ● Laboratório de Técnica Dietética e Tecnologia dos Alimentos; ● Laboratório de Avaliação Nutricional; ● Laboratório Geral de Zoologia; ● Casa de Vegetação; ● Laboratório Multidisciplinar Móvel; ● Laboratório Multidisciplinar de Informática. As práticas pedagógicas através do uso dos laboratórios multidisciplinares atendem ao planejamento de métodos e atividades aplicados às situações de ensino e aprendizagem, articuladas conforme o descrito no plano de ensino de cada disciplina. Além de atender ao que se encontra disposto em cada plano de ensino, as atividades práticas nos laboratórios multidisciplinares também proporcionam aplicação em atividades teórico-práticas na pesquisa, produção científica e atividades extensionistas, promovendo experiências no âmbito social, acadêmico-científico e com o mundo do trabalho, de modo a contribuir na formação integral do educando. Portanto, essas atividades práticas nos diferentes laboratórios multidisciplinares da FAFIRE, promovem, ao discente, diferentes experiências para sua atuação profissional no mercado de trabalho, bem como o reconhecimento da importância científica e social do seu papel para sociedade. Biblioteca: instalações, recursos e serviços Fundada em 1941, com fins de credenciamento para abertura de cursos, a Biblioteca Ir. Maria Leopoldina de Oliveira, antes situada no primeiro andar o prédio principal da Faculdade Frassinetti do Recife, possui, desde 2004, prédio próprio subsidiado ao segundo pavimento da Instituição. Conta com uma área total construída de 20.443,54 m², distribuída em dois andares. No segundo andar há uma área ampla e climatizada com serviço de atendimento ao usuário, com colaboradores treinados para orientações sobre busca, renovação e reserva de empréstimo online e presencial. Possui 05 (cinco) salas de estudo em grupo com capacidade para 05 (cinco) alunos cada, 85 (oitenta e cinco) ilhas de estudos individuais, 06 (seis) computadores para consulta acadêmica e 05 (cinco) terminais de consulta ao acervo, sendo um deles adaptado à pessoa com mobilidade reduzida, além de 01 (um) banheiro feminino e 01 (um) banheiro masculino e 01(um) elevador. O primeiro andar, que apresenta mais de 85.000 (oitenta e cinco mil) exemplares de materiais de estudo, é destinado ao acervo físico da biblioteca, além de funcionar como espaço para processamentos técnicos (catalogação, etiquetagem, tombamento e indexação de periódicos). A FAFIRE dispõe de uma Política de Formação e Desenvolvimento do Acervo, como também um Regulamento Interno, devidamente homologado nas instâncias superiores da IES. O acervo é fundamentado nas indicações de bibliografias, propostas pelas unidades acadêmicas e administrativas, necessárias para o atendimento dos PPCs (Projetos Pedagógico de Cursos), havendo também uma vasta seleção de periódicos, o que proporciona agilidade na renovação do acervo, configurando no total de 18.296 exemplares de periódicos para consulta local, distribuídos em 407 exemplares na área de ciências exatas e da terra, 648 exemplares em ciências biológicas, 11 exemplares em engenharias, 801 exemplares em ciências da saúde, 19 exemplares em ciências agrárias, 6.180 exemplares em ciências sociais aplicadas, 9.493 exemplares em ciências humanas e 737 exemplares em linguística, letras e artes.

1° Ano – Semestre I 2024/2 ORIENTAÇÃO DE TESE I – 1 CRÉDITO SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE DOUTORADO I – 2 CRÉDITOS TEORIAS BIOLÓGICAS E PSICOSSOCIAIS DO ENVELHECIMENTO HUMANO – 2 CRÉDITOS 1° Ano – Semestre II 2025/1 SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE DOUTORADO II – 2 CRÉDITOS EPIDEMIOLOGIA – 2 CRÉDITOS BIOESTATÍSTICA – 2 CRÉDITOS LABORATÓRIO DE TECNOLOGIAS – 2 CRÉDITOS ORIENTAÇÃO DE TESE II – 1 CRÉDITO 2° Ano – Semestre I 2025/2 SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE DOUTORADO III – 2 CRÉDITOS FISIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO – 2 CRÉDITOS BIOÉTICA EM ENVELHECIMENTO – 2 CRÉDITOS METODOLOGIA DA PESQUISA EM ENVELHECIMENTO HUMANO – 2 CRÉDITOS FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS NA INTERDISCIPLINARIDADE – 2 CRÉDITOS ORIENTAÇÃO DE TESE III – 1 CRÉDITO 2° Ano – Semestre II 2026/1 SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE DOUTORADO IV – 2 CRÉDITOS CUIDADO NA MULTIMENSIONALIDADE DO ENVELHECIMENTO HUMANO – 2 CRÉDITOS GERONTECNOLOGIA – 2 CRÉDITOS ORIENTAÇÃO DE TESE IV – 1 CRÉDITO 3° Ano – Semestre I 2026/2 ORIENTAÇÃO DE TESE V – 1 CRÉDITO 3° Ano – Semestre II 2027/1 ORIENTAÇÃO DE TESE VI – 1 CRÉDITO 4° Ano – Semestre I 2027/2 ORIENTAÇÃO DE TESE VII – 1 CRÉDITO 4° Ano – Semestre II 2028/1 ORIENTAÇÃO DE TESE VIII – 1 CRÉDITO


Instituição Promotora

ANA LUISA SANT ANNA ALVES
42009014 UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF)
99052900
BR 285 - KM 292,7
-
-
São José
Passo Fundo - RS
(54) 33168330
(83) 32356644
(54) 316 8109
(54) 33168103
(54) 33168113
(54) 33111307
(54) 33168330
(54) 33168248
(54) 33168384
(54) 33168380
(54) 33168203
(54) 33168151
(54) 33168151
(54) 33168100
(54) 33168151
(54) 33168109
(54) 33168354
(54) 33168455
(54) 33168151
(54) 33168409
(54) 33168380
(54) 33168409
(54) 33168354
(54) 33168109
(54) 33168151
(54) 33168248
(54) 33168384
(54) 33168363
(54) 3168152
(54) 33168100
(54) 33168203
(54) 33168380
(54) 33168177
(33) 168113
(54) 33168113
(54) 33168345
(54) 33168455
(54) 33168295
(54) 33168395
(54) 33168372
(54) 33168428
(54) 33168109
(54) 33168345
(54) 33168109
(54) 33168141
(54) 33168363
(54) 33168100
(54) 33168177
(54) 33168384
(54) 33168380
(54) 33168341
(54) 33168339
(54) 33168295
(54) 33168152
(54) 33168152
(54) 33168152
(54) 33168310
(54) 33168485
(54) 33168171
(54) 33168104
reitoria@upf.br

Instituição(ões) Receptora(s)

CENTRO UNIVERSITÁRIO FRASSINETTI DO RECIFE

MARCELLA MOREIRA BOTELHO
50060002
Avenida Conde da Boa Vista, 921
-
-
Boa Vista
Recife - PE
(-) 8121223500
(83) 32356644
(54) 316 8109
(54) 33168103
(54) 33168113
(54) 33111307
(54) 33168330
(54) 33168248
(54) 33168384
(54) 33168380
(54) 33168203
(54) 33168151
(54) 33168151
(54) 33168100
(54) 33168151
(54) 33168109
(54) 33168354
(54) 33168455
(54) 33168151
(54) 33168409
(54) 33168380
(54) 33168409
(54) 33168354
(54) 33168109
(54) 33168151
(54) 33168248
(54) 33168384
(54) 33168363
(54) 3168152
(54) 33168100
(54) 33168203
(54) 33168380
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(33) 168113
(54) 33168113
(54) 33168345
(54) 33168455
(54) 33168295
(54) 33168395
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(54) 33168428
(54) 33168109
(54) 33168345
(54) 33168109
(54) 33168141
(54) 33168363
(54) 33168100
(54) 33168177
(54) 33168384
(54) 33168380
(54) 33168341
(54) 33168339
(54) 33168295
(54) 33168152
(54) 33168152
(54) 33168152
(54) 33168310
(54) 33168485
(54) 33168171
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