Dados do Programa
Tipo do Programa:
Projeto de Cooperação entre Instituições - Doutorado
Número da Proposta:
101/2023
Período de Vigência:
01/01/2024
a
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
26
Data de Fim Previsto:
29/02/2028
Local de Execução do Projeto:
Santa Maria - RS
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
PLANO ACADÊMICO DO PROJETO
Objetivos e metas:
Como objetivo geral, destaca-se: Promover a formação de Doutores em Educação, atendendo demandas de ensino, pesquisa e extensão articuladas com as diversas áreas do conhecimento e níveis educacionais, potencializando a produção de conhecimentos científicos vinculados às Linhas de Pesquisa e suas respectivas temáticas.
Como objetivos específicos: Capacitar e qualificar profissionais docentes e técnicos na área de educação, propiciando formação abrangente e capacidade crítica, por meio de acordos previamente realizados; Formar pesquisadores em educação, capazes de utilizar o método científico e a pesquisa para agregar valor a suas atividades no IFFar e na sociedade; Desenvolver pesquisa, visando produção e desenvolvimento de conhecimento e de novos processos, avaliação de políticas públicas, monitoramento e controle na gestão pública na área de educação; Transferir conhecimento científico ao IFFar e sociedade como um todo, visando a qualificação do trabalho no setor público e, por consequência, maior cidadania aos usuários dos serviços disponibilizados pelo IFFar; Promover o intercâmbio acadêmico favorecendo a ampliação de redes de pesquisa que articulam a UFSM e o IFFar com outros contextos e outras instituições.; Qualificar o Índice de Qualificação do Corpo Docente do IFFar (ITCD), indicador institucional disponível na Plataforma Nilo Peçanha; Implementar uma abordagem interdisciplinar que incentive a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento dentro do programa, promovendo a diversidade de perspectivas e enriquecendo as pesquisas realizadas; e, Estabelecer a criação de parcerias estratégicas com instituições de pesquisa nacionais e internacionais que já possuem relação com o PPGE para enriquecer as experiências de pesquisa e promover a internacionalização do IFFar;
Como metas, estabelecemos o compromisso de com a formação de vinte e seis (26) pesquisadores/doutores para atuarem no Instituto Federal Farroupilha – IFFar. Consolidação de Rede de Pesquisa UFSM-IFFar. Atuação em parceria para o ensino público, gratuíto e de qualidade.
Critérios e sistemática de seleção dos alunos:
As 30 vagas para o Curso de Doutorado propostas no DINTER foram ofertadas no processo seletivo normal do segundo semestre de 2024. A sistemática de seleção seguiu o estabelecido no Projeto Político Pedagógico do PPGE/UFSM, no regulamento do PPGE (Disponível em: https://www.ufsm.br/cursos/pos-graduacao/santa-maria/ppge). Publicação do edital: maio de 2024.
O Processo seletivo ocorreu de julho a agosto de 2024. Início das aulas: setembro de 2024. A sistemática de seleção envolveu a análise de anteprojeto (eliminatória), avaliação do Curriculum Lattes e do candidato e entrevista com a comissão de seleção (classificatória).
Estrutura básica da programação:
Para a organização da Estrutura curricular do Programa, está prevista no Projeto Pedagógico do curso e está composta pelas quatro linhas de pesquisa inseridas nas pesquisas em educação, a organização dos cursos de Mestrado e Doutorado tomou como referência duas categorias de análise e seus indicadores de inovação e mudança:
I. Estrutura e dinâmica curricular- Integração dos cursos de Mestrado e Doutorado; Ideia de Programa, com um amplo leque de possibilidades de experiências curriculares; Ampliação da oferta de seminários temáticos e avançados e; Flexibilidade, aumento e mudança na oferta das disciplinas obrigatórias de um modo geral e nos seminários de tese em educação.
II. Formação do pesquisador: Organização de seminários e disciplinas com foco nas linhas e, também interlinhas diante das demandas coletivas; Alinhamento entre as disciplinas ofertadas e os processos de pesquisa dos grupos, dando ênfase aos grupos de pesquisa como espaços de formação e; Inclusão de disciplinas e oficinas de elaboração e desenvolvimento de projetos em contextos diversificados da Educação Básica.
A consolidação destas estratégias culminaram na implementação da nova estrutura curricular dos cursos de Mestrado e Doutorado do PPGE, calcada nos princípios de integração com os demais estados da federação e com os países latino-americanos. O perfil de sua proposta curricular e linhas de pesquisa são fortalecidos na atuação do seu corpo docente e grupos de pesquisa reconhecidos pela sua produtividade e interações em redes de pesquisa, nacionais e internacionais, atendendo ao indicador 1.1.4 da Ficha de Avaliação da Área da Educação, que prevê a “Articulação entre área de concentração, linhas de pesquisa, estrutura curricular e disciplinas com as exigências das condições da contemporaneidade e dos avanços acadêmicos mais recentes; b) Atualidade nas ementas e bibliografias das disciplinas ofertadas.” (Indicador 1.1.4).
Desta forma, a organização curricular envolve: Disciplinas Básicas; Seminários; Produção científica (obrigatória para doutorado); Tópicos Especiais em Educação; Estágios de docência (obrigatórias para bolsistas); Estudos orientados à pesquisa (ao longo do percurso formativo) e; Disciplinas Não Computáveis, cujas ementas foram todas reelaboradas com o objetivo de atualizar temáticas e referências bibliográficas.
As Disciplinas Básicas (não obrigatórias a partir da Proposta Curricular Integrada) são indicadas para estudantes do Mestrado e do Doutorado, sendo oferecidas semestralmente para àqueles estudantes que as indicarem no seu plano de estudos, dispondo cada uma quatro créditos. São elas: Seminário de Pesquisa em Educação I e Seminário de Pesquisa em Educação II, estas disciplinas serão ofertadas nos campi do IFFar de origem dos acadêmicos que venham ser selecionados, de forma concentrada.
Os Seminários são indicados pelas Linhas de Pesquisa com o objetivo de aprofundamento teórico das temáticas que a constituem, podendo ser ofertados conjuntamente entre linhas e professores diferentes, promovendo uma diversidade de temas alinhados à área da Educação, os números de créditos podem variar de acordo com a oferta, destacando que novos seminários podem ser propostos sempre que emergirem temáticas e interesses das pesquisas desenvolvidas pelos docentes e acadêmicos, a partir da seleção dos novos acadêmicos, pelo menos quatro disciplinas poderão ser ofertadas nos campi de atuação profissional, de forma concentrada.
O PPGE possui um leque disciplinas que são ofertadas semestralmente, a proposta de programação prevê o deslocamento de docentes para ministrar algumas disciplinas básicas como: Pesquisa em Educação I e II, Seminário: Docência em Contextos Emergentes: Políticas Públicas, Saberes e Desenvolvimento Profissional Seminário: Reinventar a Docência nas Redes do Conhecimento, Políticas Públicas e Inclusão, Seminário: Políticas Públicas e Organização Educacional, entre outros, totalizando 30% da oferta diretamente nos campi e o restante de livre escolha dos estudantes, em comum acordo com seus orientadores, responsaveis pela elaboração conjunta do Plano de Estudos, no qual deverá contar obrigatoriamente a disciplina de Publicação Científica.
Os estudantes de doutorado poderão participar de eventos como seminários, palestras, cursos, assim como de defesas de projeto de dissertação-teses e defesas finais de dissertação e tese que ocorrerem no programa. As Provas de Suficiência em Língua Estrangeira deverão ser realizadas, com aprovação, até o semestre no qual fará a sua qualificação de projeto (até 24 meses de sua entrada no programa).
A tecnologia de EaD será usada como apoio às atividades presenciais na perspectiva da convergência tecnológica. A IES disponibiliza o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle. Para compensar a questão da distância geográfica, parte da orientação do(as) doutorando(as) poderá ser feita de várias formas, além dos momentos de estágios na sede da PROMOTORA. A primeira delas será colocar em contato orientandos e orientadores por meio eletrônico, como e-mail, programas de conversas online, teleconferências, ou seja, uso de ferramentas de EaD. Da mesma forma a WEBCONFERÊNCIA estará à disposição, por meio da Multiweb, para palestras, reuniões online, e defesas com participação a distância.
ORIENTAÇÃO
Apresentação do planejamento básico de como serão efetuadas as atividades de orientação, com descrição objetiva das relações entre orientador(a) e orientando(a):
A atividade de orientação individual será realizada a partir do Plano de Estudos elaborado em conjunto por orientador e orientando e inserido no Portal do Aluno para os trâmites institucionais, sendo cumprido por meio de atividades presenciais, que poderão ser complementadas com uso de ferramentas tecnológicas. Cada estudante do DINTER terá um professor orientador, definido no processo de seleção, respeitando os interesses de ambos em termos de Linha de Pesquisa e Temática de investigação. O professor orientador deverá ser credenciado nos termos do Ato Normativo nº08/2019, disponível na página do PPGE (https://www.ufsm.br/cursos/pos-graduacao/santa-maria/ppge/atos-normativos), referendado pelo Colegiado do Programa e atuar na Linha de Pesquisa na qual o acadêmico foi selecionado. O orientador, em comum acordo com seu orientado, poderá indicar outro professor, pertencente ao PPGE ou à instituição receptora, desde que devidamente credenciado ao PPGE para coorientação, sendo aprovado pelo Colegiado do Programa. Compete ao Orientador elaborar com o aluno o Plano de Estudos, acompanhando-o na execução das atividades programadas, até o encaminhamento ao Colegiado da Tese, em versão definitiva e os respectivos documentos. Ao critério do Colegiado do Programa poderá efetuar-se a substituição do Orientador, por justificativa deste ou do acadêmico, devendo sempre haver anuência do professor indicado para assumir a nova orientação.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Existe a possibilidade de ofertar disciplinas nos campi do IFFar, por isso se considera a infraestrutura de ambas as instituições envolvidas:
O Instituto Federal Farroupilha, por ser uma instituição de ensino vinculada ao Ministério da Educação, possui toda a estrutura necessária para atividades relacionadas à oferta de curso de doutorado em todos os seus Campi. Nesse sentido, a partir da possibilidade de oferta de disciplinas de forma condensada e descentralizada em relação à sede do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM (PPGE/UFSM), é possível que todas as atividades acadêmicas sejam desenvolvidas em qualquer uma das 11 unidades de ensino da instituição (Campi). Todos possuem salas de aula com infraestrutura adequada, contando com quadro branco, computador, projetor e ar-condicionado; salas para professores com infraestrutura adequada, contando com ar-condicionado, mobiliário e equipamentos de TI; salas de reunião com infraestrutura adequada, contando com ar-condicionado, mobiliário e equipamentos de TI, laboratórios de informática com ar-condicionado e no mínimo 30 estações de trabalho; auditórios climatizados com pelo menos 150 lugares; bibliotecas com salas de estudos (individual e em grupo); refeitório; equipamentos para impressão; bibliotecas, inclusive com acesso à acervos digitais. Importante destacar, ainda, que todas as estruturas do IFFar observam regras de acessibilidade e prevenção a incêndio em suas estruturas acadêmicas e administrativas, bem como contam com condições adequadas de segurança, a partir da atuação de vigilância contratada.
A UFSM, no Centro de Educação, Campus Universitário, Prédio 16, Bloco C, segundo andar, oferece a seguinte infraestrutura: O Programa de Pós-Graduação conta com 02 auditórios (AUDIMAX e Sala 3282) compartilhados com os cursos do Centro de Educação para conferências e seminários, e também 05 salas de aula discriminadas a seguir para as atividades acadêmicas do Programa. SALA 3270 - CINZA - Projetor multimídia, Quadro branco, Cadeiras Cinzas (45),Mesa professor verde, Notebook, Ventilador de parede, Ar condicionado, Quadro verde. SALA 3272 - AZUL- Datashow, TV 29 Philco, Mesa p/escritório bege, DVD Gradiente Quadro branco, Mesa p/func., Mesa p/escritório, Condicionadores de ar, Cadeiras azuis com braço (43), Cadeiras azuis sem braço (05), Notebook HP. SALA VERDE (3287) - Mesa p/escritório, Microcomputador Lenovo, Mesa grande de reunião, Tela de projeção, Nobreak, Ar condicionado, Cadeiras (36). SALA 3284 – Sala com 20 cadeiras e estrutura física e tecnológica para webconferência e skype para palestras, reuniões e defesas. Sala 3281 – Sala com computadores e espaço de estudo para os estudantes. Sala 3286/3289 – Sala Interativa de apoio à Pesquisa em Educação, com 12 computadores ligados a Rede, impressora, equipamento multimídia, lousa digital de última geração, televisor LCD, dispositivos móveis para gravação e filmagem. LINCE – Laboratório de Informática do Centro de Educação – 50 computadores e 1 lousa digital para aulas presenciais e a distância. Condições de Acesso a Pessoas com Necessidades Especiais: A UFSM – possui a Coordenadoria de Ações Educacionais (CAed). Quanto à acessibilidade física, todos os blocos são lineares e possui rampa de acesso externo, no auditório tem rampa de acesso, além de banheiro adaptado para os portadores de necessidades educacionais específicas. Conta com Intérpretes em LIBRAS e tecnologias assistivas de apoio. Infra-Estrutura de Segurança Em termos de infra-estrutura de segurança, o prédio possui rampas para acesso externo, escadas construídas no padrão das normas de segurança, extintores de incêndio distribuídos em número e localização, conforme as exigências de segurança vigentes, iluminação interna e externa adequadas, e as instalações físicas encontram-se em bom estado de conservação. Além do prédio!6, o Centro de Educação possui dois prédios anexos, com salas de aulas equipadas, auditórios e espaços multidisciplinares, que podem ser utilizados por todos os acadêmicos.
Biblioteca - Portal de Periódicos
A Instituição Promotora tem acesso ao Portal de Periódicos : Sim
Acesso: Total
A Instituição Receptora tem acesso ao Portal de Periódicos: Sim
Acesso : Total
Outros Recursos:
Os recursos financeiros para diárias, transporte, hospedagem e alimentação para atender ao cronograma de aulas, orientações e bancas (qualificação e defesa final), participação em eventos de acadêmicos e docentes, foram orçamentados em torno de R$ 150.000,00, para a qualificação da infraestrutura do PPGE, foram previstos R$150.000,00, sendo assumido pela IES receptora, a partir de Acordo de Cooperação e seu respectivo Plano de Trabalho.
Cronograma de Atividades:
As 30 vagas para o Curso de Doutorado propostas no DINTER foram ofertadas no processo seletivo normal do segundo semestre de 2024. A sistemática de seleção seguiu o estabelecido no Projeto Político Pedagógico do PPGE/UFSM, no regulamento do PPGE (Disponível em: https://www.ufsm.br/cursos/pos-graduacao/santa-maria/ppge). Publicação do edital: maio de 2024 Processo seletivo: julho e agosto de 2024. Início das aulas: setembro de 2024.
A sistemática de seleção envolveu a análise de anteprojeto (eliminatória), avaliação do Curriculum Lattes e do candidato e entrevista com a comissão de seleção (classificatória).O período de seleção ocorreu julho e agosto/2024.
Foram selecionados 22 candidatos, a partir de: [anteprojeto; análise do CVLattes e entrevista] integralização de até 75% dos créditos 2º semestre/2024 1º semestre/2025 2º semestre/2025 1º semestre/2026, suficiências em 02 línguas estrangeiras até o final do 1º semestre/2026. qualificação do projeto de tese até o final do 1º semestre/2026. orientação/elaboração da tese 36 meses com direito a prorrogação de 12 meses. defesa final da tese até o final do 1º semestre/2028* “O aluno do curso de Doutorado deverá requerer ao Colegiado do Programa e prestar o exame de qualificação em até vinte e quatro meses (24) após o ingresso no Programa e ter cursado, no mínimo, setenta e cinco por cento (75%) dos créditos, sob pena de ser desligado”. [Art. 60. Parágrafo 4 do regimento do PPGE].
*Durante o cumprimento dos créditos e após os mesmos a manutenção do vínculo com a matrícula em EDT (Elaboração e defesa de tese I, II, III e IV, de acordo com a necessidade de manutenção do vínculo).
*Defesa Pública de Tese
Instituição Promotora
Coordenador:
ROSANE CARNEIRO SARTURI
Instituição de Ensino:
42002010 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)
Logradouro:
Av. Roraima, n. 1000 Prédio da Administração Central, 5º andar
Município-UF:
Santa Maria -
RS
Telefone(s):
(55) 32208009 (55) 32208338 (55) 32208009 (55) 32208213 (55) 32208338 (55) 32208009 (55) 32209316 (55) 32208579 (55) 32209312 (55) 32208029 (55) 32208031 (55) 32208579 (55) 32208025 (55) 37448964 (55) 32208622 (55) 32208693 (55) 32209259 (55) 32208908 (55) 32208491 (55) 32209414 (55) 32208023 (55) 32208413 (55) 32209216 (55) 32208359 (55) 32208899 (55) 32208029 (53) 32336991 (55) 32206163 (55) 32209253 (55) 32209695 (55) 32208030 (55) 32208344 (55) 32206255 (55) 32208800 (55) 32208061 (55) 32208000 (55) 32208837 (55) 32208619 (55) 32208462 (55) 32208305 (55) 32208015 (55) 32209210 (55) 32208275 (55) 32208452 (55) 32208452 (55) 32209497 (55) 32208000 (55) 91937477 (55) 37428810 (55) 32208158 (55) 32208306 (55) 32208692 (55) 32208454 (55) 32209410 (55) 32209253 (55) 32208899 (55) 32208000 (55) 32209436 (55) 32208837 (55) 32208000 (55) 32208023 (55) 32209316 (55) 32208413 (55) 32208000 (55) 32208275 (55) 32208803 (55) 32209436 (55) 32208413 (55) 32208015 (55) 99903424 (55) 32209695 (55) 32208030 (55) 32209210 (55) 32208359 (55) 32209316 (55) 37448964 (55) 32208029 (55) 32206255 (55) 37440619 (55) 32208025 (55) 32209427 (55) 32208452 (55) 32209414 (55) 37428802 (55) 32209216 (55) 32208431 (55) 32227773 (55) 32208359 (55) 32208213 (55) 32208339 (55) 32208922 (55) 32208622 (55) 32208158 (55) 32208606 (55) 32208136 (55) 37448964 (55) 32208837 (55) 32208454 (55) 32208908 (55) 32209536 (55) 2208619 (55) 32208185 (55) 32209382 (55) 32208462 (55) 32208344 (55) 32208336 (55) 32209497 (55) 32208520 (55) 2208661 (55) 32208693 (55) 32208095 (32) 208213 (55) 32208622 (55) 32209259 (55) 32208619 (55) 32208579 (55) 37428800 (55) 32209484 (55) 32209312 (55) 32208009 (55) 32208465 (55) 32208659 (55) 32208158 (55) 32208305 (55) 32208306 (55) 32208185 (55) 32208462 (55) 2208431 (55) 32208157 (55) 32206163 (55) 32208908 (55) 32209389 (55) 32208306 (55) 32208978 (32) 208023 (55) 32209549 (55) 32208061 (55) 32208413 (55) 32209258 (55) 32209258 (55) 32208800 (55) 32208452 (55) 32208579 (55) 32209410 (55) 32208031 (55) 32208344 (55) 32209216 (55) 32208692 (55) 32208101 (32) 208414 (55) 32208275 (55) 32208198 (55) 32209520 (55) 32209249 (55) 32209304 (55) 32208475 (55) 32208000 (55) 32208185 (55) 32208001 (55) 32208000 (55) 32208000 (55) 32209436 (55) 32208431 (55) 32209316 (55) 32209436 (55) 32208803 (55) 37428800 (55) 32208000 (55) 37428802 (55) 99903424 (55) 37440619 (55) 32209313 (55) 32209427 (55) 37428867 (55) 37440619 (55) 32209259 (55) 32208616 (55) 32208606 (55) 32208000 (55) 37440609 (55) 37448964 (55) 37440600 (55) 32208158 (55) 37428800 (55) 37428800 (55) 32209539 (55) 32208101 (55) 32208029 (55) 32208101 (55) 32208450 (55) 32208010 (55) 32209400 (051) 33086439 (55) 32208000 (55) 991119691 (55) 32209656 (55) 32208206 (55) 32208585 (55) 55322085 (55) 32209329 (55) 32208587 (055) 32208336 (55) 96068170 (055) 32208344 (55) 32208110 (55) 32208655
E-mail Institucional do Programa:
gabinetereitor@ufsm.br
Instituição(ões) Receptora(s)
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA
Coordenador:
CAROLINE LEUCHTENBERGER
Logradouro:
Alameda Santiago do Chile, 195
Bairro:
Nossa Senhora das Dores
Município-UF:
Santa Maria -
RS
Telefone(s):
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