Plano Acadêmico:
10. Plano acadêmico
O plano acadêmico do Dinter proposto é apresentado como a seguir.
10.1 Estrutura curricular do curso de doutorado na instituição promotora.
O tempo de duração do Curso em nível de Doutorado é de 4 (quatro) anos, não podendo ser inferior a 2 (dois) anos e meio. O(a) estudante conclui o Doutorado com um número mínimo de 48 (quarenta e oito) créditos a serem obtidos da seguinte forma: 16 (dezesseis) créditos em disciplinas de Formação, 8 (oito) créditos por meio de Seminários de Tese; 8 (oito) créditos de Estudos Independentes; 16 (dezesseis) créditos correspondentes à elaboração e aprovação da Tese. Estudantes de doutorado que cursaram o Mestrado no PPGF da PUCPR têm computados até 8 (oito) créditos obtidos em disciplinas de Formação. Estudantes de doutorado que não cursaram o Mestrado no PPGF da PUCPR podem, mediante avaliação e autorização do Colegiado, validar e computar até 08 (oito) créditos em disciplinas de Formação para doutorado, obtidos nos seus respectivos cursos de Mestrado de origem. A aceitação de créditos obtidos em outros Programas de PósGraduação, subordinada ao estudo de cada caso pelo Colegiado do Programa, fica restrita a 1 (uma) disciplina de Formação para o Mestrado e 2 para o Doutorado. A sequência dos trabalhos para um(a) discente ingressante no doutorado é a seguinte. 1° semestre: Seminário de tese I (obrigatório) e duas disciplinas de formação; 2° semestre: duas disciplinas de formação e Seminário de tese II; 3o semestre e 4o Semestre: Estudos independentes (obrigatório). 5° ao 8° semestre: elaboração da tese e qualificação. A defesa de tese deve ocorrer obrigatoriamente até 48 meses para estudantes bolsistas de qualquer modalidade e em no máximo de 60 meses para os(as) demais estudantes, considerandose eventual concessão a ser solicitada ao Colegiado do Programa, desde que o(a) estudante tenha realizado a qualificação no prazo de 48 meses. Os créditos obtidos em outros Programas de PósGraduação terão validade de 5 (cinco) anos. Poderão ser validados créditos obtidos em cursos de PósGraduação Stricto Sensu estrangeiros, desde que aprovados pelo Colegiado do Programa. Aos e às estudantes bolsistas da CAPES é obrigatória a participação nas atividades relativas ao “Prática de Docência”; e a todos(as) os(as) estudantes interessados(as) em aperfeiçoar sua atuação em sala de aula, é ofertada ainda como optativa a disciplina de “Processo Pedagógico do Ensino Superior” pelo corpo docente do Programa de PósGraduação em Educação da PUCPR.
10.2. Organização didatica do Dinter
10.2.1 Visão
Constituir um centro de pesquisa que aborde de forma interdisciplinar problemas relevante para o crescimento de um pais em via de desenvolvimento, visando a implementação de politicas publicas inovadoras.
10.2.2 Missão
Oportunizar espaço para capacitação de recursos humanos voltados ao desenvolvimento da pesquisa em Filosofia Contemporânea, bem como em outras áreas, visando a formação de docentes e pesquisadores altamente qualificados e cidadãos com compromisso ético e social.
10.2.3 Objetivos especificos
· Formar um quadro de professores pesquisadores nucleados pela reflexão filosófica em temas alinhados às necessidades do país.
· Possibilitar as condições de pesquisa para que os professores pesquisadores da UNTL possam, num futuro próximo, constituir seus próprios programas de pós-graduação tanto em nível de especialização, como de Mestrado e Doutorado.
· Impulsionar a formação de mestres e doutores para atuar no Ensino Superior de Filosofia e o aperfeiçoamento de professores do Ensino Fundamental e Médio.
· Aperfeiçoar a ação de docentes e pesquisadores de outras áreas.
· Fomentar a pesquisa e a discussão filosófica, propiciar domínio conceitual e metodológico em filosofia, bem como consciência metodológica da estrutura, processos e atuação dos demais saberes.
· Capacitar recursos humanos capazes de atuar políticas públicas em resposta aos principais desafios da contemporaneidade (ambiente, gênero, tecnologia, democracia e direitos humanos).
· Produzir pesquisas originais e qualificar pesquisadores e docentes para atuar na área de Filosofia, bem como em outras áreas.
· Capacitar, do ponto de vista pedagógico, professores para formação de recursos humanos de nível superior, bem como fomentar políticas de capacitação para a implementação de Programas de Iniciação Científica – PIBIC e Programas de Iniciação Científica Júnior – PIBIC Jr.;
· Fomentar o espaço da produção de pesquisa interinstitucional entre a PUCPR e a UNTL, a fim de efetivar os projetos de cooperação nos processos de internacionalização.
· Construir processos metodológicos que propiciem a utilização, a análise e a avaliação das contribuições das tecnologias da informação e comunicação nas modalidades presenciais e à distância.
10.2.4 Metas
Em consonância com os objetivos específicos, as metas a serem alcançadas pelo Dinter Internacional são:
· Formar até 2028 entre 5 e 7 doutores capazes de atuar no ambiente acadêmico da UNTL tanto na faculdade de Filosofia, como em outras faculdades, sendo pelo menos 02 doutores formados em temáticas ambientais e 02 formados no âmbito de problemáticas atinentes a vulnerabilidade.
· Definição do regulamento para implantação do doutorado em Filosofia e ciências humanas na UNTL para implantação de um programa de pós-graduação.
· Definição de estrutura curricular de um programa de pós-graduação em filosofia e ciências humanas, incluindo disciplinas válidas para mestrado e doutorado.
· Publicar ao menos 10 artigos ciêntificos e 5 capitulos de livro sobre temáticas atinentes ao Dinter (ambiente, gênero, tecnologia, democracia e direitos humanos) pelos estudantes ingressantes no programa.
· Organizar ao menos 01 evento internacional presencial ao longo dos 4 anos de duração do Dinter, sobre temáticas atinentes ao programa.
· Submissão de ao menos 02 projetos PIBIC por ano por estudantes ingressantes no programa.
· Fomentar o espaço da produção de pesquisa interinstitucional entre a PUCPR e a UNTL, a fim de efetivar os projetos de cooperação nos processos de internacionalização.
· Construir processos metodológicos que propiciem a utilização, a análise e a avaliação das contribuições das tecnologias da informação e comunicação nas modalidades presenciais e à distância.
· Construção do Centro de Pesquisa em Filosofia, Inteligência Artificial e o Futuro da Humanidade, para a realização de eventos e cursos de capacitação visados na reflexão sobre processos metodológicos que propiciem a utilização, a análise e a avaliação das contribuições das tecnologias da informação.
10.2.4 Organização dos conteúdos
Tradicionalmente a filosofia é considerada como a disciplina que permite tanto uma elaboração conceitual sistematica das questões que tem a ver com os fundamentos metafisicos e epistemologicos da relação entre ser humano, mundo e comunidade, como uma reflexão sobre as relações entre os saberes que caraterizam a civilização humana e sobre os seus pressupostos metodologicos.
Desde Aristoteles, até Hegel, Husserl ou Wittgenstein o espaço da filosofia è considerado como aquele em que os demais saberes entram em uma relação reciproca e organica, e também como aquela dimensão do pensamento que permite refletir sobre as tendências e a legitimidade das aplicações destes saberes. Portanto, a área de filosofia parece a mais apta para o desenvolvimento de uma consciência metodologica e copetências conceituais amplas e sensiveis aos desafios da contemporaneidade, passiveis de uma aplicação nas demais areas do conhecimento. O PPGF, que nos últimos anos vem desenvolvendo uma marcada vocação interdisciplinar (tanto nas tematicas tratadas, como nas abordagens metódologicas), consegue atender à demanda da UNTL de um curso de doutorado em filosofia aberto às demais areas do saber e não apenas vinculado às questões e a estudantes oriundos de um mestrado em Filosofia.
Na sua estrutura curricular o curso de Doutorado Interinstitucional Internacional na UNTL proposto irá portanto manter a estrutura do curso em andamento no PPGF. Irá manter as disciplinas obrigatorias já ativas no PPGF, acrescentar disciplinas dedicadas especificamente ao Doutorado internacional e irá oferecer um treinamento metodologico previo para os estudantes ingressantes, visado na definição do projeto de pesquisa conforme aos padrões do PPGF.
a) Treinamento prévio: trata-se de um seminário de duração de 30 horas para os aspirantes doutorandos pre-selecionados pela UNTL. Ao longo do seminário serão apresentados objetivos e tematicas do doutorado internacional, serão implementadas as estrategias de construção de um projeto de pesquisa e apresentados os criterios para a realização de uma pesquisa de qualidade. O seminário terá também como objetivo instruir sobre uma pesquisa bibliografica de qualidade e apresentar as formas de acesso à biblioteca virtual da PUCPR, assim como a construção de um acervo digital vinculado às pesquisas a serem realizadas no Dinter.
b) Disciplinas Obrigatorias: Seminário de Projeto, Seminário de Tese I e II, Estudos independentes I e II com carga horaria 60 h\a, valor 04 créditos:
• Seminário de Projeto: A natureza do conhecimento filosófico e as metodologias de sua construção. A figura do filósofo e a identidade dos textos filosóficos. Os desafios da produção do conhecimento filosófico na atualidade e seus requisitos estruturantes. O projeto de pesquisa filosófica e seus desdobramentos: Problemática e problema de pesquisa; objetivos e justificativa; fundamentação teórica e referências bibliográficas. Objetivos do seminário são: 1. Analisar a identidade e os modos de produção do conhecimento filosófico; 2. Identificar e discutir os elementos constituintes do projeto de pesquisa em filosofia; 3. Elaborar e apresentar o projeto de pesquisa em Filosofia.
• Seminário de tese I e II: Discussão teórico-metodológica para o desenvolvimento da tese. Abordagem de requisitos técnicos, lógicos e formais como instrumental para a produção do texto filosófico. O problema de pesquisa e o processo da construção filosófico-científico em vista da redação e da apresentação da tese de doutorado. Análise das obras principais dos pensadores pesquisados. Exame da recepção crítica das obras filosóficas e dos artigos científicos de comentadores e intérpretes, bem como de dissertações e teses atuais relacionadas à área da pesquisa. Redação do texto filosófico.
• Estudos independentes: Estudos Independentes relacionados ao projeto de pesquisa com o objetivo de levar ao aluno ao amadurecimento para o debate acadêmico. Desenvolvimento de atividades de pesquisa relativas ao tema de sua dissertação e com o acompanhamento do professor orientador, cujos resultados são levados a público fora da PUCPR, em eventos ou por meio de publicações da área. Comprovar a publicação, aprovação ou submissão de, no mínimo, 01 (um) artigo em revista ranqueada em ou 01 (um) capítulo de livro, no caso de mestrando(a) e, no caso de doutorando(a), publicação ou termo de aceite para publicação de, no mínimo, 02 (dois) artigos em revistas ranqueadas ou 02 (dois) capítulos de livro. A publicação em conjunto com o(a) orientador(a) satisfaz este critério.
c) Disciplinas especificas para o Dinter. Serão ministradas as disciplinas eletivas epecificas a seguir, de duração 60 h\a, valor 04 créditos, podendo ser escolhidas alternativamente disciplinas ofertadas pelo PPGF:
1. Formas da racionalidade e teoria do conhecimento
A disciplina foca na reflexão sobre a ciência como uma atividade social e sobre a forma em que o saber cientifico impacta as demandas da sociedade. As perguntas principais a que esta investigação responde são: O que determina o conhecimento científico? Há neutralidade na ciência? Sua história se faz à revelia de todos os dramáticos acontecimentos que a precedem ou sucedem? Há limites para a ciência? De que maneira suas verdades são criadas? Que tipo de cumplicidade se firma entre seus praticantes? Estabelecer uma identidade para a Ciência, compor sua ontologia e prescrutar seus alcances circunscrevendo seu(s) lugar(res), são alguns dos desafios enfrentados tanto por Filósofos da Ciência quanto por Epistemólogos. A disciplina está nucleada pelas contribuições de autores tais como: Karl Popper, Thomas Kuhn, Imre Lakatos e Paul Feyerabend. O autor de destaque é Karl Popper, especificamente em suas contribuições a respeito dos limites do método indutivo. A disciplina afunda, desde o falibilismo defendido por Popper nas tessituras de diálogos com a questão dos paradigmas em Kuhn, naquela dos Programas de pesquisa conforme Lakatos e naquela do Método proposta por Feyerabend.
2. Ambiente, vida e mundo
A disciplina investiga a ideia de vida e a maneira como ela se manifesta na natureza. Trata-se do tema de uma reflexão ampla e, que se desdobra desde uma investigação sobre a dinâmica implícita na formação do organismo, passando pela da origem da matéria, até a identificação da vida como a força oculta implícita em todo desempenho humano racional. Essas ideias são aprofundadas na discussão contemporânea, que está entrelaçada, especialmente nos últimos anos, com os desafios tecnoambientais enfrentados pela humanidade. Esses desafios exigem uma nova perspectiva sinérgica e multidimensional, como a apresentada pelo paradigma da transição ecológica, capaz de reunir diferentes níveis de visão e ação (local, regional, nacional, internacional, global), disciplinas científicas (ciências humanas, sociais, naturais e técnicas), diferentes atores (políticos, ONGs, empresas, instituições etc.), capazes de abordar os problemas da vida, da natureza e do meio ambiente de maneira interseccional. Com base nisso a filosofia contribui para a constituição de um novo ethos ecológico, por meio do fortalecimento das capacidades reflexivas de indivíduos e comunidades. Dentro desse horizonte geral, a disciplina tem por objetivo, de um lado, apresentar as formas pelas quais o conceito de vida é apresentado ao longo da história da filosofia moderna e contemporânea (de Kant à filosofia contemporânea) e, por outro lado, explorar os vínculos teóricos que tornam a conexão entre vida, natureza e meio ambiente relevante para a discussão filosófica atual: mudança climática e justiça ambiental e intergeracional; transição ecológica e justiça ambiental; espaço político incorporado e meio ambiente; democracia ambiental; subjetividade e formas de vida (animal, vegetal).
3. Modelos éticos e politicos
A disciplina pretende explorar os conceitos fundamentais da filosofia política e moral (dignidade, liberdade, lei etc.) a partir de uma análise das consequências e das ameaças da convergência tecnológica à dignidade, autenticidade e integridade da condição humana e à garantia dos direitos humanos em sua relação recíproca com as demais formas de vida e a natureza em geral. O pressuposto da pesquisa é a relação entre técnica e niilismo, para quem o projeto de “melhoramento humano” (e suas repercussões no pós e no transumanismo) associa o maior dos poderes ao maior dos vazios, a maior das capacidades, ao menor dos saberes sobre para que utilizar tal capacidade. Trata-se de analisar como a magnitude e a ambivalência dos novos poderes, aliadas à neutralização das essências e à negação de qualquer estrutura estável do ser coloca em xeque os princípios basilares dos direitos humanos, seja do ponto de vista de sua fundamentação teórica, seja de suas garantias efetivas. Além disso, trata-se de analisar se a proposta do princípio responsabilidade pode ser compreendida como uma alternativa para o enfrentamento desse cenário de perigos.
4. Filosofia aplicada e inteligência artificial
A disciplina visa investigar os avanços da reflexão sobre as possíveis aplicações da filosofia na discussão sobre neurobiologia e ciência congnitiva. Concentradas em explicações internalistas da função cerebral, as versões clássicas das ciências cognitivas tendiam a ignorar o papel do corpo e do meio ambiente. Definir cognição como processamento de informação se tornou uma estratégia ineficiente, pois qualquer dispositivo que manipule informação poderia ser considerado dotado de cognição. A partir da década de 1990, as críticas à predominância desse modelo simbólico da cognição promoveram o surgimento da abordagem 4E (embodied, embedded, enactive, and extended) da cognição. As versões da abordagem 4E da cognição se transformam ou se complementam umas nas outras, com notáveis diferenças entre as definições apresentadas por seus principais autores. O ponto de convergência central está na ideia de que os quatro E’s constituem uma forma de acoplamento dinâmico, em que a interação cérebro-corpo-mundo forma (ou constitui) um sistema autônomo e autorregulado. O projeto pauta-se nos avanços conceituais dessa abordagem 4E da cognição, principalmente em relação ao desenvolvimento da inteligência artificial e seus desdobramentos no debate sobre o melhoramento humano.
d) Disciplina de Global Classes.
Essa disciplina é uma disciplina totalmente remota ministrada em língua inglesa por palestrantes internacionais sobre as mais atuais tendências do debate filosófico atual. Os conteúdos variam de semestre em semestre, dependendo dos horizontes de pesquisa do professor responsável. A estrutura do curso prevê atividades de aulas síncronas, atividades assíncronas e um trabalho de conclusão em inglês.
e) Disciplinas ofertadas no PPGF. As disciplinas optativas ofertadas semestralmente pelo PPGF serão abertas aos estudantes integrantes do Dinter, tanto na modalidade presencial, como na modalidade hibrida, como ao longo da.
10.2.5 Modalidade das aulas.
a) O seminário metodológico será ministrado em formato presencial exclusivamente pelos estudantes integrantes do Dinter (Março-Abril 2024).
b) As disciplinas obrigatórias serão ministrada em formato hibrido, sendo 60% da carga horaria presencial e 40% da carga horaria em formato remoto.
c) As disciplinas formativas especificas serão ministradas em formato hibrido, sendo 60% da carga horaria presencial e 40% da carga horaria em formato remoto.
d) As disciplinas de Global Classes serão ministradas em formato on line ao vivo.
e) As disciplinas ofertadas pelo PPGF serão ofertadas em formato presencial durante do periodo de mobilidade dos estudantes.
Estagio obrigatório
Os candidatos aprovados no âmbito da proposta Dinter deverão cumprir um estágio obrigatório na Instituição Promotora, o que permitirá a conclusão de atividades acadêmicas necessárias para a conclusão do curso de doutorado (total de 48 créditos), a participação de grupos de pesquisas organizados no PPGF, essenciais ao desenvolvimento do projeto, o conhecimento e aproveitamento do acervo físico da biblioteca, reuniões de orientações, e a vivência da rotina das equipes de pesquisa já estabelecidas pelos seus orientadores. O estágio obrigatório dos discentes será de mínimo seis (06) meses e máximo doze (12) meses, que deverão ser cumpridos ao longo dos 36 primeiros meses da proposta Dinter aprovada, de maneira contínua ou não. A Instituição Receptora poderá definir, junto com a Instituição Promotora e com os discentes envolvidos, a escala de liberação para realização do estágio obrigatório, visando compatibilizar as atividades inerentes a UNTL e ao PPGF. As atividades a serem desenvolvidas durante os meses do estágio obrigatório na Instituição promotora serão:
• Atividades acadêmicas em disciplinas, visando a formação profissional e cumprimento dos créditos;
• Apresentação do projeto de pesquisa;
• Participação nas atividades de pesquisa da equipe do orientador;
• Padronização de metodologias a serem aplicadas no projeto de pesquisa;
• Realização de análises específicas relacionadas ao projeto de pesquisa, que não podem ser realizadas na Instituição Receptora;
• Qualificação.
Considerando que as atividades do estágio obrigatório serão iniciadas no terceiro semestre a partir do início da vigência da Proposta Dinter (no primeiro e segundo semestres serão oferecidas disciplinas em modalidade concentrada na Instituição Receptora), os discentes deverão se matricular na disciplina Seminário II para apresentação de seus projetos de pesquisa. Na oportunidade, discentes regulares do Programa e orientadores participarão das apresentações, o que irá enriquecer as discussões e as sugestões para aprimoramento das atividades de pesquisa prevista. Durante o estágio obrigatório os discentes também serão estimulados a cursar disciplinas ofertadas regularmente pelos orientadores do Programa, além de outras regularmente oferecidas por outros Programas (e que não puderam ser listadas no presente formulários por não serem ministradas pelos docentes orientadores envolvidos diretamente com a proposta), que não poderão ser oferecidas na modalidade concentrada na Instituição Receptora. Durante o estágio obrigatório, os discentes provenientes da proposta Dinter também irão integrar os grupos de pesquisa de seus orientadores, acompanhando as suas atividades de pesquisa rotineiras e os projetos de pesquisa em andamento de mestrandos e doutorandos regulares do Programa. Isso permitirá a troca de experiências com outros discentes, e o acompanhamento de atividades acadêmicas fundamentais para o seu treinamento de doutorado. Durante esse período, o discente Dinter deverá se habituar a metodologias e procedimentos científicos que serão utilizados em seu projeto de pesquisa, visando o treinamento adequado para implantação do conhecimento adquirido em atividades na Instituição receptora. Enquanto na Instituição Promotora, os discentes Dinter terão acesso total a toda infraestrutura disponível para os discentes regulares do Programa, compatíveis com suas atividades científicas e acadêmicas. Uma sala de permanência com computadores e acesso a internet ficará disponível e poderá ser utilizada pelos discentes, assim como a estrutura da biblioteca central, refeitórios e salas de aula.