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Plataforma Sucupira

Dados do Programa

PCI - Minter
228/2023
09/10/2024 a 09/10/2028

Detalhamento do Programa

35
01/03/2027
Salvador - BA

Ações Desenvolvidas no Projeto

A proposta deste PCI tem como objetivo geral formar Mestres na modalidade Profissional em Gestão e Políticas Públicas para prover conhecimento de ponta e melhorar a capacidade dos servidores públicos envolvidos no enfrentamento dos desafios cotidianos de suas organizações no Estado da Bahia. Os objetivos específicos desta proposta são: > Formar mestres na modalidade profissional em Gestão e Políticas Públicas para fortalecer o desenvolvimento de competências e capacidades dos servidores públicos de diferentes instituições que vão compor o corpo discente; > Fomentar a produção de pesquisas aplicadas para subsidiar a identificação, pelos servidores da instituição receptora, de linhas de soluções de problemas que respondam às demandas relacionadas aos desafios de suas instituições; > Estimular na Unicorp o amadurecimento de sua vocação para atuar em capacitação por meio de pesquisa aplicada, mediante o estabelecimento de parceria de cooperação entre a FGV-EAESP e a Universidade Corporativa do TJBA, beneficiando diretamente servidores de diferentes poderes daquele estado. Com isso espera-se formar um profissional com maior capacidade de produzir diagnósticos dos problemas de suas organizações, com maior potencial para propor soluções e tomar decisões, além de, também, disseminar os conhecimentos adquiridos e desenvolvidos ao longo do programa por meio de ensino, outros projetos de pesquisa aplicadas e publicações. Para atingir estes objetivos, o MPGPP alocará seus docentes-permanentes com expertises alinhadas aos objetivos da parceria, considerando as expectativas de impacto anteriormente mencionadas, levando o conhecimento e ferramentas de ponta com a mesma qualidade que é oferecida no curso regular. Isto significa com as mesmas disciplinas obrigatórias que proveem conhecimento de base em Gestão e Políticas Públicas, bem como Gestão Orçamentária e Metodologias de Pesquisa, além das eletivas direcionadas as demandas das organizações. Dentre os temas trabalhados no MPGPP, estarão presentes na execução deste Minter, disciplinas que versam sobre accountability, governos locais, federalismo, gestão pública no Brasil, políticas sociais e descentralização, políticas públicas, política partidária e políticas de saúde, dentre outros integrados, sobretudo na oferta de eletivas do PCI. Das seis linhas de atuação existentes no MPGPP, entende-se que essa proposta priorizará as seguintes: 1) Estado, Governo e Políticas Públicas; 2) Segurança Pública, Justiça e Cidadania; 3) Relações Governamentais, Integridade e Compliance. Destaca-se que o componente curricular do MPGPP é formado por 12 disciplinas de 2 créditos cada uma (30 horas, por disciplina, perfazendo 360 horas nesse item), sendo seis disciplinas eletivas e seis obrigatórias. Adiciona-se também uma imersão prática de 4 créditos (60 horas) voltada para um desafio prático, e mais 6 créditos de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (90 horas), perfazendo 34 créditos, ou 510 horas, para a integralização do Mestrado. A execução do curso ocorrerá da seguinte forma: os professores vão se deslocar para Salvador a cada duas semanas. Cada disciplina terá 9 sessões presenciais de 4 horas cada. Serão oferecidas 6 disciplinas a cada semestre, o que vai possibilitar com que as eletivas e obrigatórias sejam concluídas no primeiro ano. Assim, no segundo ano, imediatamente no 3.o semestre do curso, inicia-se a imersão e a orientação do trabalho final. Ressalta-se que a imersão é uma disciplina obrigatória, de caráter aplicado, em que os alunos e alunas irão produzir um diagnóstico de problemas de uma determinada organização e com base nos conteúdos desenvolver análises e fazer um plano de solução/melhorias que será entregue à organização como contrapartida por sua colaboração com o processo de formação. No total serão 420 horas entre disciplinas obrigatórias, eletivas e a imersão. Os alunos do MINTER também serão incentivados a participarem de palestras, seminários e workshops promovidos pelo PPG, de forma remota. Em geral, são eventos que contam com a participação de professores de renome, com atuação no Brasil ou no exterior, contribuindo para o intercâmbio de conhecimentos e interações diversas. Além disso, os alunos deste MINTER terão oportunidade de pleitearem intercâmbio de 6 meses no exterior em uma das 106 instituições conveniadas, podendo pleitear Dupla Titulação com as Universidades de Columbia, Bocconi em Milão, Georgetown nos EUA e o IDS no Reino Unido. - Planejamento do estágio dos discentes junto ao Programa Promotor em conformidade com seu regulamento: O estágio obrigatório consistirá em uma única participação na Escola de Inverno e/ou Escola de Métodos e/ou Eletiva Livre na instituição promotora. As atividades na Escola de Inverno concentram-se em módulos intensivos de 7 ou 15 dias, nos meses de junho e julho, e as atividades no programa regular, como oferta de eletivas livres, por exemplo, e as atividades da Escola de Métodos, ao longo do ano, com frequência semanal e duração aproximada de 2 meses cada eletiva. Os discentes deverão apresentar um relatório de atividades e sua contribuição para o alcance dos objetivos do PCI sendo avaliados por professor designado pela coordenação do curso, o qual, provavelmente, será o orientador do aluno.

- Salas de aula: A Unicorp dispõe de duas salas de aula presenciais ou híbridas (com equipamentos para transmissão via YouTube), com capacidade para 40 pessoas, com aproximadamente 70 m² cada, ambas equipadas com retroprojetores e acesso à internet via wi-fi. - Laboratório: Campo de preenchimento obrigatório. 4500 O laboratório de informática da Unicorp dispõe de 48 máquinas com 2 telas, todas conectadas à internet via rede, além da possibilidade de uso via conexão wi-fi. Possui ainda retroprojetor e televisão de 55 polegadas para utilização de recursos multimídia pelos docentes. Pode ser dividida em duas salas de 58,29 m² e 57,49 m², respectivamente. As salas estarão à disposição do mestrado e dos cursistas mediante agendamento. - Biblioteca: Campo de preenchimento obrigatório. 4500 Situado no Edifício Advogado Arx da Costa Tourinho, Anexo I do TJBA, o espaço conta, atualmente, com uma sala de estudos ampliada e sete computadores disponíveis para uso de visitantes, bem como ar-condicionado e luminárias mais eficientes e sustentáveis. Possui acervo com mais de 45.514 mil volumes para consulta, com obras especializadas na área do direito e literárias. É constituído por livros, periódicos, coleção de leis do Império, leis estaduais, federais, diários oficiais, etc. Disponibiliza ainda as plataformas de pesquisa jurídica “Thomson Reuters Revista dos Tribunais Online”, “Biblioteca Digital Proview”. Revista dos Tribunais Online – A Revista dos Tribunais Online é uma ferramenta de busca jurídica que foi desenvolvida para profissionais e por profissionais especializados no segmento jurídico. Seu principal objetivo é fornecer informação inteligente de maneira intuitiva, necessária para reflexões e tomadas de decisões, visando dar um melhor embasamento para as teses jurídicas. Todas as informações estão divididas em um acervo robusto com acesso que compreende desde a doutrina mais remota, até a notícia mais relevante e atualizada, evidentemente, pela legislação, súmulas e jurisprudência dos principais Tribunais de nosso país. Estão disponibilizados também para consulta, todos os periódicos da editora RT. A Biblioteca Digital Proview – Thomson Reuters Proview é uma plataforma profissional que dá acesso aos conteúdos jurídicos mais confiáveis e permite que o usuário produza notas, marcações e outras funcionalidades de personalização e-Reader Proview. O Thomson Reuters Proview dispõe das principais obras do direito, tais como códigos comentados, manuais, cursos, doutrinas dos mais renomados autores. É um catálogo completo com as obras dos selos editoriais Revista dos Tribunais e Fiscosoft que abrange as mais diversas áreas do direito, facilitando um melhor aproveitamento nos estudos, nos concursos e no campo profissional. - Outros recursos A Unicorp conta ainda com um laboratório de língua portuguesa medindo 39,28m², dispondo de acervo de 47 obras para consulta e aprofundamento sobre o nosso idioma oficial e línguas originárias. A sala possui mesa redonda para consulta com até 5 lugares, além de dois computadores para pesquisa. Possui ainda estúdio para gravação com 24,78 m², sala de estudos com 36,6 m², sala de professores com 14,77 m², e sala de reuniões com 24,78 m². Por fim, vale ressaltar que, por estar situada em um dos anexos da sede do Tribunal de Justiça, a Unicorp tem à disposição diversas outras salas de reunião, além de dois auditórios, um com capacidade para até 100 pessoas, e outro com capacidade para 280 pessoas. Relativamente à infraestrutura da Instituição Promotora, visando oferecer uma infraestrutura completa e inovadora para as atividades de pesquisa e ensino, a FGV EAESP investe continuamente em instalações físicas e recursos tecnológicos. Deve-se destacar a construção, em curso, de um novo prédio, visando atender a demanda por espaço físico para aulas e atividades de pesquisa. A FGV EAESP conta atualmente com uma área total construída de aproximadamente 25 mil metros quadrados e está localizada nas proximidades da Avenida Paulista, importante centro financeiro do Brasil. As salas de aula, as áreas de convivência e as instalações administrativas são bem dimensionadas, acessíveis, dotadas de isolamento acústico, iluminação, climatização, mobiliário e aparelhagem específica às demandas de cada público, sinalização de orientação em duas línguas (português/inglês), acessibilidade facilitada para portadores de necessidades especiais e recursos tecnológicos diferenciados, atendendo a todas as condições de salubridade necessárias para o exercício das atividades. Todas as salas de aula e os auditórios possuem desktop, projetores multimídia de alta qualidade e sonorização adequada, conexão de rede cabeada e ferramentas tecnológicas que suportam transmissão on-line e Wi-Fi. Há também salas de videoconferência e de transmissão streaming que são utilizadas para transmissão de aulas, palestras, eventos nacionais e internacionais, defesas de tese e realização de reuniões à distância. No sentido de otimizar o contato entre corpo docente e corpo discente, a instituição faz uso do sistema Aluno On-line, serviço oferecido para facilitar o acesso dos alunos às informações e demais necessidades da sua rotina acadêmica; e do ambiente virtual de aprendizagem eClass (brightspace), um sistema de apoio ao ensino para os cursos da FGV. Ao ingressarem na instituição, os alunos têm direito a uma conta de e-mail em seu nome no domínio da FGV, a qual pode ser acessada em todos os laboratórios da EAESP ou em máquina externa, utilizando-se login e senha fornecidos pela Escola. Esta conta de e-mail possibilita o acesso ao pacote Microsoft Office 365, assim como a outros programas matemáticos, estatísticos e de análise de dados qualitativos que estão à disposição de alunos e professores para a realização de estudos, trabalhos e pesquisas. A área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) garante a segurança da informação e oferece suporte aos professores, alunos, colaboradores e convidados por meio do Núcleo de Atendimento Tecnológico (NAT), do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Informática (LEPI) e do Centro de Audiovisual (CAV). Professores e alunos conectam-se à Internet via wireless e tem acesso à rede acadêmica, à impressoras, à sistemas acadêmicos e à aplicativos e softwares voltados ao ensino, como: Microsoft Project 2016, Microsoft Visio 2016, Microsoft Excel 2010, Microsoft Office 2016 Tanagra, MatLab, Minitab 17, IBM SPSS Statistics 24, R+ RStudio, R2017a, Sphinx, Decision Tools Suite 7.5.2, Stata 15, Economatica, OxMetrics, Splus, Eviews 9, Anaconda, Office 365 da Microsoft entre outros programas matemáticos e estatísticos.

O cronograma de atividades do curso de Mestrado Interinstitucional a ser promovido pelo Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas da FGV EAESP e recebido pela Unicorp, no período de 2024 a 2025, é apresentado a seguir: Atividades Processo de seleção, resultado e matrícula: 2024/1 (após aprovação do PCI) Início do curso com oferta de disciplinas obrigatórias: 2024/2 Oferta de disciplinas eletivas: 2025/1 Entrega do relatório de atividades e prazo para designação de professor orientador: 2025/1 Exame de qualificação: 2025/2 Experiência internacional facultativa: a partir de 2025/2 Defesa de Dissertação: 2026/1


Instituição Promotora

MARCO ANTONIO CARVALHO TEIXEIRA
33138010 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP)
01313902
AV. 9 DE JULHO, 2029
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BELA VISTA
São Paulo - SP
(11) 37997748
(11) 32813402
(11) 32854705
(11) 32841789
(11) 37997748
(11) 37993736
(11) 37993736
(11) 39773446
(11) 32813449
(11) 37993489
pgcapes@fgv.br

Instituição(ões) Receptora(s)

UNIVERSIDADE CORPORATIVA MINISTRO HERMES LIMA

PAULO ROBERTO SANTOS DE OLIVEIRA
41745004
5ª Avenida do CAB nº 560, anexo 2, 5ª andar
560
-
Centro Administrativo da Bahia
Salvador - BA
(11) 32813402
(11) 32854705
(11) 32841789
(11) 37997748
(11) 37993736
(11) 37993736
(11) 39773446
(11) 32813449
(11) 37993489
unicorp@tjba.jus.br

Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

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