Plano Acadêmico:
PLANO ACADÊMICO DA PROPOSTA
Objetivos e metas
O objetivo específico desta proposta é a formação em nível de Doutorado de uma turma de docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no estado do Rio Grande do Norte, com oferta de disciplinas, orientação, estágio de docência dos alunos junto ao Programa Promotor, e com apresentação e de Tese, conforme cronograma. Ficam implicados nesse objetivo central, os objetivos que norteiam oficialmente o Programa de Pós-Graduação em Educação da Instituição Promotora, que vão aqui resumidos.
O PPE tem por finalidade qualificar profissionais para a produção e a disseminação de conhecimento e o exercício de atividades de pesquisa, de ensino e de extensão, no âmbito da educação. Busca formar pesquisadores que respondam às necessidades de investigação do campo educacional em articulação com as diversas áreas do conhecimento, bem como viabilizar, por meio das linhas de pesquisa do Programa, a produção de conhecimento científico na área de Educação. Como objetivos específicos o PPE elege: analisar políticas e instituições educacionais, gestão de sistemas e organizações em diferentes contextos histórico histórico-social e cultural; investigar as relações histórico-sociais entre educação, política, cultura, inclusão e diversidade; compreender os processos históricos do desenvolvimento humano no âmbito do ensino, da aprendizagem e da formação docente; desenvolver estudos acerca das linguagens, das tecnologias e dos conteúdos escolares, bem como sobre suas implicações no processo da formação cultural.
Com filiação a esses objetivos, este DINTER propõe: a) viabilizar a formação em nível de doutorado a mestres que atuam na região nordeste e poderá construir intercâmbios com outra região do país; b) subsidiar o desenvolvimento das linhas de pesquisa e de estudos a elas ligados, na Instituição Receptora; c) fortalecer os grupos de pesquisa e a atuação docente de que participamos docentes dessa Instituição, inclusive os mestrados acadêmicos e profissionais já existentes.
As metas implicadas são: a) assegurar ao desenvolvimento do DINTER o padrão de qualidade requerido por esse nível de formação; b) construir um ambiente de produção e difusão do conhecimento no campo da educação; c) formar docentes, pesquisadores e professores na área da educação; d) desenvolver estudos e pesquisa sobre educação; e)contribuir para o desenvolvimento científico e para a melhoria da qualidade da educação na região e no Brasil. Para alcançar esses objetivos propõe-se, para o DINTER, a estrutura do próprio formato do PPE-UEM.
Área de concentração e linhas de pesquisa Área de concentração: Educação
Linhas de Pesquisa:
Linha 1: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – Essa linha compreende o estudo de políticas e de instituições educacionais, gestão de sistemas e de organizações em diferentes contextos histórico, com 2 eixos: 1.1 Políticas Educacionais, Instituições Educativas, Gestão de Sistemas e de Organizações; 1.2 História, Formação Humana, Cultura e Inclusão.
Linha 2: ENSINO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO– Essa linha envolve o estudo da organização dos processos de ensino e aprendizagem e suas implicações no desenvolvimento humano, com dois eixos: 2.1 Sociedade, Formação de humana e Diversidade; 2.2 Linguagens, Tecnologias e Conteúdo Escolar.
Créditos do Curso (distribuição por natureza de atividades como, por exemplo, disciplinas, seminários, dissertação/tese)
Em conformidade com a Resolução 072/2021 – CI-CCH, para o Doutorado em Educação, ocurrículodoPPEéconstituídode52créditos assim distribuídos:
a) 04 créditos em disciplinas obrigatórias;
b) 08 créditos em disciplinas eletivas;
c) 04 créditos na disciplina Seminário de Pesquisa;
d) 04 créditos em Estágio de Docência.
e) 32 créditos em elaboração e defesa pública de tese;
A critério do Conselho Acadêmico, mediante solicitação do aluno, créditos referentes às disciplinas cursadas em outros programas de pós-graduação stricto sensu poderão ser aceitos no limite de quatro créditos exigidos para a integralização do curso e computados apenas como créditos em disciplinas eletivas. Além das disciplinas e da elaboração da tese, o PPE compreende atividades complementares programadas pelo Conselho Acadêmico, sem direito a crédito, como eventos científicos e outras atividades acadêmicas integradas à graduação. As disciplinas cursadas de verão ser integralizadas antes da realização do Exame de Qualificação. O Estágio de Docência, com regulamento específico, é obrigatório para alunos/as Bolsistas; os/as demais alunos/as poderão realizá-lo por solicitação do/a orientador/a. A integralização dos créditos das disciplinas far-se-á no prazo mínimo de dois semestres e no máximo de três semestres para o Doutorado, contados a partir da matrícula inicial no programa.
Para obtenção do título de Doutor em Educação, devem ser cumpridos os seguintes requisitos, conforme Artigo 26 da supracitada Resolução:
I – obter aprovação nas disciplinas com média global igual ou superior a 7,5;
II – obter aprovação no Exame de Suficiência/Proficiência em duas línguas estrangeiras (alemão, espanhol, francês, inglês ou italiano), antes do Exame de qualificação.
§ 1º O aluno pode solicitar aproveitamento do Exame de Suficiência/Proficiência em língua estrangeira realizado no mestrado, desde que não tenham transcorridos mais de cinco anos antes do ingresso no Doutorado.
§ 2º O exame de Suficiência/Proficiência na segunda língua estrangeira deve ter sido realizado, no máximo, dois anos antes do ingresso no Doutorado;
III – obter aprovação no Exame de Qualificação;
IV – obter aprovação na Defesa Pública de Tese.
O/A aluno/a do Doutorado deverá submeter-se ao Exame de Qualificação até o final do 2ºmês do 6º semestre letivo, a contar da data de seu ingresso como aluno/a regular, após tê-lo requerido junto ao Conselho Acadêmico do Programa, com no mínimo 30 dias de antecedência.
Junto com o requerimento, em formulário próprio, com anuência do/a orientador/a, deverá anexar: cinco cópias de um texto que contenha pelo menos 50% da estrutura da tese. O requerimento será apreciado pelo Conselho Acadêmico na primeira reunião ordinária, convocada em data subsequente ao seu recebimento, observando-se que o candidato deve:
I –ter integralizado os créditos exigidos;
II –ter sido aprovado no(s)Exame(s)de Proficiência em Língua(s)Estrangeira(s).Parágrafo único. O prazo para a realização do Exame de Qualificação, fixado pelo Conselho Acadêmico, não poderá ultrapassar 45 dias, contados a partir da data da reunião.
III A Banca Examinadora da tese, proposta pelo/a orientador/a e aprovada pelo Conselho Acadêmico do Programa, deverá ser composta por docentes doutores/as, sendo cinco titulares e dois/duas suplentes, observado que dois/duas dos/as titulares e um/a suplente deverão ser de outra IES, sendo o/a orientador/a da tese será o/a presidente da banca.
Critérios e sistemática de seleção dos alunos (com calendário acadêmico do processo seletivo)
Número de alunos – 20 alunos
De acordo com o Art. 30, da Resolução 072/2021 – CI-CCH, será elaborado um edital específico para a seleção dos candidatos a DINTER, o qual seguirá a mesma sistemática dos alunos de Doutorado regulares do PPE-UEM. Só serão aceitos alunos para o Doutorado alunos já detentores do título de Mestre obtido em curso recomendado pela Capes. O processo seletivo será realizado pela Instituição promotora na Instituição Receptora, conforme as etapas que seguem:
a) A inscrição ao Processo de Seleção do Doutorado é aberta a candidatos/as da IES Receptora que apresentarem à secretaria do programa os seguintes documentos:
1. PERÍODO DE INSCRIÇÕES:
• Inscrições exclusivamente on-line: 10 a 14/04/2024
• Horário limite para envio da Inscrição: 22h00 do dia 14/04/2024 – Horário Oficial de Brasília.
• Local: http://www.ppe.uem.br/
2. DOCUMENTOS E TAXAS (Mestrado e Doutorado):
a) preencher o(s) formulário(s) de inscrição on-line (www.ppe.uem.br)
b) anexar cópia dos seguintes documentos durante o preenchimento do formulário on-line (formato PDF ou JPG):
• Cédula de Identidade (Arquivo em PDF ou JPG);
• CPF (Arquivo em PDF ou JPG);
• Certidão de Nascimento ou de Casamento (Arquivo em PDF ou JPG);
• Currículo Lattes/CNPq atualizado (Arquivo em PDF);
• Diploma da Graduação – frente e verso (Arquivo em PDF ou JPG);
• Histórico Escolar da Graduação (Arquivo em PDF ou JPG);
• Projeto de Dissertação/Tese, conforme roteiro disponível no Anexo IV da Resolução 001/2023-PPE (Arquivo em PDF);
Candidatos do Doutorado deverão encaminhar, além dos documentos listados na alínea b, cópia dos seguintes documentos:
• Diploma do Mestrado – frente e verso (Arquivo em PDF ou JPG);
• Histórico Escolar do Mestrado (Arquivo em PDF ou JPG);
NOTA: Os documentos comprobatórios para Prova de Títulos (últimos 5 anos: 2019 a 2023) deverão ser entregues SOMENTE pelos candidatos aprovados na Segunda Fase do Processo de Seleção, conforme cronograma estabelecido pelo PPE/UEM.
b) CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO:
O candidato ao Processo de Seleção do PPE – Turma Dinter 2024 deverá indicar dois docentes (Primeira e segunda opções) como possíveis orientadores, obrigatoriamente, da Linha de Pesquisa escolhida.
A Nota final será o resultado da média aritmética simples das notas obtidas nas três fases do Processo Seletivo (I – Análise do Projeto de Tese; II – Defesa do Projeto de Tese em Entrevista e III – Prova de Títulos).
Será aprovado no Processo de Seleção o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 70,00 (setenta vírgula zero) nas duas primeiras fases e, após a Prova de Títulos, ser classificado no limite de vagas ofertadas pelo orientador indicado.
O processo de seleção compreenderá três fases:
I – Projeto de Dissertação/Tese, de caráter eliminatório – Nota de 0,00 a 100,00 (Nota mínima para aprovação: 70,00);
II – Defesa do Projeto de Dissertação/Tese em Entrevista, de caráter eliminatório – Nota de 0,00 a 100,00 (Nota mínima para aprovação: 70,00);
III – Prova de Títulos (Avaliação do Currículo Lattes), de caráter classificatório – Nota de 0,00 a 100,00.
Da avaliação do Projeto de Dissertação/Tese (pontuação máxima: 100,00 pontos).
1º – O Projeto de Dissertação/Tese deve ter aderência à Linha de Pesquisa e às temáticas elencadas pelos orientadores indicados no momento da inscrição;
2º – O Projeto de Dissertação/Tese deverá ser redigido em conformidade com o modelo disponibilizado no Anexo IV desta Resolução e seguir, rigorosamente, as normas técnicas vigentes da ABNT.
I – O Projeto de Dissertação/Tese será avaliado de acordo com os seguintes critérios (pontuação máxima: 100,00 pontos –
a) Aderência do projeto à Linha de Pesquisa e às temáticas elencadas pelos orientadores indicados, de acordo com os seguintes critérios (até 40,00 pontos):
- relevância para a Linha de Pesquisa;
- adequação às temáticas de orientação informadas pelos professores.
b) Conteúdo do projeto. Serão avaliados os seguintes aspectos (até 40,00 pontos):
- pertinência da pesquisa proposta;
- clareza dos objetivos;
- explicitação da questão ou do problema de pesquisa;
- coerência da justificativa;
- revisão de literatura;
- fundamentação teórica;
- adequação da metodologia e das fontes indicadas para o desenvolvimento da pesquisa.
c) Redação do projeto (até 20,00 pontos).
Serão avaliados os seguintes aspectos:
- adequação linguística às normas da língua portuguesa;
- coesão e coerência textual;
- observação às normas vigentes da ABNT.
Da Defesa do Projeto de Dissertação/Tese em Entrevista (pontuação máxima: 100,00 pontos).
I – A Defesa do Projeto de Dissertação/Tese em Entrevista será avaliada de acordo com os seguintes critérios (pontuação máxima: 100,00 pontos –
a) conhecimentos acadêmico-científicos acerca da temática da pesquisa, bem como sobre a Linha de Pesquisa em que se inscreveu (até 20,00 pontos);
b) clareza e articulação na apresentação do projeto (até 20,00 pontos);
c) domínio dos conceitos presentes no Projeto de Dissertação/Tese, articulação à Linha de Pesquisa (até 20,00 pontos);
d) domínio da fundamentação teórico-metodológica e da literatura utilizada para a elaboração do Projeto de Dissertação/Tese (até 20,00 pontos);
e) pertinência e clareza das respostas apresentadas aos questionamentos (até 20,00 pontos).
– As entrevistas serão realizadas de forma remota, em data, horário e local a serem divulgados.
A Prova de Títulos (Avaliação do Currículo Lattes), de caráter classificatório, será realizada de acordo com os seguintes critérios (pontuação máxima: 100,00 pontos):
a) Participação em projetos de pesquisa, de ensino e de extensão e de Grupo de Estudos certificados pelo CNPq (2019 a 2023 – até 20,00 pontos);
b) Produção bibliográfica (2019 a 2023 – até 40,00 pontos);
c) Produção técnica (2019 a 2023 – até 30,00 pontos);
d) Docência na educação básica e no ensino superior (até 10,0 pontos).
– A tabela com o detalhamento da pontuação do Currículo Lattes estará no anexo do Edital específico para esse processo de seleção especial. A produção científica em periódicos será computada de acordo com o “Qualis Periódicos 2017-2020”, disponível em https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/lis taConsultaGeralPeriodicos.jsf
A Comissão de Seleção será composta pelas respectivas Linhas de Pesquisa e aprovada pelo Conselho Acadêmico doPPE. No edital de abertura de vagas, constarão as Linhas de Pesquisa, os temas de orientação e o número de vagas de cada professor orientador. A classificação será por Orientador, conforme indicação pelo candidato no ato de inscrição.
Estrutura curricular
a) Elenco das disciplinas
2024
Nome do(a)
Professor(a) Código/Nome
da Disciplina CH Créditos Dia da
Semana Período
Marcos Vinicius Francisco e Marco Antônio de Oliveira Gomes Políticas Públicas e
Educação 60h/a 04 créditos Segunda a sábado Julho a agosto
Eliane Rose Maio e Fabiane Freire França Educação Escolar e Diversidade 60h/a 04créditos Segunda a sábado Setembro
Maria Christine Berdusco Menezes e Solange Franci Raimundo Yaegashi
Seminário de Pesquisa 60h/a 04 créditos Segunda a sábado Outubro a novembro
2025
Nome do(a) Professor(a) Código/Nome da Disciplina CH Créditos Dia da Semana Período
Heloísa Toshie Irie Saito e Tereza Kazuko Teruya Trabalho, Educação Escolar e Formação Humana 60h/a 04créditos Segunda a sábado Fevereiro a março
Célio Juvenal Costa e Maria Cristina Gomes Machado Teorias e Métodos de História e Historiografia da Educação 60 h/a 04 créditos Abril a maio
O doutorando deverá cursar quatro disciplinas, dentre as quais, obrigatoriamente, o Seminário de Pesquisa.
b) Detalhamento das disciplinas
TRABALHO, EDUCAÇÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO HUMANA - 60h/a, 04 créditos, Obrigatória.
Ementa: O trabalho como categoria de análise dos processos formativos e da organização histórica da escola.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação.
POLÍTICAS PUBLICAS E EDUCAÇAO - 60 h/a, 04 créditos, Obrigatória.
Ementa: Estudo de políticas educacionais e seus fundamentos teóricos.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação e Departamento de Fundamentos da Educação.
TEORIAS E MÉTODOS EM HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO – 60 h/a, 04 créditos, Obrigatória.
Ementa: Teorias e métodos de investigação nas áreas de história e historiografia da educação.
Departamentalização: Departamento de Fundamentos da Educação.
SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO-DOUTORADO-60h/a,04créditos, Obrigatória.
Ementa: Temáticas relativas às investigações dos doutorandos da área de educação.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação e Departamento de Fundamentos da Educação.
EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIVERSIDADE -60h/a,04 créditos, Eletiva.
Ementa: Temáticas pedagógicas, psicológicas, sociais, filosóficas e históricas que envolvem o processo de educação, ensino, aprendizagem, reeducação e reabilitação de pessoas com necessidades especiais, étnico-racial. Educação indígena, educação do campo e diversidade sexual.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação.
UNIVERSIDADE, HISTÓRIA E POLÍTICA - 60h/a,04 créditos, Eletiva.
Ementa: História da Universidade no mundo ocidental com ênfase nos aspectos políticos e sociais.
Departamentalização: Departamento de Teoria e Prática da Educação e Departamento de Fundamentos da Educação
As disciplinas serão ministradas na forma de módulos concentrados de 60 horas/aula cada, na Instituição Receptora e, em havendo bolsa aos doutorandos, um módulo pode ser ofertado na Instituição Promotora. Os pós-graduandos poderão cursar outras disciplinas na Instituição Promotora para enriquecimento curricular.
Planejamento do estágio de docência dos alunos junto ao programa promotor
O programa de estudos e pesquisa incluía participação presencial dos alunos nas atividades dos grupos de pesquisa da UEM, bem como participação nos eventos promovidos e co-promovidos pelo PPE e preferencialmente com apresentação de trabalhos sob o tema da pesquisa do doutorado. :Seminário de Pesquisa do PPE, Jornada de Estudos Antigos e Medievais, Semana de Pedagogia e demais eventos que o PPE é proponente e co-proponente.
Os doutorandos serão também incentivados a participar de eventos nacionais como ANPED, SBHE, ENDIPE e internacionais nas áreas das linhas de pesquisa do DINTER, com apresentação de trabalhos e a publicar sua produção em periódicos qualificados, livros e capitulos de livros. Institui-se firmemente como conduta de desenvolvimento do projeto DINTER a inclusão dos alunos nas atividades que o PPE-UEM promova no período em que se desenvolve o projeto.
Ações voltadas para a diminuição do risco de endogenia na formação de mestres e doutores
O Programa PPE/UEM é composto por docentes formados em diferentes instituições do País. Do mesmo modo, os docentes doutores da UERN, colaboradores do DINTER, são também oriundos de diferentes instituições e regiões do país. Assim sendo, os riscos de endogenia poderão ser minimizados, a partir de um sólido e permanente intercâmbio, decorrente do DINTER e também de ações institucionais, tais como:
a) Criação de grupos de pesquisa focalizados no contexto local e regional que promovam inserção e fixação dos futuros doutores na Instituição;
b) Ampliação e diversificação dos grupos e linhas de pesquisa na UERN, possibilitando o intercâmbio e diálogo científico entre os grupos da UERN e grupos interinstitucionais;
c) Estímulo para a continuidade da formação em nível pós-doutoral em outras instituições do país e do exterior;
d) O fortalecimento graduação e pós-graduação em Educação que possibilitará a fixação e ampliação das atividades de ensino e pesquisa em âmbito nacional e internacional.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
INFRAESTRUTURA
Laboratórios
a) Na Instituição Receptora
Na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (Instituição Receptora) os alunos poderão dispor das instalações, mobiliário, bibliografia específica, computadores, impressoras, notebooks e projetores.
A unidade Receptora possui também acesso ao portal CAPES, com possibilidade de uso em qualquer computador da Instituição interligado à rede. Vale ressaltar que as técnicas da Biblioteca Central da UERN tem formação em biblioteconomia e já participaram de diversas capacitações, inclusive ministradas por técnicos da CAPES, sobre o uso do portal, bases de dados e seus periódicos.
Durante o DINTER com a UEM, a UERN disponibilizará salas climatizadas específicas para as aulas e para as atividades de orientação aos alunos, quando professores da UEM estiverem em sua sede. As salas de aula contarão com 40 cadeiras, mesa para o professor, quadro branco, notebook, projetores multimidia e um armário para o material dos alunos, como livros e notebooks pessoais. A sala de orientação acadêmica será constituída com um microcomputador com acesso à internet, uma impressora, uma linha telefônica, uma mesa de reunião com seis cadeiras e mais um armário.
Serão também disponibiliza dos outros recursos didáticos, como: um projetor multimídia, um notebook, e mais as ferramentas do programa de Educação à Distância, como televisão com acesso a multimídia.
Há, na FE/UERN, 09 grupos de pesquisa na área da educação. Os grupos possuem salas próprias, com recursos de apoio, como computadores, multimídias, projetores, livros, impressoras etc.
b) Na Instituição Promotora
- 01 Laboratório de Apoio Pedagógico (LAP), com 1 (uma) sala climatizada para projeção de filmes, equipada com TV, Projetor Multimídia, vídeo, DVD e Som; e 1 (uma) sala para estudos e atendimento ao usuário, dispostas nos seguintes ambientes: serviços internos e manutenção (edição de vídeos e programas de vídeo, empréstimos e orientações aos usuários); confecção de materiais pedagógicos e gráficos (painéis, impressão de textos iconográficos);pesquisa(materiais audiovisuais e bibliográficos(via Internet e TV a cabo);videoteca(programas de cunho informativo, didático, cultural e científico);biblioteca de livros didáticos e periódicos (título nas diversas áreas de conhecimento);hemeroteca pedagógica (artigos selecionados de jornais e revistas para utilização em sala de aula); brinquedoteca(material pedagógico e jogos). Equipamentos disponíveis: câmeras filmadora; projetores multimídia; aparelho de loops; aparelhos de spinlight; aparelhos de episcópio; rádios com gravador; minigravador; tela para projeção; microcomputadores; impressores; scanner de alta resolução e notebook. O acervo de videoteca conta com cerca de 1000 programas gravados em vídeo de cunho informativo, didático e cultural contemplando as diversas áreas do conhecimento; biblioteca especializada em livros didáticos e periódicos de apoio ao ensino fundamental.
- 01 Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Apoio à Excepcionalidade(PROPAE);
- 01 Sala de informática do Departamento de Fundamentos da Educação;
- 01 Sala de informática do Departamento de Teoria e Prática da Educação;
- 01 Sala de informática do Programa de Pós-Graduação em Educação;
- 01 Sala de apoio aos alunos do PPE, equipada com microcomputadores, impressora e leitora de microfilmes.
O Programa de Pós-Graduação em Educação dispõe dos recursos alocados numa Central de Pesquisas, implantada com recursos do CTInfra/Institucional/FINEP003/2001, de caráter institucional e multiusuário. Nessa Central de Pesquisa existe um conjunto de laboratórios denominado Central de Documentação (CDO), no qual há equipamentos específicos para as pesquisas desenvolvidas no PPE.
O Programa conta também com o Anfiteatro do no Bloco I 12, o qual pertence aos Departamentos de DFE, DTP e ao Programa. Isso tem favorecido a realização de conferências, palestras, seminários, defesas e eventos que reúnem um grupo de até 160 pessoas.
O Programa tem 03 (três) salas, devidamente equipadas, para suas atividades didático-pedagógicas.
O Programa pode contar ainda com 2 (dois) laboratórios localizados na Biblioteca Central da UEM, sendo um deles composto por um amplo laboratório de pesquisa com 42 (quarenta e dois) computadores de última geração, conectados à internet, para uso det o dos os usuários da BCE; e o outro é o chamado Laboratório de Vídeo, com acervo de DVDs para projeção e para cursos ministrados pelos professores.
Biblioteca
a) Na Instituição Receptora
A UERN possui o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB). O SIB é um órgão suplementar da UERN e tem como objetivos organizar, preservar e disseminar a informação para a produção do conhecimento em nossa universidade. Enquanto suporte das atividades educacionais, científicas, tecnológicas e culturais de nossa instituição, contribui para o crescimento e o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, possibilitando o acesso e a difusão da produção científica nacional.
A Biblioteca está presente em todas as unidades de ensino da UERN, seja no Campus Central, nos Campi Avançados, ou ainda nos Núcleos Avançados de Educação Superior, com sede administrativa central situada em Mossoró com uma área física de 1.731,50 m².
Em todas as suas unidades, o Sistema de Bibliotecas conta com acervo físico (livros, periódicos etc.), bem como com ambiente para estudo e acesso à internet, com serviços de consulta e renovação de empréstimos.
b) Na Instituição Promotora
O Programa de Pós-graduação em Educação, assim como os demais programas de pós da universidade, possui uma única biblioteca centralizada, a Biblioteca Central da UEM (BCE). Desde o ano de 2007, a BCE totaliza uma área de 13.298,03 m2, o que faz dela a maior biblioteca pública do Estado do Paraná.
O acervo relativo ao Centro de Ciências Humanas Letras e Artes som a um total de 80.945 títulos e de 116280 exemplares. De acordo com informações da BCE, a coleção de periódicos, por área de conhecimento do CNPq, registrou, ao final de 2014, 5.078 títulos nacionais e 2485 estrangeiros na área de Ciência Humanas,Letras e Artes.
Com relação à Biblioteca Central da UEM (BCE), localizada num espaço de 13.298,03 metros quadrados, o acervo conta com:
99.651 Títulos de Livros;
205.814 Volumes de Livros;
6.364 Títulos de Periódicos;
262.334 Fascículos de Periódicos;
Para a área de Ciências Humanas estão disponíveis:
25.549 Títulos de Livros;
53.787 Volumes de Livros;
1.227 Títulos de Periódicos;
38.335 Fascículos de Periódicos;
Deste Montante estão disponíveis para a área de Educação:
4.308 Títulos de Livros;
9.615 Volumes de Livros;
346 Títulos de Periódicos;
5.582 Fascículos de Periódicos;
A Biblioteca Setorial do PPE, localizada no espaço supracitado, contempla, ainda, o acervo das dissertações e teses defendidas no Programa. Convém ressaltar, que além do acervo físico, a Biblioteca dispõe de acervo digital (periódicos e e-books). Ainda é válido destacar que a Biblioteca da Universidade, por intermédio de seus setores administrativos e equipe técnica desenvolve serviços aos/as usuários/as e comunidade em geral, sendo os seguintes solicitados/requeridos pelo PPE aos/as estudantes de Mestrado e Doutorado, a saber:
a) orientação aos/às novos/as usuários/as quanto às normas da biblioteca, em especial, sobre empréstimos domiciliares, devolução e renovação;
b) como requerer o empréstimo interbibliotecário de obras raras;
c) orientação quanto à normalização bibliográfica de trabalhos científicos;
d) treinamentos para o levantamento bibliográfico no Portal da Capes e outras Bases de Dados;
e) acesso a documentos eletrônicos, disponibilizando bases de dados on-line;
f) orientações via COMUT: sistema de reprodução de cópias, seguindo a lei de direitos autorais;
g) elaboração da Catalogação na Publicação.
Em relação à acesso à base de dados, no ano de 2014, a BCE disponibilizou os seguintes recursos para pesquisa: catálogos on-line – UEM; periódicos – CAPES; portal da pesquisa; portal de periódicos da UEM; e biblioteca digital de teses e dissertações.
Outros recursos
a) Na Instituição Receptora
Exclusivamente para atender o DINTER, serão disponibilizadas salas para secretaria, coordenação e ambiente para estudos dos doutorandos, além de acervo bibliográfico específico a ser consultado durante a realização das disciplinas, como já fazem os alunos do mestrado em Ensino (no POSENSINO) e do mestrado em Educação (e no POSEDUC).
b) Na Instituição Promotora
Os alunos e professores do Programa contam com serviços do Instituto de Línguas da UEM (ILG), que oferece cursos de línguas estrangeiras (inglês, francês, espanhol, italiano e alemão), além do Instituto de Estudos Japoneses, que oferece aulas nesse idioma.
O Departamento de Letras oferece também o serviço de aplicação do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira, por meio de um projeto de prestação de serviço à comunidade externa, que garante aos pós-graduandos a proficiência em língua estrangeira, exigida pelo Programa para o cumprimento de créditos no doutorado.